CONTRIBUIÇÕES DA ELABORAÇÃO DE PODCASTS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
CONTRIBUTIONS OF PODCASTS PREPARATION TO THE TEACHING-LEARNING PROCESS: INTEGRATIVE REVIEW
APORTES DE LA ELABORACIÓN DE PODCASTS AL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE: REVISIÓN INTEGRATIVA
1Marcelino Maia Bessa
2Álvaro Micael Duarte Fonseca
3José Antonio da Silva Júnior
4Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes
5Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
6Rodrigo Jácob Moreira de Freitas
1Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-6699-5109
2Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-8864-3921
3Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-7965-3095
4Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0003-4559-8918
5Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0003-4014-6242
6Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-5528-2995
Autor correspondente
Marcelino Maia Bessa
Rua Miguel Antônio da Silva Neto, s/n, Aeroporto. CEP: 59607-360 - Mossoró-RN. Brasil. E-mail: marcelino.maia.18@outlook.com
Submissão: 14-02-2023
Aprovado: 06-10-2023
RESUMO
Objetivo: analisar a produção científica sobre as contribuições que a elaboração de podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A busca sistemática, foi realizada nas bases EMBASE e MEDLINE, bem como na BVS. Foram utilizados os descritores Podcast (WebCast); Ensino (Teaching); Aprendizagem (Learning), os quais foram entrecruzados pelos operadores booleanos AND e OR. Resultados: após a realização do processo de seleção em seis etapas metodológicas a amostra foi composta por quatro artigos. Dentre os principais resultados, destacam-se a praticidade do uso deste tipo de ferramenta, além dos benefícios diretos para a construção do conhecimento, além de ser uma tecnologia que tem crescido e sido bem aceita pela população e pelos estudantes, considerando o fácil acesso e reprodução a qualquer momento, somado às opções de pausa e replay. Considerações finais: a utilização de metodologias de ensino complementares pode ser um recurso necessário para que haja um desenvolvimento adequado do processo de formação profissional. Além disso, destaca-se a importância de investimento para a criação e utilização dessa metodologia, principalmente na realidade do ensino público em saúde.
Palavras-chave: Podcast; Ensino; Aprendizagem; Saúde.
ABSTRACT
Objective: to analyze the scientific production on the contributions that the creation of podcasts can bring to the teaching/learning process in health training. Method: this is an Integrative Literature Review. The systematic search was carried out in the EMBASE and MEDLINE databases, as well as in the VHL. The descriptors Podcast (WebCast) were used; Teaching; Learning, which were crossed by the Boolean operators AND and OR. Results: after carrying out the selection process in six methodological steps, the sample consisted of four articles. Among the main results, the practicality of using this type of tool stands out, in addition to the direct benefits for the construction of knowledge, in addition to being a technology that has grown and been well accepted by the population and students, considering the easy access and playback at any time, plus pause and replay options. Final considerations: the use of complementary teaching methodologies can be a necessary resource for an adequate development of the professional training process. Furthermore, the importance of investment in the creation and use of this methodology stands out, especially in the reality of public health education.
Keywords: Podcast; Teaching; Learning; Health.
RESUMEN
Objetivo: analizar la producción científica sobre los aportes que la creación de podcasts puede aportar al proceso de enseñanza/aprendizaje en la formación en salud. Método: se trata de una Revisión Integrativa de la Literatura. La búsqueda sistemática se realizó en las bases de datos EMBASE y MEDLINE, así como en la BVS. Se utilizaron los descriptores Podcast (WebCast); Enseñando; Aprendizaje, que fueron atravesados por los operadores booleanos AND y OR. Resultados: luego de realizar el proceso de selección en seis pasos metodológicos, la muestra quedó conformada por cuatro artículos. Entre los principales resultados destaca la practicidad del uso de este tipo de herramientas, además de los beneficios directos para la construcción de conocimiento, además de ser una tecnología que ha crecido y ha tenido buena aceptación por parte de la población y estudiantes, considerando la fácil acceso y reproducción en cualquier momento, además de opciones de pausa y reproducción. Consideraciones finales: el uso de metodologías docentes complementarias puede ser un recurso necesario para un adecuado desarrollo del proceso de formación profesional. Además, se destaca la importancia de la inversión en la creación y uso de esta metodología, especialmente en la realidad de la educación en salud pública.
Palabras clave: Podcast; Enseñando; Aprendiendo; Salud.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, houve um crescimento em grande escala na inserção e aprimoramento de tecnologias em todo o mundo, mais especificamente no campo científico, elementos fundamentais para favorecer o processo de globalização. Com esse crescimento e aproximação do sujeito com a tecnologia, o contexto educacional e o cotidiano passaram a apresentar outras maneiras de interação com a informação buscada(1).
Nessa vertente, a criação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), traz a possibilidade de inovação por meio dos recursos tecnológicos, a partir da integração de estratégias didáticas dinâmicas e interativas que propiciem a aprendizagem significativa nos alunos. As TICs são definidas como um conjunto de recursos tecnológicos utilizadas para reunir e compartilhar conhecimentos, proporcionando melhorias na educação, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem por meio do uso das tecnologias acessíveis ao sujeito(2).
O uso de material audiovisual, com o objetivo de incrementar o processo ensino-aprendizagem nas instituições de ensino, tem se mostrado uma importante ferramenta para alunos e professores. Dentre as possibilidades de material audiovisual, atualmente, tem-se utilizado como ferramenta o podcast. Este é tido como um termo bem recente e tem algumas divergências quanto ao seu significado enquanto abreviatura, onde alguns consideram o termo uma abreviação de "Personal On Demand broadCAST". Outros defendem que o termo surgiu da contração dos termos "broadcasting" e iPod, sendo este último um dispositivo de música da marca norte-americana Apple que executa arquivos de áudio no formato MP3(3).
Suas funções são variadas, desde o entretenimento e a divulgação de informações até o seu uso para fins educacionais. Neste sentido, sua elaboração e uso têm se mostrado como um objeto potencializador para o processo de ensino/aprendizagem na área da saúde(4). Assim, questiona-se: Quais as contribuições que a elaboração de Podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde?
Nesse contexto, a justificativa do estudo está na vertente de que o incentivo ao uso e elaboração de tecnologia em áudio nas atividades pedagógicas, pode contribuir para a construção do conhecimento por meio de uma educação mais participativa e colaborativa entre os atores educacionais, visto que no universo estudantil, bem como no cotidiano, todos estão cercados de ferramentas audiovisuais(5).
A relevância desta pesquisa está no fato de que a abordagem desta temática em conjunto com a utilização deste método de pesquisa proporcionará aos profissionais dados relevantes sobre as contribuições da elaboração e do uso do podcasts na formação em saúde, mantendo-os atualizados, contribuindo para que estes docentes possam ressignificar e promover mudanças na sua prática docente por meio dados apresentados nesta pesquisa, podendo ainda possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem criativa, tornando o aluno mais ativo na construção de seu saber com sentido e significado e colocando-o como protagonista do processo de ensino/aprendizagem.
Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre as contribuições que a elaboração de podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa do tipo Revisão Integrativa da Literatura. Trilharam-se as seguintes etapas: identificação do tema e da questão norteadora; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; extração dos dados dos estudos primários; avaliação dos estudos a serem incluídos na revisão; interpretação dos resultados; apresentação da revisão/síntese do conhecimento(6). Utilizou-se do PRISMA como guia de redação para revisões sistemáticas(7).
A elaboração da questão de pesquisa foi fundamentada na estratégia PICo, na qual “P” refere-se à população/problema do estudo (Contribuições); “I” à fenômeno de interesse (elaboração de Podcasts); “Co” ao contexto (Processo ensino/aprendizagem na formação em saúde)(8). Dessa forma, a pergunta norteadora para a condução da presente revisão integrativa foi: Quais as contribuições que a elaboração de Podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde?
O levantamento dos artigos foi realizado no mês de maio de 2022. Para a seleção dos estudos, foram utilizadas bases de dados no contexto da saúde, acessadas pelo Acesso CAFe do Portal de Periódicos da Capes: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online Complete (MEDLINE via PubMed) e Embase, bem como na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
Foram utilizados como critérios de inclusão: publicações científicas oriundas de estudos primários publicados em inglês, espanhol ou português; disponíveis na íntegra; artigos que tivessem relação com a pergunta norteadora e sem delimitação temporal de publicação. Como critérios de exclusão: artigos duplicados em bases de dados diferentes, estudos de revisão, editoriais, resumos, notas de editor, teses, dissertações e livros.
A busca ocorreu a partir do cruzamento de descritores controlados por meio de vocabulário constante dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (MeSH) para apresentação de palavras-chave, sendo-os: Podcast (WebCast); Ensino (Teaching); Aprendizagem (Learning). O cruzamento dos descritores foi mediado pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. De modo que, nas bases selecionadas, a busca ocorreu pela chave de busca sistemática: <Podcast AND ensino OR aprendizagem>.
Destaca-se que foi usado o provedor “Rayyan Systems Inc.” para identificação e exclusão dos artigos duplicados e seleção dos artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Como suporte científico para extração dos dados relevantes dos artigos que compõem o corpus da revisão (n= 4), foi utilizado um instrumento de análise padrão, elaborado e validado por autores em caráter prévio e empregado na avaliação dos estudos recrutados(9).
A apresentação dos resultados e a discussão dos dados obtidos foi feita de forma descritiva, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão integrativa elaborada, de forma a atingir o objetivo desse método. Todos os preceitos éticos em pesquisa foram preservados para a devida construção deste artigo. Por se tratar de um estudo de revisão da literatura já publicado, houve a dispensa da necessidade de solicitação de parecer ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP.
RESULTADOS
Após a consulta nas bases de dados, foram identificados 558 artigos potencialmente elegíveis, deste total, foram excluídos 34 artigos, após a análise de duplicata. Na etapa de seleção pelo título e resumo foram removidos 309 artigos, totalizando 42 artigos para a análise de leitura na íntegra. Após esta etapa, 28 artigos foram excluídos por não cumprirem os critérios de elegibilidade, totalizando um restante de 04 artigos para serem incluídos nesta revisão integrativa, conforme ilustrado na Figura 1.
Figura 1 - Diagrama de fluxo da seleção de estudos.
Fonte: Elaborado pelos autores 2022.
Conforme os achados do estudo, todos (n=4), estão em língua inglesa. Com relação a temporariedade, estes variaram entre os anos 2009 e 2021.Para apresentar os resultados interpretativos dos estudos selecionados, foi elaborado um quadro síntese (Quadro 1), suporte para análise, ao qual descreve informações sobre os artigos que compuseram a amostra deste estudo segundo o título, ano, país/idioma, base/revista.
Quadro 1 - Descrição dos artigos selecionados para a pesquisa segundo o título, ano, país/idioma, base/revista. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, 2022.
Nº |
Título |
Ano |
País/Idioma |
Base/Revista |
População e Amostra |
01 |
From lecture theatre to portable media: students’ perceptions of an enhanced podcast for revision |
2009 |
Reino Unido Inglês |
Medline Medical Teacher |
Estes foram destinados a estudantes de medicina do quinto ano prestes a fazer seus exames finais na Faculdade de Medicina da Universidade de Leeds. Amostra de 211 participantes. |
02 |
Efficacy of Podcasting: Use in Undergraduate and Graduate Programs in a College of Nursing |
2010 |
EUA Inglês
|
Medline Journal of Nursing Education |
Foram incluídos estudantes do curso de fundamentos em enfermagem, pesquisa em enfermagem e pós-graduando em um curso de pesquisa. A amostra foi de 133 participantes. |
03 |
Radiology podcasting as a model for asynchronous remote learning in the COVID-19 era |
2021 |
EUA Inglês |
MedLine Clinical Imaging |
O público-alvo inicial eram residentes e bolsistas de radiologia de uma instituição. |
04 |
Educating medical residents through podcasts developed by PharmD students |
2017 |
EUA Inglês |
MedLine Currents in Pharmacy Teaching and Learning
|
Oito alunos do quarto ano de farmácia criaram podcasts aprimorados e perguntas de avaliação sobre um tópico médico e 23 residentes de medicina participaram da avaliação dos podcasts. |
Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.
Além disso, através do Quadro 2, busca-se evidenciar o objetivo dos estudos, o tipo de abordagem/metodologia utilizadas e as principais descobertas dos artigos analisados
Quadro 2 - Descrição dos artigos selecionados para a pesquisa segundo objetivo dos estudos, o tipo de abordagem/metodologia utilizadas e as principais descobertas dos artigos analisados. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, 2022.
Nº |
Objetivo ou questão de investigação |
Tipo de abordagem/Metodologia empregada |
Principais descobertas do artigo analisado (Resultados) |
01 |
Produzir e avaliar a popularidade, usabilidade e percepções de uma série de podcasts audiovisuais baseados em revisão entre estudantes do último ano de medicina. |
Uma série de treze podcasts aprimorados foram desenvolvidos para cobrir o programa de graduação em cirurgia geral. Cada podcast dura de dez a quinze minutos e incorpora detalhes suficientes para o finalista. |
Considerou-se o conteúdo do podcast como provedor de informações claras, boas explicações e ótima alternativa para estudos e revisões, em qualquer lugar, utilizando-se de dispositivo media player. |
02 |
Criar podcasts de palestras em sala de aula de cursos selecionados em vários programas em uma faculdade de enfermagem e explorar os resultados associados usando uma estrutura de avaliação de cursos baseada na Web. |
Um player de áudio iPod e um adaptador de microfone universal foram usados para criar arquivos digitais de palestras em sala de aula. Foi utilizado o Computering in Nursing (Q-CN) para desenvolver dados sobre atitudes. No final do semestre, os alunos completaram o Student Podcasting Survey desenvolvido e o Q-CN foi re-administrado para avaliar os padrões de uso de podcast pelos alunos. |
A maioria dos alunos relataram que os podcasts foram úteis para seu aprendizado, e porcentagens maiores de alunos de segundo grau e de pós-graduação indicaram que os podcasts foram úteis para seu aprendizado. |
03 |
Criar um podcast de radiologia on-line de acesso aberto para educar os ouvintes a qualquer momento, de qualquer lugar. |
From the Viewbox é um podcast de acesso aberto somente de áudio criado e produzido por radiologistas em uma grande instituição acadêmica. É parte de uma iniciativa educacional para reforçar tópicos perenes e abordagens práticas em radiologia usando podcasts para complementar o currículo tradicional. |
O podcast é uma importante ferramenta para o aprendizado remoto, com potencial de superação das limitações de um currículo tradicional, além de permitir um amplo alcance do seu conteúdo. Esse recurso se mostrou necessário principalmente devido à pandemia da COVID-19, que teve o papel de remodelar as formas de comunicação e disseminação de conhecimentos. |
04 |
Avaliar a eficácia dos podcasts criados por estudantes de farmácia em duas áreas: a capacidade de aumentar a compreensão do médico residente de tópicos médicos selecionados e o efeito na confiança do estudante de farmácia no ensino. |
O estudo foi dividido em duas partes, em que a primeira consistia na produção do podcast pelos alunos de farmácia e, na segunda etapa, avaliação da produção por residentes de medicina. O feedback aconteceu por meio de um relatório de feedback anônimo sobre a qualidade do conteúdo. |
Todos os estudantes de farmácia revelaram que a experiência aprimorou o seu conhecimento acerca do conteúdo. |
Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.
DISCUSSÃO
No contexto de ensino-aprendizagem na formação em saúde, esta tecnologia de podcast tem crescido e ganhado destaque, além de apresentar aspectos de boa aceitação pela população e pelos estudantes. Isto se dá ao fato destes os considerarem de fácil acesso e reprodução a qualquer momento, somado às opções de pausa e replay, por exemplo. Além disso, esta é uma ferramenta pedagógica de caráter integrador e com grande utilidade no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a colaboração e inclusão da sociedade(1).
O podcast é um meio de comunicação com características únicas, que se mostra através dessa pesquisa como uma tecnologia versátil, adaptável às mais diversas tarefas da vida acadêmica. De caráter assincrônico, com incomparável mobilidade, de fácil acesso, proporciona que seus usuários tenham a conveniência para ouvi-lo no local e hora que julguem mais interessante. Proporciona entretenimento, informação, conhecimento, permitindo escolher entre os infinitos temas dos programas, quais conteúdos se quer ouvir(10-11).
Além disso, destaca-se que a elaboração crítica e colaborativa de podcast pode trazer incontáveis possibilidades para educação quando os alunos utilizam as TICs. As suas facilidades de produção, o aumento de dispositivos tocadores de áudio digital, e as possibilidades de escuta em tempos e locais diversos revelam as enormes potencialidades do uso escolar do podcast(12).
Como os podcasts geralmente são organizados em torno de um tópico específico sobre o qual o público está interessado em aprender e/ou discutir, depreende-se que a elaboração deste material é potente em estimular a pesquisa, o contato com as diferentes linguagens, a leitura, escrita, construção do conhecimento, desenvolvimento do potencial criador do aluno, podendo, ainda, estabelecer uma ligação entre o conteúdo formal e a expressão oral, incentivando e permitindo ao aluno o exercício dessa prática(13-14).
Assim, como é percebido nos resultados expostos dos artigos analisados, os participantes manifestaram interesse e perceberam benefícios em estudar com o auxílio do podcast, por ser uma ferramenta que permite estudo dinâmico, dialogal e com linguagem acessível a seu público destinado(15). Esses resultados se aproximam do que é percebido por outro estudo(16), ao qual traz que os participantes do estudo demonstraram que o uso repetitivo melhorou significativamente a aprendizagem no estudo de línguas.
O podcast apresenta-se com grande potencial para ser utilizado como ferramenta de revisão do conteúdo de saúde, podendo ser acessado pelo telefone pessoal do discente, pelo computador e/ou dispositivos próprios de reprodução de áudio, assim, permitindo variadas maneiras de alcançar o conteúdo produzido, seja no ambiente da universidade, casa ou até em momentos de locomoção. Essas opiniões expressas pelos estudantes ainda trazem que os podcast podem maximizar o potencial possibilitando novas maneiras de aprendizagem, logo, a revisão é uma dessas maneiras de contribuições ofertadas pelo conteúdo de áudio(17).
Concernente ao uso do podcast enquanto metodologia ativa no ensino-aprendizagem como opção de incremento aos estudos por escrita e leitura, compreende-se, perante a literatura, que os estudos foram potentes em promover o contato do alunado com essa TIC e resultar em um suporte para expandir seu conhecimento. Na comparação entre a metodologia de aprendizagem por leitura e o uso do podcast, um estudo mostrou que essa última ferramenta usada entre estudantes de medicina teve um ganho maior no conhecimento sobre a temática abordada quando comparado ao primeiro grupo(18).
As metodologias ativas de ensino têm o potencial de desenvolver nos alunos maior senso crítico, além de atribuições como comunicação, trabalho em equipe e papel de agente ativo do seu próprio aprendizado. Múltiplas ferramentas de ensino podem ser utilizadas para diversificar a forma como o conteúdo é abordado pelos professores nas salas de aula(19-20).
Percebe-se que uma tecnologia como o podcast, direcionada para a educação, tende a ser motivadora, por sua performance, pelo uso em dispositivos eletrônicos de uso cotidiano e pela dinâmica na sua utilização. Além disso, a literatura traz que os estudantes acreditam que essas tecnologias são cativantes e motivadoras para o seu processo de aprendizagem e que esta deveria apresentar uma maior inserção dentro do contexto escolar(21).
Apesar de ser uma metodologia que existe há alguns anos, a pandemia do Novo Coronavírus evidenciou a importância do uso das modalidades de aprendizagem inteligente, dentre elas o podcast. Nessa perspectiva, um estudo realizado com residentes de urologia mostrou que eles avaliavam bem o uso desse tipo de metodologia para a sua formação profissional(21). E, diante dos resultados, fica evidente que esse conteúdo pode ser criado e consumido em qualquer lugar, logo, no contexto pandêmico, o podcast tornou-se uma proposta muito prática e viável para utilização por docentes e discentes(14).
As limitações deste estudo se dão devido à escassez de conteúdo referente ao processo de elaboração e suas contribuições para a formação na área da saúde, principalmente em produções nacionais. Além disso, para compor um maior número de artigos da revisão recomenda-se ampliar essa quantidade, perfazendo as publicações de todos os continentes. Ressalta-se a importância da temática, sendo necessário que sejam feitos novos e mais amplos estudos para a avaliação da elaboração e utilização desses aspectos, para que sirvam como base para a implementação efetiva e embasada cientificamente desta metodologia de ensino na formação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo do estudo foi alcançado ao revisar a produção científica sobre as contribuições que a elaboração de podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde, na qual, dentre elas, destaca-se a praticidade do uso deste tipo de ferramenta, além dos benefícios diretos para a construção do conhecimento.
O entendimento do processo de construção do podcast e seus benefícios para os discentes, abre caminhos para ampliar a utilização deste tipo de ferramenta na realidade da formação de profissionais de saúde. A utilização de metodologias de ensino complementares pode ser um recurso necessário para que haja um desenvolvimento adequado do processo de formação profissional, além de ampliar o acesso ao conhecimento.
Destaca-se a importância de investimento para a criação e utilização dessa metodologia, principalmente na realidade do ensino público em saúde. Somente a partir disso, o corpo docente dessas instituições terá a possibilidade de lançar mão de ferramentas de qualidade para incrementar o seu processo de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
1 Lopes LMD, Vidotto KNS, Pozzebon E, Ferenhof HA. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educ Rev [Internet]. 2019 [cited 2022 Jun 05];35:e197403. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403
2 Machado GB, Machado JA, Wives LK, Silva GF. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Ver Bras Educ [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 13];26:e260048. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260048
3 Toscano-Alonso M, Aguaded I, Salcedo EMM, Farias-Gaytán SC. Producción audiovisual universitaria: espacios de innovación docente en Iberoamérica. RIED [Internet]. 2022 [cited 2022 jul 23];25(1):41-58. Available from: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30611
4 Lenharo RI, Cristovão VLL. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educ Rev [Internet]. 2016 [cited 2022 Jun 15];32(1):307-35. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698136859
5 Silva Júnior EA, Silva CFP, Bertoldo SRF. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia [Internet]. 2020 [cited 2022 jul 20];5(2):31-51. Available from: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624
6 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Uso do gerente de referência bibliográfica na seleção de estudos primários em revisões integrativas. Texto contexto - enferm [Internet]. 2019. [cited 2022 jul 18] 28:e20170204. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100602&lng=en.
7 Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Disponível em: www.prisma-statement.org
8 Stern C, Jordan Z, McArthur A. Developing the review question and inclusion criteria. Am J Nurs. 2014. [cited 2022 Jun 18] 114(4):53-6. doi: 10.1097/01.NAJ.0000445689.67800.86. PMID: 24681476
9 Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-am Enfermagem [Internet]. 2006 [cited 2022 Jun 23];14(1):124-131. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
10 Shantikumar S. From lecture theatre to portable media: students' perceptions of an enhanced podcast for revision. Med. Teach [Internet]. 2009 [cited 2022 Jun 10];31(6):535-8. Available from: https://doi.org/10.1080/01421590802365584
11 Shiang T, Cerniglia C, Lin H, Lo HS. Radiology podcasting as a model for asynchronous remote learning in the COVID-19 era. Clin. Imaging [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];71:147-154. Available from: https://doi.org/10.1016/j.clinimag.2020.10.045
12 Berto EF, Greggio S. As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa. Ilha do Desterro [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 15];74(3):183-203. Available from: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e79454
13 Miesner AR, Lyons W, McLoughlin A. Educating medical residents through podcasts developed by PharmD students. Curr. Pharm. Teach Learn [Internet]. 2017 [cited 2022 Jun 17];9(4):683-688. Available from: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.003
14 Oliveira IA, Oliveira SA, Carvalho SR. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. Rev aproximação [internet]. 2020 [cited 2020 Jun 14];02(05):56-64. Avaolable from: file:///C:/Users/marce/Downloads/6709-32452-1-PB.pdf
15 Schairet MC. Efficacy of podcasting: use in undergraduate and graduate programs in a college of nursing. J Nurs Educ [Internet]. 2010 [cited 2022 jun 17];49(9):529-33. Available from: https://doi.org/10.3928/01484834-20100524-08
16 Şendağ S, Gedik N, Toker S. Impact of repetitive listening, listeningaid and podcast length on EFL podcast listening. Computers Educ [Internet]. 2018 [cited 2022 Jun 17];125:273-83. Available from: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.06.019
17 Drew C. Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International [Internet]. 2017 [cited 2022 Jun 20];54:48-62. Available from: https://doi.org/10.1080/09523987.2017.1324360
18 Morais IF, Cassiano AN, Medeiros, SM, Menezes, RMP, Dantas RAN, Dantas DV, et al. Mock panels as an active teaching methodology in the education of nursing doctors. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 19];73(6):e20190700. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0700
19 Sena KG, Rabelo LG, Escalante RD. Metodologias ativas de ensino e o impacto inovador na graduação. REDaPECI [Internet]. 2018 [cited 2022 jun 17];18(3):71–9. Available from: https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39997.71-79
20 Freire EPA. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev Bras Educ [Internet]. 2015 [cited 2022 Jun 13];20(63). Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312
21 Campi R, Amparore D, Checcucci E, Claps F, Teoh JIC, Serni S, et al. Explorando la perspectiva de los residentes sobre las modalidades y contenidos de aprendizaje inteligente para la educación virtual de urología: lección aprendida durante la pandemia de la COVID-19. Actas Urológicas Españolas [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 17];45:39-48. Available from: https://doi.org/10.1016/j.acuro.2020.08.008
Fomento e Agradecimento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Contribuição dos autores
Marcelino Maia Bessa. Participou da concepção e do planejamento das atividades que levaram à construção do trabalho, construiu efetivamente, participou do processo de revisão e aprovou a versão final.
Álvaro Micael Duarte Fonseca. Participou da concepção e do planejamento das atividades que levaram à construção do trabalho, construiu efetivamente, participou do processo de revisão e aprovou a versão final.
José Antonio da Silva Júnior. Participou da concepção e do planejamento das atividades que levaram à construção do trabalho, construiu efetivamente, participou do processo de revisão e aprovou a versão final.
Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes. Participou do processo de revisão e aprovou a versão final.
Ellany Gurgel Cosme do Nascimento. Participou do processo de revisão e aprovou a versão final.
Rodrigo Jácob Moreira de Freitas. Participou do processo de revisão e aprovou a versão final.