PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE FATORES DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SYSTEMATIC REVIEW PROTOCOL ON RISK FACTORS FOR PRESSURE INJURY: EXPERIENCE REPORT
PROTOCOLO DE REVISIÓN SISTEMÁTICA DE FACTORES DE RIESGO DE LESIÓN POR PRESIÓN: REPORTE DE EXPERIENCIA
Ana Alinne Gomes da Penha1
Tays Pires Dantas2
Juliana Alexandra Parente Sa Barreto3
Tamires Barbosa Bezerra4
Luis Rafael Leite Sampaio5
1Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: alinne.gomes@urca.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9253-1199
2Enfermeira. Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: tays.pires@urca.br ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0374-3865
3Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: julyannaparente@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5684-6393
4Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: tamires.bezerra@urca.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0228-310x
5Enfermeiro. Doutor em Farmacologia. Coordenador do Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: rafael.sampaio@urca.br ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1437-9421
Autor correspondente
Ana Alinne Gomes da Penha
Endereço: Rua Cel. Antônio Luíz, 1161 - Pimenta, Crato, Ceará, Brasil, 63105-010. Telefone: +55(88) 3102-1204. E-mail: alinne.gomes@urca.com
Submissão:
24-04-2023
Aprovado: 12-07-2023
RESUMO
Objetivo: Relatar o processo de construção de um protocolo de revisão sistemática e seu registro na base de dados PROSPERO sobre fatores de risco para lesão por pressão entre pacientes adultos em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de um relato de experiência, com caráter descritivo e abordagem qualitativa, de enfermeiros pesquisadores da área da estomaterapia sobre a construção de um protocolo de revisão sistemática, cujo objetivo se propõe a identificar e analisar os fatores de risco para lesão por pressão entre pacientes adultos em unidades de terapia intensiva. A experiência foi apresentada em dois eixos temáticos: 1) Elaboração do protocolo de revisão sistemática; 2) Registro na base de dados online PROSPERO. Resultados: O protocolo contou com a composição das seguintes etapas: elaboração da questão de pesquisa, busca de publicações relevantes, seleção dos estudos encontrados, extração de dados, análise e síntese das evidências. No que se refere ao registro, este foi realizado durante a submissão na PROSPERO de acordo com as informações solicitadas referentes aos 38 itens do protocolo de estudo de revisão sistemática. Considerações finais: O relato permitiu apresentar as etapas seguidas para o desevolvimento do protocolo de revisão sistemática e seu registro na PROSPERO, contribuindo para subsidiar as etapas a serem seguidas pelos pesquisadores no desenvolvimento de estudos desse cunho na área de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem; Fatores de Risco; Lesão por Pressão; Unidades de Terapia Intensiva.
ABSTRACT
Objective: To report the construction process of a systematic review protocol and its registration in the PROSPERO database on risk factors for pressure injuries among adult patients in intensive care units. Method: This is an experience report, with a descriptive character and a qualitative approach, of research nurses in the field of stomatherapy on the construction of a systematic review protocol, whose objective is to identify and analyze the risk factors for injury by pressure among adult patients in intensive care units. The experience was presented in two thematic axes: 1) Elaboration of the systematic review protocol; 2) Registration in the PROSPERO online database. Results: The protocol consisted of the following steps: elaboration of the research question, search for relevant publications, selection of studies found, data extraction, analysis and synthesis of evidence. With regard to registration, this was carried out during submission to PROSPERO in accordance with the requested information regarding the 38 items of the systematic review study protocol. Final considerations: The report allowed presenting the steps followed for the development of the systematic review protocol and its registration in PROSPERO, contributing to support the steps to be followed by researchers in the development of studies of this nature in the nursing area.
Keywords: Nursing; Risk Factors; Pressure Ulcer; Intensive Care Units.
RESUMEN
Objetivo: Reportar el proceso de construcción de un protocolo de revisión sistemática y su registro en la base de datos PROSPERO sobre factores de riesgo para lesiones por presión en pacientes adultos en unidades de cuidados intensivos. Método: Se trata de un relato de experiencia, de carácter descriptivo y abordaje cualitativo, de enfermeras investigadoras del área de estomaterapia sobre la construcción de un protocolo de revisión sistemática, cuyo objetivo es identificar y analizar los factores de riesgo de lesión por presión. entre pacientes adultos en unidades de cuidados intensivos. La experiencia fue presentada en dos ejes temáticos: 1) Elaboración del protocolo de revisión sistemática; 2) Registro en la base de datos en línea PROSPERO. Resultados: El protocolo constó de los siguientes pasos: elaboración de la pregunta de investigación, búsqueda de publicaciones relevantes, selección de estudios encontrados, extracción de datos, análisis y síntesis de evidencia. En cuanto al registro, este se realizó durante el envío a PROSPERO de acuerdo con la información solicitada sobre los 38 ítems del protocolo del estudio de revisión sistemática. Consideraciones finales: El informe permitió presentar los pasos seguidos para la elaboración del protocolo de revisión sistemática y su registro en PROSPERO, contribuyendo a sustentar los pasos a seguir por los investigadores en el desarrollo de estudios de esta naturaleza en el área de enfermería.
Palabras clave: Enfermería; Factores de Riesgo; Úlcera por Presión; Unidades de Cuidados Intensivos.
INTRODUÇÃO
A lesão por pressão (LP) teve seus primeiros registros de estudos descritos por médicos com especialidade cirúrgica. Em 1593, Fabricius Hildanus, cirurgião de Leiden, descreveu pela primeira vez na Holanda as características clínicas das LP. Identificou como prováveis causas fatores chamados naturais externos e sobrenaturais internos, bem como a interrupção no fornecimento de sangue e nutrientes. Em 1722, o cirurgião francês de La Motte notou que a pressão mecânica e a incontinência desempenhavam um papel importante na evolução das LP(1).
As forças de pressão e cisalhamento, por si só, não explicam totalmente a formação de LP. Outros fatores, conhecidos como fatores de risco, parecem desempenhar um papel fundamental no processo. Uma melhor compreensão dos fatores de risco e sua interação permitiria uma detecção mais adequada de pacientes cujo risco foi genuinamente aumentado(1).
A classificação da LP acontece por meio de estágios a depender do nível de acometimento e características associadas, baseadas em consenso da National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP). No estágio 1, a LP se apresenta como eritema não branqueável de pele intacta. No estágio 2, há perda da integridade da pele em sua espessura parcial, atingindo a derme, na qual o leito da ferida apresenta coloração rosa ou vermelho, com aspecto úmido e em forma de bolha. No estágio 3, há perda total da pele, com presença de esfacelo, tendo ainda comprometimento do tecido adiposo dependendo da localização(2). Na LP em estágio 4, ocorre a perda da pele em sua espessura total, com comprometimento e exposição de fáscia, músculo, ligamentos ou ossos, contendo presença de esfacelo ou tecido necrótico(2).
Outro estágio considerado é a de LP tissular profunda, caracterizada por coloração vermelho escuro, não branqueável, marrom ou com descoloração roxa. É resultado de uma pressão intensa e prolongada e com apresentação interfacial de osso e músculo. Descreve ainda as definições adicionais: LP relacionada a dispositivos médicos e LP em membrana mucosa(2).
Além dessa classificação, existem casos em que uma LP não é estadiável, sendo compreendida quando há perda total da espessura da pele e tecido, tendo sua área de extensão inexata obscurecida por tecido necrótico(2).O estadiamento das LP é fundamental para que haja a prevenção de evolução de estágio, a partir da implementação de uma terapêutica eficaz na recuperação do tecido acometido, com a menor geração de danos(3).
A literatura internacional apresenta uma taxa de incidência de LP entre 5,1% e 12,8% em diversos cenários hospitalares(4). Estudos nacionais relatam uma variação entre 6% e 62% a depender do serviço e setores avaliados, sendo as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) o setor com o maior número de ocorrência dessas lesões(5).
A UTI é um setor hospitalar de rotina intensa, sendo que a equipe de enfermagem deve estar preparada para a qualquer instante atender aos pacientes com mudanças importantes do quadro clínico, as quais demandam competências e habilidades práticas específicas para a tomada de decisões e implementá-las em tempo hábil(6).
Assim, a vulnerabilidade dos pacientes de UTI à LP coloca em risco sua segurança durante a hospitalização. A LP é considerada como evento adverso, visto que pode ser evitada. Sua incidência nas instituições de saúde é indicador de qualidade da assistência e reflete a qualidade dos cuidados de enfermagem e multiprofissional(7).
Essa temática será objeto de investigação científica de enfermeiros pesquisadoros da área de estomaterapia a partir do desenvolvimento de uma revisão sistemática para identificar e analisar os fatores de risco para lesão por pressão entre pacientes adultos em UTI. Para tanto, foi construído um protocolo de revisão sistemática e realizado o seu registro na plataforma International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO).
O registro prospectivo dos protocolos de revisões sistemáticas vem sendo cada vez mais solicitado por periódicos da saúde, com o intuito de tornar explícito todo o processo metodológico percorrido para a realização do estudo e evitar a duplicação de esforços dos pesquisadores. Dessa forma, recomenda-se essa divulgação na PROSPERO, que consiste em uma base de registro de protocolos de revisões sistemáticas com desfechos em saúde(14).
Frente ao exposto, o objetivo deste estudo foi relatar o processo de construção de um protocolo de revisão sistemática e seu registro na base de dados PROSPERO sobre fatores de risco para LP nos adultos em UTI. Nesse sentido, conhecer a experiência de construção do protocolo de pesquisa de revisão sistemática é importante para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre esse tema ou método, para que atendam aos principais preceitos éticos e rigor metodólogico necessários para uma ciência de qualidade.
MÉTODO
Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, de enfermeiros pesquisadores da área da estomaterapia sobre a construção de um protocolo de revisão sistemática, cujo objetivo se propõe analisar os fatores de risco sobre LP nos adultos em UTI.
As atividades de construção foram realizadas na sala de reuniões de um ambulatório de enfermagem em estomaterapia da Universidade Regional do Cariri localizado na cidade de Crato, no estado do Ceará, Brasil, durante o mês de março de 2023.
Inicialmente foi delimitada a seguinte pergunta de pesquisa para o desenvolvimento da revisão sistemática: quais os fatores de risco para lesão por pressão em adultos na UTI? Essa busca visou identificar se já existia alguma revisão sistemática sobre o assunto e a se mesma estava atualizada. Após as buscas realizadas verificou-se a existência de uma revisão sistemática de mesmo cunho temático, porém a mesma encontrava-se desatualizada e sem registro de qualquer protocolo nas principais bases de bases de acessos disponíveis.
Assim, a descrição da experiência foi dividida em dois eixos temáticos: 1) Elaboração do protocolo de revisão sistemática; 2) Registro na base de dados online PROSPERO.
O estudo seguiu as normas éticas, nacionais e internacionais, em pesquisa envolvendo seres humanos. No entanto, como o objetivo da pesquisa é o relato da construção do protocolo de revisão sistemática, dispensou a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Elaboração do protocolo de revisão sistemática
A construção do protocolo de revisão sistemática de estudos observacionais foi estruturado seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P)(8). E também, em consonância com as etapas das “Diretrizes Metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais comparativos sobre fatores de risco e prognóstico”, elaboradas pelo Ministério da Saúde(9).
A escolha de realizar uma revisão sistemática partiu da necessidade de reunir e avaliar os dados obtidos de maneira individual, para publicar as evidências encontradas sobre determinada área de interesse, a fim de colaborar com as tomadas de decisões e a construção do conhecimento diante de uma pergunta elaborada e utilização de vocabulário controlado e livre nas buscas(10).
O protocolo contou com as seguintes etapas de construção do estudo: definição da questão de pesquisa; definição dos critérios de elegibilidade para seleção de estudos primários; seleção das bases de dados; busca de estudos elegíveis; triagem dos artigos encontrados pela leitura de título e resumo; leitura completa dos estudos selecionados na etapa anterior; avaliação da elegibilidade dos estudos; extração de dados; avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos; síntese dos resultados e avaliação da qualidade da evidência(9).
No Quadro 1, é apresentado o processo de construção da pergunta norteadora para a revisão sistemática, a partir do emprego do acrônimo PECO: “Quais são os fatores de risco para LP nos pacientes adultos em UTI?”. A base estrutural da elaboração foi idealizada da seguinte maneira: População (P) correspondente aos pacientes adultos em UTI; Exposição (E) aos fatores de risco; Comparador (C) não aplicável nesse contexto; e Desfecho (outcome) (O) desenvolvimento de LP.
Quadro 1 – Elaboração da pergunta da revisão sistemática segundo a estratégia PECO. Crato, Ceará, Brasil, 2023.
Acrônimo |
Definição |
Descritores |
P |
Paciente ou Problema |
Pacientes adultos em UTI |
E |
Exposição |
Fatores de risco |
C |
Comparador |
Não aplicável nesse contexto |
O |
Outcome (desfecho) |
Lesão por pressão |
Serão incluídos os artigos científicos selecionados por dois revisores, separadamente. Nos casos em que existirem divergências, um terceiro revisor fará a análise conjunta; Os artigos serão provenientes de estudos primários (observacionais-analíticos do tipo coorte, retrospectivo e/ou prospectivo, e caso-controle) que tiverem testado a hipótese da relação de algum fator de risco à LP entre pacientes críticos adultos (serão considerados pacientes críticos os indivíduos adultos com idade igual ou superior a 18 anos internados em UTI); que estiverem disponíveis na íntegra de forma gratuita; publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol e publicação nos últimos cinco anos (2019-2023) tendo em vista a data de divulgação da última revisão sistemática sobre o tema sem atualização. Serão excluídos estudos com fatores de risco para LP relacionados a dispositivos médicos, pacientes que foram admitidos na UTI já com presença de LP, que não deixem de forma clara a faixa etária da população do estudo e duplicidades.
Para a busca bibliográfica, o acesso será realizado pelo portal periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As bases de dados selecionadas para serem consultadas serão: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), ExcerptaMedica Database (EMBASE), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Banco de Dados em Enfermagem – Bibliografia Brasileira (BDENF), Web of Science (WoS). Para atender a recomendação de incluir literatura cinzenta será utilizado Google Scholar.
Serão empregados em cada base de dados os descritores correspondentes indexados. Serão utilizados os descritores extraídos do vocabulário controlado Medical Subject Headings (MeSH): Pressure Ulcer; Risk factores; Intensive Care Units; Adults. E os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Lesão por Pressão; Fatores de Risco; Unidades de Terapia Intensiva; Adulto. Os termos do Excerpta Medica Tree (EMTREE): Decubitus; Risk Factor; Intensive Care Unit; Adult. A combinação com os opeadores booleanos AND e/ou OR será adaptada em cada base de dados conforme necessidade, assim como vocabulário livre. As estratégias de busca em cada base de dados selecionada estão apresentadas no Quadro 2.
Quadro 2 – Estratégias de buscas utilizadas em cada base de dados correspondente. Crato, Ceará, Brasil, 2023.
Bases de dados |
Vocabulário controlado / vocabulário livre |
MEDLINE |
("intensive care units"[MeSH Terms] OR ("intensive care units"[MeSH Terms] OR Intensive Care Unit[Text Word])) OR "intensive care units"[MeSH Terms] OR ("intensive care units"[MeSH Terms] OR Intensive Care Units[Text Word]) AND "risk factors"[MeSH Terms] OR "risk factors"[MeSH Terms] OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Risk Factor[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Social Risk Factors[Text Word]) OR "risk factors"[MeSH Terms] OR "risk factors"[MeSH Terms] OR "risk factors"[MeSH Terms] OR "risk factors"[MeSH Terms] OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Social Risk Factor[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Health Correlates[Text Word]) OR "risk factors"[MeSH Terms] OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Population at Risk[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Population at Risk[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Risk Scores[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Risk Score[Text Word]) OR "risk factors"[MeSH Terms] OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Risk Factor Scores[Text Word]) OR ("risk factors"[MeSH Terms] OR Risk Factor Score[Text Word]) OR "risk factors"[MeSH Terms] AND "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Pressure Ulcers[Text Word]) OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Bedsore[Text Word]) OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Bedsores[Text Word]) OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Pressure Sore[Text Word]) OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Pressure Sores[Text Word]) OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Bed Sores[Text Word]) OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Bed Sore[Text Word]) OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Decubitus Ulcer[Text Word]) OR ("pressure ulcer"[MeSH Terms] OR Decubitus Ulcers[Text Word]) OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] OR "pressure ulcer"[MeSH Terms] |
LILACS |
((“unidades de terapia intensiva” OR “cti” OR “centro de terapia intensiva” OR “centros de terapia intensiva” OR “uti” OR “unidade de terapia intensiva” OR “unidade de terapia intensiva especializada” OR “unidade de terapia intensiva de adulto” OR “unidade de terapia intensiva do tipo ii” OR “unidades de terapia intensiva uti” OR “adulto” OR “adultos”) AND (“fatores de risco” OR “correlatos de saúde” OR “fator de risco” OR “fatores sociais de risco” OR “fatores de risco sociais” OR “fatores de risco não biológicos” OR “fatores de riscos não biológicos” OR “pontuações de fatores de risco” OR “pontuações de risco” OR “pontuações do fator de risco” OR “pontuações dos fatores de risco” OR “população em risco” OR “populações em risco”) AND (“lesão por pressão” OR “escara de decúbito” OR “úlcera de decúbito” OR “úlcera de pressão” OR “úlcera por pressão” OR “úlceras por pressão”)) AND fulltext:("1") AND db:("LILACS") AND type_of_study:("observational_studies") AND ( fulltext:("1" OR "1") AND db:("LILACS") AND type_of_study:("observational_studies")) AND (year_cluster:[2018 TO 2023]) |
EMBASE |
decubitus OR 'bed sore' OR 'bedsore' OR 'decubital ulcer' OR 'decubital ulcus' OR 'decubitus ulcer' OR 'decubitus ulceration' OR 'decubitus ulcers' OR 'decubitus ulcus' OR 'decubus ulcer' OR 'pressure injury' OR 'pressure sore' OR 'pressure ulcer' OR 'sore, pressure' OR 'ulcer, pressure' OR 'ulcus decubitus' AND risk factor OR 'relative risk' OR 'risk factors' AND intensive care unit OR 'close attention unit' OR 'combined medical and surgical ICU' OR 'combined surgical and medical ICU' OR 'critical care unit' OR 'intensive care department' OR 'intensive care units' OR 'intensive therapy unit' OR 'intensive treatment unit' OR 'medical-surgery ICU' OR 'medical/surgical ICU' OR 'unit, intensive care' OR ‘adult’ OR 'adults' OR 'grown-ups' OR 'grownup' OR 'grownups' |
WEB OF SCIENCE |
((“Intensive Care Units” OR “Intensive Care Unit” OR “Unit, Intensive Care” OR “ICU” “Intensive Care Units” OR “Adult” OR “Adults”) AND (“Risk Factors” OR “Factor, Risk” OR “Risk Factor” OR “Social Risk Factors” OR “Factor, Social Risk” OR “Factors, Social Risk” OR “Risk Factor, Social” OR “Risk Factors, Social” OR “Social Risk Factor” OR “Health Correlates” OR “Correlates, Health” OR “Population at Risk” OR “Risk Scores” OR “Risk Score” OR “Score, Risk” OR “Risk Factor Scores” OR “Risk Factor Score” OR “Score, Risk Factor”) AND (“Pressure Ulcer” OR “Pressure Ulcers” OR “Ulcer, Pressure” OR “Ulcers, Pressure” OR “Bedsore” OR “Bedsores” OR “Pressure Sore” OR “Pressure Sores” OR “Sore, Pressure” OR “Sores, Pressure” OR “Bed Sores” OR “Bed Sore” OR “Sore, Bed” OR “Sores, Bed” OR “Decubitus Ulcer” OR “Decubitus Ulcers” OR “Ulcer, Decubitus” OR “Ulcers, Decubitus”)) |
CINALH |
((“Intensive Care Units” OR “Intensive Care Unit” OR “Unit, Intensive Care” OR “ICU” “Intensive Care Units” OR “Adult” OR “Adults”) AND (“Risk Factors” OR “Factor, Risk” OR “Risk Factor” OR “Social Risk Factors” OR “Factor, Social Risk” OR “Factors, Social Risk” OR “Risk Factor, Social” OR “Risk Factors, Social” OR “Social Risk Factor” OR “Health Correlates” OR “Correlates, Health” OR “Population at Risk” OR “Risk Scores” OR “Risk Score” OR “Score, Risk” OR “Risk Factor Scores” OR “Risk Factor Score” OR “Score, Risk Factor”) AND (“Pressure Ulcer” OR “Pressure Ulcers” OR “Ulcer, Pressure” OR “Ulcers, Pressure” OR “Bedsore” OR “Bedsores” OR “Pressure Sore” OR “Pressure Sores” OR “Sore, Pressure” OR “Sores, Pressure” OR “Bed Sores” OR “Bed Sore” OR “Sore, Bed” OR “Sores, Bed” OR “Decubitus Ulcer” OR “Decubitus Ulcers” OR “Ulcer, Decubitus” OR “Ulcers, Decubitus”)) |
BDENF |
((“unidades de terapia intensiva” OR “cti” OR “centro de terapia intensiva” OR “centros de terapia intensiva” OR “uti” OR “unidade de terapia intensiva” OR “unidade de terapia intensiva especializada” OR “unidade de terapia intensiva de adulto” OR “unidade de terapia intensiva do tipo ii” OR “unidades de terapia intensiva uti” OR “adulto” OR “adultos”) AND (“fatores de risco” OR “correlatos de saúde” OR “fator de risco” OR “fatores sociais de risco” OR “fatores de risco sociais” OR “fatores de risco não biológicos” OR “fatores de riscos não biológicos” OR “pontuações de fatores de risco” OR “pontuações de risco” OR “pontuações do fator de risco” OR “pontuações dos fatores de risco” OR “população em risco” OR “populações em risco”) AND (“lesão por pressão” OR “escara de decúbito” OR “úlcera de decúbito” OR “úlcera de pressão” OR “úlcera por pressão” OR “úlceras por pressão”)) AND type_of_study:("observational_studies") AND ( fulltext:("1" OR "1") AND db:("BDENF") AND type_of_study:("observational_studies")) AND (year_cluster:[2018 TO 2023]) |
Literatura Cinzenta |
|
Google Scholar |
(“lesão por pressão” “unidade de terapia intensiva” “fatores de risco” “adulto” “estudo de coorte” “estudo de caso-controle”) |
As citações encontradas nas bases de dados serão exportadas para o aplicativo/software online de Revisão Sistemática Rayyan® da Qatar Computing Research Institute - QCRI(11). Em seguida, as publicações duplicadas serão excluídas para que se possa iniciar a leitura dos títulos e resumos por dois revisores independentes. Caso haja dúvida ou discordância entre os revisores em relação à inclusão de algum material, um terceiro revisor será consultado. Para confirmação da inclusão dos artigos selecionados, todos os artigos elegíveis serão lidos na íntegra.
Todo processo de busca e elegibilidade dos materiais encontrados e incluídos serão apresentados também em um diagrama de fluxo, conforme preconizados pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses 2020 Statement (PRISMA)(12).
A extração de dados acontecerá por meio de uma ficha padronizada, em que uma dupla independente de revisores treinados confrontará os resultados obtidos e, em caso de discordância, um terceiro revisor será contatado. Caso necessário, os autores dos artigos serão contatados para fins de solicitação de dados ausentes ou adicionais referentes a quaisquer etapas do estudo.
A ficha para extração de dados foi elaborada conforme itens sugeridos pelo Joanna Briggs Institute (JBI) para extração de dados de revisões sistemáticas de etiologia e risco, sendo eles: autores, ano de publicação, nome do periódico, objetivo do estudo, tipo de estudo, local do estudo, população e características da amostra de estudo, procedimentos realizados no recrutamento dos sujeitos, duração do estudo e do acompanhamento, fatores de exposição (variáveis independentes), variáveis dependentes, análise dos dados, ajuste para fatores de confusão, resultados do estudo e comentários(13).
A qualidade metodológica dos artigos incluídos na revisão será avaliada por meio dos instrumentos recomendados pelo JBI para cada tipo de estudo realizado, por meio dos quais será possível identificar o número de itens abordados nos estudos segundo o número de itens previstos pelos instrumentos(13).
Registro na base de dados online PROSPERO
A PROSPERO é uma base de registros de revisões sistemáticas, gratuita, mantida pelo Centre of Reviews and Dissemination (CRD), da Universidade de York, e financiada pelo National Institute for Health Research (NIHR) apresentando a exigência de preenchimento de um formulário contendo 38 itens durante o cadastramento online. O registro prospectivo desses protocolos já é recomendado por muitos periódicos em saúde com o objetivo de minimizar o risco de viés de publicação e a duplicidade de revisões para responder a uma mesma questão clínica(14).
O registro deste protocolo de revisão sistemática na base PROSPETO atendeu ao preenchimento dos 38 itens exigidos no cadastro, o que torna o processo de desenvolvimento de pesquisas mais transparentes e esclarecedoras, apresentando previamente as análises que serão realizadas. Esse processo possibilita a avaliação de possível relato seletivo de resultados posteriores (14).
As informações necessárias para o registro do protocolo incluem os dados que compõem a revisão sistemática, como a pergunta de pesquisa, as estratégias de busca e análise dos dados, idioma e local de realização do estudo, a data prevista para início e término da pesquisa, bem como os planos para disseminar os resultados da revisão. Também são solicitadas as informações de identificação dos autores, instituição e financiamento, e a situação do estudo no momento do preenchimento da plataforma, se em construção ou finalizada(14). A partir da realização das etapas deste protocolo, os dados foram inseridos e serão continuamente atualizados na base de dados PROSPERO, a fim de assegurar a transparência da revisão sistemática e utilizar a plataforma como um repositório seguro dos resultados encontrados.
Ainda, vale destacar que o protocolo foi registrado na mesma gerando um número de cadastro (CRD42023403934). O número de registro de protocolos de revisões sistemáticas já vem sendo solicitado por muitos periódicos científicos durante o processo de submissão (14). Ressalta-se que, em busca preliminar nesta base, não foi encontrado protocolo similar, demonstrando a importância e originalidade da revisão sobre o tema em questão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho permitiu relatar a experiência de pesquisadores durante a elaboração e registro de um protocolo de revisão sistemática, expressando sua importância pelo potencial efeito norteador frente a demais interessados no desenvolvimento de evidências de alto impacto.
Felizmente, a assistência em saúde está continuamente em busca de melhores práticas a fim de promover uma melhor segurança do paciente, e, no tocante ao desenvolvimento de LP, esta é uma proposta de investigação com dados recentes. A detecção da sua associação, ou não, a fatores de risco predisponentes poderão contribuir positivamente para o sistema de saúde mundial, que vem lidando com esta problemática crescente, especialmente, em países de baixo poder aquisitivo num cenário pós-pandemia.
REFERÊNCIAS
1 Defloor T. The risk of pressure sores: a conceptual scheme. J Clin Nurs [Internet]. 1999[citado 2023 Mar 10]; 8(2): 206-216. Disponível em: https://doi-org.ez152.periodicos.capes.gov.br/10.1046/j.1365-2702.1999.00254.x
2 National Pressure Ulcer Advisory Panel. Pressure Ulcer Stages Revised [Internet]. 2016[citado 2023 Mar 12]; Washington, DC; NPUAP. Disponível em: http://www.internationalguideline.com/static/pdfs/NPUAP-EPUAP-PPPIA-CPG 2017.pdf
3 Matozinhos FP, Velasquez-Melendez G, Tiensoli SD, Moreira AD, Gomes FSL. Factors associated with the incidence of pressure ulcer during hospital stay. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2017[citado 2023 Mar 15];51:e03223. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016015803223
4 Sala JJ, Mayampurath A, Solmos S, Vonderheid SC, Banas M, D`Souza A et al. Predictors of pressure injury development in critically ill adults: A retrospective cohort study. Intensive Crit Care Nurs[Internet]. 2021[citado 2023 Mar 18];62:102924. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iccn.2020.102924
5 Rodrigues JM, Gregório KC, Westin UM, Garbuio D. Incidência e fatores relacionados ao aparecimento de lesões por pressão em unidade de terapia intensiva. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther. [Internet]. 2021[citado 2023 Mar 20]; 19: e1121. Disponível em: https://doi.org/10.30886/estima.v19.1014_PT
6 Bezerra JM, Fonseca IAC. Unidade de terapia intensiva adulto: Percepção da equipe de enfermagem sobre o cuidado ao paciente grave. REAS [Internet]. 2019[citado 2023 Mar 23];(31):e1060. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1060
7 Santos CT, Oliveira MC, Pereira AGDS, Suzuki LM, Lucena ADF. Pressure ulcer care quality indicator: analysis of medical records and incident report. Rev Gauch Enferm [Internet]. 2013[citado 2023 Abr 12];34(1):111-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000100014
8 Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ[Internet]. 2015[citado 2023 Abr 17]; 350: g7647. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.g7647
9 Ministério da Saúde (BR). Diretrizes Meteorológicas. Elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais comparativos sobre fatores de risco e prognóstico [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014[citado 2023 Abr 10]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/ct/PDF/diretrizes_metodologias_estudos_observacionais.pdf.
10 Donato H, Donato M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Med Port[Internet]. 2019 [citado 2023 Mar 25]; 32(3):227-35. Disponível em: https://doi.org/10.20344/amp.11923
11 Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev [Internet]. 2016[citado 2023 Abr 10];5(1):210. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
12 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ [Internet]. 2021[citado 2023 Abr 13];372(71). Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
13 Moola S, Munn Z, Tufanaru C, Aromataris E, Sears K, Sfetcu R, et al. Chapter 7: Systematic reviews of etiology and risk. In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2023 Abr 20]. Disponível em: https://jbi-globalwiki.refined.site/space/MANUAL/4689081/Appendix+7.5+Critical+appraisal+checklist+for+analytical+cross-sectional+studies
14 Pacheco RL, Latorraca COC, Martimbianco ALC, Pachito DV, Riera R. PROSPERO: base de registro de protocolos de revisões sistemáticas. Estudo descritivo. Diagn Tratamento [Internet]. 2018[citado 2023 Abr 10]; 23(3):101-4. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/01/969297/rdt_v23n3_101-104.pdf
Contribuição dos autores
Concepção e/ou planejamento do estudo: Ana Alinne Gomes da Penha, Luis Rafael Leite Sampaio.
Obtenção, análise e/ou interpretação dos dados: Ana Alinne Gomes da Penha, Tays Pires Dantas, Tamires Barbosa Bezerra.
Redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada: Ana Alinne Gomes da Penha, Tamires Barbosa Bezerra, Juliana Alexandra Parente Sa Barreto.
Todos os autores aprovaram a versão final do texto.
Conflito de interesse: os autores declararam que não há conflito de interesse.
Fomento: não se aplica.
Agradecimento: Ambulatório de Enfermagem em Estomaterapia do Hospital Regional Inácio de Sá - HRIS, Salgueiro, Pernambuco, Brasil.
Editor Científico: Francisco Mayron Morais Soares. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7316-2519