ANÁLISE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM REFERENTES À CONDIÇÃO DA PELE DE GESTANTES

  • Maristela Belletti Mutt Urasaki Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Narita Godoy Silva Hospital Geral de Itapevi
  • Rosemeire Sartori Albuquerque Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pele, Gestantes, Registros de Enfermagem, Enfermagem Materno-Infantil

Resumo

Objetivo: investigar a existência e a qualidade dos registros de enfermagem relacionados à condição da pele de gestantes. Metodologia: estudo descritivo, transversal, retrospectivo e documental, de abordagem quantitativa, com base em dados extraídos de 190 prontuários de grávidas de um hospital público do município de São Paulo. Os registros foram analisados considerando o conteúdo, layout do impresso, legibilidade, rasuras e identificação profissional nas diferentes etapas da sistematização da assistência de enfermagem. Resultados: apesar da adequada estrutura e layout dos impressos e da baixa frequência de ilegibilidade e rasuras, falhas expressivas foram identificadas nos preenchimentos. Informações sobre pele descritas na entrevista e exame físico foram escassas e incompletas; apontamentos sobre diagnósticos e prescrições foram totalmente nulos. Esses achados divergem do esperado frente a elevada ocorrência de alterações de pele que se manifestam no período gestacional. Conclusão: os registros são falhos, em não conformidade ao recomendado para legitimidade do cuidado de enfermagem sendo imprescindível que medidas de educação e sensibilização sejam adotadas para garantir qualidade da assistência pré-natal.

Biografia do Autor

Narita Godoy Silva, Hospital Geral de Itapevi

Obstetriz, formada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Rosemeire Sartori Albuquerque, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Enfermeira obstétrica, doutora em Enfermagem, docente do curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Publicado
2019-08-07
Como Citar
BELLETTI MUTT URASAKI, M.; GODOY SILVA, N.; SARTORI ALBUQUERQUE, R. ANÁLISE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM REFERENTES À CONDIÇÃO DA PELE DE GESTANTES. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 88, n. 26, 7 ago. 2019.