A ABORDAGEM DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE FERIDAS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

  • JANICE DE MATOS FRAZÃO ESAMAZ
  • FERNANDA TATIANE REIS MORAES
  • MARIA NADABE DE SOUZA DOS REIS
  • SANDRA LIMA DA SILVA
Palavras-chave: Lesão Por Pressão; Cuidados de Enfermagem; Pacientes Internados., ABORDAGEM DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE FERIDAS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

Resumo

Objetivos: Identificar os fatores de riscos para a lesão por pressão e descrever os cuidados de enfermagem em relação à prevenção da lesão por pressão em pacientes hospitalizados. Metodologia: O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa da literatura de natureza descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa. A busca pelas informações ocorreu através do levantamento bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde foi selecionado a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Essa pesquisa conseguiu identificar que as doenças do sistema nervoso, cardiovascular, sedentarismo e a idade são fatores de riscos para a lesão por pressão e os principais cuidados de enfermagem consistem em realizar mudança de decúbito, realização da escala de Braden e identificação dos fatores de riscos. Conclusão: os cuidados realizados pelo profissional enfermeiro são indispensáveis para a prevenção de lesões e manutenção da saúde dos pacientes.

Publicado
2019-08-07
Como Citar
FRAZÃO, J.; MORAES, F. T.; DOS REIS, M. N.; SILVA, S. A ABORDAGEM DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE FERIDAS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 88, n. 26, p. 1, 7 ago. 2019.