O COTIDIANO DO TRABALHO DO CUIDADOR DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA

Palavras-chave: Cuidadores; Criança institucionalizada; Pesquisa qualitativa; Condições de trabalho.

Resumo

Objetivo: conhecer o cotidiano do trabalho de cuidado da criança institucionalizada sob a perspectiva dos cuidadores. Método: pesquisa qualitativa que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 15 cuidadoras de crianças de 0 a 3 anos institucionalizadas, sendo analisados por meio da análise de conteúdo convencional. Resultados: as cuidadoras apontam que a falta de estrutura física, material e jurídica interfere na qualidade dos cuidados prestados, além de impor sentimento de impotência e tristeza. Além disso, as deficiências na qualificação dificultam o trabalho do cuidado, pois faltam noções básicas para as cuidadoras que não possuem experiência com crianças. O trabalho em equipe possui pontos positivos, que favorecem a organização da assistência prestada, e negativos, que desestimulam o trabalho cotidiano. Considerações finais: acredita-se que o olhar cuidadoso para o contexto da institucionalização infantil possibilita elaborar estratégias de suporte ao cuidador às crianças, sendo esse cenário um local de atuação para o enfermeiro, que pode auxiliar na qualificação do cuidado e no estímulo ao estabelecimento do vínculo entre cuidadores e crianças.

Biografia do Autor

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Dra., Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Eda Schwartz, Dra., Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Pós-doutora em Enfermagem, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPEL

Viviane Marten Milbrath, Dra., Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do Curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado
2019-08-07
Como Citar
BÄRTSCHI GABATZ, R.; SCHWARTZ, E.; MILBRATH, V. O COTIDIANO DO TRABALHO DO CUIDADOR DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 88, n. 26, 7 ago. 2019.