COMPREENSÃO DE UMA COMUNIDADE RURAL ACERCA DOS PRINCÍPIOS DO SUS: ESTUDO SOCIOPOÉTICO

  • WESLEY SOARES DE MELO Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-2979-8517
  • MARIA JANAINA NOGUEIRA DA SILVA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
  • VITOR DOWILY FERREIRA DE OLIVEIRA
  • SAMARA PEREIRA SOUZA MARIANO
  • PAULO JORGE DE OLIVEIRA FERREIRA
  • FLÁVIA PAULA MAGALHÃES MONTEIRO
Palavras-chave: Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Percepção Social, Participação da comunidade, Democracia

Resumo

Objetivo: Explicitar, através de uma abordagem compreensiva, as noções advindas de vivências dos processos de saúde junto ao SUS, de uma comunidade rural no interior do Ceará, em termos dos princípios. Método: Estudo qualitativo, descritivo, de abordagem sociopoética. Os dados foram coletados/produzidos através de seis oficinas durante os meses de setembro a novembro de 2014. Baseou-se na análise de Bardin. Foram respeitados os preceitos éticos. Principais resultados: Participaram do estudo 24 sujeitos, estes relataram diferentes falas sintetizadas em nove unidades temáticas inter-relacionadas com os princípios do SUS: religiosidade, modelo biomédico e o uso de medicamento, estrutura e organização, ambiente, relações políticas, escuta e diálogo, bem-estar familiar, educação alimentar, e atendimento imediato. Conclusão: Os usuários possuem conhecimento teórico sobre os princípios do SUS a seu modo. No campo prático, estes reconhecem os seus direitos, e compreendem bem que quando há falhas no sistema de saúde, não há o atendimento das suas necessidades.

Biografia do Autor

WESLEY SOARES DE MELO, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. Redenção – Ceará, Brasil. 

MARIA JANAINA NOGUEIRA DA SILVA, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

Enfermeira. Residente de Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará/ESP-CE. Fortaleza – Ceará, Brasil. 

VITOR DOWILY FERREIRA DE OLIVEIRA

Farmacêutico. Centro Universi´tário Católica de Quixadá. Quixadá – Ceará, Brasil. 

SAMARA PEREIRA SOUZA MARIANO

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. Redenção – Ceará, Brasil.

PAULO JORGE DE OLIVEIRA FERREIRA

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá/Unicatólica. Quixadá – Ceará, Brasil. 

FLÁVIA PAULA MAGALHÃES MONTEIRO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB, Campus das Auroras. Redenção – Ceará, Brasil.

Publicado
2019-08-07
Como Citar
DE MELO, W.; DA SILVA, M. J.; DE OLIVEIRA, V. D.; MARIANO, S.; FERREIRA, P. J.; MONTEIRO, F. P. COMPREENSÃO DE UMA COMUNIDADE RURAL ACERCA DOS PRINCÍPIOS DO SUS: ESTUDO SOCIOPOÉTICO. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 88, n. 26, 7 ago. 2019.