A UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DE FERIDAS DIABÉTICAS: RELATO DE CASO

 

THE USE OF PHYTOTHERAPICS IN THE TREATMENT OF DIABETIC WOUNDS: A CASE REPORT

 

EL USO DE FITOTERAPÉUTICOS EN EL TRATAMIENTO DE HERIDAS DIABÉTICAS: REPORTE DE UN CASO

 


 

1Aline Rego Teixeira

2Mara Blanck

3Jane de Souza Almeida Lima

4Carolina Letícia dos Santos Cruz

5Ester Maria Ferreira de Oliveira

 

1Enfermeira. Pharmacure. Orcid: https://orcid.org/br0000-0001-6224-261X

 

2Enfermeira. SOBENFeE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8879-0403

 

3Técnica em Enfermagem. Pharmacure. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9816-3638

 

4Enfermeira. Pharmacure. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6136-9504

5Enfermeira. Pharmacure. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2639-7977

 

Autor correspondente:

Aline Rego Teixeira

Contato: +55(21) 99024-2772.

E-mail: enf.alinerego@gmail.com. Pharmacure. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

RESUMO

Objetivo: O presente estudo tem como finalidade avaliar a efetividade do ácido hialurônico associado à papaína na cicatrização de feridas em pacientes diabéticos. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso.  Este estudo foi realizado no Município de Duque de Caxias, no período de 17 de junho a 20 de julho de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas domiciliares com anotações diárias da evolução do caso, e acompanhamento fotográfico da evolução da lesão. O paciente assinou o termo de consentimento livre esclarecido, conforme determinação 196/96 do MS. A avaliação da ferida foi realizada pelo enfermeiro responsável pelo caso, e os curativos eram realizados periodicamente pela equipe de enfermagem. Resultados: Paciente do sexo masculino, 51 anos, com Diabetes Mellitus, insulinodependente, sem aderir adequadamente ao tratamento; apresentando lesão crônica, decorrente de amputação em Pé esquerdo, a qual ocorreu em setembro de 2019, estando desde então com curso desfavorável. Considerações finais: foi constatado que após o início do uso de fitoterápicos, houve a aceleração do processo de cicatrização, e que a ação destes, foi de fundamental eficácia para a completa cicatrização da ferida, em um espaço bem curto de tempo. E também é muito importante levarmos em conta o baixo custo dos fitoterápicos em relação aos demais medicamentos, e a melhoria da qualidade de vida e de autoestima do paciente com o desfecho do caso.

Palavras-chave: Cicatrização de Feridas; Ácido Hialurônico; Papaína; Diabetes Mellitus.

 

ABSTRACT

Objective: The present study aims to evaluate the effectiveness of hyaluronic acid and papain   in the wound healing of diabetic patients. Method: This is a descriptive study of the case study type. This study was conducted in the municipality of Duque de Caxias, from the 17th of June 2022 to the 20th of July 2022. Data were collected through home visits with daily notes on the case evolution, and photographic follow-up of the evolution of the lesion. The patient signed the free and informed consent term, according to the resolution 196/96 of the Ministry of Health. The wound was assessed by the nurse in charge of the case, and dressings were changed periodically by the nursing staff. Results: A 51-year-old male insulin-dependent patient with Diabetes Mellitus without properly adhering to treatment; with a chronic injury, due to the amputation of the left foot, which had occurred in September 2019, having an unfavorable course since then. Final considerations: it has been found that after the patient started using herbal medicine, the healing process was accelerated, and their action was fundamental do the effectiveness of the complete healing of the wound, in a very short time. It is also important to consider the low cost of herbal medicines when compared to other medications, and the improved quality of life and self-esteem of the patient with the outcome of the case.

Keywords: Wound Healing; Hyaluronic Acid; Papain; Diabetes Mellitus.

 

RESUMEN

Objetivo: El presente estudio tiene por objeto evaluar la efectividad del ácido hialurónico asociado a la papaína para la cicatrización de heridas en pacientes diabéticos. Método: Se trata de un estudio descriptivo del tipo estudio de caso. Este estudio se llevó a cabo en el Municipio de Duque de Casias, RJ, Brasil, durante el período de 17 de junio a 20 de julio de 2022. La recolección de los datos fue efectuada a través de visitas domiciliarias con anotaciones diarias de la evolución del caso, así como también de acompañamiento fotográfico de la evolución de la lesión. El paciente firmó un documento de consentimiento libre y aclarado, conforme la determinación 196/96 del Ministério de Salud. La evaluación de la herida fue llevada a cabo por el enfermero responsable por el caso y los curativos fueron realizados periódicamente por el equipo de enfermería. Resultados: Paciente del sexo masculino, 51 años, con diabetes Mellitus, insulinodependiente, sin adherir adecuadamente al tratamiento, presentando lesión crónica resultante de amputación en el pié izquierdo, la cual ocurrió en septiembre de 2019 y desde entonces en curso desfavorable. Consideraciones finales: Se constató que después de iniciar el uso de productos fitoterapéuticos ocurrió una aceleración del proceso de cicatrización y que la acción de dichos productos fue de fundamental eficacia para la completa cicatrización de la herida en un periodo bastante corto de tiempo. También es muy importante considerar tanto el bajo costo de los productos fitoterapéuticos en comparación a los demás medicamentos, así como también el mejoramiento de la calidad de vida y de la autoestima del paciente con el resultado del caso.

Palabras clave: Cicatrización de Heridas; Ácido Hialurónico; Papaína; Diabetes Mellitus.


 

INTRODUÇÃO

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. As complicações crônicas (cardiovasculares, neurológicas, renais, oftalmológicas e o pé diabético) ocorrem principalmente nos casos não controlados e de longa duração. ¹

A prevalência de diabetes continua a aumentar em todo o mundo, levando a uma incidência crescente de complicações nos pés, incluindo infecções. ² As infecções do pé diabético estão associadas a morbidades substanciais, exigindo visitas frequentes ao médico, cuidados diários com úlceras, terapia antimicrobiana e procedimentos cirúrgicos, com altos custos de cuidados de saúde associados. 3,4

Nos diabéticos, a neuropatia é o fator de riso mais importante e prevalente para o desenvolvimento de úlceras nos pés, estando presente em 80% dos pacientes que apresentam ulceração nestes membros. 5

O uso de alguns ativos como a papaína a 10% presente na pomada Restauradora, nestas lesões, terá ação de desbridante químico, e facilitará a cicatrização, agindo como coadjuvante da antibioticoterapia sistêmica das feridas infectadas proporciona alinhamento das fibras e promove o crescimento tecidual uniforme. 6, 7, 8, 9

Desta maneira, o presente estudo teve como base norteadora: Como o uso do blend de fitoterápicos, pode acelerar a cicatrização de feridas diabéticas.

O objetivo geral foi descrever a efetividade do uso da papaína e do ácido hialurônico no processo de cicatrização de uma ferida diabética.

 

MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo do tipo estudo de caso.  Este estudo foi realizado no Município de Duque de Caxias, no período de 17 de junho a 20 de julho de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas domiciliares com anotações diárias da evolução do caso, e acompanhamento fotográfico da evolução da lesão. O paciente assinou o termo de consentimento livre esclarecido, conforme determinação 196/96 do MS. A avaliação da ferida foi realizada pelo enfermeiro responsável pelo caso, e os curativos eram realizados periodicamente pela equipe de enfermagem.

 

RESULTADOS

Paciente do sexo masculino, 51 anos, com Diabetes Mellitus, insulinodependente, sem aderir adequadamente ao tratamento; apresentando lesão crônica, decorrente de amputação em Pé esquerdo, a qual ocorreu em setembro de 2019, estando desde então com curso desfavorável.

A primeira avaliação ocorreu em 17/06/2022, a lesão encontrava-se com 90% de tecido de granulação e 10% de epitelização, com quantidade moderada de exsudato, este com aspecto serosanguinolento, bordas maceradas e com crostas, área total de 24 cm2, foi prescrito tratamento curativo com pomada restauradora no leito da lesão, e pomada revitalizante nas bordas 1 x ao dia, após limpeza com soro fisiológico a 0,9%.

A segunda avaliação ocorreu em 27/06/2022, à lesão apresentava-se com 50% de tecido de granulação e 50% de epitelização, exsudato em pequena quantidade com aspecto seroso e diminuição da maceração nas bordas, com área total de 8 cm2. Mantida a conduta anterior.

A terceira avaliação ocorreu em 10/07/22, à lesão encontrava-se, com 10% de tecido de granulação e 90% de epitelização, sem presença de exsudato, e bordas sem maceração, somente com as crostas, área da lesão 1,5 cm2. Mantida a conduta anterior.

A quarta avaliação ocorreu em 20/07/22, à lesão já se encontrava 100% epitelizada, somente apresentando, na área da lesão uma pele mais áspera. Paciente orientado a manter hidratação com a pomada revitalizante para hidratação da área.


 

Tabela 1 – Dados referente à avaliação da ferida 

Dias

Área cm2

Tecido granulação %

Tecido epitelização %

Tecido Necrose %

Exsudato qte

Bordas

D1

24

90

10

0

moderado

maceradas

D2

8

50

50

0

pequeno

maceradas

D3

1,5

10

90

0

ausente

íntegras

D4

0

0

100

0

ausente

íntegras

Fonte: Os autores

Gráfico 01 – Evolução do tamanho da lesão por data de avaliação

Fonte: Os autores

Gráfico 02 – Evolução da taxa de contração de acordo com a data de avaliação

 

Fonte: Os autores

Tabela 2 – Registros fotográficos da evolução da lesão

17/06/2022

27/06/2022

10/07/2022

20/07/2022

   Fonte: Arquivo Pessoal

 


DISCUSSÃO

Sendo o ácido hialurônico um glicosaminoglicano aniônico, não sulfatado, presente nos tecidos conjuntivos e epiteliais, este quando aplicado na ferida aumenta a retenção de água e favorece um ambiente adequado para a formação de colágeno e elastina , permitindo que as células se proliferem e se diferenciem, acelerando o processo de cicatrização, corroborando com os resultados satisfatórios da evolução da ferida, melhorando a qualidade do tecido de granulação e aumentando o tecido de epitelização até a completa cicatrização da lesão. 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso de pomada fitoterápica no tratamento da ferida em paciente diabético mostrou-se desfecho satisfatório quanto à cicatrização.

Ao final do tratamento constatou-se cicatrização completa da ferida em um curto período de tempo, durante a utilização do produto não houve nenhuma reação alérgica ou irritabilidade reforçando os benefícios da utilização de componentes naturais no tratamento de feridas.

Dentre as limitações do estudo destaca-se a necessidade de sistematizar as avaliações de feridas através de ferramentas objetivas que instrumentalizem o enfermeiro na tomada de decisão.

Percebe-se que a literatura quanto ao uso de fitoterápicos para tratamento de feridas é escassa, requerendo mais pesquisas e estudos sobre o tema.

Por fim, o uso de produtos naturais contribui para a melhora da qualidade de vida dos pacientes com feridas, de forma sustentável e econômica, pois possibilita a cicatrização da ferida.

 

REFERÊNCIAS

1-Markova A, Mostow EN. US Skin Disease Assessment: Ulcer and Wound Care. Dermatol Clin. [Internet] 2012 Jan [cited 2022 out 5];30(1):107-11. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0733863511001410

2-Agale SV. Chronic Leg Ulcers: Epidemiology, Aetiopathogenesis, and Management. Ulcers.  [Internet]. 2013 Aug [cited 2022 out 5]. Available from: https://www.hindawi.com/journals/ulcers/2013/413604/

3-Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica [Internet]. 2016 [citado 5 out 2022]. Disponível em: http://www.as.saude.ms.gov.br/wp-cotente/uploadas/2016/manualdepediabetico.pdf

4-Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica. Diabetes Melitus [Internet]. 2006 [citado 5 out 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF

5-Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (DF) Consenso Internacional sobre Pé Diabético [Internet]. 2001 [citado 5 out 2022]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/conce_inter_pediabetico.pdf

6-Pedrosa HC, Vilar L, Boulton AJM. Neuropatias e pé diabético. 1ª ed. Rio de Janeiro: AC Farmacêutica; 2013.

7-Martin IS, Beraldo AA, Passeri SM, Freitas MCF, Pace AE. Causas referidas para o desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes mellitus. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2012 [citado 5 out 2022];25(2):218-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/SHHLyVYPKjQ9ttpMcCbD69R/?lang=pt#:~:text=No%20presente%20estudo%2C%20as%20principais,7%25)%20(Tabela%204).

8. Leite AP, Oliveira BGRB, Barrocas DLR, Soares MF. Uso e efetividade da papaína no processo de cicatrização de feridas: uma revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 17º de outubro de 2012 [citado 5 out 2022];33(3):198-207. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/24246

 9. Cabral JFF, Sampaio LRL, Pena SBS, Ferreira SL, Vidal CT, Freire GMM, et al. Potencial da papaína em relação ao seu efeito na cicatrização de feridas crônicas: revisão integrativa. Rev Tendên da Enferm-RETEP. [Internet] 2017 [citado 5 out 2022];9(3):2276. Disponível em: http://www.coren-ce.org.br/wp-content/uploads/2019/02/POTENCIAL-DA-PAPA%C3%8DNA-EM-RELA%C3%87%C3%83O-AO-SEU-EFEITO-NA-CICATRIZA%C3%87%C3%83O.pdf

10. Mandelbaum SH, Di Santis EP, Mandelbaum MHS. Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares - Parte I. An bras Dermatol [Internet] 2003 Ago [citado 5 out 2022];78(4):393-410. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/nL3Wsv5LbQN9V7QYwtkc5yh/abstract/?lang=pt  

Declaração de contribuição:

Mara Blanck: Interpretação dos dados e redação e revisão crítica.

Jane de Souza: Obtenção e análise de dados.

Carolina Letícia: Revisão Crítica.

Ester Maria Ferreira: Interpretação dos dados e revisão. 

Fomento e Agradecimento: Pharmacure

Submissão: 13-10-2022

Aprovado: 04-11-2022