ARTIGO DE REVISÃO
APLICAÇÕES DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES DE FUGULIN: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
APPLICATIONS OF THE FUGULIN PATIENT CLASSIFICATION SYSTEM: A BIBLIOMETRIC STUDY
APLICACIONES DEL SISTEMA DE CLASIFICACIÓN DE PACIENTES FUGULIN: UN ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO
Luzia Cibele de Souza Maximiano1
Fabíola Chaves Fontoura2
Marcelo Costa Fernandes3
Kalídia Felipe de Lima Costa4
José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti5
Alcivan Nunes Vieira6
1Mestre em Saúde e Sociedade pela UERN (PPGSS UERN). Mossoró, Brasil, ORCID 0000-0001-8961-6239.
2Enfermeira, doutora em enfermagem (UFC). Enfermeira assistencial do HRTVM. Mossoró, Brasil, ORCID 0000-0002-5254-526X.
3Enfermeiro, doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Docente da UFCG. Fortaleza, Brasil, ORCID 0000-0003-1626-3043
4Enfermeira, doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Docente da Faculdade de Enfermagem da UERN.ORCID 0000-0002-5254-526X
5Enfermeiro, doutor em Psicobiologia (UFRN). Docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN e do PPGSS da UERN. Mossoró, Brasil, ORCID 0000-0002-1554-3249.
6Enfermeiro, doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Docente da Faculdade de Enfermagem da UERN e do PPGSS da UERN. Mossoró, Brasil, ORCID 0000-0003-4222-6262.
Autor correspondente
Alcivan Nunes Vieira
Dionísio Filgueira 383, Centro, Mossoró-RN, Brasil. CEP 59610-090. E-mail: alcivannunes@uern.br
Submissão:
15-11-2022
Aprovado: 23-03-2023
RESUMO
Objetivo: a pesquisa objetivou explorar como está sendo aplicado o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin nas unidades hospitalares. Método: revisão bibliométrica realizada por meio da consulta em sete periódicos nacionais e internacionais para o período de 1999 a 2021. Os periódicos escolhidos foram encontrados na Bases de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, National Library of Medicine, Scopus, Web Of Science e Cochrane. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Sistema de Classificação de Pacientes, Cuidados de Enfermagem e Enfermagem. Resultados: Foram encontradas 118 publicações e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão 48 publicações foram consideradas pertinentes ao tema. Em sua maioria correspondem a estudos desenvolvidos na Região Sudeste do país, por pesquisadores ligados a uma única universidade. As aplicações do Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin estão relacionadas à identificação do grau de dependência de cuidados de enfermagem e da carga de trabalho da equipe; na identificação dos custos das atividades de enfermagem; na análise da distribuição do tempo de trabalho da enfermagem; na identificação e análise do comportamento do tempo médio de assistência de enfermagem; na identificação de parâmetros para o dimensionamento de pessoal e na avaliação da complexidade assistencial de pacientes internados em clínica médica. Conclusões: o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin tem sido aplicado em várias perspectivas da prática da enfermagem hospitalar, na classificação das necessidades de cuidado, definição de custos e no dimensionamento de pessoal.
Palavras-chave: Sistema de Classificação de Pacientes; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem.
ABSTRACT
Objective: the research aimed to explore how the Fugulin Patient Classification System is being applied in hospital units. Method: bibliometric review carried out by consulting seven national and international journals for the period from 1999 to 2021. The chosen journals were found in the Nursing Databases, Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences, Scientific Electronic Library Online, National Library of Medicine, Scopus, Web Of Science and Cochrane. The following keywords were used: Patient Classification System, Nursing Care and Nursing. Results: 118 publications were found and after applying inclusion and exclusion criteria 48 publications were considered relevant to the topic. Most of them correspond to studies developed in the Southeast region of the country, by researchers linked to a single university. The applications of the Fugulin Patient Classification System are related to the identification of the degree of dependence on nursing care and the team's workload; in identifying the costs of nursing activities; in the analysis of the distribution of nursing work time; in the identification and analysis of the behavior of the average time of nursing care; in the identification of parameters for staff dimensioning and in the assessment of the care complexity of patients hospitalized in a medical clinic. Conclusions: The Fugulin Patient Classification System has been applied in various perspectives of hospital nursing practice, in classifying care needs, defining costs and staffing.
Keywords: Patient Classification System; Nursing Care; Nursing.
RESUMEN
Objetivo: la investigación tuvo como objetivo explorar cómo el Sistema de Clasificación de Pacientes Fugulin está siendo aplicado en las unidades hospitalarias. Método: revisión bibliométrica realizada mediante consulta en siete revistas nacionales e internacionales para el período de 1999 a 2021. Las revistas elegidas se encontraron en las Bases de Datos de Enfermería, Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Scientific Electronic Library Online, National Library of Medicine, Scopus, Web Of Science y Cochrane. Se utilizaron las siguientes palabras clave: Sistema de Clasificación de Pacientes, Atención de Enfermería y Enfermería. Resultados: se encontraron 118 publicaciones y luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión se consideraron 48 publicaciones relevantes al tema. La mayoría de ellos corresponden a estudios desarrollados en la región Sudeste del país, por investigadores vinculados a una sola universidad. Las aplicaciones del Sistema de Clasificación de Pacientes Fugulin están relacionadas con la identificación del grado de dependencia de los cuidados de enfermería y la carga de trabajo del equipo; en la identificación de los costos de las actividades de enfermería; en el análisis de la distribución del tiempo de trabajo de enfermería; en la identificación y análisis del comportamiento del tiempo medio de atención de enfermería; en la identificación de parámetros para el dimensionamiento del personal y en la evaluación de la complejidad asistencial de los pacientes internados en una clínica médica. Conclusiones: El Sistema de Clasificación de Pacientes de Fugulin se ha aplicado en varias perspectivas de la práctica de enfermería hospitalaria, en la clasificación de las necesidades de atención, la definición de costos y la dotación de personal.
Palabras clave: Sistema de Clasificación de Pacientes; Cuidado de Enfermera; Enfermería.
INTRODUÇÃO
O planejamento da assistência e o dimensionamento do pessoal de enfermagem na assistência hospitalar têm como subsídio o perfil dos pacientes e as suas necessidades de cuidado. As primeiras experiências de classificação de pacientes para se estabelecer parâmetros para orientar os cuidados de enfermagem foram desenvolvidas por Florence Nightingale (1820-1910). Durante a sua atuação na assistência junto aos soldados feridos na guerra da Criméia, ela organizava o cuidado para os pacientes mais graves situando-os mais próximos das mesas das enfermeiras1.
Esta experiência foi reproduzida em várias situações e contextos visando uma adequação entre a necessidade de cuidados de enfermagem e o tempo dedicado pelos profissionais aos pacientes com maiores graus de dependência. No Brasil foi utilizada inicialmente a denominação Cuidado Progressivo dos Pacientes (CPP) que serviu como base para o dimensionamento do pessoal de enfermagem; seu objetivo era organizar a assistência com foco no aumento da produtividade e da eficiência hospitalar2.
Posteriormente foi elaborado o instrumento de Sistema de Classificação de Fugulin (SCP de Fugulin) tem como referência 12 dimensões do cuidado, sendo elas: estado mental, oxigenação, sinais vitais, motilidade, deambulação, alimentação, cuidado corporal, eliminações, terapêutica, integridade cutâneo-mucosa/comprometimento tecidual, curativo e o tempo utilizado na realização de curativos3.
O SCP de Fugulin pode ser entendido como uma forma de conhecer o grau de dependência de um paciente em relação à equipe de enfermagem e, consequentemente, estabelecer o tempo necessário ao cuidado direto e indireto bem como o quantitativo de pessoal adequado para atender estas necessidades4.
Sua aplicação subsidia a elaboração de parâmetros para se definir o tempo necessário ao cuidado direto e indireto, bem como o cálculo do qualitativo de pessoal enfermagem. Sua referência é a classificação dos graus de dependência de cuidados que podem ser: necessidade de cuidado intensivo, semi-intensivo, alta dependência, cuidados intermediários e cuidados mínimos5.
A carência de profissionais impacta diretamente na qualidade da assistência podendo implicar em um aumento do risco para a ocorrência de Eventos Adversos, principalmente relacionados à administração de medicamentos, retirada precoce de sondas, drenos e cateteres, além de elevar os indicadores de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. E estas condições impactam diretamente na mortalidade dos pacientes e no aumento da permanência e dos gastos hospitalares6-7.
A aplicação do O SCP de Fugulin tem se tornado objeto de discussão e investigação entre enfermeiros mobilizados pelo intuito de organizar o cuidado conforme as necessidades dos pacientes8. Nesta perspectiva, elaborou-se este estudo bibliométrico com o objetivo de explorar como está sendo aplicado o SCP de Fugulin nas unidades hospitalares. Este método, além de permitir a recuperação de informações, também subsidia a avaliação qualitativa da atividade científica, fundamental para que o pesquisador possa acompanhar o que se produz em sua respectiva área de estudo.
MÉTODO
O levantamento de dados foi realizado por meio de uma consulta em sete periódicos nacionais e internacionais, para o período de 1999 a 2021. Os periódicos escolhidos foram encontrados na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PUBMED), Scopus, Web Of Science e Cochrane. A coleta de dados possui o objetivo de filtrar as pesquisas que citavam o uso do SCP nesse período determinado. Foram utilizadas as palavras-chave #1Sistema de Classificação de pacientes/Patient Classification System #2Cuidados de Enfermagem/Nursing Care e #3Enfermagem/Nursing; utilizando ainda o operador booleano “AND”.
Incluíram-se os artigos completos disponíveis no portal de Periódicos CAPES, disponíveis em qualquer idioma e publicados sem menção a um período específico. Excluíram-se as publicações em formato de cartas ao editor, resumos, editoriais, capítulos de livros, aqueles que não abordassem o tema da pesquisa e os que possuíam acesso restrito.
Para a seleção dos artigos os autores avaliaram, de forma independente, a inclusão dos estudos identificados. Primeiramente os artigos foram selecionados mediante a leitura dos títulos e resumo; posteriormente pela leitura na íntegra daqueles correlacionados com a questão norteadora proposta. Todos os artigos que necessitaram de tradução do idioma foram submetidos a sites de tradução. Em seguida o programa Microsoft Office Excel ® foi utilizado para a construção de um instrumento de registro de dados no qual as variáveis foram distribuídas, sendo, então, calculadas as frequências simples e relativas.
Resultados
Foram encontradas 118 publicações no total, onde após a exclusão de repetições utilizando o Endnote para a retirada das duplicatas restaram 108 artigos. Após a análise dos registros (título, resumo e trabalho na íntegra) 48 publicações foram consideradas pertinentes ao tema em estudo.
Fontes de publicação
Observa-se a predominância de publicações na Web of Science, apresentando 37 das 120 encontradas (30,83% dos artigos encontrados); posteriormente a PUBMED aparece com 34 trabalhos (28,33%); BDENF e LILACS apresentaram, ambas, 17 publicações (14,16%); 90% das publicações selecionadas são de autoria de pesquisadores brasileiros e foram publicados no idioma português.
Quadro 1 - Artigos selecionados e as respectivas bases de dados
Bases de dados |
Número total de artigos (%) |
Número de artigos selecionados (%) |
PUBMED |
34 |
22 (46%) |
BDENF |
17 |
0 |
COCHRANE |
0 |
0 |
WEB OF SCIENCE |
37 |
8 (17%) |
SCIELO |
7 |
5 (10%) |
LILACS |
17 |
10 (21%) |
SCOPUS |
8 |
3 (6%) |
TOTAL |
120 |
48 |
Fonte: os autores.
Períodos de publicação
Segundo a linha cronológica das publicações, entre os anos de 2010 a 2013 foi publicada a maior quantidade de artigos (18 trabalhos).
Figura 2 - Período de publicação dos artigos selecionados para compor o estudo.
Fonte: os autores.
Palavras Chave
Como forma de identificação e ampliação da abrangência das ferramentas de busca, destacam-se as palavras-chave como indicadores dos assuntos abordados nos artigos. Foram identificas 60 palavras-chave nos 48 artigos; 47 foram descartadas por terem sido mencionadas apenas uma ou duas vezes, restando um total de 13 palavras que foram mencionadas no mínimo três vezes.
Figura 3 - Palavras-chave prevalentes nos artigos selecionados
Fonte: os autores.
Entre as palavras-chave mais utilizadas destaca-se a predominância do termo “Carga de Trabalho” observada 11 vezes (18,33% das palavras-chave encontradas); seguida de “Enfermagem” que aparece 12 vezes (20%); “Cuidados de Enfermagem” é colocada 10 vezes nos artigos selecionados (16,66%); e “Administração de Recursos Humanos em Hospitais” que aparece 7 vezes e representa 11,66% do total das palavras-chave.
Periódicos
A identificação das revistas que mais publicam artigos em determinada área vem a facilitar a tomada de decisão dos pesquisadores quanto ao periódico para o qual devem submeter seus manuscritos visando a publicação. Neste estudo foram encontrados 14 periódicos onde os 48 artigos foram publicados.
Figura 4 - Revistas científicas onde os artigos selecionados foram encontrados.
Fonte: os autores.
A revista científica que apresentou a maior quantidade de publicações com o tema deste estudo foi a Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) com 14 publicações correspondendo a 29,16% do total das publicações. Em seguida observa-se a Revista Latino-Americana de Enfermagem com 7 publicações (14,58%) e em terceiro lugar tem-se a Revista Brasileira de Enfermagem com 5 trabalhos publicados (10,41%).
Quanto ao país de origem dos trabalhos publicados, 45 são de autores brasileiros e provenientes do Brasil (97,82%); 1 trabalho foi elaborado por autor estrangeiro e foi publicado na revista Nursing Critical Care (Coréia do Sul).
Autores
A identificação dos autores que mais publicam sobre um determinado assunto é importante para se reconhecer os grupos de pesquisa e pesquisadores de maior expressividade na área. A Figura 3 apresenta os 6 autores que mais contribuíram para a produção científica voltada para o SCP de Fugulin.
Figura 5 - Distribuição dos autores com maior número de publicações sobre a temática do Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin
Fonte: Autores (2022).
Fugulin e Gaidzinski destacaram-se com o maior número de publicações, 29 e 13 artigos, respectivamente. Fugulin participou como autora em 60,41% dos artigos analisados, enquanto que Gaidzinski participou de 27,08% deles.
Quanto à formação profissional, titulação acadêmica e área de atuação profissional dos autores, identificaram-se pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Dos autores com formação na área da saúde destacaram-se significativamente os enfermeiros. Entre as outras formações profissionais identificaram-se médicos, assistente social, historiador, dentista, farmacêutico matemático, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Constatou-se que 50% dos autores eram doutores, sendo possível observar uma grande participação de estudantes, tanto de nível de graduação quanto de pós-graduação. O quadro 2 apresenta as instituições de pesquisa às quais os pesquisadores estavam vinculados.
Quadro 2 - Universidade de vínculo dos autores selecionados para compor o estudo
Universidades |
Valor absoluto |
Frequência percentual |
Universidade de São Paulo (USP) |
37 |
77,08% |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
2 |
4,16% |
Universidade Estadual Vale do Acaraú |
1 |
2,08% |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
1 |
2,08% |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
1 |
2,08% |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
1 |
2,08% |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
1 |
2,08% |
College of Nursing |
1 |
2,08% |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
1 |
2,08% |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
1 |
2,08% |
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) |
1 |
2,08% |
Fonte: Autores (2022)
DISCUSSÃO
O SCP de Fugulin tem como objetivo determinar o grau de dependência de um paciente em relação aos cuidados de enfermagem objetivando estabelecer o tempo dispendido no cuidado direto e indireto, bem como o qualitativo de pessoal necessário9.
Para o período estudado (21 anos) observa-se que a quantidade de publicações manteve-se em torno de 6 artigos ao ano, com maior expressão entre 2010 e 2015. Considerando a relevância da temática, infere-se que há a necessidade de novas pesquisas acerca do SCP de Fugulin em realidades distintas, de modo que se possa conhecer a sua efetividade em outros cenários assistenciais. Principalmente porque a maioria dos estudos foi desenvolvida na Região Sudeste do país, por pesquisadores vinculados a uma única universidade.
Outro dado importante é a concentração de instituições de pesquisa sediadas na região Sudeste do Brasil. A USP aparece na primeira posição, seguida da UFRGS, sendo estas as instituições de pesquisa com mais publicações sobre o tema. Isto pode ser justificado pelo fato de que a autora deste SCP era vinculada à USP.
Dentre os 48 artigos utilizados neste estudo, 45 (97,82%) são classificados como originais; há somente uma revisão sistemática. O grande número de artigos originais demonstra a importância do tema e o interesse dos autores em aprofundar a compreensão sobre as aplicações do SCP de Fugulin, bem como de apresentar propostas para a sua complementação10.
Como resposta à questão norteadora para este estudo tem-se que as aplicações do SCP de Fugulin, de acordo com a complexidade assistencial e o grau de dependência de cuidados da equipe de enfermagem, ocorreram em diversos cenários hospitalares, particularmente em clínicas de internação de cuidados mínimos e intermediários bem como enfermarias que lidam com pacientes que necessitam de cuidados de alta dependência.
É importante destacar que O SCP de Fugulin também pode ser utilizado na prática assistencial do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva, nas unidades de emergência, nas unidades de recuperação pós anestésica, em centro cirúrgico e também nos atendimentos domiciliares4-5.
Foram identificados estudos explorando a sua aplicação em diversas áreas da enfermagem; os autores10, por exemplo, utilizaram o SCP para classificar o grau de dependência de cuidados de enfermagem de recém-nascidos e validar um outro instrumento que atendesse às suas necessidades no ambiente hospitalar.
Um outro estudo objetivou classificar os pacientes em uma unidade de internação por agravos traumáticos; foram incluídos 157 pacientes e a sua avaliação quanto ao grau de dependência dos cuidados de enfermagem identificou um escore médio de 18,74±4,36, classificando-os como dependentes de cuidados intermediários11.
Os autores12 desenvolveram uma pesquisa com objetivo de identificar os custos das atividades de enfermagem realizadas com maior frequência em pacientes de alta dependência, hospitalizados em uma unidade de clínica médica. As atividades realizadas com mais frequência corresponderam àquelas relativas cuidados de alta dependência: aferição de sinais vitais (87,84%); restrição ao leito (66,80%); alimentação por via oral auxiliada pela enfermagem (59,74%) e eliminações no leito e/ou uso de sonda vesical para controle de diurese (57,12%). O estudo também mostra que a qualidade dos serviços prestados por uma instituição de saúde depende muito da competência técnica, da habilidade de interação e comunicação entre seus funcionários e o usuário; depende também de outros aspectos como as condições de trabalho, recursos materiais e serviços de apoio disponibilizados.
Os autores13, em outro estudo objetivaram identificar a carga de trabalho da enfermagem na Central de Material e Estéril (CME). A partir dela foram propostos parâmetros de tempo para determinar a carga de trabalho da enfermagem neste setor e com base nela foi possível determinar o quantitativo de pessoal necessário nessas unidades.
Outro estudo que analisou a distribuição do tempo de trabalho das enfermeiras em uma unidade de emergência mostrou que 35% do seu tempo de trabalho destinava-se à execução dos cuidados indiretos, 35% em cuidados diretos, 18% em atividades pessoais e 12% em atividades não específicas da enfermagem14.
Os autores15 identificaram e analisaram o comportamento do tempo médio de assistência de enfermagem dispensado aos pacientes das Unidades de Internação do HU-USP. O estudo foi desenvolvido nas seguintes unidades: Terapia Intensiva e Semi-Intensiva Adulto, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Alojamento Conjunto, Clínica Pediátrica, Berçário e Terapia Intensiva Pediátrica. A portaria do Ministério da Saúde nº 3432, de 12 de agosto de 1998, estabeleceu que para UTI tipo II seriam necessárias 14,4 horas de assistência de enfermagem, e para UTI tipo III, 16,8 horas. Dessa forma, as horas encontradas na presente pesquisa (15,6 horas) estão em conformidade com os parâmetros apontados pelo Ministério de Saúde. Em contrapartida, comparando-se a média encontrada (14,5) segundo parâmetros do COFEN (Resolução nº 293/04) com o tempo médio verificado na UTI (15,4) observa-se que o tempo médio de assistência de enfermagem, dispensado aos pacientes dessa unidade, foi maior do que aquele que seria considerado ideal16.
Um estudo mais recente buscou aplicar o SCP de Fugulin para caracterizar a complexidade do cuidado de enfermagem junto aos pacientes internados em uma clínica médica. Constatou-se que a demanda por cuidados mínimos prevalecia sobre os cuidados de alta complexidade, intermediários, semi intensivos e intensivos respectivamente. Além de reiterar a potencialidade deste sistema de classificação para a organização da assistência de enfermagem17.
A carga de trabalho da equipe de enfermagem em unidades hospitalares é obtida por meio do produto da quantidade média diária de horas despendidas aos pacientes assistidos, de acordo com o seu grau de dependência. O tempo médio de assistência de enfermagem, conforme o tipo de cuidado necessário, constitui uma medida objetiva para a avaliação e a monitorização do quantitativo e qualitativo dos profissionais de enfermagem das unidades de internação15.
Vale ressaltar ainda a importância da capacitação dos enfermeiros para realizar a classificação dos pacientes conforme os dados do paciente; o conhecimento desse perfil permite um melhor planejamento da assistência e a implementação de intervenções que melhor atendam às necessidades de cuidado, além de subsidiar o dimensionamento do pessoal17.
Destaca-se como limitação do estudo o fato de que a grande maioria dos estudos foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores, concentrados na Região Sudeste do país.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As aplicações do SCP de Fugulin no cenário hospitalar foram evidenciadas nas seguintes situações: em clínicas de internação de cuidados mínimos e intermediários e em enfermarias que lidam com pacientes que necessitam de cuidados de alta dependência; na classificação do grau de dependência de cuidados de enfermagem de recém-nascidos objetivando validar um instrumento que oriente essa classificação; na classificação do grau de dependência de cuidados de enfermagem em pacientes de uma unidade de internação de agravos traumáticos; na identificação dos custos das atividades de enfermagem realizadas com maior frequência em pacientes classificados como de alta dependência em uma unidade de clínica médica; na identificação da carga de trabalho da enfermagem na CME; na análise da distribuição do tempo de trabalho da enfermagem em uma unidade de emergência; na identificação e análise do comportamento do tempo médio de assistência de enfermagem dispensado em pacientes admitidos em unidades de internação.
Como contribuições para a prática assistencial infere-se que o estudo favorece a construção de uma visibilidade do SCP de Fugulin a partir de experiências concretas que ilustram a sua viabilidade e as suas potencialidades no sentido de subsidiar a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
REFERÊNCIAS
1. Barboza DS, Silva RGM. Patient classification systems in an intensive care unit neurological. J Health NPEPS. 2017 [acesso em 2022 Set 11] 1(2). Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1552.
2. Fugulin FMT. Implantação do Sistema de Classificação de pacientes na unidade de Clínica médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Rev Med HU-USP. 1994 [acesso em 2022 Jul 10] 4(1/2). Disponível em: https://www.academia.edu/14027412/Sistema_de_classifica %C3%A7%C3%A3o_de_pacientes_identifica%C3%A7%C3%A3o_do_perfil_assistencial_dos_pacientes_das_unidades_de_interna%C3%A7%C3%A3o_do_HU_USP.
3. Gaidzinsk RR, Fugulin FMT. Dimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: inovação tecnológica. Rev Esc Enferm USP. 2009 [acesso em 2022 Maio 21]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/6c9tr77LCsbNcrzGfFghv5N/abstract/?lang=pt.
4. Guedes HM, Ribeiro LCC, Guedes CF. Sistema de Classificação de Pacientes: Identificação da complexidade assistencial de pacientes em diferentes clínicas de internação. Rev Científica Vozes dos Vales. 2016 [acesso em 2022 Maio 15] 09(91). Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2016/06/Liliane.pdf.
5. Fernandes LS, Fernandes GAB, Reis VN, et al. Classificação da complexidade da assistência de enfermagem em unidade de internação clínica. Rev Enferm Atual In Derme. 2022 [acesso em 2022 Out 10] 96(39). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1396
6. Kang JH, Kim CW, Lee SY. Nurseperceived patient adverse events depend on nursing workload. Osong Public Health Res Perspect. 2017 [acesso em 2022 Ago 30] 7(1). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4776267/
7. Gutierrez BAO, Silva HS, Chumbaci RY, Borja-oliveira CR. Complexidade assistencial de idosos hospitalizados e sua relação com características sociodemográficas e de independência funcional. Rev Bras Geriatria e Gerontologia. 2018 [acesso em 2022 Ago 16] 22(6). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/w87TDKLpGjJMndNz6PYCgjP/?format=pdf&lang=pt.
8. Costa JA, Fugulin FMT. Atividades de enfermagem em centro de material e esterilização: contribuição para o dimensionamento de pessoal. Acta Paul Enferm. 2011 [acesso 2022 Ago 14] 24(2). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/8GRqTmVdtbcY3JB4SSpQnQz/abstract/ ?lang=pt.
9. Santos F, Rogensk NMB, Baptista CMB, et al. Patient classification system: a proposal to complement the instrument by Fugulin et al. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007 [acesso 2022 Ago 26] 15(5). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000500015.
10. Bochembuzi L, Gaidzinski RR. Instrumento para classificação de recém-nascidos de acordo com o grau de dependência de cuidados de enfermagem. Acta Paulista Enf. 2005 [acesso em 2022 Ago 30] 18(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/qSx94LkWgRsR9WSM4Db9SDN/?format=pdf&lang=pt
11. Moraes M, Linch GFC, Souza EN. Classification of patients in a traumatology unit. Ver Gaúcha Enfermagem. 2012 [acesso 2022 Set 10] 33(2). Disponivel em: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200009.
12. Lima AGSM, Castilho V, Fugulin FMT et al. Custos das atividades de enfermagem realizadas com maior frequência em pacientes de alta dependência. Rev Latino-Am Enfermagem. 2018 [acesso em 2022 Jun 13] 20(5). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/ a/3BwZ58nLGfB5GWHTWhNZxqH/?format=pdf&lang=pt.
13. Costa JF, FugulinFMT. Identificação da carga de trabalho da enfermagem em Centro de Material e Esterilização. Rev Escola Enferm USP. 2020 [acesso em 2022 Jul 30] 54. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019004203621.
14. Garcia EA, Fugulin FMT. Distribuição do tempo de trabalho das enfermeiras em Unidade de Emergência. Rev Esc Enferm USP. 2010 [acesso 2022 Jul 11] 44(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/8KZR4KNxj5Gyq7VqzVcbqMy/?lang=pt&format=pdf.
15. Fugulin FMT, Gaidzinski RR, Kurcgant P. Sistema de classificação de pacientes: identificação do perfil assistencial dos pacientes das unidades de internação do HU-USP. Rev Latino-Americana Enfermagem. 2005 [acesso 2022 Jul 25] 13(1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000100012.
16. COFEN. Resolução 543 de 2017 que estabelece os parâmetros mínimos para dimensionar o quantitativo de profissionais das diferentes categorias de enfermagem para os serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Brasília; 2017 [cited 2022 Set 28]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-5432017_51440.html/print/.
Fomento e Agradecimento: O estudo recebeu apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Contribuição dos autores
Luzia Cibele de Souza Maximiano: Contribuiu substancialmente na concepção e/ou no planejamento do estudo; 2. na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; publicada.
Fabíola Chaves Fontoura: Contribuiu na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão
Marcelo Costa Fernandes: Contribuiu na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão
Kalídia Felipe de Lima Costa: Contribuiu na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão
José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti: Contribuiu na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão
Alcivan Nunes Vieira: contribui substancialmente na concepção e/ou no planejamento do estudo; 2. na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados.
Editor Científico: Ítalo Arão Pereira Ribeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0778-1447