ARTIGO DE REVISÃO
ARTICULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CAMPO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS
ARTICULATION OF THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN THE FIELD OF HEALTH SERVICES IN THE TRAINING OF NEWLY GRADUATED NURSES
ARTICULACIÓN DEL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN EL CAMPO DE LOS SERVICIOS DE SALUD EN LA FORMACIÓN DE ENFERMERAS RECIÉN GRADUADAS
1Vilza Aparecida Handan de Deus
2Rose Mary Rosa Andrade Costa Silva
3Eliane Ramos Pereira
4Mônica Moura da Silveira Lima
5Rita de Cássia Ferreira da Silva
6Ágnes Cristina da Silva Pala
1 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6943-3304. E-mail: vilzahandanbueno@gmail.com
2 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6403-2349. E-mail: roserosauff@gmail.com
3 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6381-3979. E-mail: elianeramos.uff@gmail.com
4 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3540-6679. E-mail: monicam.silveira@gmail.com
5 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8155-6910. E-mail: rdecassiaferreira@hotmail.com
6 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3158-4702. E-mail: agnespala@gmail.com
Autor correspondente
Vilza Aparecida Handan de Deus
Rua
Piauí, 290/401, Todos os Santos, RJ, Brasil. CEP: 20.770-130, telefone: +55
21-96444-2643,
E-mail: vilzahandanbueno@gmail.com.
Submissão: 30-05-2023
Aprovado: 31-05-2023
RESUMO
Introdução: O processo ensino-aprendizagem é uma estratégia para articular serviço e ensino na formação de enfermeiros recém-formados na área de serviços de saúde. Objetivo: Avaliar os resultados de estudos bibliográficos sobre o processo ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros recém-formados. Métodos: Elaborado a partir da Revisão Integrativa nas principais bases de dados nacionais e internacionais, listando os estudos 2018-2022, sob o protocolo PRISMA. Resultados: A revisão destacou a importância da inserção do enfermeiro recém-formado no serviço de saúde. Conclusão: A revisão bibliográfica realizada possibilitou visualizar e evidenciar a importância do serviço de formação profissional para enfermeiros recém-formados, como processo de articulação ensino-aprendizagem, nos serviços de saúde e assim dinamizar novos espaços ensino-serviço.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Educação Continuada; Estudantes de Enfermagem; Enfermeiros e Enfermeiras; Enfermagem.
ABSTRACT
Introduction: The teaching-learning process is a strategy to articulate service and teaching in the training of newly graduated nurses in the field of health services. Objective: To evaluate the results of bibliographic studies on the teaching-learning process in the training of newly graduated nurses. Methodology: Elaborated from the Integrative Review in the main national and international databases, listing the 2018-2022 studies, under the PRISMA protocol. Results: The review highlighted the importance of the insertion of newly graduated nurses in the health service. Conclusion: The bibliographic review carried out made it possible to visualize and highlight the importance of the professional training service for newly graduated nurses, as a process of articulating teaching-learning, in health services and thus streamline new teaching-service spaces.
Keywords: Nursing Education; Continuing Education; Nursing Students; Nurses; Nursing.
RESUMEN
Objetivo: Introducción: El proceso de enseñanza-aprendizaje es una estrategia para articular servicio y docencia en la formación de enfermeras recién graduadas en el campo de los servicios de salud. Objetivo: Evaluar los resultados de estudios bibliográficos sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje en la formación de enfermeros recién graduados. Métodos: Elaborada a partir de la Revisión Integrativa en las principales bases de datos nacionales e internacionales, listando los estudios 2018-2022, bajo el protocolo PRISMA. Resultados: La revisión destacó la importancia de la inserción de los enfermeros recién graduados en el servicio de salud. Conclusión: La revisión bibliográfica realizada permitió visibilizar y resaltar la importancia del servicio de formación profesional para enfermeros recién graduados, como proceso de articulación enseñanza-aprendizaje, en los servicios de salud y así dinamizar nuevos espacios de enseñanza-servicios.
Palabras clave: Educación en Enfermería; Educación contínua; Estudiantes de Enfermería; Enfermeros y Enfermeras; Enfermería.
INTRODUÇÃO
No mundo do trabalho dos serviços de saúde, os enfermeiros desempenham um papel fundamental de liderança em diversas realidades das instituições de saúde. No entanto, para os enfermeiros recém-formados, a realidade no ambiente de trabalho pode ser desafiadora e muito diferente do ambiente acadêmico. Diante desse cenário, é fundamental que esses profissionais estejam preparados para enfrentar as adversidades e se adaptar melhor a ambientes diferentes do que foi aprendido na graduação (1).
Como a enfermagem desempenha funções e atividades complexas, é necessário que o profissional esteja capacitado para promover uma assistência de enfermagem holística e qualificada ao paciente. Para isso, é importante desenvolver habilidades específicas e estimular um olhar mais amplo, não só no nível assistencial, mas também no nível gerencial e de direção dos serviços. A liderança nos serviços de enfermagem busca compreender a complexidade das relações humanas no cotidiano do trabalho, aprimorando habilidades e desenvolvendo novas formas essenciais para definir processos hierárquicos (2).
Nesse sentido, a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde Brasileiro destaca a importância da avaliação da implementação de estratégias de educação em saúde no Sistema Único de Saúde. Para promover a formação do enfermeiro recém-formado, ampliando seu processo de conhecimento teórico e prático, valorizando o ambiente que permeia a dinâmica do ambiente hospitalar institucional, é fundamental criar espaços que favoreçam a inter-relação entre enfermeiros com mais experiência e os recém-formados (3).
No entanto, a fase inicial do exercício profissional do recém-formado pode envolver desafios, como ações judiciais relacionadas à falta de experiência e pouca idade, falta de capacidade técnica e pouco suporte e estrutura da instituição empregadora, que dificultam o desenvolvimento desse profissional no grupo e a articulação de seus conhecimentos teóricos na prática em que está inserido (4).
Diante disso, a formação de enfermeiros recém-formados no campo dos serviços de saúde é uma estratégia fundamental para aprimorar o perfil da graduação descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Brasil para a Graduação em Enfermagem, contribuindo para o fortalecimento das instituições que compõem esse tipo de ensino-serviço e buscando elevar a qualidade da assistência de enfermagem, com a participação de enfermeiros recém-formados em sua profissionalização com desenvolvimento de competências, ética e valores morais.
MÉTODOS
Foi realizada uma revisão integrativa da literatura (RIL), de acordo com o protocolo Preferred. comunicando Unid para sistemático Revisões e meta- análises (PRISMA) (7-8) nas bases de dados com acesso via Portal Capes: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS REGIONAL), Medline via Pubmed, Scielo, Scopus e Web of science.
Inicialmente definida a questão PICo, com o acrônimo utilizado para formular a questão RIL, onde P = Enfermeiros e enfermeiros, I= Residentes de Enfermagem e Co= Hospital Universitário, os termos foram mapeados por meio de vocabulários controlados de saúde.
O mapeamento dos termos foi elaborado utilizando os vocabulários controlados Medical Subject Títulos (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde/ Assunto Médico Headings (DeCS /MESH), nos idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Foram utilizados operadores booleanos AND e OR e operadores de truncamento como o asterisco (*), a fim de dar maior objetividade à busca, foi estabelecido um filtro para os últimos cinco anos de 2017 a 2022 para recuperar os documentos mais atualizados. Dependendo do assunto, não foram utilizados filtros de linguagem, levando em consideração que você poderia perder algum artigo de grande importância em sua contribuição, como pode ser observado na tabela a seguir (Quadro 1).
Quadro 1 - Mapeamento termos realizado em 19 de julho de 2022
P |
DECS/TERMOS ALTERNATIVOS |
MESH/ENTRY TERMS |
"Enfermeiras e
Enfermeiros" OR Enfermeir* OR "Enfermeira e Enfermeiro" OR
"Enfermeiro e Enfermeira" OR "Enfermeiros Registrados" OR
"Enfermeiros e Enfermeiras" OR |
Nurses OR Nurse* OR "Nursing Personnel" OR "Registered Nurse" OR "Registered Nurses" |
|
I |
DECS/TERMOS ALTERNATIVOS |
MESH/ENTRY TERMS |
"Internato não Médico" OR "Residência não Médica não Odontológica" OR "Internship, Nonmedical" OR Learning OR "Non Medical Internship" OR "Non Medical Internships" OR "Non-Medical Internship" OR "Non-Medical Internships" OR "Non-Medical Residencies" OR "Non-Medical Residency" OR "Nonmedical Internship" OR "Nonmedical Internships" OR "Nonmedical Residencies" OR "Nonmedical Residency" OR "Learning" OR "Phenomenography" OR "Memory Training" OR "Internado no Médico" OR "Residencia no-Médica" OR "Aprendizagem" OR "Aprendizado" OR "Aprendizado Contextualizado" OR "Aprendizagem Contextualizada" OR "Educação Contextualizada" OR "Fenomenografia" OR "Treinamento da Memória" OR "Treinamento de Memória" OR "Aprendizaje Contextualizado" OR "Educación Contextualizada" OR "Entrenamiento de Memoria" OR "Entrenamiento de la Memoria" OR "Fenomenografía" |
"Internship, Nonmedical" OR Learning OR "Non Medical Internship" OR "Non Medical Internships" OR "Non-Medical Internship" OR "Non-Medical Internships" OR "Non-Medical Residencies" OR "Non-Medical Residency" OR "Nonmedical Internship" OR "Nonmedical Internships" OR "Nonmedical Residencies" OR "Nonmedical Residency" OR Learning OR "Memory Training" OR Learning OR "Memory Training" OR Phenomenography |
|
Co |
DECS/TERMOS ALTERNATIVOS |
MESH/ENTRY TERMS |
"Hospitais de Ensino" OR "Hospitais Docentes" OR "Hospitais Escola" OR "Hospitais-Escola" OR "Hospital de Ensino" OR "Hospitals, Teaching" OR "Teaching Hospital" OR "Teaching Hospitals" OR "Hospitales de Enseñanza" OR "Hospitales Docentes" OR "Hospitales Escuela" |
"Hospitals, Teaching" OR "Teaching Hospital" OR "Teaching Hospitals" |
Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.
O processo de busca e seleção dos artigos foi rigorosamente registrado e seguiu o fluxograma PRISMA, que está representado na Figura 1. Inicialmente, foram realizadas leituras dos títulos dos artigos encontrados na pesquisa. Em seguida, foram selecionados os artigos que atenderam aos critérios de inclusão, como estar disponível em texto completo, ter sido publicado em até 5 anos, responder à pergunta PICo e ter relação com o objetivo do estudo. Após a leitura dos resumos, foram selecionados 16 artigos, dos quais 10 foram considerados relevantes e responderam à questão principal do estudo. Essa seleção criteriosa garantiu a qualidade e relevância dos artigos selecionados para análise neste estudo.
Figura 1: Fluxograma PRISMA da revisão integrativa
Fonte: Adaptado pelos autores (2022) (9)
A RIL inicialmente identificou 274 artigos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade pré-definidos, eliminação de duplicidades e análise dos títulos e resumos, foram selecionados 10 artigos para leitura e avaliação do texto completo. Desses, apenas seis artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram incluídos nesta revisão. Os estudos selecionados abordam questões relevantes sobre a percepção dos enfermeiros recém-formados acerca do processo ensino-aprendizagem. O fluxo da seleção dos artigos está representado no diagrama PRISMA da Figura 1 e no Quadro 2.
Quadro 2 - Textos selecionados
Estudos |
Ano |
Autor |
Qualificação |
Objetivo |
Método |
E1 (10) |
2017 |
Kol E, İlaslan E, Turkay M. |
Necessidades de treinamento de enfermeiras clínicas em um hospital universitário na Turquia |
identificar as disciplinas de treinamento necessárias para os enfermeiros que atuam em um hospital universitário. |
Estudo Descritivo |
E2 (11). |
2021 |
Vahedian-Azimi A, Rahimi -Bashar F, Pourhoseingholi MA, Salesi M, Shamsizadeh M, Jamialahmadi T, e outros |
investigou o efeito de um curso de treinamento específico em gasometria arterial em uma UTI, desenvolvendo uma curva padronizada de aprendizado com base no tempo e em fatores socioprofissionais. |
criar uma curva padronizada de aprendizado de proficiência em amostragem de gases sanguíneos arteriais, desenvolver uma lista de verificação para avaliar a proficiência, determinar a importância relativa dos preditores e padrões de aprendizado de proficiência e avaliar a frequência essencial para atingir um nível específico de proficiência em amostragem ABG com base na curva de aprendizado. |
não randomizado, de grupo único em três fases do estudo |
E3 (12) |
2019 |
Hussein R, Salamonson Y, Everett B, Hu W, Ramjan LM. |
Um bom suporte clínico transforma a experiência do recém-formado e promove um atendimento de qualidade: um estudo qualitativo |
explorar as experiências de suporte clínico de enfermeiros recém-formados e como isso afeta seu aprendizado, satisfação no trabalho e desenvolvimento de habilidades durante a transição para o trabalho |
Projeto exploratório e qualitativo |
E4 (13) |
2016 |
Mitchell L, Bury E, Leonard O. |
Atendendo às necessidades de aprendizagem dos enfermeiros da AMU por meio do trabalho colaborativo |
Um programa de desenvolvimento profissional contínuo (CPD) de Nível 8 foi criado para atender às necessidades de aprendizagem da equipe de enfermagem em uma unidade médica aguda em um hospital universitário na Irlanda. |
estudar avaliativo |
E5 (1) |
2019 |
Martins BG, Silva LMC, Capaccioli BRB dos S, Neves VR, Balsanelli AP |
Desenvolvimento e validação de um programa de treinamento de liderança para enfermeiros |
Identificar estratégias facilitadoras do desenvolvimento da liderança para enfermeiros, relacionando-as com variáveis de caracterização, e validar um programa de treinamento de liderança para enfermeiros. |
Estudo transversal e validação do método Delphi |
E6 (14) |
2016 |
Lu YCA, Lin YJ, Cyu LY |
entender as necessidades de aprendizado das enfermeiras recém-formadas em uma ala cirúrgica e desenvolver um sistema de treinamento baseado em smartphones / tablets para atender a essas necessidades. |
Desenvolvimento de um programa de treinamento para enfermeiros graduados em Taiwan, que utilize dispositivos móveis como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, e que seja obrigatório para todos os hospitais universitários. |
Pesquisa de grupo de foco |
Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.
Durante a análise dos artigos captados emergiram os seguintes eixos temáticos: formação profissional e desenvolvimento de competências de enfermagem; suporte clínico e aprendizado e desenvolvimento de habilidades; aprendizagem assente na formação presencial e em formato digital online através de aplicações (app) e/ou desktop tablet, surgindo a necessidade de ser discutida, procurando responder e abranger a proposta previamente estabelecida que destaca nestas categorias.
Formação profissional e desenvolvimento de competências em enfermagem.
A urgência de capacitar enfermeiros recém-formados, pois apesar da carga de conteúdo teórico que graduação, ainda há um despreparo para o desenvolvimento de habilidades práticas.
Durante a revisão integrativa da literatura sobre o processo ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros recém-formados, foram selecionados artigos que abordam a importância da prática em serviços de saúde como complemento para a formação teórica. Os autores destacaram a necessidade de capacitar os enfermeiros em conteúdos relevantes para o cotidiano da assistência de enfermagem, como equilíbrio hidroeletrolítico, cardiopulmonar, administração de medicamentos e tratamento de feridas, bem como temas de gerenciamento como estresse e gerenciamento de crises. Esse tipo de treinamento periódico contribui para aprimorar a competência técnica do enfermeiro, resultando em atendimentos mais eficazes aos pacientes. É fundamental que os prestadores de cuidados reflitam sobre as necessidades biopsicossociais do paciente, mesmo em situações de recuperação, reabilitação ou cuidados paliativos, reforçando a importância da educação na formação de enfermeiros em diferentes contextos, seja hospitalar, ambulatorial ou emergencial (10).
Suporte clínico e aprendizado e desenvolvimento de habilidades
É possível implementar a formação de enfermeiros seguindo uma ordem específica que atenda às necessidades de grupos de enfermeiros ou especialistas. Por exemplo, é possível oferecer treinamento apenas para enfermeiros de UTI. O estudo apresentado demonstra a prática vivenciada pelos enfermeiros recém-formados em condições semelhantes, permitindo avaliar as competências desenvolvidas e o processo ensino-aprendizagem. Isso favorece a construção de conhecimentos específicos e padroniza as práticas efetivas dos enfermeiros. Outros estudos avaliam diferentes tipos de treinamento para garantir um bom suporte clínico e transformar as experiências práticas dos enfermeiros recém-formados em habilidades e competências. O objetivo é garantir alta satisfação nas práticas profissionais por meio do processo de ensino-aprendizagem (12).
Treinamento baseado em um programa de treinamento de liderança
Apesar de parecer desvinculado do tema em questão, o estudo aborda um programa de formação de líderes de enfermagem que visa capacitá-los para atuarem como facilitadores de aprendizagem para enfermeiros juniores com experiência em liderança e administração. O programa foi implementado em parceria entre um hospital geral de São Paulo e uma universidade, com o objetivo de analisar os resultados e validar o programa. É importante destacar que, mesmo que por diferentes motivos, a formação em serviço continua sendo relevante (17).
Ao associar práticas e conhecimentos teóricos, as novas formas de ensinar e aprender se destacam na Enfermagem. A preocupação sobre como a profissão pode se reinventar nesse contexto é evidente na fala a seguir, que aborda os desafios do ensino em tempos de pandemia e destaca a urgência de buscar novas formas de conduzir o processo ensino-aprendizagem. Essas novas condições permitem comparar habilidades específicas aos métodos convencionais de instrução, facilitando a participação dos profissionais em diferentes espaços e promovendo a adesão dos enfermeiros (18:2).
Aprendizagem baseada em formação digital online utilizando aplicativos (APP) e/ou tablets.
O governo de Taiwan implementou o uso de sistemas eletrônicos de aprendizagem, como smartphones e tablets, validando essa abordagem como um método efetivo para compreender as necessidades de aprendizado dos enfermeiros. Utilizando aplicativos móveis como ferramentas instrutivas, os profissionais foram capacitados no cuidado técnico relacionado ao implante de cateter venoso central. Os autores destacam a importância da transição de aprendizado para os novos enfermeiros, preparando-os para a prática clínica por meio de capacitação e desenvolvimento de liderança. Além disso, foram realizados programas de treinamento para enfermeiros, como o programa UMA para atendimento de pacientes clínicos agudos e o programa de experiência clínica, que visa avaliar as competências clínicas em cuidados de enfermagem para obter certificação avançada. No entanto, há uma lacuna na formação técnica dos enfermeiros recém-formados e é necessário desenvolver teorias que orientem as práticas clínicas desses profissionais. É importante ressaltar que o estudo apresenta limitações em relação à coleta de dados e perfil qualitativo adotado, o que não permite a generalização dos resultados. Espera-se que os enfermeiros recém-formados possam refletir sobre seu processo de formação e capacitar-se para realizar suas funções com competência técnico-científica, a fim de fornecer assistência de qualidade e contribuir para o avanço da enfermagem (13--5,19-8).
CONCLUSÕES
A presente revisão integrativa da literatura ressaltou a importância do serviço de formação como uma etapa crucial na vida profissional dos enfermeiros recém-formados. Ela permite compreender, estimular e dar visibilidade ao processo ensino-aprendizagem desenvolvido durante o estágio, além de incentivar outras instituições de saúde a reconhecerem a importância desse processo de ensino-aprendizagem e a instituí-lo em novos espaços de atenção à saúde. Dado que o tema ainda é pouco discutido academicamente, é fundamental dar-lhe ampla visibilidade, além do conhecimento teórico fundamental, incentivando essa prática entre os profissionais de enfermagem durante sua carreira profissional. A revisão integrativa, realizada de acordo com o protocolo PRISMA, permitiu avaliar os resultados de estudos bibliográficos sobre o processo ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros recém-formados, destacando a importância da inserção do enfermeiro recém-formado no serviço de saúde e a articulação entre ensino e serviço na formação de enfermeiros recém-formados.
REFERÊNCIAS
1. Martins BG, Silva LMC, Rodrigues B, Capaccioli BRBS. Development and validation of a leadership training program for nurses. Texto contexto – enferm [Internet]. 2019 May 20 [cited 2023 Apr 30];28:e20180048. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/MWnjTVxsY3SX5FRvczNLX5F/?lang=pt
2. Pereira LA, Ramos AM, Schallenberger CD, Vaz MC, Barlem ELD. Liderança na doença: abordagem ecossistêmica com impacto descuidado. Enferm foco [Internet]. 2018 [cited 2023 Apr 30];9(3). Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1351/463
3. Ministério da Saúde (BR). Departamento de Ciência e Tecnologia. Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde - APPMS [recurso eletrônico] [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. [citado 2022 Set 13]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_prioridades_pesquisa_ms.pdf
4. França TR, Medeiros KR, Belisário SA, Garcia AC, Pinto ICM, Castro JL, Pierantoni CL. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço. Ciênc. saúde colet [Internet]. 2017 Jun 1 [citado 2023 Apr 30];22(6):1817–28. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/gxPVCCx7x83PrSJ5yvppYXz/abstract/?lang=pt
5. Galindo IS. O enfermeiro recém-formado em unidade de terapia intensiva adulto: entre desafios teóricos e práticos da profissão. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis; 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190638/PNFR1051-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jun. 2020.
6. Conselho Nacional de Educação (BR) (*); Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE-CES nº. 3, de 7 de novembro de 2001. Instituto de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. [citado 2023 Apr 30]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_CNE_CES_3_2001Diretrizes_Nacionais_Curso_Graduacao_Enfermagem.pdf.
7. Ceolin S, Manuelle Arias Piriz, da M, González S, Rita Maria Heck. Elementos do paradigma sociocrítico nas práticas do cuidado de enfermagem: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2017 Nov 27 [cited 2023 Apr 30];51(0). Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/bBw5kNvhbxxFsW6xw8m5RsL/?lang=pt
8. Page MJ, Moher D. Evaluations of the uptake and impact of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) Statement and extensions: a scoping review. Syst Rev [Internet]. 2017 Dec 19 [cited 2023 Apr 30];6(1). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29258593/
9. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ [Internet]. 2021 Mar 29 [cited 2023 Apr 30];n71–1. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33782057/
11. Vahedian-Azimi A, Rahimi-Bashar F, Pourhoseingholi M-A, Salesi M, Shamsizadeh M, Jamialahmadi T, et al. Effect of the Specific Training Course for Competency in Doing Arterial Blood Gas Sampling in the Intensive Care Unit: Developing a Standardized Learning Curve according to the Procedure’s Time and Socioprofessional Predictors. Biomed Res Int [Internet]. 2021 Jan 1 [cited 2023 Apr 30];2021:1–10. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33628776/
12. Hussein R, Salamonson Y, Everett B, Hu W, Ramjan LM. Good clinical support transforms the experience of new graduates and promotes quality care: A qualitative study. J Nurs Management [Internet]. 2019 Nov 1 [cited 2023 Apr 30];27(8):1809–17. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jonm.12880
13. Mitchell LE, Bury E, Leonard O. Meeting the learning needs of AMU nurses through collaborative working. Br J Nurs [Internet]. 2016 Mar 28 [cited 2023 Apr 30]; Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27019168/
14. Lu YC, Lin YJ, Cyu LY. Understanding the Learning Needs of New Graduate Nurses at a Surgical Ward to Develop a Smartphone/Table Based Training System. Stud Health Technol Inform [Internet]. 2016 [cited 2023 Apr 30];225. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27332477/
15. Alcantara VCG, Silva RMRCA, Pereira ER, Silva DM, Flores IP. O trânsito urbano e os fatores estressantes percebidos por motoristas de ônibus: estudo fenomenológico. Rev enferm UERJ [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 30];e44289–9. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/fr/biblio-1104374
16. Merleau-Ponty M. Fenomenologia da Percepção. 5. São Paulo: WMF Martins Fontes; 2018.
17. Ting YC, Chiang CY, Lu CY, Sun FK. Developing a theory to guide nurse practitioners to accomplish [a] training programme: A grounded theory study. Nurse Educ Today [Internet]. 2021 Feb 16 [cited 2023 Apr 30];99:104814–4. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33639580/
18. Huang XL, Tsao Y, Chung H, Creedy D. Effects of a mobile phone application for graduate nurses to improve central venous catheter care: A randomized controlled trial. J Advan Nurs [Internet]. 2021 Jan 12 [cited 2023 Apr 30];77(5):2328–39. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33433024/
19. Morin E. Os sete conhecimentos necessários para a educação futura. 2ª ed. rev. São Paulo, Brasília, DF: Cortez; 2018.
20. Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Nursing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context? Texto contexto – enferm [Internet]. 2020 Jun 8 [cited 2023 Apr 30];29. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/yfH55Z8QPg5S6rftGrcbJBF/?lang=en
21. Kukko P, Silén-Lipponen M, Saaranen T. Health care students’ perceptions about learning of affective interpersonal communication competence in interprofessional simulations. Nurse Educ Today. 2020 Nov 1 [cited 2023 Apr 30];94:104565–5. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32916408/
22. Minayo C, Costa PA. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Pesquisa Qualitativa. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/349/34958005002/34958005002.pdf
23. Orengo FV, Holanda AF, Goto TA. Fenomenologia e psicologia fenomenológica para psicólogos brasileiros: uma compreensão empírica. Psicol Estud [Internet]. 2020 Mar 16 [cited 2023 May 1];25. Available from: https://www.scielo.br/j/pe/a/7c5s5FtScXbCXZGQ83pwRfq/abstract/?lang=pt
24. Oliveira GS, Cunha AMO. Breves considerações a respeito da fenomenologia e do metodo fenomenologico. Cad FUCAMP [Internet]. 2021 [cited 2023 May 1];20(47). Available from: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2533
25. González-Soto CE, Menezes TMO, Guerrero-Castañeda RF. Reflection on the phenomenology of Merleau-Ponty and its contributions to nursing research. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 May 1];42:20190439. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/Yrg5fvKMLrRwMn5XD5gFZrf/?format=pdf&lang=en
26. Davis DL. A estrutura como representação na obra inicial de Merleau-Ponty. Rev Psicol Pesquisa [Internet]. 2011 Dec 1 [cited 2023 May 1];5(2):96–107. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23593
27. Leal L, Soares M, Silva B da, Chaves L, Camelo S. Challenges to develop competencies in the hospital framework. Reme [Internet]. 2018 Jan 1 [cited 2023 May 1];22. Available from: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1250
28. Eichemberger JR, Kawagoe JY, Andrade LG, Gomes A. Conhecimento dos enfermeiros recém-formados sobre Precauções Específicas na pré-pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery [Internet]. 2022 Jun 15 [cited 2023 May 1];26:e20210504. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/C9TtY4HBMtDCFxWkf5RWdrG/?lang=pt
Fomento: não há instituição de fomento
Editor Científico: Francisco Mayron Morais Soares. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7316-2519