ARTIGO ORIGINAL
PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS PELO ENFERMEIRO: PERCEPÇÃO DO CLIENTE
AESTHETIC PROCEDURES PERFORMED BY NURSES: CLIENT PERCEPTION
PROCEDIMIENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS POR ENFERMERAS: PERCEPCIÓN DEL CLIENTE
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.3-art.2247
1Franciele Torres da Silva
2Alexander de Quadros
3Claudia Capellari
4Gabriela Camponogara Rossato
1Faculdades Integradas de Taquara. Taquara, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6484-8340
2Faculdades Integradas de Taquara. Taquara, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3023-7514
3Faculdades Integradas de Taquara. Taquara, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2003-1424
4Faculdades Integradas de Taquara. Taquara, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4371-0590
Autor correspondente
Alexander de Quadros
Faculdades Integradas de Taquara. Taquara, Av. Oscár Martins Rangel, 4500 - Fogão Gaúcho, Taquara - RS, Brasil. 95612-150. E-mail: alexanderquadros2005@yahoo.com.br
Submissão: 29-04-2024
Aprovado: 01-08-2024
RESUMO
Objetivo: Conhecer a percepção do cliente em relação à escolha do enfermeiro esteta. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um consultório estético do Vale do Paranhana-RS, Brasil, com 8 participantes. Esta pesquisa recebeu aprovação ética e está registrada sob número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 71149723.0.0000.8135. Resultados: As análises evidenciaram três categorias temáticas: Motivos que levaram à realização de procedimentos estéticos; a escolha pelo profissional enfermeiro esteta; intercorrências e o profissional enfermeiro esteta. Considerações finais: Identificou-se que o principal motivo para a realização de procedimentos estéticos foi a busca por correção de imperfeições ou reparação de pontos específicos da aparência física. A opção por realizar o procedimento com uma enfermeira esteve atrelada à indicação de pacientes previamente atendidos por ela. Segundo a percepção dos clientes, a profissional em questão está apta a solucionar possíveis problemas ou intercorrências relacionados aos procedimentos.
Palavras-chaves: Procedimento Estético; Enfermeiro; Estética.
ABSTRACT
Objective: To understand the client's perception regarding the choice of the aesthetic nurse. Methodology: This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach. The research was conducted in an aesthetic clinic in Vale do Paranhana-RS, Brazil, with 8 participants. This research received ethical approval and is registered under the Certificate of Presentation for Ethical Consideration (CAAE) number 71149723.0.0000.8135. Results: The analysis revealed three thematic categories: Reasons for undergoing aesthetic procedures; the choice of the aesthetic nurse professional; occurrences and the aesthetic nurse professional. Final considerations: It was identified that the main reason for undergoing aesthetic procedures was the pursuit of correcting imperfections or addressing specific points of physical appearance. The choice to undergo the procedure with a nurse was linked to recommendations from patients previously treated by her. According to the clients' perception, the professional in question is capable of addressing potential problems or occurrences related to the procedures.
Keywords: Cosmetic Techniques; Nurses; Esthetics.
RESUMEN
Objetivo: Conocer la percepción del cliente con respecto a la elección del enfermero estético. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, con enfoque cualitativo. La investigación se llevó a cabo en una clínica estética en Vale do Paranhana-RS, Brasil, con 8 participantes. Esta investigación recibió aprobación ética y está registrada bajo el número de Certificado de Presentación para Evaluación Ética (CAAE) 71149723.0.0000.8135. Resultados: Los análisis evidenciaron tres categorías temáticas: Motivos que llevaron a la realización de procedimientos estéticos; la elección del profesional enfermero estético; incidencias y el profesional enfermero estético. Consideraciones finales: Se identificó que el principal motivo para la realización de procedimientos estéticos fue la búsqueda de corrección de imperfecciones o reparación de puntos específicos de la apariencia física. La opción de realizar el procedimiento con una enfermera estuvo vinculada a la recomendación de pacientes previamente atendidos por ella. Según la percepción de los clientes, la profesional en cuestión está apta para resolver posibles problemas o incidencias relacionados con los procedimientos.
Palabras clave: Técnicas Cosméticas; Enfermeros; Estética.
INTRODUÇÃO
A demanda crescente por atendimentos e realização de procedimentos estéticos está em ascensão no nosso país e no mundo. Esse é um dos motivos que levam ao aumento do número de profissionais em busca da especialização nessa área1.
Procedimentos estéticos podem ser realizados por diversos profissionais, como enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos2. A enfermagem estética segue enfrentando diversos desafios frente ao mercado de trabalho, como dificuldade empreendedora e restrição de cursos de pós-graduação regulamentados. Além disso, vale destacar que procedimentos estéticos não são realizados apenas em pacientes sadios e saudáveis, mas em pacientes que apresentam alguma doença ou que necessitam de cuidados e tratamentos específicos, o que demanda do profissional raciocínio clínico apurado3.
Embora a estética esteja em ascensão no Brasil, profissionais de diversas áreas têm se capacitado para atender as demandas do mercado, o que impacta na ampla concorrência a ser enfrentada pelos enfermeiros que optarem por se especializar no ramo. A profissão de enfermagem é apontada como de extrema importância para a saúde da população, mas ainda necessita ser melhor reconhecida e remunerada; diante desta circunstância, o empreendedorismo surge como possibilidade de inovação, oportunidade de crescimento e atuação4. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde deixou de ser definido apenas como ausência da doença, mas passou a estar relacionado com o bem-estar e a qualidade de vida5, o que coloca a enfermagem estética como contributiva para a saúde, uma vez que o papel do enfermeiro esteta é de grande importância diante do cuidado ofertado ao paciente antes, durante e após qualquer procedimento que o mesmo seja submetido6.
Atualmente, há um escasso material científico publicado que fornece informações sobre a tomada de decisão de pacientes acerca da escolha do profissional e pelo enfermeiro esteta7, o que justifica a realização de estudos acerca deste tema.
A presente pesquisa teve como questão norteadora: Qual o motivo que leva o cliente a optar pelo enfermeiro para a realização do seu procedimento estético? O objetivo principal do estudo foi: conhecer a percepção do cliente em relação à escolha do enfermeiro esteta.
MÉTODOS
Pesquisa de cunho descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. A pesquisa descritiva tem como objetivo, conhecer a natureza do fenômeno estudado, a forma como ele se constitui, as características e processos que dele fazem parte. Nesta abordagem o pesquisador buscou conhecer e interpretar a realidade, sem interferir nela para poder modificá-la8.
A pesquisa foi realizada em um consultório privado, onde pacientes realizam procedimentos estéticos com uma enfermeira esteta. Participaram desta pesquisa 8 pessoas, que realizaram procedimentos estéticos com um enfermeiro, na região do Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul, Brasil. Como critério de inclusão considerou-se ser cliente do consultório em questão e maior de 18 anos. Como critérios de exclusão, estipulou-se aqueles clientes que realizaram procedimentos estéticos previamente em clínicas/consultórios não registrados, aqueles que realizaram o procedimento com profissionais não habilitados ou com outros profissionais da área estética.
O instrumento utilizado para a pesquisa foi composto por um questionário sociodemográfico e econômico com questões fechadas e por uma entrevista semiestruturada com 6 (seis) perguntas abertas que proporcionaram vislumbrar as subjetividades das respostas dos entrevistados e explorar melhor as realidades vivenciadas pelos participantes.
As entrevistas foram gravadas e transcritas pelos pesquisadores. Para identificação dos entrevistados foram utilizados os codinomes Cliente 1 (C1), C2 e assim sucessivamente. Antes da realização das entrevistas, os participantes forneceram sua anuência em participar, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Para a análise de conteúdo das entrevistas qualitativas, foram utilizados os preceitos de Bardin, que consiste em um conjunto de análise das comunicações, sendo elaborada por procedimentos sistemáticos, cuja finalidade é a declaração do conteúdo das mensagens, permitindo assim o conhecimento relativo às condições que são elaboradas. A técnica de Análise de Conteúdo de Bardin é organizada em três fases: (1) Pré-análise, (2) exploração do material e (3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação; na última etapa ocorre a condensação e o destaque das informações para a análise9.
Esta pesquisa está em conformidade com a resolução 510/16, referente à pesquisa em ciências humanas e sociais10, recebeu aprovação ética sob número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 71149723.0.0000.8135
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Primeiramente pode-se observar uma breve descrição dos participantes da pesquisa. Em sua totalidade todas eram mulheres (100%), com idade de maior prevalência de 39-45 anos (62,5%), com estado civil casada como predominante (50%). O grau de instrução que se destacou entre as entrevistadas foi ensino superior completo (37,5%). A média de renda mensal entre as clientes foi de 1 a 2 salários mínimos (62,5%).
Após análise, emergiram três categorias principais, que traduziram o ponto de vista dos participantes e identificaram os procedimentos realizados e resultados esperados, a partir da escolha pelo enfermeiro esteta.
Motivos que levaram a realização de procedimentos estéticos
Quando questionados sobre o motivo pelo qual buscaram a realização de algum procedimento estético, as participantes citam a vontade de corrigir sinais de envelhecimento, linhas de expressões e desejo pela mudança da fisionomia e a melhora da autoestima, relatam a vontade de prevenir os sinais que tendem a surgir com o tempo, como pode ser visto nas falas a seguir:
C 1: [...] para prevenir e pra já concertar algumas ruguinhas, então eu fiz
procedimento de botox, a paralisação dos músculos para não criar mais linhas de expressão [...]
C 2: [...] faz bastante tempo que eu tenho problema de queda de cabelo, cabelo muito fraco, não desenvolve, então eu já fiz quase que de tudo assim, então eu queria fazer esse procedimento de microagulhamento [...] eu não sabia de ninguém aqui por perto que fizesse na região [...]
C 3: Eu era resistente a procedimentos [...] sempre falei que não faria, que não tinha necessidade, aí um certo dia uma amiga me mostrou alguns vídeos com antes e depois do procedimento, resolvi fazer uma avaliação e depois disso me apaixonei.
C 5: [...] desde que eu comecei a fazer botox, assim que vai passando o efeito não consigo me olhar no espelho, preciso ir correndo fazer mais um procedimento […]
No decorrer dos últimos anos, houveram várias modificações relacionadas a padrões de beleza, cresce a preocupação da população com imagem e corpo desejado. A idealização pelo corpo almejado, melhora a aparência física acontece no decorrer de toda a vida, a busca pela solução de problemas com a autoestima faz com que a vontade pela mudança inicie desde a adolescência, permanecendo diante da vida adulta11.
Para a cliente 8, o motivo que levou a realização do procedimento estético foi o sofrimento vivenciado na adolescência, a dificuldade da auto aceitação após o bullying sofrido:
C 8: [...] me olho e quero mudar, isso já é meio que uma trajetória né, é uma história desde a minha adolescência, como eu sofria bullying [...] essas olheiras me incomodavam bastante porque me aparentavam estar com aspecto de cansada […]
A estética segue sendo influência da cultura grega, vivemos em uma sociedade que segue criticando e julgando a imagem e aparência estética do próximo, segue-se vivendo em constante busca pela beleza e perfeição para melhora da aparência e melhor visibilidade pelo outro12.
Tomada de decisão do cliente para a escolha pelo enfermeiro esteta
A Resolução N° 626/2020 define que o profissional enfermeiro que realiza a Pós-graduação lato sensu em estética necessita concluir 100 horas de aulas práticas, mesmo que o curso seja realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD)13. Diante da formação complexa para a especialidade de enfermagem estética, identifica-se na fala a seguir que o enfermeiro possui competência e credibilidade na sua formação, sendo um fator que influencia na escolha do profissional para a realização do procedimento:
C 2: [...] o enfermeiro por si só já estuda durante anos o cuidado direto com o paciente, aí depois dessa longa formação vem a especialização, é nítido o desempenho e esforço do profissional para estar capacitado, isso nos passa segurança no trabalho e com certeza, de escolha [...]
A grande maioria das entrevistadas relatam que a indicação foi o principal método para realizar o procedimento com o enfermeiro esteta. Essa pesquisa mostrou que, ao ser realizado um procedimento de forma segura, com resultados alcançados, o cliente indica o tratamento a outros, sendo assim o melhor marketing de vendas:
C 3: [...] fui indicada por uma amiga minha que já realizou procedimento com ela e falou muito bem do trabalho, sempre sigo dicas de amigos ou familiares [...]
C 4: [...] escolhi ela porque recebi indicação de pessoas que confio, fui informada de quem era a profissional e que eu estaria em boas mãos [...]
C 5: Anteriormente eu já tinha feito procedimentos, mas confesso que não focava na formação do profissional, mas agora entendo a diferença. A primeira vez que vim não foi pelo motivo de ser enfermeira mas é nítida a diferença, o cuidado que ela tem é diferente, um cuidado com toda a saúde em si, não só por estética [...]
C 8: Por estudar e me interessar muito pela área, eu sei o quão capacitado o enfermeiro é pra realizar esses procedimentos […]
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Portaria N° 143/2023 estabeleceu a Comissão de Regulamentação da Enfermagem em Estética, componentes que antes faziam parte do GT (grupo de trabalho), agora poderão atuar auxiliando os profissionais enfermeiros da área, aperfeiçoando a enfermagem estética. O Cofen informa que a comissão pretende inovar e criar estratégias juntamente com outros membros regionais para acrescentar novidades para a área estética, além dos profissionais, a comissão deseja informar a comunidade sobre as estratégias e conhecimento, passando informações confiáveis 14.
Existe no Brasil, a SOBENFeE- Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, criada no ano de 2003 por profissionais enfermeiros, com o intuito de criar uma sociedade, que em conjunto, trabalhasse para que fossem atendidas as necessidades encontradas naquele ramo, ofertando conhecimento, cuidado e acessibilidade a equipes de enfermagem. No ano de 2021, formou-se a Regional Rio Grande do Sul Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética- SOBENFeE RS, além dessa, existem diversas outras sociedades regionais, focando seus projetos para os enfermeiros de seus estados específicos1.
A estética é um meio de empreendedorismo na área da enfermagem, com crescimento extremamente avançado nos tempos atuais. O empreendedorismo na área da enfermagem está associado a autonomia, independência, inovação e também a flexibilidade15.
Por outro lado, uma das entrevistadas relatou que um dos principais motivos pela escolha foi a busca nas redes sociais.
C 6: Já tinha visto vídeos, eu já tinha visto ela nas redes sociais, vi o resultado que eu queria naquela página [...]
A internet tornou-se uma ferramenta de extrema importância ao profissional empreendedor, facilitando o acesso direto com o cliente e oportunizando a interação com o público em momento real, além de auxiliar na divulgação do seu trabalho, através do uso de suas redes sociais, o profissional consegue captar os interesses de seus clientes, trabalhando em busca de aperfeiçoamento para melhor satisfazer seu público alvo16.
Intercorrências e o profissional Enfermeiro Esteta
Para o enfermeiro esteta atuar de forma segura e sistematizada a Resolução Cofen N° 358/2009 estabelece a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE) que tem como finalidade implementar a organização do trabalho da enfermagem, esse é um método científico utilizado para a implementação do processo de enfermagem em atuação do enfermeiro com o cuidado de enfermagem, seja ela pública ou privada. Deste modo, conclui-se que o Enfermeiro Esteta também fará uso desse método durante o seu processo de trabalho17.
Durante a entrevista, os pacientes são questionados sobre a acreditação na capacidade do profissional enfermeiro em resolver os possíveis problemas relacionados ao procedimento realizado.
C 1: Com certeza, porque eles têm bastante conhecimento também né, da anatomia, corpo humano [...] imagino que no curso se aprende bastante né, essa parte [...]
C 2: [...] acredito que se ele tá se propondo a fazer o procedimento, ele deve estar consciente dos riscos e possíveis, digamos, problemas que possa ter solucionar, então a gente sempre que procura um profissional a gente espera isso dele [...]
C 5: Com certeza acredito, a formação em enfermagem já foca no cuidado né, então acredito que ele tenha noção dos cuidados a serem tomados para que possa resolver os problemas […]
O trabalho estético do enfermeiro passou a ser considerado pertencente à área da saúde, pois as dimensões do cuidado estão relacionadas à prevenção, educação, recuperação e reabilitação, conforme a necessidade do cliente. A assistência à saúde engloba as dimensões do ser humano, como social, espiritual, biológica, psicológica, ecológica e é desenvolvida através de diversas atividades em que a estética está enquadrada18.
Durante as entrevistas, ao serem questionadas, duas clientes relatam não saber se o enfermeiro é capaz de resolver a possíveis intercorrências:
C 4: Eu não sei né, eu não sei [...] tem que saber [...]
C 7: Confesso que não tinha pensado nisso, mas acredito que sim, ela estudou e aprendeu sobre a saúde toda, então acredito que sim, pode resolver [...]
Um estudo publicado no ano de 2021 onde foi realizado uma entrevista com 28 profissionais que atuavam na área estética, neste estudo foram citados pelos profissionais diversas possíveis intercorrências, desde as mais leves quanto as mais graves, ainda referente a esse assunto, 3,6% dos entrevistados informaram já ter necessitado encaminhar o paciente para atendimento médico imediato, mostrando assim a gravidade de determinadas intercorrências e a necessidade de estar preparado para solucioná-las19.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O motivo pela escolha da enfermeira para a realização do procedimento estético variou de acordo com as respostas, mostrou a grande influência da opinião de terceiros pois a maioria dos entrevistados referem ter optado pela profissional após receberem indicação de outra pessoa que já realizou algum procedimento com a mesma ou já conhecia seu trabalho, outros motivos citados posteriormente foram já conhecer a profissional anteriormente e a facilidade da rede social diante da procura por profissionais de diversas as áreas.
Este estudo mostrou que o principal motivo pela procura da realização de procedimentos estéticos foi a insatisfação do cliente com sua aparência física, o desejo por mudança e a busca pela correção na fisionomia e harmonização estética.
Quanto às possíveis intercorrências que possam surgir a partir da realização do procedimento estético, o cliente mostrou-se confiante diante do trabalho desenvolvido pelo enfermeiro e acredita que o mesmo tem o domínio correto para controle da situação, sem que haja agravos, danos ou maiores complicações à sua saúde.
Diante dos dados obtidos, espera-se que essa pesquisa auxilie em novas descobertas e experiências aos interessados pelo tema, ressaltando-se a necessidade de novos estudos relacionados à área de atuação do enfermeiro esteta para auxiliar novos profissionais e fornecer maiores descobertas à sociedade interessada na temática.
A principal limitação deste estudo foi a deficiência de pesquisas que abordassem a visão do cliente e a escola pelo profissional enfermeiro para a realização de procedimentos estéticos.
REFERÊNCIAS
1. Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética. SOBENFeE. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.sobenfee.org.br/
2. Brasil. Projeto de lei n° 2717/2019. Dispõe sobre o reconhecimento da Saúde estética como área de atuação do profissional de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2200646.
3. Souza BR et al. Desafios e avanços: a atuação do profissional de enfermagem na estética. Research, Society and Development. 2022 Nov 27;11(15):e579111537803–e579111537803. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37803
4. Souza MPW. Competências profissionais do enfermeiro para atuação no mercado de trabalho de estética. Repositório Institucional UFSC. 2019. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/518088777/Competencias-Profissionais-Do-Enfermeiro-Para-Atuacao-No-Mercado-de-Trabalho-de-Estetica.
5. Segre M, Ferraz FC. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública (Internet). 1997 Oct;31(5):538–42. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016
6. Jurado SR, Jurado SV. Enfermagem estética: avanços, dilemas e perspectivas. Glob Acad Nurs [Internet]. 6º de agosto de 2020 [citado 3º de abril de 2024];1(1):e8. Disponível em: https://www.globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/17
7. Brasil. Projeto de lei n° 2717/2019. Dispõe sobre o reconhecimento da Saúde estética como área de atuação do profissional de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2200646.
8. Perovano, Dalton Gean. Manual de Metodologia Científica. 1.ed. Juruá, 2014.
9. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
10. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
11. Frois E, Moreira J, , Stengel M. Mídias e a imagem corporal na adolescência: o corpo em discussão. Psicologia em Estudo. 2011;16(1):71-77. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122137009
12. Leal VCLV, Catrib AMF, Amorim RF, Montagner MÂ. O corpo, a cirurgia estética e a Saúde Coletiva: um estudo de caso. Ciênc saúde coletiva. 2010 Jan;15(1):77–86. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000100013.
13. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 626/2020. Brasília; 2020. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-626-2020/.
14. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)- Resolução COFEN n°715/2023. Brasília, 2023.
Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-715-2023/:
15. Copelli FH da S, Erdmann AL, Santos JLG dos. Entrepreneurship in Nursing: an integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 Jan;72:289–98. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0523
16. Castro DT, Lopes SP, Junior FGRP. As redes sociais como ferramenta para o marketing: A visão de uma empresa na cidade de Palmas- TO. Revista humanidades e inovação. 2019;6(12). Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1555 .
17. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 358/2009. Brasília; 2009. Disponível em https://www.cofen.gov.br/categoria/legislacao/resolucoes/:
18.S ousa B dos R, Ramalho RG de S, Milhomem BOS, Leite CL, Santos TR dos, Santos ALM dos, Viana VSS, Suzuki DC, Viana JA, Vitalle MS de S. Challenges and advances: the role of nursing professionals in aesthetics. RSD [Internet]. 2022 Nov. 27 [cited 2024Apr.3];11(15):e579111537803. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37803
19. Ribas TNF, Moura JBF. Relatos de profissionais sobre intercorrências em tratamentos estéticos corporais. Research, Society and Development. 2021 Dec 9;10(16):e133101623507. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23507 .
Critérios de autoria (contribuições dos autores)
Franciele Torres da Silva: 1. contribui substancialmente na concepção e/ou no planejamento do estudo; 2. na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; 3. assim como na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada.
Alexander de Quadros: 1. contribui substancialmente na concepção e/ou no planejamento do estudo; 2. na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; 3. assim como na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada.
Claudia Capellari: 3. redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada.
Gabriela Camponogara Rossato: 3. redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada
Declaração de conflito de interesses
“Nada a declarar”.
Editor Científico: Francisco Mayron Morais Soares. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7316-2519