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  INFLUÊNCIA DA REDE SOCIAL = NA ANSIEDADE DO ADOLESCENTE E O PAPEL DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIV= A DA LITERATURA

 

INFLUENCE OF THE SOCIAL NETWORK ON ADOLESCENT ANXI= ETY AND THE ROLE OF NURSING: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

 

Marcos Eduardo Pereira de Lima[1] * Angelo Vinicius Dias Primo[2]

 

 

RESUMO

Objetivo: Identificar o papel da enfermagem frente a ansiedade do adolescente causada pelo uso excessivo das redes sociais. Método: revisão integrativa, com busca nos ban= cos de dados LILACS, BIREME, SciELO, e Google Acadêmico. Resultados: Foram selecionados 09 artigos, dentro do recorte temporal de 2016 a 2020, que lev= aram a discussão de três categorias: Ansiedade causada pela Influência das Redes Sociais; Identificação Precoce da Ansiedade; e Ações da Enfermagem para a Ansiedade. Considerações finais: É natural o desejo de expor nas redes sociais determinadas situações próprias com o objetivo de compartilhar objetivos alcançados, socializar informações e opiniões. Entretanto, assim como este compartilhamento pode encantar, pode trazer consigo a ansiedade, de receber mais, tornando as conexões virtuais fonte de desejo e ao mesmo tempo angústia, gerando dependência, perdendo-se a capacidade de aproveitar e gerenciar o tempo. Cabe aos profissionais de saúde a identificação do problema precocemente e encaminhamento ao se= tor responsável para a busca de mais qualidade de vida.

Palavras-chave: Ansiedade; Adolescentes; Redes Sociais; Enfermagem.

 

ABSTRACT

Objective: To id= entify the role of nursing in the face of adolescent anxiety caused by the excessive u= se of social networks. Specific = objectives: Characterize the anxiety disorder caused by the influence of social networks; As= sess the importance of family and nursing in the early identification of anxiety = disorder in adolescents; Describe actions developed by nursi= ng aimed at the adolescent's<= /span> quality of life in the face of a= nxiety caused by social networks. Methodology: integrative review, search= ing LILACS, BIREME, SciELO, and Google Scholar databases. Results: 09 articles were<= /span> selected, within the time= frame from 2016 a 2020, which led to the discussion of t= hree categories: Anxiety= caused by the Influence o= f Social Networks; Early Identification of Anxiety; and Nursing Actions for Anxiety. Conclusion: It is natural to wish to e= xpose specific situations= on social networks with the aim of sharing achieved goals, ocializing information an= d opinions. However, just a= s this sharing can be enchanting= , it can bring anxiety, of <= span class=3DSpellE>receiving more and more, making v= irtual connections a source of desire and at the same time angui= sh, generating dependency, losing the ability to enjoy and manage time. Nu= rsing professionals are responsible for early identification of the problem and referral to the sector responsible for the search for better<= /span> quality of life.

Keywords: Anxiety; Adolescents; Social Networks; Nursing

=  

 


INTRODUÇÃO<= /b>

&nb= sp;

A vida atual, ao longo dos anos,= vem tornando a internet uma das ferramentas mais essenciais no cotidiano. Adolescentes e jovens adultos encontram acesso rico de informaç&atil= de;o, de comunicação instantânea e de entretenimento fazendo crescer exponencialmente o número de usuários nos últi= mos anos, que chegou a 2,5 bilhões em todo o mundo(1). <= /o:p>

Entretanto, além dos benefícios, o acesso a essa tecnologia pode ser prejudicial caso seja utilizado de forma constante e até mesmo vicia= nte de maneira a desconectar o usuário da realidade em que está inserido. Este fato é chamado de Adicç&a= tilde;o por Internet (AI), considerada atualmente uma epidemia e preocupa mundialme= nte como problema de saúde mental. O uso problemático da internet= , o vício em tecnologia ou dependência de celular e internet torno= u-se uma constante. Identifica-se esse tipo de problema quando o indivíduo está acessando com muita frequência as redes sociais para dive= rsos fins, por exemplo, comunicar com os amigos, realizar trabalho, interagir com familiares distantes do convívio por muitas horas seguidas(2).

Uma pesquisa recente mostra que = os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia. Entre pessoas com idades de 18 a 24 anos, esse número é ainda maior, subindo para uma média de 101 vezes ao dia. Normalmente esse process= o se inicia por pequenas verificações de chamadas, e vai aumentando para notificações, entrar nas redes sociais, ver se a pessoa = com a qual tentou contato visualizou, tornando inconveniente tanto para que usa como para as pessoas que o cercam, podendo se tornar um bom tempo do dia ga= sto somente nisso(3).

Atualmente existem inúmer= os sites e aplicativos, entre eles os profissionais, de relacionamento e entre outros, permitindo o compartilhamento de informações e interações entre pessoas. Site como Facebook®, LinkedIn= ®, Instagram® e Twitter®, são imediatamente lembrados quando se fal= a em redes sociais. Inclusive foi criada a expressão FAKE NEWS, utilizada para descrever notícias mentirosas e disponibilizadas online, que rapidamente se espalham pelas redes, causando inúmeras polêmicas, como a falta de privacidade(4).=

Dentro deste contexto, os adolescentes iniciam a experimentação da vida adulta e da rea= lidade, vivenciando novos ideais e confrontando com as imagens e fatos da vida cotidiana que outros disponibilizam, nem sempre verdadeiras. O não alcançar aquilo que foi idealizado os deixa ansiosos, achando difícil a adaptação a nova fase, que traz transforma&c= cedil;ões biológicas, mudanças físicas, cognitivas, alteração nas emoções, personalidade, relação com outras pessoas e no convívio social(5= ).

Neste ponto, é necessário relembrar que no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, passou a considerar criança a pessoa de até 12 anos de idade incompletos e define adolescênc= ia como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade(6).

Igualmente, destaca-se que a dependência do adolescente à internet, tem fatores desencadead= ores diferentes que levam em conta problemas sociais (situação financeira, moradia), mudança de vida como divórcio dos pais, morte de alguém querido, e no espaço escolar, as relações com colegas e professores. Esses fatores são considerados de risco, e fazem com que os adolescentes se utilizem da inter= net como fuga ou um álibi, para tentar esquecer os problemas vivenciados= (5).

Seu aprofundamento no meio eletr= ônico acaba por trazer inúmeros problemas, como mau gerenciamento do tempo, prejuízos físico-psicológicos e conflitos nas atividad= es diárias ou nos relacionamentos com amigos e familiares. O adolescent= e se torna suscetível a mudanças de humor e a vários transt= ornos mentais, pois utiliza seu tempo de estudo ou sono para ficar conectado, cri= ando um ciclo vicioso e perigoso para sua saúde mental(7).

Um dos principais transtornos mentais é a ansiedade, que relaciona emoções e agita&c= cedil;ão interior, muitas vezes seguida de comportamento nervoso. Ansiedade é= um transtorno preocupante, pois acomete diversas faixas etárias de forma persistente, trazendo o medo de situações cotidianas. Assim, quanto mais acessível se torna a tecnologia para a população em geral, e principalmente para os adolescentes e crianças, maior o número de pessoas ansiosas e com idade mais baixa(7,8).

A ansiedade é uma doença que é caracterizada por trazer um “sentimento va= go e desagradável de medo, apreensão, com tensão ou desconf= orto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho”. Passa a ser reconhecido como patológico, quando os indivíduos exageram e seu uso passa a interferir na qualidade de vid= a, no conforto emocional, ou no desempenho diário do adolescente. Quando estão online, os adolescentes se distanciam ficando “off-line” para tudo que os c= erca, deixando de se relacionar com outras pessoas, aumentam o ganho de peso, prejudicam o sono, diminuem o rendimento, podem se tornar mórbidos e depressivos(5).

Observa-se, portanto, que com crianças e adolescentes, tudo que é considerado normal, rapidamente pode se transformar em vício, dificultando a identificação dos limites para o patológico em saúde mental. É necessário investigar os sintomas, pois apenas um sintoma não caracteriza o problema, e também pode d= ar indícios de inúmeras doenças. Quando identificados, têm significado no contexto sociofamiliar e no contexto evolutivo da criança e do adolescente. Este fato destaca a importância da e= xistência precoce das estratégias de promoção, prevenção e intervenções na área da saúde mental da infância e da adolescência, tornando-se desafios enfrentados pela enfermagem(9).

 Justifica-se, a escolha da temática, devido ao aumento da frequência de jovens com transt= orno de ansiedade e o uso em excesso de internet – redes sociais no mundo conectado ininterruptamente.

= A dependência de internet é considerada fator de risco e os adolescentes são o grupo etário mais suscetível, pois = 64% dos adolescentes acessam a internet diariamente, sendo necessário compreender quando o uso se torna excessivo para intervir(5). Portanto, este estudo tem como intuito contribuir para capacitação de profissionais da enfermagem que lidam diretame= nte com este público, bem como pais e familiares. Sendo pertinente a identificação precoce do problema para uma abordagem adequada= e sucesso da terapia(9).    

Considera-se o tema relevante pa= ra o social, pois estando em sociedade o indivíduo deve manter suas relações interpessoais em nível adequado, interagindo e buscando seu crescimento pessoal. Espera-se igualmente a melhoria da qualid= ade da convivência em família, trazendo maior participaç&at= ilde;o do adolescente, tornando-o mais consciente das necessidades de cada núcleo familiar. Para a ciência, espera-se aumentar as publicações científicas, proporcionando mais discussões sobre a temática, e fazendo com que os profissiona= is de enfermagem reflitam a respeito da temática, atendendo com eficiência da sociedade.

Define-se como objetivo: Identificar qual o papel da enfermagem frente a ansiedade do adolescente a partir do uso excessivo das redes sociais. =

 

MÉTODO

&nb= sp;

Para esse estudo foi realizada uma revisão integrativa, utilizando artigos relacionados ao tema.  Conside= rou-se as seguintes fases da revisão integrativa(10):=

  &nb= sp;  Fase 1: elabora&ccedi= l;ão da pergunta norteadora: considerada como expressão do problema de pesquisa, determinou-se: como a enfermagem pode auxiliar na redução de ansiedade do adolescente frente ao uso excessivo d= as redes sociais?        =          

  &nb= sp;  Fase 2: busca na Literatura: Para a busca, utilizou-se as bibliotecas virtuais e bases eletrônicas de dados: Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Biblioteca Virtual em Saú= ;de do Centro Latino-Americano e do Caribe de informações em Ciências da Saúde (BIREME), Eletronic Libray Online (SciELO), e Google Acadê= ;mico. Os descritores controlados e suas combinações na língua portuguesa e língua inglesa foram definidos de acordo como Descritor= es em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis no Quadro I: 


 

Quadro I: Definição dos Descritores. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2020.

Descritores DeCS

Sinônimos

Descritores MESH

Entry Terms

Ansiedade

ansiedade social

Anxiety

-

Adolescente

Adolescente, Adolescência, jovens, jovem, juventude

Adolescent

-

Rede social

Networking Social,

Redes Sociais,

Redes Sociais de

Saúde Pública,

Redes Sociais na Saúde Pública,

Uso das Redes Sociais,

Uso de Rede Social,

Uso de Redes Sociais.

Social

Networking

 

Networking, Social,=

Social Networks,

Network, Social,

Social Network

Enfermagem

-

Nursing

-

Fonte: Os autores

 


Os critérios de inclusão foram texto completo, com recorte temporal de 05 anos, port= anto de 2016 a 2020, somente artigos originais, em idioma inglês e português, disponíveis nas plataformas eletrônicas; e os critérios de exclusão, duplicados e fora do viés da temática.

Apresenta-se o fluxograma conforme recomendação PRISMA(11).


 

 

 

Figura I: Fluxograma Prisma, para seleção dos estudos encontrados nas bases de dados.

        =             Fonte: Bases de dados.


  &nb= sp;  Fase 3: Coleta de dad= os:   Para extrair os dados dos art= igos selecionados, foi elaborado um quadro resumo, como instrumento, onde s&atil= de;o apresentadas as principais variáveis dos 09 artigos selecionados como ano, autor, periódico, objetivos, resultados e conclusões, disponí= veis nos resultados deste artigo. =

  &nb= sp;  Fase 4: Sintetização: A análise dos dados das pesquisas convencionais, esta fase demanda uma abordagem organizada para ponderar o rigor e as características de c= ada estudo. A experiência clínica do pesquisador contribui na apuração da validade dos métodos e dos resultados.

  &nb= sp;  Fase 5: Discuss&atild= e;o dos Resultados: Nessa fase, foi discutido os achados dos diversos atore= s, corroborando com outras publicações, encontrando a abordagem = mais adequada para a enfermagem auxiliar na redução e prevenção da ansiedade dos adolescentes frente às redes sociais.

  &nb= sp;  Fase 6: Apresentação da revisão integrativa.    


RESULTADOS

&nb= sp;

Quadro I= I: Variáveis dos 09 artigos selecionados, apresentados com: ano, autor, periódico, objetivos, resultados e conclusões. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 202= 0.

 

<= /span>

Ano

Autor

Periódico

Objetivo

Resultados e Conclusões=

01

2019

Dias, Costa

Revista Adolescência e Saúde

Identi= ficar os hábitos preferidos dos adolescentes e quais temáticas na área da saúde despertam interesses do público. =

Adoles= centes estão receptivos ao diálogo e práticas educativas em torno de temáticas que envolvem o respeito à diversidade e hábitos saudáveis. Acredita-se que as estratégias por meio das redes sociais envolvendo métodos lúdicos, com humo= r e diversão serão mais efetivos. 

02

2019

Nobre =

Univer= sidade

Federa= l     de =

Alagoa= s

 

Verifi= car a relação entre classes de habilidades sociais específicas e os indicadores de ansiedade social em estudantes do ensino fundamental. 

Quanto maior o grau de ansiedade social menor a frequência dos comportamen= tos relativos à cooperação e afetividade. 

03

 

 

 

 

 

 

2019

Khoury et al= .

Trends =

Psychiatry =

Psychother =

Melhor= ar a compreensão da interface entre dependência de smartphone (DS= ) e a dependência de Facebook (DF), avaliamos a hipótese de que a ocorrência simultânea de ambas as dependências se corre= laciona com o número de consequências negativas por elas produzidas.=

 

Na análise univariada, a dependênci= a de smartphone associou-se ao sexo feminino, pessoas na faixa de idade entre = 18 e 25 anos, rastreio para dependência de Facebook, transtornos por uso= de substâncias, transtorno depressivo maior, transtornos de ansiedade, baixos escores de estresse somado, altos escores na escala de busca de sensa&ccedi= l;ão breve e altos escores na escala de investim= ento corporal. O grupo rastreado positivamente para DS e DF apresen= tou maior prevalência de transtornos por uso de substâncias, depressão e transtornos de ansiedade quando comparado ao grupo rastreado apenas para DS. Na amostra avaliada, a comorbidade de DS e DF se correlacionou a níveis mais altos de consequências negativas= e níveis mais baixos de satisfação com o suporte socia= l. Esses resultados sugerem que DS e DF compartilham fatores de vulnerabilid= ade. Estudos adicionais são necessários para esclarecer a direção dessas associações.

04

2018

Fonsec= a et al.

Arquiv= os

Brasil= eiros de

Psicol= ogia

Aprese= ntar evidências de validade e precisão do Cuestionario de Adicción a Redes Social= es e Escala de Solidão= ; verificar a relação da dependênc= ia das redes sociais com a percepção de solidão. 

Verifi= cou-se relação positiva entre uso das redes sociais e percepção de solidão e relação negativa dessa última variável com autoestima. Logo, asseguram-se as qualidades psicométricas dos instrumentos e verifica-se que os contatos virtuais não suprem a necessidade do convívio pres= encial.

05

2017

Serra, Pereira

Instit= uto São Pedro Alcantara - ISPA

Caract= erizar os jovens que se dirigem ao Serviço de Psiquiatria de um hospital público em Lisboa e descrever a frequência de comportamentos= autolesivos (CAL), tentativas de suicídio (T= S), ideação suicida (IS) e vontade de morrer (VM).

Os dad= os revelaram que 83,3% dos jovens tinham comportamentos autolesivos. Melhores níveis de comunicação e satisfação familiar e menores níveis de psicopatolog= ia levam a menos comportame= ntos autolesivos, tentativas= de suicídio, idea&ccedi= l;ão suicida e vontade de morrer. As raparigas exibem maior propensão do que os rapazes. Ainda, a ansiedade é a variável com maior impacto = nos comportamentos autolesivos<= /span>, tentativas de suicídio, e a depressão na idea&ccedi= l;ão suicida. Conclui-se também que a satisfaç&atild= e;o familiar surgiu como o fator familiar com maior efeito nos = comportamentos autolesivos<= /span>, tentativas de suicídio e ideação suicida.=

06

2017

Moromizat o et = al.

Revist= a

Brasil= eira de

Educa&= ccedil;ão

M&eacu= te;dica

Invest= igar a correlação entre indicadores do uso de internet e redes s= ociais e a presença de sintomas ansiosos e depressivos.

 

O pres= ente estudo ratifica achados prévios na literatura que apontam que a adicção por internet não está necessariamente relacionada co= m o tempo gasto na internet, mas com o padrão desadaptativo do uso. Os resultados aqui encontrados podem servir de base para futuras intervenções em instituições de ensino que busquem minimizar o prejuízo desse transtorno cada vez mais presen= te. 

07

2016

Méa, Biffe, Ferreira

Psic. =    Rev. São Paulo<= /o:p>

Invest= igar o padrão de uso de internet e sua relação com sintom= as depressivos e de ansiedade em adolescentes.

Foi possível identificar que a prevalência de sintomas depressiv= os e de ansiedade ficou dentro da faixa não-clínica; contudo 61,= 33% (n=3D92) dos adolescentes apresent= aram risco de dependência. A análise de variância das faixa= s do Internet Addiction Test identificou diferenças de sintomas depressivos e de ansiedade; contudo, n&atil= de;o foram identificadas correlações positivas estatisticamente significativas entre os escores do Internet Addiction Test e os sintomas depressivos e de ansiedade. É fundamental investigar o padrão de uso de inte= rnet no adolescente e a presença ou não de comorbidade, para que seja possível encaminhar precocemente o adolescente para acompanhamento psicológico.

08

2016

Teixei= ra

Univer= sidade de Coimbra

 

Estuda= r os padrões de uso e do impacto de dimensões do temperamento e = da socialização no tempo de uso diário, e no funcioname= nto quotidiano e relacionamento social do adolescente no contexto do conjunto= das suas interações online e offline. =

 

Observ= ou-se uma tendência estatística e significativa para os sujeitos q= ue reportam como razões do seu uso das redes sociais o facto de ser m= ais fácil comunicar por esse canal do que através da comunicação face a face apresentarem níveis mais alt= os de ansiedade/ timidez. Também se observou que os sujeitos com nível mais baixo de isolamento reportam usar este meio de comunicação para conversarem com os seus amigos da escola. = Por fim, sendo objetivo do estudo analisar o impacto das redes sociais nas relações pessoais face-a-face dos adolescentes, verificou-se que existe uma tendência para os mesmos se encontrarem a aceder às redes sociais ao mesmo tempo que estão junto dos seus amigos.  <= /span>

09

2016

Bento =

Instit= uto

Superi= or

Miguel Torga

Explor= ar a relação entre a utilização do facebook, a vergonha, a depressão, a ansiedade, e o stres= se nos adolescentes. 

Os resultados revelaram que os adolescentes que utilizam o Facebook apresent= am valores superiores de stresse, mas não evidenciam sintomas de depressão, ansiedade ou vergonha. O estudo permitiu compreender melhor o impacto que o Facebook tem sobre os adolescentes relativamente aos sintomas emocionais negativos de depressão, ansiedade, stresse e vergon= ha.

Fonte: Dados da Pesquisa.

 


DISCUSSÃO

&nb= sp;

Dos artigos selecionados dentro = do recorte temporal: 2019 (3), 2018 (1), 2017(2), 2016(3). Todos estão disponíveis online, nas bibliotecas virtuais, publicados em revistas eletrônicas da saúde e no google acadêmico. <= /span>

Através da análise= dos artigos observou-se que todos traziam informações a respeito = do uso da internet, alertando principalmente para a ansiedade causada por horas passadas em redes sociais; parte dos artigos servia também de alerta= aos pais e profissionais da saúde para a identificação pre= coce da ansiedade, pois nem sempre os pais convivem com seus filhos horas suficientes para observar suas atividades ou monitorar seus hábitos a ponto de notar alguma alteração em seu estado emocional ou atitudes; igualmente, devido a busca envolver os profissionais da saú= ;de e buscando responder aos objetivos propostos, observa-se que alguns dos art= igos estavam voltados para ações de enfermagem que possam ajudar a diagnosticar, prevenir e tratar adolescentes que sofram de ansiedade causada pelas redes sociais.

Após essa análise, notou-se que se poderia criar categorias, agrupando por subtemáticas, para responder os objetivos propostos, sendo: 

&nb= sp;

Categoria 1: O Transtorno de Ans= iedade causado pela Influência das Redes Sociais

&nb= sp;

Adicção por internet, dependência= , uso patológico, vício ou uso problemático são termos utilizados para designar uso exagerado da internet. Esse transtorno é descrito como preocupação intensa com o uso da internet, uso compulsivo, gasto de tempo excessivo na web, inabilidade para manejar esse tempo, considerando ainda o mundo sem internet desinteressante, irritabilidade no caso de ser interrompido quando est&aacu= te; conectado e diminuição dos relacionamentos sociais por causa desse uso(2,17).

Nota-se que existem t= rês caminhos para o uso do smartphone e, consequentemente, da internet. O prime= iro é o caminho excessivo de segurança, onde os sujeitos apresent= am alta ansiedade, baixa experiência de autoestima e uma necessidade de segurança que é atendida com o uso excessivo de smartphones. A segunda é a via impulsiva, correspondente ao baixo autocontrole que = pode resultar no uso excessivo do smartphone, acompanhado por sintomas de dependência, um padrão antissocial de uso do smartphone e/ou comportamento arriscado no uso de telefones celulares. Terceiro, existe o caminho da extroversão, ou seja, quando os resultados viciantes são expressos em indivíduos que têm a necessidade const= ante de socializar com os outros(15).

Observa-se que os adolescentes c= ada vez mais possuem aparelhos e cada vez mais estão presentes nas redes sociais, utilizando seus horários livres para navegar pelo Facebook, Instagram, entre outros. Suas outras atividades preferidas citadas, s&atild= e;o dormir, comer e assistir televisão. Entre as redes sociais, o Facebo= ok é hoje a plataforma mais fácil e democraticamente acessada. T= al recurso encontra-se à disposição de todos que possuem = um dispositivo com acesso à internet, fato cada vez mais comum entre os estudantes brasileiros, especialmente no que se refere ao uso de celulares<= sup>(13).

Em relação à= ;s redes sociais, são interações sociais complexas promov= idas por tecnologias digitais de comunicação. Elas podem influenci= ar a maneira como as pessoas se organizam na vida cotidiana e configuram em uma díade de elementos básicos, a saber: os atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas interações. Esses espaços virtuais são ferramentas de socializaçã= o, interação e comunicação que interligam diversos usuários e proporciona união entre eles(15).<= /o:p>

Observa-se que a opç&atil= de;o de permanecer muito tempo conectado apresenta evidentes interferências negativas na rotina do indivíduo, pois não desfrutam da presença física de outras pessoas de modo adequado, e ainda se colocam em uma condição de vulnerabilidade frente aos problem= as de saúde (por exemplo, depressão, ansiedade, solidão). Tais condições podem ser observadas em grupos de crianç= ;as, adolescentes e adultos com as mais diversas características sociodemográficas, embora estudos apontem os universitários c= omo grupo de risco(16). =

Acrescenta-se, também, a influência de fatores situacionais no desenvolviment= o da dependência de internet, como problemas pessoais (situaç&atild= e;o financeira, estresse), mudanças de vida (divórcio recente, recolocação profissional, morte de alguém querido) e e= scolares (relação com colegas e professores). Tais situaç&otild= e;es são consideradas de risco e podem favorecer o uso da internet como f= uga psicológica, desviando o usuário de acontecimentos difíceis da vida real(17).

Neste sentido, podem surgir inúmeros transtornos mentais, principalmente a ansiedade, foco deste estudo. Este transtorno vem sendo observado cada vez mais quando relacionad= o ao uso compulsivo de smartphones resultando em problemas adversos. Entre esses= resultados, encontram-se: uma diminuição no desempenho acadêmico e = no trabalho; o comprometimento dos relacionamentos interpessoais; aumento da prevalência de acidentes de trânsito; e distúrbios do so= no produtividade devido ao tempo gasto no smartphone no local de trabalho= (13).

O Transtorno de Ansiedade &eacut= e; o mais comum e o terceiro mais prevalente. Os indivíduos com esse transtorno apresentam-se mais tímidos e autocríticos em situações que geram ansiedade devido à necessidade de = interação social, com isso são apresentados comportamentos rígidos e com maior tensão, além de dificuldade na comunicação verbal, podendo ocasionar prejuízos no desempenho social(13).

A ansiedade assume express&otild= e;es características na população adolescente. Diferentemen= te do adulto, ao invés de apresentar tristeza, os adolescentes manifest= am comportamentos explosivos e irritados. Os sintomas devem prosseguir por duas semanas consecutivas, e acompanhados de sofrimento clinicamente significati= vo ou com prejuízos na área social, afetiva e ocupacional(1= 8).

A Associação Ameri= cana de Psiquiatria distingue os sintomas de ansiedade em dois grupos: os sintom= as que provém da estimulação imediata do sistema nervoso autônomo (palpitações, tremores, náuseas, sudore= se, hiperventilação, parestesia, aceleração cardíaca) e aqueles surgidos pela estimulação prolonga= da desse sistema (fadiga, cefaleias, tonturas, dificuldades gástricas, problemas musculares). Associados a esses, estão os indicadores moto= res da ansiedade, manifesto por meio de sensações de inquieta&cce= dil;ão e agitações psicomotoras, atitudes impacientes e reação de susto descomedidas(20).

Enfatiza- se que a ansiedade e o medo são responsáveis por predispor o indivíduo a situações de ameaça e perigo, abrangem fatores cogniti= vos, comportamentais, afetivos, fisiológicos e neurológicos que, em conjunto, alteram a percepção do indivíduo ao ambiente, originando respostas específicas e direcionando a algum tipo de ação(9).

Deste modo, considera-se os parâmetros da existência de estado ansioso na infância, a= duração da perturbação, a intensidade e as interferências com o funcionamento global da personalidade. Importa também considerar a eventual presença de mecanismos de evitamento, compulsão ou p= rojeção (da agressividade). Deve-se ainda atentar às diferenças de se= xo, visto que as meninas tendem a apresentar um temperamento ansioso (incapacid= ade em descontrair; receio com o futuro; ruminação do passado; ma= is queixas somáticas) e os rapazes, um temperamento hipertímico (oportunismo excessivo; enaltecimento; extroversão; exuberânci= a; irritabilidade)(20).

Quanto maiores as dificuldades q= ue os adolescentes têm em desenvolver habilidades sociais, maior a possibilidade de desenvolver transtornos mentais. A aprendizagem das habilidades sociais importantes para o ciclo vital do desenvolvimento humano pode variar dependendo da fase em que o indivíduo se encontra, sendo= que algumas podem apresentar mais relevância em determinadas fases do desenvolvimento, sendo: comunicação; civilidade; fazer e mant= er amizade; empatia, assertividade; expressão de solidariedade; manejar conflitos e resolução de problemas; expressão afeto e intimidade; coordenar grupo; e falar em público(14).=

Enquanto o tempo gasto online torna-se cada vez mais excessivo, o bem-estar psicológico de alguns usuários da internet está sendo prejudicado. A presenç= a de sintomas ansiosos pode ser gerada pelo mau uso da internet e/ou redes socia= is, ou os sintomas podem estar presentes e o uso desta representa somente um mecanismo de compensação. Provavelmente, a relaç&atild= e;o entre o uso da internet e a maneira como a ansiedade é gerenciada será mais importante do que o nível da ansiedade em si(1= 7).

 

 

Categoria 2: Identificação Precoce do Transtorno de Ansiedade em Adolescen= tes pela Família

&nb= sp;

Os jovens estão cada vez = mais preocupados com o desempenho escolar e a sua admissão no ensino supe= rior e podem sofrer pressão dos pais para que tomem decisões e até mesmo quanto a seguir o mesmo caminho como profissão. Frequentar uma escola nova, o rendimento acadêmico, a pressão = dos parceiros amorosos, o fim de um relacionamento amoroso e a puberdade s&atil= de;o acontecimentos ligados ao estresse e a ansiedade que caracterizam este período(22).

A ansiedade pode ser experimenta= da no meio familiar, nas relações entre pais-adolescentes e nas negociações sobre as questões de autonomia que podem desencadear facilmente conflitos. Diversos autores relatam que as famílias de adolescentes ansiosos se caracterizam por alta rigidez, baixa adaptabilidade, dificuldades na comunicação e conflitos intrafamiliares. Entretanto, a mesma base familiar pode ser a causa e o identificador de sintomas e sinais no adolescente, observando seu comportam= ento e suas necessidades cotidianas(17).

Observa-se que o sentimento de bem-estar e o nível de satisfação com a vida vão diminuindo se o indivíduo passar muito tempo nas redes sociais e que= as interações diretas melhoram a forma como as pessoas se sentem= . Em relação às outras variáveis, como a motivação pessoal para a utilização da rede soc= ial, o número de amigos, os níveis de solidão, depress&atil= de;o ou autoestima, não se verificou terem influência no sentimento= de bem-estar dos participantes. Quanto mais sós as pessoas se sentem, m= ais tendem a utilizar as redes sociais(22).

Embora o adolescente não esteja diretamente ligado ao emprego dos pais, por exemplo, as alterações e obrigações do mesmo terão implicações na dinâmica familiar e no seu desenvolvimen= to. O contexto é resultado dos aspectos culturais e sociais entre os qua= is: crenças, estilos de vida, oportunidades e padrões de mudan&cc= edil;as sociais(18).<= /p>

A tendência dos adolescent= es ao criarem as redes sociais é procurar um local onde seria mais fácil estabelecer conversa com os outros e pode ser explicada pelo f= ato deste meio de comunicação dar ao sujeito a sensaç&atil= de;o de controle da relação com o outro e a sensação= de estabilidade, contrariamente ao que acontece na comunicação f= ace a face, onde este sente medo da rejeição ao se mostrar como realmente é(21).

Os sujeitos mais ansiosos nas situações e interações sociais costumam ver na internet um modo de reduzirem os seus níveis de ansiedade, e porvent= ura, puderem evitar determinadas situações sociais. Nesse sentido,= a comunicação familiar surge como uma dimensão facilitad= ora do funcionamento familiar, proporcionando às famílias uma modificação dos níveis da sua coesão e flexibilidade. Isto é, quando um sistema possui boas competênc= ias comunicacionais, permitindo ultrapassar crises desenvo= lvimentais ou acidentais, através da alteração dos níveis = de coesão e flexibilidade(17).

&nb= sp;

Categoria 3: Ações= de Enfermagem com o Adolescente frente a Ansiedade causada pelas Redes Sociais=

&nb= sp;

Saber que os adolescentes estão com frequência ligados aos novos ambientes de relacionam= ento social, às novas formas de comunicação (Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, entre outros tantos), não pode ser ignorado pelos profissionais de saúde e demais educadores. Melhor que ignorá-los, o ideal seria inseri-los no processo de promoção da saúde aproximando-os de conteúdo educativo(13).

O cuidado aos adolescentes &eacu= te; um dos eixos prioritários da saúde pública. Pesquisas evidenciam frequentemente a alta prevalência de comportamentos de ris= cos à saúde entre os jovens, o que reafirma a existência de inúmeras vulnerabilidades desta população. Estas contribuem para a deflagração de diferentes agravos, potencializando fatores de riscos para o desenvolvimento de problemas de saúde nas fases de vida subsequentes(15).

No domínio hospitalar, o enfermeiro é o profissional de saúde que interage mais com o paciente, podendo perceber no adolescente alterações somáticas que advêm de uma causa real ou imaginária e se antecipar de ocorrências que provoquem uma crise ansiosa. Após= a colheita de dados, importante analisar o regime terapêutico do adolescente o incluindo. Para além, deve tomar conhecimento do uso regular da medicação que contribui para a diminuição do nível de ansiedade, assim como também, emerge questionar e avaliar o recurso ao uso de substâncias como tabaco, álcool, cafeína, ou outras dro= gas, uma vez que o consumo destas, coopera para a minimização do estado de ansiedade quando a pessoa se encontra sob efeitos dessas substâncias, mas por outro, aumenta o nível de ansiedade quando há privação das mesmas(22).

Após a identificação do diagnóstico e a delineaç&atild= e;o de objetivos exequíveis, o enfermeiro passa as intervenções que visam dar resposta ao problema do doente, co= mo também a concretização de alguns objetivos de enfermag= em, todos em prol da melhoria da qualidade de vida do doente, descritos no timing (horário da intervenção) que o enfermeiro considerar mais pertinente. Envolve: gerir o ambiente físico, disponibilizar presença, oferecer escuta ativa, promover suporte emocional, gerir comunicação, proporcionar conforto, encorajar a se relacionar= com outros, executar técnicas de relaxamento, incentivar e planejar atividades de distração(22).

 

CONSIDERAÇÕES FINA= IS

&nb= sp;

Ao longo desse estudo pode-se observar como a internet e as redes sociais influenciam cotidianamente a vi= da de milhares de pessoas, principalmente os adolescentes. Podendo seu uso indiscriminado, um potencializador para manifestações de tran= stornos mentais, entre eles, a ansiedade.

Portanto, há necessidade = de atenção e parcimônia para o tempo de uso dessas tecnolo= gias digitais, pois ao mesmo tempo que poderá ser um facilitador para diversas situações do cotidiano do adolescente, também= pode promover inconvenientes e frustrações, as quais interferem no rendimento escolar, nas= relações interpess= oais reais com familiares e amigos.

A partir disso, diagnosticar precocemente estes casos é de fundamental importância, sendo de tal modo, possível intervir e direcionar o adolescente para outras atividades que promovam sua saúde mental e o resgate de hábit= os saudáveis. E que se por ventura nunca existiu, que possa ser ofertad= o e estimulado.

É preciso reconhecer e refletir sobre essa convocação social contínua para o = uso das mídias sociais na vida do adolescente, sendo necessário o ale= rta para a sua dependência para com as tecnologias neste mundo globalizad= o.

Nesse sentido, a enfermagem pode= contribuir com sua capacitação técnica para acompanhar e realizar= o acolhimento do adolescente que está apresentando sinais de ansiedade, podendo promover atividades de educação e promoç&atild= e;o da saúde com grupos de adolescentes para o bom desempenho do tratamento= e cuidado. Tendo como premissa, a integração social, incluindo a família, bem como, o respeito a subjetividade do sujeito.=

 

REFER&Ec= irc;NCIAS

 

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Su= bmissão: 2021-05-09

Ap= rovado: 2021-07-13



[2] Graduando de Enfermagem da Universi= dade Castelo Branco. ORCID:  ht= tps://orcid.org/0000-0002-1001-8947 E-mail: aprimo22@yahoo.com.br

        =             &nb= sp;                     =                =             &nb= sp;            =             &nb= sp;            =             &nb= sp;            =             &nb= sp;            =             &nb= sp;            =             &nb= sp;            =  

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