MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7990A.6F299DC0" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7990A.6F299DC0 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1140-Textodoartigo-HTMLPT.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"
EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE
CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS
EXPERIENCE IN THE TRAINING PROC=
ESS
IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE ABOUT BURN PREVENTION
Rayhany Kelly de Sousa[1] * Matheus Sco=
rtegagna
Leal[2] * Marceli Cleunice Hanauer[3] * Natália Gonçalves[4]
RESUMO
Objetivo: relatar a experiência de graduando e pós-graduandos em
ministrar minicurso sobre prevenção de queimaduras em um evento de extensão=
de
uma universidade federal. Método: relato de experiência. O material do mini=
curso
foi elaborado por três estudantes e uma docente do curso de enfermagem, sen=
do
duas enfermeiras, em formação de mestrado e um aluno do curso de graduação =
em
enfermagem. Foram realizadas buscas na literatura científica e nas sociedad=
es
de que tratam assuntos de queimaduras e lesões de pele para o preparo do
minicurso. Resultados: A atividade foi dividida em três momento e o material
educativo foi composto por cinco blocos de conhecimentos, a saber: 1) Breve
história sobre a queimaduras a partir do surgimento do fogo e o conceito de
queimadura; 2) Epidemiologia no mundo e no Brasil; 3) Anatomia e Fisiologia=
da
Pele; 4) Classificação e gravidade das queimaduras e por fim, 5) Os agentes
causais e primeiros socorros. Conclusão: A construção, organização e
apresentação do minicurso permitiu aos autores um aprendizado no que se diz
respeito a identificação da necessidade do público, a procura por materiais
relevantes sobre queimaduras e a transformação do conteúdo científico em uma
linguagem acessível a todos.
Palavras-chave: Queimaduras; Educação em Enfermagem; Prevenção de Acidentes.
ABSTRACT
Objective: to report on the experience of under=
graduate
and graduate students in a
short course on the prevention of burns in a fe=
deral
university extension event=
.
Method: experience report. The material of the short course was prepared by three students, two nurses, in master'=
s
degree and one student in the undergraduate
nursing course. Searches were realized
out in the scientific literature and in the societies<=
/span>
dealing with burns =
and skin
lesions for the preparation of the mini-course. Results:The =
activity
was divided into three stages and the educ=
ational
material was composed of f=
ive
blocks of knowledge, namel=
y:
1) Brief history ab=
out burns from the onset of <=
span
class=3DSpellE>fire and the concept of <=
span
class=3DSpellE>burns; 2) Epidemiology in the world and in Brazil; 3)=
Anatomy and Physiology of=
the
Skin; 4) Classification and severity of burns a=
nd, finally, 5) Causal agents and first aid.
Conclusion: The construction, organization and =
presentation of the short course was important
to the authors a learning<=
/span> a
identification what the public needs, the search for relevant materials on burns and the text of the
scientific content in a la=
nguage
accessible to everyone.
Keywords:=
Burns; Education, Nursing; Accident Prevention.
INTRODUÇÃO
Os acidentes com queimaduras causam importan=
te
trauma e podem deixar sequelas, implicando em diferentes limitações físicas=
e
psíquicas(1). Apesar do número de acidentes por queimaduras caus=
ados
por exposição a corrente elétrica, radiação, temperatura, exposição à fumaç=
a,
ao fogo e às chamas crescer nos últimos 10 anos(2) no Brasil, ho=
uve
uma queda acentuada no número de acidentes no ano de 2020(3), qu=
ando
comparado com o ano de 2019(4), o que pode estar relacionado ao
isolamento social, o medo da ida ao pronto socorro e adquirir a infecção do=
Coronavírus
e a subnotificações de casos(4-6).
Grande parte desse tipo de acidente ocorre em
domicílio(7), local onde deve ser iniciado os primeiros socorros=
, a
fim de minimizar o agravamento da lesão e sua sequela, para em seguida ser
atendido em setores de emergência. Portanto, faz-se necessário a promoção da
educação em saúde a fim de instruir sobre a prevenção e os primeiros socorr=
os
às pessoas que sofrem queimaduras e diminuir a gravidade das lesões(7-=
6).
Considerando que na maioria dos casos, as
queimaduras são acidentais e passíveis de prevenção, é de suma importância o
compartilhamento de informações sobre seus fatores de risco e medidas de
prevenção como uma estratégia para minimizar o número de sequelas, óbitos e
acidentes relacionados a esse agravo(8-9).
Na literatura, a
prevenção pode ser definida por dois componentes: o passivo, no qual se inc=
luem
alterações no desenho e segurança de materiais e equipamentos; e o ativo, o
qual elenca educação e informação. Os dois são importantes, mas destaca-se a
educação, por se tratar de uma ferramenta transformadora na população em ge=
ral(10).
Em estudo de Oliveira e Souza(8)
evidenciou-se a necessidade de campanhas educativas para população em geral=
, a
fim de conscientizar as pessoas sobre a prevenção de queimaduras e acidentes
domésticos, e ainda educação continuada nos mais diversos locais de trabalh=
o.
Apesar da existência de políticas
públicas e estratégias na Atenção Básica direcionadas à prevenção de aciden=
tes,
observa-se que essas ações ainda são incipientes, sendo poucas voltadas para
a educação em saúde, devido ao déficit da equipe de saúde, em
especial a enfermagem(12-13-14). A
falta de orientações
adequadas aos pais,
familiares e cuidadores, acarreta uma população
desinformada e despreparada=
(13).
O
profissional da enfermagem bem como acadêmicos em enfermagem, tem a
responsabilidade de participar da conscientização da população sobre os
cuidados na prevenção de acidentes por queimaduras, para tanto ambos podem
utilizar estratégias variadas, dentre estas pode-se destacar o desenvolvime=
nto
de cursos, cartazes informativos, oficinas entre outros(11).
Há
necessidade dos profissionais de saúde serem mais
proativos e promotores de informações,
orientando os pais ou
responsáveis sobre a
prevenção de acidentes,
discutindo este problema
no mesmo nível
de prioridade que
os demais assuntos que envolvam o desenvolvimento saudável da criança, pois entende-se que a educa=
ção
para comportamento em saúde deva iniciar já na infância. Destaca-se a
importância de se abordar sobre prevenção de
acidentes nas consultas médicas e de enfermagem durante a realização=
da
puericultura; em ações preventivas e educativas nas escolas, e, até mesmo,
desenvolver campanhas de conscientização e orientação sobre o assunto, a fi=
m de
disseminar conhecimento e reduzir agravos(16-17).
Considerando essas estratégias de prevenção,= no contexto da universidade, o tripé ensino-pesquisa-extensão deve contemplar ações que possibilitem o acesso da sociedade às informações. A extensão universitária pode ser considerada como o espaço no qual teoria e prática se convergem como campo de formação em saúde, com aplicabilidade real para a população(15), aliando esforços juntos à rede de saúde para prom= over comportamentos saudáveis, como na prevenção de acidentes por queimaduras. <= o:p>
Diante do exposto, este estudo teve como
objetivo relatar a experiência de graduandos e pós-graduandos em ministrar =
um
minicurso sobre a prevenção de queimaduras em um evento de extensão de uma
universidade federal do Sul do Brasil.
Relato da experiência
Trata-se de um relato de experiência de
graduando e pós-graduandos acerca da construção, organização e apresentação=
de
um minicurso intitulado “Primeiros socorros e prevenção das queimaduras” no
evento de extensão Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX em casa), da
Universidade Federal de Santa Catarina. Este minicurso estava vinculado ao
projeto de extensão intitulado “Ações de Enfermagem para pessoas com ferida=
s”.
Por se tratar de um evento aberto à comunidade, o público alvo foi todas as
pessoas interessadas em conhecer a temática. Esta experiência aconteceu em =
dois
dias no mês de outubro de 2020 através da plataforma Google meet.
A divulgação do minicurso se deu por meio do
site oficial do evento e também por aplicativos de mensagens instantâneas,
redes sociais para que as pessoas
externas à universidade pública pudessem ter conhecimento do mesmo.
A atividade de apresentação do mini curso te=
ve
duração de duas horas, dividida em=
três
momentos: 1) atividade “quebra gelo” (10 minutos) - na qual foi solicitado =
aos
participantes que entrassem no site Menti
e respondessem o que eles consideravam como queimaduras. Após, os resultado=
s,
compilados pelo próprio site, foram rapidamente analisados e, então,
identificado o conhecimento dos participantes a esse respeito. Essa informa=
ção
foi retomada ao longo da apresentação, quando os autores deste trabalho
buscavam relacionar o conteúdo exposto com aquele analisado; 2) aula exposi=
tiva
dialogada da temática; 3) momento para dúvidas, sugestões e comentários da
construção e apresentação do material.
Construção e organização do conteúdo
A motivação em ministrar o curso na temática=
de
queimaduras esteve associada a participação do acadêmico e pós-graduandos no
Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em
Condição Crônica e projetos de extensão e pesquisa nos quais aborda-se a
temática sobre queimaduras e a integra em suas discussões, eventos, e
atividades práticas. Ainda, devido ao isolamento social, pensou-se que seria
interessante disseminar os conhecimentos produzidos no contexto descrito ac=
ima
para a população, considerando que as pessoas estavam passando maior tempo =
em
casa, com risco aumentado de acidentes(18-19-20).
Dessa forma, foi escolhida a temática “Prime=
iros
Socorros e Prevenção de Queimaduras” para que assim, pudesse direcionar aos
aspectos causadores no que se diz respeito à prevenção e como agir diante d=
esses
incidentes.
A partir disso, para a construção do material
para o minicurso, os autores realizaram busca na literatura científica,
manuais, diretrizes e também, em materiais que estavam voltados para leigos,
para que assim pudessem ter um direcionamento de como abordar a temática de=
uma
maneira clara e compreensível a todos os participantes.
No primeiro momento identificou-se que muito=
se
aborda no Brasil sobre os tipos de queimaduras e os agentes causais. No
entanto, os autores refletiram sobre a construção do conhecimento dos
participantes em compreender os danos bio-fisico-psico-espirituais =
que
permeiam a queimadura na vida de alguém e a repercussão desta.
Através dessa breve busca na literatura, os
autores elegeram os possíveis tópicos para apresentação, divididos em bloco=
s, a
saber: 1) Breve história sobre a queimaduras a partir do surgimento do fogo=
e o
conceito de queimadura; 2) Epidemiologia no mundo e no Brasil; 3) Anatomia e
Fisiologia da Pele; 4) Classificação e gravidade das queimaduras e por fim,=
5)
Os agentes causais e primeiros socorros.
Como percebe-se, o bloco 1 foi construído pa=
ra
que o participante pudesse conhecer a importância de se falar sobre a temát=
ica
desde os seus primórdios, pelo aumento significativo do trauma ao longo do =
tempo,
registros históricos no Brasil sobre o tratamento e a definição da queimadu=
ra
em si. Na figura 1, exemplo da tela deste bloco.
Figura
1 - Imagem dos registros históricos das queimadu=
ras
no Brasil.
Fonte: os autores (21)=
No bloco 2, foram discutidos aspectos
relacionados à epidemiologia. Para tanto, foi consultado o Sistema de
Informações Hospitalares do SUS (DATASUS), nos anos de 2019 e 2020,
considerando os grupos queimaduras e corrosões; outras causas externas de
lesões acidentais; exposição a corrente elétrica, temperatura, pressão,
radiação, exposição à fumaça, ao fogo às chamas, contato com fonte de calor=
e
substância quentes. A análise foi pela morbidade hospitalar no SUS por loca=
l de
internação (regiões do Brasil)(2-4).
No terceiro bloco, no qual foi abordado sobre
anatomia e fisiologia da pele, foi pensado para contribuir com o conhecimen=
to
sobre a importância da pele como órgão do corpo (Figura 2). Embora tenha si=
do
mostrado termos técnicos, a linguagem utilizada na explanação foi pensada p=
ara
o público em geral, sempre destacando que qualquer trauma na pele, poderia
causar um desequilíbrio desse órgão e por isso, a importância de se cuidar =
e da
prevenção de acidentes.
Figura
2 - Imagem da tela sobre a importância da pele e
suas funções.
Fonte: os autores. (22)
Para a elaboração dos blocos quatro e cinco
foram considerados os referenciais da Sociedade Brasileira de Queimaduras e=
da American Burn Association. Para am=
pliar
o conhecimento acerca de quando procurar um serviço de saúde quando sofrer =
uma
queimadura, foi explanado sobre a classificação das lesões (primeiro, segun=
do e
terceiro grau), como os profissionais avaliam a extensão e quais os critéri=
os
utilizados para o encaminhamento a serviços especializados.
Após, no último bloco, foram tratados de alg=
umas
causas de queimaduras, a saber: 1) Queimaduras por produtos inflamáveis; 2)
Queimaduras por líquidos quentes; Queimadura solar; 3) Queimaduras Químicas=
; 4)
Queimadura por plantas; 5) Queimaduras por cnidários; 6) Queimaduras
solar; 7) Queimadura elétrica. Ain=
da,
foram abordados sobre a prevalência, os cenários de riscos com cada um dele=
s,
fatores agravantes, os cuidados e as intervenções que podem ser realizadas =
para
prevenir/socorrer o indivíduo.
Todos os autores ficaram responsáveis em bus=
car
na literatura e a construção do material ocorreu em conjunto, utilizou-se d=
o Google Drive para compartilhamento=
das
informações e a escrita do material de forma simultânea através da ferramen=
ta Google Docs.
Durante a construção do material, foram medi=
adas
várias reuniões entre os autores para que pudessem delinear o conhecimento,
pois tinha-se como desafio: trazer o conhecimento de forma acessível para t=
odos
que se faziam presentes, abordar sobre os tópicos elencados e ainda, em um
tempo de duas horas.
Dessa forma, os autores utilizaram como
estratégia a identificação do conhecimento através dos tópicos, elencaram os
principais pontos, ou seja, abordando os termos científ=
icos
mas explicando de forma simplificada o seu significado/funcionalidade. Como
também, integrando o conhecimento de forma contextualizada com a vida diári=
a do
participante, como por exemplo, ao fritar uma comida, a cafeteira italiana,=
as
notícias de queimaduras com álcool em gel decorrente da proximidade com o f=
ogo,
entre outros exemplos em que fizesse entender o processo que é desencadeado=
o
acidente por queimadura.
E dessa forma, foi construída a apresentação=
, em
que foi utilizado a ferramenta online e gratuita Canva no qual permitiu a utilização de imagens e animações para
elaboração de um conteúdo interativo e simplificado, no total foram 72
slides.
DISCUSSÃO
A atividade foi dividida em três momentos, s=
endo
o primeiro destinado a identificar o conhecimento dos participantes acerca =
da temática,
este processo foi mediado por um aplicativo online e gratuito no qual
oportuniza que o participante responda uma pergunta com palavras chaves, se=
ndo
a pergunta central “O que são queimaduras?”, para que assim os autores pude=
ssem
identificar os conceitos ou até mesmo explorá-los durante a condução do
minicurso. As respostas citadas com maior número de vezes apresentaram-se c=
om
letras maiores e aquelas que foram citadas com menor número apresentaram-se=
em
tamanhos menores.
O segundo momento da atividade foi a apresentação propriamen=
te
dita, em que foi construído apresentando os aspectos históricos, aspectos
epidemiológicos no Brasil e no mundo, as respectivas estruturas da pele e s=
uas
funcionalidades, conceito de queimaduras, a relação de temperatura do agente
causal e a classificação da lesão quanto ao tipo de lesão, como também sobr=
e a
disposição dos serviços de saúde presentes na Rede de Atenção à Saúde que
contemple o atendimento ao paciente com lesão queimada, sendo, a Atenção
Primária à Saúde, Atenção de Urgência e Emergência como Unidades de Pronto
Atendimento e Hospitais, como também o Centro de Tratamento de Queimados (C=
TQ)
e seus respectivos critérios.
Para o melhor compreendimento da Atenção à S=
aúde
envolvida ao paciente queimado, foi explanado sobre os tipos de queimaduras,
sendo, Queimadura de Primeiro Grau, Queimadura de Segundo Grau Superficial,
Queimadura de Segundo Grau Profunda e Queimadura de Terceiro Grau, informan=
do
as características de cada uma e os cuidados necessários. Expondo aos
participantes de forma contextualizada com a realidade, no que se diz respe=
ito
às atividades domésticas, colaborativas e sociais, e assim, dispondo o tipo=
de
cada atendimento de cada serviço de saúde disposto a atender o paciente
queimado dependendo da sua gravidade.
E assim, subsidiou-se o espaço para também
abordar sobre a extensão para determinação da Superfície Corporal Queimada,=
em
que é um dos aspectos que determinam a classificação da gravidade da queima=
dura
em conjunto ao Tempo de Exposição, Comorbidades do Paciente, Idade e o Agen=
te(23).
Frente a isto, existem vários agentes causais
para a ocorrência da queimadura, de acordo com a literatura internacional s=
ão:
escaldo, chama, raios, fogos de artifício, elétrica, contato, química,
relacionada ao trabalho e hospitalares(24).
Para compreender tais fatores e adequar a
realidade brasileira, foram realizadas buscas em estudos brasileiros que
abordassem sobre os agentes causais de acordo com a prevalência nacional, no
qual foi encontrado em que foi visto: as queimaduras por agentes inflamáveis
(álcool, gasolina, óleo de cozinha, querosene e solventes(25), as
queimaduras por chamas(26-27), as queimaduras por líquidos quent=
es(28),
as queimaduras químicas por soda cáustica(29-30), por ácido
fluorídrico(31), por fenol(32), por plantas como limão, laranja e toran=
ja(33)
e por cnidários(34). Como também, as queimaduras por radiação so=
lar(35),
queimaduras por eletricidade(36), e por fim, a queimaduras pela =
eletrocirurgia(37).
Nessa perspectiva, abordou-se os fatores de
riscos condizentes com os aspectos ambientais, sociais e econômicos present=
es
na realidade do Brasil, visto que estes estão diretamente relacionados com a
epidemiologia. Como por exemplo, o aumento do gás, muitas pessoas começaram=
a
procurar por outras fontes de geração de fogo como os líquidos inflamáveis =
para
cozinhar (38), como também uma grande região litorânea do país,
apresenta maior prevalência de queimaduras solares e por animais marítimos =
como
os cnidários.
Como também decorrente ao período de pandemia
propriamente dito, em que apresentou-se maior nú=
mero
de acidentes com crianças em domicílio(18) decorrente do isolame=
nto
social, queimaduras por álcool decorrente da necessidade de higienização das
mãos para prevenção da COVID-19(39).
No geral, para cada queimadura foi explanado=
a
epidemiologia, os fatores de riscos, gravidade das lesões e a prevenção, se=
ndo
esta última relacionada ao indivíduo e ao coletivo por meio de ações que
poderiam ser mediadas nas instituições, como por exemplo não se aproximar do
fogo após higienizar as mãos com álcool em gel e divulgar nas praias onde há
predominância dos cnidários para evitar os acidentes.
No final da explanação do conteúdo também foi
abordado sobre as situações mais comuns no cotidiano em que tornam-se uma
situação de perigo, sendo, acender a churrasqueira com álcool, produzir sab=
ão
líquido caseiro com mistura de hidróxido de sódio ou soda cáustica NaOH, manipular fiação elétrica de baixa e alta tensã=
o sem
o devido preparo técnico, atear fogo em entulhos domésticos com gasolina ou
outro líquido inflamável, manipular frituras com grandes quantidades de óle=
o, o
uso de cafeteira do tipo italiana, descer pelo lado do escapamento da moto e
manipular óleo fervente e deixar água cair(40).
E se acontecer esses acidentes, foi ressalta=
do
os cuidados que devem ser tomados como o resfriamento da área lesada e cobr=
ir
com um pano limpo (de preferência úmido), cobrir o indivíduo com cobertas
quando a queimadura for extensa para evitar a hipotermia, como também, reti=
rar
os adornos, lentes de contato e roupa (se estas não se apresentarem aderida=
s) e
por fim, ressaltado procurar por um profissional ou serviço de saúde para
avaliação da lesão e o devido tratamento(40).
Foi um momento oport=
uno
para desmistificar alguns aspectos e conceitos culturais no que se diz resp=
eito
ao tratamento caseiro das queimaduras, como utilizar pasta de dente, piment=
a,
gelo, ovo, entre outros produtos de qualquer origem que não seja de uso
comprovado para o tratamento dessas lesões, como também ações imediatas como
evitar correr para que a produção do fogo não se acentue e evitar estourar =
as
bolhas(40).
O terceiro e último momento da atividade foi=
a
abertura para os participantes para explanar suas dúvidas, comentários e
sugestões sobre a temática e a atividade propriamente dita. O que tornou-se um momento oportuno e de construção coletiva=
, pois
estavam-se presentes profissionais de saúde e estudantes em que aproveitaram
para perguntar sobre a melhor conduta em relação às bolhas, sobre as formas=
de
tratamento das queimaduras e se apresentaram surpreendidos em relação às
plantas que causam queimaduras. Também foi abordado pelos participantes sob=
re a
predominância de cnidários em determinadas praias.
No geral, a apresentação foi elogiada pelos =
participantes
em relação a pertinência, clareza e domínio do conteúdo pelos participantes,
nos dois dias a atividade contemplou a presença de 28 participantes. Como
também, os autores foram honrados com a presença do Presidente da Sociedade
Brasileira de Queimaduras, o qual propôs a construção de um projeto para se=
mear
a temática pelos autores, tornando assim, um momento de expectativa e
entusiasmo.
CONCLUSÃO
A construção, organização e apresentação do
minicurso permitiu aos autores um aprendizado no que se diz respeito:
identificação do problema, ou seja, qual a necessidade do público, a procura
por materiais relevantes sobre queimaduras e a transformação do conteúdo
científico em uma linguagem acessível a todos.
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Submissão: 2021-07-28
Aprovado: 2021-06-12
[1] Enfermei=
ra.
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federa=
l de
Santa Catarina. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní=
vel
Superior (CAPES). Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em
Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica. e-mail: rayhanyks@gmail.c=
om.
ORCID: 0000-0002-0288-8192.
[2] Acadêmic=
o do
Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
(PIBIC/CNPq). Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermage=
m e
Saúde a Pessoas em Condição Crônica. e-mail:
enfermeirodermatologico@outlook.com. ORCID: 0000-0001-5653-6857.
[3] Enfermei=
ra.
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federa=
l de
Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enferma=
gem
e Saúde a Pessoas em Condição Crônica. e-mail: tilitobinha@gmail.com. ORCID:
0000-0002-5798-2709.
[4] Enfermei=
ra.
Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de
Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Memb=
ro
do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde a Pessoas em
Condição Crônica. e-mail: nataliasjbv@gmail.com. ORCID: 0000-0002-9005-4381=
.
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