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 EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CUIDADORES INFORMA= IS DE PESSOAS IDOSAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: PESQUISA-AÇÃO

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HEALTH EDUCA= TION WITH INFORMAL CAREGIVERS OF ELDERLY PEOPLE WITH ALZHEIMER'S DISEASE: ACTION RESEARCH

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Thaynara Maria Oliveira de Albuque= rque[1] * Daniele Pereira Soares[2] * Isabela Lunara Alves Barbalho= [3] * Marcelo Costa Fernandes[4]

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RESUM= O

Objetivo: descrever a= educação em saúde com cuidadores informais de pessoas idosas com doença de Alzheimer= . Método: trata-se de estudo descr= itivo com abordagem qualitativa, embasado na pesquisa-ação, realizado com 15 cuidadores informais do município de São José de Piranhas, Paraíba, Brasil. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo para organização e análise dos resultados. Resultados: Observou-se que as metodologias ativas utilizadas proporcionaram espaço de troca de conhecimentos, além de modificar a percep= ção do cuidador sobre a Doença de Alzheimer. Considerações finais: é necessário promover a educação aos cuidadores buscando sanar = as principais dificuldades em relação ao cuidado, proporcionando a ressignific= ação do cuidado a pessoa idosa com Doença de Alzheimer.

Palav= ras-chave: Cuidadores; Doença de Alzheimer= ; Edu= cação em Saúde.

 

ABSTRACT

Objective: to describe health education with informal caregivers of el= derly people with Alzheimer's disease. Method: descriptive study, with a qualitat= ive approach, based in the action-research, carried out with 15 informal caregivers in the municipality of São José de Piranhas, Paraíba, Brazil. In order= to collect data, we used a semi-str= uctured interview, after approval by the Research Ethics Committee. The Discourse of the Collective Subject was used to organize and analyze the results. Res= ults: It was observed that the active methodologies used provided a space for exchanging knowledge, in additio= n to modifying the caregiver= 's perception of Alzheimer's<= /span> Disease. Final considerations:= it is necessary to promote education for caregivers, seeking to remedy the main difficult= ies in relation to care, providing a redefinition of care for the elderly person with Alzheimer's Disease

Keywords: Caregivers; Alzheimer Disease; Health Education.=

 


INTRODUÇÃO

A Doe= nça de Alzheimer (DA), devido suas repercussões na saúde, representa grande problema na atual sociedade, visto que compromete de modo profundo a integridade física, mental e social do sujeito acometido, exigindo cuidados mais comp= lexos e gerando mudanças no cotidiano familiar(1,2).=

A DA é uma doença cerebral, sendo a mais comum entre as demências, danificando e destruindo partes do cérebro que envolvem o pensamento, a aprendizagem e a memória. À medida que a doença progride= , os neurônios em outras partes do cérebro são afetados, fazendo com que as funç= ões corporais mais básicas sejam prejudicadas, impondo ao indivíduo cuidados in= tegrais por outra pessoa(3).

A pessoa idosa passa a depender total= mente de um cuidador, esse papel frequentemente é desenvolvido por um familiar ou pessoa próxima(4). Esse tipo de cuidado se denomina cuidado informal, visto que a prática é exercida por pessoas sem formação na área e= sem remuneração(5).

Tendo em vista a complexidade da cond= ução do cuidado pelo cuidador informal, nota-se predisposição para sobrecarga física, psicológica, financeira e social, principalmente quando não há form= ação técnico-científica, podendo aumentar a vulnerabilidade devido à ausência de orientações(6).

Vale salientar que a participação do cuidador em grupos de capacitação e orientação pode favorecer a troca de experiências e possibilitar constante atualização(7).

Desta forma, as práticas de educação em saúde, são estratégias que devem ser implementadas no cotidiano dos cuidadores informais, para o compartilhament= o de saberes e vivencias e disseminação do conhecimento científico atrelado ao conhecimento cultural, diminuindo as vulnerabilidades existentes.

Com isso, surgiu a seguinte questão norteadora: A educação em saúde é um meio de orientar os cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer?

Este estudo apresenta a relevância de contribuir na percepção do cuidado dos cuidadores informais, impactando de forma positiva seu entendimento sobre a doença e valorizando a troca de experiências dos cuidados ofertados a pesso= a idosa com DA.

Logo, objetivou-se descrever a educação em saúde com cuidadores informais de pess= oas idosas com doença de Alzheimer.

 

MÉTODO

A pesquisa em questão= é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em enfermagem = da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. O estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, alicerçada no método= da pesquisa-ação(8). Foi realizado na cidade de São José de Piranha= s, uma cidade de pequeno porte, com estimativa de 20.329 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)(9) que es= tá localizada no alto sertão do estado da Paraíba, Brasil.

Os participantes dessa pesquisa foram os cuidadores informais de idosos portadores da DA em todo território que abrange a cidade de São Jos= é de Piranhas, no estado da Paraíba. Foi utilizado como critério de inclusão: cu= idadores de idosos que independente de formação acadêmica exerça cuidado direto e domiciliar a um familiar ou não, sendo o idoso portador de laudo comprobató= rio de Doença de Alzheimer. Como critério de exclusão: cuidadores que não se encontrarem nas residências após três visitas consecutivas para o levantame= nto dos problemas e situações vivenciadas.

Após a constatação das problemáticas levantadas na primeira etapa do diagnóstico situacional, foram colocadas em prática as ações por meio dos círculos de cultura, rodas de conversa, seminários e ateliê, a fim de valorizar a participação ativa dos cuidadores, tornando-os protagonistas na construção de alternativas para solucionar as questões que ainda envolvem a Doença de Alzheimer nesse segme= nto populacional.

As ações foram desenvolvidas no Auditório Central Maria Elza, sendo reali= zadas em dois encontros, cada encontro durou em média duas hora= s e trinta minutos, em que no primeiro e segundo= encontro, fizeram-se presentes sete e oito cuidadores, respectivamente.

As aç= ões foram realizadas nos meses de outubro e novembro de 2018, e posteriormente, ocorreram as coletas pós-intervenções, no mês de novembro com as seguintes questões: O que significou para você a experiência em partic= ipar dessas ações educativas? Que sugestões você poderia acrescentar para a realização de novos grupos educativos? Após as ações educativas entendimento que você tinha sobre Alzheimer mudou?

               Após a coleta, transcrição = e organização dos dados, foi utilizado para a análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC= ), que é um método que propõe a soma de ideias, de forma não numérica, que operacionalizadas metodologicamente expressem o pensamento de um determinado grupo por meio do discurso. Entende-se o DSC como um projeto de organização= e tabulação de informações qualitativas de cunho verbal, obtidas de depoiment= os que, basicamente, analisa o material verbal coletado para se extrair dele as Ideias-Centrais (IC) e suas correspondentes Expressões-Chaves (ECH)(10= ). Esse material verbal coletado na primeira pessoa do singular se transforma = em uma referência coletiva, pois ocorre a associação discursiva que reúne fragmentos de distintas falas em um único discurso.

 A investigação foi iniciada após a aprov= ação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras, sob o número do parecer 2.904.= 843 em 19 de setembro de 2018. A participação na pesquisa se realizou mediante a assinatura do entrevistado no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elaborado em duas vias, assinado pelo participante da entrevista e = pela pesquisadora responsável. Respeitando a resolução 510/2016 do Ministério da Saúde, os componentes éticos e legais estão presentes em todas as etapas da pesquisa, assegurando aos participantes o sigilo e privacidade das informaç= ões que foram coletadas.

Os entrevistados foram identificados com codinomes de fenômenos naturais: céu; nuvem; dia; estrela; noite; terra; árvore e mar.

 

RESULTADOS

Para a execução das ações educativas, foram elaborados temas após o diagnóstico situacional da pesquisa-ação juntos aos participantes da pesquisa, estes fo= ram: Conhecendo a Doença de Alzheimer e trabalhando os sentimentos de altruísmo e Dividindo experiências acerca da doença e reafirmando o ato da espiritualidade como f= orça para superar os obstáculos.

A primeira ação ocorreu no di= a 31 de outubro de 2018, em que, foram trabalhadas duas temátic= as: o vivenciar no cuidado a pessoa idosa com Alzheimer como possibilidade de aprendizagem sobre a doença e o sentimento de altruísmo no cuidado a pessoa idosa com Alzheimer. Neste primeiro encontro estiveram presentes sete cuidadores.

Ao chegarem, os participantes foram acolhidos e orientados a sentar em círculo. Em seguida, realizou-se a apresentação expondo os objetivos da pesquisa e esclarecendo sobre o estudo e a temática a ser discutida naquela noite.

A aproximação dos participantes facilita na condução das atividades, dessa forma, foi realiza= da a dinâmica de acolhimento do “Guiar e ser guiado” com finalidade de demostrar= a importância de saber conduzir e superar os obstáculos que possam ocorrer durante o período da doença. Para realização foi solicitado que formassem duplas sendo que cada um realizaria a condução do outro que estava vendado = por obstáculos dispostos pelo salão de forma que preservasse a integridade do q= ue estava sendo guiado, construindo um momento de descontração e harmonia do grupo.

A primeira metodologia utilizada foi a da “Árvore do conhecimento” com a finalidade de debater sob= re conceito, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer, desta forma, um ouvindo a fala do outro compartilha saberes.

Com a sala disposta em roda de conversa, o desempenhar da atividade se deu pela impressão de image= ns que retratassem os princípios e características principais do Alzheimer com= o a história da doença, a perca da memória, a agressividade, o sentimento de an= gustia, os tratamentos a não aceitação dos cuidados entre outros, que foram entregu= es aleatoriamente, porém seguiam uma sequência lógica de apresentação, e cada participante iria expor e retratar o significado da imagem para os outros participantes. Em seguida, a facilitadora explicava com base científica dos artigos e documentos ministeriais o que cada imagem representava, após elas eram expostas em um mural desenhado no formato do cérebro para ocorrer a fixação visual.

A segunda metodologia consistiu em abordar e estimular o compartilhamento dos sentimentos gerados pela doença de forma que os estimulassem a desenvolver ainda mais o sentime= nto altruísta demostrado nas entrevistas. Para isso foi utilizada a metodologia= do “Ateliê”, em que eles iriam construir por meio do seu conhecimento. Previam= ente foi solicitado que todos trouxessem de casa uma ou mais fotos reveladas do = idoso sob sua responsabilidade.

A facilitadora dispôs= de folhas brancas, cola, pincéis, lápis coloridos, canetas, tesoura, adesivos,= EVA’s com recortes em vários formatos, imagens do tip= o emoticons, gl= iter e imãs sobre a mesa e solicitou que os cuidadores colassem as fotos e em seguida com a utilização do material ofertado demostrassem o sentimento que eles possuíam, bem como sua relação com o cuidado, sendo acompanhados ao fu= ndo de músicas clássicas aleatórias para propiciar ambiente agradável. Posterio= rmente foi solicitado que todos expusessem seu produto final e falassem sobre sua imagem e o que ela representa.

Com essa atividade pode-se notar que cada um se concentrou bastante e se engajou na atividade, tratando o momento com leveza e tranquilidade. Em meio ao material existiam representações que poderiam demostrar sinais de insatisfação, tristeza, sofrimento ou algo do gênero, porém, no momento da exposição todos demostra= ram sentimentos positivos principalmente de amor, com representação de um coraç= ão em todas as produções, como também por meio das falas das “obras de arte” cria= das. Muitos utilizaram de sua imaginação para criar um belo painel, que foi suge= rido pelos cuidadores deixar exposto em suas residências.

O segundo encontro ocorreu no dia oito de novembro de 2018, e teve como temáticas a espiritualidade como ferramenta do cuidado a pessoa idosa com Alzheimer e a= usência de suporte na realização dos cuidados cotidianos a pessoa idosa com Alzheim= er. A ação consistiu em compartilhar e buscar soluções para as dificuldades diá= rias na realização do cuidado com base na metodologia da “Situação-Problema”, al= ém de concluir o encontro reafirmando a busca pela espiritualidade como ferram= enta de ânimo e fé para superar as dificuldades. Participaram desta etapa oito cuidadores.

A primeira metodologia ativa estava voltada para a sobrecarga do cuidador. Previamente foram coloc= ados em balões papeis com situações do cotidiano que eles citaram durante a entrevista que diagnosticava a sobrecarga, sendo mantido o anonimato do entrevistado. Os balões foram entregues aleatoriamente e eles foram orienta= dos que se fosse sua fala não era necessário revelar. Na sequência a pesquisado= ra solicitou que formassem duplas e que um iria ler a situação-problema e o ou= tro iria buscar uma forma de resolvê-la, em seguida os demais iriam dizer se concordam com a solução proposta e se dariam novas alternativas para resolubilidade do problema.

Os participantes demostraram interesse em participar através da fala, podendo se notar que ao longo da metodologia com a exposição das situações-problema, eles se identificavam com a fala do outro como algo que eles também vivenciam e alg= uns expuseram a fala como sendo a sua. Foi de suma importância esse momento, po= is através da conversa eles buscaram solucionar o problema do outro e se viram= em situações que eles ainda não tiveram a experiência, mas que poderiam ainda vivenciar.

O segundo momento consistiu em duas etapas de metodologias sendo a primeira o uso do jogo “quebra-cabeça” que formava uma imagem que se relacionava a espiritualidade= . Os cuidadores foram orientados a seguir para a mesa em que estava disposto o j= ogo. Em coletividade todos deveriam montar o quebra-cabeça, para que assim, seguissem para a próxima etapa.

Durante a montagem do quebra-cabeça pode-se observar falta de otimismo em conseguir solucionar o jogo, isso também reflete nos cuidados diários, principalmente com pessoas = idosas com DA que devido as fases da doença tem que se juntar peças de um “quebra-cabeça” que não há um modelo e assim conseguir desempenhar as atividades diárias e não apenas buscar o caminho mais fácil ou se entregar diante das dificuldades. Porém, em outra perspectiva, alguns participantes mostraram-se com força de vontade e empenho para montar o jogo, sempre esti= mulando os demais participantes e traçando estratégia para que concluíssem a ativid= ade.

A segunda etapa consi= stiu no momento de reflexão acerca de como os cuidadores exercitam sua espiritualidade. Foi previamente organizado espaço agradável em que os part= icipantes se sentariam sobre um tapete ao chão, acompanhados de comidas, músicas de relaxamento e ambiente a meia luz. Nesse espaço a pesquisadora levantou a questão se eles sabiam a diferença entre religião e espiritualidade, sendo = que em unanimidade não souberam diferenciar, desta forma, a facilitadora explic= ou a diferença. Logo após eles voluntariamente externaram seus sentimentos espirituais acerca das condições vividas por eles e pelos idosos que cuidam= .

Nesse momento também = foi utilizado o “Jogo da Garrafa” para que cada um estimulasse o outro com apen= as uma palavra que os motivasse a seguir em frente, e por meio do jogo pode-se notar que as palavras fé e paciência foram as mais recorrentes.<= /span>

            Após as intervenções, objetivou-se analisar se as ações repercutiram no entendim= ento do cuidador em relação às temáticas abordadas. Desta maneira, foram realiza= das entrevistas com os cuidadores que participaram das ações, o que formou a IC= de discussão denominada: Compartilhando experiências como forma = de aprendizagem na transformação dos cuidados ofertados.=

A IC aborda a percepç= ão dos cuidadores diante da experiência de participar de ações educativas e a agregação do conhecimento advindo das ações. Para a construção do Discurso = do Sujeito Coletivo (DSC) dessa categoria, participaram oito cuidadores (céu, nuvem, dia, estrela, noite, terra, árvore e mar).

IC- Compartilhando experiências como forma de aprendizagem na transformação dos cuidados ofertados.

 

DSC: É uma tarefa muito difícil viver em função de outra pessoa, cansa muito, tem hora que você precisa de um apoio, precisa de outras experiências, até para melhorar a assistência que você da à pessoa que tá com Azheimer e gostei bastante pincipalmente da forma como você abordou, as dinâmicas... você vê que o problema não é só na sua família, você vê que tem outras pess= oas, que apesar de não ter cura, mas pelo menos você acalenta um pouco a preocup= ação que você tem, a tristeza que você passa... a gente adquire muita experiênci= a um com o outro, compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais sobre a doença. Eu tenho certeza que se eu não tivesse participado eu não teria a v= isão que eu tenho agora no momento, que eu sabia que a doença em si ela já trazia consequências, mas eu vi de uma forma diferente e dinâmica que deu pra mim aprimorar realmente tudo que é a doença.

 

DISCUSSÃO

A IC proporciona a vi= são de que para mudar a realidade do conhecimento deficiente é necessário que se dinamize o modo como às informações são compartilhadas, constatando que a aprendizagem baseada na troca de experiências acalenta os problemas vivenci= ados no cotidiano, pois são comuns para todos os cuidadores envolvidos no proces= so da DA.

A pesquisa-ação conse= gue proporcionar vínculo entre o pesquisador e os participantes, fazendo com que haja reflexão para solucionar os problemas(11). Tornando os cuidadores sujeitos ativos no processo de troca de saberes, e os conduzindo= no planejamento e construção do saber.

Observa-se no discurso dos cuidadores, que participar das ações em saúde proporcionou mudanças na concepção que tinham sobre a DA, e consequentemente melhorias tanto para o cuidador que aprofundou seu conhecimento, quanto para o idoso que terá suas necessidades supridas com um olhar diferenciado de seu cuidador.=

Cuidar de um familiar com DA requer que o cuidador saiba conviver com o sofrimento do ou= tro. Dessa forma, é necessário desenvolver ações que proporcionem diálogos, resp= eitando os saberes e crenças e promovam capacitação aos cuidadores, pois o cuidador= bem informado se torna mais seguro, refletindo em maior capacidade e disponibilidade para os cuidados ofertados(12)=

O estudo realizado com cuidadores familiares participantes dos grupos da Universidade de São Paulo= demonstrou em seus achados, que as cuidadoras se interessaram na busca e acesso aos gr= upos de apoio psicoeducacional da Associação Brasile= ira de Alzheimer como possibilidade de troca de experiências e orientação no manejo dos sintomas da DA(13).

Outro estudo realizad= o no Rio Grande do Sul com familiares cuidadores de pessoas idosas com DA, demonstrou que os participantes perceberam que com o grupo conseguiram aprender sobre a DA e sobre como cui= dar da pessoa idosa e ao mesmo tempo, sentiam-se cuidados, uma vez que o grupo proporcionou troca dialógica onde o cuidador conseguia aprender e ensinar, melhorando suas práticas de cuidado(14).

A criaç= ão de grupos facilita a interação entre pessoas que partilham da mesma experiênci= a, como é o caso dos cuidadores de pessoas idosas com DA. Isso porque um cuidador que participa de intervenções em habilidades sociais com profissio= nais de saúde e outros cuidadores, se sente seguro em indagar sobre aspectos da doença, além de transparecer seus sentimentos e dialogar quando algo está l= he incomodando(15).

Dessa forma, o processo de educação consiste também na perspectiva de mudanças do cuidador, almejando melhorias de um cuidado qualificado com a pessoa idosa dependente que vive em domicílio(16).

Com i= sso, é necessário que se fortaleçam os diálogos baseados nas experiências, possibilitando o uso da realidade para subsidiar discussões e efetivar o aprendizado, que com metodologias ativas se torna mais estimulante e incentivador(17).

Por f= im, como diagnosticado na fala dos cuidadores, as metodologias educativas contribuem para que haja engajamento dos participantes e para que o conhecimento seja descomplicado, mudando a perspectiva acerca do cuidado de pessoas idosas co= m DA proporcionando conforto, segurança e empoderamento.=

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS =

O presente estudo proporciono= u a análise e discussão da educação em saúde com cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer.

Na realização da anál= ise das ações com os cuidadores foi perceptível que as metodologias ativas utilizad= as proporcionaram espaço de troca de conhecimentos, pois a interação em grupos educativos permitiu que cuidador percebesse que os problemas que o assolam,= são semelhantes com o que outros cuidadores vivenciam.

Além disso, o compartilhamento de saberes modificou a forma do cuidador em perceber o que= é a DA, favorecendo a assistência ofertada ao idoso.

Cabe salientar que os resultados obtidos nesta investigação apresentam limitações, já que com o levantamento dos dados, foi obtido um número maior de cuidadores no municíp= io, porém alguns não quiseram participar das ações. Além disso, os achados fazem parte da realidade de um munício específico o que dificulta grandes generalizações já que trata de uma realidade local.

Por fim, é necessário promover a educação aos cuidadores de pessoas idosas com = DA, buscando sanar as principais dificuldades e utilização de novas tecnologias= em saúde. Acredita-se que por meio da educação em saúde haverá a diminuição dos agravos na saúde da pessoa idosa com DA e do cuidador, que se dedica fielme= nte ao cumprimento de suas atividades.

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Autor= correspondente

Daniele Pereira Soares. Endereço: Rua Francisco Beltrão, 90, apto 501. Jardim Oceania, João Pessoa, Paraíba, Brasil, CEP: 58.037-605. Telefone: (83) 99127-8694. E-mail: danisoaresenf@gmail.com.

 

 

Submissão: 2021-06-13

Aprovado: 2021-07-13



[1] Enfermeira. Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras, Paraíba, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-= 3804-3842

[2] Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Secretaria Municipal de Saúde. João Pessoa, Paraíba, Brasil. ORCID: https:/= /orcid.org/0000-0001-8575-5880. =

[3] Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Campina Grande. Membro da linha de pesq= uisa de Saúde Coletiva do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação= em Saúde – LATICS. Cajazeiras, Paraíba, Brasil. ORCID: https://orcid.org/= 0000-0001-5672-4655.

[4]= Enfermeiro. = Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ce= ará. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Pesqui= sa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS. Cajazeiras, Paraíba, Brasil. E- ORCID: https://orcid.org/0000-0003-= 1626-3043.

 

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https://doi.org/10.31011/reaid-20= 21-v.95-n.35-art.1142 Rev Enferm Atual In Derme  v. 95, n. 35, 2021  e-021100

 

 

 

 

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