MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7CAA8.81352820" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ENFERMEIROS NO MANEJO DOS PACIENTES COM HANSENÍASE

 <= /p>

DIFFICULTIES FACED BY NURSES IN THE MANAGEMENT OF LEPROSY PATIENTS

 

Ana Alinne Gomes da Penha[1] * Jéssica Lima Soares[2] * Fernanda Maria Silva[3]  Déborah Albuquerque Alves Moreira[4] * Regina Petrola Bastos Rocha[5] * Huana Carolina Cândido Moraes[6]

=  

RESUMO

Objet= ivo: conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no manejo dos pacien= tes com hanseníase. Método: estudo exploratório, de caráter descritivo e qualitativo. A amostra é composta por nove enfermeiros que atuam na Estraté= gia Saúde da Família, em região endêmica do sul do Ceará, Brasil. A coleta de d= ados foi realizada com um roteiro de entrevista semiestruturada, nos meses de ag= osto a setembro de 2015, com posterior análise de conteúdo temático. Resultados:= embasando-se nos resultados obtidos emergiram três categorias: dificuldades elencadas na realização do exame dermatoneurológico pelos enfermeiros da estratégia saúd= e da família; intercorrências no atendimento ao paciente com hanseníase; detecção precoce versus educação permanente. Considerações finais: o estudo revelou = as dificuldades enfrentadas como a falta de instrumentos para realizar os test= es dermatoneurológicos; estigma e preconceito manifestos pela população; detec= ção precoce com falhas de domínio; educação permanente pouco estruturada para atender a demanda dos profissionais. Ressalta-se a importância de mais investimento em pesquisas de inovação no manejo da hanseníase.

Palav= ras-Chave: Ha= nseníase; Enfermagem; Relações Enferm= eiro-Paciente; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

=  

ABSTRACT

Objec= tive: know the difficulties faced by nurses in the management of patients with leprosy. Method: exploratory, descriptive and qualitative study. The sample is composed of nine nurses who work in the Fa= mily Health Strategy, in an endemic region of southern Ceará, Brazil. Data collection was performed using a semi-structured interview script, from aug= ust to september 2015, with subsequent analysis of thematic content. Results: based on the results obtained, three categories emerged: difficulties listed in the performance of the dermato-neurological examination by nurses of the family health strategy; complications in the care of patients with leprosy; early detection versus continuing education. Final Considerations: the study revealed the difficulties faced, such= as the lack of instruments to perform dermato-neurological tests; stigma and prejudice manifests by the population; early detection with domain failures; permanent education poorly structured to meet the demands of professionals.= The importance of more investment in innovation research in the management of leprosy is highlighted.

Keywords: Lepro= sy; Nursing; Nurse-Patie= nt Relations; Family Health Strategy= ; Primary Health Care.

=  


INTRO= DUÇÃO

 

A hanseníase, patologia infectocontagiosa, causada pelo Micobacterium lepr= ae, é considerada uma doença negligenciada. O Brasil integra a lista global dos 22 países com alta carga da doença, ocupando o 2º lugar com mais casos notific= ados no mundo, ficando atrás apenas da Índia (OMS)1. Quando analisada por regiões, a distribuição geográfi= ca da doença no país apresenta padrões desiguais, com uma alta concentração de ca= sos novos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste quando comparadas às regiõ= es Sul e Su­deste2. Nas Américas= , foram detectados 20.957 novos casos de hanseníase, com taxa de detecção de 3,08/100.000 habitantes, sendo 28.660 casos novos notificados no Brasil, representando 93% dos registros de casos da doença em 2018. O Ceará identif= icou 1.691 casos novos de hanseníase em 2018, com taxa de detecção de 18,63 casos novos por 100.000 habitantes, considerada alta pelos parâmetros da OMS= 3.

No período de 2008 a 2019 foram notificados 23.622 casos novos da do= ença no estado do Ceará, sendo 1.292 em menores de 15 anos. Houve significativa redução na taxa de detecção geral de hanseníase (43,6%), passando de 30,5/100.000 habitantes em 2008 para 17,2/100.000 habitantes em 20193,= 4. Esses dados apontam a necessidade de continuar com uma atuação efetiva e programa= da dos profissionais de saúde, especialmente enfermeiros da atenção primária à saúde de áreas endêmicas. Entretanto, são relatadas dificuldades pelos profissionais que são protagonistas nas ações para um enfrentamento mais ef= icaz, possível por meio da detecção precoce e do controle da doença.

A Ate= nção Primária à Saúde no Brasil está ancorada na atuação da Estratégia Saúde da Família, que possui um papel fundamental no controle da hanseníase, desenvolvendo ações e atividades para seu alcance, além de ser imprescindív= el para a reorientação do modelo assistencial e para a consolidação das diretr= izes do Sistema Único de Saúde5. Ressalta-se a importância da atuação= dos profissionais que compõem essa Estratégia, principalmente, médicos e enfermeiros, que devem estar atentos para realizar ações que quebrem a cade= ia de transmissão da doença, favorecendo a detecção precoce de sinais e sintom= as e o fortalecimento da cobertura dos exames de contatos6.

Acerca dos sinais e sintomas, as consequências clínicas da hanseníase não atingem somente a pele, suas manifestações envolvem desde as manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade, até o comprometimento de nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféric= os (localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e = dos joelhos), olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado etc.), podendo acarretar à pessoa acometida deficiências e incapacitações incontornáveis pelo resto da vida7.

O controle da doença está centrado na detecção precoce das manifestações clínicas, no tratamento instituído de forma correta e na identificação de contatos suscetíveis. Um indicador sensível da transmissão da doença é o di= agnóstico em crianças8. Todas essas ações podem ser executadas na atenção primária à saúde pelo enfermeiro. Portanto, o enfermeiro tem papel imprescindível no monitoramento da doença quando realiza assistência ao paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença, porém, a manuten= ção de situações de endemia da doença em algumas regiões suscita o questionamen= to acerca da efetividade da ação desses profissionais. Em virtude disso, pretende-se responder a seguinte pergunta: quais as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no manejo dos pacientes com hanseníase?

Conhe= cer a realidade de quem lida com o desafio diário da doença pode melhor subsidi= ar a prática profissional e a tomada de decisão nas dificuldades para o enfrentamento dessa problemática. Diante do exposto, a pesquisa tem por objetivo conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no manejo d= os pacientes com hanseníase. Esse conteúdo contribuirá para o desenvolvimento = da assistência de enfermagem com maiores informações para os profissionais que atuam ou vão atuar no atendimento aos pacientes acometidos pela hanseníase,= que monitoram e trabalham no controle do avanço dessa enfermidade.

=  

MÉTODO<= /p>

 

O estudo, do tipo exploratório, com abordagem qualitativa de caráter descritivo, foi realizado com os enfermeiros da Aten= ção Primária à Saúde (APS) de um município de pequeno porte da região endêmica = do Cariri, sul do Ceará, Brasil.

O cenário do estudo constituiu-se de nove equip= es da Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo duas da zona urbana e sete da zona rural que correspondem à frente local responsável pelas atividades do Progr= ama de Controle da Hanseníase em nível de APS. Os participantes da pesquisa for= am nove enfermeiros que atuam na ESF do referido município. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: ter realizado acompanhamento de pelo menos= um paciente com hanseníase até alta por cura e ser enfermeiro da ESF há mais d= e um ano. Já os critérios de exclusão adotados foram: ausência de casos notifica= dos de hanseníase no território de abrangência da equipe que o enfermeiro atua = e ter vínculos temporários. A coleta de dados foi realizada durante os meses de agosto a setembro de 2015.

O instrumento adotado foi um roteiro de entrevi= sta semiestruturada, sendo utilizado gravador digital e, posteriormente, feito transcrição e digitação das falas. Antecedendo a entrevista, foi realizada a leitura e assinatura da autorização individual do Termo de Consentimento Li= vre e Esclarecido (TCLE). É importante esclarecer que, para zelar pela identida= de dos participantes, foram utilizados códigos como a letra E (Enfermeiro) e números de identificação 1, 2... 9.

Empregou-se= a técnica de análise de conteúdo temática a qual é dividida em três etapas: pré-análise, que corresponde à escolha do material a ser utilizado; explora= ção do material, que consiste na operação de codificação; tratamento dos result= ados obtidos e interpretação, que coloca em relevo as informações obtidas, propõe inferências e realiza interpretações previstas no seu quadro teórico9<= /sup>.

Na análise = de conteúdo temático dos dados emergiram três categorias, a saber: dificuldades elencadas na realização do exame dermatoneurológico pelos enfermeiros da ES= F; intercorrências no atendimento ao pacie= nte com hanseníase; detecção precoce ve= rsus educação permanente. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Étic= a em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri, obtendo parecer favorável (protocolo nº 705.008).

=  

RESUL= TADOS E DISCUSSÃO

O estudo foi composto por nove enfermeiros da E= SF. Em relação ao perfil dos entrevistados, a faixa etária situou-se entre 24 e= 34 anos, configurando-se adultos jovens em atuação. Em relação ao sexo, foi possível observar que 90% eram compostos pelo sexo feminino. O tempo de trabalho foi superior a dois anos de experiência em ESF para todos os entrevistados. No tocante à titulação, 100% dos participantes possuíam pós-graduação latu senso, porém= a área de especialização foi variada, sendo que apenas um entrevistado possuía formação especializada em saúde da família. A seguir, são apresentados os trechos das entrevistas que contemplam as três categorias e a discussão com= a literatura pertinente.

 

Dific= uldades elencadas na realização do exame dermatoneurológico pelos enfermeiros da ES= F                            

 

A ESF é desenvolvida em unidades básicas que at= uam na sua área de concentração que abrangem todo o território ao qual fazem pa= rte. Tais unidades devem dispor de uma estrutura física e recursos adequados par= a o desenvolvimento das atividades inerentes aos serviços ofertados sem prejuíz= o ao atendimento, a fim de oferecer uma assistência acessível e de qualidade.

Ainda, essas unidades devem ser providas de loc= al reservado e silencioso com materiais específicos que auxiliem os profission= ais no desempenho de suas atividades de acordo com sua área. No tocante ao atendimento de pacientes com hanseníase, exemplos de tais materiais são: fio dental sem sabor com cera; tabela de Snellen; régua; lanterna clínica; canetas de várias cores; tubos de ensaios; chumaço= de algodão; alfinete; monofilamentos/estesiômetros. Esses materiais são utiliz= ados para realizar o exame dermatoneurológico que consiste em avaliar a sensibilidade da córnea, acuidade visual e as sensibilidades térmica, dolor= osa e tátil10.

A ausência desses materiais dificulta os proces= sos de diagnóstico clínico realizado pelo médico e o monitoramento realizado pe= la equipe. No caso da enfermagem, a enfermeira avalia e registra o grau de incapacidade física em prontuários e formulários, no diagnóstico e no acomp= anhamento dos pacientes com hanseníase, como também realiza o exame dermatoneurológic= o em todos os contatos intradomiciliares dos casos novos.

A conquista da confiança do paciente com hanseníase é papel de todos da equip= e, que devem se empenhar em fortalecer o vínculo. O enfermeiro, em especial, u= sa o momento da consulta de enfermagem para realizar essa aproximação sabiamente= . A utilização de técnicas pelos entrevistados vem aprimorando esse contato por meio de estratégias especiais, de conhecimentos particularizados, de dispon= ibilidade de tempo e de alguns materiais específicos. A OMS, quando lançou a Estratég= ia Global 2016-2020, teve como um dos focos as recomendações operacionais estratégicas visando reduzir as incapacidades físicas desenvolvidas pela detecção tardia da hanseníase1.

Quand= o os enfermeiros foram indagados quanto à realização da prevenção de incapacidad= es, as respostas referiram-se à ausência de materiais específicos para o exame dermatoneurológico. Ainda, foi possível identificar, segundo os relatos, o = quão imprescindível é a disponibilidade de um local silencioso e com equipamentos específicos ao atendimento do paciente com hanseníase.

 

[...] um dos desafios encontr= ados é a realização dos testes de sensibilidade, pois nas unidades não temos o estesiômetro, o qual é um dos recursos materiais que não está disponível [.= ..] (E2)

 

[...] os desafios enfrentados= são relacionados aos instrumentos pra fazer o exame físico e os monofilamentos = que a unidade básica não possui, além dos tubos de ensaio para fazer os testes = de sensibilidade térmica, ou qualquer outro material que possa ser utilizado p= ara essa finalidade [...] (E4)

= =  

Foi possível perceber que a falta de material impossibilita a realização comple= ta e precisa de todos os itens dos testes de sensibilidade. A referida avaliação possui um papel importante logo após o diagnóstico médico e durante todo o período de tratamento atentando para um acompanhamento efetivo de prevenção= das lesões dos nervos periféricos10. A detecção precoce dos distúrbi= os da função nervosa possibilita uma oportuna intervenção da equipe médica a f= im de evitar uma perda progressiva e permanente da funcionalidade do nervo afetado. O poder incapacitante da hanseníase tem desdobramentos de natureza econômica, social e psicológica. Saliente-se que a doença incapacitante int= erfere na capacidade produtiva, na qualidade de vida e na vida social do indivíduo, contribuindo para traumas psicológicos e para perdas econômicas.=

O exa= me realizado para testar a sensibilidade cutânea com os monofilamentos de Semmes-Weinstein tem-se apresentad= o de fácil execução e confiável quanto aos resultados. A utilização clínica rotineira do estesiômetro confere maior precisão ao teste, ao monitoramento= da evolução da lesão nervosa periférica e à quantificação do grau de perda sensitiva em consequência da hanseníase5.

No tocante a doenças transmissíveis, a hanseníase configura-se uma das maiores causadoras de neuropatia periférica e incapacidades em todo mundo10. E vale destacar que esta é uma das principais causas de incapacidades que podiam ser evitadas a nível mundial11.

Neste contexto, a realização do exame dermatoneurológico desempenha de maneira simples uma avaliação neurológica atual e padronizada dos testes de sensibilidade, da força muscular e da palpação dos nervos periféricos, permitindo acompanhamento monitorizado, registro e intercâmbio de dados12. A disponibilização de formulário para roteiro e periocidade pré-determinada como no ato diagnóstico, na apresentação de queixas, no decorrer do tratame= nto em intervalos de no máximo um ano e na alta por cura13.

=  

Inter= corrências no atendimento ao paciente com hanseníase

=  

A hanseníase tem cura e dispõe de tratamento gratuito pelo SUS. O tratamento compreende terapia específica para eliminar= o bacilo do organismo do paciente acometido, evitando complicações imunológicas e deformidades físicas incapacitantes. A equipe de saúde responsável atua desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação psicossocial. Além disso, deve ser realizada a notificação compulsória à autoridade de saúde responsável e toda evolução do tratamento informada14.

A jornada terapêutica da hanseníase tem um longo período, podendo se estender por vários meses. Durante esse período de tratamento, podem surgir intercorrências, advindas da medicação, do estado imunológico do paciente e da própria doença em si. O processo de adoecer pa= ra o portador de hanseníase abrange aspectos complexos como a falta de conhecime= nto ou ideias antigas e preconceituosas relacionadas a questões sociais, cultur= ais, biológicas e emocionais15.

Outro agravante da doença é representado pela ocorrência de surtos reacionais ao longo do tratamento, nos quais episódios inflamatórios se intercalam no cur= so crônico da hanseníase, podendo ser mais agressivos ou não. Os in= divíduos ficam sujeitos à ocorrência de quadros reacionais antes, durante ou após o tratamento da doença, atingindo aproximadamente 25 a 30% dos indivíduos16. As interferências relatadas mais adiante pelos participantes foram variadas, sendo importante observar a ocorrência corriqueira delas na rotina de quem trabalha com esse tipo de paciente.

 

[.= ..] outras pessoas têm reações hansênicas tipo I e II, concomitante com o aparecimento de novas lesões, diminuição da força muscular, alterações de sensibilidade das pernas essas são intercorrências que interferem num bom prognóstico da doença (E1).

 

O que ocorre mais são queixas relacionadas aos efeitos colaterais devido à medicação e com pouca frequência eventos advers= os. Ah! Teve um paciente que desenvolv= eu quadro com fenômeno de Lúcio segundo o relatório médico (E6).

 

[.= ..] na maioria das vezes o que a gente vê é reação tipo I. Então, o paciente receb= e o tratamento e a gente consegue controlar esse paciente [...] (E3).

 

Quando o tratamento dos episódios reacionais é iniciado precocemente e realizado de forma adequada, reduz-se o dano neural= em até 60%, sendo imprescindível, portanto, que os profissionais de saúde tenh= am experiência e subsídios que facilitem a identificação, o diagnóstico e o tratamento desses quadros reacionais, prevenindo a ocorrência de incapacida= des físicas16. Ainda, o relato muito enriquecedor citando um estado reacional raro conhecido como fenômeno de Lúcio mostra como é imprescindível essa discussão. Em 2021, um estudo de caso publicado no The New England Journal of Medicine apontou que o desenvolvimen= to de lesões cutâneas necrosantes graves em pacientes com hanseníase caracterizava-se como fenômeno de Lúcio, que é um quadro clínico incomum17.

 

[...] às vezes o paciente faz uso de álcool, e = por o tratamento ser prolongado ele não tem muita adesão ao tratamento, assim o profissional tem que ficar estimulando direto, sempre em interação com a eq= uipe para criar vínculo e conseguir o retorno frequente [...] questão de intercorrência só quando ele não for à unidade, registrando a falta; na que= stão dos faltosos a agente de saúde vai à casa do paciente saber por que ele não compareceu a unidade (E5).

 

A = busca dos faltosos bem como dos contatos é outra dificuldade, pois muitas vezes e= les não comparecem [...] falta do transporte para buscar os pacientes e a supervisão da dose dos pacientes acamados (E2).

 

Todos= os pacientes com hanseníase passaram pela fase de comunicantes, portanto, são considerados de extrema importância epidemiológica em termos de endemia e passam a se tornar um grupo de risco suscetível do ponto de vista da cadeia= do processo infeccioso18. Ademais, o acompanhamento deve ser realiz= ado ambulatoriamente na rede de serviço público, onde o doente deve comparecer = para consulta médica e de enfermagem, receber a dose supervisionada do tratamento PQT e realizar a avaliação de Prevenção de Incapacidades18.=

É importante reconhecer que as neuropatias constituem a base de desenvolvimen= to de deficiências. Daí o diagnóstico precoce e o tratamento imediato serem mu= ito importantes para impedir o processo de lesão nervosa, além de ser a interve= nção mais essencial na prevenção e na limitação das deficiências. No entanto, deformidades e deficiências ocorrem na fase crônica da doença, devido à fraqueza e ao desgaste dos músculos inervados pelos nervos afetados, como p= or exemplo, mão em garra devido ao nervo ulnar ou pé caído devido à lesão do nervo fibu= lar; outras ocorrências são queimaduras despercebidas, bolhas ou úlceras trófica= s; no caso das úlceras tróficas, podem ocorrer na planta do pé, mãos e dedos devi= do à perda da sensação de dor; absorção de dedos e dedos dos pés vistos nos está= gios finais da doença19.

Outra questão relevante é a vulnerabilidade em que os pacientes e seus contatos e= stão inseridos na grande realidade social do Brasil. Em estudo realizado em Rondonópolis-MT, Brasil, foi constatado que a maioria dos contatos possui b= aixa renda e, apesar de boas condições de saneamento nas residências, grande par= te possui fossa rudimentar, evidenciando um índice elevado de vulnerabilidade social20.

 

Detec= ção precoce versus educação permane= nte

 

A hanseníase é conhecida por ser uma doença que tem seu diagnóstico baseado na clínica. Contudo, o diagnóstico clínico ou até a identificação de sinais e sintomas resulta da experiência teórica e prática oriunda da vivência do profissional com os pacientes, com ênfase em cursos de educação continuada e práticas desenvolvidas em treinamentos e congressos.

Os profissionais enfermeiros sentem, muitas vez= es, a necessidade de um centro de referência onde o paciente poderia dispor do serviço de média e alta complexidade fundamental ao longo do tratamento.

=  

Apesar de o pessoal dizer que hanseníase é uma doença fácil de ser diagnosticada e fácil de ser tratada, não concordo com isso! É muito complexo, às vezes, ao realizar o exame físico no paciente nos deparamos com uma mancha com características da doença, porém acaba não se confirmando, realmente, difícil de diagnosticar porque têm que levar em consideração o nível cultural do paciente, às vezes, eles vão tão ansiosos achando que é hanseníase que eles mesmos sentindo dizem que não sentem (E5).

 

Nós não temos centro de referência para referen= ciar os portadores de hanseníase que têm uma gravidade maior e precisa de um aco= mpanhamento mais específico (E1).

=  

[.= ..] e também a referência de pacientes na ocorrência de reação hansênica, pois não dispomos de um centro de referência (E2).

=  

Os centros de referência possuem uma imagem de fundamental e potencial geradores de novos conhecimentos a fim de melhorar = as condições de vida dos pacientes, pois desenvolvem ações de assistência, pesquisa e extensão21. No Ceará, existe um centro de referência nacional, localizado em Fortaleza, porém a distância para a região endêmica investigada impede que casos mais complexos sejam referenciados.=

Essa realidade corresponde a uma orientação nacional das últimas duas décadas, p= ois o País tem realizado grandes esforços para introduzir a avaliação e a prevenç= ão de incapacidades físicas, juntamente com a descentralização das atividades = de controle da hanseníase na APS, almejando sempre o diagnóstico precoce2= 2.

Ainda= , o Programa Nacional de Controle da Hanseníase vem modificando seu perfil a pa= rtir da adesão a novas medidas tecnológicas em saúde e incorporação de diretrizes difundidas mundialmente21. Embora, teoricamente, as ações de controle da hanseníase sejam implementadas em toda a rede de serviços públi= cos de saúde, a detecção passiva dos casos ainda é relatada como dificuldade evidenciada23.

A eliminação e o controle da hanseníase no País, enquanto questão imprescindí= vel de saúde pública, direcionam todas as ações estratégicas para o aumento da detecção precoce e para alta por cura dos casos diagnosticados5.=

Outro fator importante é a educação permanente, recentemente, tida como método ma= is utilizado pelos gestores para manter os profissionais atualizados e treinad= os sobre os temas inerentes a sua área de atuação com foco na resolução de problemas de saúde. A citada educação permanente é utilizada para processos= de aprendizagem no trabalho com foco no êxito do programa como quesito técnico institucionalizado, valendo-se como ferramenta básica para o bom desempenho= de qualquer profissional da assistência23. Os relatos que se seguem evidenciam ausência dessa rotina:

=  

A hanseníase é um tema que no momento com relaç= ão ao município atual eu não fiz nenhum curso ainda, mas como eu já trabalhei = em outras cidades e também no tempo da academia fiz diversos cursos de abordag= em ao portador de hanseníase e tratamento, porém ofertado pelo município não f= iz nenhum. Fui convidado pela coordenação do município para participar de um c= urso que irá acontecer em breve e já confirmei minha presença (E1).

 

Em relação à parte prática e científica eu tamb= ém acho relevante a questão de treinamento, educação continuada para es sempre assim renovando os conhecimentos aprendendo técnicas porque assim às vezes tem curso de capacitação, mas vai uma ou outra pessoa nunca vai todo mundo então uns aca= bam se beneficiando e outros não; aí com relação à hanseníase eu nunca fui nenh= um tipo de treinamento. Aí tenho dificuldade nesse sentido, só que assim, o bom daqui é que a gente, o fisioterapeuta que a gente pode referenciar essa par= te de reações de exame físico, ele faz. Aí diminui nesse sentido (E4).

 <= /p>

O desempenho de papéis como a capacidade de julgamento clínico e a tomada de decisão do enfermeiro dependem do seu conhecimento teórico, experiência e aprimoramento continuado24. Assim, as equipes de ESF devem estar capacitadas de acordo com as necessidades do serviço e inseridas no contexto dos princípios do Sistema Único de Saúde25.

Um es= tudo apontou que o protagonismo assumido pelo profissional enfermeiro no envolvimento das ações de prevenção e controle realizadas pela equipe de sa= úde na ESF proporcionou um aumento nos casos diagnosticados e tratados26.

Vale destacar que, para os profissionais entrevistados, é de fundamental importâ= ncia o fortalecimento da educação permanente, sendo de grande utilidade para realizar uma assistência qualidade ao paciente. No entanto, o programa func= iona com a liberação de poucos profissionais para participar dos treinamentos gerando um sentimento de insatisfação pelos não contemplados. Essa realidade mudou de forma parcial com a oferta de cursos online, especialmente pelo go= verno estadual, como forma de suprir a carência identificada. Porém, a ausência de módulos práticos e a discussão de realidades próprias de cada município pod= em ser prejudiciais para a capacitação continuada desses profissionais.

 

CONSI= DERAÇÕES FINAIS

 

Diante dos resultados obtidos pelo presente estudo, foi possível conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros da ESF no tocante ao manejo dos pacientes com hanseníase. Dentre elas, vale destacar a falta de materiais específicos para realização dos testes dermatoneurológicos que dão suporte à detecção precoce, sendo assim, é válido apontar uma deficiência da gestão na inobservância à prioridade no controle da hanseníase em não fornecer instrumentos básicos para um atendimento adequado e eficiente.

Ainda= , o preconceito e o estigma da hanseníase se fazem presentes nos dias atuais e precisa de investimento em tempo e em tecnologias educativas voltadas para a população. Torna-se um agravante a falta de conhecimento da população sobre= a hanseníase o que vem a contribuir para reforçar essas duas vertentes.<= /o:p>

A detecção precoce é aceita como uma forma de quebrar a cadeia de transmissão mais rápida e prevenir incapacidades físicas. No entanto, apesar da hansení= ase ser uma doença de diagnóstico médico com base na clínica apresentada pelo paciente, a sua captação pelos sinais e sintomas exige uma experiência prát= ica desenvolvida com a doença pelos profissionais para atingirem um nível de segurança para uma abordagem eficaz.

A educação permanente é uma ferramenta auxiliar, sempre presente, utilizada p= ara atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da ESF, sendo tamb= ém uma alternativa para suprir as lacunas no que se refere ao conhecimento dos profissionais sobre a hanseníase.

Nesse contexto, o estudo contribuiu ao apontar = as dificuldades que impedem o aprimoramento do conhecimento sobre o manejo da = hanseníase por enfermeiros que trabalham na ESF. Pode ser citada, como limitação do es= tudo, a amostra selecionada em um único município endêmico, o que impede a generalização dos achados. Além disso, evidencia-se a necessidade de mais estudos com profissionais de diferentes regiões do país com quadro endêmico para reforçar os discursos dos enfermeiros no que tange ao enfrentamento das dificuldades bem como o fortalecimento das ações de controle da hanseníase.=

=  

REFERÊNCIAS=

=  

1.World Health Organization (WHO). Global Lepro= sy Strategy 2016-2020: Accelerating towards a leprosy-free world; [Internet]. = 2016 [acesso em 05 jan 2021]. Disponível em: http://apps.searo.who.int/PDS_DOCS/= B5233.pdf

=  

2.Basso MEM, Andrade RF, Ferrreira SRL. Tendênc= ia dos indicadores epidemiológicos da hanseníase em um estado endêmico da regi= ão amazônica. Rev Gaúcha Enferm.[Internet] 2021[acesso em 19 jun 2021];42:e20190520. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnf= ermagem/article/view/111387/60624

=  

3.Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Situa= ção epidemiológica da hanseníase. Informe Epidemiológico Hanseníase. [Internet]. 2021[acesso em 19 mai 2021]. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/wp-= content/uploads/sites/9/2018/06/boletim_epidemiologico_hanseniase_20211901_= v2.pdf

 

4.Pereira TM, Silva LMS, Dias MSA, Monteiro LD, Silva MRF, Alencar OM. Tendência temporal da hanseníase em região de alta endemicidade do Nordeste brasileiro. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [aces= so em 17 abr  2021] 72(5):1424-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/RFcgSg3mFSmKvDk7sq9TqLt/?format=3Dpdf&l= ang=3Dpt.

 

5.Ministério da Saúde (BR). Guia prático sobre a hanseníase [internet]. 1. ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017[aces= so em 16 jun 2021]. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/novembro/22/Gui= a-Pratico-de-Hanseniase-WEB.pdf

 

6. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde públi= ca, manual técnico-operacional [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2016 [acesso em 10 jun 2021]. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/= images/pdf/2016/fevereiro/04/diretrizes-eliminacao-hanseniase 4fev16-web.pdf

 

 7.Sous= a GS, Silva RLF, Xavier MB. Hanseníase e Atenção Primária à Saúde: uma avaliação = de estrutura do programa. Saúde em debate [Internet]. 2017[acesso em 15 jun 20= 21]; 41: 230-242. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/GbTRqtP9FmyTqxCSmVkLrZG/?lang=3Dpt&am= p;format=3Dpdf.

 

8.Cos= ta AKAN, Pfrimer IAH, Menezes AMF, Nascimento LB, Carmo Filho JR. Aspectos clínicos e epidemiológicos da hanseníase. Rev enferm UFPE on line. 2019 [ac= esso em 29 mai 2021]; 13(1):353-62. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/236224.<= o:p>

9.Bardin L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. Lisboa: Almedina; 2011= [acesso em 28 out 2020]. 280 = p.

10.Mi= nistério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básic= a. Cadernos de Atenção Básica, nº 21, Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose[Internet]. 2. e= d. Revisada. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008[acesso em 04 abr 2021]. Disponível em: http:= //vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/download/cadernos-de-atencao-basica-= no-21-vigilancia-em-saude-dengue-esquistossomose-hanseniase-malaria-tracoma= -e-tuberculose/

=  

11.Fa= ria L, Calábria LK. Aspectos históricos e epidemiológicos da hanseníase em Minas Gerais. Rev Med Saude Brasilia [Internet]. 2018 [acesso em 23 abr 2021]; 06= (3). Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/8394.

=  

12.So= uza CDF de, Fernandes TRM de O, Matos TS, Ribeiro Filho JM, Almeida GKA de, Lima JCB, et al. Grau de incapacidade física na população idosa afetada pela hanseníase no estado da Bahia, Brasil. Acta Fisiátr. [Internet]. 2017 [aces= so em 19 jun 2021]; 24(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0104-7795.20170006.

=  

13.Du= arte MTC, Ayres JA, Simonetti JP. Consulta de enfermagem ao portador de Hansenía= se: proposta de um instrumento para aplicação do processo de enfermagem. Rev Br= as Enferm [Internet]. 2008[acesso em 27 abr 2021]; 61(esp): 767-73. Disponível= em: https://www.redalyc.org/pdf/2= 670/267019602019.pdf.

=  

14.Sa= ntos AR, Ignotti E. Prevenção de incapacidades física por hanseníase no Brasil: análise histórica. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [acesso em= 6 jun 2021]; 25(10): 3731-3744. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/prevencao-de-incapacidade-f= isica-por-hanseniase-no-brasil-analise-historica/17077?id=3D17077&id=3D= 17077.

 

15.Silva Júnior GB, Daher EF, Pires Neto RJ, Pereira EDB, Meneses GC, Araújo SMHA, et al. Lepro= sy nephropathy: a review of clinical and histopathological features. Rev. Inst. Med. Trop.= São Paulo [Internet]. 2015 [acesso em 10 jun 2021]; 57(1): 15-20. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rimtsp/v57n1/0036-4665-rimtsp-57-01-15.pdf.

 

16.Sangi KCC, Miranda LF, Spindola T, Leão AMM. Hanseníase e Estado Reacional: História de vida de pessoas acometidas. Rev enferm UERJ [Internet]. 2009[acesso em 19 mai 2021]; 17: 209-14. Disponível= em: https://pesquisa.bvsalud.org/= portal/resource/pt/lil-528341

 

17. Tajalli M, Wambier CG. Lucio’s phenomenon. N Engl J Med [Internet]. 2021[acesso em 08 jun 2021]; 384(17): 1646. Disponív= el em: doi: 10.1056/NEJMicm2025081. PMID: 33913641.

=  

18. Vieira CSCA, Soares MT, Ribeiro CTSX, Silva LFG. Avaliação e control= e de contatos faltosos de doentes com Hanseníase. Rev Bras Enferm [Internet]. 20= 08 [acesso em 16 fev 2021];61(esp):682-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=3DS003471672008000700005&script=3Ds= ci_arttext.

 

19.Khadilkar SV, Patil SB, Shetty VP. Neuropath= ies of leprosy. J. Neurol. Sci. [Internet]. 2021 [acesso em 10 jun 2021];420:1-= 9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33360424/.=

 

20. Santos DA da, Santos S, Ribeiro N, Goulart L, Mattos M, Ribeiro L, Olinda R. Vigilância de Contatos Domiciliares de Usuários com Hanseníase Menores de Quinze Anos em Município Hiperendêmico. REAID [Internet]. 2021 [acesso em 23 jun 2021];95(34):e-21027. Disponível em: https://revistaenfer= magematual.com/index.php/revista/article/view/831

 

21. Oliveira MLW. Desafios para a efetividade das ações de controle da hanseníase. Cad Saúde Coletiva [Internet]. 2012 [acesso em 22 jun 2021];16(2):141-5. Disponível em: http://www.nesc.ufrj.br/cadernos/images/c= sc/2008_2/artigos/CSC_IESC_2008-2_editorial.pdf

 

22. Ferreira IN. A hanseníase no contexto das doenças negligenciadas. In: Alves ED, Ferreira IN, Ferreira TL, organizadores. Hanseníase avanços e desafios [Internet]. Brasília: NESPROM; 2014 [acesso em 17 mai 2021]. p. 41= -3. Disponível em: http://www.morhan.org.br/views/upload/hanseniaseavancoes.pdf=

 

23.Brito KKG, Santana EMF, Andrade SSC, Peixoto= VB, Nogueira JA, Soares MJGO. Análise epidemiológica da hanseníase em um estado endêmico do nordeste brasileiro. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2015 [acess= o em 04 jun 2021]; 36: 24-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/8qT= p7t5k5ZwshmmrXfzPYHb/?format=3Dpdf&lang=3Dpt

 

24.Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura: a experiência de uma campanha integrada [Internet]. 2016 [acessad= o em 12 jan 2021]; 47(21): 1-10. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos

 

25.Oliveira KS de, Arcoverde MAM, Deschutter JH, Silva AJ da, Zilly A, Silva Sobrinho RA da. Hanseníase em países fronteiriç= os na América do Sul: um estudo ecológico. Cogitare enferm. [Internet]. 2019 [acesso em 17 jun 2021]; 24. Disponível em: http://dx.do= i.org/10.5380/ce.v24i0.64917.

 

26.Pinheiro JJG, Gomes SCS, Aquino DMC, Caldas = AJM. Aptidões cognitivas e atitudinais do enfermeiro da atenção básica no contro= le da hanseníase. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2017 [acesso em 27 mai 2021]; 31(2):e17257. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17257/14517. =

 

 

Autor correspondente

Ana Alinne Gomes da Penha. Endereço: Rua Antônio Fernandes Lima, Cen= tro, Farias Brito, Ceará, 63185-000. Telefone: (88) 35441131. E-mail: anaalinne.nurse@gmail.com=

 

 

Submissão:= 2021-06-24<= /span>

Aprovado: 2021-10-04


 



[1]= Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: = anaalinne.nurse@gmail.com  ORCID: https://orc= id.org/0000-0001-9253--1199

[2]= Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Cea= rá, Brasil. E-mail: jessicalim= asoares92@gmail.com.br  ORCID: https://orci= d.org/0000-0003-4247-8822

[3]= Enfermeira. = Mestre em Saúde da Família. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: fernandamsmv@gmai= l.com ORCID: https://orcid.org/= 0000-0002-0504-9896

[4]= Enfermeira. = Mestre em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil. E-mail: dbrhalbuquerque@gmail.= com ORCID: https://orcid.org/= 0000-0002-2823-8681

[5]= Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), São Paulo, Brasil. E-mail: rpetrola@ya= hoo.com.br ORCID: https://orcid.org/= 0000-0003-0626-232X

[6]= Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Cear= á, Brasil. E-mail: huanacarolina= @yahoo.com.br  ORCID: http://orcid.= org/0000-0001-6435-1457

------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/item0001.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/props002.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/themedata.thmx Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: application/vnd.ms-officetheme UEsDBBQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAW0NvbnRlbnRfVHlwZXNdLnhtbKyRy07DMBBF 90j8g+UtSpyyQAgl6YLHjseifMDImSQWydiyp1X790zSVEKoIBZsLNkz954743K9Hwe1w5icp0qv 8kIrJOsbR12l3zdP2a1WiYEaGDxhpQ+Y9Lq+vCg3h4BJiZpSpXvmcGdMsj2OkHIfkKTS+jgCyzV2 JoD9gA7NdVHcGOuJkTjjyUPX5QO2sB1YPe7l+Zgk4pC0uj82TqxKQwiDs8CS1Oyo+UbJFkIuyrkn 9S6kK4mhzVnCVPkZsOheZTXRNajeIPILjBLDsAyJX89nIBkt5r87nons29ZZbLzdjrKOfDZezE7B /xRg9T/oE9PMf1t/AgAA//8DAFBLAwQUAAYACAAAACEApdan58AAAAA2AQAACwAAAF9yZWxzLy5y ZWxzhI/PasMwDIfvhb2D0X1R0sMYJXYvpZBDL6N9AOEof2giG9sb69tPxwYKuwiEpO/3qT3+rov5 4ZTnIBaaqgbD4kM/y2jhdj2/f4LJhaSnJQhbeHCGo3vbtV+8UNGjPM0xG6VItjCVEg+I2U+8Uq5C ZNHJENJKRds0YiR/p5FxX9cfmJ4Z4DZM0/UWUtc3YK6PqMn/s8MwzJ5PwX+vLOVFBG43lExp5GKh qC/jU72QqGWq1B7Qtbj51v0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQBreZYWgwAAAIoAAAAcAAAAdGhl bWUvdGhlbWUvdGhlbWVNYW5hZ2VyLnhtbAzMTQrDIBBA4X2hd5DZN2O7KEVissuuu/YAQ5waQceg 0p/b1+XjgzfO3xTVm0sNWSycBw2KZc0uiLfwfCynG6jaSBzFLGzhxxXm6XgYybSNE99JyHNRfSPV kIWttd0g1rUr1SHvLN1euSRqPYtHV+jT9yniResrJgoCOP0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQAt LgC8nAcAAMsgAAAWAAAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbOxZzYsbyRW/B/I/NH2X9dWtj8Hy ok/P2jO2sWSHPdZIpe7yVHeJqtKMxWII3lMugcAm5JCFve0hhCzswi655I8x2CSbPyKvqlvdVVLJ nhkcMGFGMHSXfu/Vr9579d5T1d3PXibUu8BcEJb2/Pqdmu/hdM4WJI16/rPZpNLxPSFRukCUpbjn b7DwP7v361/dRUcyxgn2QD4VR6jnx1KujqpVMYdhJO6wFU7huyXjCZLwyqPqgqNL0JvQaqNWa1UT RFLfS1ECamcg4y2Y93i5JHPs39uqH1OYI5VCDcwpnyrlOJcxsIvzukKIjRhS7l0g2vNhpgW7nOGX 0vcoEhK+6Pk1/edX792toqNciMoDsobcRP/lcrnA4ryh5+TRWTFpEIRBq1/o1wAq93Hj9rg1bhX6 NADN57DSjIuts90YBjnWAGWPDt2j9qhZt/CG/uYe536oPhZegzL9wR5+MhmCFS28BmX4cA8fDrqD ka1fgzJ8aw/frvVHQdvSr0ExJen5HroWtprD7WoLyJLRYye8GwaTdiNXXqIgGoroUlMsWSoPxVqC XjA+AYACUiRJ6snNCi/RHOJ4iCg548Q7IVEMgbdCKRMwXGvUJrUm/FefQD9pj6IjjAxpxQuYiL0h xccTc05Wsuc/AK2+AXn7889vXv/45vVPb7766s3rv+dza1WW3DFKI1Pul+/+8J9vfuv9+4dvf/n6 j9nUu3hh4t/97Xfv/vHP96mHFZemePun79/9+P3bP//+X3/92qG9z9GZCZ+RBAvvEb70nrIEFujg j8/49SRmMSKmRD+NBEqRmsWhfyxjC/1ogyhy4AbYtuNzDqnGBby/fmERnsZ8LYlD48M4sYCnjNEB 404rPFRzGWaerdPIPTlfm7inCF245h6i1PLyeL2CHEtcKocxtmg+oSiVKMIplp76jp1j7FjdF4RY dj0lc84EW0rvC+INEHGaZEbOrGgqhY5JAn7ZuAiCvy3bnD73Boy6Vj3CFzYS9gaiDvIzTC0z3kdr iRKXyhlKqGnwEyRjF8nphs9N3FhI8HSEKfPGCyyES+Yxh/UaTn8Iacbt9lO6SWwkl+TcpfMEMWYi R+x8GKNk5cJOSRqb2M/FOYQo8p4w6YKfMnuHqHfwA0oPuvs5wZa7P5wNnkGGNSmVAaK+WXOHL+9j ZsXvdEOXCLtSTZ8nVortc+KMjsE6skL7BGOKLtECY+/Z5w4GA7aybF6SfhBDVjnGrsB6gOxYVe8p FtjTzc1+njwhwgrZKY7YAT6nm53Es0FpgvghzY/A66bNx1DqElcAPKbzcxP4iEAXCPHiNMpjATqM 4D6o9UmMrAKm3oU7Xjfc8t9V9hjsyxcWjSvsS5DB15aBxG7KvNc2M0StCcqAmSHoMlzpFkQs95ci qrhqsbVTbmlv2tIN0B1ZTU9C0g92QDu9T/i/632gw3j7l28cm+3j9DtuxVayumancyiZHO/0N4dw u13NkPEF+fSbmhFap08w1JH9jHXb09z2NP7/fU9zaD/fdjKH+o3bTsaHDuO2k8kPVz5OJ1M2L9DX qAOP7KBHH/skB099loTSqdxQfCL0wY+A3zOLCQwqOX3miYtTwFUMj6rMwQQWLuJIy3icyd8QGU9j tILTobqvlEQiVx0Jb8UEHBrpYaduhafr5JQtssPOel0dbGaVVSBZjtfCYhwOqmSGbrXLA7xCvWYb 6YPWLQElex0SxmQ2iaaDRHs7qIykj3XBaA4SemUfhUXXwaKj1G9dtccCqBVegR/cHvxM7/lhACIg BOdx0JwvlJ8yV2+9q535MT19yJhWBECDvY2A0tNdxfXg8tTqslC7gqctEka42SS0ZXSDJ2L4GZxH pxq9Co3r+rpbutSip0yh54PQKmm0O+9jcVNfg9xubqCpmSlo6l32/FYzhJCZo1XPX8KhMTwmK4gd oX5zIRrB3ctc8mzD3ySzrLiQIyTizOA66WTZICESc4+SpOer5RduoKnOIZpbvQEJ4ZMl14W08qmR A6fbTsbLJZ5L0+3GiLJ09goZPssVzm+1+M3BSpKtwd3TeHHpndE1f4ogxMJ2XRlwQQTcHdQzay4I XIYViayMv53ClKdd8zZKx1A2jugqRnlFMZN5BtepvKCj3wobGG/5msGghknyQngWqQJrGtWqpkXV yDgcrLofFlKWM5JmWTOtrKKqpjuLWTNsy8COLW9W5A1WWxNDTjMrfJa6d1Nud5vrdvqEokqAwQv7 OaruFQqCQa2czKKmGO+nYZWz81G7dmwX+AFqVykSRtZvbdXu2K2oEc7pYPBGlR/kdqMWhpbbvlJb Wt+bmxfb7OwFJI8RdLlrKoV2JVxbcwQN0VT3JFnagC3yUuZbA568NSc9/8ta2A+GjXBYqXXCcSVo BrVKJ+w3K/0wbNbHYb02GjReQWGRcVIPszv7CVxg0E1+c6/H927vk+0dzZ05S6pM38pXNXF9e19v WLf32U28N1OX875HIOl82WpMus3uoFXpNvuTSjAadCrdYWtQGbWG7dFkNAw73ckr37vQ4KDfHAat cafSqg+HlaBVU/Q73Uo7aDT6QbvfGQf9V3kbAyvP0kduCzCv5nXvvwAAAP//AwBQSwMEFAAGAAgA AAAhAA3RkJ+2AAAAGwEAACcAAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJl bHOEj00KwjAUhPeCdwhvb9O6EJEm3YjQrdQDhOQ1DTY/JFHs7Q2uLAguh2G+mWm7l53JE2My3jFo qhoIOumVcZrBbbjsjkBSFk6J2TtksGCCjm837RVnkUsoTSYkUiguMZhyDidKk5zQilT5gK44o49W 5CKjpkHIu9BI93V9oPGbAXzFJL1iEHvVABmWUJr/s/04GolnLx8WXf5RQXPZhQUoosbM4CObqkwE ylu6usTfAAAA//8DAFBLAQItABQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AABbQ29udGVudF9UeXBlc10ueG1sUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAKXWp+fAAAAANgEAAAsAAAAAAAAA AAAAAAAAMAEAAF9yZWxzLy5yZWxzUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAGt5lhaDAAAAigAAABwAAAAAAAAA AAAAAAAAGQIAAHRoZW1lL3RoZW1lL3RoZW1lTWFuYWdlci54bWxQSwECLQAUAAYACAAAACEALS4A vJwHAADLIAAAFgAAAAAAAAAAAAAAAADWAgAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbFBLAQItABQA BgAIAAAAIQAN0ZCftgAAABsBAAAnAAAAAAAAAAAAAAAAAKYKAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90 aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJlbHNQSwUGAAAAAAUABQBdAQAAoQsAAAAA ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/colorschememapping.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/header.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"





 

                     =                                                                            =           

 

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1157  Rev Enferm A= tual In Derme  v. 95, n. 36, 2021  = e-021151                 1

 

 

 

 

------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image001.jpg Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg /9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wBDAAMCAgICAgMCAgIDAwMDBAYEBAQEBAgGBgUGCQgKCgkI CQkKDA8MCgsOCwkJDRENDg8QEBEQCgwSExIQEw8QEBD/2wBDAQMDAwQDBAgEBAgQCwkLEBAQEBAQ EBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBD/wAARCACWAXIDASIA AhEBAxEB/8QAHQABAAIDAQEBAQAAAAAAAAAAAAYHBAUIAwIJAf/EAFIQAAEDBAECAwUEAwkLCgcA AAECAwQABQYRBxIhCBMxFCIyQVEVYXGBFyMzFhgkN0JSV3S0CTU5SGJ2gqGlstMmNHKFkZKVtcTS OGNzdYSxs//EABsBAQACAwEBAAAAAAAAAAAAAAABAgMEBQYH/8QANREAAQMDAgMFBwQCAwEAAAAA AQACEQMEIRIxBUFRImFxgZEGEzKhscHRFBVC8CPxB5Lhsv/aAAwDAQACEQMRAD8A/VOlKURKUpRE pSlESlKxJd1tkBXTOuMaOenq066lB6d+vc+n31IBOAkwsulY0a4QJqUrhzWJCVhRSptwKCtHR1r1 0e1ZNQRG6JSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpXytaGkKccUEpSCpSidAAfM0RfVU7yL4j8WxSPMRj7rFzcgu FiTNUv8AgTD+t+SFDu+96fq2/QbK1IA3VS5dzTlfPGbS8d4yySdjnHWJymzeMjgLLcm6SUnqTFir /wArW+3bp99fZSEL3d3xHjLNoqshy/AmordvdCI5tcpyKh9allxTXkg+USralOLCQo79dkVyKvtL wfh1620v3kEguOkTAGcxtPL/ANE6tVtzcUXVLSIGJPPw/vgv5Lz+68ux7NlN1y/J8JsZ2TYYgQhF 1UhWw8qU10yERyfdUjXv6OjrZMe5stOf37CHpOItWnKrnepYjoW4GApuMghbqemWE7SSG0dIPbYI PapmnHcYy65pbtWRy4kl0BLceZBHQhCR2SlTStJQlI7e6AAPlXnebA7k8llGJXWz3ODEaTHhxos9 vzUtjfdTailXWpRKj29Sa9vwjjvBbvQ+xuGETsYG0GMwScjnkb8lwLineQTVaT0jc9+JHywufeF8 EzW8ci2/jLk3imTYbJeS66qfbWH4hjSmmVrbeZkNLLKF+70kD4gdEHQq+MRazrHssk8UWXO+Q7VJ jmR9jSsqt7Nzgvls9QSmSPLW60tA2EK0pOtJcBGjucdt+UYbjOT3uVDuMSWzFREhtlCwQ46dFxI9 PdHfq+896jtk5z5Bs4S0/cGrk2jt0TGgpX/eTpR/MmuveNq31R7qYaQABvjVvInUNiAR81a3qtoM b7yQTny2jkeRVtYJyjd5TUq28gsWhi4QVFKpNqdcLLwB0olh39ayoH1RtwfMKPoLHjSo01hEqG+2 +y4OpDjagpKh9QR61zpy3dePcezGLGySVcrPPu8Ju5LmMNCRGbcUVJUFIGnE90b2kK9fSrDwLJmT Y4l1sqI+QtyZyIdxlWiUFpQCjaZKmDohY2gOJ0F6PUQQK8/d2dM0216OJ5HbyOx/uF0bW9earqFU gx038xv/AHdWdSvCJLjzmEyYriVoUSNj5EHRB+hBBBH1Fe9cjbBXW3SlKURKUpREpSlESlKURKUp REpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESq+5Jyi5ouFuwn G22X7jc1gvoebDjYYOwUrSe3Sob6v8kH61YNQa2Yc6zmGQ3qZemHLhObCYZR3cjMK7bKD6a6QkH5 9J+pA4XH23tag23sgQXuhzmkAtaASYJOC6NIOwJkkLesDRY91WtB0jAOxOwnuEyfBaSJwlx7Gx9u x4W4zZocFx50R4SuuO284oqcUUqJUNq3rauyQANAAVH8gwa53j2djF59smwITflRozUkJe+qlrSr Q6lHue/0HoBUxvjTWD4qbQw+HJtyWoLcA0Sj5n/s0PzNQe1QHrrcY9vjnS33AkK/mj1KvyAJ/Kvj 3tNxejSvadpUtAbmqG+9DXkHUT2WA9oTEF2CCdPRbVGxbWontQwbYxA7voo7lFvvuCYPOkyLVKau V5Uq3hXlEiLFGi8tShsAr2lA2e4KiKpTe/T512PKvUpiUU22U61HZSGWkhWx0JGgTv1361hPRMau K3rvkeMWeULe2qY5JVEQl4dHvABY1vZHoex9K51rx/g15dN4Xbue2DpaYDmnOXFwIMHedOGxMALQ r8GruGtpHhzUJZm3zB7NZcZiXWUzLgxvOnHzCf4Q775bIOwQgFKdenY/fXsMhYyCU0xkOJ2m7vvO JSl0s+S+pRPYeYjR9furDeyPBshkuzbj9q2iXJWVuL92Uz1E7J/kq/1Gt9iWONquQvdiusG9twG1 yEMsLKHi4lJ8sKQsAp2rXf7q6Flf8ZfxT3nCbkhjnADQ+YaIAlhh3ZaMksW3ccNqW1PTcUjA6iR6 5HzUR5nxDCOUsrkSVZdKsd6t6Ps9PtTAdguhtStAFHvN+8pW1HY9O1aTFsEzHjLAckXcZDCENXO3 zLVcrdMS42+rTrbhbUk9Q0CnfUB6+hr4u9tvFtmLTeoMmNIcUVHz2ykqJOye/r+IqYceTDZMYyi/ PR2JLLbTEdMeQnqaeUtfcKT6Ht/+6+hcA/5L4gLr9FxCmDTEnaHNa0FxnrgRkBeWq8LoPqm4bh+c 8siMj8QtpxRysiTe2oGRSmIzt4dEcK10NyJmtpV9EuLSOkgaCiE679jelcecsYjAzHjbJLpxnCmx bzAZZuZtDSypxC2H0OB6Mv1PT09RT8XYhIOwD0rxPm7PJHG2OZwyoE3e3tPPAa0l4DpdT2+jiVj8 q+l1bix4pas4nw14dTcYPcQJgjlzx3LLZPqMJoVdxkHqP79VLqUpWiuglKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJX5J+IPkzK8y8S2RX /E71cI8xi5/Y1pchSFtOJbZV5SA2pJBHUtJV6+qzX6ZcyZHfcUwxN8x6QlqW1dLc0StAUlTbsptp aVA/IpWR20foRVHyvAThtr5VsfJeFZFKjR7deGrrJtE8ee24ptzzAlt7fWkdQT2WF+p7/KuRxKnU uiKNLlBPnIEeEFe19kb+z4Oal3ebuaWtxIkQSD0mRHnMKmc+8X/KvF/Is/BbZdbdk1nxppiyvpvM UPqlymGkokvKdT0uFS3g56qI0B29d2rx94usLmcdXXlLN+O5GPR4E+PYUP2l4SPapEhK1r8ttfQE 9DaOpWyT0ntv0rmjk/wp+ImwXS45DeMJfvKZch2W/Ls6xLSpS1FSj0J/WDuSe6BWPzTCkYTwtxXx u7Hdiy50abllzZcSUqLslzymCpJ9Clpop7/U1wats2vVc+8pAxMamiROBBIkRPIhfUb3gHs9xCzt 6NjodUcWtL6bs9lpc4kNMEnTHaG7l21inNXBeedCMV5Xs4kOAdMS5KMF7qP8kB0J6j/0d1JeQLXf 4uGmDa7a/LXcH0qkORkeaEsI0oDt395XSfwSa/KLEcWn5pldnxG1p3LvM5mCyddgpxYSCfuG9n7g a6s5h5UyHGeS3LDxtk1xtFow+IxjsFESUpCFNxkhKupI91fvhXqD2Arx9b2L4DY6ry2Y6m4gsGl0 gahDiA6T8Mj4tneC8rfezD7K9p0aFTVguhw2giMiNycY5KxFtraWW3UKQtJ0pKhog/eKtbGm14jx k5ckKUzcMgfCWlpOlpZT6EEdx6K/74qjuJvEFyVyJmVmwTJ7LYcnRcpCWnJEuCG5DLIG3HAtrpA6 UBR+H5VdT/LPC2WSRj1xmTrMi1rXEhSCncdbaToKSR1aB6R8QHbXeuTa+zX7bTrV7W4aaj2llPV2 CCYDjOQCGEgdrcjZaHE23Rc23q0iQCHO09rGY6HJHTkveFyHdzH+z77EjXuGrsWpbYKvyVr1+8g1 PJfGdiuGLLsUNp60IlPpnKQ2vr8t7p10nfxJH02PyrQY5x3BkXWDerVkMC72ltwOqcZWFEkd0j3S UnvrfcfhUf8AETe+RLPeLDLxNFwiw42/4XH7oXIcUEpbWO41oDQUNHrPrXc9nLXiXDuHXFx7RsdV aIY0GHO0n4iHiTpgiO1GCvMXdrbcSu2W9rDSQZJxnkCOvlKgfNmP3fi/hvOJFxeQh2cmDAgPsr/a qVJQtRT80kIQo/iPzqb+DDI15Lw+qZJQlEoXaUXwlQ6VuK6VqcSkfCFqUpRHp1FZHrUy5L45tHKH G8bAeQrm03cpyEFiU1pspuCGyQ42nela9/afmkn07EV94PcWu+EWzKMLvTSW5thmtRZSULC0+ctH mkhQ7EdC2z+Cvyr6LwixZwqmLa2kU8kgnMk6oPeJgd3PdeMqUalK9Dv4kEA+BXRNKUrtLdSlKURK UpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRFD+ XLLMv3HV6gW9gvS0NIlx20jZW4w4l5KR95LYA+81EuGOPsywzOeSr5f5SXrRld2au1nSmSpflIX5 qnEKbV+zWOpAOux16nVWvJjMTIzsOU0lxh9CmnEKHZSVDRB+4g1E+OnlWazx8GuUhxc+yeZBaU4k 7fjNdPkub7ju0tr1O9hX0Na7qLTWFU7/AIn8ldS3va1Oxq2rILXROMxLTI6QWgHuKkca5PSLrNti rVMZbhtsrRLcSkMyCvq2lsg7JR0jq2B8Sdb76pTlfNGV5ZOx694tYMgtcYNpEa6QEPgEtgq0T6d1 VILN4oOH7tlz2Ayr5KtGRM3BVr9guMNxpS5AcLYSlYCmztQ7e93BFYOd8RXG/wCUzbjbcgtpkzNP iG+oocCNBO+29jse+gK8r7Y/ulWwZ+zEl4eCdJExBxHPMYyt7gzaFrdar0aRpxM74yD65Vf4Xivh 8s18k8st8Yt43LwuBKvL0mDLWqOEJbUFaYJ6OrSlFIA9QKplPHfBnJMhU/jjxE2lM+apTpgZM2YT 5cUdkFxWgo7J+FJq5uVeOc8x/wAPnIdtt2OTrlebw3Ehxo9uR7Q44z56S6oJRtWugr323oelfm7c LDfLVOFsutmnQphUECPJjrac6ida6VAGuVYG7q8Opfu9Oah1EyNJGYG0CYE5B3X0Xgtt+5vq16N0 4FpDR2g/sgT/ACkxLjsRzXfvHHBef8VY9mGVS7Mm4XaVBRa7Mu1rEoFp4/wh9PT7w0gBIOge5+Xe qvkxJUJ5UaZHdYdQfebdQUqH4g9xXdXDeCs8Z8XYzgzKNKtVuabfP86QodbyvzcUs/nW4yrH8cvd qknILBCubbLK19EhpKj2BPuq1tJ+8elbvFPY39wYw0amktGxEiSZOceExsAvK2/tkbW4qmszWCfi GDAwMGekxO5KrDwvYMcfw9zKpjREy/KCmwf5MZBIR2/yj1K/Dpq6SkKGiAR9DVCYXzlyfkWCQsux Tw9ofx/yVpjhjKGfN8plamlBLSmQSQW1AD1Ou29itxf/ABGwY/GWLckYji670Mqu7NmYgvzUxFsv rDoIWvpWNhbRT6aIV1b16+z4bwZ3DLWnZsA7ODkb7mc4kycrwvEONU+JXL7t5PayMH4dhGMwI2Ug 5EwK9ZflmMzWpoTarc+VyW0q6FtkHq6wfnvpSnt3Hr8zqVWPFoFhul9u0T9rf5qJ0gdIAC0sNtfn 7rQqI2TNeaJt3hw71wjEtsB55KJExOVMvlhsnusNhoFeh8gRuszBeUP3X5nmODzrILXccSlttdJk +b7VHcBU0+B0J6dpAJT72uodzsValw5tvUqV25LoJyDtAH971WpxD9QylRfgNkNwRvJO43/CnlKr 25crmNyqrjG3Y+ZhiWNy93Cd7V0CKkEhDfR0HqUo9HfqGgrejoitdYue7JM4Nb5wyG0u2yEpt5So TTwkOdaJK2EISopQFFakj1AA6u/YE1t+4qQDG8fPb6LX/U0pInaZ8on0kK06VU1u5syGFklksfJH F83E4+TPCLaZqri1LSuQRtLLyUAFlatgAHfc6+RIwuS+aOTuNLbeckuXC0d/H7VI8tM9OTtJU80p 4NNOeSGSpPUVIPT36d9z23Ui2qFwaIk7ZGfmqm7pBpeSYG+DjnnEhXNSoHg2Ycm5DcEJyviqPj1t djl5uajIGppKjrpR5aW0kbBJ3vtr071Gsb8Q8LIeXJHGqcZXHgGVOt8C8mZ1ImS4iELfaS30DWgs 9+s+g7d+0ChUMwJgScgqTc0gASYkwJBH1CuGlKVhWwlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJUY5BvGRYri1xyjEMR/dJc4TaXl2xp7yX5jKDtaGlEEF0 JKihJ7KPu7G91J6USYXBTPHVg8VWVK8R3A2eQ7TKN2YRJsGQRFRpEa6RkoUUKUhS9FQQlegkj4jv sQJl42+GeUc4yDGc54/xmXc3YduXDnIgPJ86OpK+tBSCUqWD1rG0gn3fQbFZXiO8G8PILhkGccd2 1t6Lk6Q9luNtrLS5b7W1NXO3LAIZuDaiohJHlvBS0q11qK/H+5+p5MxzHLxhF7yq25xiMaY8u23u POcE21yEqCXbfOhyUokR3O3WEKSeglQ2pKkqrE6gx4II3WzTuqtJzXtdkbK0/B+/k/6FYVqzKJeI 15tU6XEkt3ZDqZCf1hWnYd97p6VpA+XbQ9Kt652az3ptDN5tMOe22oOIRJYS6lKgdggKB0QQDus6 lXawNaGrE+q59Q1dicpWFev7zT/6q7/uGs2vGVHRLjPRXCoIeQptRT6gEaOquMFYiJELkviC6+IK zeGuHc8Bg4a7aYcO4PRlPuSTcelMl4uENgBorCuspHVogJ3s9qZra7Va/Dnw8xx65tt7LbXJiLuK d7lOJkrUXgg+gdJBCT6DQPoauzGXuGuHcUZ4kk8i2Zhm2IdbcjXm8Rm5XS+tTxDido1sO9vdHuke vqYaMN8P9+wTGuIbfzay4zZbs3OtDkPIoBnqklTnltpISQr3nz0gI6thIB7V1RXDnl+mBqnbcZ3/ ALzK4hty2mKeoE6Y3GDjA9PkFYGLt8+JvsY5rMwBdm9/2lNrjTUyj7iujoLiyge/072Ph3rvUQzF IwHxJ4pmIX5Vuza3vY9PV1AIElvTjClb+avdQD9En8/WLi+F4zl8K23LxN5U5dokyOr7GuOVQ+p9 ZUlSGXGPLC1BwFI6RoqCu3qKl3MuF4Pm2HeyZ/f12O2W+YxOTc0y2oqoryVdKFB10FKdlfT3Hfq0 O+q1g4NqCdiIwI3+q2y1z6Rj4mkHJnbv5dFA+D2jlLHI3M0lPUcsnyI9tcUDv7NipU0zr6bIOwP5 g/KOcW27BL54ObDjvIt3Ra7VdnJUVMpSuktyPtB9TRSSCArqRvv2OiD61dGNNcfYpxfBh2jJICcU gQBFbui5zRZU38BcU+P1ZUVE7I0OonsPSoHao/hntvFbfDsvk7Gbpj7SXUj23IYhfJW8p7q621JA Ula9ggD0Hr33f3uomAfiERyABHqMLH7nQGyR8Lpk4JcQfQ5WnmXXlTha+4nbOQr5as6xO63ePaIk 56EGbjBkr2GVkdwvQBJVtSj0nuCRuTeLv/4eMs//AAf7cxWJivH/AA1GVGzx7lmXlltxV0GI/dsl ZmQLU7pISQU6QlYBTorJI93XfVbbkbKOCOTsNuGD3/l7G48C5eT5rkO/w0vDy3UOp6SoqA95A3tJ 7b/Gmoe9Y8DY5gRz6JpPuKjC4doGATPKN+krfZzmjHHvEdwzF1aUqttpStjq1pT6kBLSe/1cUgfn XLVxtvJ+CcT4Xf5HE82ErCbsjIpN8Xd4rypKH3NupUylXmAL62kn1ICPeHqR0bmlt4l5WwFuHcOQ YLmMWWZHemSoN1ilhSmgOlqQ6QpASSpJI90k9PcfPPyDkHhPMLFcMUuXJ2JPRbvGchOobvkUrKXE lJ6ffPvDewdHRApQqe5EBs5zvt/SVNzS9+6S+OzjI33594GynFtuES7W6LdYDodizGUSGXB6LbWk KSR+IINZNR7AMftOK4ZaMcsN4kXS22+MliJLfeQ6txob6ffbSlJAGkjQHYCvOz8l8c5BcGrRYM/x u5zn+otRYd1Yeec6UlSulCFFR0ASdD0BrSLMnTkBdBrwANZglSWlYN4vVnx63u3e/wB2hWyAx0h2 VMkIZab6lBI6lqIA2SANn1IFYuP5fieWoecxXKLTeURilLyrfNakBoq3oKLajrejrf0qukxMYVtT QdM5W4pWov8AluKYm0y/lOT2mzNyFFLK7hNbjhxQ7kJLihsj6Cs6DPgXSExcrZNYlw5LYdYfYcDj bqCNhSVJJCgR6EGkGJ5KdQJ0zlZNKxLndrXZYi7jeblFgRW/jflPJabT+KlEAVgWHNcNypa28Xy2 zXhTY2tMCe1IKR9T0KOqBpImMKC9oOknK3VK1l+ybHMVhouGUZBbbPFcdDKH58tuO2pwgkIClkAq 0lR166B+laH9MvEH9KuH/wDjkX/31IY52QFDqrGmHEBTGlaF3O8HYsLOUv5nYm7LJWWmbku4siK4 sFQKUulXQo7SoaB9Un6GsmwZRjOVxnJuLZFa7xHac8px6BLbkIQvQPSVIJAOiDr7xQtcBJCB7SYB ytrStDf89wbFZLcLKMzsVmkOt+a21PuLMda0bI6glagSNgjf3GttCmw7lEYuNulsyokptLzD7LgW 262oApWlQ2FJIIII7EGoLSBJCkPaTAOVkUrykSGIjDkqS82yyyguOOOKCUoSBsqJPYADvs1qcfzX DctU+3iuW2W8qihJfTb57UktBW+kq8tR6d6Ot/Q0AJEoXNBgnK3dKis/lTi+1TX7ZdOSMWhzIyy0 9HkXiO240sdilSVLBSR9CK8P0y8Qf0q4f/45F/8AfVhSef4n0VTWpjBcPVTGlaFWd4OibbravM7E mZd2WpFvjm4shyY05sNraT1bcSrR6SkEHXbdbK63a1WO3vXa93OLb4MYBT0mU8lppsEgAqWogDuQ O59TVdJ6Kwe0yQdlmUrCtF5s+Q29q72G7Q7lAkdXlSob6XmXOlRSrpWglJ0oEHR7EEVrrhnmDWm8 N47dczsUK6uqQluDIuLLchalkBADalBRKiRoa777UDXEwAhe0CScLfUpWnx/L8Ty1DzmK5RabyiM UpeVb5rUgNFW9BRbUdb0db+lIJEqS4AwVuKUpUKUpSlESlKURKUpREqu884PxDNrlIyWK7Ox3JZM b2R682d72d+UwB2ZkpHuSWx20lwEp/kFB71YlKIqmxC3c18aWxvH7m1G5EtzDnTGuCZ/stzbZ/mu of2h3XyV5wVrsd+tTm0Xl3IJjS3rNf7O5E6lKaltJQ27tOtEoUpKtb2NH1FSClESlKURcT5fZsIv /jbvVs5DTBVZHGWS+JsnyGuoWxoo2vqTo9QGu/rV5Y1xV4XGMgt0vFoWMOXeLJbkwhGvBddDzZC0 qSgOnqIKd60fSqKzbH8FyfxsXuz8j+ymxOssqf8AaZiorfUm2MlG3EqSR7wHz71d2H8YeFbFMmt9 /wAQex9i8xXf4GtGSOPKDigUaCFPqCiQojRB9a7Fw6KbBqcOwNttvFcC1Zqq1CWsPbOTvvyx91zR 4hMWuuXeJrNLfY1OfaMWExcIyW/iWpi3sOqAO9hXQlXTrv1AD51cfIvJbHK3gvu+UeYn25KIES5I B+CU3Njhfb5BXZY+5YrVwP8ACBXL+qp/8pbquec7fK4UvOf8aR2loxfPY8a6WxISehh5uU26Uj6A dDrevXRaJ9K2ABVNGnzaGuH3/K1XE0BXq/xcXtPj/E+uPNWl/iDf9V/+vrWeH7jzw3X3iKw3TPmc bVfn/avazMu3kvdpTqUdSPNTr3AjXYdtH51s/wDEG/6r/wDX18+HTw6cNZ3w1j2V5Xh3t10ne1+f I+0ZTXX0Snm0+626lI0lCR2A9PrWFzwyk8ucR2ztv9Qs7abqlakGtDv8Y+LbfwKlPLeI8c4n4ac0 b4yiQGbXNQ28tcKSX2nHQ+0knqKldwEgdj8qgvh+488N194isN0z5nG1X5/2r2szLt5L3aU6lHUj zU69wI12HbR+dWXzjhWM8feGTKcYxG2ewWyMwhbbHnOO9JXJbUr3nFKUdkn1NVXwLxX4Zsk4nsd6 5BTZDf5PtXtftGQOxnPdkupRttLyQn9WlH8kbGj891Wk8fpnO1O+Lcb7c8/dZK1Mi7a3S34Njtvy x9lYXLWKcbYr4as2a4wjW5u2SktOuqgyjIbW6HmUk9XUruAANbqJ8E8EcL5h4f7RlWbY9HRLktTV S7oqY4wptLcp5KV9XWEJ6UoT6jXbvvvUs5Xs3G+N+GPMLBxfIt6rVFbQtTcO4GWG3FyGydrUtagT 66JqquKvCthHI/A0TODMu7GRzos5bRbeSWPNafeQ2PLKdkENpBHVvudaqabgLckvLe3vz255VarC boBtNruxty35Y/CmHgMkXpWO5dDckPPWKNPYFuUvYR5pS553SD6bT5JI+p++uYeJpsrDMjx7lBL3 RDtOQRokxR7ANuJUVDf3tpeH5V2P4K8xeybiI2qUxGadx+cuCnyWkNhbRQlaFKCQB1bUoE62enZJ JNc38R4f+7Lw8cqR2WuuTanoF2j6GyFMJdUvQ+pa8wdvr+VbNN+mrW1jBLQfPH/q1KtPVRtxTMkB xHiIMfZdBeMme/ebNhvFtscPteXX1pGk9z5SCE+n063mz/omov8A3P3+8uZ/1mF/uO1ruHMid505 wwq8yApyNgmJtGUTvpVOCSgq39StxKgP/l/PR3/fA7eoON4TyJkVzX0RLYI8x9X0bbaeUr/UKwPY aVo6hzET4k/gBbFOoK18y55HUB4Bo+5K+ueYMjnjxERuJ7dIPsmN2eUtakq2Ey1sFzf0+P2ZB/A/ hU88Euarv/Fj+KTHFe2YvMVH6VfEI7pLje/n8Xmp7/JA/AU3wNhnOvId3yXmbAcvteOy7tOfiyH5 sYPqe61IeWhAW0sBAJbGxr4dfKtvwhHyTg/xPS8CzOfFkOZTGIckx09LDzzg85txI6U698ON60AC ojWtGrVqbTRdbggloBjnI3+qpb1XC4bdOaQHkieUGNPpHRZ9gtJ8VnPeRv5dKlOYbh6yzFtzbykI c99Tbe9H3SvoWtSh73YJB1rUi5k8LbtkVZ8z8OdlftuR2+YnzI8e4BtKm+knzQp9egQQlJSFAKSo 7B+cY4DyS08Cc2Z3x7yBMbtDN3fQqHNlK6GVhtxxTJKzoJStt4kKPbY0SD2rXeJjJJ2P3iVfsB8Q +Q3GVcJHtC7PZ7m6Ylti9k9SltPFKNrKAE6G+vfbtuYq/qGspGGwIwYOOcJNH9K6pWbL5M5AcDOI ny2U88bD9zlcD4xJvcIQ7i7eoS5cYLSoMvGFJK0bSSDpRI2CR29TWdhnF3hQmYfYpd5YxMz37bFc lF299K/OLSSvqT5w0eonY0KifibmTLl4TeNbhcZb0qVKcs7z77zhW464q2vFS1KPdSiSSSe5JqQY dwz4Rp2I2Odek4/9oSLbGdl9eTvNq85TSSvaRIASeonY0NVhB0WzQSRk/D/sLM4e8u3ENaey34v9 FfHiwsWK434b7XZsIjxmbG1eGFw0xnS610uB9ZKVknqBUpR3s+tR3wTT5GK5dkHHlweI+1LPbsgi pV231strV0/UlElv8kfcakfizj4tB8ONptuFPxXbLBusSLDMaT7Q2lCG3UhIc6lFWta7kmoZep7X EeR8H8yLbULdPxGFbLkEg6V0Q0p2rQ/mvJI/+l91Xpf5LU0ty4u33kQfsqVyKV4K2waGzG0GQfLK gHikmyM35TzLIWVqNvxV2HY0n1057+07+XvokH8vxruDhr+KDBv827Z/ZW64svNilo8KM3PLqndw zHMUz3HNa6m0h5A9e/7Tzj/pV2nw1/FBg3+bds/srdUvyBQawbNMegH3WXhYJuX1HbuGr1Jj5KC+ LrOv3F8M3KLHe6JmQrFpZAPfocBLp7fLy0rH+kPwqiuHbXL4B5+xOxXF5aImbY9ES+FHsl99AIT3 9SJDfT9dL+/R3HicTe+Zuese4YxWQwldpjqcdW/sstvuI81anAAdhLSG/UHuoj51HvEZxvz3YbXa +TuQs7tV/cssttiO5CipZdjFautKz0tIBT1pSO+yCofU1ltqbW0W0XEDWDI552WC8qufXdXY0kUy ADyxl0+q6F5V4E4inY/lmZS8KiuXlcCbPVLLz3UZAaWoL0F9O+ob9NVTnhA4Z4y5E41uV7zTE490 nMXx6K26466kpaTHjqCdIUBra1H866FuGVRc44HuGXQ+kN3bF5MrpH8haoyutH+irafyqsPAZ/FB eP8AOSR/ZYtarKtVtq+XGQQN1uVKNB95TIaILSdhnZQ/mK1wLH4tOJrJaYyY8G3220xYzKSSG2m5 chKEgnZ7JAHfvV2eKT+IPL/6qz/aG6prxQPpxDxH8b8h3htxuysNxGnXwgkJLMtxbnf5kJeSdetT bxQctcdSuErzarVmFoucy9NstQ48KY28tf61CyohJJCQlJOz9w9TWQtdUdbuAnb6rGHspNuWuMb/ APzhb/wlutR/Dni8h9xLbbSbgtalHQSkTZBJJ+Q1XI+W2668sweRvEAy882m1XuEIhSTsR1KU2B9 QUJ9m/1+lXZJyGfxP4H7XDlBca6XuM7BipUClQTMfedJ+oPkKWQfrqtBx34e/EFL4jRYbLntgtWO ZVHE+Ra5MMKcV5yEfGssqWlRSlv0V20PTVZqJFF9SuSBLoE9Jk+q17gOr06VuGk6WSY6kQOmy6m4 uzFvkDjywZi2oFVzgtuPAa0l8e66nt9HErH5Vzp/c/f7y5n/AFmF/uO1s/A3lUlNhyTjC77bm49O MhtpXxJQ4ShxA/6LiCT97n/ZEfA9m2GYlactbyrLrLZlyZERTKbhPajFwJS5spC1Dq1sb19RWB1E 0qdem0c2x4TK2G3ArVLaq48nT4wAfmu0KVHrHyFgOUTjbMazjH7tLDZdMeDc2JDgQCAVdKFE6Gx3 186kNcotLTBC7bXNeJaZSlKVCslKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiKtcv8OnDWd5FLyvK8O9uus7y/aH /tGU119CEtp91t1KRpKEjsPl9awLZ4VuBbPcYt2t2CeVLhPtyWHPtSarocQoKSrReIOiB2IIq2aV mFxWA0h5jxK1zaUC7UWCfAKIN8UYA1yA7ym3YNZQ8kIXO9qf7jyg1ry+vy/2aQn4flv1705A4o4/ 5SZhsZ5jqLom3rWuMS+6ypsqACtKaUk6Oh2J12H0qX0qgqvBDg4yNsrIaNMtLS0QcnG571FP0XYL +4H9GH2H/wAmfK8n2H2p74PM8zXmdfmfH3+Lf5dq2OI4jj2B49ExTFLd7Da4PmeQx5y3ejrcU4r3 nFKUdqWo9z8/pW6pUF73CCcb+fVSKTGkOAEgR5dPBanKcWsWa2CZi+TQfbLZPSESGPNW31gKCgOp BCh3SD2IqtP3onh4/o9/2tO/41XDSrMrVKYhjiPAqlS3o1TNRgJ7wCq/tHA3FFjxO7YPasV8iyXx SFz4vt0lXnKSQUnrU4Vp10j4SPSpNiOI49gePRMUxS3ew2uD5nkMect3o63FOK95xSlHalqPc/P6 VuqVDqr3iHOJ57qzKNOmQWNAjG3LoojgvFeB8au3F3CbGq2G6rS5LSmW+6hxSSrRCHFqSn4j8IH0 +Qrywnh7jnjq33O14djaYES8AJmtqlPvh4BKkgHzVqI7KUO2vWpnShq1DMuOd87xsoFCm2IaMbY2 nePFQvj7h3jjixyc9geNpti7kG0yVe1PvlYR1FIBdWrpHvq9Nb7b3oawbLwFxNj2N3nELNiqotpy ANi4x03CUS+EElI6y4VJHc/CRvejurCpUmtUJJLjnv6beigW9IAANECYwOe/rzWjw7C8Z4/sDGL4 ha02+2RlLW2yHVuEKWoqUSpalKUSSfUntoDsAK1WU8ScfZnk1rzLI8fMm9WUt+wzES32Vs+W4XEd m1pCtLJI2D6mpjSoFR4dqBM9VY0qZaGFogcowopnPFfHvJTTbWb4pCuhZSUtOrCkPNpPcpS6gpWB vvoHW6j0Lw38JW6w3DG4eBRW4N0QhuX/AAh8vOIQ4lxKfOK/NCetCDoKAPSN7FWZSpbWqNGlriB4 qrrei92pzAT4BQ3I+IuPMtxC14HkOPe12Ky+R7DE9rfb8ryWi0376FhatIUR7yjvezs96iH70Tw8 f0e/7Wnf8arhpUtuKrBDXEeZUPtaFQy9gPiAoC/wXxXIwaPxq9i3VjkWSZjML26SOl4lR6vMDnmH utXYq139PSsrJOHuOMvxS04RkWNpmWWxpZTb4/tT6CwGmi0gBxCwsgIOu6jvsTsgGppSo99UmdR6 781P6elEaRtGw26eChl34f45v2EweOrpjaXsdtpbVFhCU+jyygEJPWlYWfiV6qO97O6ktmtFux6z wbDaI/s8C2xmokVrrUvy2W0hCE9SiVHSQBskn61nVxhA/wAH5cv6yn/zVus1Km64EF38gP8AtOfk sFeqy1MtaJ0k9MNjHz8l0/ZuJeP7Dms/kW14/wCVkNzDiZM1ct90rCyCrSFrKE/CB7qRodhoEitz lWLWDNrBMxfKLcmda56UpkR1LUgLCVBQ95JCgQpIOwQe1c943c52M8Rcm8JX6QtyVjWM3CdaHXD7 0m0vxXFNn7y2pRQr5DaQPSre4E/iWwr/AOyRf/5iprU3s7ZdMEAeESCot6tOp/jDAAQSR3zBB/PN bmxce4hjOHKwCy2pTFhWy+wYipTzmm3iouJC1rKwCVq9FdtnWq+cC45w3jGzvWDB7P8AZsCRJVMc a9ode28pKUlXU6pSh7qEjW9dvxqhOIuHuNuR8n5TueaYszc5UbObnHZdW862pDfmFWh0KHzJO/Wp Hgarnx/ybmXCqb1NuVgGPnILOia6p52C2VBtxgOKOyjqVsA+gA+ZUTZ9I9pgeSdz3/Myc81SnWHY eaYAyARy7thAMclc+TYnjeZ2pdjyuyRLpBcIUWZLYWkKHoofNKh9Ro1BbL4ZOCrBckXW3cdwvaEL C0mS+/JQlQOwQh1akDv91c4cLfvRf0Z2f9KH2Z+6b+Ee3ed7X1/84c8vfl+7+z8v0+WvnupxzxF4 qg8jcQQcwajtYLHtU9ooc83y0x0x0iOPd/WaCg1r5/X51mFvUpvNFrnAZ5RMDlnMrAbmlWpiu9jC cc5Ikjfs4hX1n/FWB8oxocPOrGq5MW9anI7YlvsJQpQAJ00tOzoD13rvrWzUqZZajsojsNpbbaSE ISkaCUgaAA+Q1XM3FsXApHONuf8ADxJeTi0O2yDlLbTz4iKcWkiMEoeOy51gElI1pJ7/ABVEeAZU jFOdLpe3XVC3Zbkt+x13Y9xEhgtSGSfoVda0j8T+NYzauLSNR7IkAj5RONp71kbeNa8O0DtGCQek QZjIzHdldN2LiTj7GszuPINix/2S/XbzfbZSJb5D3mKC17bKy33UkK7J9Ruod+9E8PH9Hv8Atad/ xqprl2VIyvxH47kiXFG343mVhxiLo+6t7zDIkHX1SpSE7/CsnKP0GfvlOSf03ex+R5Vp+zvafP8A j9jb8zXlfd0+v5VlZRrAAio6S2cTO4Eb9/ksL69B0tNNsB0ZgDIJJ2O8eavzBuBeJ+Nr0rIsKxT7 OuCmFRi97dJe/VqIJHS44pPqkd9b7VYNV/wxE4iZxmRK4aaips0iYrzlRy90qfSlIP7XvsJ6fuqw K0KxcXnWST37/ddS3axtMaAAD02+gSlKViWZKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlK URKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRErmOJw5yO14PZvFi8c1lDz4WiD7Yx3H2gh3fmdfl/s 0lXxfd69q6cpWalWdS+HqD6f7WvWt21/i6EeRifoqK5/4ly7K8Ytt+wCKleU2+2vWZ+MXUNiZBlM ll5oqWpKNo6itOzrYVrZ1VjcR2K64vxhi+O32J7NcLda48aSz5iV+W4lACk9SSUnR+YJFS+lHV3P pimdgjLZlOqaw3IjuXPWDROZ+Msiz1MHhl6+w8iyqdd4kpN/hRkllxw9G0qUVDYAPcbG9a3UqwHj nME3vKeTc/VDTkuSQxAjW6G51s2+Ige4z5h11rKtFR9NjY9e1t0qz7lzpwATuc/n6KjLRrIlxIGw MYnwA681ztw4/wA58WccWjA5HAkq4uWz2jclGS29sOeY+478JWda8zXr8qlF7xXN8m5h4s5AexZU CJZ4Vy+2G1TWXDBdfjFCGyQrbnvHW0Aj59hVw0qXXJc4vDQCZnfnvzRloGsFMuJAiNv4kEcu5Vbd MIv0TxCWTkKy2gKtUyxSbVeZDTzaOhaVBxlS0FQU5sgJ2kKI0N6AquYvDPIcfjnKgzYktZNF5Ddy 7HmVSmdSEpUz0HrCylHUgOjSiD2GwK6YpRt09kRGI+X99EfZU3kkk5n5gfifFc2p4az9GJ8al6yJ dvkfO2sryfpksjySt9S3V7K9LKU9CdIKientutwq2cs4Rzlnma4/xU9ktqyVq2txnm7zDia8iMhC yUuL6vi6h3A+HfcEVfVKk3bzOoAzPXmZ69yqLFjY0uIIg8uQI5joVGcIv+X3+JJey/AXcWeacCWW XLkxMLydbKtskhOj20e9SalK1nEEyBC22gtEEz/e6EpSlQrJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJ SlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlK UoiUpSiL/9m= ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image002.png Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/png iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAKcAAAA7CAMAAAFea1pwAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAARnQU1BAACx jwv8YQUAAAJhUExURQAAADAyMOzs7JuinMbGxoaMh0ZJRgYGBlNTU+3t7YeNhwAAAAcHB1RUVO7u 7p2knnt7e8jIyEhLSAgICAkJCfDw8J+mn5+moDAwMIqQigoKCvHx8aCnoTExMX5+fsvLy4uRjEtO SwAAADo+OwsLC6WlpfLy8jIyMjs/PAwMDFlZWTc5NzMzMw0NDaenpzg6OFJXUw4ODjk7OaSrpQ8P D/b29jo8OoODgz9DQBAQEPf396atp5Wdljc3N9HR0REREaurq/j4+IWFhQECAVNWUxMTE62trfr6 +tTU1IOKhBQUFGFhYQMEAwMEBPv7+xkbGURIRfz8/FpfWzw8PNbW1v39/TAzMIaNh2RkZLGxsf7+ /tjY2IeOiBgYGAcIB7Kysv///52lnj8/PxkZGV5jXi8wLxoaGmdnZ7S0tNvb24qRixsbG6Coodzc 3BwcHIeMh2lpaQsMC7a2tqGpopCQkN3d3WpqagwNDDc6OJGRkSIkInh+eTg7OaOrpJKSko6VjwAA AA4PDg4PD3l/eqSspY+WkCAgIA8QD3qAe6WtpkdHR2VqZuHh4VBUUCEhIRAREHuBfKaup0hISJWV lSIiIm9vbxESEaevqOPj4xITEqiwqeTk5JOalCQkJH6Efr6+vj5BPqmxqktLSykrKeXl5SUlJXJy cr+/vxQVFaqyqz9CQExMTObm5pWclgAAAJadlycnJxYXFnR0dIGHggEBAWxxbU5OTpubm+jo6Cgo KHV1dYKIgkJFQgICAunp6SkpKQMDA+rq6pmgmioqKhkaGURHROvr61peWysrK8XFxQUFBZX3m20A AACBdFJOUwD/////////////nf////////////////////////////+a//////////////////// //////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////nuPGtPAAAAAJcEhZcwAAIdUAACHVAQSctJ0AAAYtSURBVFhH 1ZmHfxRFFMfPLjFiiR2xIIqoqFHsBRHFXlCxYBt7x46KYscuGisqlthP47NFBTUYxf5X+cpv9nZn Zy+zl5APfuHm3rz5zW/ezu5ecptGgyI0qNkkfinkEHHWMdZxPs0GLusUsvJfO+Rm67s4vJw5ZLBW VsPabKZEC6vKSrmoklfb3YIGh+ymMZeCZRtSJGoIsr7jJxUcWjRouEnNF23pNSi3sl5MGhmVynq8 4iOWUt7g/p+uBz2FpSYUcitwUjcQXUGlr4gsKr0GXUEKEJWQ7aayc7ErUj1hJpxhh1qB7YvO0qhF tnWe+BbGaPAZT0QuDr+0JjK4/GMLKZXqUbkbigO6ffmUXnJTRcnkBjaSHXFuNbqCSqEsnYHLC3eD SfmfNkgygzKTX+gKXqr5LTdAlrFUqVbZ61vEF0lF5hYTFbUy4faJ1GtpheUqkBPL7TLn3qV9w6sg QK+s5gvaasIzgPcWrSvrMo0yWBpcWulXFku15jGlYHqWrYNeFUtN1UbWMmXZQj0PG3J0PpJl7Mr+ hF9T6Q/kQrwp0cci9hDdrOkSNFOGz7ProKpamNr6OYi6dTzAdHLwfHdwgHSAmapWpOTO1Laqirqm v6ieJ+ib+5G2MEURL4I5sgGFSvll7UTnhqommNRa5EJyps6tr+0CbasvGTn4U6VBv0x2onrVyrOg zZSRYVNbk1sYOrc/0aNWUYfgjjZbD/eWICwzwMvq3qMfIfuYkLozkIvCpvPZ8mJ0YwSfPWfMQVCN VtquzlofaOk0HkYwdmzW2Bu7OHbs0bgA0djRlfN83Uq/BN0qTEXvoVum5fkQtMx0pGLwwofJzcEy ZEpknuI1X8R6mVguht5zk0yHVIj3ZB/RGW1MTeZbJAPgWbBsYzpkMppsb8gGZJ4qyiB6TYdDfIF4 n4N0EfMkOkQ0OSoKRZneMy7ynqrNMWrPc+gIKHfVVibE9emeMOHXP4voGfdgT6WethWv1WaZ5ulb DaAoYMOZ5ylIF6npaQcPzwpJeOwLp9Fpbp51oSiiUvM8l45CMkA9D6Rp6kJ0t7ZtPNl0Lo+q4Guk QtQT2+RO0vZXaYi2N0EJWXOWNFWComeOqjIFMaSl6EQwz5IpVdx2SWSeBVPu6mhndMkPzicDU7V8 k9sO0R/GbC5vmaNPdIj9gGePfg2UwbaWsiwvrGvHwS8N7OJ9HmuFURx1TyS3w8iedLW6epCMottj W1SB9yS6FX4jbaUdd5qnMHw6gjZwnd11PMeGteI5he79dl3nAJrSIL3h13G6+BxV1nnnlyu+uALx 6Ogbxtkj+g2pesTr/A6eLTbBSCfAIkfFc4I2ROr8F2bM94tuW4WQeRqCesjMPeVj2TNbMosxmkqp TjEhehWeHv46KNwDUToyCx5y6hG+zSEEiQR1ii19BLcAHTsbwkR4BmbbfITaORyaJAp1Pi9Wm8Mp ggzX2geWY2oJHjoaqhTydW4jZcAmzlaigDoBvtJXY6YdI6MPqASOIUshV+cHYgOTKuaJxuQJ5P1k ojD6OsUFHsdJTOSfYQlPaOyul9j0I8NSm8XIPGHUdYqJOXwl4YxLLSEtLdNWByVQfQJ+jtBrf0Dp vQP90dc5l4N9JNiLX1nWcyUnVJ/AO0RDmKbff/Jek2r4MJE6p+ftsqznLk7sqBMSYG32IRfUyTFE SUTqvI+DCzVisuwEbZ17iROqT+J2Pz2o88RaLkzs+uyRcPBaS0hLf2urgxKoPpFs4oT9BA3ljK2H 8URadeYKdZMlLt7vqzR2J0ts+kTsgd0PNt25D7X7MwaTydW5mOcPw60SWcTkNbhRZrU4FOk65Ops 6tcY1BPnOVH0Q16X/r6+TqcW62x+JmXsgpoiyHD93RwTpM4Htha0q5W8j7ICdEwvf9WPLwdxneBx KQEPBrLPJYDfP2eKxA5m3Ml9h9UqmkPoEc36/Phvbmr9er9Eh59Cb7zJf9eWZyvCs+i36MHIdujX YsCtXL7SuYvoLXek3KnHIF+L4JkA6lF++mvjE+5HrPwOUU0G3Bqi5W4nok3l74jI1qT87OJgVBXQ jeH6aJ1XWYGdlhmpUxjeDdUpnyLbIVrndWulznWP/0edRP8BH8adHGjCDpYAAAAASUVORK5CYIJ= ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1157-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/filelist.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml; charset="utf-8" ------=_NextPart_01D7CAA8.81352820--