MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D78AC0.4A0E8B20" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D78AC0.4A0E8B20 Content-Location: file:///C:/D8A83E54/1158-Textodoartigo-PT.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"
PRÁTICA DO ENFERMEIRO=
NO
INCIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS
NURSE'S PRACTICE IN THE INCIDENT WITH
MULTIPLE VICTIMS
Kályta Sabrina Monteiro de Sousa[1]
* Vanessa Rutiele Gomes de Sousa Martins[2]
* Izabel Maria Moreira Rodrigues[3]
* Adriana Rodrigues Alves de Sousa[4]
* Filipe Augusto de Freitas Soares[5]
* Marcelo de Moura Carvalho[6]
* Rosana Serejo dos Santos[7]
* Maria Tamires Alves
Ferreira[8] =
* Francineide Dutra Vieira[9]
RESUMO
Objetivo: Analisar na
literatura científica quais intervenções do enfermeiro no Incidente com
Múltiplas Vítimas .Método
trata-se de revisão integrativa de literatura, onde a busca dos estudos
primários foi realizada nas bases de dados Nati=
onal
Library of Medicine National Institutes of Health; Cummulative Index=
to
Nursing and Allied Health Literature, Biblioteca Virtual em Saúde <=
span
style=3D'mso-spacerun:yes'> e Business Source Complete. na qual ambas
totalizaram 391 artigos referente a temática e após a filtragem obedecendo =
os
critérios de inclusão e exclusão utilizou-se 22 artigos para a elaboração d=
este
projeto. Resultados: Para fornecer um atendimento de qualidade nas situaçõe=
s de
desastres, faz-se necessário a preparação do enfermeiro através de simulação
realísticas para uma melhor desenvoltura de competências e habilidades. Alé=
m de
ser um instrumento válido para identificar falhas e avaliar a equipe. A tro=
ca
de experiencia nesse contexto relacionadas a atuação torna-se importante po=
is
tem o intuito de aliviar o estresse e dá um preparo psicológico aos colegas=
em
relação a temática. Conclusão: Portanto, o estudo sobre a atuação do enferm=
eiro
em um IMV, mostrou que este profissional possui um papel crucial nesse
contexto, pois este executa uma importante função no gerenciamento de recur=
sos
e na triagem das vítimas envolvidas. Porém existe uma deficiência na prepar=
ação
destes, iniciando na graduação pela abordagem restrita da temática e pela f=
alta
de ensino simulado.
Palavras-chave: Enfermeiros e Enfermeiras.
Cuidados de Enfermagem. Incidentes com Feridos em Massa.
ABSTRACT
Objective: To analyze in the scientific literature which nurses'
interventions in the Multiple Victim Incident (IMV). Method is an integrati=
ve
literature review, where the search for primary studies was carried out in =
the
databases National Library of Medicine National Institutes of Health=
span>; Cummulative
Index to Nursing and Allied Health Literature, Virtual Health Library e Business Source Complete in
which both totaled 391 articles related to the theme and after filtering
obeying the inclusion and exclusion criteria using 22 articles for the
elaboration of this project. Results: To provide quality care in the event =
of disasters,
it is necessary to prepare the nurse through realistic simulation for a bet=
ter
resourcefulness of skills and abilities. In addition to being a valid
instrument to identify failures and evaluate a team. The exchange of experi=
ence
in this context related to performance becomes important because it is inte=
nded
to relieve stress and provides psychological preparation to colleagues in
relation to the theme. Conclusion: Therefore, the study on the role of nurs=
es
in an IMV, revealed that this professional has a crucial role in this conte=
xt,
as he performs an important function in the management of resources and in =
the
screening of the victims involved. However, there is a deficiency in the
preparation of these, starting at graduation due to the restricted approach=
of
the theme and the lack of simulated teaching.
Keywords: Nurses and Nurses. Nursi=
ng Care.
Mass Incidents.
INTRODUÇÃO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) designa incide= nte com múltiplas vítimas (IMV) um evento que produz sincronicamente admiráveis números de vítimas, podendo atrapalhar a assistência atribuída rotineiramen= te(1). No Brasil, o Ministério da Saúde conceptualiza um IMV, quando este envolve = um número superior ou igual a cinco vítimas(2).
As situações que abrangem múltiplas vítimas
concomitantemente, acarretam um grande impacto social, pois em sua maioria
incluem perdas humanas, materiais e ambientais(3) demandando uma administração adequa=
da do
incidente, programação e organização sistemática dos serviços de urgência, =
de
forma que assegure a oferta apropriada, e evite o ônus dos serviços de saúd=
e
juntamente com a necessidade de uma demanda brusca por
profissionais, equipamentos e estruturas hospitalares para o atendimento
imediato(4).
O enfermeiro tem sua atuação respaldada na lei nº 7= 498, de 25 de junho de 1986, que define como atividade própria deste profissiona= l a assistência direta ao paciente grave, a execução de atividades de maior complexidade técnica, que requerem conhecimento de base científica e habili= dade de tomar decisão ágil. Por se tratar de salvar vidas, é imprescindível que o profissional desempenhe trabalhos certeiros e tenha capacidade para cumprir= uma atividade adequada diante um IMV(5).
Os incidentes com múltiplas vítimas
possuem etapas de regulamentação médicas distintas. Em situações como
essas, o atendimento pré-hospitalar re=
alizado possui fundamentos bem distintos, pois quando se trata de a uma única vít=
ima,
todo recurso deve ser oferecido na
tentativa de salvar a vida ou evitar consequências no indivíduo. Em Incidentes de Múltiplas Vítimas (IMV=
) se
exige a tentativa de salvar o maior número de vítimas possíveis. Surgindo e=
ntão
a necessidade de estabelecer prioridades através da triagem(6).
Para q= ue qualquer atendimento pré-hospitalar aconteça de forma competente, é essenci= al que a primeira equipe que chegue ao local organize a segurança da cena, e f= aça a demarcação das chamadas zona quente, zona morna e zona fria, assim facilitando o atendimento as vítimas(7). O êxito do atend= imento em um IMV está na preparação dos profissionais; disponibilidade de recursos; habilidade e agilidade da equipe(8,9).
Apesar de não existir estatísticas que apresentam a proporção real dos Incidentes com Múltiplas Vítimas no nosso cenário sanitá= rio, fica evidente que esses se manifestam contemporaneamente como problemas corriqueiros, nos quais os acidentes de trânsito, unidos com as inundações bruscas, deslizamentos de terra, rompimento de barragens e outros desastres naturais configuram-se como consideráveis etiologias para esses eventos(10).
Os IMV estão se tornando cada vez mais comuns, pode= ndo causar desordens para o sistema de saúde, que necessita de profissionais qualificados. O enfermeiro tem função fundamental na assistência, por isso é necessário apresentar conhecimentos e habilidades para fornecer um atendime= nto de qualidade e diminuir erros(11). Para que isso ocorra é necess= ário a capacitação e treinamento para adquirir e aperfeiçoar competências. Desse modo, é necessário o aprimoramento precedente dos profissionais, ainda no ambiente da graduação(4), pois o tema é abordado de forma vaga durante os cursos de enfermagem, g= erando dúvidas aos profissionais recém formados para a atuação na área.
Em virtude= dos fatos mencionados anteriormente, surge o objetivo deste estudo analisar na literatura científica quais intervenções do enfermeiro no Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV).
METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, = pois é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente. É denominada integrativa porque fornece informações mais amplas sobre um assunto/problema, constituindo, assim, um corpo de conhecimento. Esse métod= o permite a inclusão simultânea de pesquisa quase-experimental e experimental, combin= ando dados de literatura teórica e empírica, proporcionando compreensão mais completa do tema de interesse(12).
Para
a elaboração da questão de pesquisa da revisão integrativa, utilizou-se a
estratégia PICo (P − população; I − intervenção/área de interes=
se;
Co – contexto) onde ¨P¨ é enfermeiros; ¨I¨
conhecimentos e habilidades do enfermeiro e o ¨Co¨ atendimento pré-hospital=
ar.
O uso dessa estratégia para formular a questão de pesquisa na condução de
métodos de revisão possibilita a identificação de palavras-chave, as quais
auxiliam na localização de estudos primários relevantes nas bases de dados =
(13).
Assim, a questão de pesquisa construída foi: O que a literatura traz sobre =
a prática
enfermeiro no atendimento pré-hospitalar em um incidente com múltiplas víti=
mas?
O levantame=
nto
bibliográfico ocorreu nas seguintes bases de dados: National
Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed); Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature=
span> (CINAHL),
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme) e Business Source Complete (EBSCO). =
span>Para a busca dos estud=
os
primários nas respectivas bases de dados, foram utilizados os descritores
controlados Descritores em Ciência da Saúde (Decs), Medical Subject Headin=
gs (Mesh), descritores em espanhol e os decritores
não controlados.
Quadro 1 – Termos de busca e descritor=
es
guiados pelo acrônimo PICo nas bases de dados.
PICo |
TERMOS DE BUSCA=
|
TIPO |
P |
Enfermeiras
e Enfermeiros/ Nurses/ |
DECS MESH DESCRITOR EM ESPANHOL |
I |
Cuidados de Enfermagem/ Cuidados de Enfermagem/<=
/span> |
DESC MESH DESCRITORES EM ESPA=
NHOL |
Co |
Incidentes com Feridos em
Massa/ Mass Casualty Inc=
idents/Incidentes
con Víctimas en Masa/Acidentes com Múltiplas
Vítimas/Grande Número de Feridos |
D=
ECS M=
ESH D=
ESCRITORES
EM ESPANHOL D=
ESCRITORES
NÃO CONTROLADOS |
Fonte: Dados
da Pesquisa, 2020.
Legenda:
DeCS:
Descritores em Ciências da Saúde.
Foram incluídos na pesquisa artigos originais disponíveis na íntegra e online nas bases de dad= os selecionadas, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no perío= do de 2010 a 2020 e que aborde a temática do estudo. Como critério de exclusão artigos que estiverem duplicados nas bases de dados, artigo= s em que não haja relação com o contexto do tema proposto por meio da inspeção do título e resumo, publicações do tipo editorial, dissertações, revisõ= es de literatura. Em cada base de dado= s foi utilizada, uma estratégia de busca específica e a seleção dos dados foi realizada por três revisores de forma independente, com o objetivo de averi= guar com mais precisão os artigos.
Quadr=
o 2 – Estratégia
de busca dos artigos nas bases de dados.
BASE DE DA=
DOS |
ESTRATÉGIA=
DE
BUSCA |
CINAHL |
Nurses AND Nursing care OR knowledge AND Mass
casualty incident OR mass casualty event. |
PU=
BMED |
Nurses AND Nursing care OR knowledge AND Mass
casualty incidents |
BVS |
Enfermeiras e enfermeiros OR Nu= ses OR Enfermeras y Enfermeros AND Cuidados de enfermagem OR nursing care OR Atención de enferm= ería OR rotocolos OR conhecimento OR Knowledge OR Conocimiento AND Incidente com feridos em massa OR ma= ss casualty incidents OR incidentes con victimas en masa OR acidentes com multilas vitimas OR grande número de feridos OR Feridos Em Massa.<= /p> |
EBSCO |
Enfermeiras e
enfermeiros OR Nuses OR =
Enfermeras
y Enfermeros AND Cuidados de enfermagem OR nursing care OR Atención de enfermería OR protocolos OR conhecimento OR Knowledge OR Conocimiento AND Inciden=
te com
feridos em massa OR mass casualty
incidents OR incidentes con victimas
en masa OR acidentes com múltiplas vítimas OR
grande número de feridos. |
Fonte: Elaborado pelos
autores, 2020.
Após leitura minuciosa dos títulos e resumos, ao refinarmos a pesquisa, os números de artigos encontrados, excluídos e selecionados por bases de dados foram organizados no fluxograma 1, evidenci= ando o quantitativo total de artigos encontrados, de excluídos e os que ficaram = de amostra final do estudo.
Fluxograma
1
– Seleção dos artigos para a revisão integrativa da literatura, elaborado a
partir das recomendações PRISMA.
Artigos lidos na integra para avaliação=
de
critérios de elegibilidade (n=3D 68) Artigos incluídos (n=3D 23) Elegibilidade
Fonte: Elaborado
pelos autores, 2020.
Na etapa=
de
avaliação crítica dos estudos selecionados, os artigos foram organizados em uma tabela de forma descritiva, na q=
ual
será realizada a comparação dos resultados dos artigos científicos
selecionados. Registraram-se os seguintes aspectos dos artigos
escolhidos: identificação do estu=
do (autores,
ano de publicação, título do periódico, título do artigo e nível de evidênc=
ia
científica) e características metodológicas do estudo e os achados referent=
es
aos conhecimentos e habilidades do enfermeiro no IMV os artigos foram organizados em uma t=
abela
de forma descritiva, na qual será realizada a comparação dos resultados dos
artigos científicos selecionados.
O nível de evidência dos estudos baseou-se na classificação das forças de evidência, segundo os autores(14), que determina as evidências em seis níve= is, sendo: Nível 1: evidências resultantes da meta-análise de múltiplos estudos clínicos controlados e randomizados; Nível 2: evidências obtidas em estudos individuais com delineamento experimental; Nível 3: evidências de estudos quase-experimentais; Nível 4: evidências de estudos descritivos (não-experimentais) ou com abordagem qualitativa; Nível 5: evidências provenientes de relatos de caso ou de experiência; Nível 6: evidências base= adas em opiniões de especialistas.
RESULTADOS
No Quadro 3, são apresentados os resultados das publicações quanto as características, à autoria do estudo, ano de publicaç= ão, país de origem, título, periódico, delineamento de pesquisa, nível de evidê= ncia e conhecimentos e habilidades do enfermeiro no IMV.
Quadro 3<=
span
style=3D'font-family:"Times New Roman",serif;mso-fareast-font-family:"Times=
New Roman";
color:black'> – Caracterização conhecimentos e habilidades do enfermeiro em
incidente com múltiplas vítimas.
Ano/ País |
Periódico |
Delineamento
da pesquisa* |
Nível
de Evidência** |
Conhecimentos
e habilidades do enfermeiro |
|
|
2=
010 E=
UA |
Journ=
al of
Emergency Nursing
|
Abordagem qualitativa<= o:p> |
IV =
=
|
|
Jong, Benner, Benner (16) |
2=
010 I=
raque |
Journal of trauma nurs=
ing |
A=
bordagem
qualitativa |
<= o:p> IV <= o:p> |
P=
or
meio da troca de experiências pode-se obter novos conhecimentos além de
desenvolver habilidades e refletir sobre suas ações |
Sloan(17) |
2=
010/ E=
stados
Unidos |
Journ=
al
of Emergency Nursing
<= o:p> |
Relatos de experiência=
|
V<= o:p> |
O art=
igo
fala sobre a necessidade de treinamentos para um bom preparo enfatizando o
compartilhamento por meio de experiências. |
Dasgupta et al(18) |
2=
011/ J=
amaica
(América Central) |
R=
elatos
de experiência |
V |
A preparação faz-se necessária por meio da
preparação de simulações de triagem. |
|
Admi et al(19) |
2=
011 I=
srael |
Jornal of nursing scholarship |
P=
esquisa
descritiva |
I=
V <= o:p> |
A=
rtigo
fala sobre o gerenciamento de recursos do qual seu preparo é fundamental.=
|
Glow et al. (20) |
2=
013/ E=
stados
Unidos |
Medicina pré-hospitala=
r e
de desastres |
E=
studo
experimental <= o:p> |
<=
span
style=3D'mso-spacerun:yes'> II |
Fala sobre o gerenciamento do enfermeiro por m=
eio
da preparação |
S=
hannon,
(21) |
2=
015/ E=
stados
Unidos |
Journal of Nursing Education<= o:p> |
R=
elato
de experiência |
V=
|
O artigo fala sobre preparação e seus benefíci=
os |
Fletcher, et al (22) |
2=
015/ Estados Unidos |
|
R=
elato
de experiência |
V=
|
O artigo fala sobre preparação e seus benefíci=
os. |
VandenBerg, e
Scott. (23) |
2=
015/ E=
stados U=
nidos |
Critical Care Nursing Clin=
ics
of North America
|
E=
studo
transversal |
I=
V |
Fala sobre a preparação essencial para um bom
planejamento |
Campion et al(24) |
2=
016/ E=
stados
Unidos |
JAMA Internal Medicin=
e |
P=
esquisa
experimental <= o:p> |
II<= o:p> |
Necessita ter conhecimento e preparação para o
planejamento e gerenciamento de recursos adequados. |
=
Vee=
nema et al(25)
|
2=
017 E=
UA |
Nurs admin q |
Abordagem mista qualitativa quantitativa |
=
IV <= o:p> <= o:p> |
<=
span
style=3D'mso-spacerun:yes'> O artigo fala sobre os principais requ=
isitos
do enfermeiro para responder um IMV |
Hammad et al(26)<= o:p> |
2=
017/ Austrália |
|
A=
bordagem
qualitativa |
IV |
Preparação do enfermeiro e importante para
adquirir conhecimentos e experiências. |
Tseng et al(27)=
sup> |
2017/ Ásia |
Journal of Burn Care & Research=
<=
i> |
Estudo transversal |
IV<= o:p> |
Necessário preparação psicológica para desastr=
es. |
Jonson et al(28) |
2=
017/ S=
uécia |
Nurse education today |
Pesquisa Experimental |
II<= o:p> |
Simulação é essencial para desenvolver habilid=
ades
no gerenciamento e autoeficácia |
|
Eua<=
span
style=3D'font-family:"Times New Roman",serif;mso-bidi-font-weight:bold'> =
2=
017 |
Pesquisa qualitativa |
IV |
Conhecimento clínico e operacional assim como =
os
de gerenciamento de recursos e saber a sua autoeficácia. |
|
Verheul et al(30) |
2=
018/ Holanda |
Estudo descritivo
retrospectivo |
IV |
A preparação é essencial pois através dela pod=
e-se
treinar, avaliar e identificar lacunas. |
|
McElroy et al(31) |
2=
019/ Estados Unidos |
|
R=
elato
de experiencia |
V=
|
O exercício de simulações e uma oportunidade p=
ara
melhorias além de avaliar protocolos. |
Shannon(32) |
2=
019 I=
NDIA |
Nurse educator |
P=
esquisa
experimental |
I=
I |
as
simulações são uma oportunidade de aprender e praticar conhecimentos e
melhorar a autoconfiança do profissional |
Bentley et al(33) |
2=
019/ E=
stados
Unidos |
|
P=
esquisa
experimental |
I=
I |
Preparação do enfermeiro e seus benefícios e u=
ma
oportunidade para gerenciar recursos |
K=
im e Lee(34) <= o:p> |
2020/ Coreia do Sul |
Nurse Education Today<= o:p><= o:p> |
E=
studo
descritivo, com abordagem quantitativa não experimental |
IV<= o:p> |
Fala sobre a preparação e os benefícios e
oportunidades para uma autoavaliação. |
S=
ilva et
al <= o:p> |
2=
020 B=
rasil |
Revista baiana de
enfermagem |
E=
studo
descritivo, com abordagem quantitativa |
IV |
C=
onhecimentos
de gerenciamentos e triagem, pensamento crítico, capacitação para isso a
simulação tem uma função muito importante no desenvolvimento desses
conhecimentos e habilidades. |
Screws =
e Cason(37) |
2=
020/ E=
stados
Unidos |
Nursing education
perspectives |
R=
elato
de experiência
|
I=
I |
Preparação por meio de simulações e seus benef=
ícios |
Fonte: Elaborado pelos
autores, 2020.
*Os delineamentos enumerados neste quadro estão
descritos como no artigo analisado.
** O nível de evidencia dos estudos foi determinado
segundo classificação de Polit e Beck (2019)
Pela análise dos artigos selecionados, a grande par= te dos estudos foi encontrada na base de dados PubMed (69,56% ), com maior concentração e maior frequência nos últimos dez anos, uma vez que a partir = de 2010 foram encontrados mais artigos e com menor intervalo de tempo de publicação entre um e outro, com predomínio no ano de 2017 e 2019 (representando 21,73 e 17,39% respectivamente).
Estes dados pod=
em estar
relacionados com a preparação da triagem, conhecimento do enfermeiro em
incidentes com múltiplas vítimas e gerenciamento de recursos e o trabalho em
equipe. Os Estados Unidos lideraram no número de publicações (60,86%=
).
Dois estudos foram produzidos no Brasil (8,69%). Nos países Iraque, Jamaica=
, Israel,
Austrália, Suécia, Holanda e índia foi encontrado um artigo de cada país (4=
,34%).
a evidenciar a distribuição das pesquisas em todo mundo, em razão do comple=
xo
contexto de atuação do enfermeiro perante IMV, evidenciando a necessidade de
preparação profissional para um conhecimento adequado de gerenciamento de
recursos e habilidades que faz sua atuação ser eficaz diante a assistência =
as
vítimas.
Quanto ao delineamento da pesquisa, evidenciou-se: = estudo com abordagem qualitativa, evidência proveniente de relato de caso ou experiencia, pesquisa descritiva, estudo experimental, pesquisa participant= e, pesquisa de campo, estudo transversal e abordagem mista.
Em relaç= ão às forças de evidências observou-se que 8 artigos (34,78% das publicações) com nível II, 10 artigos (43,47%) possuem o nível de evidência IV, seguidas de 5 artigos (21,73%) com nível de evidência V. Não foi encontrado nas publicaçõ= es, trabalhos com nível de evidência I e III e VI
Em relação aos tipos de prática do enfermeiro em IMV faz-se necessário uma preparação eficaz através de meio de simulação é essencial para desenvoltura de competências relacionadas a atuação do enfermeiro, além de ser um instrumento válido para detectar lacunas e avali= ar a equipe. A troca de experiencia faz-se importante pois tem o intuito de aliv= iar o estresse e dá um preparo psicológico aos colegas em relação ao contexto= p>
Para melhor discutir os estudos analisados, optou-s= e pela organização dos artigos agrupados em três categorias: a categoria Habilidades e conhecimentos do enfermei= ro no IMV, O papel da educação permanente através das simulações realísticas no I= MV e Triagem no contexto de incidente com múltiplas vítimas.
DISCUSSÃO
Na ocorrência de episódios envolvendo muitas vítima=
s, o
trabalho da enfermagem nos cuidados críticos é indispensável, entretanto vai
depender das estruturas institucionais, recursos disponíveis e quantidade de
profissionais participantes no atendimento às vítimas(11). Algumas
exigências gerais são consideráveis para que o enfermeiro exerça sua função=
de
maneira apropriada sendo elas: organização, percepção, e habilidade =
de
tomar decisões ágeis, especificar prioridades, avaliar o paciente em uma
abordagem integral e executar intervenções quando preciso, juntamente
com a equipe médica (3).
Habilidades
e conhecimentos do enfermeiro no IMV
O enferme= iro deve possuir habilidades em triagem, um bom gerenciamento de recursos, além de um preparo psicológico(36). Os conhecimentos para uma boa atuação do enfermeiro incluem aspecto de liderança, comunicação, raciocínio clínico, autoconfiança, habilidades cognitivas, psicomotoras, atitudinais e conhecimento para tratar vítimas politraumatizadas sobretudo ser cooperativ= o, realista, acessível e receptivo aos feedbacks(25). Para uma atua= ção de qualidade o enfermeiro deve possuir conhecimentos básicos de emergências= e o processo de triagem corretamente(21).
Os enfermeiros desempenham papéis significativos em= todos os níveis de gerenciamento em um incidente com múltiplas vítimas, pois coordenam e supervisionam a assistência contribuindo no tratamento e recuperação da saúde, responsabilizando-se pela garantia da qualidade e continuidade do cuidado(19).
Os autores (28). diz o enfermeiro tem uma importa= nte atuação no gerenciamento de recursos para o atendimento adequado e que a superlotações e a constante falta dos recursos apropriados influencia diret= amente no atendimento pois reduz a capacidade de resposta ao surto que exige ativa= ção de protocolos de desastre e o uso ideal de todos os recursos disponíveis no= momento.
Ainda nesse contexto os autores(23), afi= rmam que o enfermeiro tem um papel importante no gerenciamento de recursos, atra= vés de ações junto com equipe medica diante de um incidente com múltiplas vítim= as, como busca de recursos para o atendimento as vítimas além de evitar enxurra= da de famílias ou amigos que procuram o hospital em busca informações criando = um estabelecimento para repasse das mesmas, evitando a aglomeração nas instituições de saúde. Importante lembrar que os enfermeiros são profission= ais capacitados, para explicar a condição do paciente e dar suporte psicólogos = às famílias das vítimas
Os autores(20) relata que o enfermeiro dever saber sobre os gerenciamentos de recursos, devem ser capazes de administrar e preve=
nir as
situações de crise de forma eficaz e gerenciar recursos disponíveis da equi=
pe,
equipamentos, espaço e preparação do hospital, o gerenciamento adequado req=
uer
liderança, para tal é importante atividades de preparação continuada(2=
9).
De acordo com Os autores(25) a capacidad= e da enfermagem de responder a desastres é significativa, mas falta uma preparaç= ão eficaz. O autor(17) diz que, para responder a um desastre é necessário o hospital e sua equipe está preparada e a falta de simulações realísticas pode ser algum dos motivos para tornar os protocolos ineficazes, pois esta desenvolve um importante papel no preparo.
Portanto os estudos mostram como a atuação do enfer= meiro no atendimento perante um incidente com múltiplas vítimas e a necessidade d= e possuir conhecimentos e habilidades específicas que que precisam ser desenvolvidas através de uma preparação adequada e um planejamento eficaz para garantir o gerenciamento de recursos e triagem fidedigna.
O
papel da educação permanente através das simulações realísticas no IMV
De acordo= Os autores(25) apesar da natureza crítica desses eventos, os lídere= s de enfermagem e administradores recebem pouca educação sobre liderança e tomad= a de decisão durante um incidente que possui múltiplas vítimas simultaneamente. = Uma resposta institucional eficaz requer a integração perfeita de todas as unid= ades em funcionamento para que a equipe e os pacientes fiquem protegidos de dano= s e garanta a qualidade da assistência. Portanto é essencial o enfermeiro possu= ir conhecimentos e estarem bem conectados aos demais profissionais que darão suporte a estas vítimas, devido os fatos expostos é importante preparação p= ara uma atuação adequada.
Os autores (16,37) enfatizam que os exercícios de treinamento facilit= am o cuidado organizado e define claramente as funções essenciais para raciocínio prático. Para Os autores(24) o planejamento adequado faz toda a diferença, pois requer a distribuição correta dos recursos, tais como equipamentos da sala de operação, insumos para tratamento de lesões e leitos disponíveis para atender as vítimas.
De acordo com os autores(23) a preparação otimiza recursos e facilita o planejamento adequado para o atendimento, pois para este é essencial atender as demandas e desenvolver uma infraestrutura = que forneça pessoal, suprimentos, equipamentos e suporte necessário e são os exercícios práticos que fornecem a oportunidade para rever lacunas. Para os autores(35), o gerenciamento e a distribuição correta das vítima= s garante a oferta adequada e evita a sobrecarga dos serviços de saúde e o treinament= o é essencial para a atuação profissional eficaz, devido a esses fatos ele determina a simulação como um tipo de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizado, pois desenvolve pensamento crítico e reflexivo.
Os autores(19) relata que as simulações facilitam o aprendizado e reforça o trabalho em equipe, além de atualizar os profissionais em relação aos protocolos, para os autores(22) essa modalidade de ensino diminui os riscos de falhas. Os autores (30) afirma que a preparação é um instrumento para treinar, avaliar e melhorar o desemp= enho da equipe dando oportunidades para melhorias.
Os autores(36) ressalta a importância da educação continuada por meio da simulação para um bom planejamento. Os auto= res(26) afirma que esse tipo= de ensino ajuda a enfrentar medos e ansiedade, além de preparar para uma possí= vel atuação com recursos limitados que pode atrapalhar a assistência.
De acordo com o autor(32) as simulações são uma oportunidade de aprender e praticar conhecimentos e melhorar a autoconfiança do profissional. Bentley = et al.(33) cita que esse tipo de exercício melhora a comunicação com a equipe, além de reforçar as habilidades de triagem rápida e precisa, permitindo maximizar o aprendizado preenchendo lacunas entre teoria e a prática.
Em seus estudos, os autores(31,29) ressa= lta que as simulações são oportunidades de aumentar a autoeficácia, segundo os autores(28) a autoeficácia é a medida em que o indivíduo acredita ser capaz de realizar tarefas específicas, esses exercícios permitem a prát= ica de habilidades e liderança, melhorando a autoconfiança e desempenho, preparando para a tomada de decisão adequada e sendo capaz de gerenciar o surto agudo produzido por um IMV, experiências é uma oportunidade para autoavaliação e permite aos profission= ais a familiarize com um sistema de triagem padronizado
Os autores(21,18) declaram que a simulação
aumenta a consciência sobre o conhecimento e as habilidades em desastres,
melhora a compreensão da responsabilidade da enfermagem, encorajar lideranç=
a e
o desenvolvimento do trabalho em equipe e contribuem para um feedback
construtivo além identificar lacun=
as,
determinar soluções e validar práticas corretas. Da mesma forma, o autor
Além dos exercícios de simulação s autores (16= ,27), afirmam que a troca de experiência se faz importante para obter novos conhecimentos e desenvolver habilidades, além de ser uma oportunidade para refletir sobre as ações, uma boa alternat= iva para avaliar estresse e desenvolver o preparo psicológico. Para os autores<= sup>(34) compartilhar sentimentos melhora o desempenho no trabalho em equipe
Os autores(20) afirma que simulações são= fardo econômico e por isso torna-se uma barreira crítica para a preparação e resp= osta ideais, especialmente em pequenos hospitais e instalações de acesso crítico. Porém elas se tornam importantes devido a possibilidade de identificar e corrigir ações em uma assistência emergencial, desenvolvendo a capacidade de determinar com precisão as categorias de triagem.
Diante do exposto dos 22 artigos (100%) incluídos na revisão e que foram publicados em periódicos de enfermagem em geral, fica c= laro que as simulações realísticas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizado pois visam boas práticas de forma que venha agregar e desenvolver novos conhecimentos. Além de ser algo interessante pois prepara= os profissionais para possíveis situações direcionando a melhor conduta profissional a ser executada.
Triagem no contexto de incidente com
múltiplas vítimas
Os autores(23) explicam que triagem aos<=
span
style=3D'mso-spacerun:yes'> feridos em um IMV é divergente da triag=
em
convencional que ocorre no ambiente hospitalar pois no contexto pré-hospita=
lar
em um IMV concentra no maior bem para o maior número de pessoas, tendo como
objetivo identificar rapidamente os pacientes mais graves com a maior chanc=
e de
sobrevivência usando recursos e tempos menores. Onde a identificação rápida
consiste na categorização das vítimas usando codificação de cores como verm=
elho
para agudo e verde para não agudo.
O autor(38) ressalta a importância da triagem em um IMV, pois é através de= la que é possível determinar quais pacientes mais precisam de atendimento prioritário de acordo com identificação de ameaças à vida.
O autor(17) afirma que na triagem inicia= l das vítimas utiliza-se 4 categorias codificadas por cores para identificar a prioridade e o nível de atendimento necessário. Verde é prioridade III, les= ão não grave que requer cuidados menores; amarelo é prioridade II, ferimentos graves que requerem cuidados necessários, mas não imediatos; vermelho é a prioridade I, lesão crítica que requer cuidado imediato; e preto é a priori= dade 0, lesão fatal que não requer cuidados.
Os autores (36) acrescenta que os enferm=
eiros
na triagem devem marcar cada vítima com uma etiqueta correspondente ao níve=
l de
atendimento, para isso o método START (
Diante desses ares torna-se evidente a necessidade = de se conhecer os principais parametros de uma triagem para a sistematização da assistencia visando a qualidade e a eficácia. Os dados expostos revelam que= o envolvimento dos enfermeiros com a temática em questão é importante e tras a preparação profissional como uma valiosa ferramenta para o atendimento com múltiplas vítimas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O estudo sobre a atuação do enfermeiro em um IMV, m=
ostrou
que este profissional possui um papel crucial nesse contexto, pois este exe=
cuta
uma importante função no gerenciamento de recursos e na triagem das vítimas
envolvidas. Porém existe uma deficiência na preparação destes, iniciando na
graduação pela abordagem restrita da temática e pela falta de ensino simula=
do.
O preparo e treinando dos profissionais serve para adquirir e aprimorar competências e habilidades pois este tem o poder de capacitação para for= necer um atendimento de qualidade nas situações de desastres, visto que o profissional enfermeiro necessita ser criativo no uso de recursos e no gerenciamento da equipe.
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Submi=
ssão:
2021-06-24
Aprov=
ado: 2021-07-28
Autor
correspondente
Kályta Sabrina Monteiro=
de
Sousa
Rua Boa Esperança, 1793, Tabajaras 64067-475 - Email: kalytasabrina@=
gmail.com
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