MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

ANOSMIA: DESCRIÇÃO DESTA CONDIÇÃO POR PROFISSIONAIS DE SA= ÚDE E RELATOS DE PESSOAS QUE CONVIVEM COM A CONDIÇÃO

ANOSMIA: DESCRIPTION OF THIS CONDITION BY HEALTH PROFESSIONALS AND REPORTS FROM PEOPLE WHO LIVE WITH THE CONDITION

Hortência Guev= e da Fonseca[1] * Edmara Chaves Costa[2]

 

RESUMO

Objetivo: Essa pesquisa dedic= ou-se qualitativamente, apreender o conhecimento dos profissionais de saúde de uma unidade básica de saúde do maciço de Baturité sobre a anosmia e relato de pessoas que convivem com essa condição. Métodos: A coleta de dados com os profissionais de saúde foi f= eita nas dependências da unidade de saúde, seguindo todas as medidas preventivas contra Covid-19, por meio de um roteiro com questões de caráter aberto, por outro lado, a col= eta dos relatos dos indivíduos que vivem com anosmia foi feita por meio de um aplicativo da rede social (WhatsApp®). = Resultados:  Participaram nove profissionais da saúde= (n=3D09) e oito pessoas que convivem com anosmia (n=3D8). As falas apreendidas da entrevista com os profissionais de saúde foram utilizadas para complementar= a abordagem da temática  pelas pessoa= s que convivem com anosmia e as representações das entrevistas com as pessoas que convivem com anosmia foram distribuídas em seis categorias: anosmia vers= us paladar; interpretação do odor; sentimento em relação a anosmia; constrangimento/vergonha/medo/enfrentamento; itinerário diagnóstico; descre= nça familiar/sofrimento e percepção de riscos associados a anosmia. Considerações finais: Da entrevista com os profissionais de saúde, a maioria demonstrou conhecimento da causa e no que concerne as pessoas que convivem com a condição, foi observado sentimentos positivos e otimistas como forma de enfrentamento à condição, mas também sentimentos negativos como medo, vergonha, constrangimento e ansiedade que servem de obstáculo para busca ao auxílio de profissionais especializados e= de interação social.<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk63258945'>

Palavras-chave: <= span class=3DSpellE>Anosmia; Conhecimento; Relato.

 

ABSTRACT

Objective: This research was qualitatively dedicated to apprehending the knowledge of health professiona= ls from a basic health unit in the Baturité massif about anosmia and reports of people living with this condition. Methods: Data collection with hea= lth professionals was carried out on the premises of the health unit, following= all preventive measures against Covid-19, through a script with open questions,= on the other hand, the collection of reports from the individuals living with anosmia was made through a social network application (WhatsApp). Results: Nine health professionals (n= =3D09) and eight people living with anosmia (n=3D8) participated in the study. The= lines seized from the interviews with health professionals were used to complement the approach to the theme by people living with anosmia and representations= of the interviews with people living with anosmia were distributed into six categories: anosmia versus taste; odor interpretation; feeling about anosmi= a; embarrassment/shame/fear/confrontation; diagnostic itinerary; family disbel= ief/suffering and perception of risks associated with anosmia. Final considerations: From the interview with health professionals, most demonstrated knowledge of the cause and, about people living with the condition, positive and optimis= tic feelings were observed as a way of coping with the condition, but also nega= tive feelings such as fear, shame, embarrassment, and anxiety that serve as an obstacle to seeking help from specialized professionals and social interact= ion.

Keywords: Anosmia; Knowledge; Repo= rt.

 


INTRODUÇÃO

O olfato é uma função sensorial importante para funções básicas como orientação, alimentação, reconheciment= o de perigo e socialização. A palavra anosmia é subdividida em duas partes: “a” que significa sem e “nosmia (1). Nesse sentido, anosmia se caract= eriza pela ausência da sensação olfativa e essa ausência pode ser congênita ou adquirida.

A congênita é a condição em que = há ausência do olfato ao nascer devido algum tipo de distúrbio genético e a adquirida é originada a partir de sequelas de uma infecção, lesões nos neurônios sensitivos do olfato, doenças nasais, trauma na cabeça e uso de a= lgumas toxinas. Há 3 tipos de anosmia: anosmia completa, caracterizada pela perda total das funções olfativas do indivíduo; a anosmia funcional, quando há limitação grave de função olfativa e a anosmia parcial quando há redução acentuada da sensibilidade a odores (1).

Existem várias causas associadas= ao distúrbio do olfato como: patologia sinusal (rinossinusite crônica e proces= sos infecciosos); envelhecimento; traumas (atingimento intracraniano ou facial); doenças neurodegenerativas (doença de Parkinson, doença de Alzheimer, défic= it cognitivo e esclerose múltipla); iatrogenia (medicamentos quimioterápicos, cirurgia de seios nasais, traqueostomia); doenças congênitas (síndrome de Turner e síndrome de Kallman); exposição a toxinas; deficiência nutricional (desnutrição e anemia perniciosa); HIV; transtornos psicológicos (esquizofr= enia e depressão); cirurgia e idiopatia (1-2).

Além disso, (3) conside= ram que a perda da capacidade olfativa também tem impacto na higiene pessoal do indivíduo, pois, as pessoas podem exagerar na sua higiene pessoal, tomando banho várias vezes ao dia ou usar excessivamente o perfume.

Epidemiologicamente, a diminuiçã= o da função olfativa é muito comum, sobretudo na população idosa, estando presen= te em mais de 50% dos indivíduos entre os 65 e os 80 anos, e em 62 a 80% acima= dos 80 anos. Na Europa, cerca de 5% das pessoas sofrem de distúrbios olfativos = e, não obstante, as disfunções olfativas são frequentemente subvalorizadas tal= vez porque a informação olfativa é processada em grande parte de forma inconsciente. Desse modo, a prevalência da perda olfativa autorrelatada está entre 14% e 15% dos casos, tendo a real prevalência destes distúrbios subes= timada. Alguns autores apontam para uma prevalência de anosmia de uma em cada 200 p= essoas (1).

De acordo com (4), o sentido do olfato é muito subestimado em importância no ser humano, apesar de sua utilidade não só em monitorar a entrada de agentes nocivos na via aérea superior como também em determinar o sabor e a palatabilidade de um alimento, por exemplo.

O atual contexto observado na literatura, relativo ao número de materiais produzidos e publicados sobre o estudo de doenças relacionadas com os sentidos humanos, remete-nos a encara= r de forma diferenciada estas questões, principalmente entre os profissionais de saúde. Ainda são limitadas as pesquisas da área de saúde e, mais especifica= mente, que se situem na busca de informações referentes à anosmia.

Esta carência pode ter influência direta na eficácia e eficiência na prestação do cuidado destes casos por pa= rte dos profissionais e, como diz (5), a falta de conhecimento e treinamento dos profissionais de saúde na rotina diária sobre essa condição pode conduzir a erros de manejo e diagnóstico do distúrbio de olfato. =

Nesta linha de ideia, a presente= pesquisa é justificada pela preocupação em se conhecer mais sobre a anosmia, enfatiz= ando o conhecimento e a experiência de profissionais de saúde. Por outro lado, a= preender os relatos das pessoas que convivem com a condição, também se faz necessário para sustentar a pesquisa. Adicionalmente, o interesse nesse trabalho se explica pelo fato da pesquisadora conviver com e= sta condição e pelo reconhecimento da necessidade de ampliação e divulgação de informações relacionadas à anosmia. E as hipóteses que norteiam o desenvolvimento do trabalho são: 1- os profissionais apresentam conheciment= o e experiência limitados quanto a essa condição; 2- as pessoas que vivem com anosmia enfrentam desajustes físicos e sociais no decorrer de suas vidas. O artigo tem como objetivo apreender o conhecimento de profissionais de saúde acerca da anosm= ia e relatos de indivíduos que convivem com a condição<= /p>

MÉTODOS

Trata-se de um estudo do tipo exploratóri= o, de abordagem qualitativa, conduzido no período de dezembro de 2020 com profissionais de saúde e pessoas que convivem com anosmia.

 

Pesquisa com as pessoas que convivem com anosmia

A coleta de dados acerca dos relatos de pessoas que conv= ivem com essa condição, foi feita = por meio de um aplicativo da rede social (WhatsApp).

A técnica de amostragem usada, foi a do tipo não probabilística, seguindo o modelo (bola de neve) “snowball” para as pessoas que convivem com anosmia, em função da disponibilidade de= tempo deles, na qual cada participante indica novos participantes até que alcance= o objetivo proposto (6). Nesse sentido, a amostra foi composta por oito participantes (n=3D8), sendo o quantitativo de pessoas acessadas a partir do retorno do contato por meio da rede social da pesquisadora.

Elegeu-se como critérios de inclusão: conviver com anosm= ia, ser maior de 18 anos, ter aparelho celular, computador ou tablet com conexã= o à internet e acesso ao aplicativo WhatsApp e e-mail pessoal; e como critérios= de exclusão: ter algum tipo de limitação de comunicação, relatado previamente = pelo participante no primeiro contato com a pesquisadora, que impeça sua manipul= ação da tecnologia; apresentar anosmia transitória ou passageira, relacionada a causas diversas, inclusive por COVID-19.

A comprovação da maioridade foi feita por envio da image= m do documento de identidade dos participantes, as limitações de comunicação for= am questionadas diretamente aos participantes de modo que se fosse o caso, identificar doenças como Alzheimer, Parkinson e Síndrome de Down, por exemp= lo. Nos casos de anosmia recente relacionada a COVID-19, foi avaliada a condição com base na duração da ausência do sentido, considerando recente com relato= por tempo inferior a um ano.

As etapas da pesquisa foram:  divulgação de informações sobre a pesquisa por meio da rede social da pesquisadora, incluindo convite e solicitação de contato com pessoas dentro= dos critérios de inclusão; retorno dos participantes e estabelecimento de conta= to pelo WhatsApp; comprovação da maioridade e esclarecimento dos objetivos da pesquisa; envio de TCLE para leitura e assinatura; início da entrevista por áudio; fim das entrevistas; análise dos dados obtidos. Essa entrevista teve como pergunta norteadora: “= como é a sua convivência com essa condição?”. A constatação de anosmia foi considerada com base no autorrelato e no contexto associado ao discurso do participante e no tempo = de duração referido da ausência de olfato.

 

  Pesquisa com os profissionais de saúde

A coleta de dados com os profissionais de saúde foi realizada nas dependências de uma unidade básica de saúde do Maciço de Baturité, considerando todas medidas de prevenção e proteção contra Covid-19 recomendada pela OMS.

Utilizou-se a técnica de amostragem intencional para a formação da amostra dos profissionais de saúde, sendo que a escolha dos participantes foi feita a partir do julgamento do próprio pesquisador, com base nos critérios pré-estabelecidos.  A amostra foi composta por nove profissionais (n =3D 9) de saúde, que compõem o quadro da unidade, obedecendo ao critério de saturação teórica de dados, sendo considerada a saturação quando não se encontra nenhum elemento novo e deixa= de ser necessário acrescentar informações, uma vez que não altera a compreensã= o do que está sendo estudado (7).

Foram instituídos os seguintes critérios de inclusão: estar regularmente vinculado/a à unidade de saúde, ter pelo menos seis meses de experiência profissional; e = como critério de exclusão: estar em situação de férias, afastamento ou licença. A coleta de dados teve as seguintes etapas: esclarecimento sobre os objetivos= da pesquisa; entrega de termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para leitura e assinatura em caso de concordância; início da coleta de dado por = meio de roteiro com questões de caráter aberto; fim da coleta de dados; análise = dos dados obtidos.

O roteiro continha quatro questões para nortear o preenchimento deste pelos profissionais sendo elas: Já ouviu falar sobre anosmia? Se sim, o que sabe sobre esta condição?; Conhece ou já atendeu alguma pessoa que vive com esta condição? Qual seria a causa?; Qual(is) risco(s) pode(m) apresentar uma pes= soa nesta condição?; Como um profissional de saúde poderia ajudar esse paciente= ?. Além disso, a idade, sexo, categ= oria profissional, tempo de trabalho e de formação, foram também incluídas no ro= teiro como forma de se identificar o perfil de cada participante.

 

 Organização e análise de dados

Após conclusão das entrevistas com os profissionais bem = como as pessoas que convivem com anosmia, foram feitas as transcrições integrais= das gravações em áudio e das respostas obtidas no preenchimento do roteiro, de = cada participante. A etapa da análise de dados foi realizada da seguinte forma: a pré-análise, no qual o material foi organizado compondo o corpus da pesquis= a; a exploração do material e tratamento dos resultados (8).

Depois de realizada a transcrição dos áudios e análise d= os dados, as gravações foram mantidas salvas no computador do tipo notebook da pesquisadora e, após os quatro anos recomendados de guarda, para fins de revisão e comprovação form= al da pesquisa, os arquivos serão eliminados permanentemente. Os dados obtidos foram organizados no Word versão 2010. Na sequência, foi realizada a análise qualitativa, obtendo-se as frequências das variáveis categóricas, padronizado pela contagem do número de pala= vras do corpus total em relação às categorias obtidas.<= /p>

 

  Questões éticas

Foram observados os princípios éticos = da pesquisa científica, que visa preocupação com a dimensão ética, assegurando= o caráter confidencial e a diminuição de prejuízo físico, financeiro ou emoci= onal para o participante como regulamenta a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Essa pesquisa buscou minimizar os danos aos participantes e evitou= os riscos previsíveis mesmo que categorizados como mínimos, no âmbito moral, s= ocial e psíquico, a curto e longo prazo, cumprindo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Riscos esses, tais como: incômodo; de cansaço; desconforto; constrangimento; te= nsão social ou mesmo no relacionamento com o pesquisador; limitações de acesso em relação a conexão da internet e estresse relacionad= o a recordação de experiências de vida negativas, amplificada pelo contexto da situação de distanciamento social relacionado a pandemia de COVID-19.

 Ent= ão para minimizar esses riscos, teve-se como medida preventiva:  a coleta dos dados em menor tempo possí= vel; e, em caso de queda da conexão de internet, a suspensão momentânea da pesqu= isa, com previsão de retomada para o dia posterior ou outro dia que o participan= te designar, dentro do limite de tempo determinado para finalizar toda a pesqu= isa.

O projeto objeto do presente trabalho, foi submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Pesqu= isa da UNILAB, tendo sido aprovado, conforme CAAE 33428720.4.0000.5576 e nº do parecer 4.444.498. Foram garantidas a autonomia dos sujeitos, a não maleficência e a beneficência da pesquisa, preconizadas na Resolução 466/12= do Conselho Nacional de Saúde.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Dedica-se esse capítu= lo à análise dos conteúdos emergidos dos discursos dos participantes da pesquisa entrevistados acerca da convivência com a anosmia em suas dimensões qualitativas. Participaram dessa pesquisa, oito pessoas com anosmia de diferentes nacionalidades, sendo três de nacionalidade brasileira, duas de nacionalidade angolana, duas de nacionalidade santomense e uma de nacionali= dade guineense, com idade compreendida entre 21 e 49 anos.

As representações ser= ão discutidas a partir de seis categorias e seis subcategorias encontradas nas= falas dos envolvidos na pesquisa com as pessoas que convivem com anosmia e serão complementadas com os discursos envolvidos a partir da pesquisa com os profissionais da saúde no decorrer do texto.


 

Quadro 1- Caracterização dos profissionais de saúde.

Categoria Profissio= nal

Idade

Tempo de trabalho<= /b>

Tempo de formado

Médico

59 anos

25 anos

20 anos

Médico

37 anos

04 anos

06 anos

Agente comunitária de saúde (ACS)

-

04 anos

04 anos

Agente comunitária de saúde

34 anos

04 anos e 06 meses=

08 anos

Técnica de enfermagem

49 anos

20 anos

25 anos

Técnica de enfermagem

60 anos

10 anos

30 anos

Enfermeira

24 anos

01 ano e 08 meses<= /p>

01 ano e 08 meses<= /p>

Auxiliar de enfermagem

49 anos

19 anos

15 anos

Auxiliar de enfermagem

53 anos

02 anos

20 anos

                                                        =                          Fonte: Os autores

 


Destaca-se, de modo isolado, partindo da pesquisa com os profissionais de saúde que o conceito = da temática questionado com base na seguinte pergunta: Pergunta 01 (PR01): já ouviu falar sobre anosmia? se = sim, o que sabe sobre esta condição?, cinco dos nove participantes conceituaram de forma mais exata e próxima da realidade. Por outro lado, quatro dos nove participantes não souberam aprofundar a temática, portanto, esses participa= ntes não se sentiram aptos para dar continuidade e responder as outras questões = no roteiro da pesquisa.

 Os participantes que não souberam respon= der as questões colocadas, pôde-se perceber um pequeno incomodo e ao mesmo tempo o= interesse de pesquisar e buscar conhecimentos acerca = do assunto, além disso, acredita-se que esse contato com o tema tenha sido uma experiência positiva.


 

Quadro 2-Distribuição das categorias e subcategorias emergidas dos discursos dos participantes da pesquisa – pessoas que vivem= com anosmia. Redenção – CE, 2021.

Categorias e Subcategorias

Unidades de Registro*=

Proporção [%]<= /span>

Categoria 1: Itinerário Diagnóstico

1.240=

39,1<= /o:p>

Subcategoria 1.1. Fatores etiológicos: infecções de vias aéreas superiores; traumatismo craniano e uso irracional de medicamentos

882

71,1<= /o:p>

Subcategoria 1.2. Fatores etiológicos: idiopatia e genética

358

28,9<= /o:p>

Categoria 2: Sentimentos relacionados a anosmia= <= /p>

696

21,9<= /o:p>

Subcategoria 2.1. Negativo: Constrangimento/Vergonha/Medo/Ansiedade

399

57,3<= /o:p>

Subcategoria 2.2. Positivo: Enfrentamento

297

42,7<= /o:p>

Categoria 3= : Descrença familiar/Sofrimento psíquico

328

10,3

Categoria 4: percepção de risco associado a anosmia=

314

9,9

Categoria 5: Impacto da Anosmia sobre o Paladar=

305

9,6

Subcategoria 5.1. Ausência de altera= ção do paladar

168

55,1<= /o:p>

Subcategoria 5.2. Disgeusia

137

44,9<= /o:p>

Categoria 6: Interpretação do odor

292

9,2

*Unidades de Registro: número de caracteres com espaço que compõem cada um dos segmentos dos discursos.

                                                       =                          Fonte: Os autores

 


Categoria 1: Itinerário diagnóstico

Essa categoria repres= enta o caminho percorrido pelos indivíduos com anosmia desde a percepção da alteração no olfato até a busca ou não por auxílio médico. A trajetória clí= nica dos participantes se faz importante para compreender os desafios em suas relações com os serviços de saúde, seus fatores etiológicos bem como seus sentimentos em relação a anosmia, o que pode interferir na busca por auxíli= o de profissionais de saúde qualificados para a condição em causa.


 

Quadro 3- Verbalizações da categoria itinerário diagnóstico e suas subcategorias

Unidade de Significação

Frequência Absoluta

Proporção (%)

Categoria 1- Itinerário diagnóstico

Subcategoria 1: fatores etiológicos:  infeções= de vias aéreas superiores, uso irracional de medicamentos e traumatismo cran= iano

 

Subcategoria 2: Fatores etiológicos: idiopatia e genética

882

71,0

358

29,0

Total

1.240

100,0

                                                =                           Fonte: Os autores

 


 

 Destaca-se a rinite (alérgica ou não) e a sinusite (de origem ocupacional ou não) como infeções de vias aéreas superi= ores mais comuns entre as pessoas. Essas infeções estão diretamente relacionadas= a inalação direta de produtos tóxicos, alergênicos, medicamentos e metais que= a depender da concentração e o tempo da exposição, podem provocar graves lesõ= es nas vias aéreas (5).

 

[...] trabalhei muito tempo em ambiente fechado, manipulava muito antibiótico, eu não sei se isso influenc= iou [...]. Era um ambiente fechado e eram antibióticos muito forte, tem que dil= uir, esperar um bom tempo para poder diluir aquele pó e tinha dia que não tinha = EPI adequado para trabalhar (Participante 1, brasileira, 49 anos, sexo feminino= ).

 

[...] porque eu tenho rinite alérgica e rinite acaba causando essa anosmia [...] já é uma coisa digamos = que crônico. [...] nunca fui pra consulta com otorrino porque sei que é rinite = que causa isso (Participante 3, guineense, 25 anos, sexo feminino).<= /span>

 

A causa foi o uso exagerado de descongestionante nasal, pois ele é vasoconstrictor e seu uso irracional ca= usa problemas na mucosa nasal e até mesmo em casos mais graves problemas cardía= cos (Participante 6, brasileiro, 25 anos, sexo masculino).

Segundo os autores <= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Times New Roman",se= rif'>(1-2), há vários fatores envolvidos em anosmia pós-trauma como lesão da cavidade nasal, do neuroepitélio ou do ner= vo olfativo, contusões, hemorragias em regiões cerebrais especialmente em situ= ações de impacto frontal ou occipital. Um estudo demonstrou traumas na área front= al por vezes levam a perda do olfato, mas a anosmia completa é 5 vezes mais prevalente em pessoas com trauma na região occipital, podendo surgir logo a= pós o trauma ou meses depois:

[...] não sei o que me levou a perder o olfato, mas tenho 90% de certeza que seja trauma pois já sofri mui= ta queda e bati com a cabeça. Nunca tive rinite, sinusite, nada disso [...] (Participante 2, santomense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

·    Subcategoria= 2- fatores etiológicos: idiopatia e genética<= /o:p>

 

       Por outro lado, existem casos em que não há razões suficiente para justificar a disfunção olfativa, o que se denomina de causa idiopática.  É considerada anosmia congênita, a perda total de olfato desde o nascimento em indivíduos totalmente saudáveis (1). É notável essas duas situações nas entrelinhas dos discursos a seguir:

 

[...] nunca fui pra médico pa= ra saber [...] porque sempre achei normal. Nem sei o que causou isso (Particip= ante 4, santomense, 26 anos, sexo feminino).

 

Eu soube que não sinto cheiro= a partir de 7 pra 8 meses da minha gestação e não procurei tratamento achando= que quando eu estivesse no pós-parto ia recuperar meu olfato, mas só que até ho= je, nada e Pedro já vai fazer 6 anos [...] eu não tenho certeza de nada que cau= sou isso (Participante 5, brasileira, 48 anos, sexo feminino)=

 

[...] eu nasci com esse probl= ema [...] Além de mim, não tem mais ninguém da minha família com esse problema[= ...] (Participante 7, angolano, 24 anos, sexo masculino).

 

Não sei o que causou de concr= eto, porque aos 12 anos de idade, por vezes sentia cheiro, apesar de ser uma situação r= ara [...] nunca fui para consulta para saber o que causou isso[...] (Participan= te 8, angolano, 21 anos, sexo masculino).

 

     =       Como se pode observar nesses discursos, nem sempre a anosmia tem uma causa aparente e quando não se busca auxílio médico, a dúvida e a incerteza= são ainda mais presentes. Além de que, a ajuda de profissionais de saúde, insere nos requisitos essenciais para a recuperação do olfato ou mesmo prevenir complicações futuras como ageusia. Os profissionais da saúde acrescentam ma= is sobre isso, como se observa a seguir, partindo do seguinte questionamento: = PR04 Como um profissional de saú= de poderia ajudar esse paciente?

 

Diagnóstico e tratamento prec= oce (Participante 1, Médico, 59 anos, sexo masculino).

 

Controle de sintomas, etiolog= ia e orientações gerais (Participante 2, Médico, 37 anos, sexo masculino)

 

Procurar orientar o paciente a buscar ajuda médica (Participante 4, ACS, 34 anos, sexo feminino)

 <= /o:p>

Escolhendo um bom perfume e d= izendo que a comida não tá boa (Participante 5, Técnica de enfermagem, 49 anos, se= xo feminino).

 

Encaminhar ao especialista e ajudá-lo a traçar estratégias para identificar certas situações de outras f= ormas (Participante 7, Enfermeira, 24 anos, sexo feminino)= .

 

Levando ao médico (Participan= te 9, Auxiliar de enfermagem, 53 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

              No entanto, a maioria dos participantes, nunca buscou ajuda para tentar resolver a condição, alguns p= or falta de conhecimento sobre a condição e outros por vergonha. E os discurso= s de alguns profissionais de saúde corroboram com os discursos apresentados por pessoas que convivem com anosmia sobre a etiologia.  Esse fato pode ser constatado pelos dis= cursos a seguir, partindo do questionamento:” PR02. Conhece ou já atendeu algum portador desta condi= ção? Qual seria a causa?”

 

Sim, com Covid-19 (Participante 1, Médico, 59 anos, sexo masculino).

 

Sim, atualmente número cresce= nte por conta da pandemia do novo coronavírus (Partici= pante 2, Médico, 37 anos, sexo masculino).

 

Sim, causa desconhecida (Participante 4, ACS, 34 anos, sexo feminino).

 

Irmão, por causa da rinite al= érgica (P5, Técnica de enfermagem, 49 anos, sexo feminino).=

     =        Apesar de não ser o foco da pesquisa, dois profissionais citaram a Covid-19 como etiologia da anosmia. Então, pressupõe-se que essa citação se deve ao fato do que se vive atualmente no mundo, a pandemia do Covid-19) na qual muitas pessoas têm-se queixado da perda do olfato e por ser um assunto= que direta ou indiretamente nos cerca todos os dias, principalmente o profissio= nal da saúde no exercício da sua profissão (9).

 

Categoria 2: Sentimen= tos em relação a anosmia

 

     =      Essa categoria emerge no que os participantes com anosmia são capaze= s de sentir perante a situação que vivenciam diariamente. O sentimento é algo intrínseco a todos os seres humanos podendo ser negativo ou positivo, além disso, pode se manifestar de diferentes formas dependendo de cada pessoa e o contexto em que se encontra inserido.


 

 <= /o:p>

 <= /o:p>

Quadro 4: Verbalizaç= ões da categoria itinerário diagnóstico e suas subcategorias.

Unidade de Significação

Frequência

Absoluta

Proporção (%)

Categoria 2 - Sentimentos em relação a anosmia

Subcategoria 1: negativos: constrangimento/vergonha/medo/ansiedade

 

Subcategoria 2: positivo: enfrentamento

399

57,3

297

42,7

Total

696 

100,0

     =                                                      =                  Fonte: Os autores

 


  • Subcate= goria 1-negativos: constrangimento/vergonha/medo/ansiedade=

 

     =        Os sentimentos fazem parte de um estado de ânimo que surgem de acordo com os estímulos externos ou desencadeados por auto fracasso ao tentar cump= rir metas e padrões e ao contrário dos sentimentos positivos, os sentimentos negativos provocam sensações desagradáveis as pessoas. A vergonha e o const= rangimento são sentimentos que possuem características variadas e peculiares. Surgem em intensidades diferentes, podendo se manifestar de forma simples até atingir= um grau complexo de sofrimento, que muitas das vezes se tornam irreversíveis. Esses sentimentos são inevitáveis, pois nos ajudam a proteger a nossa privacidade e intimidade simultaneamente, no entanto, são capazes de provoc= ar bloqueios pontuais e graves dificuldades de desenvolvimento, de interação social, de autoconhecimento e de pedido de auxílio em situações que se necessita (10).

 

[...] é assi= m eu me sinto até constrangida de por exemplo tra= balhando, acontece assim um odor, um cheiro, alguma coisa, as pessoas perguntam tá sentindo esse cheiro? Entendeu? Eu me sinto constrangida em dizer que não e= stou sentindo aquele cheiro (Participante 1, brasileira, 49 anos, sexo feminino)= .

 <= /o:p>

Já passei por muitos constrangimentos por conta disso, com os amigos, familiares e colega= s de turma. [...] tenho vergonha de contar as pessoas que não sinto cheiro (Part= icipante 2, santomense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

Eu não procu= rei ajuda de médico por conta do receio também das pessoas saberem que não sint= o. As vezes dá aquela vergonha né (Participante 5, brasileira, 48 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

Eu não costu= mo falar, porém as vezes fico com receio de perceberem, e fico com vergonha ta= mbém de estar utilizando muito perfume, as vezes eu chego perto e percebo olhares incomodados com cheiro (Participante 6, brasileiro, 25 anos, sexo masculino= ).

 <= /o:p>

Às vezes me = sinto constrangido (Participante 8, angolano, 21 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

              Outro sentimento relatado é= o medo, caracterizado por uma emoção que tem sua causa direta e clara, por exemplo, o medo de morrer. O medo influencia no bem-estar físico e emociona= l do ser humano, encaixando-se nos padrões de ansiedade, uma vez que está relacionado a preocupação intensa, excessiva, persistente e medo de situaçõ= es cotidianas já existentes ou que ainda não aconteceram (11).=

 

Outro fator importante é a insegurança para o futuro, pois o envelhecimento naturalmente reduz a percepção do olfato e isso me leva a crer que na terceira idade o m= eu problema se agrave. E então já vou me preparando psicologicamente para isso (Participante 6, brasileiro, 25 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

Vivo com medo desta situação, porque pode acontecer uma tragédia por conta disso (Partici= pante 8, angolano, 21 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

             Percebe-se a importância de = se fazer uma gestão correta dos sentimentos negativos pois a frustação de não sentir cheiros, pode levar um indivíduo a perda de apetite e distúrbios alimentares, o que por fim poderá causar problemas na saúde física bem como= psíquica, levando a uma situação mais grave de um transtorno depressivo ou ansioso.

 

  • Subcate= goria 2 - positivo: enfrentamento

 

     =        Em contrapartida, alguns participantes relataram sentimentos positiv= os relacionados ao esforço cognitivo e comportamental que as pessoas demonstram para lidar com diferentes situações que vivenciam no dia a dia, e isso está voltado a aceitação das situações vivenciadas, como se pode ver nesses discursos.

 

Eu não sinto vergonha de falar para as pessoas, eu falo normalmente. Sou da opinião que = você tem que avisar sim, pelo menos para as pessoas ao teu redor[...] (Participa= nte 3, guineense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...] Minha convivência com isso é normal [...] quando compro creme ou outra coisa, não sinto o cheiro daquilo, mas eu uso mesmo assim. Não sinto vergonha em dizer[...] que não sinto cheiro, falo de boa (Participante 4, santomense, 26 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...] Não si= nto receio algum de contar as pessoas que não sinto cheiro porque eu aprendi a convive= r e a me aceitar assim. Isso já faz parte de mim [...] (Participante 7, angolan= o, 24 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

Não sinto ve= rgonha de contar as pessoas que não sinto cheiro (Participante 8, angolano, 21 ano= s, sexo masculino).

 <= /o:p>

               Essas pessoas demonstraram positividade em suas falas, mesmo diante dessa condição. Inclusive, isso é = uma das poucas formas de interiorizar que a sua condição não é motivo suficiente para se desistir de viver alegremente. E esse pensamento é essencial para q= ue a pessoa viva uma vida de tranquilidade, sem preocupações excessivas que só trazem consequências para a saúde.

 <= /o:p>

Categoria 3: Descrença familiar/sofrimento psíquico

 

     =       Nessa categoria, os participantes destacaram sobre a reação de seus familiares e sendo a família a representatividade de união, segurança, amor= , apoio, convivência, afeto e partilhas de sentimento, ela se destaca como imprescindível no processo de compreensão e aceitação da condição em que os= participantes se encontram, que é de conviver com uma condição que para alguns, é desconhecida, o que, no entanto, gera muitas dúvidas.

     =      A descrença familiar gera forte impacto na vida do indivíduo, podendo causar um forte sofrimento psíquico que em geral é consumado por um conjunt= o de ações manifestadas durante um curto ou longo período de tempo e isso influe= ncia de modo significativo na forma como o indivíduo lidará com uma determinada situação, pois, acredita-se que quando em situações difíceis, o primeiro ap= oio com o qual o indivíduo pode contar é o de seus familiares (12). = As falas a seguir demonstram que nem sempre as famílias se apoiam, não por fal= ta de amor, mas sim por falta de conhecimento da causa:

[...]Tive ce= rteza de que eu não sentia cheiro aos 14 anos e meus pais também começaram a acreditar, mas antes disso sofri muito porque meus pais não acreditavam nis= so, principalmente a minha mãe, por falta de conhecimento ou sei lá. Várias vez= es a minha mãe me bateu porque eu deixei a comida queimar e eu sempre dizia pra = ela que eu não sabia que estava queimando [...]Graças a Deus, um dia, os meus p= ais, estavam sentindo que tinha algo cheirando mal em casa[...]. Entraram no meu quarto[...], encontraram um rato morto bem debaixo da minha cama[...] Ficar= am perplexos [...]. Pela manhã me chamaram, me contaram do acontecido e então me pediram= pra fechar os olhos e fizeram uma série de testes comigo para ver se realmente = eu não sentia cheiro [...]. Depois deste dia, começaram a me apoiar psicologicamente e me levaram pra fazer consultas[...] (Participante 2, santomense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

Quando isso começou meus pais não deram muita credibilidade, pensaram que isso ia passa= r, mas não passou e fiquei assim... e até hoje acham isso engraçado[..] (Parti= cipante 4, santomense, 26 anos, sexo feminino)

 

             Destaco, no entanto, o discu= rso da participante 2 como o de descrença familiar, porém em um âmbito extremo por= que além da desconfiança, os seus pais a fizeram passar por provas para que ass= im ela pudesse realmente provar que não sente cheiro. Dá-se a entender que foi= uma situação marcante em sua vida e que teve enorme significado que infelizment= e, não retrata uma boa lembrança. Como referido em outras falas dessa mesma participante, ela sente vergonha da sua condição e analisando as falas dessa categoria, pode-se fazer uma relação de um dos fatores que desencadeou esse= sentimento negativo.

 

Categoria 4: Percepção de risco associado = a anosmia

 

     =        Acredita-se que os indivíduos com anosmia têm vantagem, como por exemplo, de não ter que sentir cheiros desagradáveis, mas acontece que a an= osmia afeta também negativamente a qualidade de vida dessas pessoas, sendo essenc= ial para se detectar situações de perigos encontrados no cotidiano, como fumaça, vazamento de gás e comida estragada. Os indivíduos com anosmia têm três vez= es mais probabilidade de estar em risco de experimentar um desses eventos acidentalmente em relação a indivíduos normósmicos. Também são obrigados a redobrar cuidados de higiene pessoal, podendo alguns exagerarem no uso dos produtos de forma inconsciente (3).

 <= /o:p>

     =        Apesar da anosmia ser um tema pouco deba= tido em seu aspecto mais amplo, alguns discursos demonstram que também há riscos= de desenvolvimento de algum distúrbio mental devido essa preocupação diária consigo mesmo porque ainda há casos em que o indivíduo apresenta dificuldad= e na compra de alguns produtos de higiene pessoal como perfume, desodorante, cre= mes corporais e não só. Então, é imprescindível que haja também acompanhamento psicológico adequado de forma individual, de modo que esses cuidados que são necessários não se tornem um fardo.

 

Quando estou cozinhando tenho que ficar direto olhando a panela para não correr o risco = de queimar. Essa minha condição também me levou a ser muito mais rigorosa com minha higiene e do meu quarto e prestar mais atenção com o gás em casa[...]= (Participante 2, santomense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...]Eu lemb= ro que as vezes meu irmão passava e percebia que o gás estava aberto e ele fechava, enquanto eu ali mesmo não dava conta [...] único problema que uma vez já pa= ssei é porque eu coloquei panela no fogo e tipo queimou a panela até sair fogo mesmo, quase incendiei uma casa (Participante 3, guineense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...]teve um= dia que tava tendo escapamento de gás, quando a cas= a já tava toda tomada foi que eu vim dar conta (Participan= te 5, brasileira, 48 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...]tenho a= lguns problemas de convivência, como escolher um perfume, sentir o cheiro de uma comida queimada, de uma comida azeda (Participante 7, angolano, 24 anos, se= xo masculino).

 <= /o:p>

Corro risco = de estar em uma situação de incêndio por exemplo, e eu não dar conta (Particip= ante 8, angolano, 21 anos, sexo masculino).

              Os discursos dos profission= ais de saúde, reforçam sobre os riscos que essas pessoas enfrentam diariamente.

Dependendo de como, pode dar até risco de morte associado a covid (Participante 1, Médico, 59 anos, sexo masculino).

 

Impacto na v= ida social e relação com alimentação (Participante 2, Médico, 37 anos, sexo masculino).

 

Risco de com= er uma comida estragada (Participante 4, ACS, 34 anos, se= xo feminino).

 <= /o:p>

De comer com= ida estragada, usar perfume forte e risco de perda de paladar (Participante 5, Técnica de enfermagem, 49 anos, sexo feminino).=

 

O olfato é um instinto protetor. A pessoa com essa condição corre o risco de passar por alguma situação de perigo onde possa ser identificado pelo olfato (incêndio, vazamento de gás) (P7, Enfermeira, 24 A= , sexo feminino).

 <= /o:p>

             Alguns dos riscos apresentad= os pelos participantes se não forem evitados podem custar suas vidas, por isso= , a importância de os profissionais de saúde em suas triagens avaliar o grau de comprometimento do olfato de cada indivíduo, compreender de forma holística= a situação de cada um, de modo a dar orientações quanto a prevenção desses riscos.

 

Categoria 5: Impacto da anosmia sobre o paladar

 

     =       Essa categoria representa a influência da anosmia sobre o paladar ao decorrer do tempo, partindo do autorrelato de alguns participantes, como consequência dessa condição.


 <= /o:p>

: Verbalizações da categoria impacto da anosmia sobre o paladar e suas subcategorias

Unidade de significação

Frequência Absoluta=

Proporção      (%)

Categoria 5- Impacto da anosmia sobr= e o paladar

 

Subcategoria 1: Ausência de alteraçã= o do paladar

 

 

Subcategoria 2: Disgeusia=

 

168

55,1

137

44,9

Total

305

100,0

     =                                                       =                             Fonte: Os autores

 


Por meio de alguns discursos, percebe-se que nem todos os indivíduos com anosmia têm dificulda= de em identificar o sabor dos alimentos e bebidas o que é de fato positivo, considerando que seja uma preocupação a menos, em relação aos outros participantes que enfrentam alteração no paladar como consequência da anosmia.

 

[...]O palad= ar é assim, eu sinto o sal, sinto o açúcar né, mas o olfato eu não tenho[...] (P= articipante 1, brasileira, 49 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...]consigo diferenciar sabores de comida normalmente, bem, pelo menos até agora né. Eu gosto muito de cozinhar, fazer bolo, essas coisas né[...] (Participante 3, guineense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...] consigo manejar alimento normalmente, graças a Deus. Sei diferenciar sabores também, então meu paladar ainda é aguçado. Não perdi o paladar por conta disso (Participante 4, santomense, 26 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

Eu gosto um = pouco de cozinhar e aprecio muito a comida[...] Meu paladar está bem fino mesmo (Participante 8, angolano, 21 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

 Felizmente essas pessoas não tiveram o desprazer de perderem também o paladar, mas, por outro lado, existem pessoa= s em situações mais desafiadoras, que além de perderem o sentido olfato também t= êm dificuldades em identificar sabores de alimentos, o que influencia na execu= ção de suas atividades diárias, como a de cozinhar.

 

  • Subcategoria 2- Disgeusia

     =       Nem todas as pessoas com anosmia têm o privilégio de permanecer com o seu paladar bem aguçado. Alguns perdem essa capacidade de saborear os alimentos e bebidas. O sentido olfato tem um importante papel no comportamento alimentar, inclusive para estimulação de apetite e para percepção do sabor durante o preparo ou consumo de qualquer alimento. Alguns estudos feitos, demonstraram que a diminuição ou a perda do paladar é uma das queixas comuns entre as pessoas que convivem com anosmia (13).  Essa alteração é notável nas entrelinhas dos au= torrelatos a seguir:

 

[...] há um = ano que venho percebendo que estou perdendo também o meu paladar[...] (Particip= ante 2, santomense, 25 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

Tenho dificu= ldade de manejar alimentos. Hoje em dia preciso da ajuda de pessoas para verifica= r os alimentos[...] me trazendo receio e me levando ao hábito de cheirar tudo que como, mesmo sabendo que não sinto cheiro. [...] desenvolvi hipertensão arte= rial sistêmica em virtude de sentir menos os sabores e com isso usar mais condimentos na preparação, como sal e açúcar para realçar o sabor (Particip= ante 6, brasileiro, 25 anos, sexo masculino).

 <= /o:p>

     =    Destacando sobre a fala do participante 6, a perda do paladar também pode trazer consequências a saúde devido ao uso exagerado de certos produtos rotineiramente usados para preparo de alimentos. Por isso, é importante que haja uma rede de apoio, disposta a auxiliar as pessoas nessas situações de = modo que se previna ou reduza possíveis patologias secundárias, como a de hipertensão arterial, por exemplo.

 

Categoria 6: Interpretação do odor

     =       Essa categoria descreve o modo como os participantes interpretam o o= dor partindo de suas percepções no cotidiano, mesmo que não sinta realmente o cheiro em si. Algumas pessoas nascem sentindo cheiro e depois perdem a capacidade de sentir o cheiro então, tem-se uma memória olfativa (5).

     =       Então, se antes de perder o olfato, a pessoa gostava muito do café e= quando beber novamente o café, ela imaginará que está sentindo esse cheiro dada a memória que tem guardada do café. Esse fato é relatado em um dos discursos:=

 

[...] quando= eu vou trocar um paciente, a fralda dele tá muito cheia, eu sinto o ácido queimando o meu nariz, não é queimando, incomodando assim de arder, mas eu sinto a presença dele entrando nas minhas fossas [...] algumas comidas, eu acredito que é porque tá armazenado no meu cérebro o sabor, eu ainda tenho prazer de comer porque eu lembro do sabor e boto na boca[...] (Participante= 1, brasileira, 49 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

[...] Às vez= es quando faço café e dá pra sentir um cheirinho, é uma felicidade, acho que é porque já tenho cheiro de café gravado na minha memória, eu penso assim (Pa= rticipante 5, brasileira, 48 anos, sexo feminino).

 <= /o:p>

             Nessas falas é perceptível q= ue nós como seres humanos temos a capacidade de associar os cheiros que sentimos e gerar memória no cérebro, portanto pode-se dizer que os odores têm poder de influenciar no comportamento humano. E essa memória se torna um importante instrumento de utilidade aos indivíduos que convivem com anosmia, auxiliando nesse processo de convivência com essa condição.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS =

 

             A partir dos resultados obti= dos, considerou-se que a anosmia não é um tema total= mente desconhecido pelos profissionais da saúde, uma vez que esses profissionais = da saúde que participaram da pesquisa demonstraram conhecimento sobre a condiç= ão.

     =        É apenas um assunto pouco discutido no ambiente acadêmico durante a própria formação destes profissionais, além do fato de muitas pessoas que convivem com a condição não buscarem auxílio dos profissionais por vergonha= e por falta de conhecimento. Portanto, a falta de busca por profissionais red= uz as chances de terem experiências com esses casos e consequentemente abordar= em muito pouco sobre o assunto quando lhes é questionado.

     =        Ressalta-se a importância da intervenção dos profissionais de saúde em relação a esta condição prevenindo complicações como ageusia e alguns destes profi= ssionais relataram em seus discursos oferecer ajuda como: diagnóstico e tratamento precoce; controle de sintomas, etiologia e orientações gerais e traçando estratégias para identificar certas situações de perigo de outras formas. Situações essas como de vazamento de gás, incêndio e ingestão de comida estragada, perceptível nas entrelinhas dos discursos das pessoas que conviv= em com anosmia.

     =     Percebeu-se também interesse desses profissionais de saúde em buscar= e adquirir mais conhecimentos acerca do assunto. Essa pesquisa de certo modo, instigou a essas pessoas a se dispor a refletir sobre a temática e acredita= -se que esse contato com o tema tenha sido uma experiência positiva, que poderá= ser de grande utilidade para esses profissionais em suas práticas diárias.=

     =        Por outro lado, o caminho percorrido pelos indivíduos com anosmia desde a percepção da alteração no olfato até a busca ou não de auxílio médico, percebeu-se que alguns destes participantes não buscaram ajuda de profissio= nais por causa de sentimentos negativos como medo, constrangimento e vergonha.  Mas foi observado também sentimentos positivos e otimistas por parte dessas pessoas como forma de enfretamento à condição, apesar de ser em menor proporção.

            Além disso, alguns destes par= ticipantes demonstraram interesse em conhecer mais sobre a condição na qual convivem, fazendo questionamentos pontuais durante a pesquisa como forma de se interarem mais sobre.

             Por meio dos discursos pôde-= se perceber que a caminhada é leve para alguns e para outros não, uma vez que = cada pessoa em sua particularidade lida com determinada situação de forma difere= nte. E essa particularidade deve ser respeitada e é entendida quando se vê nesta pesquisa que há participantes que olham para sua condição como uma situação passageira sem demonstrar sentimentos desesperadores, mas por outro lado há participantes que se sentem afetados de forma intensa, estando os dois grup= os vivendo o mesmo acontecimento.

            De modo geral, essa pesquisa apresentou limitações em relação a número reduzido de trabalhos recentes que abordem diretamente sobre o tema e pela dificuldade em recrutar as pessoas = que convivem com anosmia, por isso, a amostra foi t= ão reduzida.

 

REFERÊNCIAS

1.Lopes TN, Costa CG, Perreira C, Duarte D, Paiva S, Oliveira C, et al. Distúrbios do olfato nos cuidados de saúde primár= ios. Sociedade Gallega de Otorrinolaringologica. Matosinhos; 2018. <= /span>

2. Mohamama= di M. A Review on Anosmia. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences. p.308-313,2016.=

3.Gaines, A. Desordens olfativas. Am J Rhinol <= span class=3DSpellE>Allergy [Internet] 2013 may [acesso em 04 out. 2020]27: S45 - S47, 2013.Disponível = em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2500/ajra.20= 13.27.3898

4.Croy I, Nordin S, Hummel= T. Distúrbios olfativos e qualidade de vida - uma revisão atualizada. Chem Senses [Internet] 20= 14 mar [acesso em 10 Jul de 2020];39(3):185-94. doi: 10.1093. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24429163/.

5.Gregor= io, LL, Caparroz F, Nunes LMA, Neves LR, Macoto EK. Distúrbi= os da olfação: estudo retrospectivo. Braz J Otorhinolaryn= gology. São Paulo [Internet] Jan/Fev 2014. [acesso em 10 Out 2020] vol.80 no.1. 201= 4. Disponível em :https://doi.org/10.5935/1808-8694.20140005 

6.Vinuto, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto.   Campinas. 2014; 18 p.

7.Nascimento LCN, Souza TV, Oliveira ICS, Moraes JRMM, A= guiar RCB, Silva LF. Theoret= ical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Rev Bras Enferm [Internet] Jan./= Febr.2018;71(1):228-33[cited 2020 out 04] Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-201= 6-0616.

8.Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ediç= ões 70; 2011. 229 p.

9. Kosugi EM, Lavinsky J, Romano AR, Fornazieri MA, Matsumoto GRL, Lessa = MM, et al. Recuperação incompleta e tardia da perda súbita do olfato na COVID-19. = Braz J Otorhinolaryngol [Internet] jul/ago.2020; 86:= 490-6. [Acesso em 04 out. 2020]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=3DS180886942020000400490&script=3D= sci_arttext&tlng=3Dpt.

10.Starling ACL. A vergonha em psicanálise: da falha narcísica à transparência do eu. Dissertação [master´s= thesis] -Universidade de Brasília, Brasília; 20= 17. 104f.

11.Holanda VN, Bezzera AS, T= avares AR, Lima CIR, Mamede LTS, Araújo RLQ, et al.  As bases biológicas do medo: uma revisão sistemática da literatura. = Rev Interfa-ces [Internet] Set 2013; 1(3) [Acesso em 09 F= ev 2020] Disponível em:http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-= interfaces/article/view/419.

= 12.Brotto AM; Guimarães, ABP. A influência da família no tratamento de pacientes com doenças crônicas. Psicol. hosp. (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 1, p. 43-68, jan.  2017.  

13. Boesvel= dt S, Postma EM, Boak D, Lues= sen AW, Schopf V, Mainland JD, et al. Anosmia-A Cli= nical Review. Chemical= Senses. [Internet] Set 2017= . Vol. 42, p.513-523[cited 2020 July 10]. Available from: doi:10.1093/chemse/bjx025.

Autor correspondente

Hortência Gueve da Fonseca

Endereço: Rua Cézar Ricomi= 33, São Carlos-São Paulo, Bairro Jardim Lutfalla, CEP: 13560-510

Telefone: +5585998688879

E-mail: hortenciafonseca2016@gmail.c= om

 

Submissão: 2021-06-30

Aprovado: 2021-09-07


 



[1]= Graduada em Enfermagem -Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Pós-graduanda em Especialização em Atendimento Psicossocia= l á Vítimas de Violência-Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/Brasil.= ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9712-8008

[2]= Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Magistério Superior-Adjunto IV- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Fortaleza/Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0007-6681

------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/themedata.thmx Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: application/vnd.ms-officetheme UEsDBBQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAW0NvbnRlbnRfVHlwZXNdLnhtbKyRy07DMBBF 90j8g+UtSpyyQAgl6YLHjseifMDImSQWydiyp1X790zSVEKoIBZsLNkz954743K9Hwe1w5icp0qv 8kIrJOsbR12l3zdP2a1WiYEaGDxhpQ+Y9Lq+vCg3h4BJiZpSpXvmcGdMsj2OkHIfkKTS+jgCyzV2 JoD9gA7NdVHcGOuJkTjjyUPX5QO2sB1YPe7l+Zgk4pC0uj82TqxKQwiDs8CS1Oyo+UbJFkIuyrkn 9S6kK4mhzVnCVPkZsOheZTXRNajeIPILjBLDsAyJX89nIBkt5r87nons29ZZbLzdjrKOfDZezE7B /xRg9T/oE9PMf1t/AgAA//8DAFBLAwQUAAYACAAAACEApdan58AAAAA2AQAACwAAAF9yZWxzLy5y ZWxzhI/PasMwDIfvhb2D0X1R0sMYJXYvpZBDL6N9AOEof2giG9sb69tPxwYKuwiEpO/3qT3+rov5 4ZTnIBaaqgbD4kM/y2jhdj2/f4LJhaSnJQhbeHCGo3vbtV+8UNGjPM0xG6VItjCVEg+I2U+8Uq5C ZNHJENJKRds0YiR/p5FxX9cfmJ4Z4DZM0/UWUtc3YK6PqMn/s8MwzJ5PwX+vLOVFBG43lExp5GKh qC/jU72QqGWq1B7Qtbj51v0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQBreZYWgwAAAIoAAAAcAAAAdGhl bWUvdGhlbWUvdGhlbWVNYW5hZ2VyLnhtbAzMTQrDIBBA4X2hd5DZN2O7KEVissuuu/YAQ5waQceg 0p/b1+XjgzfO3xTVm0sNWSycBw2KZc0uiLfwfCynG6jaSBzFLGzhxxXm6XgYybSNE99JyHNRfSPV kIWttd0g1rUr1SHvLN1euSRqPYtHV+jT9yniResrJgoCOP0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQAt LgC8nAcAAMsgAAAWAAAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbOxZzYsbyRW/B/I/NH2X9dWtj8Hy ok/P2jO2sWSHPdZIpe7yVHeJqtKMxWII3lMugcAm5JCFve0hhCzswi655I8x2CSbPyKvqlvdVVLJ nhkcMGFGMHSXfu/Vr9579d5T1d3PXibUu8BcEJb2/Pqdmu/hdM4WJI16/rPZpNLxPSFRukCUpbjn b7DwP7v361/dRUcyxgn2QD4VR6jnx1KujqpVMYdhJO6wFU7huyXjCZLwyqPqgqNL0JvQaqNWa1UT RFLfS1ECamcg4y2Y93i5JHPs39uqH1OYI5VCDcwpnyrlOJcxsIvzukKIjRhS7l0g2vNhpgW7nOGX 0vcoEhK+6Pk1/edX792toqNciMoDsobcRP/lcrnA4ryh5+TRWTFpEIRBq1/o1wAq93Hj9rg1bhX6 NADN57DSjIuts90YBjnWAGWPDt2j9qhZt/CG/uYe536oPhZegzL9wR5+MhmCFS28BmX4cA8fDrqD ka1fgzJ8aw/frvVHQdvSr0ExJen5HroWtprD7WoLyJLRYye8GwaTdiNXXqIgGoroUlMsWSoPxVqC XjA+AYACUiRJ6snNCi/RHOJ4iCg548Q7IVEMgbdCKRMwXGvUJrUm/FefQD9pj6IjjAxpxQuYiL0h xccTc05Wsuc/AK2+AXn7889vXv/45vVPb7766s3rv+dza1WW3DFKI1Pul+/+8J9vfuv9+4dvf/n6 j9nUu3hh4t/97Xfv/vHP96mHFZemePun79/9+P3bP//+X3/92qG9z9GZCZ+RBAvvEb70nrIEFujg j8/49SRmMSKmRD+NBEqRmsWhfyxjC/1ogyhy4AbYtuNzDqnGBby/fmERnsZ8LYlD48M4sYCnjNEB 404rPFRzGWaerdPIPTlfm7inCF245h6i1PLyeL2CHEtcKocxtmg+oSiVKMIplp76jp1j7FjdF4RY dj0lc84EW0rvC+INEHGaZEbOrGgqhY5JAn7ZuAiCvy3bnD73Boy6Vj3CFzYS9gaiDvIzTC0z3kdr iRKXyhlKqGnwEyRjF8nphs9N3FhI8HSEKfPGCyyES+Yxh/UaTn8Iacbt9lO6SWwkl+TcpfMEMWYi R+x8GKNk5cJOSRqb2M/FOYQo8p4w6YKfMnuHqHfwA0oPuvs5wZa7P5wNnkGGNSmVAaK+WXOHL+9j ZsXvdEOXCLtSTZ8nVortc+KMjsE6skL7BGOKLtECY+/Z5w4GA7aybF6SfhBDVjnGrsB6gOxYVe8p FtjTzc1+njwhwgrZKY7YAT6nm53Es0FpgvghzY/A66bNx1DqElcAPKbzcxP4iEAXCPHiNMpjATqM 4D6o9UmMrAKm3oU7Xjfc8t9V9hjsyxcWjSvsS5DB15aBxG7KvNc2M0StCcqAmSHoMlzpFkQs95ci qrhqsbVTbmlv2tIN0B1ZTU9C0g92QDu9T/i/632gw3j7l28cm+3j9DtuxVayumancyiZHO/0N4dw u13NkPEF+fSbmhFap08w1JH9jHXb09z2NP7/fU9zaD/fdjKH+o3bTsaHDuO2k8kPVz5OJ1M2L9DX qAOP7KBHH/skB099loTSqdxQfCL0wY+A3zOLCQwqOX3miYtTwFUMj6rMwQQWLuJIy3icyd8QGU9j tILTobqvlEQiVx0Jb8UEHBrpYaduhafr5JQtssPOel0dbGaVVSBZjtfCYhwOqmSGbrXLA7xCvWYb 6YPWLQElex0SxmQ2iaaDRHs7qIykj3XBaA4SemUfhUXXwaKj1G9dtccCqBVegR/cHvxM7/lhACIg BOdx0JwvlJ8yV2+9q535MT19yJhWBECDvY2A0tNdxfXg8tTqslC7gqctEka42SS0ZXSDJ2L4GZxH pxq9Co3r+rpbutSip0yh54PQKmm0O+9jcVNfg9xubqCpmSlo6l32/FYzhJCZo1XPX8KhMTwmK4gd oX5zIRrB3ctc8mzD3ySzrLiQIyTizOA66WTZICESc4+SpOer5RduoKnOIZpbvQEJ4ZMl14W08qmR A6fbTsbLJZ5L0+3GiLJ09goZPssVzm+1+M3BSpKtwd3TeHHpndE1f4ogxMJ2XRlwQQTcHdQzay4I XIYViayMv53ClKdd8zZKx1A2jugqRnlFMZN5BtepvKCj3wobGG/5msGghknyQngWqQJrGtWqpkXV yDgcrLofFlKWM5JmWTOtrKKqpjuLWTNsy8COLW9W5A1WWxNDTjMrfJa6d1Nud5vrdvqEokqAwQv7 OaruFQqCQa2czKKmGO+nYZWz81G7dmwX+AFqVykSRtZvbdXu2K2oEc7pYPBGlR/kdqMWhpbbvlJb Wt+bmxfb7OwFJI8RdLlrKoV2JVxbcwQN0VT3JFnagC3yUuZbA568NSc9/8ta2A+GjXBYqXXCcSVo BrVKJ+w3K/0wbNbHYb02GjReQWGRcVIPszv7CVxg0E1+c6/H927vk+0dzZ05S6pM38pXNXF9e19v WLf32U28N1OX875HIOl82WpMus3uoFXpNvuTSjAadCrdYWtQGbWG7dFkNAw73ckr37vQ4KDfHAat cafSqg+HlaBVU/Q73Uo7aDT6QbvfGQf9V3kbAyvP0kduCzCv5nXvvwAAAP//AwBQSwMEFAAGAAgA AAAhAA3RkJ+2AAAAGwEAACcAAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJl bHOEj00KwjAUhPeCdwhvb9O6EJEm3YjQrdQDhOQ1DTY/JFHs7Q2uLAguh2G+mWm7l53JE2My3jFo qhoIOumVcZrBbbjsjkBSFk6J2TtksGCCjm837RVnkUsoTSYkUiguMZhyDidKk5zQilT5gK44o49W 5CKjpkHIu9BI93V9oPGbAXzFJL1iEHvVABmWUJr/s/04GolnLx8WXf5RQXPZhQUoosbM4CObqkwE ylu6usTfAAAA//8DAFBLAQItABQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AABbQ29udGVudF9UeXBlc10ueG1sUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAKXWp+fAAAAANgEAAAsAAAAAAAAA AAAAAAAAMAEAAF9yZWxzLy5yZWxzUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAGt5lhaDAAAAigAAABwAAAAAAAAA AAAAAAAAGQIAAHRoZW1lL3RoZW1lL3RoZW1lTWFuYWdlci54bWxQSwECLQAUAAYACAAAACEALS4A vJwHAADLIAAAFgAAAAAAAAAAAAAAAADWAgAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbFBLAQItABQA BgAIAAAAIQAN0ZCftgAAABsBAAAnAAAAAAAAAAAAAAAAAKYKAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90 aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJlbHNQSwUGAAAAAAUABQBdAQAAoQsAAAAA ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/colorschememapping.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/header.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"





1

 = https://doi.org/10.31011/reaid= -2021-v.95-n.35-art.1165  R<= /a>ev Enferm A= tual In Derme  v. 95, n. 35, 2021  = e-021136     

 

 

------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/image001.jpg Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg /9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wBDAAMCAgICAgMCAgIDAwMDBAYEBAQEBAgGBgUGCQgKCgkI CQkKDA8MCgsOCwkJDRENDg8QEBEQCgwSExIQEw8QEBD/2wBDAQMDAwQDBAgEBAgQCwkLEBAQEBAQ EBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBD/wAARCACWAXIDASIA AhEBAxEB/8QAHQABAAIDAQEBAQAAAAAAAAAAAAYHBAUIAwIJAf/EAFIQAAEDBAECAwUEAwkLCgcA AAECAwQABQYRBxIhCBMxFCIyQVEVYXGBFyMzFhgkN0JSV3S0CTU5SGJ2gqGlstMmNHKFkZKVtcTS OGNzdYSxs//EABsBAQACAwEBAAAAAAAAAAAAAAABAgMEBQYH/8QANREAAQMDAgMFBwQCAwEAAAAA AQACEQMEIRIxBUFRImFxgZEGEzKhscHRFBVC8CPxB5Lhsv/aAAwDAQACEQMRAD8A/VOlKURKUpRE pSlESlKxJd1tkBXTOuMaOenq066lB6d+vc+n31IBOAkwsulY0a4QJqUrhzWJCVhRSptwKCtHR1r1 0e1ZNQRG6JSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpXytaGkKccUEpSCpSidAAfM0RfVU7yL4j8WxSPMRj7rFzcgu FiTNUv8AgTD+t+SFDu+96fq2/QbK1IA3VS5dzTlfPGbS8d4yySdjnHWJymzeMjgLLcm6SUnqTFir /wArW+3bp99fZSEL3d3xHjLNoqshy/AmordvdCI5tcpyKh9allxTXkg+USralOLCQo79dkVyKvtL wfh1620v3kEguOkTAGcxtPL/ANE6tVtzcUXVLSIGJPPw/vgv5Lz+68ux7NlN1y/J8JsZ2TYYgQhF 1UhWw8qU10yERyfdUjXv6OjrZMe5stOf37CHpOItWnKrnepYjoW4GApuMghbqemWE7SSG0dIPbYI PapmnHcYy65pbtWRy4kl0BLceZBHQhCR2SlTStJQlI7e6AAPlXnebA7k8llGJXWz3ODEaTHhxos9 vzUtjfdTailXWpRKj29Sa9vwjjvBbvQ+xuGETsYG0GMwScjnkb8lwLineQTVaT0jc9+JHywufeF8 EzW8ci2/jLk3imTYbJeS66qfbWH4hjSmmVrbeZkNLLKF+70kD4gdEHQq+MRazrHssk8UWXO+Q7VJ jmR9jSsqt7Nzgvls9QSmSPLW60tA2EK0pOtJcBGjucdt+UYbjOT3uVDuMSWzFREhtlCwQ46dFxI9 PdHfq+896jtk5z5Bs4S0/cGrk2jt0TGgpX/eTpR/MmuveNq31R7qYaQABvjVvInUNiAR81a3qtoM b7yQTny2jkeRVtYJyjd5TUq28gsWhi4QVFKpNqdcLLwB0olh39ayoH1RtwfMKPoLHjSo01hEqG+2 +y4OpDjagpKh9QR61zpy3dePcezGLGySVcrPPu8Ju5LmMNCRGbcUVJUFIGnE90b2kK9fSrDwLJmT Y4l1sqI+QtyZyIdxlWiUFpQCjaZKmDohY2gOJ0F6PUQQK8/d2dM0216OJ5HbyOx/uF0bW9earqFU gx038xv/AHdWdSvCJLjzmEyYriVoUSNj5EHRB+hBBBH1Fe9cjbBXW3SlKURKUpREpSlESlKURKUp REpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESq+5Jyi5ouFuwn G22X7jc1gvoebDjYYOwUrSe3Sob6v8kH61YNQa2Yc6zmGQ3qZemHLhObCYZR3cjMK7bKD6a6QkH5 9J+pA4XH23tag23sgQXuhzmkAtaASYJOC6NIOwJkkLesDRY91WtB0jAOxOwnuEyfBaSJwlx7Gx9u x4W4zZocFx50R4SuuO284oqcUUqJUNq3rauyQANAAVH8gwa53j2djF59smwITflRozUkJe+qlrSr Q6lHue/0HoBUxvjTWD4qbQw+HJtyWoLcA0Sj5n/s0PzNQe1QHrrcY9vjnS33AkK/mj1KvyAJ/Kvj 3tNxejSvadpUtAbmqG+9DXkHUT2WA9oTEF2CCdPRbVGxbWontQwbYxA7voo7lFvvuCYPOkyLVKau V5Uq3hXlEiLFGi8tShsAr2lA2e4KiKpTe/T512PKvUpiUU22U61HZSGWkhWx0JGgTv1361hPRMau K3rvkeMWeULe2qY5JVEQl4dHvABY1vZHoex9K51rx/g15dN4Xbue2DpaYDmnOXFwIMHedOGxMALQ r8GruGtpHhzUJZm3zB7NZcZiXWUzLgxvOnHzCf4Q775bIOwQgFKdenY/fXsMhYyCU0xkOJ2m7vvO JSl0s+S+pRPYeYjR9furDeyPBshkuzbj9q2iXJWVuL92Uz1E7J/kq/1Gt9iWONquQvdiusG9twG1 yEMsLKHi4lJ8sKQsAp2rXf7q6Flf8ZfxT3nCbkhjnADQ+YaIAlhh3ZaMksW3ccNqW1PTcUjA6iR6 5HzUR5nxDCOUsrkSVZdKsd6t6Ps9PtTAdguhtStAFHvN+8pW1HY9O1aTFsEzHjLAckXcZDCENXO3 zLVcrdMS42+rTrbhbUk9Q0CnfUB6+hr4u9tvFtmLTeoMmNIcUVHz2ykqJOye/r+IqYceTDZMYyi/ PR2JLLbTEdMeQnqaeUtfcKT6Ht/+6+hcA/5L4gLr9FxCmDTEnaHNa0FxnrgRkBeWq8LoPqm4bh+c 8siMj8QtpxRysiTe2oGRSmIzt4dEcK10NyJmtpV9EuLSOkgaCiE679jelcecsYjAzHjbJLpxnCmx bzAZZuZtDSypxC2H0OB6Mv1PT09RT8XYhIOwD0rxPm7PJHG2OZwyoE3e3tPPAa0l4DpdT2+jiVj8 q+l1bix4pas4nw14dTcYPcQJgjlzx3LLZPqMJoVdxkHqP79VLqUpWiuglKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJX5J+IPkzK8y8S2RX /E71cI8xi5/Y1pchSFtOJbZV5SA2pJBHUtJV6+qzX6ZcyZHfcUwxN8x6QlqW1dLc0StAUlTbsptp aVA/IpWR20foRVHyvAThtr5VsfJeFZFKjR7deGrrJtE8ee24ptzzAlt7fWkdQT2WF+p7/KuRxKnU uiKNLlBPnIEeEFe19kb+z4Oal3ebuaWtxIkQSD0mRHnMKmc+8X/KvF/Is/BbZdbdk1nxppiyvpvM UPqlymGkokvKdT0uFS3g56qI0B29d2rx94usLmcdXXlLN+O5GPR4E+PYUP2l4SPapEhK1r8ttfQE 9DaOpWyT0ntv0rmjk/wp+ImwXS45DeMJfvKZch2W/Ls6xLSpS1FSj0J/WDuSe6BWPzTCkYTwtxXx u7Hdiy50abllzZcSUqLslzymCpJ9Clpop7/U1wats2vVc+8pAxMamiROBBIkRPIhfUb3gHs9xCzt 6NjodUcWtL6bs9lpc4kNMEnTHaG7l21inNXBeedCMV5Xs4kOAdMS5KMF7qP8kB0J6j/0d1JeQLXf 4uGmDa7a/LXcH0qkORkeaEsI0oDt395XSfwSa/KLEcWn5pldnxG1p3LvM5mCyddgpxYSCfuG9n7g a6s5h5UyHGeS3LDxtk1xtFow+IxjsFESUpCFNxkhKupI91fvhXqD2Arx9b2L4DY6ry2Y6m4gsGl0 gahDiA6T8Mj4tneC8rfezD7K9p0aFTVguhw2giMiNycY5KxFtraWW3UKQtJ0pKhog/eKtbGm14jx k5ckKUzcMgfCWlpOlpZT6EEdx6K/74qjuJvEFyVyJmVmwTJ7LYcnRcpCWnJEuCG5DLIG3HAtrpA6 UBR+H5VdT/LPC2WSRj1xmTrMi1rXEhSCncdbaToKSR1aB6R8QHbXeuTa+zX7bTrV7W4aaj2llPV2 CCYDjOQCGEgdrcjZaHE23Rc23q0iQCHO09rGY6HJHTkveFyHdzH+z77EjXuGrsWpbYKvyVr1+8g1 PJfGdiuGLLsUNp60IlPpnKQ2vr8t7p10nfxJH02PyrQY5x3BkXWDerVkMC72ltwOqcZWFEkd0j3S UnvrfcfhUf8AETe+RLPeLDLxNFwiw42/4XH7oXIcUEpbWO41oDQUNHrPrXc9nLXiXDuHXFx7RsdV aIY0GHO0n4iHiTpgiO1GCvMXdrbcSu2W9rDSQZJxnkCOvlKgfNmP3fi/hvOJFxeQh2cmDAgPsr/a qVJQtRT80kIQo/iPzqb+DDI15Lw+qZJQlEoXaUXwlQ6VuK6VqcSkfCFqUpRHp1FZHrUy5L45tHKH G8bAeQrm03cpyEFiU1pspuCGyQ42nela9/afmkn07EV94PcWu+EWzKMLvTSW5thmtRZSULC0+ctH mkhQ7EdC2z+Cvyr6LwixZwqmLa2kU8kgnMk6oPeJgd3PdeMqUalK9Dv4kEA+BXRNKUrtLdSlKURK UpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRFD+ XLLMv3HV6gW9gvS0NIlx20jZW4w4l5KR95LYA+81EuGOPsywzOeSr5f5SXrRld2au1nSmSpflIX5 qnEKbV+zWOpAOux16nVWvJjMTIzsOU0lxh9CmnEKHZSVDRB+4g1E+OnlWazx8GuUhxc+yeZBaU4k 7fjNdPkub7ju0tr1O9hX0Na7qLTWFU7/AIn8ldS3va1Oxq2rILXROMxLTI6QWgHuKkca5PSLrNti rVMZbhtsrRLcSkMyCvq2lsg7JR0jq2B8Sdb76pTlfNGV5ZOx694tYMgtcYNpEa6QEPgEtgq0T6d1 VILN4oOH7tlz2Ayr5KtGRM3BVr9guMNxpS5AcLYSlYCmztQ7e93BFYOd8RXG/wCUzbjbcgtpkzNP iG+oocCNBO+29jse+gK8r7Y/ulWwZ+zEl4eCdJExBxHPMYyt7gzaFrdar0aRpxM74yD65Vf4Xivh 8s18k8st8Yt43LwuBKvL0mDLWqOEJbUFaYJ6OrSlFIA9QKplPHfBnJMhU/jjxE2lM+apTpgZM2YT 5cUdkFxWgo7J+FJq5uVeOc8x/wAPnIdtt2OTrlebw3Ehxo9uR7Q44z56S6oJRtWugr323oelfm7c LDfLVOFsutmnQphUECPJjrac6ida6VAGuVYG7q8Opfu9Oah1EyNJGYG0CYE5B3X0Xgtt+5vq16N0 4FpDR2g/sgT/ACkxLjsRzXfvHHBef8VY9mGVS7Mm4XaVBRa7Mu1rEoFp4/wh9PT7w0gBIOge5+Xe qvkxJUJ5UaZHdYdQfebdQUqH4g9xXdXDeCs8Z8XYzgzKNKtVuabfP86QodbyvzcUs/nW4yrH8cvd qknILBCubbLK19EhpKj2BPuq1tJ+8elbvFPY39wYw0amktGxEiSZOceExsAvK2/tkbW4qmszWCfi GDAwMGekxO5KrDwvYMcfw9zKpjREy/KCmwf5MZBIR2/yj1K/Dpq6SkKGiAR9DVCYXzlyfkWCQsux Tw9ofx/yVpjhjKGfN8plamlBLSmQSQW1AD1Ou29itxf/ABGwY/GWLckYji670Mqu7NmYgvzUxFsv rDoIWvpWNhbRT6aIV1b16+z4bwZ3DLWnZsA7ODkb7mc4kycrwvEONU+JXL7t5PayMH4dhGMwI2Ug 5EwK9ZflmMzWpoTarc+VyW0q6FtkHq6wfnvpSnt3Hr8zqVWPFoFhul9u0T9rf5qJ0gdIAC0sNtfn 7rQqI2TNeaJt3hw71wjEtsB55KJExOVMvlhsnusNhoFeh8gRuszBeUP3X5nmODzrILXccSlttdJk +b7VHcBU0+B0J6dpAJT72uodzsValw5tvUqV25LoJyDtAH971WpxD9QylRfgNkNwRvJO43/CnlKr 25crmNyqrjG3Y+ZhiWNy93Cd7V0CKkEhDfR0HqUo9HfqGgrejoitdYue7JM4Nb5wyG0u2yEpt5So TTwkOdaJK2EISopQFFakj1AA6u/YE1t+4qQDG8fPb6LX/U0pInaZ8on0kK06VU1u5syGFklksfJH F83E4+TPCLaZqri1LSuQRtLLyUAFlatgAHfc6+RIwuS+aOTuNLbeckuXC0d/H7VI8tM9OTtJU80p 4NNOeSGSpPUVIPT36d9z23Ui2qFwaIk7ZGfmqm7pBpeSYG+DjnnEhXNSoHg2Ycm5DcEJyviqPj1t djl5uajIGppKjrpR5aW0kbBJ3vtr071Gsb8Q8LIeXJHGqcZXHgGVOt8C8mZ1ImS4iELfaS30DWgs 9+s+g7d+0ChUMwJgScgqTc0gASYkwJBH1CuGlKVhWwlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJUY5BvGRYri1xyjEMR/dJc4TaXl2xp7yX5jKDtaGlEEF0 JKihJ7KPu7G91J6USYXBTPHVg8VWVK8R3A2eQ7TKN2YRJsGQRFRpEa6RkoUUKUhS9FQQlegkj4jv sQJl42+GeUc4yDGc54/xmXc3YduXDnIgPJ86OpK+tBSCUqWD1rG0gn3fQbFZXiO8G8PILhkGccd2 1t6Lk6Q9luNtrLS5b7W1NXO3LAIZuDaiohJHlvBS0q11qK/H+5+p5MxzHLxhF7yq25xiMaY8u23u POcE21yEqCXbfOhyUokR3O3WEKSeglQ2pKkqrE6gx4II3WzTuqtJzXtdkbK0/B+/k/6FYVqzKJeI 15tU6XEkt3ZDqZCf1hWnYd97p6VpA+XbQ9Kt652az3ptDN5tMOe22oOIRJYS6lKgdggKB0QQDus6 lXawNaGrE+q59Q1dicpWFev7zT/6q7/uGs2vGVHRLjPRXCoIeQptRT6gEaOquMFYiJELkviC6+IK zeGuHc8Bg4a7aYcO4PRlPuSTcelMl4uENgBorCuspHVogJ3s9qZra7Va/Dnw8xx65tt7LbXJiLuK d7lOJkrUXgg+gdJBCT6DQPoauzGXuGuHcUZ4kk8i2Zhm2IdbcjXm8Rm5XS+tTxDido1sO9vdHuke vqYaMN8P9+wTGuIbfzay4zZbs3OtDkPIoBnqklTnltpISQr3nz0gI6thIB7V1RXDnl+mBqnbcZ3/ ALzK4hty2mKeoE6Y3GDjA9PkFYGLt8+JvsY5rMwBdm9/2lNrjTUyj7iujoLiyge/072Ph3rvUQzF IwHxJ4pmIX5Vuza3vY9PV1AIElvTjClb+avdQD9En8/WLi+F4zl8K23LxN5U5dokyOr7GuOVQ+p9 ZUlSGXGPLC1BwFI6RoqCu3qKl3MuF4Pm2HeyZ/f12O2W+YxOTc0y2oqoryVdKFB10FKdlfT3Hfq0 O+q1g4NqCdiIwI3+q2y1z6Rj4mkHJnbv5dFA+D2jlLHI3M0lPUcsnyI9tcUDv7NipU0zr6bIOwP5 g/KOcW27BL54ObDjvIt3Ra7VdnJUVMpSuktyPtB9TRSSCArqRvv2OiD61dGNNcfYpxfBh2jJICcU gQBFbui5zRZU38BcU+P1ZUVE7I0OonsPSoHao/hntvFbfDsvk7Gbpj7SXUj23IYhfJW8p7q621JA Ula9ggD0Hr33f3uomAfiERyABHqMLH7nQGyR8Lpk4JcQfQ5WnmXXlTha+4nbOQr5as6xO63ePaIk 56EGbjBkr2GVkdwvQBJVtSj0nuCRuTeLv/4eMs//AAf7cxWJivH/AA1GVGzx7lmXlltxV0GI/dsl ZmQLU7pISQU6QlYBTorJI93XfVbbkbKOCOTsNuGD3/l7G48C5eT5rkO/w0vDy3UOp6SoqA95A3tJ 7b/Gmoe9Y8DY5gRz6JpPuKjC4doGATPKN+krfZzmjHHvEdwzF1aUqttpStjq1pT6kBLSe/1cUgfn XLVxtvJ+CcT4Xf5HE82ErCbsjIpN8Xd4rypKH3NupUylXmAL62kn1ICPeHqR0bmlt4l5WwFuHcOQ YLmMWWZHemSoN1ilhSmgOlqQ6QpASSpJI90k9PcfPPyDkHhPMLFcMUuXJ2JPRbvGchOobvkUrKXE lJ6ffPvDewdHRApQqe5EBs5zvt/SVNzS9+6S+OzjI33594GynFtuES7W6LdYDodizGUSGXB6LbWk KSR+IINZNR7AMftOK4ZaMcsN4kXS22+MliJLfeQ6txob6ffbSlJAGkjQHYCvOz8l8c5BcGrRYM/x u5zn+otRYd1Yeec6UlSulCFFR0ASdD0BrSLMnTkBdBrwANZglSWlYN4vVnx63u3e/wB2hWyAx0h2 VMkIZab6lBI6lqIA2SANn1IFYuP5fieWoecxXKLTeURilLyrfNakBoq3oKLajrejrf0qukxMYVtT QdM5W4pWov8AluKYm0y/lOT2mzNyFFLK7hNbjhxQ7kJLihsj6Cs6DPgXSExcrZNYlw5LYdYfYcDj bqCNhSVJJCgR6EGkGJ5KdQJ0zlZNKxLndrXZYi7jeblFgRW/jflPJabT+KlEAVgWHNcNypa28Xy2 zXhTY2tMCe1IKR9T0KOqBpImMKC9oOknK3VK1l+ybHMVhouGUZBbbPFcdDKH58tuO2pwgkIClkAq 0lR166B+laH9MvEH9KuH/wDjkX/31IY52QFDqrGmHEBTGlaF3O8HYsLOUv5nYm7LJWWmbku4siK4 sFQKUulXQo7SoaB9Un6GsmwZRjOVxnJuLZFa7xHac8px6BLbkIQvQPSVIJAOiDr7xQtcBJCB7SYB ytrStDf89wbFZLcLKMzsVmkOt+a21PuLMda0bI6glagSNgjf3GttCmw7lEYuNulsyokptLzD7LgW 262oApWlQ2FJIIII7EGoLSBJCkPaTAOVkUrykSGIjDkqS82yyyguOOOKCUoSBsqJPYADvs1qcfzX DctU+3iuW2W8qihJfTb57UktBW+kq8tR6d6Ot/Q0AJEoXNBgnK3dKis/lTi+1TX7ZdOSMWhzIyy0 9HkXiO240sdilSVLBSR9CK8P0y8Qf0q4f/45F/8AfVhSef4n0VTWpjBcPVTGlaFWd4OibbravM7E mZd2WpFvjm4shyY05sNraT1bcSrR6SkEHXbdbK63a1WO3vXa93OLb4MYBT0mU8lppsEgAqWogDuQ O59TVdJ6Kwe0yQdlmUrCtF5s+Q29q72G7Q7lAkdXlSob6XmXOlRSrpWglJ0oEHR7EEVrrhnmDWm8 N47dczsUK6uqQluDIuLLchalkBADalBRKiRoa777UDXEwAhe0CScLfUpWnx/L8Ty1DzmK5RabyiM UpeVb5rUgNFW9BRbUdb0db+lIJEqS4AwVuKUpUKUpSlESlKURKUpREqu884PxDNrlIyWK7Ox3JZM b2R682d72d+UwB2ZkpHuSWx20lwEp/kFB71YlKIqmxC3c18aWxvH7m1G5EtzDnTGuCZ/stzbZ/mu of2h3XyV5wVrsd+tTm0Xl3IJjS3rNf7O5E6lKaltJQ27tOtEoUpKtb2NH1FSClESlKURcT5fZsIv /jbvVs5DTBVZHGWS+JsnyGuoWxoo2vqTo9QGu/rV5Y1xV4XGMgt0vFoWMOXeLJbkwhGvBddDzZC0 qSgOnqIKd60fSqKzbH8FyfxsXuz8j+ymxOssqf8AaZiorfUm2MlG3EqSR7wHz71d2H8YeFbFMmt9 /wAQex9i8xXf4GtGSOPKDigUaCFPqCiQojRB9a7Fw6KbBqcOwNttvFcC1Zqq1CWsPbOTvvyx91zR 4hMWuuXeJrNLfY1OfaMWExcIyW/iWpi3sOqAO9hXQlXTrv1AD51cfIvJbHK3gvu+UeYn25KIES5I B+CU3Njhfb5BXZY+5YrVwP8ACBXL+qp/8pbquec7fK4UvOf8aR2loxfPY8a6WxISehh5uU26Uj6A dDrevXRaJ9K2ABVNGnzaGuH3/K1XE0BXq/xcXtPj/E+uPNWl/iDf9V/+vrWeH7jzw3X3iKw3TPmc bVfn/avazMu3kvdpTqUdSPNTr3AjXYdtH51s/wDEG/6r/wDX18+HTw6cNZ3w1j2V5Xh3t10ne1+f I+0ZTXX0Snm0+626lI0lCR2A9PrWFzwyk8ucR2ztv9Qs7abqlakGtDv8Y+LbfwKlPLeI8c4n4ac0 b4yiQGbXNQ28tcKSX2nHQ+0knqKldwEgdj8qgvh+488N194isN0z5nG1X5/2r2szLt5L3aU6lHUj zU69wI12HbR+dWXzjhWM8feGTKcYxG2ewWyMwhbbHnOO9JXJbUr3nFKUdkn1NVXwLxX4Zsk4nsd6 5BTZDf5PtXtftGQOxnPdkupRttLyQn9WlH8kbGj891Wk8fpnO1O+Lcb7c8/dZK1Mi7a3S34Njtvy x9lYXLWKcbYr4as2a4wjW5u2SktOuqgyjIbW6HmUk9XUruAANbqJ8E8EcL5h4f7RlWbY9HRLktTV S7oqY4wptLcp5KV9XWEJ6UoT6jXbvvvUs5Xs3G+N+GPMLBxfIt6rVFbQtTcO4GWG3FyGydrUtagT 66JqquKvCthHI/A0TODMu7GRzos5bRbeSWPNafeQ2PLKdkENpBHVvudaqabgLckvLe3vz255VarC boBtNruxty35Y/CmHgMkXpWO5dDckPPWKNPYFuUvYR5pS553SD6bT5JI+p++uYeJpsrDMjx7lBL3 RDtOQRokxR7ANuJUVDf3tpeH5V2P4K8xeybiI2qUxGadx+cuCnyWkNhbRQlaFKCQB1bUoE62enZJ JNc38R4f+7Lw8cqR2WuuTanoF2j6GyFMJdUvQ+pa8wdvr+VbNN+mrW1jBLQfPH/q1KtPVRtxTMkB xHiIMfZdBeMme/ebNhvFtscPteXX1pGk9z5SCE+n063mz/omov8A3P3+8uZ/1mF/uO1ruHMid505 wwq8yApyNgmJtGUTvpVOCSgq39StxKgP/l/PR3/fA7eoON4TyJkVzX0RLYI8x9X0bbaeUr/UKwPY aVo6hzET4k/gBbFOoK18y55HUB4Bo+5K+ueYMjnjxERuJ7dIPsmN2eUtakq2Ey1sFzf0+P2ZB/A/ hU88Euarv/Fj+KTHFe2YvMVH6VfEI7pLje/n8Xmp7/JA/AU3wNhnOvId3yXmbAcvteOy7tOfiyH5 sYPqe61IeWhAW0sBAJbGxr4dfKtvwhHyTg/xPS8CzOfFkOZTGIckx09LDzzg85txI6U698ON60AC ojWtGrVqbTRdbggloBjnI3+qpb1XC4bdOaQHkieUGNPpHRZ9gtJ8VnPeRv5dKlOYbh6yzFtzbykI c99Tbe9H3SvoWtSh73YJB1rUi5k8LbtkVZ8z8OdlftuR2+YnzI8e4BtKm+knzQp9egQQlJSFAKSo 7B+cY4DyS08Cc2Z3x7yBMbtDN3fQqHNlK6GVhtxxTJKzoJStt4kKPbY0SD2rXeJjJJ2P3iVfsB8Q +Q3GVcJHtC7PZ7m6Ylti9k9SltPFKNrKAE6G+vfbtuYq/qGspGGwIwYOOcJNH9K6pWbL5M5AcDOI ny2U88bD9zlcD4xJvcIQ7i7eoS5cYLSoMvGFJK0bSSDpRI2CR29TWdhnF3hQmYfYpd5YxMz37bFc lF299K/OLSSvqT5w0eonY0KifibmTLl4TeNbhcZb0qVKcs7z77zhW464q2vFS1KPdSiSSSe5JqQY dwz4Rp2I2Odek4/9oSLbGdl9eTvNq85TSSvaRIASeonY0NVhB0WzQSRk/D/sLM4e8u3ENaey34v9 FfHiwsWK434b7XZsIjxmbG1eGFw0xnS610uB9ZKVknqBUpR3s+tR3wTT5GK5dkHHlweI+1LPbsgi pV231strV0/UlElv8kfcakfizj4tB8ONptuFPxXbLBusSLDMaT7Q2lCG3UhIc6lFWta7kmoZep7X EeR8H8yLbULdPxGFbLkEg6V0Q0p2rQ/mvJI/+l91Xpf5LU0ty4u33kQfsqVyKV4K2waGzG0GQfLK gHikmyM35TzLIWVqNvxV2HY0n1057+07+XvokH8vxruDhr+KDBv827Z/ZW64svNilo8KM3PLqndw zHMUz3HNa6m0h5A9e/7Tzj/pV2nw1/FBg3+bds/srdUvyBQawbNMegH3WXhYJuX1HbuGr1Jj5KC+ LrOv3F8M3KLHe6JmQrFpZAPfocBLp7fLy0rH+kPwqiuHbXL4B5+xOxXF5aImbY9ES+FHsl99AIT3 9SJDfT9dL+/R3HicTe+Zuese4YxWQwldpjqcdW/sstvuI81anAAdhLSG/UHuoj51HvEZxvz3YbXa +TuQs7tV/cssttiO5CipZdjFautKz0tIBT1pSO+yCofU1ltqbW0W0XEDWDI552WC8qufXdXY0kUy ADyxl0+q6F5V4E4inY/lmZS8KiuXlcCbPVLLz3UZAaWoL0F9O+ob9NVTnhA4Z4y5E41uV7zTE490 nMXx6K26466kpaTHjqCdIUBra1H866FuGVRc44HuGXQ+kN3bF5MrpH8haoyutH+irafyqsPAZ/FB eP8AOSR/ZYtarKtVtq+XGQQN1uVKNB95TIaILSdhnZQ/mK1wLH4tOJrJaYyY8G3220xYzKSSG2m5 chKEgnZ7JAHfvV2eKT+IPL/6qz/aG6prxQPpxDxH8b8h3htxuysNxGnXwgkJLMtxbnf5kJeSdetT bxQctcdSuErzarVmFoucy9NstQ48KY28tf61CyohJJCQlJOz9w9TWQtdUdbuAnb6rGHspNuWuMb/ APzhb/wlutR/Dni8h9xLbbSbgtalHQSkTZBJJ+Q1XI+W2668sweRvEAy882m1XuEIhSTsR1KU2B9 QUJ9m/1+lXZJyGfxP4H7XDlBca6XuM7BipUClQTMfedJ+oPkKWQfrqtBx34e/EFL4jRYbLntgtWO ZVHE+Ra5MMKcV5yEfGssqWlRSlv0V20PTVZqJFF9SuSBLoE9Jk+q17gOr06VuGk6WSY6kQOmy6m4 uzFvkDjywZi2oFVzgtuPAa0l8e66nt9HErH5Vzp/c/f7y5n/AFmF/uO1s/A3lUlNhyTjC77bm49O MhtpXxJQ4ShxA/6LiCT97n/ZEfA9m2GYlactbyrLrLZlyZERTKbhPajFwJS5spC1Dq1sb19RWB1E 0qdem0c2x4TK2G3ArVLaq48nT4wAfmu0KVHrHyFgOUTjbMazjH7tLDZdMeDc2JDgQCAVdKFE6Gx3 186kNcotLTBC7bXNeJaZSlKVCslKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiKtcv8OnDWd5FLyvK8O9uus7y/aH /tGU119CEtp91t1KRpKEjsPl9awLZ4VuBbPcYt2t2CeVLhPtyWHPtSarocQoKSrReIOiB2IIq2aV mFxWA0h5jxK1zaUC7UWCfAKIN8UYA1yA7ym3YNZQ8kIXO9qf7jyg1ry+vy/2aQn4flv1705A4o4/ 5SZhsZ5jqLom3rWuMS+6ypsqACtKaUk6Oh2J12H0qX0qgqvBDg4yNsrIaNMtLS0QcnG571FP0XYL +4H9GH2H/wAmfK8n2H2p74PM8zXmdfmfH3+Lf5dq2OI4jj2B49ExTFLd7Da4PmeQx5y3ejrcU4r3 nFKUdqWo9z8/pW6pUF73CCcb+fVSKTGkOAEgR5dPBanKcWsWa2CZi+TQfbLZPSESGPNW31gKCgOp BCh3SD2IqtP3onh4/o9/2tO/41XDSrMrVKYhjiPAqlS3o1TNRgJ7wCq/tHA3FFjxO7YPasV8iyXx SFz4vt0lXnKSQUnrU4Vp10j4SPSpNiOI49gePRMUxS3ew2uD5nkMect3o63FOK95xSlHalqPc/P6 VuqVDqr3iHOJ57qzKNOmQWNAjG3LoojgvFeB8au3F3CbGq2G6rS5LSmW+6hxSSrRCHFqSn4j8IH0 +Qrywnh7jnjq33O14djaYES8AJmtqlPvh4BKkgHzVqI7KUO2vWpnShq1DMuOd87xsoFCm2IaMbY2 nePFQvj7h3jjixyc9geNpti7kG0yVe1PvlYR1FIBdWrpHvq9Nb7b3oawbLwFxNj2N3nELNiqotpy ANi4x03CUS+EElI6y4VJHc/CRvejurCpUmtUJJLjnv6beigW9IAANECYwOe/rzWjw7C8Z4/sDGL4 ha02+2RlLW2yHVuEKWoqUSpalKUSSfUntoDsAK1WU8ScfZnk1rzLI8fMm9WUt+wzES32Vs+W4XEd m1pCtLJI2D6mpjSoFR4dqBM9VY0qZaGFogcowopnPFfHvJTTbWb4pCuhZSUtOrCkPNpPcpS6gpWB vvoHW6j0Lw38JW6w3DG4eBRW4N0QhuX/AAh8vOIQ4lxKfOK/NCetCDoKAPSN7FWZSpbWqNGlriB4 qrrei92pzAT4BQ3I+IuPMtxC14HkOPe12Ky+R7DE9rfb8ryWi0376FhatIUR7yjvezs96iH70Tw8 f0e/7Wnf8arhpUtuKrBDXEeZUPtaFQy9gPiAoC/wXxXIwaPxq9i3VjkWSZjML26SOl4lR6vMDnmH utXYq139PSsrJOHuOMvxS04RkWNpmWWxpZTb4/tT6CwGmi0gBxCwsgIOu6jvsTsgGppSo99UmdR6 781P6elEaRtGw26eChl34f45v2EweOrpjaXsdtpbVFhCU+jyygEJPWlYWfiV6qO97O6ktmtFux6z wbDaI/s8C2xmokVrrUvy2W0hCE9SiVHSQBskn61nVxhA/wAH5cv6yn/zVus1Km64EF38gP8AtOfk sFeqy1MtaJ0k9MNjHz8l0/ZuJeP7Dms/kW14/wCVkNzDiZM1ct90rCyCrSFrKE/CB7qRodhoEitz lWLWDNrBMxfKLcmda56UpkR1LUgLCVBQ95JCgQpIOwQe1c943c52M8Rcm8JX6QtyVjWM3CdaHXD7 0m0vxXFNn7y2pRQr5DaQPSre4E/iWwr/AOyRf/5iprU3s7ZdMEAeESCot6tOp/jDAAQSR3zBB/PN bmxce4hjOHKwCy2pTFhWy+wYipTzmm3iouJC1rKwCVq9FdtnWq+cC45w3jGzvWDB7P8AZsCRJVMc a9ode28pKUlXU6pSh7qEjW9dvxqhOIuHuNuR8n5TueaYszc5UbObnHZdW862pDfmFWh0KHzJO/Wp Hgarnx/ybmXCqb1NuVgGPnILOia6p52C2VBtxgOKOyjqVsA+gA+ZUTZ9I9pgeSdz3/Myc81SnWHY eaYAyARy7thAMclc+TYnjeZ2pdjyuyRLpBcIUWZLYWkKHoofNKh9Ro1BbL4ZOCrBckXW3cdwvaEL C0mS+/JQlQOwQh1akDv91c4cLfvRf0Z2f9KH2Z+6b+Ee3ed7X1/84c8vfl+7+z8v0+WvnupxzxF4 qg8jcQQcwajtYLHtU9ooc83y0x0x0iOPd/WaCg1r5/X51mFvUpvNFrnAZ5RMDlnMrAbmlWpiu9jC cc5Ikjfs4hX1n/FWB8oxocPOrGq5MW9anI7YlvsJQpQAJ00tOzoD13rvrWzUqZZajsojsNpbbaSE ISkaCUgaAA+Q1XM3FsXApHONuf8ADxJeTi0O2yDlLbTz4iKcWkiMEoeOy51gElI1pJ7/ABVEeAZU jFOdLpe3XVC3Zbkt+x13Y9xEhgtSGSfoVda0j8T+NYzauLSNR7IkAj5RONp71kbeNa8O0DtGCQek QZjIzHdldN2LiTj7GszuPINix/2S/XbzfbZSJb5D3mKC17bKy33UkK7J9Ruod+9E8PH9Hv8Atad/ xqprl2VIyvxH47kiXFG343mVhxiLo+6t7zDIkHX1SpSE7/CsnKP0GfvlOSf03ex+R5Vp+zvafP8A j9jb8zXlfd0+v5VlZRrAAio6S2cTO4Eb9/ksL69B0tNNsB0ZgDIJJ2O8eavzBuBeJ+Nr0rIsKxT7 OuCmFRi97dJe/VqIJHS44pPqkd9b7VYNV/wxE4iZxmRK4aaips0iYrzlRy90qfSlIP7XvsJ6fuqw K0KxcXnWST37/ddS3axtMaAAD02+gSlKViWZKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlK URKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRErmOJw5yO14PZvFi8c1lDz4WiD7Yx3H2gh3fmdfl/s 0lXxfd69q6cpWalWdS+HqD6f7WvWt21/i6EeRifoqK5/4ly7K8Ytt+wCKleU2+2vWZ+MXUNiZBlM ll5oqWpKNo6itOzrYVrZ1VjcR2K64vxhi+O32J7NcLda48aSz5iV+W4lACk9SSUnR+YJFS+lHV3P pimdgjLZlOqaw3IjuXPWDROZ+Msiz1MHhl6+w8iyqdd4kpN/hRkllxw9G0qUVDYAPcbG9a3UqwHj nME3vKeTc/VDTkuSQxAjW6G51s2+Ige4z5h11rKtFR9NjY9e1t0qz7lzpwATuc/n6KjLRrIlxIGw MYnwA681ztw4/wA58WccWjA5HAkq4uWz2jclGS29sOeY+478JWda8zXr8qlF7xXN8m5h4s5AexZU CJZ4Vy+2G1TWXDBdfjFCGyQrbnvHW0Aj59hVw0qXXJc4vDQCZnfnvzRloGsFMuJAiNv4kEcu5Vbd MIv0TxCWTkKy2gKtUyxSbVeZDTzaOhaVBxlS0FQU5sgJ2kKI0N6AquYvDPIcfjnKgzYktZNF5Ddy 7HmVSmdSEpUz0HrCylHUgOjSiD2GwK6YpRt09kRGI+X99EfZU3kkk5n5gfifFc2p4az9GJ8al6yJ dvkfO2sryfpksjySt9S3V7K9LKU9CdIKientutwq2cs4Rzlnma4/xU9ktqyVq2txnm7zDia8iMhC yUuL6vi6h3A+HfcEVfVKk3bzOoAzPXmZ69yqLFjY0uIIg8uQI5joVGcIv+X3+JJey/AXcWeacCWW XLkxMLydbKtskhOj20e9SalK1nEEyBC22gtEEz/e6EpSlQrJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJ SlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlK UoiUpSiL/9m= ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/image002.png Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/png iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAKcAAAA7CAMAAAFea1pwAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAARnQU1BAACx jwv8YQUAAAJhUExURQAAADAyMOzs7JuinMbGxoaMh0ZJRgYGBlNTU+3t7YeNhwAAAAcHB1RUVO7u 7p2knnt7e8jIyEhLSAgICAkJCfDw8J+mn5+moDAwMIqQigoKCvHx8aCnoTExMX5+fsvLy4uRjEtO SwAAADo+OwsLC6WlpfLy8jIyMjs/PAwMDFlZWTc5NzMzMw0NDaenpzg6OFJXUw4ODjk7OaSrpQ8P D/b29jo8OoODgz9DQBAQEPf396atp5Wdljc3N9HR0REREaurq/j4+IWFhQECAVNWUxMTE62trfr6 +tTU1IOKhBQUFGFhYQMEAwMEBPv7+xkbGURIRfz8/FpfWzw8PNbW1v39/TAzMIaNh2RkZLGxsf7+ /tjY2IeOiBgYGAcIB7Kysv///52lnj8/PxkZGV5jXi8wLxoaGmdnZ7S0tNvb24qRixsbG6Coodzc 3BwcHIeMh2lpaQsMC7a2tqGpopCQkN3d3WpqagwNDDc6OJGRkSIkInh+eTg7OaOrpJKSko6VjwAA AA4PDg4PD3l/eqSspY+WkCAgIA8QD3qAe6WtpkdHR2VqZuHh4VBUUCEhIRAREHuBfKaup0hISJWV lSIiIm9vbxESEaevqOPj4xITEqiwqeTk5JOalCQkJH6Efr6+vj5BPqmxqktLSykrKeXl5SUlJXJy cr+/vxQVFaqyqz9CQExMTObm5pWclgAAAJadlycnJxYXFnR0dIGHggEBAWxxbU5OTpubm+jo6Cgo KHV1dYKIgkJFQgICAunp6SkpKQMDA+rq6pmgmioqKhkaGURHROvr61peWysrK8XFxQUFBZX3m20A AACBdFJOUwD/////////////nf////////////////////////////+a//////////////////// //////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////nuPGtPAAAAAJcEhZcwAAIdUAACHVAQSctJ0AAAYtSURBVFhH 1ZmHfxRFFMfPLjFiiR2xIIqoqFHsBRHFXlCxYBt7x46KYscuGisqlthP47NFBTUYxf5X+cpv9nZn Zy+zl5APfuHm3rz5zW/ezu5ecptGgyI0qNkkfinkEHHWMdZxPs0GLusUsvJfO+Rm67s4vJw5ZLBW VsPabKZEC6vKSrmoklfb3YIGh+ymMZeCZRtSJGoIsr7jJxUcWjRouEnNF23pNSi3sl5MGhmVynq8 4iOWUt7g/p+uBz2FpSYUcitwUjcQXUGlr4gsKr0GXUEKEJWQ7aayc7ErUj1hJpxhh1qB7YvO0qhF tnWe+BbGaPAZT0QuDr+0JjK4/GMLKZXqUbkbigO6ffmUXnJTRcnkBjaSHXFuNbqCSqEsnYHLC3eD SfmfNkgygzKTX+gKXqr5LTdAlrFUqVbZ61vEF0lF5hYTFbUy4faJ1GtpheUqkBPL7TLn3qV9w6sg QK+s5gvaasIzgPcWrSvrMo0yWBpcWulXFku15jGlYHqWrYNeFUtN1UbWMmXZQj0PG3J0PpJl7Mr+ hF9T6Q/kQrwp0cci9hDdrOkSNFOGz7ProKpamNr6OYi6dTzAdHLwfHdwgHSAmapWpOTO1Laqirqm v6ieJ+ib+5G2MEURL4I5sgGFSvll7UTnhqommNRa5EJyps6tr+0CbasvGTn4U6VBv0x2onrVyrOg zZSRYVNbk1sYOrc/0aNWUYfgjjZbD/eWICwzwMvq3qMfIfuYkLozkIvCpvPZ8mJ0YwSfPWfMQVCN VtquzlofaOk0HkYwdmzW2Bu7OHbs0bgA0djRlfN83Uq/BN0qTEXvoVum5fkQtMx0pGLwwofJzcEy ZEpknuI1X8R6mVguht5zk0yHVIj3ZB/RGW1MTeZbJAPgWbBsYzpkMppsb8gGZJ4qyiB6TYdDfIF4 n4N0EfMkOkQ0OSoKRZneMy7ynqrNMWrPc+gIKHfVVibE9emeMOHXP4voGfdgT6WethWv1WaZ5ulb DaAoYMOZ5ylIF6npaQcPzwpJeOwLp9Fpbp51oSiiUvM8l45CMkA9D6Rp6kJ0t7ZtPNl0Lo+q4Guk QtQT2+RO0vZXaYi2N0EJWXOWNFWComeOqjIFMaSl6EQwz5IpVdx2SWSeBVPu6mhndMkPzicDU7V8 k9sO0R/GbC5vmaNPdIj9gGePfg2UwbaWsiwvrGvHwS8N7OJ9HmuFURx1TyS3w8iedLW6epCMottj W1SB9yS6FX4jbaUdd5qnMHw6gjZwnd11PMeGteI5he79dl3nAJrSIL3h13G6+BxV1nnnlyu+uALx 6Ogbxtkj+g2pesTr/A6eLTbBSCfAIkfFc4I2ROr8F2bM94tuW4WQeRqCesjMPeVj2TNbMosxmkqp TjEhehWeHv46KNwDUToyCx5y6hG+zSEEiQR1ii19BLcAHTsbwkR4BmbbfITaORyaJAp1Pi9Wm8Mp ggzX2geWY2oJHjoaqhTydW4jZcAmzlaigDoBvtJXY6YdI6MPqASOIUshV+cHYgOTKuaJxuQJ5P1k ojD6OsUFHsdJTOSfYQlPaOyul9j0I8NSm8XIPGHUdYqJOXwl4YxLLSEtLdNWByVQfQJ+jtBrf0Dp vQP90dc5l4N9JNiLX1nWcyUnVJ/AO0RDmKbff/Jek2r4MJE6p+ftsqznLk7sqBMSYG32IRfUyTFE SUTqvI+DCzVisuwEbZ17iROqT+J2Pz2o88RaLkzs+uyRcPBaS0hLf2urgxKoPpFs4oT9BA3ljK2H 8URadeYKdZMlLt7vqzR2J0ts+kTsgd0PNt25D7X7MwaTydW5mOcPw60SWcTkNbhRZrU4FOk65Ops 6tcY1BPnOVH0Q16X/r6+TqcW62x+JmXsgpoiyHD93RwTpM4Htha0q5W8j7ICdEwvf9WPLwdxneBx KQEPBrLPJYDfP2eKxA5m3Ml9h9UqmkPoEc36/Phvbmr9er9Eh59Cb7zJf9eWZyvCs+i36MHIdujX YsCtXL7SuYvoLXek3KnHIF+L4JkA6lF++mvjE+5HrPwOUU0G3Bqi5W4nok3l74jI1qT87OJgVBXQ jeH6aJ1XWYGdlhmpUxjeDdUpnyLbIVrndWulznWP/0edRP8BH8adHGjCDpYAAAAASUVORK5CYIJ= ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10 Content-Location: file:///C:/ACF69E54/1165-Textodoartigo-HTMLPT_arquivos/filelist.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml; charset="utf-8" ------=_NextPart_01D7AEF7.E3A49C10--