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METODOLOGIA DA PROBLEMATIZ= AÇÃO NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIAN= ÇAS NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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METHODOLOGY OF PROBLEMATIZATION IN TEACHING FIRST AID= TO CHILDREN IN SCHOOL: EXPERIENCE REPORT

 

Thaíne Leal da Silva[1] * Juliana Silveira Colomé[2] * Adriana Dall’Asta Pereira[3] * Leonardo Londero Orsolin[4] * Keity Laís Siepmann Soccol[5] * Carla Lizandra de Lima Ferreira[6]

=  

= RESUMO

= Objetivo: Relatar o processo de ensino aprendizagem de primeiros socorros na escola p= or meio da utilização do Arco de Maguerez. Método: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por uma estudante de enfermagem sobre o processo de ensino aprendizagem de primeiros socorros na escola, que utilizou para o seu desenvolvimento como base metodológica problematizadora o Método do Arco de Charlez Maguerez. Resultados: O uso da metodolog= ia da problematização para o ensino de primeiros socorros se mostrou importante à medida que organizou o processo de ensino aprendizagem, e promoveu a consta= nte reflexão, o pensamento crítico, a formação e autonomia das crianças envolvi= das. Conclusão: O método desencadeou uma transformação da rea= lidade social na escola, pois contribuiu para a ampliação significativa no conhecimento das crianças. E, as etapas propostas pelo método trouxeram como implicações na prática a transformação social.

= Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Saúde. Serviços de Sa= úde Escolar. Primeiros Socorros. Aprendizagem Base= ada em Problemas.

 

= ABSTRACT

Aim: = Report the teaching and learning process of first aid at school using t= he Arco de Maguerez. Method: This is an experience report developed by a nursing student about the teaching-learning process of first aid at school, who used Charlez Maguerez' Arch Method as a problematizing methodological basis. Results: The use of = the problematization methodology for teaching first aid proved to be important as it organized t= he teaching-learning process, and promoted constant reflection, critical think= ing, training and autonomy for the children involved. The method triggered a transformation of the social reality at school, as it contributed to a significant increase in children's knowledge. And, the steps prop= osed by the method brought practical implications for social transformation.

Keywords: Nursing. He= alth Education. Health Services School. Fi= rst Aid. Problem-Based Learning.

 

 


INTRODUÇÃO

No Brasil, as principais causas de morte considera= das acidentais em crianças envolvem o afogamento, acidentes de trânsito, sufoca= ção, queimadura, queda e intoxicação. Enquanto que as principais causas de internação são devido a quedas, queimaduras, acidentes de trânsito, intoxicação, sufocação e afogamento(1).  <= /p>

No que se refere à acidentes que envolvem as crianças nas escolas, a= inda não se tem dados suficientes, no entanto, sabe-se que os mesmos ocorrem(2). Os estudos existentes até o momento, evidenciam que os educadores já presenciaram acidentes de diferentes tipos, que vão desde quedas, ferimento= s, fraturas, aspiração de corpo estranho, choque elétrico, entre outros(<= /sup>3). Ent= retanto, muitos desses acidentes são possíveis de serem evitados quando se adota med= idas de prevenção(4).

Quando os acidentes ocorrem é necessária uma aplicação rápida dos primeiros socorros às vítimas para que se possa manter a vida. O termo primeiros socorros é definido como as medidas iniciais e imediatas aplicada= s à vítima, onde são realizadas ações por pessoas treinadas, na tentativa de ma= nter os sinais vitais e a preservação da vida, e evitar o agravamento de lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospita= l e oferecer um tratamento definitivo(5).

Qualquer pessoa, seja ela leiga ou não, pode aplicar os primeiros socorros, desde que possua conhecimento básico, teórico ou prático, para in= tervir na situação(6). As situações de urgência e emergência podem ocor= rer em qualquer local(7), inclusive no ambiente escolar.<= /span>

Desde o ano de 2018, o Brasil sancionou a lei número 13.722 em que t= orna obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas, que englobem a = educação básica e de recreação infantil(8).  Inve= stir na capacitação sobre primeiros socorros permite um atendimento adequado e de qualidade para a vítima, até que ocorra a chegada de um serviço de emergênc= ia especializado(6). Assim= , a capacitação de professores e funcionários deixam esses profissionais aptos a prestarem os primeiros socorros(2).=

No entanto, a lei torna obrigatória a capacitação aos professores e funcionários, e não envolve o ensino aos estudantes(8). Nesse sentido, ensinar as crianças sobre primeiros socorros também torna-se fundamental, à medida em que os acidentes podem ocorrer tanto no ambiente escolar, quanto no domicílio.

Em alguns países essa prática de ensino e de educação em saúde às crianças já vem sendo difundida. É essencial que o acesso ao conhecimento de primeiros socorros seja disseminado para a sociedade para que as pessoas consigam cuidar da saúde e estarem menos expostas à riscos. Pessoas capacit= adas e bem treinadas desde a educação básica para agir rapidamente e com desenvoltura em situações que comprometem a vida, evitam ou minimizam possí= veis desfechos negativos(7).

A educação em saúde nas escolas ganhou visibilidade a partir da Polí= tica Nacional de Atenção Básica, que instituiu o Programa Saúde na Escola (PSE). Esse Programa incentiva a formação dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. E, reafirmou o compromisso dos profissionais de saúde, dentre esses, o enfermeiro de atuarem nesses cenári= os(9). Portanto, o enfermeiro é um facilitador nesse processo(7).

O enfermeiro, ao estar inserido em ambientes escolares, por meio do desenvolvimento de ações educativas voltad= as para a construção da saúde, fortalece a relação entre a saúde e a educação. Também, contribui no enfrentamento de situações que possam ameaçar as crian= ças(6).

Diante da importância do enfermei= ro para o fortalecimento de ações de educação em saúde que possam minimizar da= nos à saúde das crianças e de evitar desfechos desfavoráveis por meio do ensino= de noções de primeiros socorros, esse estudo tem como objetivo relatar o processo de ensino aprendizagem de primeiros socorros na escola por meio = da utilização do Arco de Maguerez.=

=  

MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência de uma ação de educação em saúde sobre o processo de ensino aprendizagem de primeiros soco= rros na escola, que utilizou para o seu desenvolvimento como base metodológica problematizadora o Método do Arco de Charlez Maguerez(10). Esse método possibilita a participação ativa dos estudantes, por meio de suas reflexões e discussão em busca das fragilidades e resolução dos problemas v= ivenciados em seus cotidianos. Assim, foram implementadas as cinco etapas que compreen= dem: a observação da realidade, os pontos-chave, a teorização, hipóteses de solu= ção e aplicação à realidade-prática(11).

           O relato foi desenvol= vido em uma escola municipal de ensino básico, localizada em uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. E, a experiência foi desenvolvida por uma estudante = de enfermagem do último ano de formação, um docente enfermeiro e um enfermeiro= auxiliar da pesquisa no segundo semestre de 2018.=

           Participaram do estudo 138 crianças com idades entre 6= e 12 anos completos. Os critérios de inclusão foram: aceitar participar do es= tudo e ter o assentimento e consentimento formalizado pelos pais e/ou responsáve= is. Os critérios de exclusão compreenderam as crianças que não quiseram partici= param das oficinas educativas.

           Os temas ensinados nas oficinas discorreram sobre para= da cardiorrespiratória e engasgo. Os estudantes foram divididos em dez grupos,= que continham entre 12 e 15 crianças.

           O estudo cumpriu com todas as normas regulamentadoras = que exigem as pesquisas que envolvem seres humanos conforme a Resolução 466/201= 2. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o pa= recer nº 2.722.813 em 19 de junho de 2018.


 


RESULTADOS<= /p>

 =            O processo de ensino aprendizagem desenvolvido com as crianças foi descrito de acordo com as cinco etapas propostas pelo Arco de Maguerez e estão representados no Quadro 1- Sistematização do processo de ensino aprendizage= m. Nesse, constam as etapas, o objetivo de cada etapa e os desfechos de cada ação des= envolvida.


                        Quadro 1- S= istematização do processo de ensino aprendizagem

= Etapa

= Objetivo

= Desfechos

= 1.Observação da realidade

= Oportunizar às crianças uma aproximação com o tema “primeiros socorros”, permitindo a formulação do problema.

= -Identificar o conhecimento que as crianças possuem sobre primeiros socorros.

= -Identificar na criança as dificuldades em realizar os primeiros socorros;<= /span>

= -Realizar o levantamento das dúvidas das crianças acerca da aplicação dos primeiros socorros.

= 2.Pontos-chave

= Promover a reflexão e discussão coletiva sobre as questões levantadas pelas crianç= as na etapa de observação da realidade, estabelecendo os pontos-chave.<= /o:p>

= -Reflexão coletiva dos alunos acerca das questões levantadas.

= -Elaboração dos pontos essenciais a serem estudados sobre o tema, para compreendê-lo = mais profundamente.

= 3.Teorização

= Promover a busca de informações sobre a reanimação cardiorpulmonar e manobra de desengasgo.

= -Construção coletiva do conhecimento.

= -Compartilhamento do poder entre os indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizage= m.

= 4.Hipóteses de solução

= Elaborar soluções para as questões tratadas, subsidiadas pelas informações acessadas/levantadas pelas crianças e fornecidas pela enfermeira.

= -Produção dos projetos propostos pelas crianças, destacados pela inovação e criatividade (inovação ensino-aprendizagem com bonecos e prática com cole= gas).

= -Motivação acentuada em aprender (motivada pela possibilidade de salvar o colega e/ou familiar).

= -Apresentação dos bonecos de reanimação.

= -Apresentação do folder ilustrativo e em linguagem acessível para a faixa etária.<= /o:p>

= -As crianças apresentaram comportamento de protagonismo no seu aprendizado ac= erca dos temas elencados por eles mesmos.

= -Proposta de aplicação à realidade, elaboradas coletivamente.

= 5.Aplicação à realidade

= Aplicar à realidade o produto da atividade desenvolvida.

= -Realização das oficinas de reanimação e manobra de desengasgo nos bonecos.

= -Associação da prática com o folder educativo.

= -Socialização do conhecimento produzido.

= -Satisfação das crianças expressas em desenvolver as atividades e difundir os resulta= dos para os colegas e/ou familiares.

 

Fonte: Os autores =      


A primeira etapa, observação da realidade, foi realizada por meio de um convite aos estudantes para responderem a um questionário, que continha questões como: “Você sabe o que é uma parada cardiorrespiratória? ”, “Você consegue explicar o que é?”, Você sabe onde devemos sentir o coração de uma pessoa batendo? ”, “Você sabe o que é o engasgo? ”.   

Essa primeira etapa teve como objetivo oportunizar= às crianças uma aproximação com o tema “primeiros socorros”, a qual permitiu a= formulação do problema. O problema identificado foi a necessidade de ampliar o conhecimento das crianças sobre a atuação em casos que necessitam de reanim= ação cardiopulmonar e de desengasgo, pois identificou-se que elas possuíam um br= eve conhecimento teórico sobre os temas, mas que não tinham habilidades para executar as manobras caso presenciassem essas situações no seu cotidiano. <= o:p>

A segunda etapa, denominada de pontos-chave, teve = como objetivo promover a reflexão e a discussão coletiva sobre as questões levan= tadas pelas crianças na etapa de observação da realidade. Assim, realizou-se uma = roda de conversa com as crianças a fim de proporcionar uma reflexão coletiva do conhecimento acerca das questões levantadas e a elaboração dos pontos essenciais a serem estudados sobre o tema, para compreendê-los profundament= e. Essa etapa apontou a necessidade da elaboração de materiais teóricos que facilitassem a compreensão da temática bem como, a execução na prática das manobras de reanimação cardiorrespiratória e de desengasgo.

Na teorização, que é a terceira etapa, buscou-se promover a busca de informações sobre a reanimação cardiorrespiratória e o desengasgo. Assim, houve o compartilhamento de conhecimento entre os envolv= idos no processo de ensino aprendizagem, por meio da apresentação de um folder educativo, ilustrativo e em linguagem acessível para facilitar a compreensão das informações de acordo com a faixa etária dos estudantes.

O folder educativo estava constituído por uma hist= ória em quadrinhos com imagens de personagens de um desenho animado e, continha = as informações do passo-a-passo das manobras na sequência das seguintes questõ= es: “O que fazer em situações em que o coração parar de bater?” e “O que fazer em = caso de alguém estar engasgado?”. As imagens com personagens de desenho animado = fizeram com que o material despertasse a atenção das crianças. E, a linguagem acess= ível facilitou a compreensão das informações.

A utilização da história em quadrinhos, como uma tecnologia educativa, para ensinar primeiros socorros é uma estratégia adeq= uada e relevante para auxiliar no processo de ensino. A educação em saúde quando garante a compreensão das informações auxilia na redução do déficit de conhecimento da população(12). Essa afirmação, corrobora com a importância do folder elaborado pelas pesquisadoras que foi utilizado para ensino das crianças.

O compartilhamento de saberes sobre o folder foi realizado em uma roda de conversa. A roda de conversa permitiu expor as ide= ias, tirar dúvidas e identificar estratégias para o fortalecimento do ensino aprendizagem. Dentre essas estratégias identificou-se a necessidade de ofic= inas práticas que ensinassem as manobras de reanimação cardiorrespiratória e de desengasgo.

Na etapa hipóteses de solução, buscou-se elaborar soluções para as dúvidas levantadas pelas crianças a partir do folder educativo. Tendo em vista a importância de manter as crianças motivadas em aprender apresentou-se os bonecos de reanimação para as oficinas práticas. A inovação no ensino aprendizagem para as crianças foi marcada pela possibili= dade de simular as manobras nos bonecos, o que foi expresso na postura de protagonismo delas. Assim, os temas elaborados coletivamente puderam ser ap= licados à realidade.

As propostas formativas das áreas da saúde e da educação nas escolas para o ensino de pr= imeiros socorros possui alguns desafios, por isso é relevante difundir a teoria e a prática nesse espaço(6). A escola é um espaço= que favorece a troca de saberes e o aprendizado, o que suscita na consolidação = do conhecimento e na formação das pessoas para transformar o contexto social o= nde estão inseridas(7).

Para a aplicação à realidade, inicialmente fez-se = um círculo no pátio da escola onde todas as crianças pudessem observar as mano= bras em bonecos e entender a explicação. As manobras foram executadas pelo enfermeiro auxiliar da pesquisa, pelo docente enfermeiro e pela estudante de enfermagem do último ano de formação, Após, dividiu-se a turma em pequenos grupos para a realização das simulações práticas.

As crianças executaram as manobras de reanimação cardiorrespiratória em bonecos de treinamento. Inicialmente elas avaliavam a cena, chamavam a pessoa, checavam o pulso carotídeo, avaliavam a respiração, pediam que alguém ligasse para o serviço de emergência e iniciavam as compr= essões torácicas no local indicado para as compressões. O ensino da manobra seguiu= as diretrizes da American Heart Association(13-14).

Quanto ao ensino da manobra de desengasgo, a enfer= meira pesquisadora era a vítima engasgada e o auxiliar de pesquisa demonstrava os passos para o desengasgo. A pesquisadora colocava as mãos no pescoço, demonstrando sinal de asfixia. O auxiliar de pesquisa ensinava a sequência = da conduta correta para o desenvolvimento da manobra. Assim, primeiro avisava a pessoa que iria ajudá-la, posicionava-se nas costas da pessoa engasgada e realizava a manobra de Heimlich. Após assistirem as demonstrações, as crian= ças formavam duplas para simular a situação entre elas.

As simulações foram importantes para avaliar o pro= cesso de ensino aprendizagem, momento que também foram sanadas as dúvidas que sur= giam. As dúvidas mais comuns estavam relacionadas ao posicionamento das mãos e a quantidade de compressões que poderiam fazer durante a manobra de reanimação cardiopulmonar. Após todas as crianças realizarem as manobras, houve a socialização do conhecimento construído e a associação da prática com a teoria que constava no folder educativo. 

Nas situações de PCR, a avaliação e o atendimento precoce devem ser eficazes, para que contribuam positivamente na sobrevida = da vítima. A sobrevivência a este evento com o mínimo possível de sequelas, depende de uma série de ações essenciais, que correspondem à “cadeia de sobrevivência” indicada pela AHA. Portanto, possuir conhecimentos e habilid= ades para prestar auxílio de forma adequada e sistemática a um cidadão, pode representar a diferença entre a vida e a morte(5,13).

As oficinas de simulações práticas mostraram-se como uma estratégia positiva no ensino aprendizagem, pois foi possível observar a motivação das crianças em= aprender e a executar as manobras. Também, por expressarem satisfação diante da possibilidade de disseminar o conhecimento para os familiares. É indispensável que o acesso ao conhecimento= de primeiros socorros seja difundido para toda a sociedade. Isso, contribui diretamente na redução do número de vítimas que vão a óbitos por desconhecimento e despreparo(7)<= /span>.

Há a necessidade de implementação de disciplinas em escolas públicas que abordem diversos conteúdos de primeiros socorros nos currículos para que os estudantes possam aperfeiçoar o conhecimento nessa á= rea. Desse modo, é imprescindível que os modelos curriculares das escolas brasileiras sejam revisados(7). Alguns estudos apontam para a necessidade e= a efetividade de ações educativas que sejam desenvolvidas de modo contínuo nas escolas(15).

No que tange ao uso da metodologia ativa de aprendizagem, essa estimula o protagonismo, a criatividade e a autonomia das pessoas, pois engloba habilidades de comunicação, cognição e interação social. Diante disso, apresenta um potencial para a formação de sujeitos que sejam autônomos, participativos e envolvidos com mudanças soci= ais(16). O Arco de Maguerez, enquanto metodologia ativa, permite atuar sobre os problemas sociais da realidade(17).

Diante do exposto, o uso da metodologia da problematização por meio do Arco de Maguerez se mostrou importante à medida que organizou o processo de ensino aprendizagem e permitiu a constante reflexão, compartilhamento de ideias e a formação dos sujeitos envolvidos. Sendo assi= m, sugere-se o uso dessa metodologia para subsidiar no ensino de escolares bem como, a inserção dos enfermeiros nos espaços formativos.

 

CONCLUSÃO

O método do Arco de Maguerez mostrou-se essencial para a operacionalização do processo de ensino aprendizado, pois facilitou o desenvolvimento de habilidades pelas crianças= e proporcionou o compartilhamento de saberes entre os envolvidos. Diante da possibilidade que esse método oferece de partir da observação da realidade e somente após várias etapas acontecer a aplicação da ação, desencadeou com u= ma transformação da realidade social nas escolas.

Com a avaliação, ao f= inal do processo, foi possível identificar que houve uma ampliação significativa= no conhecimento das crianças. Após as oficinas de simulações práticas de manej= o em situações de PCR e engasgo, as crianças obtiveram resultados positivos no q= ue tange ao aprendizado, desse modo há um impacto na prática já que ocorre a transformação social. Assim, conclui-se que a implementação de oficinas para crianças na escola contribui positivamente para a troca de experiências, co= nscientização, construção de novos conhecimentos, diálogo e formação de seres críticos e comprometidos co= m a sociedade, desde a infância.

O enfermeiro, ao real= izar ações de educação em saúde, desperta nas crianças uma postura ativa e desenvolve a autonomia à medida em que essas demonstram interesse e desenvo= lvem habilidades no manejo das situações que exigem primeiros socorros.

O presente estudo apresenta como limitação o fato de as pesquisadoras conseguirem abordar som= ente os temas de PCR e desengasgo devido ao tempo necessário e a complexidade do ensino nas simulações práticas. Portanto, aponta para a necessidade do engajamento dos enfermeiros nesses espaços para a ampliação dessas ações.

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Submissão: 2021-06-30

Aprovado: 2021-07-12

 



[1]Enfermeira gr= aduada pela Universidade Franciscana (UFN). Mestranda em enfermagem pela Universid= ade do Minho.

= ORCID: https://orcid.org/0000-0002-05= 01-2209

[2] Doutora em e= nfermagem. Docente dos cursos de graduação em enfermagem e Mestrado em Ciências da Saú= de e da Vida da Universidade Franciscana (UFN). Membro do GEPESES. ORCID:= https://orcid.org/0000-0002-8059-1482

[3] Enfermeira. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Docente do curso de enfermagem da Universidade Franciscana (UFN).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2698-2711

[4] Enfermeiro. = Mestre em Ciências da Saúde e da Vida pela Universidade Franciscana (UFN).

ORCID: https://orcid.org= /0000-0001-8757-1137

[5] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Franciscana (UFN).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7071-312= 4

[6] Enfermeira. Doutora em Ciências. Coordenadora e docente do curso de graduação em enferm= agem da Universidade Franciscana (UFN). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0759-7113

 

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https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1166  Rev Enferm A= tual In Derme  v. 95, n. 35, 2021  = e-021097      

 

 

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