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VISITAS VIRTUAIS = NAS UNIDADES NEONATAIS DURANTE PANDEMIA COVID-19: EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE SAÚD= E

 =

VIRTUAL VISITS IN NEONATAL UNITS DURING THE COVID-19 PANDEMIC: EXPERIENCE OF THE HEALTH TEAM

 

Rebeca Silveira Rocha[1] * Anne Fayma Lopes Chaves[2] * Mara Carolina Ribeiro Gomes[3] * Maria do Socorro Leonacio[4] * Myrna Araújo Cavalcante[5] * Priscila Magalhães de Medeiros[6] * Naara Ingrid da Silva Sales[7]

RESUMO=

Objetivo: <= span style=3D'font-family:"Times New Roman",serif;mso-fareast-font-family:"Times= New Roman"; mso-bidi-font-family:Arial'>relatar a experiência da equipe multiprofission= al na realização de visitas virtuais entre recém-nascidos internados em unidad= es neonatais e seus familiares du= rante a pandemia da Covid-19. Método: relato de experiê= ncia de profissionais de saúde que trabalham em unidades neonatais de uma maternidade em Fortaleza, Ceará, Brasil, sobre a realização de visitas virt= uais entre recém-nascidos internados em unidades neonatais e seus familiares. A visita virtual ocorreu no período de abril a junho de 2020 através de videochamada por meio do aplicativo WhatsApp, sendo utilizado um tablet institucional. Resultados: durante as videochamadas, foi possív= el perceber a satisfação das mães ao olhar e dialogar com seus filhos, os quai= s se manifestavam por meio da mo= vimentação, das expressões e reações diante da interação com sua genitora. A equipe multidisciplinar vivenciou momentos de emoção e satisfação ao poder manter vivo o vínculo mãe-filho. Considerações Finais: as visitas virtuais realizadas com auxílio da tecnologia possibilitaram à equipe multidisciplinar o incremento da aproximação mãe-filho, sendo uma ex= periência capaz de subsidiar outras instituições para o desenvolvimento de ações efetivas e humanizadas.

Palavras-chave: <= span class=3Deop>Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Recém-Nascido Prematuro;= Infecções por Coronavirus; Relações Mãe-Filho; Equipe de Assistência ao Paciente.

 

ABSTRACT

Objective: to report the experience of the multiprofessional team in carrying out virtual visits among newborns hospitalized in neonatal units and their families during the Covid-19= pandemic. Method: report of the experience of health professionals who work in neonatal units of a maternity hospital in Fortaleza, Ceará, Brazil, about the performance of virtual visits among newborns admitted to neonatal units and their families. The virtual visi= t took place from April to June 2020 via video call= through the WhatsApp application, using an institutional tablet. = Results: during the video calls, it was possible to perceive the mothers' satisfaction when looking and talking to their children, who manifested themselves through movement, expressions and reactions in the face of interaction with their mother. The multidisciplinary team experienced moments of emotion and satisfaction in= being able to keep the mother-child bond alive. Fi= nal Considerations: virtual visi= ts carried out with the aid of technology enabled = the multidisciplinary team to increase the mother-child ap= proach, being an experience capable of subsidizing other institutions for the development of effective and humanized actions.

Keywords: Neonatal Intensive Care Unit; Premature Newborn; Coronavirus infections; <= span class=3DSpellE>Mother-Child Relations; <= span class=3DSpellE>Patient Assistance Team.<= /span>

 


INTRODUÇÃO

O mundo está vivenciando uma Emergência = de Saúde Pública causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coro= navírus 2 (SARS-CoV-2), que ocasiona a doen= ça respiratória Coronavírus 2019 (COVID-19). A pandemia já acometeu milhões de pessoas e é responsável por mais de 700 mil mortes em todo o mundo. No Bras= il, existem mais de um milhão de casos confirmados até o momento, apresentando uma taxa de letalidade em torno de 4,0%(1).

Embora ainda não haja evidência consolidada da transmissão vertical do SARS-CoV-2, recentemente pesquisas apontam para esta possibilidade(2). Um estudo de caso publicado no Peru encontrou Reverse Transcriptio= n - Polymerase Chain Reactio= n (RT-PCR) positivo em neonato no primeiro dia de vida, mesmo tendo sido isolado logo = ao nascimento da mãe que tinha swab positivo para SARS-CoV-2, sugerindo possível transmissão vertical(3). Outra pesquisa realizou estudo histológico e de imuno-histoq= uíminca que comprovam a transmissão placentária da viremia neonatal, resultando em manifestações neurológicas no recém-nascido consistentes com a dos adultos<= sup>(4).

Além da possibilidade de transmissão vertical, outra preocupação é a contaminação de recém-nascidos por pessoas infectadas= com SARS-CoV-2, uma vez que estudo aponta que, especificamente com relação à COVID-19, as crianças menores de um ano têm taxas mais altas de complicações graves do que as crianças mais velhas(5).

Nesse contexto e devido a rápida disseminação do vírus, fo= ram decretadas uma série de medidas para enfrentamento da COVID-19, dentre elas= o distanciamento social, no qual é recomendado que a sociedade permaneça em s= uas residências, restringindo-se ao máximo o contato entre pessoas. Logo, o Ministério da Saúde determinou que as unidades neonatais não deviam ser fechadas nem reduzidas, no entanto, deveriam adotar cuidados com a prevenção de aglomerações, garantia do acesso às pessoas assintomáticas e q= ue não tenham contato domiciliar com portadores de COVID-19, visando reduzir o fluxo de pessoas e minimizar os riscos de contaminação de pacientes e trabalhadores da saúde(6).=

Evidê= ncias apontam que a hospitalização de um filho em unidade neonatal é uma experiên= cia estressante para os pais, o que gera sentimentos de medo e solidão diante do distanciamento e despreparo(7). Do contrário, o sentimento de pr= azer e competência quando recebem apoio da equipe de saúde deixa-as mais confian= tes e empoderadas(8).

Nesse contexto, as visitas virtuais têm sido utilizadas por diversas instituições de saúde durante a pandemia do COVID-1= 9, a qual tem como finalidade manter o vínculo e apoio psicológico ao paciente durante sua internação com a utilização de tecnologias disponíveis, visto q= ue as visitas presenciais estão suspensas(9). Sabendo que a comunic= ação envolve a relação entre uma pessoa e outra, tanto fisicamente como virtualmente, é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina a utilização = de recursos virtuais, como WhatsApp, <= /i>para ser usado na comunicação entre médicos e pacientes(10).

A relevância da pesquisa reside no fato de que, em época de pandemia, é necessário pensar além de med= idas de combate e prevenção. É preciso o desenvolvimento de estratégias que também trabalhem a saúde mental devido à carga emocional muito intensa, em que o acolhimento e a comunicação = se constituem ações primordiais de humanização em saúde, fortalecendo o vínculo paciente e família. A socialização dessas estratégias irá subs= idiar outras instituições para o desenvolvimento de ações efetivas e viáveis no q= ue se refere à promoção da saúde materno-infantil durante esse momento específ= ico, proporcionando uma atenção qualificada, que envolva o apoio emocional.=

Desse modo, este estudo teve como objetivo relatar a experiência da equipe multiprofissional na realização de visitas virtuais entre recém-nascidos internados em unidades neonatais e seus familiares durante a pandemia COVID-19.

=  

 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Tratou-se de um relato de experiência de profissionais de saúde na realização de visitas virtuais entre mães, e dema= is familiares, e recém-nascidos internados na Unidade Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, referência na atenção à saúde do recém-nascido = no estado do Ceará no período de abril a junho de 2020. A referida instituição é um d= os seis = Centros de Apoio às Boas Práticas na atenção obstétrica e neonatal da Rede Cegonha = no Brasil e sua Unidade Neonatal é composta por duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (21 leitos) e duas Unidades de Cuidados Intermediários Convencionais (30 leitos). Além destas, uma unidade de isolamento foi temporariamente criada para internação de recém-nascidos suspeitos ou confirmados de COVID-19 comportando nove leitos no máximo.

O projeto de realização das visitas virtuais foi idealizado pela equipe de Assistentes Sociais e Psicóloga responsáveis pela Unidade Neonatal, que realizavam as chamadas e acompanhavam todo o processo dando o suporte emocional necessário à família, e contou com o apoio de tod= a a equipe multiprofissional, principalmente dos médicos, que avaliavam se o recém-nascido tinha estabilidade do quadro clínico para a realização da vis= ita virtual, e da enfermagem, tanto Enfermeiras como Técnicos de Enfermagem, que possibilitava a realização da visita dando todo o suporte necessário, principalmente no contato direto ao recém-nascido.

Antes da implementação do projeto, foi realizad= o um teste piloto no final de março de 2020. Após os devidos ajustes e organizaç= ão da equipe, o início do projeto ocorreu logo no início de abril de 2020. No entanto, o quantitativo de videochamadas foi reduzindo gradativamente a partir da segunda metade de junho do mesmo ano, momento no qual iniciaram as visitas presenciais agendadas das mães às unidades neonat= ais, tornando a visita virtual restrita às mães impossibilitadas de se fazer presente.

A seleção dos recém-nascidos e sua mãe/familiar= que participariam do projeto de visita virtual ocorreu de acordo com a solicita= ção da mãe ou familiar responsável ao Serviço Social ou demanda da equipe de médicos e enfermeiros da Unidade Neonatal a partir da necessidade da intera= ção do recém-nascido com a mãe, principalmente em casos de internação prolongad= a. As mães que manifestavam maior insegurança e dúvida no contato telefônico c= om a equipe médica também eram selecionadas para a videochamada, a partir da sinalização da equipe médica ao Serviço Social. 

A visita virtual ocorreu através de uma videochamada por meio do aplicativo WhatsApp. Previamente, as mães eram contactadas pelas assistentes sociais e, quando manifestavam desejo de participação das visitas virtuais, era agendado com a mãe ou familiar responsável o melhor horário para a realização da mesma, articulando sempre com a equipe de saúde da Unidade Neonatal. No horário agendado, eram realizadas três tentativas no máximo de contato por videocha= mada com a mãe/familiar e, caso não obtivesse êxito, era feito um novo agendamen= to. No total, foram 35 tentativas de contato sem êxito.

A videochamada era realizada por meio de um tab= let institucional, que possibilitava através de uma tela mais ampla, que o recém-nascido tivesse melhor visualização da mãe e/ou familiar, facilitando= sua interação. Era possibilitado também que os sons das falas das mães e famili= ares fossem ouvidos pelo recém-nascido, sempre estimulando às mães e/ou familiar= es que conversassem com ele. Do mesmo modo, as mães também podiam ver seu filh= o, observar sua movimentação, suas expressões e reações, além de ouvir os sons= que ele produzia.

Neste momento de videochamada, não eram permiti= dos questionamentos das mães aos profissionais de saúde sobre condições clínica= s do recém-nascido, sempre ressaltando que aquele momento era único para contato dela com seu filho, para que possam interagir e estimular o vínculo entre ambos. Para informações sobre quadro clínico do recém-nascido, destinou-se = um horário da rotina na Unidade Neonatal para que médicos e/ou enfermeiros recebessem as ligações da mãe ou pai do recém-nascido internado para esclar= ecer esse tipo de informações.

As videochamadas tiveram uma duração de três a cinco minutos e eram realizadas em torno de sete a oito visitas virtuais por dia. Portanto, no mês de abril foram realizadas 106 videochamadas, em maio/= 20 123 e em junho/20 44.

 

ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA

Frente à situação imposta pela pandemia do coronavírus, que restringiu o acesso das mães e pais dos recém-nascidos internados à Unidade Neonatal, os profissionais de saúde tiveram que invent= ar ou reinventar métodos, principalmente utilizando-se de recursos tecnológico= s, garantido a segurança de todos os sujeitos envolvidos. A principal motivação era a consciência do prejuízo no vínculo afetivo entre mãe-filho, bem como vários relatos de angústias maternas de se manter à distância do seu filho = e, ao mesmo tempo, medo de ser responsável pela contaminação dele pelo vírus.<= o:p>

Pesquisando iniciativas que pudessem minimizar o sofrimento das famílias diante desse distanciamento social, conhecemos a experiência de outros países com a videochamada dos pacientes adultos que estavam internados por Covid-19 e seus familiares. No Brasil, um grupo de profissionais de São Paulo com experiência em Cuidados Paliativos desenvolv= eu um documento com recomendações de como seria esta experiência, o qual utili= zamos como guia para construção deste projeto de visitas virtuais, adaptando-o a nossa realidade com os recém-nascidos internados e suas famílias, tentando minimizar as alterações na dinâmica de serviço assistencial da Unidade Neonatal. 

Sem a pretensão de substituir a presença consta= nte da mãe e/ou pai nos cuidados com os bebês na unidade, as videochamadas funcionaram como uma forma de manter esse sentimento de proximidade e acompanhamento de seus filhos, inclusive facilitando também a interação da família com os cuidadores institucionais do recém-nascido.

Foi visível a satisfação das mães em poder interagir, mesmo que virtualmente, com o seu bebê. Geralmente, este momento= é compartilhado por outros membros da família e comunidade, sendo visto como a apresentação do bebê naquele contexto que, devido à hospitalização, o imped= e de ser vivido. Pai, mãe, irmãos, parentes e amigos compartilham com alegria e = intensa emoção: aquele bebê exibido na tela e diz “eu existo”. Pequenos movimentos = são interpretados pelos expectadores, dando um colorido subjetivo à cena. O beb= ê, por sua vez, na maioria das vezes, reage aos sons familiares, mostrando que= , de alguma forma, a experiência é registrada e sentida pela criança, mesmo naqu= elas bem prematuras.  

Os pais e familiares conversam com o bebê, cont= ando como estão, emocionam-se, falam da vontade de estarem perto e da espera de todos pela chegada dele em casa. Ao mesmo tempo, percebemos que este movimenta-se, abre os olhos e tenta interagir ao ouvir a voz dos pais. É su= rpreendente e emocionante para toda equipe.  As videochamadas nunca são iguais, ainda que com o mesmo bebê, pois as reações deles e dos pais/familiares são sempre inesperadas.

Durante a videochamada, percebemos que somos as atravessadoras, damos voz a estes bebês, respondemos através do “manhês” o que aquelas mães e famílias vão dando signi= ficados a este momento tão difícil de vivenciar.

A emoção corre frouxa, as mãos tremem segurando= o tablet pela sensação de ver as famílias apresentando aos seus bebês seus no= vos lares, pelos rostos expressando suas emoções, pela resposta dos bebês que p= aram de chorar quando escutam as vozes, que fazem gestos que dão encantamento pa= ra quem está do outro lado. Pequenos gestos deles dão uma conotação visível de realização afetiva desse encontro com esta família, que sempre demonstra gratidão pelo momento vivenciado.

Realizar as videochamadas requer dedicação, disponibilização de tempo, articulação com a dinâmica da Unidade e envolvim= ento de vários profissionais que prestam assistência direta ou indireta ao recém-nascido. No entanto, para todos nós, o que prevalece é o nosso dever = de fazer o que estiver ao alcance das nossas mãos para que estas distâncias se encurtem, que o vínculo mãe-filho se mantenha vivo, que as fantasias deem l= ugar à imagem real e que, mesmo que a imagem os mostre incubadoras, aparelhos e barulhos dos equipamentos, o que percebemos que estas famílias veem são seus bebês, somente os seus bebês.

Vale ressaltar que, durante a realização das visitas virtuais, tivemos dificuldade com o tablet, que possui baixa resolu= ção da imagem, como também as limitações de muitas famílias ao acesso à interne= t de qualidade, ou até mesmo ausência de acesso, que dificulta e até impossibili= ta a realização da videochamada. Em alguns casos, enviamos a foto do bebê, para amenizar essa dificuldade.

O recurso não pretende e nem poderia substituir= a presença das mães e pais na Unidade Neonatal. A estratégia utilizada tem co= mo principal limitação a impossibilidade de favorecer ao toque, a baixa resolu= ção da imagem disponibilizada pelo equipamento e a necessidade de acesso à inte= rnet de qualidade, indisponível à realidade de muitas das famílias. Além disso, a duração da chamada é reduzida, comparado à permanência constante e por tempo indeterminado dos pais antes da pandemia, porém alivia a angústia dos pais = por conseguirem demonstrar tanto carinho e amor ao seu filho em uma ligação e p= or ver que seus filhos estão sendo bem cuidados por toda a equipe. =

Diante da rápida disseminação do vírus e da necessidade de adequações institucionais para prevenção da transmissão, é evidente o impacto da pandemia nos serviços de assistência ao recém-nascido= . A restrição de visitas impede a ligação entre mãe e bebê e limita a promoção = dos cuidados centrados na família pela Unidade Neonatal, o que fragiliza prátic= as facilitadoras de vínculo conquistadas ao longo do tempo(11).

Nesse contexto, é fundamental a atuação da equipe multidisciplinar no acolhimento= aos pais, fornecendo orientações adequadas sobre os cuidados e contribuindo com= o enfrentamento de medos, angústias e dúvidas. Assim, os profissionais estão buscando estratégias de intervenção na rotina de cuidados= em unidades neonatais voltadas para a família(12).<= /sup>

Anter= ior a pandemia COVID-19, as evidências já apontavam a necessidade da utilização= de diversos meios para favorecer a comunicação dos familiares de RN internados= em UTIN, sendo dado ênfase aos recursos tecnológicos para disponibilizar informações, satisfazendo as necessidades informativas da família, resultan= do em cuidado humanizado diante do momento de fragilidade vivenciado(13)<= /sup>.

No panorama da pandemia da COVID-19, a telemedi= cina vem sendo globalmente utilizada por meio da telecomunicação, as quais visam repassar informações de saúde para diagnóstico, terapia de tratamento e educação em saúde, demonstrando ser uma alternativa viável, aceitável e efi= caz(14).=

No Brasil, um grupo de profissionais de São Pau= lo com experiência em Cuidados Paliativos desenvolveram um guia de recomendaçõ= es práticas para comunicação e acolhimento em diferentes cenários da pandemia.= A proposta da visita virtual visa manter o vínculo e o apoio psicológico ao paciente e à família durante sua internação, sendo importante a presença de= um profissional de psicologia ou serviço social para acompanhamento(9).

O uso do aparelho celular nas unidades neonatais sempre foi restrito, porém hoje é vista como= uma importante ferramenta nesse momento delicado, visando encurtar a distância entre a família e o bebê. Uso de mensagens gravadas ou lidas pela equipe de saúde podem ser enviadas, favorecendo o envolvimento de outros familiares (= avós e irmãos), registros de vídeos e fotos, descrições sobre o comportamento do bebê, seu jeito e sua rotina podem ser enviados para os pais também como fo= rma de amenizar a dor e promover o vínculo(15).

No momento dessas interações, foi possível util= izar o "manhês", que são padrões prosódicos característicos da fala da mãe, um tipo de diálogo que a mãe ou o cuidador adulto utiliza quando se dirige ao bebê, como sussuros= , duração prolongada de certas palavras que as tornam mais lentas e sonoras e= aumento da frequência, que a faz mais aguda, o que favorece o estímulo e afeto dura= nte a comunicação(16).

Evidência científica também aponta o efeito positivo da exposição a voz materna na resposta fisiológica dos bebês prematuros internados em Unidades Neonatais. Após exposição de uma gravação= de áudio da voz materna durante 15 minutos por três dias consecutivos, 20 bebês prematuros apresentaram aumento na saturação de oxigênio e melhora nos parâmetros de frequência cardíaca e respiratória, sendo estimulado o desenvolvimento dessas estratégias nas unidades neonatais(17).

Apesar das mães vivenciarem os sentimentos de tristeza, impotência e medo da morte do seu filho durante a hospitalização = nas Unidades Neonatais, ao ver a recuperação clínica do prematuro, é amenizado o sofrimento materno, a mulher sente-se mais confiante e fortalecida para enfrentar a situação. Além disso, a puérpera desenvolve confiança na equipe= de saúde e na própria estrutura da Unidade Neonatal(18).<= /o:p>

As intervenções digitais de saúde estão desempe= nhando papel significativo na assistência à saúde diante da pandemia da COVID-19. = No entanto, é evidente as lacunas apresentadas por essas tecnologias quanto a = fragilidade no relacionamento interpessoal, no repasse de informações as quais podem ge= rar preocupações desnecessárias e nos custos adicionais(19).

A natureza do trabalho da equipe de neonatologi= a no cuidado ao RN prematuro é originalmente caracterizada como emocionalmente estressante diante da sua assistência a bebês graves e seus pais fragilizad= os no aspecto emocional. Contudo, esses profissionais percebem seu papel como essencial no apoio e desenvolvimento do vínculo mãe-bebê, ainda que seja uma assistência emocionalmente desafiadora(20).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As visitas virtuais realizadas com auxílio da tecnologia possibilita= ram a equipe multidisciplinar o incremento da aproximação dos RN internados nas Unidades Neonatais com seus pais no contexto da pandemia COVID-19, sendo uma oportunidade de promover o vínculo entre mãe e filho, favorecendo a saúde materno-infantil.

No decorrer das videochamadas, foi possível perceber a satisfação das mães ao olhar e dialogar com seus filhos= , os quais se manifestavam por meio da movimentação, das expressões e reações diante da interação com sua genitora. Além disso, essa estratégia tecnológica gerou na equi= pe multidisciplinar da unidade neonatal um sentimento de gratidão, ao vivencia= r a emoção de poder manter vivo vínculo mãe-filho em um momento tão delicado.

Este relato de experiência traz informações e direcionamentos para uma prática humanizada nas unidades neonatais diante do contexto específico. A divulgação e o consumo crítico dessa experiência são imprescindíveis para subsidiar outras instituições para o desenvolvimento de ações efetivas e humanizadas com vistas à melhoria da qualidade do cuidado prestado. <= /span>

 

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Autor Correspondente

Re= beca Silveira Rocha=

Ma= ternidade Escola Assis Chateubriand – MEAC, Unidade de Te= rapia Intensiva Neonatal. E-mail: be= kinharocha@hotmail.com <= span style=3D'mso-spacerun:yes'>  

Rua Coro= nel Nunes de Melo S/N Rodolfo Teófilo

CEP: 60.430-270 Fortaleza – Ceará Brasil Telefone: (85) 33668501

 

 

Submissão: 2021-07-15

Aprovado: 2021-10-14=


 



[1]= Universidade= Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9825-6298

[2]= Universidade= da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab. Redenção, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7331-1673

[3]= Maternidade = Escola Assis Chateubriand – MEAC, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0= 002-3041-7005

[4]= Maternidade = Escola Assis Chateubriand – MEAC, Unidade de Terapia I= ntensiva Neonatal. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0= 003-0031-0642   

[5]= Maternidade = Escola Assis Chateubriand – MEAC, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0= 001-6162-9206 <= /span>

[6]= Maternidade = Escola Assis Chateubriand – MEAC, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Fortaleza, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0= 003-1280-5183

[7]= Universidade= da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab. Redenção, Ceará, Brasil. = https://orcid.org/0000-0003-2619-5558

 

 

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