MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7CAB1.BAAAB210" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7CAB1.BAAAB210 Content-Location: file:///C:/A0F559EC/1193-Textodoartigo-HTML.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"
=
PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTÃO APTOS A PRESTAR PRIMEIROS SOCORROS?<=
span
style=3D'font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman",serif;mso-fareast-f=
ont-family:
SimSun;color:black'>
=
ARE TEACHERS OF PRIMARY EDU=
CATION
ABLE TO PROVIDE FIRST AID?
Danielle =
Xavier
Moraes[1]
Jessica de Oliveira Montebello[2]
Carmen Serrano Darc[3] Vanessa Cindy Neres
Lima[4]
André Luis Fernandes de Oliveira[5]
Isabela Vieira Damas Rocha[6]
Jacqueline Andréia Bernardes Leão Cordeiro[7]
Hélio Galdino Júnior[8]
RESUMO
Objetivo: Identificar qual conhecimento que os
professores da educação básica possuem sobre primeiros socorros. =
Métodos: Estudo
bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa realizado entre maio e
julho de 2020 com artigos dos últimos cinco anos das bases de dados PubMed,
SciELO e LILACS acessadas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando=
os
descritores em Ciências da Saúde “primeiros socorros” e “professores” em
português e inglês. Resultados: Foram incluídos neste estudo 40 arti=
gos.
Em geral, os conhecimentos dos professores foram baixos e insuficientes. No
entanto, mais de 70% deles gostariam de aprender sobre o tema. Profissionai=
s da
saúde como fontes de conhecimento foram pouco referidos. Os estudos abordar=
am
primeiros socorros a diferentes situações como acontecimentos gerais,
epilepsia/convulsões, traumatismo/avulsão dentária, entre outros. Conclu=
sões:
Foi predominante o baixo nível de conhecimento sobre primeiros
socorros entre professores da educação básica evidenciando necessidade de
investimentos na formação de professores no assunto e na parceria
saúde-educação para promover ambientes escolares seguros.
P=
alavras-chave: Primeiros Socorros; Professores; Educação Básica;
Conhecimento; Educação em Saúde.
ABSTRACT
Objective:=
Identify what knowledge
primary education <=
span
class=3DSpellE>teachers have about
first aid. Methods<=
/span>:
A bibliographic, descr=
iptive,
integrative review study c=
onducted
between May and July, 2020 with articles from the last five
years of PubMed, SciELO and LILACS databases, accessed by the
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) using the descriptor=
s
in Health Sciences: “first aid”
and “teachers” in Portugue=
se
and English. Results:
40 articles were included<=
/span>
in this study. In general, teachers' knowledge was low
and insufficient. However<=
/span>,
more than 70% of them woul=
d
like to learn about=
the subject. Health professionals as sources of knowledge were barely mentioned.
The studies addressed first aid
to different situations such as general events, <=
span
class=3DSpellE>epilepsy/convulsions, den=
tal
trauma/avulsion, among
others. Conclusions: The low level of knowledge
about first aid
Keywords: First Aid; School Teachers; Schools; = Knowledge; Health Education.
INTRODUÇÃO
Acidente é todo acontecimento não
intencional que pode provocar uma lesão corporal ou perturbação reconhecíve=
l,
podendo causar sequelas permanentes ou temporárias, ou até mesmo a morte
Os mais variados locais estão
sujeitos às ocorrências de acidentes, e o ambiente escolar é um local propí=
cio
para a ocorrência deles devido à grande quantidade de crianças que nele se
encontram, principalmente quando se fala da educação primária, e das difere=
ntes
atividades que são desenvolvidas as quais envolvem interações em grupos,
práticas esportivas e motoras(3,4).
Uma vez que acidentes ocorrem em uma
diversidade de locais e com os mais variados públicos, as pessoas que prest=
am
os primeiros socorros à vítima devem ter habilidades para executá-los
corretamente pois, os cuidados prestados de forma inadequada podem agravar o
quadro das vítimas do acidente(4). Os professores, por serem os
indivíduos mais próximos às crianças acidentadas no ambiente escolar,
necessitam de noções sobre primeiros socorros, uma vez que muitas vidas pod=
em
ser salvas, traumas e sequelas minimizadas quando o socorro é prestado de
imediato(5).
A morte de Lucas Begalli,
por asfixia durante um passeio escolar, ocasionada por engasgo com um pedaç=
o de
salsicha do cachorro quente, levantou debates que culminou no sancionamento=
em
2018 da lei intitulada de Lei Lucas - Lei Nº13.722, de 4 de outubro de 2018,
que designa aos estabelecimentos de ensino de educação básica da rede públi=
ca e
da rede privada a necessidade de capacitar professores e funcionários sobre
primeiros socorros(6).
Recente estudo realizado com
profissionais de nível superior de sete escolas no estado do Mato Grosso,
identificou que 43% destes profissionais nunca realizaram um treinamento so=
bre
primeiros socorros, e no teste de conhecimento apresentaram média de acerto=
de
46,1% mostrando déficit de conhecimento(2). Outros estudos apont=
am o
despreparo em relação aos primeiros socorros, desde a formação do professor=
, o
que corrobora para seu baixo conhecimento e dificuldade de prestar o socorro
adequado(7,8).
Diante deste contexto, os professor= es podem contribuir para salvar a vida de muitas crianças e adolescentes reduz= indo a taxa de mortalidade e acidentes que ocorrem nesses locais ou, com condutas incorretas, potencializar os traumas sofridos pelos estudantes na tentativa= de auxiliar na emergência, ou ainda, não prestar socorro. Assim, levantou-se a seguinte questão: qual o conhecimento que os professores de diferentes níveis educacionais possuem sobre primeiros socorros? A resposta a essa que= stão pode direcionar intervenções de capacitação e de formação de professores. <= o:p>
O objetivo deste estudo é identificar qual o conhecimento que os professores dos níveis =
de
educação infantil, fundamental e médio possuem sobre primeiros socorros.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa. Foram realizadas as etapas de identificação do tema e = da questão norteadora; estabelecimento dos critérios inclusão e exclusão; sele= ção dos estudos que seriam incluídos por meio da leitura dos resumos; leitura exaustiva dos artigos selecionados na íntegra; interpretação dos resultados= e apresentação do conhecimento(9).
A busca pelos artigos ocorreu nos meses de març= o a julho de 2020, baseada na questão norteadora “Qual o conhecimento dos professores dos níveis de educação infantil, fundamental e médio sobre primeiros socorros? ”. As bases de dados utilizadas para busca foram Public Medical Literature= span> Analysis and Retrieval System Online (PubMed), = Scientific Electronic Lib= rary Online (SciELO) e Latin American and Caribbean = Health Sciences Literature (LILACS) acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) selecionados, respectivamente, em português e inglês foram: primeiros socorros e professores, este último sinônimo de docente, e first aid e teachers. Estes foram combinados com os operadores booleanos AND e aspas (“”), logo configurado da seguinte maneira: “primeiros socorros” AND “professores” e “first aid” AND “teachers<= /span>”.
Os critérios de inclusão foram aplicados a partir dos filtros disponibilizados nas próprias bases de dados sendo: artigos dos últ= imos 5 anos, texto completo e artigos disponíveis em inglês, português e espanho= l.
Os critérios de exclusão foram: artigos que não respo= ndiam à pergunta de pesquisa, editoriais, artigos de relato de experiência, artig= os de revisão, dissertação e aqueles que apareciam mais de uma vez nas bases ou entre elas (duplicados). fluxograma da seleção dos artigos se encontra na Figura 1.
As informações dos estudos foram extraídas utilizando um
formulário previamente elaborado pelos autores, condizente com os
objetivos do estudo.
Figura 1 – Fluxograma de seleção dos artigos para o estudo. Revisão
integrativa, 2021.
Fonte: Elaborada pelos autores (2021).
RESULTADOS
O quadro 1 apresenta o qua=
dro
síntese dos 40 estudos incluídos(10-47).
Quadro 1 - Quadro síntese dos artigos selecionados para o estudo. Revisão
integrativa, 2021.
F=
onte:
Os autores.
Dos 40 artigos selecionados, 30 (75%) estavam disponíveis na língua
inglesa, seis (15%) na língua portuguesa e quatro (10%) na língua espanhola.
Sete (17,5%) dos artigos foram publicados no ano de 2015, quatro (10%) em
2016, oito (20%) em 2017, 9 (22,5%) em 2018, seis (15%) em 2019 e seis
(15%) foram publicados até julho de 2020 (Figura 2).
Os estudos foram oriundos de 17 diferentes nacionalidades, sendo 18
(45%) realizados no continente asiático, 10 (25%) no continente europeu, se=
te
(17,5%) dos artigos selecionados eram de origem americana, 5 (12,5%) dos
artigos eram africanos cujo país com maior frequência de publicação foi a
Etiópia apresentando 3 artigos (7,5%) e 1 (2,5%) estudo foi realizado na
Oceania, especificamente na Austrália. Os países que apresentaram maior
quantidade de publicações no tema foram Arábia Saudita com oito artigos (20=
%),
seguido do Brasil com sete (17,5%) e Espanha e Irã com quatro estudos cada
(10%).
Os artigos selecionados foram escritos por profissionais,
majoritariamente, da área da saúde, sendo 17 (42,5%) de medicina, 10 (25%) =
de
odontologia, 7 (17,5%) de enfermagem, 1 (2,5%) de farmácia. Houve ainda 5 (=
12,5%)
estudos realizados em parceria entre áreas, sendo 2 (5%) enfermagem e medic=
ina,
1 (2,5%) enfermagem e educação física, 1 (2,5%) medicina e farmácia, 1 (2,5=
%)
Ciências da Saúde.
Os professores abordados nas pesquisas eram de diferentes níveis da =
educação
básica. Dos 40 artigos, 12 (30%) investigaram conhecimento dos professores =
do
ensino fundamental e médio, 12 (30%) somente do ensino fundamental, 4 (10%)=
do
ensino infantil, 2 (5%) somente do ensino médio, 2 (5%) abordaram professor=
es
do ensino infantil, fundamental e médio, 2 (5%) do ensino infantil e
fundamental, 1 (2,5%) do ensino especializado e 5 artigos (12,5%) não
especificaram o nível de ensino. De maneira geral, os conhecimentos dos
professores sobre primeiros socorros foram considerados baixos e insuficien=
tes,
contudo, estudos de países como o Irã e a Austrália apresentaram melhores í=
ndices
de conhecimento. O Irã apresentou conhecimento moderado, ao passo que a
Austrália apresentou alto conhecimento. Dentre os 40 artigos analisados, 21
deles (52,5%) trouxeram informações em relação aos treinamentos prévios em
primeiros socorros pelos professores, enquanto 19 (47,5%) não apresentaram =
essa
informação. A média de professores que tiveram treinamentos em primeiros
socorros foi de 29,9%.
No tocante aos fatores associados ao conhecimento em PS (Primeiros
Socorros), dos 40 artigos analisados, 13 apontaram a faixa etária acima dos=
40
anos como um fator para maior conhecimento, seguido por anos de experiência=
e
possuir treinamento prévio para PS, apontados por 10 e 7 artigos respectiva=
mente.
Apenas 4 artigos identificaram o sexo como fator determinante para um maior
conhecimento em PS. Dos estudos que investigaram o interesse dos
professores em adquirir ou aumentar o conhecimento sobre primeiros socorros
(40%), a taxa de interesse foi, em geral, superior a 70% entre os participa=
ntes
dos estudos. Em relação às fontes de conhecimentos sobre primeiros socorros=
dos
professores, 25 estudos (62, 5%) não investigaram esse tópico e 15 (37,5 %)
abordaram quais as procedências das informações que estes profissionais têm
sobre esse tema. As fontes que aparecem com mais frequência são internet,
mídias e meios de comunicação em massa, seguido por conhecimentos oriundos =
de
colegas, amigos e parentes. Outras fontes menos citadas foram leituras,
experiências pessoais e maternas, mitos populares, palestras e outros meios=
. As
informações oriundas de profissionais da saúde, médicos e enfermeiros apare=
cem,
porém com baixas porcentagens com resultados que variam de 2,3% a 53,1% de
entrevistados que tinham como fonte sobre PS o pessoal da saúde. Apenas um =
estudo
trouxe que o conhecimento dos participantes veio dos ensinamentos da formaç=
ão
acadêmica.
Dentre os artigos analisados 15 (37=
,5%)
abordaram questões relacionadas a primeiros socorros às pessoas que sofreram
lesões por esporte, desmaios, picadas de inseto, dificuldades respiratórias,
fraturas, ressuscitação cardiopulmonar, avulsão dentária, quedas, queimadur=
as,
convulsões rebaixamento do nível de consciênci=
a,
retirada de corpo estranho das vias aéreas e atendimento a pessoas com doen=
ças
crônicas como diabetes. O principal país que apresentou maior número de est=
udos
relacionados à investigação do conhecimento dos professores sobre primeiros
socorros em geral foi o Brasil com cinco estudos dentre os 15 sobre esse te=
ma.
Foram também identificados 12 (30%) artigos que tratavam especificamente so=
bre
primeiros socorros a vítimas com convulsão e/ou epilepsia com estudos
asiáticos, representados principalmente pela Arábia Saudita com três pesqui=
sas
entre as 12, africanos e europeus. Não foram encontrados estudos brasileiros
sobre essa temática pelos métodos de busca adotados neste trabalho. A
investigação sobre conhecimento de primeiros socorros aplicados a traumatis=
mo
dentário ou avulsão dentária apareceu em 10 (25%) artigos dos 40 avaliados,
sendo estudos do Brasil e da Arabia Saudita com maior frequência, com um to=
tal
de dois de cada nacionalidade. Os primeiros socorros aplicados à asma
apareceram em dois (5%) artigos do total, cuja origem é australiana e árabe=
. Apenas
um (2,5%) artigo, espanhol, tratou sobre o conhecimento de primeiros socorr=
os
aplicados a pessoas com diabetes mellitus tipo 1.
DISCUSSÃO
Os 40 artigos analisados nesta revisão possuem diferentes origens, o=
que
amplia o olhar sobre a temática discutida. Dentre os artigos utilizados, a
maioria foi de origem asiática e europeia, porém quando se leva em consider=
ação
a nacionalidade, o Brasil aparece em segundo lugar na quantidade de publica=
ções
analisadas. Essa quantidade, um pouco maior de publicações sobre o te=
ma
no Brasil, pode ser devido à adequação nacional da Lei Lucas/Lei Nº13.722, =
além
de que, futuramente, serão ainda necessários estudos nesse campo que poderão
ser utilizados como indicadores de eficiência da lei(6). No enta=
nto,
ainda considera-se incipiente a produção de estudos nessa temática no Brasi=
l, e
esta revisão aponta algumas áreas para futuras pesquisas.
Notou-se nesta pesquisa que, de maneira geral, o nível de conhecimen=
to
dos professores sobre primeiros socorros foi baixo ou insuficiente,
corroborando com os resultados apresentados na revisão integrativa a qual
identificou níveis baixos de conhecimento dos professores nos testes pré
intervenção(48). Vários estudos, de diferentes nacionalidades vêm
apontando o baixo nível de conhecimento em primeiros socorros por parte dos
professores(49-55). Os países que obtiveram resultados satisfató=
rios
foram Irã e Austrália, e foi apontado como bom resultado nas Filipina=
s(53).
É importante destacar, que cada estudo, em cada país teve metodologia difer=
ente
para quantificar e qualificar o conhecimento dos professores. Foi identific=
ado
também que o ensino fundamental foi o mais abordado, evidenciando a importâ=
ncia
de avaliar estes conhecimentos de professores de outros níveis de educação.
Torna-se preocupante, que no Brasil, apesar de existir legislação que obrig=
a a
capacitação em primeiros socorros, ainda se observa baixo conhecimento. Mai=
s estudos
são necessários para avaliar o impacto da Lei Lucas no Brasil depois de dois
anos da sua implantação(6).
Apesar do baixo conhecimento geral encontrado nos estudos, a disposi=
ção
em adquirir conhecimento e dominar técnicas de primeiros socorros ficou evi=
dente
entre os professores. Esse interesse aponta para uma oportunidade de qualif=
icar
essa população por meio de programas de educação em saúde direcionados para
primeiros socorros à crianças e adolescentes em ambiente escolar por meio da
oferta de cursos, workshops e palestras com tema para orientá-los sobre esse
assunto. Pois, estudos comprovam que intervenções educativas melhoram o
conhecimento e habilidades dos docentes em identificar um acidente, solicit=
ar
ajuda e atuar frente a diferentes cenários que necessitam desse primeiro
atendimento, uma vez que o socorro imediato pode=
ser
fundamental no prognóstico clínico do paciente, evitando lesões irreversíve=
is(2;48).
Não foi identificado em nenhum dos estudos políticas de educação em
saúde para profissionais da educação, principalmente no que tange primeiros
socorros. Esse é um dado preocupante, visto que crianças e adolescentes fic=
am
altamente expostos à riscos de acidentes dentro das instituições de ensino =
e os
agentes de educação não estão preparados para socorrer as vítimas adequadam=
ente(56).
Mesmo entre os profissionais que detém algum conhecimento sobre primeiros
socorros, muitos não se consideram capazes de oferecer assistência
corretamente.
Em relação aos fatores associados aos conhecimentos sobre primeiros
socorros, houve uma predominância dos fatores: idade, anos de experiência e
treinamento prévio para PS. Esses três componentes foram identificados como
preditores para um aumento do nível de conhecimento dos professores. Dados
semelhantes foram encontrados no estudo em que quanto maior os anos de
experiência do professor, maior o seu conhecimento em primeiros socorros
A inserção de profissionais da saúde como moderadores dessa capacita=
ção
pode ser realizada por meio de parcerias em projetos de extensão dos cursos=
de
medicina e enfermagem junto às escolas, e também pela integração dos aparel=
hos
do município (unidades de assistência à saúde e escolas), intercambiando os
profissionais de saúde, enfermeiros e médicos dos programas saúde da família
para capacitações nas escolas dos municípios. Parcerias público-privadas ta=
mbém
devem ser estimuladas, aumentando as possibilidades da inserção de
profissionais de saúde na capacitação de professores em primeiros socorros.=
Além disso, faz-se necessário rever as grades curriculares de formaç=
ão
de professores , para identificar as lacunas em primeiros socorros(7-8=
).
Ainda, para garantir um profissional com conhecimento adequado em primeiros
socorros na escola, o preparo do professor nessa área, pode ser uma das
prerrogativas dos processos seletivos, melhorando assim a segurança
interna.
Dos artigos analisados, foi identificada frequência significat=
iva
de pesquisas que investigaram especificamente o conhecimento sobre primeiros
socorros direcionados a convulsões e/ou epilepsia sendo 30% de todos os art=
igos
selecionados. Os estudos eram oriundos principalmente da Ásia, seguido de
pesquisas da África e da Europa.
O conhecimento dos professores da educação básica sobre PS, com ênfa=
se
nas crises convulsivas, e apenas 32% cursaram alguma disciplina sobre PS
durante a graduação(7). A falta de conhecimento é expressa em re=
spostas
incorretas dos professores a questionários de avaliação do conhecimento, co=
mo
abrir a boca do paciente e colocar um pano para prevenir que o aluno morda a
língua(7).
A epilepsia atinge em torno de 50 milhões de
pessoas no mundo e trata-se de uma doença neurológica crônica que possui co=
mo
características episódios de convulsões frequentes. A maioria das pessoas,
cerca de 80%, as quais possuem esse diagnóstico, moram em países em
desenvolvimento e com poucos recursos, o que contribui para dificuldade de
acessar os serviços de saúde e consequentemente os profissionais e o tratam=
ento(55,58).
Diante deste contexto, os professores da educação básica quando cientes e c=
om o
conhecimento adequado para prestação de primeiros socorros em episódios de
convulsão podem servir como agentes de prevenção de possíveis complicações e
sequelas decorrentes desta situação.
A prevalência dessa doença no território brasileiro é de 7,8 para ca=
da 1000
habitantes. Em comparação com os países ocidentais, existe um aumento nas t=
axas
de incidência e prevalência da epilepsia nos países da América Latina, os q=
uais
inclui o Brasil(58). Neste presente estudo não foi identificado
nenhuma pesquisa de origem brasileira direcionada para o conhecimento de
professores sobre esse assunto em específico. Além disso, a prestação de
atendimento de primeiros socorros de forma eficiente para pacientes com
epilepsia, os quais apresentam convulsões, contribui para evitar surgimento=
de
lesões ou complicações, já que o socorro imediato pode salvar vidas(55=
,59).
Dos 40 estudos selecionados nesta
pesquisa, 25% avaliaram o conhecimento especificamente sobre avulsão dentár=
ia
ou traumatismo dentário. Essa temática é de grande importância no ambiente
escolar, visto que as crianças se envolvem em muitas atividades esportivas =
ou
recreativas neste cenário, no qual passam grande parte do seu tempo, e,
portanto, se tornam sujeitas ao risco de sofrer um traumatismo. Ademais,
estudos comprovam que devido a falta de informa=
ção da
população sobre as medidas de PS necessárias para essas situações, muitos
dentes traumatizados podem ser irrecuperáveis ou apresentar um prognóstico
danoso, resultando em desfecho insatisfatório(60).
CONCLUSÕES
Foi predominante<=
b> o
baixo nível de conhecimento sobre primeiros socorros entre professores da
educação básica e os fatores associados a melhores níveis de conhecimento f=
oram
idade avançada, treinamentos prévios e experiência profissional. As princip=
ais
fontes de conhecimento dos professores são pouco confiáveis e o conhecimento
intermediado por profissionais da saúde foi pouco referido. Investimentos em
políticas de formação de professores em primeiros socorros e da parceria
saúde-educação devem ser implementados para aumentar o conhecimento dos
professores e garantir maior segurança no ambiente escolar.
A partir das reflexões dos resultados deste estudo, observa-se que e=
le
apresenta grandes contribuições para o ensino, pesquisa e extensão nas área=
s da
educação e da saúde, considerando que o conhecimento dos professores da
educação básica é baixo e insuficiente. A enfermagem, a qual apresenta
conhecimento sobre o tema, pode surgir nesse contexto como um caminho para a
oferta desse ensino a esses profissionais com o objetivo de os treinarem pa=
ra
essas situações que podem acontecer no ambiente escolar ou em outros cenári=
os,
contribuindo, portanto, para a efetivação do programa, proposto pelo Minist=
ério
da Saúde e Ministério da Educação em 2007, intitulado Programa Saúde na Esc=
ola
visto que um dos componentes é a Educação Permanente e Capacitação dos
Profissionais da Educação(61).
REFERÊNCIAS
1.Ferreira
M, Pereira AS, de Souto, CG, Virgínio, N, Silva
Júnior J.N, dos Santos A. O leigo em primeiros socorros: uma revisão
integrativa. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança. 2017;15(3): 12-20. Disponíve=
l em:=
https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/article/view/64. Acesso em 05 de set. de 2020
2Brito
JG, Oliveira IP, Godoy CB, França AP. Efeito de capacitação sobre primeiros
socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Rev.
Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2021 May
12] ; 73( 2 ): e20180288. Available from: http://www.scielo.br/scielo=
.php?script=3Dsci_arttext&pid=3DS0034-71672020000200151&lng=3Den.&n=
bsp;
Epub Feb 17, 2020. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0288.
3.Calandrim
LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato=
CL, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores=
e
funcionários/ First aid at school:
teacher and staff training. Rev. Rene. 2017;18(=
3):
292-99. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044>. Acesso em: 08 maio 2020. DOI:
10.15253/2175-6783.2017000300002.
4.Silva
LGS, Costa JB, Furtado LGS, Tavares JB, Costa JLD. Primeiros socorros e
prevenção de acidentes no ambiente: intervenção em unidade de ensino. 2017;
[cited 2021 May 22]; 8(3):25–9. Available from:
5.Filho
AR, Pereira NA, Leal I, Anjos Q da S, Loose JTT=
. A
Importância do Treinamento de Primeiros Socorros no Trabalho. Rev Saberes,
Rolim Moura [Internet]. 2015;[cited 2021 May 12]; 3:115.
Available from:
https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed3/10.pdf=
span>
6.Brasil.
Lei Nº 13.722 de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em
noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de
estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de
estabelecimentos de recreação infantil. Diário Oficial da União [Internet].
2018 . Disponível em: https://presr=
epublica.jusbrasil.com.br/legislacao/634357752/lei-13722-18 Acesso em: 09 maio de 2020.
7.
Cabral EV, Oliveira MF. Primeiros socorros na escola: conhecimento d=
os
professores. Revista Práxis. 2019; 11(22): 97-106. Disponível em:
8.Costa
OC Nunes LA. Nível de conhecimento em Primeiros Socorros dos
Professores de Educação Física das Escolas de São Luís/MA. Revista Ceuma Perspectivas. 2016; 28(2). Disponível em:
http://www.ceuma.br/portalderevistas/index.php/RCCP/article/view/51<=
/a>. Acesso em: 09 mar. 2021. DOI:
https://doi.org/10.24863/rccp.v28i2.51
9.
Taranath M , Senaik=
arasi
RM, Manchanda K. Assessment of knowledge
and attitude before=
and
after a health education=
span> program in East Madurai primary<=
/span> school teachers with regard to emergency manag=
ement of
avulsed teeth. J In=
dian Soc Pedod Prev
Dent [Internet]. 2017;35(1)63–67. Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28139485/ doi:10.4103/0970-4388.199218
10.
Alqahtani, JM. Knowledge and practice
of schoolteachers towards<=
/span> students with epilepsy in=
Khamis Mushate, Southern =
Saudi
Arabia. J Fam Community Med [serial online]. 20=
15;
22(3): 163-8. Available from: https://www.jfcmonline.com/text.asp?2015/22/3/163/16=
3034. Acesso em: 3 maio 2020. DOI: 10.4103 / 2230-8229.16=
3034
11.
Al Aloola NA, Saba M, Nissen L, Alewairdhi
HA, Alaloola A, Saini B.
Development and evaluation of a school-based
asthma educational =
program. J Asthma.
2017;54(4):419-429. doi:10.1080/02770903.2016.1218015
12.
Alsadhan SA, Alsayari NF, Abuabat MF. Teachers' knowledge concerning dental trauma and its management in primary schools in Riyadh, Saudi Arabia. Int Dent J, 2018; 68(5); 306-31=
3,
2018. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29468667/=
. Acesso em: 3 maio 2020.doi: 10.1111/idj.12385.
13.
Al-Harbi AF, Alsaid<=
/span>
LA, PARAMEASWARI PJ. Primary school
female teachers' knowledge, attitude, and =
practice toward students with epilepsy in=
Riyadh, Saudi Arabia. J Family Med Prim Care, 2018, 7=
( 2):
331-336. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6060931=
/. Acesso em: 7 maio 2020. doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_58_=
18
14.
Al Gharsan M, Alarfaj I.
Knowledge and practice of =
secondary
school teachers
15.
AlYahya IA, Almohsen HA, AlSaleem IA, Al-Hamid MM, Arafah=
AM, Al Turki YA, et al. Assessment of knowledge=
, attitude, and practice about first aid among male school teachers and administrators in R=
iyadh,
Saudi Arabia. J Family Med Prim Care. 2019 Feb;8(2):684-688. Available from=
: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6436304=
/. Acesso em: 15 abril 2020.doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_31=
6_18
16.
Alkhotani AM, Almalki WM, Alkhotani AM, Turkistani =
MA.
Makkah female teachers' knowledge of seizure firs=
t aid. Epilepsy & behav=
ior:
E&B, 2019 Sep; (98):10-13. Available from:
https://www.epilepsybehavior.com/article/S1525-5050(19)30390-7/fulltext. Access on: 20 jun 2020. doi:10.1016/j.yebeh.2019.05=
.047
17.
Alluqmani FA, Omar OM. Assessment of schoolteachers' knowledge=
about management of traumatic
dental injuries in Al-Madinah city,
Saudi Arabia. Eur J Dent, 2018; 12(2): 171-75.&=
nbsp;
Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29988212/.
Acess on: 20 jun 2020. doi:10.4103/ejd.ejd_38_1=
8
18.
Awad MA, AlHammadi E, Mala=
lla
M, Maklai Z, Tariq A, Al-A=
li
B, Al Jameel A, El Batawi<=
/span>
H. Assessment of Elementary School
Teachers' Level of =
Knowledge
and Attitude regarding Traumatic Dental Injuries in the United Arab
Emirates. Int J Dent. 2017;2017:1025324. . Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5618756=
/. Acess on: 01 jun 2020.
doi:10.1155/2017/1025324
19.
Taranath M , Senaikarasi=
span>
RM, Manchanda K. Assessment of knowledge
and attitude before=
and
after a health education=
span> program in East Madurai primary<=
/span> school teachers with regard to emergency manag=
ement of
avulsed teeth. J In=
dian Soc Pedod Prev
Dent [Internet]. 2017;35(1)63–67. Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28139485/ doi:10.4103/0970-4388.199218
20.
Hosapatna M, Bhat N=
, Prakash J, Sumalatha S, <=
span
class=3DSpellE>Ankolekar VH. Knowledge and Training of Primary
School Teachers in =
First Aid - A Questionnaire
21.
Karimi N, Heidari M=
. Knowledge
and attitudes toward epilepsy among school teachers in West o=
f Iran.
Iran J Neurol [Internet]. 2015;[cited
2021 May 12]; 14(3):130–5. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26622977/=
22.
Attarzadeh H, Kebriaei F, Sadri L, Foroughi E, Taghian M. Knowledge and Attitud=
es
of Elementary Schoolteache=
rs
on Dental Trauma and its Management in Yazd, Ir=
an. J
Dent (Shiraz). 2017 Sep;18(3):212-218. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29034277/=
. Access on: 03 jun 2020.
23.
Kolahi AA, Ghorbanpur-Valu=
kolaei
M, Abbasi-Kangevari M, Far=
sar
AR. Knowledge, attitudes, and first-aid measures about
epilepsy among primary school teachers in northern Iran=
. Acta Neurol Scand. 2018;[cited=
2021 May 12]; 138(1):85–92. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ane=
.12917
https://doi.org/10.1111/ane.12917
24.
Adib-Hajbaghery M, Kamrava=
Z. Iranian teachers=
' knowledge about first
25.
Abou Khaled KJ, Ibrahim MI, Moussa RF. Impact o=
f epilepsy training on school teachers and counselors: =
An intervention study in =
Lebanon. Epilepsy Behav Rep, 2020 Apr 29; 1=
4:1-6,
100365. Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32435757/.
Access on: 20 ago 2020. doi:10.1016/j.ebr.2020.=
100365
26.
Qureshi FM, Khalid N, Niga=
h-e-mumtaz S, Assad T, Noreen=
K.
First aid facilities in the
school settings: Are schoo=
ls
able to manage adequately? Pakistan J Med Sci [Internet]. 2018;
[cited 2021 May 12]; 34(2):272–6. Available from:<=
span
style=3D'font-size:11.0pt'> https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29805392/=
doi: doi:10.12669/pjms.342.14766
27.
Faydali S, Küçük S,=
Yeşilyurt M. Incidents That
Require First Aid in Schoo=
ls:
Can Teachers Give First Ai=
d?.
Disaster Med Public Health Prep.2019;13(3): 456=
-62.
Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30047355/.
Access on: 13 ago 2020 doi:10.1017/dmp.2018.66<=
/span>
28.
Gebrewold MA, Enquselassie=
F, Teklehaimanot R, Gugssa=
SA. Ethiopian teachers:
Their knowledge, attitude<=
/span>
and practice towards epilepsy. BMC Neurol [Int=
ernet].
2016; [cited 2021 May 12]; 16(1):1–8. Available from: http://dx.doi.org/10.1186/s12883-016-0690-4=
a>
29.
Berhe T, Yihun B, <=
span
class=3DSpellE>Abebe E, Abera H. Knowledge, att=
itude,
and practice about =
epilepsy among teachers at Ethio-National School, Addis Ababa, Ethiopia. Epilepsy Behav. 2017 May;70:150-153. . Available from:<=
span
style=3D'font-size:11.0pt'> https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28427024/=
. Access on: 3 jul 2020. doi:10.1016/j.yebeh.2017.02.=
009
30.
Ganfure G, Ameya G,=
Tamirat A, Lencha B, Bikila D. First aid knowledge, attitude, practice, and associated factors=
among kindergarten teachers of Lideta sub-city Addis Ababa,
31.
Eze CN, Ebuehi OM, =
Brigo F,
Otte WM, Igwe SC. <=
span
class=3DSpellE>Effect of health education on trainee teachers' knowledge, attitudes, and=
first aid management of epilepsy: An interventional study. =
Seizure. 2015 Dec;33:46-53. Available from:
32.
Elhassan MA, Alemairy AA,
Amara ZM, Hamadelneel AA, Mohamed AH, Elaimeri AA. Epilepsy: Kn=
owledge,
Attitude, and Practice Among Secondary School Teachers in Khartoum State. Neurol Th=
er. 2017
Dec;6(2):225-235. Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29063412/doi:10.1007/s40120-017-0083-7. Access on: 12 jul 2020. doi:
https://doi.org/10.1007/s40120-017-0083-7
33.
Antunes LA, Rodrigues AS, Martins AM, Cardoso ES, Homs=
i
N, Antunes LS. Traumatic dental injury
in permanent teeth:=
knowledge and management in a gr=
oup
of Brazilian school teache=
rs.
Dent Traumatol. 2016 Aug;32(4):269-73. Availabl=
e from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26634296/=
. Acess on: 12 jul 2020
doi:10.1111/edt.12249.
34.
Alves LS, Freitas VJ, Rosendo RA, Gominho LF, Sarmento TC.Avaliação
do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sob=
re
atendimento imediato de vítima de traumatismo dental. RFO UPF [online]. 201=
5;
20(3):302-307. Available from: http://seer.upf. br/index.php/rfo/article/view/4702. Access on: 12 jul 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/ rfo.v20i3.4702
35.
Carmo HO, Souza RC, Araújo CL, Francisco AG.Atitudes=
span>
dos Docentes de Educação Infantil em Situação de Acidente Escolar. RECOM. 2=
017;
7: 1-7. Available from:. Access on 9 abril 2020, . Doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457
36.
Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva T=
M et
al. Teachers’ experiences<=
/span> about first aid at school. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018&nbs=
p;
[cited 2021 May 12] ; 71( Supp=
l
4): 1678-84. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=3Dsci_a=
rttext&pid=3DS0034-71672018001001678&lng=3Den.
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715.
37.
Zonta JB, Eduardo AHA, Ferreira MVF, Chaves GH, Okido<=
/span>
ACC. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola:
contribuições da simulação in situ. Rev. Latino-Am. Enfermagem
[Internet]. 2019 [cited 2021 May 22]; 27: e31=
74.
Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=3Dsci_arttext&pi=
d=3DS0104-11692019000100359&lng=3Den.
Epub Oct 07, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174.100359&lng=3Den. Epub Oct 07, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174.
38.
Bakarčić D, Hrva=
tin
S, Maroević M, Ivan=
269;ić
Jokić N. First Aid
Management in Emergency Care of Dental Injuries=
–
Knowledge among Teachers=
span> in
Rijeka, Croatia. Acta Clin Croat.
2017 Mar;56(1):110-116. Available from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29120152/.
Access on: 2 may 2020.
doi:10.20471/acc.2017.56.01.16
39.
Slabe D, Fink R, Dolenc E, Kvas A. Knowled=
ge of health principles among professionals in Slovenian kindergartens. =
Zdr Varst [Internet]. 201=
6;
[cited 2021 May 12]; 55(3):185–94. Available from:=
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5031068=
doi:10.1186/s13052-015-0177-8
40.
Alba Martín R. Educación para la salud
en primeros auxilios
dirigida al personal docente del ámbito
escolar. Enfermería Univ=
span>
[Internet]. 2015; [cited 2021 May 12]; 12(2):88–92.
Available from:
http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2015.04.004
41.
Carral San Laureano F, Gutiérrez Manzanedo JV, =
Moreno
Vides P, de Castro Maqueda G, Fernández Santos =
JR,
Ponce González JG, et al. Teachers’ attitudes and perceptions=
about preparation of public schools to assist students with type=
1
diabetes. Endocrinol Diabetes y Nutr [Internet].
2018; [cited 2021 May 12]; 65(4):213–9. Available f=
rom: https://www.elsevier.es/en-revista-endocrinologia-di=
abetes-nutricion-english-ed--413-pdf-S2530018018300544
https://doi.org/10.1016/j.endien.2018.04.003
42. Abelairas-Gómez C, Carballo-Fazanes A, Martínez-Isa=
si
S, López-García S, Rico-Díaz J, Rodríguez-Núnez<=
/span>
A. Conocimiento y actitudes sobre los
primeros auxilios y=
soporte vital básico de docentes de Educación
Infantil y Primaria y los progenitores. An Pediatr (Barc),
2020, 92(5): 268-76. Available from: https://analesdepediatria.org/es-pdf-S16954033=
19303698. Access on: 29 abril 2020. doi:
https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2019.10.010 43.
Zunino M, Pantoja MB, Villar AB. Primeros
auxilios en la avulsión
dentaria. Conocimiento de profesores, entrenadores y padres. 2020; [cited 2021&=
nbsp;
May 12] 17:65–72. Available from: https://coem.org.es/pdf/publicaciones/cientifica/vol=
17num1/Primeros_auxilios_avulsion_dentaria.pdf 44.
Kampra M, Tzerakis =
NG, Losidis S, Katsarou E, 45.
Tzimpoulas N, Markou M, Zioutis V, Tzanetakis GN.=
A questionnaire-based survey for
the evaluation of the know=
ledge
level of primary 46.
Savarese G, CarpinelliVoudris K, Mastroyianni S=
, et al.
Teachers’ knowledge=
about epilepsy in Greece: Information sources and attitudes school teachers on first-=
aid management of traumatic
dental injuries in Athens, Greece.
Dent Traumatol [Internet]. 2020; [cited
2021 May 22]; 36(1):41–50. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/edt.=
12503 doi:10.1111/edt.12503
47.
Luckie K, Saini B, =
Soo YY, Kritikos V, Collins JC, Moles RJ. Impact
of scenario based t=
raining
on asthma first aid=
knowledge and skills in school=
span>
staff: an open label, three-arm, parallel-group=
repeated measures study. =
J Asthma [Internet]. 2019; [cited 2021 May&=
nbsp;
12]; 56(9):973–84. Available from:
https://doi.org/10.1080/02770903.2018.1508471 48.
Silva DP, Nunes JBB, Moreira RT de F, Costa LC. Primeiros socorros: objeto =
de
educação em saúde para professores. Rev enferm UFPE li=
ne
[Internet]. 2018; [cited 2021 May 22]; 12(5):1444–53.
Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermage=
m/article/view/234592/28912%0Ahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaen=
fermagem/article/view/234592/28910 doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-9657.2010.00897.x 49.
Başer, M., Coban, S., Taşci, S., Sungur, G=
., &
Bayat, M. Evaluating first-aid knowledge and attitudes of a sample of Turkish=
primary school teachers. Journal of emergency=
span> nursing, v. 33, n.5, p. 428–432, 2007. Disponível em:
https://www.jenonline.org/article/S0099-1767(06)00731-8/fulltext. Acesso em=
: 04
janeiro 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jen.2006.11.003 50.
Dumeier HK, Richter LA, Ne=
ininger
MP, Prenzel F, Kiess W, Bertsche A, Bertsche T. K=
nowledge
of allergies and performance in epinephrine
auto-injector use: a controlled intervention
in preschool teachers. Eur J Pediatr. 2018
Apr;177(4):575-581. Disponível em :=
https://link.springer.com/article/10.1007/s00431-017=
-3073-y. Acesso em : 04 janeiro 2021. doi:10.1007/s00431-017=
-3073-y 51.
Kolahi AA, Ghorbanpur-Valu=
kolaei
M, Abbasi-Kangevari M, Far=
sar
AR. Knowledge, attitudes, and first-aid measures about
epilepsy among primary school teachers in northern Iran=
. Acta Neurol Scand. 2018;[cited=
2021 May 12]; 138(1):85–92. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ane=
.12917
https://doi.org/10.1111/ane.12917 52.
Salita C, Liwanag R=
, Tiongco RE, Kawano R.
Development, implementation, and evaluation
of a lay responder disaste=
r
training package among school teachers in Angele=
s City, Philippines: using Witte’s behavioral model. Public Health [Internet]. 2019;&nbs=
p;
[cited 2021 May 12]; 170(045):23–31. Available from: https://doi.org/10.1016/j.puhe.2019.02.002 doi:10.1016/j.puhe.2019.02.002 53.
Sönmez Y, Uskun E, =
Pehlivan A. Knowledge levels of pre-school teachers related with basic first-aid practices, Isparta sample=
. Turk Pediatr Ars [Internet]. 2014; [cited 2021
May 22]; 49(3):238–46. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4462306=
/pdf/tpa-49-3-238.pdf doi:10.4103/0970-4388.199218 54.
Abdella NHA, Abu-Elenen
NRM, Elkazaz RH, Moussa MMM. Intervention
program for the kindergart=
en
teachers about pediatrics first aids. American Journal of Research Communication. 2015; 3(5):178-194. 55.
Cofano SC, Ojukwu D=
, Mozumdar N, Raza Z, Saigal S, Musku S, et al =
Assessing knowledge of symptoms and first-aid ca=
re of epilepsy in Grenada, West=
Indies.
Epilepsy Behav. 2017
May;70:232-237. Disponível em:
56.
Li F, Jiang F, Jin X, Qiu Y, Shen X. Pediatric first aid knowledge and attitudes <=
span
class=3DSpellE>among staff in the preschools of
Shanghai, China. BMC Pediatr [Internet]. 2012;
[cited 2021 May 12]; 12:1–7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3447658=
doi:10.1186/1471-2431-12-121
57.
Ali Hossein Mesgarzadeh 1, Mohamdreza Shahamfar AH. =
Evaluating knowledge and =
attitudes of elementary <=
span
class=3DSpellE>school teachers on emergency management of traumati=
c
dental injuries: a study in an Iranian
urban area. Oral Heal Prev Dent [Internet].
2009; [cited 2021 May 12]; 7(n.3):297–308. Available
from:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19780438
doi:10.1186/1471-2431-12-121
58.
Lima LJ, Filho FJF, Medeiros MO, Nunes GO, Farias MCAD. Epidemiologia Da
Epilepsia: Distribuição Brasileira E Global [Internet]. v. 3, Revista
Interdisciplinar Encontro Das Ciências. 2020.[cited 2021 May&nb=
sp;
12]; p. 1368–77. Available from:
59.
Noble AJ, Snape D, Ridsdal=
e
L, Morgan M, Nevitt SJ, Go=
odacre
S, et al. Assessing treatm=
ent
fidelity within
60.
Alves,LS, Freitas VJ, Rosendo RA, Gominho LF,
Sarmento TC.Avaliação do conhecimento de profes=
sores
do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato de víti=
ma
de traumatismo dental. RFO UPF [online]. 2015; 20(3):302-307. Available fro=
m:
http://seer.upf. br/index.=
php/rfo/article/view/4702.
Access on: 12 jul 2020. DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.4702
61.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atençã=
o à Saúde,
Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 96 p.=
Autor correspondente
Danielle Xavier Moraes. Endereço: Avenida Goiany Prates de Oliveira, Qd.8, LT. 21, nº. 1193, Se=
tor
Sul, Trindade, Goiás. CEP: 75391-207.
E-mail:
daniellemoraes@discente.ufg.br/daniellexaviermoraes@gmail.com
Submissão: 2021-08-02
Aprovado: 2021-10-26
[1] Graduanda e=
m Enfermagem
pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – FEN/UFG,
Goiânia, Brasil. Atualmente bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)
Enfermagem UFG. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8310-9287
[2] Graduanda em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás –
FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Atualmente bolsista do Programa de Educação Tutor=
ial
(PET) Enfermagem UFG. ORCID: https://orc=
id.org/0000-0002-1317-7927
[3] Graduanda em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás –
FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET)
Enfermagem UFG. ORCID: https://orc=
id.org/0000-0002-3501-2859
[4] Graduanda em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás –
FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET)
Enfermagem UFG. ORCID: https://orc=
id.org/0000-0003-2123-6437
[5] Graduando em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás –
FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Atualmente bolsista do Programa de Educação Tutor=
ial
(PET) Enfermagem UFG. ORCID: https://orc=
id.org/0000-0003-4620-4538
[6] Graduanda em
Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás –
FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET)
Enfermagem UFG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-=
3494-9906
[7] Enfermeira.
Doutora em Enfermagem, docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade
Federal de Goiás – FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Coordenadora da Liga de Urgênc=
ia,
Trauma e Emergência (LUTE). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0703-3609<=
/span>
[8] Enfermeiro.
Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública, docente da Faculdade de Enferm=
agem
da Universidade Federal de Goiás – FEN/UFG, Goiânia, Brasil. Tutor do Progr=
ama
de Educação Tutorial (PET) Enfermagem UFG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5570-8183<=
/span>
=