MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7A037.F6CD63E0" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7A037.F6CD63E0 Content-Location: file:///C:/DA7954D2/1199-Textodoartigo-HTMLPT2.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="us-ascii"
EX=
PERIENCE
OF SPIRITUALITY/RELIGIOSITY AND QUALITY OF LIFE IN PATIENTS IN HEMODIALYTIC
TREATMENT
Glaucirene Siebra Moura Ferre=
ira<=
span
style=3D'font-size:12.0pt;font-family:"Times New Roman",serif;mso-fareast-f=
ont-family:
"Times New Roman";mso-fareast-language:PT-BR'>[1]# *
Francisco Mayron Morais Soares[2] * Rodrigo da Silva Nunes[3] * Paciolo Montini da Costa Oliveira<=
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Branco Fernandes[7]
RESUMO
Objetivo: apontar quais sentimentos influenciam a vivência da
espiritualidade/religiosidade e qualidade de vida dos pacientes em tratamen=
to
hemodialítico. Método: Estudo exploratório/desc=
ritivo,
com abordagem qualitativa utilizando o Software IRAMUTEQ 0.5 com uso da
análise de similitude e nuvem de palavras, incluindo 192 pacientes
portadores de DRC, em hemodiálise, no período de setembro a
novembro de 2019. Resultados: Árvore da similitude mostra os
sentimentos e sensações antes, durante e depois das
sessões de hemodiálise: fraco; dor; sentimento de
preocupação; não dorme; hipertensão; acostumado;
preocupado; cochila; tem ansiedade; aliviado; tontura; medo; tranquilo; que=
r ir
para casa: vontade de sair; passar. Papel da Espiritualidade na nuvem de
palavras destacam-se: Importante; força; vida; Deus; fé, ajud=
a;
bem. Na vivência da religiosidade e espiritualidade encontramos: Miss=
a;
oração; dia de orar; rezar; vivenciar; só Deus;
frequentar; fé; crer; ler; televisão, família. Conc=
luímos:
que: A religiosidade apresentou fonte de conforto, esperança e
segurança nos pacientes com DRC e promoveu o bem-estar físico=
e
mental, com auxilio no enfretamento da doença.
Palavras-chave
ABSTRACT
Objective: =
to
point out which feelings influence the experien=
ce of spirituality/religiosity =
and
quality of life of patients undergoing hemodialysis.
We searched for the methodology: qualitative
descriptive using the IRAMUTEQ 0.5 Software with the use of similarity
analysis and word cloud, including 192 patients with CKD on hemodialysis,
from September to November=
2019. Results: Similarity =
tree
shows feelings and sensations before,
during and after hemodialysis sessions:
weak; ache; feeling of wor=
ry;
do not sleep; hypertension; accustomed;
worried; nap; have =
anxiety;
relieved; dizziness=
; fear; quiet; want to go h=
ome:
want to go out; pass. Role of Spirituality in=
the
word cloud stand out: Important; force; life; God; faith, help; well. In the
experience of religiosity and spirituality we find: Mass; prayer; day to pr=
ay;
to pray; experience; Only god; attend; faith; believe; to read; television,
family. We concluded: that: Religiosity presented a source of comfort, hope=
and
security in patients with CKD and promoted physical and mental well-being,
helping to cope with the disease.
Keywords: Spiritualit=
y; Religiosity;
Quality of Life; Chronic Kidney Disease; Hemodialysis.
INTRODUÇÃO
Para se distinguir de=
um
mero ritual, alguns autores diferenciam a espiritualidade da religiosidade.=
O
conceito de espiritualidade versa pelo menos duas perspectivas diferentes. =
Na
primeira, a espiritualidade é compreendida como uma busca pelo
significado da vida e o relacionamento desta com o sagrado/transcendente. No
segundo entendimento, a espiritualidade se refere &agra=
ve;
manifestações humanas que buscam a superação de=
si,
ou de obstáculos, no qual não há necessariamente uma
ligação com o sagrado(2).
Nos últimos an=
os
tem-se identificado estudos que reconhecem o resultado da
religiosidade/espiritualidade relativas à saúde enquanto recu=
rso
para confronto de dificuldades nos processos de adoecimentos. Portanto, est=
as são
dimensões que influenciam desde o processo diagnóstico e
adesão ao tratamento, à terapêutica e a convivênc=
ia
diária(3).
O convívio com=
a
doença renal crônica e o doloroso tratamento geram conflitos
existenciais nos pacientes, suscetíveis de provocar angústia
espiritual podendo agravar os sintomas físicos e emocionais e a
capacidade para enfrentar a doença(4).
Deste modo, estudo
Convém lembrar
que, o Tratamento da Doença Renal Crônica (DRC), na maioria das
vezes, gera no paciente frustração e limitações,
uma vez que é acompanhada de diversas restrições, e
modificações no seu cotidiano e no desempenho de suas ativida=
des
laborais ou mesmo em suas relações sociais, pois devido a esse
tratamento ser responsável por muitas mudanças no cotidiano do
indivíduo, alguns processos podem refletir na esperança de vi=
da
do mesmo. Porém, manter a esperança perante a doença
é um processo contínuo e importante, pois estimula o
indivíduo e a família a buscar novos caminhos ou
aceitação da nova condição imposta pela
doença. Nesse contexto, a espiritualidade e a religiosidade
também estão associadas como ferramentas de apoio e fortaleci=
mento,
para o enfrentamento das dificuldades no cotidiano, relacionadas às =
suas
crenças espirituais individuais(6).
No entendimento de Sartore e Gross(7) o estado espiritual dos
pacientes que vivem com a DRC e passa pelo tratamento de hemodiálise
influência o enfrentamento da doença, sendo um fator atuante n=
esse
processo. Dessa forma, é importante que os profissionais de sa&uacut=
e;de
atentem aos aspectos relacionados à manifestação da
espiritualidade, pois a ausência da mesma pode agravar os sintomas
físicos e emocionais e diminuir a capacidade de enfrentar a
doença.
A propósito das
afirmações supracitadas, necessita-se também de se ter=
uma
compreensão no que se refere à religião enquanto escol=
ha
individual, pois, esta supõe uma afinidade com diversas práti=
cas
religiosas e não necessariamente uma proximidade teológica, e=
sta
faz sentido e existe onde se encontra uma comunidade, disponibilizando aos
indivíduos significado da vida para além da realidade terrena=
e
possibilitando explicações para fatos misteriosos da vida com=
o a
morte(8-3).
Neste sentido, Gergianaki(9) afirmam que há um efe=
ito
positivo em discutir a espiritualidade nos cuidados de saúde e esse
resultado tem sido explorado e ratificado em várias doenças
crônicas, deste modo, tem-se vários estudos sugerindo que
abordagens espirituais podem ser úteis para melhorar a saúde
mental e estado social dos pacientes. Porém, lamenta-se que os
profissionais de saúde muitas vezes não estão conscien=
tes
da importância da espiritualidade para os pacientes com doenças
crônicas, talvez, devido à falta de tempo ou de habilidades ad=
equadas,
não abordem e não incorporem adequadamente esta prátic=
a em
sua rotina clínica.
Por entender esse pap=
el
importante da prática religiosa/espiritual como possíveis fat=
ores
intervenientes no processo saúde-doença nos interessamos em
abordar essa relação em uma condição crôn=
ica
específica que é a doença renal crônica. Em nossa
experiência temos observado que os pacientes com doença renal
crônica passam pelo duplo desafio de se adaptar à doenç=
a e
ao tratamento, já que há significativas
transformações fisiológicas, psicossociais e espiritua=
is
que decorrem dessa condição. Vemos também que em meio a
essas adversidades, muitos pacientes se apoiam na fé e na
religião como forma de encontrar apoio e alívio para seu
sofrimento.
Desse modo, o objetivo
deste trabalho é sobre a relação
espiritualidade/religiosidade e Qualidade de Vida a condição
crônica da doença renal. Assim, pretendemos contribuir com a
clínica e a gestão de serviços destinados a este
público, de modo a traçar diferentes estratégias que
possam subsidiar intervenções e modos de atenuar o sofrimento,
promovendo maior qualidade de vida para as pessoas que vivenciam esta
situação.
MÉTODO
= Tratou-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A análise qualitativa foi realizada com o software Iramuteq 0.7 com= uso da análise de similitude e nuvem de palavras, incluindo 192 pacientes portadores de DRC, em hemodiálise, no período de setembro a novembro de 2019.
A pesquisa foi realizada nos dois maiores centros de diálise da macrorregião noroeste do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Sobral e no Centro de Nefrologia de Itapipoca (CENIT). Estabeleceu-se como critérios de inclusão: pacientes portadores de DRC, em hemodiálise, maiores de 18 anos e de ambos os sexos. Foram excluídos pacientes que e= stavam internados no momento da coleta, que evoluíram para o óbito n= esse período e que tinham iniciado a hemodiálise até tr&eci= rc;s meses antes da realização do estudo. A coleta de dados ocorre= u por meio de entrevistas individuais aos pacientes durante os atendimentos de hemodiálise, aplicada pelos pesquisadores. Para execuçã= ;o das entrevistas foram utilizados os seguintes instrumentos: questioná= ;rio sociodemográfico e clínico, o Kidney Disease and Quality of Life Short-Form (KDQOL-S= F TM) e Escala de Espiritualidade e Religiosidade da Organização Mundial de Saúde-OMS.
Para mensurar a religiosidade e
espiritualidade foi utilizado o questionário WHOQOL-SRPB, o qual faz
parte do instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da OMS,
desenvolvido por um grupo de especialistas na área que se reuniu e elaborou uma
síntese dos principais aspectos da dimensão espiritual.
Este instrumento contém 32 itens, dividido em oito facetas:
conexão com ser ou força espiritual, sentido na vida,
admiração, totalidade/integração, força
interior, paz interior/serenidade/harmonia, esperança/otimismo,
fé. O escore de pontuação para cada item de cada faceta
varia de 01 a 05 ponto.
O instrumento foi validado e
apresentou boas qualidades psicométricas para uso no Brasil No entan=
to,
os autores aconselham novos estudos com populações
específicas, como diferentes religiões, grupos culturais e/ou
doenças. Deste modo, para a presente pesquisa o instrumento mostra-se
ideal para compreender como as pessoas com DRC lidam com o enfrentamento da=
doença
utilizando a religiosidade e a espiritualidade(10-11).
O
KDQOL-SFTM, instrumento validado no Brasil para mensurar a quali=
dade
de vida nos indivíduos com DRC, possui 80 itens, o Short Form Health Survey (SF-36) e mais 43 itens sobre DRC.=
O
SF-36 é fragmentado em oito dimensões: funcionamento
físico (dez itens); limitações causadas por problemas =
de
saúde física (quatro itens); limitações causadas
por problemas de saúde emocional (três itens); funcionamento
social (dois itens); saúde mental (cinco itens); dor (dois iten=
s);
vitalidade (quatro itens); percepções de saúde ge=
ral
(cinco itens) e estado de saúde atual em comparação co=
m um
ano atrás (um item). Os itens relacionados à doença re=
nal
estão divididos em 11 dimensões: sintomas / problemas (12
itens); efeitos da doença renal na vida diária (oito
itens); sobrecarga imposta pela doença renal (quatro
itens); condição de trabalho (dois
itens); função cognitiva (três itens); qualidade d=
as
interações sociais (três itens); funç&atild=
e;o
sexual (dois itens); sono (quatro itens); escala de suporte social (do=
is
itens); escala de estimulação da equipe de diálise
(dois itens) e escala de satisfação do paciente (um item) Para
essa investigação foram escolhidos apenas oito itens que mais
interfere nas atividades de vida diária dos pacientes com DRC.
Os
dados do instrumento KDQOL-SF TM foram colocados numa plani=
lha
do programa Excel for Windows disponibilizada on-line pela RAND Health Care=
(https://www.rand.org/health-care/=
surveys_tools/kdqol.html), que mede automaticamente as
pontuações por itens e dimensões de todo o instrumento.
Não havendo ponto de corte nesse instrumento, utilizou-se a mé=
;dia
de respostas expostas pelos pacientes no intuito de comparar com os resulta=
dos
de outras pesquisas sobre a temática, que foram publicadas
anteriormente. O protocolo do estudo foi analisado e aprovado pelo Comit&ec=
irc;
de Ética, preconizado pela Resolução Nº 466/12 do
Ministério da Saúde, no Brasil (Protocolo nº 3.375.367/
UNINTA).
Figura
1 –
Frequência de palavras conforme amostra. Fortaleza, Ceará,
Brasil, 2021.
RESULTADOS
Fonte:
Os autores.
Figura
2 –
Árvore da similitude conforme amostra os sentimentos e
sensações antes, durante e depois das sessões de
hemodiálise. Fortaleza, Ceará, Brasil, 2021.
Fonte:
Os autores.
Fonte:
Os autores.
Figura
4 –
Arvore da similitude em relação ao Papel da Espiritualida=
de
conforme amostra. Fortaleza, Ceará, Brasil, 2021
Fonte:
Os autores.
Figura 5 – Vivência
da religiosidade e espiritualidade conforme amostra. Fortaleza, Ceará=
;,
Brasil, 2021.
Fonte:
Os autores.
DISCUSSÃO
Religiosidade,
Espiritualidade e Crença
No que diz respeito a ciências da saúde, os estud=
os
atestam sobre a influência que a religião pode ter no processo
saúde/doença e destacam sua importância enquanto uma fo=
rma
de enfrentamento na experiência de tal processo(12-13).
A religião ou crenças e práticas religios=
as
podem ser determinantes do processo saúde-doença na medida em=
que
prega a adoção de hábitos e de comportamentos
saudáveis que beneficiam aqueles que os praticam. Algumas
práticas religiosas trazem efeitos salutares de saúde
física e mental. Estas práticas geram reflexões nos
membros da família e, por vezes, têm um papel importante na
prevenção de doenças(14).
Assim, a religião e espiritualidade têm se tornad=
o cada
vez mais relevantes no processo saúde-doença, nos cuidados
à saúde dos indivíduos e tem sido vista como um intenso
protótipo a ser constituído no exercício cotidiano dos
trabalhadores da área da saúde. A religiosidade e a
espiritualidade são extremamente importantes na prestaç&atild=
e;o
de cuidados terapêuticos e pautados na dor, com o intuito de abranger=
a
totalidade na assistência à saúde do ser humano, uma vez
que o método religioso jamais precisa substituir o método
médico, mais sim complementá-lo
Caires(16) relata que a religiosidade e a
espiritualidade atentam para o fato de se empenhar na
constituição desta nova questão explanada para o pacie=
nte,
fazendo com que ele procure entender a própria patologia, a
aflição, a morte e a vivência.
Segundo Melo(17) vale salientar a escassez de pesqu=
isas
desenvolvidas com a população renal crônica sobre a
relação desses aspectos e pontuar que os achados da presente
pesquisa contribuem para ampliar o conhecimento nesta área. Ficou
evidente, a importância de estudar estes fenômenos para as
práticas de saúde, o que reitera a necessidade de
valorizá-los e incluí-los nas formações
profissionais, com destaque, neste caso, aos profissionais de enfermagem que
atuam diretamente no cuidado.
De acordo com Diniz(18) os
termos espiritualidade e religiosidade possuem papel no que se
refere à atribuição de
significados à<=
span
style=3D'mso-spacerun:yes'> vida, como um
próprio recurso=
para construir a=
esperança de vida, especialmente no tocante ao enfrentamento =
de
doenças que causam mudanças no estado clínico e
físico dos pacientes, como nos casos de hemodiálise.
Para Bravin14) os benefícios da espiritualid=
ade
e/ou religiosidade na prática clínica têm sido
evidenciados. A espiritualidade, religiosidade e a saúde de pacientes
dialíticos apontaram melhorias na relação entre
médico-paciente, na qualidade de vida e no enfrentamento da
doença. Assim, aproximar-se de Deus, da igreja e de seus membros res=
ulta
em maior apoio emocional e social.
Distribuiç&at=
ilde;o
de Qualidade de vida
O termo qualidade de vida consiste em uma ampla gama de concei=
tos
que afetam vários domínios da vida, como boa saúde,
moradia satisfatória, emprego, segurança, educaç&atild=
e;o
e lazer. Quando ela é relacionada à saúde da pessoa,
levam-se em conta os aspectos físicos, sociais e emocionais causados
pela doença ou pelo tratamen(19).
Segundo Grandizoli(20) a
qualidade de vida dos indivíduos com DRC tem sido motivo de
atenção, pois a percepção de melhora ou piora p=
ode
ajudar no tratamento da doença. Acredita-se que a DRC e o tratamento
hemodialítico interferem diretamente na percepção do
paciente frente ao suporte social recebido, à sua QV, pois esta abar=
ca
as limitações físicas e as alterações na
vida cotidiana. Assim que é diagnosticado, o paciente precisa aprend=
er a
conviver com o novo dia a dia e com suas diversas limitações,
pois sua rotina é intensamente modificada
O déficit na qualidade de vida e o tipo de tratamento ao
qual o paciente renal crônico é submetido podem contribuir par=
a o
surgimento de doenças psicoafetivas, dentre elas, os transtornos de
ansiedade e depressão, sendo os distúrbios psiquiátric=
os
mais comuns em portadores de doença renal crônica(21).
A DRC ou IRC gera ao paciente frustração e
limitações, uma vez que é acompanhada de diversas
restrições, entre elas a manutenção de uma dieta
específica, associada às restrições
hídricas, e a modificação na aparência corporal =
em
razão da presença do cateter para acesso vascular ou da
fístula arteriovenosa, fazendo com que ocorram mudanças na
dinâmica de vida, adaptações a novos hábitos e
comportamentos(22).
O tratamento por HD, juntamente à progressão da =
DRC,
causa limitações e prejuízos nos estados de saú=
de
mental, física, funcional, bem-estar geral, interação
social e satisfação de pacientes. A IRC e, em consequên=
cia,
a HD, acabam por gerar muitas modificações na vida dos pacien=
tes,
o que a torna muitas vezes de difícil aceitação, pois
além de ser um tratamento permanente e doloroso, acaba por limitar
muitas atividades que davam prazer e autonomia ao indivíduo portador,
como, por exemplo, o trabalho, a alimentação e o lazer(2=
2). &nb=
sp;
=
CONSIDERAÇÕES
FINAIS &=
nbsp;
=
No presente estudo, existe uma influência da religiosidade na =
QV
dos pacientes renais crônicos. Observou-se que a religiosidade e
espiritualidade têm impacto positivo com domínios sociais,
psicológicos e apresentam boa correlação.
A
religiosidade apresentou fonte de conforto, esperança e seguran&cced=
il;a
nos pacientes com DRC e promoveu o bem-estar físico e mental, com au=
xílio
no enfretamento da doença.
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da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Int J Minor Group Rights. [Internet]. 2018 [acesso em 18 de ago 2021]; =
25
(2): 236–60.
Autor
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de;o: 2021-08-15
Aprovado: =
span>2021-08-23
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