MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7C29B.7EB24250" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

APLIC= AÇÃO DE CHECKLIST SOBRE CUIDADOS INTRAPARTO NO PARTO NORMAL

APPLICATION OF CHECKLIST ON INTRAPARTUM CARE IN NORMAL CHILDREN

<= b>Luana Sousa de Carvalho[1] * Beatriz Davini Sales Rebouças[2] * Luana Silva de Sousa[3]

<= b>Antonio Rodrigues Ferreira J= unior[4] * Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho[5]

<= span style=3D'font-size:11.0pt;color:black'> 

 

RESUMO

Diante do contexto de uso das tecnologias para auxiliar = as boas práticas no parto, objetivou-se por meio desse estudo, aplicar o checklist de cuidados intraparto no parto vaginal. Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, desenvolvido durante os meses de novembro e dezembro de 2020, nas salas de parto de dois hospitais, um de nível secundário e outro terciário. A amostr= a do estudo foi constituída por conveniência totalizando um quantitativo de 40 profissionais. <= /span>Os dados do instrumento foram agrupados, tabulados e transferidos para o progr= ama Excel. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio de frequências relativas e absolutas. Observou-se que os profissionais seguiram as recomendações da maioria dos itens voltados para o primeiro estágio do trab= alho de parto. Já a taxa de adesão da prática do item 3 “Realização do toque vag= inal pelo profissional a cada quatro horas” foi de 6 (15%), recomendação que men= os obteve adesão entre os profissionais. Em relação ao segundo estágio do trab= alho de parto, os itens 2 e 3 foram os que alcançaram 22 (55%) e 20 (50%), respectivamente, sendo a menor adesão da categoria. No terceiro estágio, destaca-se a adesão máxima de 40 (100%) correspondente ao item 1 “Uso de uterotônicos”. Conclui-se que os profissionais obtiveram uma boa taxa de ad= esão em relação às práticas avaliadas no checklist, sempre buscando meios para reduzir os danos relacionados ao parto. Ademais, evidenciou que os partos assistidos por esses profissionais possuem menos intervenções e foram permeados pelas boas práticas.

Palavras-chave: Segurança do Paciente; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Parto Humanizado; Lista de Checagem.

 

ABSTRACT

Given the context of the use of technologies to support good= practices in childbirth, the aim of this study = was to apply the intrapartum care checklist in vaginal birth. Descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach, developed during the months of November and December 2020, in the delivery rooms of two hospitals, one secondary and the other <= span class=3DSpellE>tertiary. The study sample consi= sted of convenience, totaling 40 professionals. The instrument data were grouped, tabulated and transferred to the Excel program= . Descriptive data analysis was performed using <= span class=3DSpellE>relative and absolute frequencies. It was observed that professionals followed the recommendations of most items aimed= at the first stage of labor. The rate of adherence to = the practice of item 3 “Performance of vaginal touch by the professional every four hours” was 6 (15%),= a recommendation that obtained les= s adherence among professionals. Regarding the se= cond stage of labor, items 2 and 3 were the ones that reached 22 (55%= ) and 20 (50%), respectively, being= the lowest adherence in the category. In the third stage, there is a maximum = adherence of 40 (100%) corresponding to item 1 “Use of uterotonics”. It is concluded that the professionals obtained a good rate of ad= herence in relation to the practices evaluated in the checklist, always looking for ways to re= duce the harm related to childbirth. Furthermore, it showed that births attended by these professionals have fewer interventi= ons and were permeated by good= practices.    
Keywords: Patient Safety; Nursing Care; Obstetric Nursing; Humanizing Delivery; Checklist.

 


INTRODUÇÃO

A gestação é marcada por diversas mudanças físicas e psicológicas, tornando o parto e o nascimento de uma criança eventos marcantes na vida da mulher e de sua família.  Nesse contexto, duran= te esse estágio, ocorrem profundas alterações psicológicas, orgânicas e fisiológicas, repercutindo psíquica e socialmente na vida da mulher e de se= us familiares (1).

Diante disso, a assistência adequada e segura à mulher no momento do parto, é imprescindível para que ela vivencie a experiência da maternidade da melhor forma possível. Nesse contexto, para garantir a segurança e o bem-estar da mulher durante o momento do parto, é indispensável uma atenção segura e de qualidade, sendo assim, a equipe de saúde deve estar pronta para acolher a gestante, como também, seus familiares, estando bem preparada e fundamentada cientificamente para realização de procedimentos e de eventuais intercorrên= cias (2).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dados alarmantes demonstram a importância de promover uma assistência segura e qualificada durante o parto. Dos mais de = 130 milhões de nascimentos que ocorrem todos os anos, cerca de 303.000 resultam= na morte da mãe, 2,6 milhões em nados-mortos e 2,7 milhões na morte de recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida. A maior parte destas mortes ocorrem em contextos de baixos recursos, podendo a maioria delas ser evitad= a(3).

Define-se morte materna aquela que ocorre durante a gestação ou até 42 dias após seu término. Pode ser qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez, mas= não por causas acidentais ou incidentais. Em torno de 92% das mortes maternas s= ão por causas evitáveis e ocorrem, principalmente, por hipertensão, hemorragia= ou infecções (4).

Nesse contexto, considera-se que o índice elevado de casos relacionados à morte materna é um problema a ser enfrentado em todo o mundo. O Brasil está inser= ido no grupo de países latino-americanos que conseguiram atingir grandes avanço= s em relação a redução de mortes relacionadas à gravidez ou parto no período de = 1990 a 2013. Neste mesmo período, o país reduziu sua taxa de mortalidade materna= em 43% (5). Apesar de ter registrado importante redução da Razão de Mortalidade Materna (RMM) nos últimos anos, passando de 104 mortes maternas= por 100.000 nascidos vivos, em 1990, para 44 em 2015, não alcançou a meta do 5º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (5º ODM), que era reduzir em 75% a R= MM entre 1990 e 2015 (6).

Com o objetivo de modificar a realidade das altas taxas de mortalidade materna e neonatal, ressalta-se a importância da criação e, posteriormente, da aplica= ção de tecnologias para promover as boas práticas na assistência ao trabalho de parto. Percebe-se que, na evolução da assistência à saúde e na perspectiva = do cuidado de enfermagem, as tecnologias vêm sendo planejadas e implementadas levando em consideração a necessidade de traduzir o conhecimento técnico-científico em ferramentas, processos, manuais e materiais criados ou utilizados para difundir tal conhecimento e, assim, melhorar a qualidade da assistência (7).

Buscando oferecer uma assistência segura e baseada em evidências científicas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um Modelo de Cuidados intrapart= o para uma experiência positiva no parto. Esse manual contém recomendações na assistência ao processo de nascimento, parto e puerpério e, além disso, práticas não recomendadas, visando um cuidado menos intervencionista e mais respeitoso (8). Sendo essa uma iniciativa internacional que necessita ser adaptada e aplicada na realidade brasileira.

Nessa perspectiva, adotar checklists e protocolos que promovam a segurança na assistência pode trazer benefícios para os profissionais e pacientes, além = de envolver completamente a equipe de saúde, visto que melhora a comunicação e= ntre os profissionais e reduz os eventos adversos na atenção (9).  Assim, observa-se a necessidade de desenvolver tecnologias que facilitem a promoção da segurança no parto, ressaltando os cuidados recomendados para essas mulheres e seus filhos nesse momento tão natural e particular.

Nesse sentido, o estudo justifica-se devido às altas taxas de mortalidade materno-infantil, ao longo dos anos, como também, de violência obstétrica c= om o uso de intervenções desnecessárias, que visam acelerar o processo fisiológi= co e natural do parto, bem como, comprometem diretamente a segurança da mãe e do bebê. 

     A verificação dos cuidados intraparto por meio de um checklist, baseado nas recomendações da OMS, beneficiará a população e a comunidade científica, principalmente a equipe multiprofissional que presta assistência às gestantes no momento do parto, visto que o estudo poderá estabelecer recomendações objetivas para um cuida= do seguro a mulher e ao seu filho. Ademais, objetiva-se desmistificar práticas hospitalocêntricas que não são indicadas na assistência à mulher em trabalh= o de parto e resgatar o protagonismo feminino no processo de nascimento.

Diante do contexto, o presente estudo tem como objetivo aplicar o checklist de cuidados intraparto no parto vaginal.

 

MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, desenvolvido durante os meses de novembro e dezembro de 2020, nas salas de parto de dois hospitais, um de nível secundário e outro terciário, ambos foram escolhidos devido serem referências no atendimento obstétrico no estado do Ceará, como também, em relação ao quantitativo de partos vaginais. Os meses de coleta de dados foram reduzidos aos meses de novembro e dezembro devido à pandemia da COVID-19, período em que as instituições permitiram a entrada do pesquisador nas unidades.

Em ambas as instituições, o atendimento inicial das gestantes é realizado pelo enfermeiro, no acolhimento com classificação de risco. Em seguida, a pacien= te é encaminhada para o atendimento com o médico, que decide a necessidade ou nã= o de internamento. Os partos normais são assistidos por médicos e enfermeiros obstetras, residentes de enfermagem e medicina em obstetrícia e internos de medicina.

No total, 80 profissionais atuam nas salas de parto das respectivas instituiçõ= es, no entanto a  amostra do estudo foi constituída por conveniência totalizando um quantitativo de 40 profissionai= s. Participaram da pesquisa os profissionais da saúde que estavam de plantão na sala de parto e que estavam assistindo ativamente a mulher durante o parto vaginal no período da coleta dos dados: médicos, enfermeiros, residentes e internos de enfermagem e medicina. Foram excluídos os profissionais que est= avam de férias ou de licença durante o período da coleta de dados ou que iniciar= am e não puderam concluir o parto. 

A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, de segunda a quinta no hor= ário de 07:00 às 19:00 horas. A coleta foi realizada da seguinte maneira: inicia= lmente a pesquisadora abordava o profissional que iria prestar assistência ao part= o e convidava-o a participar da pesquisa. No momento da abordagem, foi realizado todos os esclarecimentos em relação ao presente estudo.

Em seguida, após o atendimento do parto, a pesquisadora enviava para o profissional, via whatsapp, o instrumento (checklist) de cuid= ados intraparto via Google Formulário, de modo a evitar o contato com materiais (papel, caneta, prancheta) que pudesse, de alguma forma, ser vetor de trans= missão de infecções. O formulário online foi preenchido pelo profissional através = do seu próprio aparelho celular. Ressalta-se que, apesar da pesquisadora permanecer no ambiente onde a assistência era prestada, em nenhum momento interferiu nas práticas dos profissionais.

A coleta de dados foi realizada por meio do Instrumento (checklist) de cuidados intraparto, validado no estudo de desenvolvimento de um checklist para cuidados intraparto, o qual passou pela submissão ao comitê de ética e validação do conteúdo com enfermeiros especialistas (10). Esse instrumento foi baseado no documento lançado pela Organização Mundial da Saúde denominado Intrapartum care for a positive childbirth experience, que contém as recomendações para cuidados no trabalho de parto (TP) e parto (8).

No checklist, os cuidados intrapar= to são divididos nas seguintes categorias: os cuidados para todo o processo de nascimento, os cuidados para o primeiro estágio do trabalho de parto, para o segundo estágio, para o terceiro estágio e por fim, os cuidados com o recém-nascido (8). O instrumento de coleta avalia os cuidados, apenas, do processo de trabalho de parto, compreendido do primeiro ao terce= iro estágio.

No primeiro estágio do trabalho de parto recomenda-se: usar as definições dos estágios de TP, no qual o primeiro estágio é: latente (colo até 5 cm) e ati= vo (colo > 5 cm). Realizar o controle intermitente dos batimentos cardiofet= ais (BCFs) com Sonar doppler ou Pinard, a cada 15 a 30 minutos. O toque vaginal a cada quatro horas. Promover o alí= vio da dor, tendo como opções a analgesia epidural ou opió= ides parenterais (fentanil, dia= morfina e petidina) e as medidas não farmacológicas, co= mo as técnicas de relaxamento, massagens e compressas. Permitir a ingestão de líquidos e alimentos, pelas gestantes com baixo de risco de necessitar de anestesia geral. Encorajar a movimentação, dando apoio à parturiente e estimulando a posição vertical, caso ela aceite (8,11).

Seguindo para o segundo estágio do trabalho de parto, deve-se considerar que a duraç= ão pode ser variável, sendo que geralmente é inferior a duas horas em multíparas e = três horas em nulíparas. A posição deve ser de escolha da mulher, desde que o pa= rto não apresente complicações. Orientar a paciente a realizar o puxo (empurrar) apenas seguindo o seu próprio impulso. Recomenda-se técnicas para reduzir o trauma perineal, como massagem perineal, compressa quente e proteção perine= al com as mãos. Ademais, recomenda-se o controle intermitente dos BCFs com Sonar doppler ou Pinard= a cada 5 minutos (8,11).

Por fim, no terceiro estágio, recomenda-se a administração de ocitocina e se não estiver disponível, é recomendado o uso de outro utero= tônico, como a ergometrina/metilergometrina ou misoprostol. Tração controlada do cordão, além disso, retardar o clampeamento do cordão, se não houver contraindicação, por pelo menos 1 minuto (8).

Os dados do instrumento foram agrupados e tabulados no Google Formulário e em seguida, automaticamente foram transferidos para o programa Excel. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio de frequências relativas e absolutas.

 

RESULTADOS

Participaram da pesquisa 40 profissionais. Destes, 18 (4= 5%) eram enfermeiros, 10 (25%) residentes em enfermagem obstétrica, seis médicos residentes de obstetrícia e ginecologia (15%) e seis (15%) médicos obstetra= s.

 Os profissionai= s da enfermagem assistiram 28 (70%) partos. Sendo assim, cada profissional foi avaliado uma vez, resultando em um parto para cada profissional. Quanto a observação da adesão dos profissionais às práticas recomendadas pela OMS = para os cuidados no trabalho de parto (TP) e parto, os resultados foram dividido= s em três tabelas, cada uma representando o estágio do parto correspondente.

A tabela 1 corresponde às práticas recomendadas pela OMS no primeiro estágio = do TP. Nota-se que a maior parte dos profissionais seguiram as recomendações da maioria dos itens.


 

Tabela 1 - Tax= a de adesão das práticas recomendadas no primeiro estágio do trabalho de parto (N=3D40), Fortaleza, Ceará, Brasil, 2021.

 <= /span>

Ações e práticas realizadas

Ações e práticas recomendadas

 

Adesão

 <= /span>

Sim

n(%)

Não n(%)=

          

    n(%)

1) Usei as definições do estágio de TP: primeiro estágio latente (colo até 5 cm) e ativo (colo> 5 cm).

 <= /span>

39(97,5)

 <= /span>

1(2,5)

 

Sim

97,5

 <= /span>

2) Realizei o controle intermitente dos batimentos cardiofetais (BCF) com Sonar Doppler ou Pinard a cada 15 a 30 minutos.

35(87,5)

 <= /span>

 <= /span>

5(12,5)

 

 

Sim

 

 

87,5

 

 <= /span>

 

3) Realização do toque vaginal pelo profissional a cada quatro horas=

 

6(15)

 

 

 

 

34(85)

 

 

Sim

 

 <= /span>

 

15

 <= /span>

4) Utilizei métodos para alívio da dor (opióides parenterais; como fentanil, diamorfina e petidina) e as medidas não farmacológicas, = como as técnicas de relaxamento, massagem e compressas).

 <= /span>

 

39(97,5)

 

 

 

1(2,5)

 

 

Sim

 

 

97,5

 <= /span>

 

5) Permiti a ingestão de líquidos e alimentos pelas gestan= tes que tem baixo risco de anestesia geral.

 

 

 

38(95)

 

2(5)

 

Sim

 

95

 <= /span>

6) Encorajei a movimentação da parturiente e o uso de posições verticais ou a posição que ela preferiu.

 

 

35(87,5)

 

5(12,3)

 

 

Sim

 

87,5

Fonte: Elaborada pela autora

 


Nos itens 1 “Usei as definições do estágio de TP: primeiro estágio latente (colo até 5 cm) e ativo (colo> 5 cm)” e 4 “Utilizei métodos para alívio da dor= (opióides parenterais; como fenta= nil, diamorfina e petidina) e as medidas não farmacológicas, como as técnicas de relaxamento, massagem e compressas)” a taxa de adesão a essas práticas foi de 39 (97,5%), seguindo = de 38 (95%) do item 5 “Permiti a ingestão de líquidos e alimentos pelas gestan= tes que tem baixo risco de anestesia geral”, e de 35 (87,5%) dos itens 2 “Reali= zei o controle intermitente dos batimentos cardiofetais (BCF) com Sonar Doppler= ou Pinard a cada 15 a 30 minutos” e item 6 “Encorajei a movimentação da parturiente e o uso de posições verticais ou a posição que = ela preferiu” (Tabela 1).

Ressalta-se que a adesão da prática do item 3 “Realização do toque vaginal pelo profissional a cada quatro horas” foi de seis (15%) profissionais, recomend= ação que menos obteve adesão entre os profissionais (Tabela 1).

A tabela 2 corresponde às práticas recomendadas no segundo estágio do TP. Not= a-se que as menores adesões dos profissionais foram em relação aos itens 2 e 3.<= o:p>


 

Tabela 2= - Taxa de adesão das práticas recomendadas no segundo estágio do trabalho de parto (N=3D40), Fortaleza, C= eará, Brasil, 2021.

 <= /span>

Ações e práticas realizadas

Ações e práticas recomendadas

Adesão

 <= /span>

Sim

n(%)

Não n(%)=

          

       n(%)=

1) Considerar qu= e a duração do segundo estágio pode ser variável, sendo que geralmente é infe= rior a duas horas em multíparas e três horas em nulíparas.=

40(100)

 <= /span>

0

 

Sim

100

 <= /span>

2) Orientei a parturiente a realizar o puxo (empurrar) ape= nas seguindo seu próprio impulso.

22(55)

 <= /span>

 <= /span>

18(45)

 

 

Sim

 

 

55

 

 <= /span>

 

3) Realizei técn= icas para reduzir o trauma perineal, como massagem perineal, compressa quente e proteção perineal com as mãos.

 

20(50)

 

 

 

 

20(50)

 

 

Sim

 

 <= /span>

 

50

 <= /span>

4) Monitorei de forma intermitente os batimentos cardiofet= ais (BCFs) com Sonar doppler ou Pinard a cada 5 minutos

 

37(92,5)

 

 

 

3(7,5)

 

 

Sim

 

 

92,5

 <= /span>

Fonte: Elaborada pela autora


O item 1 “Considerar que a duração do segundo estágio pode ser variável, sendo que geralmente é inferior a duas horas em multíparas e três horas em nulíparas”, destacou-se atingindo 40 (100%) de adesão entre os profissionai= s, seguido do item 4 “Monitorei de forma intermitente os batimentos cardiofeta= is (BCFs) com Sonar doppler ou Pinar= d a cada 5 minutos”, que obteve 37 (92,5%) de adesão (Tabela 2).

Os itens 2 “Orientei a parturiente a realizar o puxo (empurrar) apenas seguindo seu próprio impulso” e 3 “Realizei técnicas para reduzir o trauma perineal, como massagem perineal, compressa quente e proteção perineal com as mãos” alcançaram 22 (55%) e 20 (50%) de adesão, respectivamente (Tabela 2).<= /o:p>

A tabela 3 corresponde às práticas recomendadas no terceiro estágio do TP.


 

Tabela 3= - Taxa de adesão das práticas recomendadas no terceiro estágio do trabalho de parto (N=3D40), Fortaleza, = Ceará, Brasil, 2021

Ações ou Prática= s

Realizadas

Ações ou Práticas Recomendadas=

 Adesão=

 <= /span>

Sim

n(%)

Não n(%)=

          

         n(%)=

1) Uso de uterotônicos (ocitocina, ergometrina/metilergometrina ou misoprostol) para prevenir a hemorragia pós-parto (HPP).

40(100)

 <= /span>

0

 

Sim

     100

 <= /span>

2) Realizar a tração controlada do cordão e retardar o clampeamento do cordão, se não houver contraindicação, por pelo menos 1 minuto.=

37(92,5)

 <= /span>

 <= /span>

3(7,5)

 

 

Sim

 

 

92,5

 <= /span>

Fonte: Elaborada pela autora


Destaca-se a adesão de todos os = profissionais 40 (100%) ao item 1 “Uso de uterotônicos (ocito= cina, ergometrina/metilergometrina ou misoprostol) para prevenir a hemorragia pós-parto (HPP)”, seguido do item 2 “Realizar a tra= ção controlada do cordão e retardar o clampeamento do cordão, se não houver contraindicação, por pelo menos 1 minuto” que atingiu 37 (92,5%) de adesão = por parte dos profissionais (Tabela 3).

 

DISCUSSÃO

A enfermagem foi a categoria profissional predominante em relação à assistênc= ia e acompanhamento durante o TP.  Nos ú= ltimos anos, a enfermagem obstétrica tem ganhado espaço nas políticas públicas de saúde devido ao seu olhar qualificado e humanizado do processo de parturiçã= o, aplicando esforços para que flua naturalmente sem necessidade de intervençõ= es dispensáveis (12).

Nesse sentido, a enfermeira obstétrica tem como objetivo seguir um modelo de assistência que tenha o intuito de resgatar valores como o protagonismo, a individualidade, a privacidade, bem como, a autonomia da mulher, favorecend= o um parto seguro e respeitoso. 

O documento da OMS denominado Intrapartum care= for a positive childbirth experience, no qual o instrumento foi baseado, cont= em recomendações para os cuidados durante o trabalho de parto e parto, e é direcionado principalmente aos profissionais da saúde responsáveis ​​por desenvolvimento de protocolos de saúde nacionais e locais= e aqueles que prestam cuidados diretamente a mulheres grávidas e seus recém-nascidos em todos os ambientes. Isso inclui parteiras, enfermeiras, clínicos gerais, obstetras e gestores de materno-infantil dos programas de saúde (8).

Em relação aos dados apresentados sobre a adesão às práticas recomendadas do checklist, baseado no modelo de cu= idados intraparto da OMS, os resultados apontam que a taxa de adesão das práticas recomendadas no primeiro estágio do trabalho referente ao item 1 “Usei as definições do estágio de TP: primeiro estágio latente (colo até 5 cm) e ati= vo (colo> 5 cm)” obteve 39 (97,5%) de adesão profissional.

O primeiro estágio latente é um período de tempo caracterizado por contrações uterinas dolorosas e variáveis, alterações do colo do útero, incluindo algum grau de apagamento e progressão mais lenta da dilatação até 5 cm. O primeiro estágio ativo é um período de tempo caracterizado por contrações uterinas dolorosas regulares, um grau substancial de apagamento cervical e dilatação cervical maior que 5 cm (8).

Ressalta-se que durante a fase latente é essencial a realização da assistência de enfer= magem individualizada, realização de orientações e técnicas de respiração e relaxamento. Nesse contexto, é importante orientar a parturiente a ficar em posição vertical (de pé, caminhando ou sentada) ou em decúbito lateral, est= as posições possibilitam maior intensidade e maior eficiência das contrações <= sup>(13).

A prática recomendada no item 2 “Realizei o controle intermitente dos batimen= tos cardiofetais (BCF) com Sonar Doppler ou Pinard = a cada 15 a 30 minutos” atingiu 35 (87,5%) de adesão. Quanto a essa prática, é fundamental durante a assistência de enfermagem no trabalho de parto a avaliação contínua tanto do feto quanto da parturiente, a avaliação da dinâ= mica uterina, monitoramento dos batimentos cardiofetais, sinais vitais, monitoramento deperda de líquido amniótico, sangue, diminuição dos batiment= os fetais e sinais de desconfortos apresentados pela parturiente (14).

A prática recomendada no item 3 “Realização do toque vaginal pelo profissiona= l a cada quatro horas” foi de 6 (15%), destaca-se que essa recomendação obteve a menor adesão entre os profissionais. Diante desse resultado, justifica-se q= ue a rotina das instituições hospitalares observadas ainda preconiza o toque vag= inal a cada duas horas. O exame de toque vaginal em intervalos de quatro horas é recomendado para avaliação de rotina da primeira fase do trabalho de parto = em mulheres de baixo risco (8).

Em relação a prática recomendada no item 4 “Utilizei métodos para alívio da dor (opioides parenterais; como fentanil, diamorfina e petidina) e = as medidas não farmacológicas, como as técnicas de relaxamento, massagem e compressas)” a taxa de adesão a essas práticas foi de 39 (97,5%).

Segundo dados da WHO, a maioria das mulheres deseja alguma forma de alívio farmacológico ou não farmacológico da dor durante o trabalho de parto, e evidências qualitativas indicam que a massagem pode reduzir o desconforto durante o trabalho de parto, aliviar a dor e melhorar a experiência materna= (8).

Dados de uma pesquisa descritiva, qualitativa, sobre a eficiência de métodos não = farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto normal, realizada com 40 puérperas = na maternidade do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus em Janaúba-M= G, evidenciou que os métodos mais utilizados foram banho de aspersão, deambula= ção, mudanças de posições (cócoras, sentada, agachamento), técnicas de controle = da respiração, massagens e bola suíça e obtiveram efeitos satisfatórios, pois minimizaram a sensação dolorosa e deixaram as gestantes mais tranquilas e relaxadas (15).

O uso de tecnologias não-farmacológicas para alívio da dor identificados na pesquisa (97,5%) apresentou percentual bem acima dos (19,1%) na região Nordeste, identificados na pesquisa sobre o Nascer no Brasil, um estudo nacional de base hospitalar composto por puérperas e seus recém-nascidos (16). Enquanto que se assemelha ao estudo transversal sobre práticas na assistênc= ia ao parto em maternidades com inserção de enfermeiras obstétricas, em Belo Horizonte, Minas Gerais que apontou (74,2%) de uso desses métodos. Esses índices podem ser considerados um aspecto positivo das práticas realizadas = na instituição, mostrando um cuidado humanizado que promove o bem-estar da parturiente (17).

De acordo com a prática recomendada no item 5 “Permiti a ingestão de líquidos e alimentos pelas gestantes que tem baixo risco de anestesia geral”, a adesão= foi de 35 (87,5%). Estudos apontam que não existem evidências científicas que apoiem a restrição de líquidos e alimentos durante o trabalho de parto para= as parturientes com baixo risco de complicações. Nesse sentido, dados de pesqu= isa desenvolvida na cidade do Recife sobre fatores associados à violência obstétrica na assistência ao parto vaginal em uma maternidade de alta complexidade em Recife, Pernambuco apontam que 80% das mulheres ingeriram l= íquidos durante o trabalho de parto (18). Ademais, tal percentual foi semelhante ao presente estudo (87,5%) e também ao encontrado no estudo quantitativo transversal retrospectivo, descritivo documental sobre o perfi= l da assistência ao parto em uma maternidade pública para o Centro Obstétrico Superior e Centro de Parto Normal (74,8% e 98,7%) (19).

No que diz respeito a prática recomendada no item 6 “Encorajei a movimentação = da parturiente e o uso de posições verticais ou a posição que ela preferiu”, q= ue resultou em 35 (87,5%) de adesão. No presente estudo, (87,5%) encorajaram a movimentação da mulher, contrapondo-se aos (44,3%) do estudo sobre interven= ções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual (16).

No que se refere as taxas de adesão das práticas recomendadas no segundo estág= io do trabalho, os resultados apontam que houve  adesão de todos os profissionais ao item= 1 “Considerar que a duração do segundo estágio pode ser variável, sendo que geralmente é inferior a duas horas em multíparas e três horas em nulíparas”= . O segundo estágio do TP é o período de tempo entre a dilatação cervical compl= eta e o nascimento do bebê, durante o qual a mulher tem uma necessidade involuntária de realizar puxos/empurrar, em resposta à contração uterina (8).

A descrição do início do segundo período com base na pesquisa é uma ciência inexata e o início da segunda fase do parto na prática clínica muitas vezes= não é conhecido com precisão. Nesse sentido, por exemplo, uma mulher pode senti= r o desejo de realizar puxos antes da dilatação completa ou ela pode ainda não sentir esse desejo no momento em que dilatação completa é diagnosticada (8).

Quando a condição da mulher é satisfatória, e o feto está em boas condições, e há evidências de progresso na descida da cabeça fetal, não há motivos para intervenção. No entanto, quando o segundo estágio se estende além das duraç= ões padrão acima mencionadas, a chance de parto espontâneo em um tempo razoável diminui, e a intervenção para acelerar o parto deve ser considerada (8= ).

Em relação ao item 2 “Orientei a parturiente a realizar o puxo (empurrar) apen= as seguindo seu próprio impulso” foi alcançado 22 (55%) de adesão profissional= . Destaca-se que as mulheres na fase expulsiva do segundo estágio do parto devem ser encorajadas e apoiadas a seguirem seu próprio desejo de empurrar. Evidências qualitativas sobre o que é importante para as mulheres durante os cuidados = no parto, mostram que deixar as parturientes seguirem seus instintos e vontade= s, proporciona autonomia e controle no processo do parto e nascimento (20= ).

Os profissionais da saúde devem evitar impor empurrões dirigidos às mulheres na segunda fase do trabalho de parto, pois não há evidências de qualquer benef= ício com esta técnica (8, 21).

O estudo transversal e quantitativo desenvolvido em um hospital público de Setúbal em Portugal sobre desfechos perineais e as variáveis associadas no parto na água e no parto fora da água obteve uma taxa de 32,2% de partos fo= ra da água que não foram realizados puxos dirigidos pelos profissionais, contrapondo-se ao presente estudo em que (55%) dos profissionais não realiz= aram os puxos dirigidos, prática recomendada pela OMS (22).

De acordo com o item 3 “Realizei técnicas para reduzir o trauma perineal, como massagem perineal, compressa quente e proteção perineal com as mãos”, obtev= e-se 20 (50%) de adesão por parte dos profissionais. Para mulheres na segunda fa= se do parto, técnicas para reduzir o trauma perineal e facilitar parto espontâ= neo (incluindo massagem perineal, compressas mornas e proteção "com as mãos" do períneo) são recomendados, com base nas preferências da mulhe= r e nas opções disponíveis (8).

As evidências sugerem que a massagem perineal pode aumentar a chance de manter= o períneo intacto e reduz o risco de lesões perineais graves, que as compress= as perineais quentes reduzem lesões perineais de terceiro e quarto grau, e que= a proteção perineal com as mãos, provavelmente reduz as lesões perineais de primeiro grau (8).

Ressalta-se que a técnica hands-on, na qual contêm o períneo durante o segundo período = do trabalho de parto espontâneo de gestações únicas, resulta em incidência semelhante de vários traumas perineais em comparação com a técnica hands-off, na qual o assistente não realiza nenhum ti= po de proteção perineal durante o segundo período do trabalho de parto. A incidên= cia de lacerações de terceiro grau e episiotomia aumenta com a técnica hands-on= (23).

Nesse contexto, não há suficiente evidência de que o hands-on de fato previna qualquer tipo de lesão obstétrica. É possível que o uso dessa técnica ajude= na prevenção de lesões para alguns casos específicos de trabalho de parto, mas, por outro lado, é possível que para outros casos, como nos partos de multíparas, a técnica seja inclusive prejudicial. Contudo estes são apontamentos débeis do ponto de vista da evidência científica, e novos estu= dos com melhor qualidade metodológica se fazem urgentes para responder definitivamente estas intrigantes questões (24).

No que se refere ao item 4 “Monitorei de forma intermitente os batimentos cardiofetais (BCFs) com Sonar doppler ou Pinard a cada 5 minutos”, obteve-se 37 (92,5%) de ade= são. Há evidências que sugerem que a ausculta intermitente (AI) com um Sonar Doppler Fetal, cardiotocografia (CTG) ou monitoramento = rigoroso com estetoscópio fetal de Pinard pode aumentar a detecção de anormalidades da frequência cardíaca fetal (FCF), o que pode, p= or sua vez, reduzir os desfechos de hipóxia neonatal (8).

O protocolo de ausculta consiste em um intervalo de ausculta a cada 15-30 min= utos no primeiro estágio ativo do trabalho de parto e a cada 5 minutos na segunda fase do trabalho de parto. Além disso, a duração da ausculta deve ser de pe= lo menos 1 minuto, se o FCF nem sempre estiver no faixa normal (ou seja, 110-1= 60 bpm), a ausculta deve ser prolongada durante pelo men= os três contrações. Deve-se realizar a ausculta durante uma contração uterina e continuar por pelo menos 30 segundos após a contração. Além disso, deve-se realizar o registro da FCF basal (como um único número contado em batimentos por minuto) e a presença ou ausência de acelerações e desacelerações. Ressalta-se que independentemente do método utilizado, uma explicação clara= da técnica e sua finalidade deve ser fornecido à mulher (8).

No que se refere a taxa de adesão das práticas recomendadas no terceiro estági= o do trabalho de parto, os resultados apontam adesão de todos os profissionais ao item 1 “Uso de uterotônicos (ocitocina, ergomet= rina/metilergometrina ou misoprostol<= /span>) para prevenir a hemorragia pós-parto (HPP)”. O uso de uterotônicos para a prevenção da hemorragia pós-parto (HPP) durante a terceira fase do trabalho= de parto é recomendado para todos os partos. A ocitocina (10 UI, IM / IV) é o medicamento uterotônico recomendado para a prev= enção do pós-parto hemorragia (HPP) (8).

Um estudo transversal, descritivo e analítico, com 222 mulheres, sobre o uso de uterotônicos no terceiro período do parto em uma maternidade da Zona da Mata Mineira, evidenciou que em (80%) dos partos vaginais foi utilizado uretônico intramuscular, assemelhando-se ao encontrad= o no presente estudo 40 (100) (25).

Em relação ao item 2 “Realizar a tração controlada do cordão e retardar o clampeamento do cordão, se não houver contraindicação, por pelo menos 1 minuto” atingiu 37 (92,5%) de adesão por parte dos profissionais. Estudos apontam que b= ebê que foi submetido ao clampeamento tardio teve menor chance de necessitar de algum tipo de suporte ventilatório ou transfusão sanguínea.  Além disso, seu estoque de ferro e de hemoglobina foram, na maioria das vezes, superiores àquele que não realizou essa prática. Ademais, demonstrou efeitos positivos   ao   RN, o que   sugere   que   essa   estratégia   seja   realizada   em   toda assistência neonatal (19).

Diante do exposto, os profissionais que prestaram assistência aos partos e respond= eram o checklist durante o período de coleta de dados, demonstraram uma boa ades= ão a maioria das práticas recomendadas no instrumento.

Ressalta-se ainda, que as práticas que tiveram baixa adesão podem ser apresentadas aos diretores e profissionais da instituição e trabalhadas através de palestras, treinamentos, capacitações e implementação de protoco= los e cheklists.

Quanto as limitações do estudo, destaca-se a dificuldade em relação à adesão dos profissionais à pesquisa, visto que se trata de um estudo que avalia as práticas assistenciais prestadas e muitos apresentaram uma certa resistência logo no início da abordagem, principalmente os profissionais médicos. Ainda= , devido a pandemia pelo COVID-19 surgiram algumas restrições a restrição de coleta = de dados nas instituições hospitalares e o atraso no processo de aprovação da pesquisa pelos comitês de ética, devido ao funcionamento e trabalhadores reduzidos.

 

CONCLUSÕES

Diante dos resultados, pode-se concluir que o objetivo de identificar a adesão dos profissionais às práticas avaliadas pelo checklist, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, foi atingido com êxito, e que as taxas de ade= são às práticas foram satisfatórias na maioria dos itens.

Conclui-se que os profissionais obtiveram uma boa taxa de adesão em relação às prática= s, sempre buscando meios para reduzir os danos relacionados ao parto, garantin= do a segurança materna e neonatal.

O presente estudo evidenciou que os partos assistidos pela enfermagem obstétr= ica, possuem menos intervenções e são permeados pelas boas práticas, destacando a importância da atuação deste profissional no trabalho de parto e parto vagi= nal de risco habitual.

Diante disso, é possível afirmar que a enfermagem obstétrica vem contribuindo com a humanização no parto e nascimento, garantindo cada vez mais uma assistência segura e qualificada para a mulher e seu bebê.

A aplicação do checklist para cuidados intraparto mostrou-se simples, direta = e de fácil entendimento e preenchimento por parte dos profissionais. Além disso, proporcionou a listagem das recomendações baseadas em evidências durante o trabalho de parto, demonstrando que os profissionais podem fornecer uma assistência menos intervencionista, mais respeitosa e dentro dos critérios = éticos da autonomia, mantendo ou melhorando os resultados perinatais.

A utilização do checklist destacou-se por apresentar as recomendações a serem seguidas pelos profissionais, como também, por proporcionar às mulheres que receberam os cuidados seguros e de qualidade, um momento único e particular= .

Por fim, espera-se que o checklist possa ser aplicado de forma rotineira na prá= tica assistencial obstétrica, promovendo melhorias e que possa gerar outros novos estudos na área.

Nesse contexto, um país como o Brasil, onde encontramos barreiras em diversas áre= as, sendo algumas socioeconômicas, culturais, e políticas, uma prática simples = e de baixo custo, como a implementação do checklist de cuidados intraparto, beneficiando uma assistência segura e de qualidade deve ser incentivada e apoiada.

 

REFERÊNCIAS

1. = Alves TV, Bezerra MMM. Principais alterações fisiológica= s e psicológicas durante o Período Gestacional. Id on Line Rev. Mult. Psic. 2020; 14 (49) 114-26.

2. Pereira SS, Oliveira ICMS, Santos JBS et al. Parto natural: a atuação do enfermeiro diante da assistência humanizada. Tempus Actas de saúde coletiva. 2016;10 = (3); 199-213.

3. Organização Mundial Da Saúde. Lista de Verificação da OMS para Partos Seguros [Internet]. Geneva: 2018 [citado em 2021 jun. 03]. Disp= onível em: http://www.who.int/patientsafety/implementation/checklists/childbirth_portu= guese/en/.

4. Ministério da Saúde (BR). Agência Saúde. Ministério da Saúde investe na redução da mortalidade materna [Internet]. Brasília: 2018 [citado em 2021 jun. 03]. Di= sponível em:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43325-ministerio-da-saud= e-investe-na-reducao-da-mortalidade-materna.

5. Organização Das Nações Unidas. Mortes Maternas [Internet]. Geneva: OMS; 2017 [citado 20= 21 jun. 03] Disponível em: https://Nacoesunidas.Org/?Post_type=3DPost&S=3D= Mortes+Maternas. Acesso Em: 05 Jan 2020.

6. Dantas SLC, Oliveira GYM, Costa KFL et al. Estudos experimentais no período gestacional: panorama da produção científica. Revista Escola Enferm USP. 2018,52.

7. = Barbosa EMG, Sousa AAS, Vasconcelos FGM et al. Tecnologi= as educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto. Rev Bras Enferm,2016, 69(3),545-53.

8. World He= alth Organization. Recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience [Internet]. Geneva: 2018 [citado em 2021 jun 07]. Disponível em:https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/260178/9789241550215-en= g.pdf?sequence=3D1.

9. Boeckmann LMM, Rodrigues MCS. Adaptação e validação de checklist de segurança cirúrgica na cesárea. Texto Contexto Enferm, 2018, 27(3).

10. Rebouças BDS. Desenvolvimento de um checklist para cuidados intraparto [Trabalho de Conclusão de Curso]. Fortaleza: Curso de Enfermagem, Universidade Estadual = do Ceará; 2021.70 p.

11. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Reunião= de Mortalidade Materna FEBRASGO/OPAS [Internet]. São Paulo: 2018 [citado em 2021 jun 07]. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/685-reuniao-de-mortalidade-mat= erna-febrasgo-opas.

12. Duarte MR, Alves VH, Rodrigues DP et al. Tecnologias do cuidado na enfermagem obstétrica: contribuição para o parto e nascimento. Cogitare enferm [Internet], 2019[citado em 2021 jun 07], 24:e54164.Disponív= el em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/ce/v24/1414-8536-ce-24-e54164.pdf.

13. Lima MFG, Pequeno AMC, Rodrigues DP et al.  Desenvolvendo competências no ensino em enfermagem obstétrica: aproximações entre teoria e prática. Rev Bras Enferm. 2017;70(5):1110-6.

14. Nascimento ACA, Lima ALP, Araújo JC et al. Assistência de enfermagem na fase latente do trabalho de parto: Relato de experiência. International nursing congress. 2017;1(1):9-12.  =

15. Dias EG, Ferreira ARM, Martins AMC et al.  A eficiência de métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de = parto normal. Enferm. Foco, 2018; 9(2): 35-39.

16. Leal MC, Pereira APE, Doming= ues RMSM et al. Intervenções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual. Cad Saúde Pública, 2014,30:17-32.

17. Sousa AMM, Souza KV, Rezende EM et al. Práticas na assistência ao parto em maternidades com inserção de enfermeiras obstétrica= s, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esc Anna Nery [online], 2016 [citado em 07 jun de 2021], 20(2). Disponível em: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160044.

18. Andrade PON, Silva JPQ, Diniz CMM, Caminha MFC. Fatores associados à violência obstétrica na assistência ao parto vaginal em uma maternidade de alta complexidade em Recife, Pernambuco. Rev Bras Saúde Mater Infant. 2016, 16(1),29-37.

19. Resende MTS, Lopes DS, Bonfim EG. Perfil da assistência = ao parto em uma maternidade pública. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, jul-set. 2020, 20 (3): 871-878.

20. Downe S,= Finlayson K, Oladapo OT, Bonet M, Gülmezoglu AM. What matters to women duringchildbirth: a systematic qualitative review? PLoS One.  2018;13(4):e0194906. doi: 10.1371/journal.pone.0194906. eCollection 2018.

21. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal [Internet]. Brasília, 2017 [citado em 2021 jun = 07]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_= parto_normal.pdf.

22. Camargo JCS, Varela V, Ferreira FM et al. Desfechos perineais e as variáveis associadas no parto na água e no parto fora da águ= a: estudo transversal. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. Recife, out-dez= 2019; 19 (4):787-796.

23. Williams RAMP, Saccone G, Berghella= V. Hands-on versus hands-off techniques for the prevention of perineal trau= ma during vaginal delivery: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. The Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine.2019;34 (6).

24. Lima EN, Bu= eno KJOB, Nunes EFC, Latorre GFS. Hands-on durante o período expulsivo: herói ou vilão? Rev Pesq= ui Fisioter. 2020;10(2):346-354. doi: 10.17267/2238-2704rpf.v10i2.2810

25. Ayres LFA, Santos KEA, Beirigo BA, Lima VD, Prado MRMC, Henriques BD, Passos CM. Uso de uterotônicos no tercei= ro período do parto em uma maternidade da Zona da Mata Mineira. REME - Rev Min Enferm. 2020[citado em 2021 jun 07];24:e-1344. Disponível em: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1520. DOI: 10.5935/1415.2762.20200081

 

Autor correspondente<= /strong>

Luana Sousa de Carvalho, Rua Capitão Américo Menezes, 455, Parangaba, 60710130, <= span class=3DSpellE>Fortaleza-CE.

(85)= 987961502, luanasousa741@gmail.com.

Fomento e Agradecimento: Universidade Estadual do C= eará.

 

Submissão: 2021-09-17

Aprovado: 2021-09-26



[1] Enfermeira. Residência em Enfermagem Obstétrica. Universidade Estadual do Ceará, Fortal= eza, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-4949-5898.

[2] Enfermeira. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-7594-0898.

[3] Enfermeira.= Especialista em Enfermagem Obstétrica. Residência em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-6203-0024

[4] Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Especialista em Enfermagem Clínica. Mestre em Saúde Coletiva. Doutor em Saúde Coletiva. Professor da Graduação = em Enfermagem e da Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil. https://orci= d.org/0000-0002-9483-8060.

[5] Enfermeira, Especialista em Unidade Terapia Intensiva. Doutora em Enfermagem Fundamenta= l. Professora do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos e Saúde. Membr= o da Rede Brasileira de Segurança do Paciente e da Sociedade Brasileira de Segur= ança do Paciente. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-3406-9685

------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/item0011.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml AMUW2mWLWccFKE= HUNFTReeFiZVl5o3pzEqrbQKtezdVngI/S8ZAKl5yjo9v4ZmetG/jWfSIMp6nA+QnxVuxnkR5kw= h9e/HmHpWcA3c/Oc7B1WJ6dq63MmCqpLssAPfMYMOkLXSBL7wTyP+SMCIBUm9wZC8U/YzQr1nCV= IgxK6J8hFo17BPQ/B9/1y4wsZTnVXh3b74HB6wXUh831jDe3mn37HWX3ROpxjwYgkcwGeNQ3eET= 3Iltvtah+HUWxm3hiwae7KeaqXBfRt3ZBjl7DUPhjHl7wjwrFihkXY+ezXP5dlWX+zI+6m5Fifz= yHtnZqPSc7rAyaplLMoy1pRkAjIu6cC7KFvVY3/N0nGnx1H0d5lxYJcMbA0W0bPiq+jaquYC63y= E+p+cBXmc5aAHkBdoIh9pWyQkDV2MqU871MlzfjgmcbPelYbARNcVeYc9unmTAUvrICGSWttFcj= V4rogft4WY8quM1B3gg6RnlzNMb6O+FMBI+DqJtXHQvn2EqQMm82qD9PJF/nBtnTeruxucTixZd= QQU1vAECDl9jPfJGGXydb0/GHldetgIvJFR3OFr/HyzbwpSFAe6onQEoxjbNOZEHEC5Rqk+WyWZ= onN2xPurbtP3oVTf7cbtSPKEbYwYn61+V7WuHi1UTEwyzLCxIT1wMsdLQ5ihzMDDMXZ1XZYH6NI= hMrTNYZ75ApFZBA0IwiOuaBBTHGZUsNArietC3oj/iuK9hAQP/01sBm/Sz9wFJLzDUJHjTutoL/= EPqTn2uoK/ADt/7aYnIyXk7Z/gLH9lSd6COnB37rKBLigIYEcr3Nbuzd7WndWJ5SkifaluCUAIX= uwDzphWDzcZLTmReJtVbkRFeS82PChag6GqLNIH4yK/EMCGt+OSgbY/CA3VvNJSglETMi3KgRhu= f7qfyfnFbarcKVOCQ+/2d/MKsvnikHT6de4sOz9F+94zjwjUWIBKL2XsCmy/ldoP11kiSsVEghI= 5kj08uukhm6h43XVglRmxOGgIW/jzZMGeR4gaTgv/6CAvAJFvb2vR1ON0i4YcFSDYESzWFz3cij= tjYxarSQ4xaLZBv5xRwn1zEQITgFiOyp47kKcqISsmYrH4CTuYt30KAmLhl0zuUTkRpsZVDNs3k= oLZbL3SS+4EYefv2pyduyH7IQaYPWiX/xlxWYV18a2aR7OeUFjpeB3rXFFIcoeKmMZi08kblAtS= 2ia1E4RwQJ9nr6doC8ND4lX+1IQxvz1ZEV6bPRAw30gFZhVlwtYBvCKPQ0z5tgB2rE06n0M6Yb/= gettZ1KNEn9MHA179byp/ZkA8Y5oGem0/RcA8/JK5ztrk8c+9artEqgaI9conGdi7IVTaSxd3jb= RPs/tefPXjpdKwmxfxSGrcke/YKtD2oepuJYrGC8WsIEAcsR2ZylM4NH3lLygtlnamnv/5Yl4qA= a2yV8fm48XmDJ2dDvfa/WWvIzPa//+8K09rKvhpjXKiwhtxzadY6MKKQm+u9SNFdQ0uZ6S6Y89v= mj64DwnevhEFXnaYMOhO2/kPhodvk9/U6+PAESMo72J+d/I1vuy9ipLQb18q4Mko4c6L98iTolA= yW4sEWjXJCrjQjQiTj3GpqqLg9MWgDQ/p2J8Dnz+iYD+TciXACyr5GHEaqE68IroT6o2kfRiWO4= 2fbjSjENa5lMO70WYQ9fT7Atj6x0vjpPHhx/t6NvFb7QeYF1x80w+VdAX1qyVooeiXS0q/rZMXV= orxHl0NYyfDkrMxsH+9EuPlac7cB1REtqIlUsFfpsW7FJdN7bZjAbJLdPdzymm2BkQNil7e6atf= k+p8khNJ1os7vdS20Z6E43R4w2gPw8p9GWrs1kZMOjyPRFuwrlMmVvWg/7q9BdEs9jkMSwdAbQi= 29IZncRicsewGpvTQGC155oVVEr/XDPTW0BKF65PE1H9SR2ZGoWFIflzXghzvoVlbdof571m+rz= NQ+JHXUh5ufYw38X+xC1/cul24+EV7k1CzhvNdyqErWW4Ice8M+VP5z80Hu+P7JsTw0AHFM0lxG= Ak0diD2WSlefAAuxtxLtSPTnRe4xWVggn/D73tHBEN6C2jTxaK8RiH8TgG6ZHAy6329I1tzXsaQ= xWys+qphcXx0M8faPBfbIiThGP5OQiNw4639bhseBPp+nkCGQsnx7TFqVO1/dDkVTYAjEJhN1rw= a230jlP36XokYGnU2hCvlWF3vus5mMHkn8aMAL3PExjDvYEjgjdUbJmqCCbEfzkSqCxO4gCQ/Nk= MjPKddNFK3jIcHLEYiYJhMW2iUZ/1+ci1i7mkXr+MRKrG30UFne6eZ3bQBclMdytRm32kSXYbag= mkLKAWQ86kjA9bO55083sB/N4Fl2NlWAwPFgF+Ftqg/z0Ih2r++1pN4OSlziu/6ypCsBUc3s5tv= zOBy54YFznecp5+VvUoxlL5PElV/2wFP9TfLEbtFmuPJ8ZG9dONZu/Z1NC4Fi9ezhHHQpFnus+J= 9fp/3wCpogxfoYsY2fwiB3q1qHXxw+jBKHZ3iMNOqWB+JRp5V7uWpl3HJnei/ZNrTbjxh4Lra1b= Z2PsAVVJ6afAdKaD48E02KbaU9gFfiIUbITDBOir9CbKRsnK3YxK8GBj+5y2AJv0qBACKzQ8T6r= AQwk77XV6gymajKAp3mIqNA7MDeAzBRneZJbKkDsvRjvUiQR8s5tiB3Ef5095LMt3yF9whk5lnZ= mSabOyZO9pPjJadsGafUCAJfdH/1+i9KxzjABI2PgtGKcGJzJ6yu2l7/0e5FC1u7VCwz3x1aAdk= aSNvtoYBf9PAs6IFRv6onQUdp53f55yofq+lu8aK84KtTE1QlivuraBibhE5ibizcdCQr1VYdrv= 9Hi0SXWxL4f5bFppetlTdLc1uIicOjO0j9hINx0x8HFX+7kXJfOzWft5tXMwsLu0oBMrqKMHLxm= JtFOSWCxw04sabUIoM6Em79rS3eEHMTdKZpIQKkcPpp8MD8JG2JtkfQobTM0/iJMctRqOjKzb+w= /j8uY26xQbfBCdy1ZByjQbvKyq1v4sH/wJt/GOWDrlO7tJrMYRjgtpXnr1yHLKbQ6fEV2dmK19r= Bq3BySaDw01FG43lPQpRV8NfbB36HRaPTzApAWjGYQL6p6NvgueUAn448sToKeipAcgX2Jnqen5= OcNN8bOmoSXFLXj1F4+sgYwGIfbhTjEezrk7v7BaTMjPZD40/EfgLhW+r5d+z0MaVj+5iMkWqo8= JMhgdu5+mBtd+AHSQ/3BdQOna7OXamD9ZP2qIy+h2KuFQfkp3hi4xzxJlUTzDPBaiMwBy0zGKh6= fk0gUYiYakO6WGWiaH5vRF7S62LiwZAj8bDOKvQm+ilzQhlHg7BtuzZ8aJzFuU2pL2SLfaRI7i7= XoXbzARPFzDPNANYTEat3ngMNmSg14RWakZeX+CB8k+iKV5mBKlE14erlUwmcnhqkekT0ikbcZO= E4YFnAqtQCbSU9RzE01BhQqQKazSheLZPyjNTLELVf7wgvaRSPL/VQ8QiwKQOjx05NEwaom7fr4= OR0Z/tJYTtsXBqE4+B5VOrnrq+fJxTcK7ZcFSjMVtxEr265X7ksrneODpr4vT0e8IyWHsKaoeE9= 0TrXU7jnn6zk+Vi9sNh7+jzRx9uENh+W4AFW/yVKNBuxGXk+pUIW+pkhTE2HEEzDYny1r2+HLBQ= pRL5phEdDmWRnPDg4UF9WWIdLZkkhnnuXZfDnP2yOyAstN1BK9LLKa04iby8pkHW2a0vOYUzjo4= 7AnE3rJN5vP06l43Q/BncSNKYGNDQ6RpsL48Ba75bEfL+gxicPkt6rO76m8bbZurt6TxIjoY97F= kFYYWzwhefLP9IfBDOaMRbT9wmA2P+FuCrvbqDGH0rWb3cYjO4eLuRjCAzHTcRFWMtjxQH/JUf7= K2GTum0HFAlOdjZrAm/eVTpC0IgW3JsTe4iKD4WK6s2nLEy7DWxbFAiG16Lp2GEEemv7KNh/OoY= psiTStWtOoYXt7OmVC7sU5nk1khov1+POslmJ0jJZeqykDz26tx2w2VqXViCnUzAURJKjK/+oko= 2S8FL0FRnDmmHCiFiB5bAwoT54Y47Peic/WYoJwQ/N3MrgoNekp1Td+kHozDmwmZ96Zs06OJ9tB= PrzNjbJNbFOaPaCeKJMt6m6Hc/e4NESBH0sOP1PM8OJ6NpH9UFG15WNtkoHtMwmKkp+uByoLyFQ= k0DsZaFZGbR8g8vQtB7IiLCDrCwaCGhIrD+U1/pUwHy24z+THS5dtRaSz74gNWetafHRskJJ5PT= Bc0bTX5NNGLrsZ+u7P0jgrH8lNDMXd15c6wnEGH3ymZ3RJGaeNRZOeH6UCM/z8cZSwvplNEeo2l= 741gj73Mml8wPGte7PzELh4G+iDsxQg8vDQHVDEk416i0xpCmEWlwSgBd4unmBOr78knYz1bCkG= AI1YZ3ECWrPwaEkWYxzyacQx79L65DqjNGi3H0TX7GPtDe2kN6FJPzs59PQWJ5XltxXNBkn89Wm= NVMVZKdMSMuNH65ZEjQel85+7qRJSdREOiPKNQpTL8+fKn5XNDaqdjxN0+bl8IBwSrrcsI6l9Q3= +3H+8haOS77TY4Fqwg+0U/xb53oHEjaJUEJDhW+8Cf1eMkEgkohuxMkV/bTDvoTD1mdu/cWgRLw= 4jUjVzm5t1gJyPWm3aWmzXFcqPRHO2eifouAjI++Y9qvxVOULHfBOr91oBPi/K+d/4lVGgF1sbo= PRg/uPb3p90OBZsTV623i+UFMWYLmZM1AGpEMbfGL1Bu9jRZ/3toU79frwJg+bP3B3viIZ7lTRa= CfCL8uXf4kw8Q54KRYSbIjc1KqalFtwtxWiZ86rbnEc9MshgT9BRQzSZxBP1hypberbRbHxrU+m= 9vg6pIMUp+CxgSNLrXNhj6y40O061bAEfUjFtvAwdlRDjJaSVOuCYIY3Ba/xrr9ZEHJKwFC5jGN= W3HrY40KWQihAxmYRCHVBMriCk40OThqsmOgcmp0xOOBQN+E8kbHLmKXIHWVIWyT0t5r/ExJAg9= qCoEl3ectdCf5yekTwzehCh+r8nReIRUaD1E170vvzopGn6gvzfmaUdo8gp+9o+boDXADQXhmqW= km1fcAWbVyijVsHVgOG3sygifcbED7OC1a5ZYbEcc61rvgoPM1sa1lImT62ipTYEZjqjZHoHrKm= ht7cdQdAoE6WBki+p2DWuFlMPhHyAt4iUaL8sdbblyOyebke4807F+iw1KwKqXCNYi8s/BAOwJz= V5nQ0q/au/lJzn+jy7rrL82FrrOVMsSJUXVpeYhKkR/V0N3jDHQn22ai8i1qbFsvJLE/vVz+HE0= ucUVDP3fOjVP9AwcLpNgr99v6YF1cs5IwtmkE47Kb59WeGSXOR/1n/KF41iyAZ7ywNBZwk6ylp9= hQ10o/KpmSUTIBrdm2OK4TiX86YZTI8ET/a892U3auevVyS/1e4sBx8IwkVJb7ZFlK0YiJCZ8Xn= FI6jfs4t8saoJWUoXxjU+8XbJL72AXY8VULxJ6GJ4y/4l65fXuwk5jAwRkV5sO3ULsfimhGTdfM= 9in65zTgrL9ZC9RT9sPMAjZl1Cky+GxZfvqf/H9y/N9LEPTYhK3FqrdJ/o4hBbe3CDfYRDRJs70= k6UuTiSnziKC8V8b6Uk0u6K4XnVyojqw6b2zWVaTrDWlIdY4jwU3joRP7wA4gTFCJ9xZZyAcbCC= Y2EmVTTb17N8JevcmdNEfNDTlANnLIEEGyTR1k+Fxb5ntTySjVhGRlq7yHr1ZSfjcF5vii06U8+= L+KYmRxdaAL+ALpSec2dnWJVbm60kvrgUadWFepbY/IrQrJZYIc4mkENdD3Lpv2ff1/IHYWY6VK= BcPpombgMDs8TsDjB3hM97ZGlhvJjiCXtqqF7hsWcuz9GCO/ghqrrKmhzs4wz25uh66RoA7A72y= qnSbSqBP2yCkLYYNIVXHtAt0DlbxIL0sEw72iGLej5nGRk8nr+dpXVaAaapShPcSOukYOuUG8pA= fKulv82Gqt16rYZtXxnmL4lwZCjsjZ+j+PQ/CAFE/FHuSPRRLnAdcAiRC3ELeOmuZvi/SKS0Iab= 4XChOhWuDTWRHHSelVY8ibrBzZSbmQ8yCz2qjdyVF51J1bXHGTyrsNXDLKxD1mB2DQStqvILnze= EDjXEyG7g72C+/AORsjVsAJLB8LHJprwlQUDiZPPHT8AT7Y+yo8s643PT38sm/+c6ClZAiD+xKg= 0yyqGT2z2WtBCX5L6Ucqz1nc4igdrNuYd3xBuEl3UW8j1WyHScd746JA/hMvM9r48VdcTU9jU+A= sIaRFrQTmf9onslg8GTr+8CVh1ndjYhlLi25Y3JLTvXvO9l63M7Fdr/Y9F/+UH+qbKDSdK3s6MS= tjuRHiL8RbkqIO1cD2Heyo+WBKnB8M6HqfxW0AiTOvE3mP5TiXJNpXAmJmOCnwJR1E2tbjq4xtH= Q2eYqztLRL5u3TSGhuw14LEum4h1v3nYZmjeA3CV2T+8wXZxkf4ut8ZLAnTeMeDpdhbpTVg4fe2= vFOOm7kSFNpkJo+ev84w1AwyCuKe3ikFU3mjnIvpe0qdPyO8LCpRFAko0NNJvNW0A3w7zhyr3lW= +RigRtwH4EHPpyp3U1dOB7LBi69EH8hgfCWZeV8+eveCxfln+4LW7Dyac2avAdHYNa4d+t/bJpc= ci/UzkgcycTC42olB/r0+vj02yCOP9UDw+QzK76Zp+kqVKwuwyefByxQU/0SuJBCrcg/B3D75CP= fEnwThE3rHd6Rxg+NldS5zgNUvax72fDrwDtkGFk9gYQnSSipu64xdL+VNXp397D2oaTlkSgH28= 9tgLc4rqUJA5cvTgBiHxfVZjK5wNsOpJQpKxtiRAEjDzT98CsCHmFeB+47f8dXLGGucgPUYtezo= 6bwyLRyP/P5JfAvi2IS+3CUi4rGeCUk8iknS5Dfph5Ut7Ml9rzqvGmJVluBvhcegTf9Xv37InJY= ZXEMscrPEyZJPmrR49+/hhZTkfT+zzmO/CNKkWjqG2bIKf1j4nhV+Pob40feUPOvshDblycr0H0= K93E6jXK6rFOq+rzRnrBa2coGrDMj4ZhNbM1M9Lr8pWELGnv1pPK7xgr6/+VmaNik12tzCRLIpy= f+IhelQpzr20WPyB485DEmoBkOASLqT7q9270wuKmnb2j+ZUzV5TZ5MzrfQKeoHnJHQVqNYH+Sk= 1NwnCoJBd+In3EqnDn103ekFonEDtN7xAeebG4UY5ZurUo4AWeV4EQO26/RAMHxJWxHwbcFp1U4= kJOMpmj9RWJkTMUrvPIHLUfd7BWQIkuVeckgvXySkG8NHKsel79Ukgmqhc2wnz7Pb3aUVvvkSgx= PFtBUWPrlk0kl/eDlmIoGD/5Df/hBEdG+1auPJ2kiNYZYdMwHCvirylo3vAL6bxpjrwAi5GcA5u= oKpm4alZ/q0brxzQax8acRzSl75Dccsqos6CGNt0yKwrq3nAhWNqnMtL1/KsPB13ySh//a3AR2e= c2K/rG/2jArOuuNfAeODK7wxxv9t1bkw5jVqaOin0N85xt8bLatSwTl79p86hKHZmtU34w3Ob+V= Ex8rliO9QQtyGukWcrxdAqrej954zTbHkMN9BqcRlPJPEk789Ozg3Rs4ZtP7MnHb1v7yDmZHmmc= 0pYyvuTNRxFccItQUEyb7UGNC6+swd9SrRwJkBZfhD/sZbJvp9NLl81h9J8s1426jYtABIG3QPf= xixPuWz/gCSPMDKF1mH+dBAD3Z6d6T6AXhoOYnogC2je7DOo9IKC3Fh4rahWK29xj6MEIi8Xl1M= 0evuXdrUSzvyo6Bk21lXGM/8tqCpC2kn6D1GNu+Im5wLpknjoh7wNxCv/yN+EcV95MMkJSrO9HH= q+1bhSbtO1IuijDx156ss036jQblb+hDlojYcs26/CGJwkov0VaUvMedwyAHpsq2WgNTdzN4xI+= 435o3LSuH27ehFBUCnTvHHTm0o1hIlSCo9eFYQbcC4OTPiIzlW0m9JVHob7PdJ8qGeXP+hBsgd9= jdOq0Xy7GB2Gka3lmZBUkDK/tOzoJwW0kVgpjimmWVETP+mOGZQMr0ER5QKR5auNvLJiLLTwQPq= t/BWDaoZ+lb9oDk5zsg5sWp2riboTNKrvNRMF1r7vz2sXEOMKYHmXykVYqDP5z5jFI0hE3VpvH8= 50pkrSsiZzrotCGw3mLwbza5F5iA+a4IG7eNz5kF9XUcyCP2YDjoPboQ/f50Vg9bW51wvzeb6Bi= T6ZpMzLt477Vbx3oAN4yJwR5DTq5piPoBhXA73mSDYKeLqEUd/Yg9B71qjOC4dqPtMxRCHLWvQX= dpGsyGML7t95EeHkFEpDXDUa5yb/vk9c9LtofT6FOM03flkafRqL4v8x5JrEFWm3KWbiHrWq5Ox= Y09a1YpUpKzjmbmQzJKcorWtjNqzJQkb+jcHneqE2wPoqJbDHWPXm5pZ2UMqVJJt/hQcOJNgQFu= 9Jtnzh335Seb06ZCOofzDAsvL8/3R6CJ0uw3YXffkUSsn5YmdZU83Cv8CyfGdRarGxLkZMSeEZ5= lr8u+GvHpunYYTFi3kTYn46QZnSghzT5+O8uEdE68foh7uv41u0gazk16RTnzJ+J4FxhV72tKye= S4MY7Y0fsbfhAa9odtxJAzo99/4JtoQy8GiuK6rvemQokXrKIpqAJT3sqTinaORbRUCVLbxZYOn= bKu6sVdY5mbL6QlTioVA3G/h1gTIyfWVjy9jQ9AZm94kGUuAnOwODSsOs+KDoiXsJ3LhcnBK1Ua= 5reNqoeMsp0wSz5fzWPjhNSKAUM1MrAzmh7JFwA+qoY6dokBpA5VnhecpuO1LSeNy5AVSS/taYV= rzblmHLBXM7pBGuunKLzazofVdYGmq3KvchMSywn+dMgY7QmMpF2o3QkCtw8FC3gFUZWQnt/0Ls= 9IQ0lX3vzxMHUWwD9rTqxcA9f0ct9+0ZkA8j4fKb9QFGWlVUqAgyBh1uNxZw3K1+RPV5RYkUjTN= V/IMJaz4hV4U92BUOroEMKEjEGKXoyeFziXj4Qacveh3Bbtm4DUVqSynoi4T9bY1LWE25xzDmaj= wLqSALlg2Hx+6oKe4Y14HkMYq+QtsEVDTF4YaubORm4h3il9nozcqAzKO4iRG73nyaAl73Zsy9W= QZPdOVV9W5Akgw1Q6ALO5DskZSA0suzZSPnjZwe5B9hnbXrvvFi0zShIdL8XQqUslWPYtCsM4PS= tiQiNDJvpXjfx+Wvm68AcjPCtPAR7prMJKpg0IqO1+yps2LoBfDBiO8TjFc/USMUPCQf3btKEho= 4PMGpkbGuBeO5YRm3ViV5xRAJZnNk4dLgdM678uBhkl+CNG/O5pXPgO9JWkK2RbC9YdwWUim0Xb= M3rPM80cnaLSNX9E5umk3VgrycAqgVE1zd8n39OY+7bXYyOWyV3NNKVZn0aBRv5aRwHdSeXNPkU= lfEM+JnuS1uqofNOGj/JP8cFh/U4Xc+WumQJm/cROZRrPVrgmFSdUqnsm7UYeRHqqi5WzAIMVOJ= yIkv6I7pmaqYvm1l8nLJhmydJFkscyE8CVVI/TC1stDasrJ0QZQ/ng3pnceMGpkk90vHuoKZtfF= 82LfVsTgVPQHa9wJwnz6InasRMvvRI6le858/k2kiBCz7FNKCO5RiKePaOSF8iEMT1Mbc7MeSV+= WfNqJ2REzUPOqstufhaausD9/leiyCJmF3WKeVQRlPVRjNrLeM8gLtu6OJi/GV/sHdBI0+q4MIw= DEqk5GZeIAchQsfAL/bheH+rZdgglDkQaME8SB5pXVuxP7CJPmgSu1XUS/rWvggq1jHbYts72pg= 3VGJwMaQCaHEk8/R/eQQwQjFGn8VZVxCz7dmCPI6XBNLRNGd2mEjcwg9pcoGatlUA+RXC5lf67z= VsD3bQkkaDrflsjST2Jn/8m8+CQK+OFFxnmyOtkc8Wqm0WzRJ+C1gjknuUDrena8H3bKj2MoeA9= h7iRgCDI0kV5xZtlDV7GKU5mPdf4H96LwAWUbPJ0oZBtrneY3YIMiR+5+JB5WsdRlTCoU/N8OFZ= JmKUXxk9NJgqK5D4kTDsG4vyExdRBX14glJ0m+Egz61K4lbkAv/gXI0xGNhjEQP1kn+ekSHvacq= fsuqk8XnA+KXb3ZS8zCSgrTmw5hBCwvgZ+IgGFZ4iJEndLKbZ2/lIaqAB0E90BfPSdVNj/g5qKk= 5KosrnT75rqVpsqzf1J8/U+PnQFhvNSBVsjZnKleEPE58dqNFkq19D+HtEyAN5j1RRiIFrawO9o= cYWH1EyO9NNUAvwgrYahjudAN4Wi/b0RPlAuF7mu7+dii7fpa1VfXCsdHw3r2TVjnhSgvSJlYEH= U7IQgbgDW092De2ZZmvSDfqRviVLrvCVrlrNEodybvlCDFdhbmVas2kxBZ0pgvqxE2XQiyRK0c9= 9v+D1aCYrOsFMElG8ygjCZdo1ZqDlbPON5vgPaKkNt1FKTo5bOwO5ktU4gf3YsXgoHZeg6rbt1P= fBm9NZryyw974bPcUaKtxkzDyvLGIYAubV1UaRRrcr4soIoKnXWRHC7D7D6kvQrlo/rqO9ODR/z= SMVdvSYKjT1X3KQVPwYH5NUoLzNu6KuqU2si/siwJYgezHXum8z1hOQ1BEvsy8ZT5T3NTe5ixBP= BJXgrWPv3mKPDRYufWrTk0L7/KwODK6UKMp3ASxMonTHxOOIBWjYZTBaSLAQlZVGV4npW6kdzEJ= uF74RpYRSKw4lF6sDNvDYJ9aas79ugYvIvY2RjhAgD/fV13kh9bS0qyT7MmwPhDyqXqrWn13S6C= aVjcjkkm2PAy2SmFfKR64aIZ/J03v6vxXw0RG5HL9ifG5weVybQDJi3nE7mG2Pn6Tt4JZpfA5X8= eJtdDLNy2M79GnEh3K1LZLcIhq/mRjpho5afcSNdVaKoO66okhWAv/MB/vnwzlnSnVVdVC3TEom= W5qq4w0lJtGmPj6tx6UqdZsXmBjC06zBs1SD1VOlZBlJIec/XefNnMx7oOcLQ/BW4UgoAyXn5KC= pi5NFo3XczAOzpot/feuO8vOjquJiyA/+rq+grJtaOYhQ71r+q2BmIlIpgyamVFTRhWPHypxDbX= ZOB09PTl9QP1U1MKAHsEzx5wpu+vNNFzZVs2BjDI1ZOIGfvXT7G8BsuMCBate5ULQ5sHX5vJvBc= XuNpbQQZa1DtEvxznURi8eaxe17tWyls6D79lCmXkIW2bnAhHrXH/R1SYg4Ldfx/koeJIVIena1= CRszWKXJrILUkm5dZzZBM/g2aRLotmJ2CTiR3KAZvVHZ9hIxg+mGMeAXCRSsMF2Cj4Pyu2qEeQy= sxnJHOqfcBmx+8Th6upizkt9fSNOtDGqTg5cCXORJIM2t5ukz67HSEWjuR4EXIAAksXcMjyK5eJ= p+TvxBDf7YcaRYBLy/yXh6G+ot0o6KWQE9YkLmMo6Xcm8h1dNpGbFIV3BzebjPfVDGods9fvwP4= sfjbcSvfuoX/jNZcYkUoT7JcIa2eojHjoHnJFrdplJ04Xi/tKSJ+CvK7Q30a6QGMlE2pfkk3jSn= aRdTUthtXfcDNOAeMCJFw/wR4fWL6rFQ0XRyZZ3Hy0eenovLP7m/5DA216Fep7hDxS+IkVmWu9W= h+BKVy1u1df7NOG3nZhwdaNcJprPOUyIEy/vdc5YPnYcx2popyTfQFHdvbJjUc+BbNWf1MJGmkc= dawquuWKOkAE9iI2qKM8Vye7POpAVsyRlzri4gTECeL+02feOOLo2pNOrC3eOo6RsX+Q/jP+4ti= iBqxduv/GhO40Z1p7xBlvBIpLxqO+vmWDiAqVo3Zo+zbrY+X+a4am+oFoDms2NOcxiTN6nm90oy= BiHbV7AYL4wz04iHvYjim+J0mVE2i81sNnxJyFikiWmFfjkI/3f9Vg6pd+pWlWFEU4qN3MIDmCU= /gh7fykQzbeAhra8nlIeLvhXM0NVgRZswwZj2/uCDMOnbHKegfwn01FOQ2ErMX03N6kDvGdTBGD= S3qZHWvWgDAs0eT0tVkWbmfkZxT7oOxBjBMlOWXZmhm4gu8GV+hsdFUs+N0ZKbWdGqLgkBHut5Y= woROl1x/5y/JxKsAsmeLuEMYgLaPPV15ISg7mo2kTanpzVvffcKHWvNnXZmptjhfSJmfg0ZLVAP= 7dLVRhUvzXh23/oxs5NrK0ioz2wpAzsPLhCeXCFyNcpiX+PysVYTjdU+BWt3ApPkUo8bh6mxwJl= /zJXoOXvEw2fNWR/wZjIR7mbc2PvKKhDUmer331+lLvc7K8saGYmZWzJNBt1eA15pR76U4tt+Gd= ZLASse2oGXpMW9wFzdDK+TUABPe9EDJkKR+e5SOVxoM42jdj8+3HSfwgQkP0tdJnXlFSNolLfSX= d1ajIJLeMCkRUMI1vCC8thcPu6tQ7sD/TAxqks/4QsmwjIrdptTqNKhaLl0kTiFW+H6vKZDxdpG= r911LlC3ui3WPXIKamc/TgNhbq6FBCMTIZDfYHc4mqrltDpR9xjCjvAb7SVLH9wjmgr8fn2g0gY= ohoL8vSuNtWa1UzpMGrN2N41fUMKXAtL+efrcm9vA8JBf7Ib2d6GsR0ytLR6DalsgcsSwQMb9ZZ= SZ1Ht2XnnnqIcr2Mi39WwUejgnk2q9TlMLR5jN1W5eFGDFvf3js6ZtrUYr7Tm3LHEooG27AlAfq= uCdXhBxaIyhyFKkLucVXegE316EfmqogwrpZHcdz0TsauKdpY6N7wMKWUWLJQqMSyhGGLepq0y9= 8DfHNzJAaeIBQNMiHFg+vD0p1R3tF/P3vNwcBUe0HBICc9ClkVoA63lPGOSF1wMraf3bz93kxkS= NgW40T/NHYuuk06RZxTFDRtUJXXykOQ3F+OSEe1D8fvfkToxQ6cXoLLx7ze9BAdxVFkMFdhI0UD= xMZafTcrZGkCGW4ko7Xxsv6dHoFP9CnacWsEwXUvHCnPzwgnXQgu5mLzcn7o3zMRmJsSdsCPHm8= ODdq3i0/7I21i7t52SosHkt9Mqrsqxcg8zaNKwOtxj3apgMW1ijCDxN14QcUS5/fAa4+hwDk9jI= BuYxpbLrzipsLznDerhpWHafUTCtF4pCxh/pUGkKs2wrTys0ZdQ8loNzvGNpg9Mm3zzBUapQ103= MNtY8AITY7+TeX1ytq07i2KeZ8luzSQN610C9W0AShU66Hqa2sicZPL1Hk68QjGsfZ+wFqz1ygi= ofJlO2qQ2OoEQL8DyuD9DmGNDsSBcIlHOzgLYRc9lo4v2hmE7CAe/lkbdQH8OytppmF00QrAhLo= oD6ltDAIGxZY6E7odbJ8tTu/vGZ8pbfuPJ/epOc6kaTV+U7Mxrv1dgymRipCFBmBlZt69E922N6= Xvv1hhqendXgM0WmNS4bEvrgbseT7RgxtyauXA5T0Y4zbtTjs/vb+1jGKlBNfa3JOtrGHlGTDNB= /k6tkbfa1NKbM0Rl/EoD42pWl+CO2pbjictlWk8ty0Z/CLhYq2Q2AoBgQ1w1m0bSiBBINYHllbE= PEFXPQ/Rp8oG8fpDL/sHdav1QSCnUGrKEsTIXi5vo2f+QqdsclA0v3rURdKLVbo29i51gCv4LbN= ccKp1LNw8QFHs1wxF53wpDFe/ElC8dWjTlHCj4CGLPtpEVLYtydyEYnNTV976MYcEeoUPGOaiKd= u+bbMlNpqZnV05MWNjSXdmoxzS8lhLKm8ZPgdTY/Cr6D8ZzLFCE/jqXhAi1u97gfRvBQLdLtFtZ= cSOq4BLRe2u3D2cAQhK5ukCv/ZQPOazjdDsl+xcpto7RXjbo/704ZfFPOciDkdNB2e2wczkKIvl= nTcw9WzAVkn2UJYklZIVrHfBn+dcSe+dpGKM7sRz62DnAM9lwClLY/J6M3ZaQzclAWkLuPesaxZ= 6El0QefFpd4oiWBhd8OWXcvC1Ab662hsnOGKaS/XsEM/tspVpf97kXswGtSQD4qrH5MTvYOjMYD= C9AKjYvBAOm8oF1IYm7V2+WI5vP9fXVVk440nQ/U3N/A5AwtGobPULsedho0LphoCkyxI1a7eva= TlGotIaD1R+Edkccc+UDDOUcoCuMl361nhDRMfm+QQt6nDD2PS+OL68rqFc/cKbtFJakNFDv4Bs= Ja2vEknCAOWTYbDunJWbWsc2vU29M6xwAlKadmuqQGGrU9lbq9lFJwTrhLjMID/4v7Jlct9lDGf= JpEnydR+xD61G6fyrVWdAJa0dgvyJIGBpk57Cv0AG4KRTqOGJjGe+mR3iSfSA73/oTm+j7Go0j8= YOPPhCAHQe1rdRRo5vvWZcpcN6yhPbEEeSEuq8MKyJ+QBQjAUQvuemt/KoogbB4xoF3559jnpYj= kXrVRfAqKcmS5jzS82qu1xz0tG9kZ6vGbQFrDpFGD5+Ns6SLR65YsNOFe3+F0nvg5zg0oOQgseG= WGm3IuznkGsNgGzYr/jL+mK7tgQrNk1h9YNkDESnfU4QQHZzwjqtSPaa7h4t91aydO9WxHvqV5l= fd2k0in6PtRW5lR1vs5TTEbv4Qjn0VuvzmxIpmeeEeb/6nkKsAeuCttHtsUTv9QQIgM15M26uBD= XTc6//tXij8ut1pToB0XIafL1CJu0oGnaPctPIPNZjtmfYN6+K5rAXNphz1QWG09t+BFnyDwD73= z3c5a9wqUYbFMVW+tTvKAA0ks/ekrGWjX4k7XfNkclqjxXCJJbEev6y+Ipv5RGHx9Ot/CSY2vJr= yd8UJxUP7FCRGTohU0FjWcvM5AZO1xCWGcldr+O0hg/1zaKPbghNB6MusmvBy75BkQwK36WJjaK= WBrbiWvFMpIeob6JPvt6Zp1IXpI80d5D41b3BgHs+GaBrcV7kp8yG7a3f6r86R+3Li+HPoZ ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/props012.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/item0013.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/props014.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/themedata.thmx Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: application/vnd.ms-officetheme UEsDBBQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAW0NvbnRlbnRfVHlwZXNdLnhtbKyRy07DMBBF 90j8g+UtSpyyQAgl6YLHjseifMDImSQWydiyp1X790zSVEKoIBZsLNkz954743K9Hwe1w5icp0qv 8kIrJOsbR12l3zdP2a1WiYEaGDxhpQ+Y9Lq+vCg3h4BJiZpSpXvmcGdMsj2OkHIfkKTS+jgCyzV2 JoD9gA7NdVHcGOuJkTjjyUPX5QO2sB1YPe7l+Zgk4pC0uj82TqxKQwiDs8CS1Oyo+UbJFkIuyrkn 9S6kK4mhzVnCVPkZsOheZTXRNajeIPILjBLDsAyJX89nIBkt5r87nons29ZZbLzdjrKOfDZezE7B /xRg9T/oE9PMf1t/AgAA//8DAFBLAwQUAAYACAAAACEApdan58AAAAA2AQAACwAAAF9yZWxzLy5y ZWxzhI/PasMwDIfvhb2D0X1R0sMYJXYvpZBDL6N9AOEof2giG9sb69tPxwYKuwiEpO/3qT3+rov5 4ZTnIBaaqgbD4kM/y2jhdj2/f4LJhaSnJQhbeHCGo3vbtV+8UNGjPM0xG6VItjCVEg+I2U+8Uq5C ZNHJENJKRds0YiR/p5FxX9cfmJ4Z4DZM0/UWUtc3YK6PqMn/s8MwzJ5PwX+vLOVFBG43lExp5GKh qC/jU72QqGWq1B7Qtbj51v0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQBreZYWgwAAAIoAAAAcAAAAdGhl bWUvdGhlbWUvdGhlbWVNYW5hZ2VyLnhtbAzMTQrDIBBA4X2hd5DZN2O7KEVissuuu/YAQ5waQceg 0p/b1+XjgzfO3xTVm0sNWSycBw2KZc0uiLfwfCynG6jaSBzFLGzhxxXm6XgYybSNE99JyHNRfSPV kIWttd0g1rUr1SHvLN1euSRqPYtHV+jT9yniResrJgoCOP0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQAt LgC8nAcAAMsgAAAWAAAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbOxZzYsbyRW/B/I/NH2X9dWtj8Hy ok/P2jO2sWSHPdZIpe7yVHeJqtKMxWII3lMugcAm5JCFve0hhCzswi655I8x2CSbPyKvqlvdVVLJ nhkcMGFGMHSXfu/Vr9579d5T1d3PXibUu8BcEJb2/Pqdmu/hdM4WJI16/rPZpNLxPSFRukCUpbjn b7DwP7v361/dRUcyxgn2QD4VR6jnx1KujqpVMYdhJO6wFU7huyXjCZLwyqPqgqNL0JvQaqNWa1UT RFLfS1ECamcg4y2Y93i5JHPs39uqH1OYI5VCDcwpnyrlOJcxsIvzukKIjRhS7l0g2vNhpgW7nOGX 0vcoEhK+6Pk1/edX792toqNciMoDsobcRP/lcrnA4ryh5+TRWTFpEIRBq1/o1wAq93Hj9rg1bhX6 NADN57DSjIuts90YBjnWAGWPDt2j9qhZt/CG/uYe536oPhZegzL9wR5+MhmCFS28BmX4cA8fDrqD ka1fgzJ8aw/frvVHQdvSr0ExJen5HroWtprD7WoLyJLRYye8GwaTdiNXXqIgGoroUlMsWSoPxVqC XjA+AYACUiRJ6snNCi/RHOJ4iCg548Q7IVEMgbdCKRMwXGvUJrUm/FefQD9pj6IjjAxpxQuYiL0h xccTc05Wsuc/AK2+AXn7889vXv/45vVPb7766s3rv+dza1WW3DFKI1Pul+/+8J9vfuv9+4dvf/n6 j9nUu3hh4t/97Xfv/vHP96mHFZemePun79/9+P3bP//+X3/92qG9z9GZCZ+RBAvvEb70nrIEFujg j8/49SRmMSKmRD+NBEqRmsWhfyxjC/1ogyhy4AbYtuNzDqnGBby/fmERnsZ8LYlD48M4sYCnjNEB 404rPFRzGWaerdPIPTlfm7inCF245h6i1PLyeL2CHEtcKocxtmg+oSiVKMIplp76jp1j7FjdF4RY dj0lc84EW0rvC+INEHGaZEbOrGgqhY5JAn7ZuAiCvy3bnD73Boy6Vj3CFzYS9gaiDvIzTC0z3kdr iRKXyhlKqGnwEyRjF8nphs9N3FhI8HSEKfPGCyyES+Yxh/UaTn8Iacbt9lO6SWwkl+TcpfMEMWYi R+x8GKNk5cJOSRqb2M/FOYQo8p4w6YKfMnuHqHfwA0oPuvs5wZa7P5wNnkGGNSmVAaK+WXOHL+9j ZsXvdEOXCLtSTZ8nVortc+KMjsE6skL7BGOKLtECY+/Z5w4GA7aybF6SfhBDVjnGrsB6gOxYVe8p FtjTzc1+njwhwgrZKY7YAT6nm53Es0FpgvghzY/A66bNx1DqElcAPKbzcxP4iEAXCPHiNMpjATqM 4D6o9UmMrAKm3oU7Xjfc8t9V9hjsyxcWjSvsS5DB15aBxG7KvNc2M0StCcqAmSHoMlzpFkQs95ci qrhqsbVTbmlv2tIN0B1ZTU9C0g92QDu9T/i/632gw3j7l28cm+3j9DtuxVayumancyiZHO/0N4dw u13NkPEF+fSbmhFap08w1JH9jHXb09z2NP7/fU9zaD/fdjKH+o3bTsaHDuO2k8kPVz5OJ1M2L9DX qAOP7KBHH/skB099loTSqdxQfCL0wY+A3zOLCQwqOX3miYtTwFUMj6rMwQQWLuJIy3icyd8QGU9j tILTobqvlEQiVx0Jb8UEHBrpYaduhafr5JQtssPOel0dbGaVVSBZjtfCYhwOqmSGbrXLA7xCvWYb 6YPWLQElex0SxmQ2iaaDRHs7qIykj3XBaA4SemUfhUXXwaKj1G9dtccCqBVegR/cHvxM7/lhACIg BOdx0JwvlJ8yV2+9q535MT19yJhWBECDvY2A0tNdxfXg8tTqslC7gqctEka42SS0ZXSDJ2L4GZxH pxq9Co3r+rpbutSip0yh54PQKmm0O+9jcVNfg9xubqCpmSlo6l32/FYzhJCZo1XPX8KhMTwmK4gd oX5zIRrB3ctc8mzD3ySzrLiQIyTizOA66WTZICESc4+SpOer5RduoKnOIZpbvQEJ4ZMl14W08qmR A6fbTsbLJZ5L0+3GiLJ09goZPssVzm+1+M3BSpKtwd3TeHHpndE1f4ogxMJ2XRlwQQTcHdQzay4I XIYViayMv53ClKdd8zZKx1A2jugqRnlFMZN5BtepvKCj3wobGG/5msGghknyQngWqQJrGtWqpkXV yDgcrLofFlKWM5JmWTOtrKKqpjuLWTNsy8COLW9W5A1WWxNDTjMrfJa6d1Nud5vrdvqEokqAwQv7 OaruFQqCQa2czKKmGO+nYZWz81G7dmwX+AFqVykSRtZvbdXu2K2oEc7pYPBGlR/kdqMWhpbbvlJb Wt+bmxfb7OwFJI8RdLlrKoV2JVxbcwQN0VT3JFnagC3yUuZbA568NSc9/8ta2A+GjXBYqXXCcSVo BrVKJ+w3K/0wbNbHYb02GjReQWGRcVIPszv7CVxg0E1+c6/H927vk+0dzZ05S6pM38pXNXF9e19v WLf32U28N1OX875HIOl82WpMus3uoFXpNvuTSjAadCrdYWtQGbWG7dFkNAw73ckr37vQ4KDfHAat cafSqg+HlaBVU/Q73Uo7aDT6QbvfGQf9V3kbAyvP0kduCzCv5nXvvwAAAP//AwBQSwMEFAAGAAgA AAAhAA3RkJ+2AAAAGwEAACcAAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJl bHOEj00KwjAUhPeCdwhvb9O6EJEm3YjQrdQDhOQ1DTY/JFHs7Q2uLAguh2G+mWm7l53JE2My3jFo qhoIOumVcZrBbbjsjkBSFk6J2TtksGCCjm837RVnkUsoTSYkUiguMZhyDidKk5zQilT5gK44o49W 5CKjpkHIu9BI93V9oPGbAXzFJL1iEHvVABmWUJr/s/04GolnLx8WXf5RQXPZhQUoosbM4CObqkwE ylu6usTfAAAA//8DAFBLAQItABQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AABbQ29udGVudF9UeXBlc10ueG1sUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAKXWp+fAAAAANgEAAAsAAAAAAAAA AAAAAAAAMAEAAF9yZWxzLy5yZWxzUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAGt5lhaDAAAAigAAABwAAAAAAAAA AAAAAAAAGQIAAHRoZW1lL3RoZW1lL3RoZW1lTWFuYWdlci54bWxQSwECLQAUAAYACAAAACEALS4A vJwHAADLIAAAFgAAAAAAAAAAAAAAAADWAgAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbFBLAQItABQA BgAIAAAAIQAN0ZCftgAAABsBAAAnAAAAAAAAAAAAAAAAAKYKAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90 aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJlbHNQSwUGAAAAAAUABQBdAQAAoQsAAAAA ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/colorschememapping.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/header.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"





   ARTIGO ORIGINAL

 

https://doi.org/10.3= 1011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1234  Rev Enferm A= tual In Derme  v. 95, n. 36, 2021  = e-021148                    1

 =

 

 

------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image001.jpg Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg /9j/4AAQSkZJRgABAgAAAQABAAD/2wBDAAgGBgcGBQgHBwcJCQgKDBQNDAsLDBkSEw8UHRofHh0a HBwgJC4nICIsIxwcKDcpLDAxNDQ0Hyc5PTgyPC4zNDL/2wBDAQkJCQwLDBgNDRgyIRwhMjIyMjIy MjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjIyMjL/wAARCACWAXIDASIA AhEBAxEB/8QAHwAAAQUBAQEBAQEAAAAAAAAAAAECAwQFBgcICQoL/8QAtRAAAgEDAwIEAwUFBAQA AAF9AQIDAAQRBRIhMUEGE1FhByJxFDKBkaEII0KxwRVS0fAkM2JyggkKFhcYGRolJicoKSo0NTY3 ODk6Q0RFRkdISUpTVFVWV1hZWmNkZWZnaGlqc3R1dnd4eXqDhIWGh4iJipKTlJWWl5iZmqKjpKWm p6ipqrKztLW2t7i5usLDxMXGx8jJytLT1NXW19jZ2uHi4+Tl5ufo6erx8vP09fb3+Pn6/8QAHwEA AwEBAQEBAQEBAQAAAAAAAAECAwQFBgcICQoL/8QAtREAAgECBAQDBAcFBAQAAQJ3AAECAxEEBSEx BhJBUQdhcRMiMoEIFEKRobHBCSMzUvAVYnLRChYkNOEl8RcYGRomJygpKjU2Nzg5OkNERUZHSElK U1RVVldYWVpjZGVmZ2hpanN0dXZ3eHl6goOEhYaHiImKkpOUlZaXmJmaoqOkpaanqKmqsrO0tba3 uLm6wsPExcbHyMnK0tPU1dbX2Nna4uPk5ebn6Onq8vP09fb3+Pn6/9oADAMBAAIRAxEAPwD3+iii gAooooAKKKKACkxS1C88UR/eSonGfmYDigCaiokmjkAKSKwOcEHOaloAKKKKACiiigAooooAKKKK ACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooA KKKKACiiigAooppIUEngDkmgBa5nVvF1nYpL9mKzGM7XlJ/dq393P8Tew/EiuevvEN54n1WS20m6 ls9FsnH2i9iOHncchEPv/Lk9QDaudO0rUozc3mnqgibCeQ5QMScldv3eeSTjNc7xlCnUUKjIkpyi 3AH1ObXktrya9vdOtOv2SPAE5B+8XXDBOxHeqniSDUrrSWayWC+nuJNoLbchByww+OOgxWkLW1vr jENw8bnhUkj4AHYFTwAPamz2pvXUWc1vNEihY0jlGQPcHByTzXo0MRQnZwkjlmqnVHH+HtMv7jWo dJ1XRntbWfLGWFWj2OqkhldTtB4x711lgNQtdRk0eDUdWhdC32eS/iWaNsc4D8FlI7HkdjVq1iu7 Cwvp3SZJFQJGMHqe4+nrVK28S6jb4DSLMB2kXJ/Mc1tUTqSbVioS5UrnQ6XrM7iSLUVt1mj6vAx2 t6/KeVPtz9a20ZJEDowZTyCDkGuL16fTrPU40ummt5p4xKZFXegJyDkde3bNbGmXim0jltwl2HkC SyQPkDjhyvr0yOveuadNWUkaQqPmcWdBRTI5FlQOpBFPrE3CiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKK KKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKAErE1i9k86 GxtgrSyn5wy5G30I9D39q2qyIdPI1K7medTK4/d+qKfb8MfhXLifaOKjT6l07J3ZVi8O6clmtvYl beOMswSM5UMTknB56+9VbrTpbjYtrJDJFGMIiv8AN7k57mtG5UadY+SrZeQnJ9qzYo2llSNerHGf T3rwcbWjGooOHvPfX8DWNNSjvoUL2K403SZXaFhNOTFnb9xP4iT78CuZr0l53V/kYhVGAPYVC8dr IzT3VrA/lDeXMY3cc9awhiqE5qlFtGUsPJ6ozFkuNOtbW0SZ1kjTdJz/ABHnH4cCpPta3circ2cF w7EANt2sT9RULXdhdSM8nm28jnJPDr/Q1asbQGbz7eWO5WMFgqnDEgcZB6c1tTq4j216U9PJ/oXK i4r3kZ3iKwsNb1B3+1vb3MQ8oeYu6NsE+nI5J5qrY6ZfaPo96ZWUATRSQTQyAhjyDgjn060s8M8M p8+N0cnPzDGa0dKk+z2F7cMquoVV2OMqxJ7ivVwubVOf2dVaf5HFKjFy5luT6JravdKlyyo07bc9 A8nY+xI49+K6yvNddsY7/Q7yTS45EuY1WbyFOSCrA7kPtjOOvpXb6Dqa6xodnfqf9fEGb2boR+YN evKVOrFVKT0ZVNte7I1KKKKg1CiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACii igAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAb0r538Vazeah46vLiznlSVZvs8BicqQFO0YI 9SM/jXuHiG8uLLTRNbMFkE0S8jIIZwpB/A1ysnwvso9ft9Tsbp0SKcTPBJ8wJBzgN1HPrmsaqcvd R34KpTpXlU6rQ5nU/H2saPrMtjDcR3dvbKtu3npuLuqgOxIwcls966DSvH1jJo8+q6hprWyRyrAG hbfvZgScA4xgDJ9q4jWvBHiW0uJrmexa4DuXaS3O8Ek5PA5/So/EMbad4Z0PTCrJJIkl5MpGDlzh cj2AIrklTUpNziezUw+EqU4Rp2u7K6flqep2PiXw/qeBa6vBvPSOU+W2fT5sZ/CrurQzrpwSKJnM jAsUG75Rz+pxXz/Y2UmoahbWcX+snkWNT9Tiu+13W7mz1o2+mXUsFvZIttGI3IBCDByOh5zXBLL8 PG9SKs9jjq4JwqKMXfrqbhBU4III6g1vWYNjoZlBKy3DfKR1Cj/J/OuU0PxVqmq6pbWF3Bb3glcA u8eGVe5yMdBntXUNrmh3ri2leSAQkpG5+6QO46+neueGD9kpShLV6K+n9aGVbnuoSj5u2o+PVJtn lzok8f8Adcc/nWq+j28unm3RWgDt5mFOcNj9RVWz0yN7iKeG4imtwc5U/l04ql4ruNSt7i1azEqR r/GvQsTgA/8A1/WunB06kKcpYhX6L/hzjqRhOajDQyvElrNo3hjU2kYBpPLjiZT94lwTj04BrT+H l2bzw0ZGGH8992DwScEkDtkkn65rS1jSIda0NNO1GULNIBtkXjEoHUDv349KyfAFlPptvfWE6gS2 0io4ByNxG7r9CPzr1qEFTXJDY4HFqfkdrRRRXSaBRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQ AUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAZevW73OiXMcS7pAodVHcqQ wH6Vl+G9JvtO1bWZ7l91tdzCa3G8nAOcgg9DyK6N0WRSjjKsCCD3BrO0ljb2yWEjMZLfMYJH3kGN p/Ir+tTyrmuaRm1BxXUurMXuZYTDIqxhSJCBtbOeB9Mc/UVy+uXyvqEtrPa29zAuBsliDduf51ct vGmiT6k2nPcPb3ol8nypoypLZxgHkdfeo9T0KW5v5ZYriIu/zeW3Bx0rgzD2zpr2O9zXD8sZ/vND FsbDw3bXUmsDSxayWMTzM8TkqAAc/L0zycVzP9l6Bq0hk03xHB5shJ8q8HlsSfc9fwFdNr2kajbe DtXjhtpJriYIiJCNxK7hk4HPQmvFpbW4gm8qaCWOTONjoVOfoaypc7pR9stT1cPDncpRnt8z1vSf DOo6LZ6hdvAJZ3jEVuYDv4b7zDHPTisV43jYo6srDqGGDXqfh3Sxo/h6y09esMYDe7Hlj+ZNWb20 tLmB/tFvHMqqThlB/XtWlbAe0S5Xaxxwx7hOTkr+Zh+C9N+y6e1264kuenso6fnyfyrqeCa4/T/E uq3ekR3ll4bBtCpCBb1d2FJBwpX2NWbrxci6FYanZWhuPtk6wLE8gjKsd3U4Pdcfjmu6lQdOCguh 51Wuqk3N9S5q2lz32o2UgfEEbZcA4I75/QCtG2s47W4u5k+9cyCR/qFC/wAlrNt9R12S4jSfQY4Y mbDyC+Vto9cbeak03WTf6pqNhJb+TNZSAYD7t6nlW6DHHbnrVKnytvuJ1OZJPobNFYkuulPEJ0qK 28zZbm4llD42DsMY5J4796gtvFEEnhQa/cQtDEQ2YlbcchyoAOBnJH61fKyedHRUVzcPiS5jvra3 1PSZbFLttkEhmWQFuysB90modY8R6to0FzdS6ErWcT4EovQCwLbVO3bkZyOO1FnewueNrnVUVjab qGrXc4F5pC2kJTcJBdCTnsMACqVn4sS68RvpX2QpFvkiiuTJkSOgBYAY9/WjlYc6OnooopFhRRRQ AUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFZurz3 Njp8t1Z2X2yeMBjArbWkUdQp/vYzgd+laVFAHkSaRb+ONRPijw9qEcEnnqGtbuMo6TIAcEgnrgHp 61pfEfw9q+pXljqGm2kkzRxGOURMNyEHIx0J6np6U/xd8P47ua81DTYg0d4N1/ZA7TIw5WaI/wAM oOeOjZIPU5b8Kxq1pY3On3F7DqWmpI3k3SSHzIGBw0UkbgMp74I456gg1LimWptNM6DwCbv/AIRa KK+S4S5hkdHFwGDdcj73OMEV0U9tBOoWeGORQcgOoIz+NT0U0tLEuTbuLUNz/wAesv8AuH+VTVHI gkjZDnDAg4polnnWgT+JLfwPHLp8dg1vHHKyFy/m4Dtnj7uc5xz6UahDFB4M8Nrpn3Wv4XjMw/jI cndj/a9K6izbQ/D+nro76nbqsIYFLm4QPhiW5HH9706VmCw8OXWkWOjR68u2CcSQGO7i8wvk4A45 5bjjPStebW9jn5dLXNewHiL7XH9ufSza87xAkgfpxjJx1x+FZ+oAaX450++zthv4mtZD23jlSfrw PwpUsrGz1OKKXxVem4SRP9GmvY8scghSuMnPHHfNaXiLT7DUdL2alcG2gikWQTiRUKMDgHceB1x+ NT1Ls3HzRk+G0+2rrGuNz9tldYSR/wAskBVf6/lVLRItPufhpa22pTiC3nLoHJxhvNYjHvkV01mu m2Xh+FIbqL7BHHsE5kXaR0yW6Zz+tZEK+FYfDy6I2rWc1mAf9Zdpu5YtnII5BNFxctiu8+seHryw i1O4g1KwmuFgSV49ssbn7p9/ryeKv+Pv+RK1D/tn/wCjFqKx0vQ1KaidYkv4bRvkee8WSKBuMdOA enX2qxrF94e1rTJtPuNatEil27jHcxhuGDDGc+npRfVMLe61fcuapqK6V4cmviQDFACue7EYUfmR XBSw6rpnh7TLltHkjNhOLp7kzoxcMeQVBzzkD8Oa7PUIdG1vR9supRNYwSK0kkU6bSV6K7cjHI9O 1TXeq6Df2c1nLq1i0c6GNgLlM4Ixxz1oTt0CUb9TWhnS4hjmjYNHIoZSO4IyKmrO0q1isdMt7W3n eeGJAscjMGJXtyAB7UkOtaXdzLBb6jaTStnakcysxwMnABzU2NU+5o0VXuLqC0gae4mjhiXG6SRw qjnHJNMtdQs78MbO7guNuAxhkD7frg0rDuti5RVO6v7OxVWvLuC3VzhTNIEyfbJqWKWOeJZYpFkj cZV0bIYeoI60BfoTUVDPcQ20RlnlSJB1Z2CgfiaitdTsb7ItL23uCOvlSq+PyNFguti3Rmqt1e2t jGJbq5hgjLbQ0sgQE+mT34NVv+Ei0X/oL2H/AIEp/jRZhzJbmnRVFtV09bRbtr62Fq5wsxlXYTzw GzjsfyqS0vrS+jMlpcw3CKdpaKQOAfTIosF0WqKpXOq6fZOEu762t5CMhZplQkeuCasRTRzRrLE6 vG4DKynIYHoQe4osF0S0VG8iojO7BVUZLE4AHrVe11Oxvi4s7y3uCmN3kyq+3PTODxQF0XKKzZdc 0iCV4ptUso5EOGR7hQVPoQTxSf8ACRaJ/wBBiw/8CU/xosw5l3NOiqP9qWAkhi+3WwknUNEnmrmQ HoVGeQe2KnnuIbWFpp5UiiX7zyMFUfUmiwXRYoqtbXVvdwrNbzRzRNnbJGwZTg4OCOOtQzapp9vc razX1tHcMQBE8qhiT04JzzRZhdF+ikqpa6hZ34Y2d3BcBeG8mQPtz64NAXLlFFFAwooooAKKKKAC iiigArD1Pw1Z6jM11G0trfOmxrm3bYzr/dcdHHsenbFblFAHOWEGvaPAttKF1WFThJhLsmC+jBuG +u7NasNwbqUFoLq3KZysigBuPYkGr1FABRRRQB5ZqFvYXXxUuotTEZtSq7vMfaufJXHOR3rqbTRP CS3kL2cdkblHDx7Ljcdw5BA3c9K5XUbWwvPindQans+yMqlt8hQZEK45BHeuosNG8IWN/Bc2TWq3 KN+7IuyxyeOhY561tPZehywXvPbc4jxXZS33jzU47fd5yRrKgHUlYlY/jgHHvXS6trC638Lbi6yP NAjSYejiRc/n1/Gq8fPxkn/3B/6JFYviWJ/Dtzq+lKCLDUUSaEY4Vg4bH6MP++au9+VdrEv3eZ9H c3/+aPf9sf8A2pVfwtpPhe58NWk2orZm7bfv8yfa332AyNw7Yqx/zR7/ALY/+1KZ4T8I6Jqnhizv Lyy82eTflhK65w7AcBgOgFS3ZPXqNJuSsr6Ghrthpdj4F1MaUkSwSANmJ9yk7lHXJ9KyfC2leF7r w1aTaitmbtt+/wAyfa332AyNw7Yrd8Sada6V4Ev7Syi8q3RQQu4t1cE8kk1z/hjQ/Ct54etZ9SFt 9sbf5m+6ZDw5A4DDHAHakn7l79SpL31tsbOu2Wl2PgXUxpSxCB8FjE+8E7lHXJrP8M+GNCv/AAdb 3l/bIJGWQvOZCpADsAc5wMACtDXLfS7PwFqFtpLRm3QAkRy+Zglh3JJrA0PwPY6v4Sj1DfOt5Ikh Xaw25DMBxj2HeiPw79RSXv6K+hpfDB5zY6ihZmtElXySemcHdj8NtcNoUj6dfWerhsRQ3aJIfYg5 /QNXo/w61Br3w35LqitbyGMbQBlcAgnHfk/lXF6FYfb/AAXryqMyQtHOn1UEn/x3NXF6yuRJXjGx 2HxCla4ttN0mI/vL25Uceg4/mw/KqPwr/wCPbU/96P8Ak1V9Buz4l8VaZOxLJp1iN+ehkxjP5kH8 KX4a3MdnpesXMpxHFtkY+wVialq0HEad5qYviiNvE/jVNHjb93aW7kkHo5XP89grW+HGo/afD72b k+bZyFcHrtbkfruH4VzXhnTvEGrXN7rmnXkFpJNKyO0ibi2SGIGVPHT8qs+HFuvDfjyTTr6RGN4n LoMKzH5gRwO+R+NNpcrj2GpPmUrbktrAfG/i+9a8dzp1idqQhiAeSB9M4JJ69queIPBZtfs194Zh aK9ikGVSXAIx1yx+gxnkGqHhi8h8MeKdW07UHECzsDHLI2FOCSvPYEN1qLxjeS21zJcad4ju5Xlf cbe3mbZCnTJIbA5xx70teZJbBePK3Lc1fiK0r+ELBp02TG4jLpnO1vLfI496l07RvCEmmWrzrY+c 0KF91zg7sDORu9az/GUjzfDvRZZHZ5HMDM7HJYmJsknuauaf4f8ABsum20lwLXzmhQyZvWB3EDPG /iltErefyE8cW1paeB4ILFY1tRcKYwjblwdx4Pfkmqnw4lax1K70yQ/663iukB91BOPwcflVvxyl pF4Jt4rFka1jnRI9j7wAAwxnJzWbcSLoN54X1sgiGSwjimx3xGBz+DD/AL5px1hy9yZaT5uxk+Np W1LxDqV0pPk2bR2w+vPH5h69T8O/8izpX/XnD/6AK8wuLVx8PZdRmH769vxIW9QNw/nu/OvTvDp/ 4prS/wDr0i/9AFKr8KXYdH4231Mrx5qX9n+GJ1DYkuj5C/Q9f0B/OuT8PwN4X8Y6fbykiPULRA2e zMOn/fQx+NWfGnn+IPF9podo6gwISxf7oYjcSfooH51T8WaP4itbaDVtR1CC6NvIFQxRhSmTkHhR xkD86qKSik+opybk5JbHYa54X0aSyv757BDcmKSUybmzu2k56461zfgHw9pWr6JPPf2azSrcsgYs RgbVOOD7muxmvl1LwhLeJjE1k74z0JQ5H4HisP4X/wDIt3P/AF9t/wCgJWabUXqW4xc1oZmvwR23 xG8P28SBIooYURfQB3AH5V1Xjb/kUNQ/3F/9CFcx41Yaf430bU5wRbKEVnx02uSf0YVp+M9d01/C tzDDewTS3AVY0jkDE8g547YFVZtxFdJSRc8CsE8E2DMQAPNJJ7DzGrzy+im1yLWfESswENxH5eP7 pJH6DZXUPdSaF8KII3yk9whjQHg/vGZv/QSapaV4U8Rv4cFvBqFtBZXieY8Dx5J3AdTtJBwB3qlo 3LzJleSUeyO+0TUBquiWl6OssQLezdGH5g1xvwr/AOPbU/8Aej/k1TfDW+cWd7pM/EtrLuCnsDwR +BH61nfDbUrGwttQF5e29uXdComlVM4B6ZNS42UkUp3cWen0tZ9rq+nXs3lWl/azyYzsimVzj1wD WhWJ0Jp7BRRRQMKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigDn7/AMI6Hqd5Je3dl5lxJje/nOucAAcBgOgF Rw+B/D0EyTRWG2SNg6t58hwQcj+Kujop80trkckb3sZY0LTl1ltWFv8A6ewwZd7f3dvTOOg9KNV0 LTtaSNdQthOIiSnzMpGevIIrTooux8qtaxnf2Jp/9j/2T9n/ANBxt8re3TOeuc9feptP0+30uySz s4vLt487V3E4ySTyST1Jq5RSux2RUvrG31GzktLqPzIJBh03EZ5z1HPasX/hAfDX/QO/8jyf/FV0 tFNSa2YnGL3RiQeF9HtdPuNPhs9ttcEGVPNc7iOnJOR07Ve0/T7bS7JLOzi8u3jztTcWxkknkknq TV2ildvcFFLZGXpmh6fpDTNYW5h84gyASMwJGexJA69qbp3h7S9JhmhsrXyo5+JFLs27gjuT6mtW lp3Ycq7GTpXh7S9FMp0+2EJlwHO9mzjOPvE46morfwto9pY3VlBZlLe5wJUEr/NjpznI/Ctuijmf cOSPYo6dp1rpVotpZwiKBSSq5J5JyeSSTUF9oOnajfQXt1bb7qDHlyCRlK4OR0IzzWrRSu7j5Vax manoem6uoF/ZxzFeAxyGA9ARzVOPwfoMVpNapp6CKYASfO24gEEDdnOMgd+1b9FNSfcThF6tGTd+ H9NvtNg065tjJaQbfLj8xht2jaOQcng9zVD/AIQDw1/0Df8AyPJ/8VXS0tCk1swcIvdGK3hjSH0p NLa0zZI+9Y/Nfhuec5z3Pen3fh7TL/TrfT7m1EltbhfKTew24G0cg56e9a1FHMw5V2Mmfw/pl1pU WlzWoaziIKR72GMdOQc9z3q9bW8VraRW0K7IokCIuScKBgDJ56VYPSvMYv8Akjc3+9/7WFOKb6ky ajsjubfQtNtdWm1OK2xeTZ3ymRmznrwTgdOwqzfWNtqVlJaXUQlgkADpkjODnqOeorj7WV7Lw5re g3DkyWlnLJAzdXhZCR+ROD+FdJ4X/wCRW0z/AK9k/lRJNa3FGSelixa6TZWelHTYIStoVZfLLseG zkZJz3Pek0vSLHRbZ7fT4PKhZzIV3s2WIAzkknoBXJ6D4f0vV77XZb+zWaRNSmVWLEEDOexq5pfm 6Vr+o6F58k1r9l+1QCVixjGcFcntk/55ptdLiUtnY6W8sbPUYDb3kEc0R52uMjPr9ay7bwb4etZh NFpse8HI3szjP0YkVxXhz/hDP7Ctv7X8n7d83m7t+fvHHTjpitXxQmjw614djvVRdLWCUYO7AUKN vTnrtp2adkxcya5mkdZquhadrUcaX8BmWMkoPMZQCf8AdIrRVFVQqgBQMADsK4XRU09vFULeGmYW CQt9uCs2wkj5MBu+fT0+tZ/hh2sfFtxcEnyr28ubVvQMu11/PJFLldtw9ok9juLbQdNs9Um1G3t/ Lu58+Y4dvmycnjOOoz0rOPgHw1/0Df8AyPJ/8VXNa87Xvjazu8nybXULazT0LZ3t+RIFPvf7A/4T jWv7e8vbth8nfu6+WM/d/CqUZd+gOUXpY63TPC+j6RdfabCz8mYqU3ea7cH2JI7Vt1i+HU0VbF20 NUFs0h3FN2CwA9fbFbVZO99TWKVtBaKKKCgooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKK ACiiigAooooAKKKKACiiigAooooAKKKKACiiigAooooASuCTw9qi/DSTSTa/6ezZEXmL/wA9Q3XO Ogz1rvaKabWxEoqW5yPinQry+sYbjTUBv44WgaPcB5kbrtYZJA4zkVtaDbS2WgWNtcJsmigVHXIO CByMjitWkp8zasCgk7nFaZHrujXmrCPQ2uY7q+knjkF1Gg2k8cE5rR0rSb37XfatqJj+3XUflpDG crEg6Lnuc9a6SkzScmJQS6nFeHm8QaJolvp7eHXmMO75xeRDOWLdM+9aF1Y3954k0HUmtDHHBHL9 oUyKfKZkwB1559K6UUtDlfUFDSxzs2nXKeMbXUoYd0Els8Nw6sBgg5UkZyfTjNYyeHtTXRtQ224F 6mrG+tFLr84BXHOcDI3da7uimpNA6aZw/wDwj+pDTtEBtw10upre3uHX5csST15wMDjPSrHk6xpv ivVr630hru3uxEEZbiNPuoAeCc9c/lXYUUczD2a6Gfpt3e3Ubte6c1kynCqZlk3D1+XpWhRS1JaC iiigYUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFF FFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQAUUUUAFFFFABRRRQB//Z ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image002.png Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/png iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAKcAAAA7CAMAAAFea1pwAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAARnQU1BAACx jwv8YQUAAAJhUExURQAAADAyMOzs7JuinMbGxoaMh0ZJRgYGBlNTU+3t7YeNhwAAAAcHB1RUVO7u 7p2knnt7e8jIyEhLSAgICAkJCfDw8J+mn5+moDAwMIqQigoKCvHx8aCnoTExMX5+fsvLy4uRjEtO SwAAADo+OwsLC6WlpfLy8jIyMjs/PAwMDFlZWTc5NzMzMw0NDaenpzg6OFJXUw4ODjk7OaSrpQ8P D/b29jo8OoODgz9DQBAQEPf396atp5Wdljc3N9HR0REREaurq/j4+IWFhQECAVNWUxMTE62trfr6 +tTU1IOKhBQUFGFhYQMEAwMEBPv7+xkbGURIRfz8/FpfWzw8PNbW1v39/TAzMIaNh2RkZLGxsf7+ /tjY2IeOiBgYGAcIB7Kysv///52lnj8/PxkZGV5jXi8wLxoaGmdnZ7S0tNvb24qRixsbG6Coodzc 3BwcHIeMh2lpaQsMC7a2tqGpopCQkN3d3WpqagwNDDc6OJGRkSIkInh+eTg7OaOrpJKSko6VjwAA AA4PDg4PD3l/eqSspY+WkCAgIA8QD3qAe6WtpkdHR2VqZuHh4VBUUCEhIRAREHuBfKaup0hISJWV lSIiIm9vbxESEaevqOPj4xITEqiwqeTk5JOalCQkJH6Efr6+vj5BPqmxqktLSykrKeXl5SUlJXJy cr+/vxQVFaqyqz9CQExMTObm5pWclgAAAJadlycnJxYXFnR0dIGHggEBAWxxbU5OTpubm+jo6Cgo KHV1dYKIgkJFQgICAunp6SkpKQMDA+rq6pmgmioqKhkaGURHROvr61peWysrK8XFxQUFBZX3m20A AACBdFJOUwD/////////////nf////////////////////////////+a//////////////////// //////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////nuPGtPAAAAAJcEhZcwAAIdUAACHVAQSctJ0AAAYtSURBVFhH 1ZmHfxRFFMfPLjFiiR2xIIqoqFHsBRHFXlCxYBt7x46KYscuGisqlthP47NFBTUYxf5X+cpv9nZn Zy+zl5APfuHm3rz5zW/ezu5ecptGgyI0qNkkfinkEHHWMdZxPs0GLusUsvJfO+Rm67s4vJw5ZLBW VsPabKZEC6vKSrmoklfb3YIGh+ymMZeCZRtSJGoIsr7jJxUcWjRouEnNF23pNSi3sl5MGhmVynq8 4iOWUt7g/p+uBz2FpSYUcitwUjcQXUGlr4gsKr0GXUEKEJWQ7aayc7ErUj1hJpxhh1qB7YvO0qhF tnWe+BbGaPAZT0QuDr+0JjK4/GMLKZXqUbkbigO6ffmUXnJTRcnkBjaSHXFuNbqCSqEsnYHLC3eD SfmfNkgygzKTX+gKXqr5LTdAlrFUqVbZ61vEF0lF5hYTFbUy4faJ1GtpheUqkBPL7TLn3qV9w6sg QK+s5gvaasIzgPcWrSvrMo0yWBpcWulXFku15jGlYHqWrYNeFUtN1UbWMmXZQj0PG3J0PpJl7Mr+ hF9T6Q/kQrwp0cci9hDdrOkSNFOGz7ProKpamNr6OYi6dTzAdHLwfHdwgHSAmapWpOTO1Laqirqm v6ieJ+ib+5G2MEURL4I5sgGFSvll7UTnhqommNRa5EJyps6tr+0CbasvGTn4U6VBv0x2onrVyrOg zZSRYVNbk1sYOrc/0aNWUYfgjjZbD/eWICwzwMvq3qMfIfuYkLozkIvCpvPZ8mJ0YwSfPWfMQVCN VtquzlofaOk0HkYwdmzW2Bu7OHbs0bgA0djRlfN83Uq/BN0qTEXvoVum5fkQtMx0pGLwwofJzcEy ZEpknuI1X8R6mVguht5zk0yHVIj3ZB/RGW1MTeZbJAPgWbBsYzpkMppsb8gGZJ4qyiB6TYdDfIF4 n4N0EfMkOkQ0OSoKRZneMy7ynqrNMWrPc+gIKHfVVibE9emeMOHXP4voGfdgT6WethWv1WaZ5ulb DaAoYMOZ5ylIF6npaQcPzwpJeOwLp9Fpbp51oSiiUvM8l45CMkA9D6Rp6kJ0t7ZtPNl0Lo+q4Guk QtQT2+RO0vZXaYi2N0EJWXOWNFWComeOqjIFMaSl6EQwz5IpVdx2SWSeBVPu6mhndMkPzicDU7V8 k9sO0R/GbC5vmaNPdIj9gGePfg2UwbaWsiwvrGvHwS8N7OJ9HmuFURx1TyS3w8iedLW6epCMottj W1SB9yS6FX4jbaUdd5qnMHw6gjZwnd11PMeGteI5he79dl3nAJrSIL3h13G6+BxV1nnnlyu+uALx 6Ogbxtkj+g2pesTr/A6eLTbBSCfAIkfFc4I2ROr8F2bM94tuW4WQeRqCesjMPeVj2TNbMosxmkqp TjEhehWeHv46KNwDUToyCx5y6hG+zSEEiQR1ii19BLcAHTsbwkR4BmbbfITaORyaJAp1Pi9Wm8Mp ggzX2geWY2oJHjoaqhTydW4jZcAmzlaigDoBvtJXY6YdI6MPqASOIUshV+cHYgOTKuaJxuQJ5P1k ojD6OsUFHsdJTOSfYQlPaOyul9j0I8NSm8XIPGHUdYqJOXwl4YxLLSEtLdNWByVQfQJ+jtBrf0Dp vQP90dc5l4N9JNiLX1nWcyUnVJ/AO0RDmKbff/Jek2r4MJE6p+ftsqznLk7sqBMSYG32IRfUyTFE SUTqvI+DCzVisuwEbZ17iROqT+J2Pz2o88RaLkzs+uyRcPBaS0hLf2urgxKoPpFs4oT9BA3ljK2H 8URadeYKdZMlLt7vqzR2J0ts+kTsgd0PNt25D7X7MwaTydW5mOcPw60SWcTkNbhRZrU4FOk65Ops 6tcY1BPnOVH0Q16X/r6+TqcW62x+JmXsgpoiyHD93RwTpM4Htha0q5W8j7ICdEwvf9WPLwdxneBx KQEPBrLPJYDfP2eKxA5m3Ml9h9UqmkPoEc36/Phvbmr9er9Eh59Cb7zJf9eWZyvCs+i36MHIdujX YsCtXL7SuYvoLXek3KnHIF+L4JkA6lF++mvjE+5HrPwOUU0G3Bqi5W4nok3l74jI1qT87OJgVBXQ jeH6aJ1XWYGdlhmpUxjeDdUpnyLbIVrndWulznWP/0edRP8BH8adHGjCDpYAAAAASUVORK5CYIJ= ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1234-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/filelist.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml; charset="utf-8" ------=_NextPart_01D7C29B.7EB24250--