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MÉTODO CANGURU: CONHECIMEN= TOS E PRÁTICAS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

 

KANGAROO METHOD: KNOWLEDGE= AND PRACTICES OF THE MULTIPROFESSIONAL TEAM

Ana Maria de Souza Matozo[1] * Mayara Carolina Cañedo[2] * Cristina Brandt Nunes[3] * Thiago Inácio Barros Lopes[4]

RESUMO

Objetivo: Analisar o conhecimento e práticas= dos profissionais de saúde que atuam na linha pediátrica de um hospital de ensi= no de Campo Grande/Mato Grosso do Sul sobre o Método Canguru. Métodos: Estudo descritivo e transversal realizado com dados primários, por meio de questionário aplicado de agosto a setembro de 2020 e= na primeira quinzena de janeiro de 2021, com 98 profissionais de saúde da linha pediátrica. Os dados coletados foram armazenados e calculados por meio do programa Microsoft Office Excel. R= esultados: A maioria foi do sexo feminino, declarada de cor branca e escolaridade de e= nsino superior com pós-graduação. Quanto aos aspectos profissionais, obteve a predominância de técnicos de enfermagem e tempo de serviço na instituição d= e aproximadamente 12 anos. A pesquisa demonstrou um maior percentual de respostas adequadas sobre o méto= do, a Posição Canguru e sobre os seus benefícios nas explicações dos profission= ais da saúde que tinham o curso do Método Canguru, mais tempo de serviço na lin= ha pediátrica e que atuavam na unidade neonatal. Além disso, a maioria tem conhecimento sobre o método e em quantas etapas se divide. Entretanto, algu= ns participantes têm a opinião equivocada de que o Método Canguru se restringe= à Posição Canguru. Conclusões: O estudo possibilitou= a reflexão sobre o entendimento do método pelos profissionais da saúde que realizam assistência aos recém-nascidos e seus familiares. Tal fato pode contribuir para o aperfeiçoamento assistencial, além de incentivar os gesto= res de saúde na inserção da educação permanente e continuada dos profissionais = da saúde sobre o Método Canguru.

Palavras-chave: Método Canguru; Equipe de Assistên= cia ao Paciente; Recém-Nascido; Enfermagem Neonatal; Serviços de Saúde da Criança.

 

ABSTRACT

Objective: To analyze the knowl= edge and practices of health professionals working in the pediatric line of a teaching hospital in Campo Grande/Mato Grosso do Sul about the Kangaroo Met= hod. Methods: Descriptive and cross-sectional study carried out with prim= ary data, through a questionnaire applied from August to September 2020 and in = the first half of January 2021, with 98 pediatric healthcare professionals. The collected data were stored and calculated using the Microsoft Office Excel program. Results: The majority were female, declared to be white and= had completed higher education with a postgraduate degree. As for professional aspects, there was a predominance of nursing technicians and length of serv= ice at the institution of approximately 12 years. The survey showed a higher percentage of adequate answers about the method, the Kangaroo Position and about its benefits in the explanations of health professionals who had taken the Kangaroo Method course, more time in the pediatric line and who worked = in the neonatal unit. In addition, most are knowledgeable about the method and= how many steps it is divided into. However, some participants are of the mistak= en opinion that the Kangaroo Method is restricted to the Kangaroo Position. Conclusion: The study allowed for reflection on the understanding of the method by heal= th professionals who provide care to newborns and their families. This fact can contribute to the improvement of care, in addition to encouraging health managers in the insertion of permanent and continuing education for health professionals about the Kangaroo Method.

Keywords: Kangaroo-Mother Care Method; Patient Care Team; Infant, Newborn; Neonatal Nursing; Child He= alth Services.


 

INTRODUÇÃO

O nascimento de um recém-nascido pré-termo de baixo peso (RNPTBP) causa impacto emocional nas famílias, devido à necessidade de hospitalização e a permanência em incubad= oras (1). Ademais, pesquisa realizada em um hospital regio= nal do Piauí, Brasil, com 125 prontuários de recém-nascidos (RN) hospitalizados= em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) demonstrou que os partos de bebês pré-termo, ocorreram ainda que as gestantes tenham cumprindo com o nú= mero de consultas de pré-natal recomendadas pelo Ministério da Saúde (2).

Diante do exposto, torna-se relevante a criação de redes de atenção à saúde (RAS) efetiva e regionalizada para a atenção neonatal. No ano de 1979, surgiu na Colômbia a “Mãe Canguru” com o intuito de colocar o RNPTBP em contato pele a pele cont= ínuo contra o tórax materno e assim melhorar a assistência prestada. No Brasil, o Método Canguru (MC) ganhou visibilidade nacional com o Instituto Materno Infantil de Pernambuco, atualmente Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), que foi um dos finalistas do concurso de projetos sociais patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Soci= al (BNDES), com o nome “Enfermaria Mãe Canguru”. A partir de então, diversos hospitais brasileiros adotaram o novo modelo de assistência ao recém-nascido pré-termo (RNPT) (3).

 Com o intuito de melhorar a qualidade da atenção à saúde da gestante, do RNPTBP e de sua família, o MC no Brasil é dividido em três etapas. A primeira é desenvolvida no pré-natal e durante o nascimento acompanhado da internação do RN na UTIN e/ou na Unidade de Cuida= do Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). A segunda é a participação dos pais nos cuidados neonatais na Unidade de Cuid= ado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); e a úl= tima etapa se dá no domicílio da família, com acompanhamentos compartilhados ent= re as consultas ambulatoriais no hospital de origem e a Atenção Primária à Saú= de (APS) (4,5).

Esse método traz benefícios para o RNPTBP, pais/familiares e para os profissionais, e melhor= a o controle térmico, proporciona o aleitamento materno (AM) mais efetivo, o ga= nho de peso, a redução do estresse, e outros fatores. Para os pais/familiares, trata-se do momento de estabelecer vínculo entre o trinômio mãe-filho-pai e diminuir a insegurança. Os profissionais da saúde, por sua vez, desempenham= o papel importante de orientar, incentivar as famílias nos cuidados com os be= bês, estabelecer vínculo e prestar o cuidado individualizado e humanizado em tod= os os RN (4,5).

Assim, a equipe de sa= úde que atua de acordo com os paradigmas do MC possui mais envolvimento com a família, ajuda no enfrentamento menos traumático da internação, realiza mel= hor orientações nos cuidados com o RNPT, além de identificar a melhora na evolu= ção clínica do RN. A equipe multiprofissional tem um papel facilitador e motiva= dor para a efetivação do MC, promovendo a sua implantação nas unidades de saúde= (6).

Pesquisa realizada co= m 22 profissionais de saúde de um Centro de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátr= ica, cujo objetivo era conhecer os benefícios e os desafios vivenciados por eles acerca do MC, demonstrou que cada profissional e instituição com suas particularidades únicas influenciam na implementação do método. Além disso, os autores reforçam que o MC exige comprometimento da gestão e a perspicácia do serviço para analisar o seu ambiente, aprimorar os recursos humanos e adequá-lo, em prol do RNPTBP e de sua família (7). 

Diante do exposto, es= ta pesquisa se justifica pela escassez de estudos envolvendo as percepções e os conhecimentos da equipe multidisciplinar sobre o MC (8). Assim, = com base na literatura, foi elaborada a seguinte questão de pesquisa: Qual o conhecimento e práticas da equipe de saúde da linha pediátrica sobre o MC? =

O objetivo deste estu= do, portanto, foi analisar o conhecimento e práticas dos profissionais de saúde= que atuam na linha pediátrica de um hospital de ensino de Campo Grande/Mato Gro= sso do Sul (MS) sobre o MC.  

 

MÉTODOS

Trata-se de uma pesqu= isa exploratória transversal, com abordagem metodológica quantitativa. O estudo= foi realizado com os profissionais que atuam na linha pediátrica de um hospital= de ensino localizado em Campo Grande – MS, que atende pacientes do Sistema Úni= co de Saúde (SUS). Além disso, desde 2012, o hospital é credenciado como referê= ncia estadual para o MC e também como Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC= ).

A população foi constituída pela equipe multiprofissional da linha pediátrica do referido hospital. Essa equipe é formada por enfermeiros (as), técnicos (as) de enfermagem, técnicos (as) de lactário, auxiliar de enfermagem, médicos (as) (pediatra; neonatologista e intensivista pediát= rico), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólog= as e nutricionistas, totalizando 179 funcionários. Foram incluídos na pesquisa profissionais da linha pediátrica que atuavam nos três turnos de trabalho c= om, no mínimo, seis meses de atuação e foram excluídos 13 profissionais que se encontravam de licença médica e seis que estavam de férias, restando, porta= nto, 160 profissionais elegíveis.

A amostra do presente estudo foi constituída por 98 profissionais, com base na técnica amostral probabilística simples com nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%.= A seleção foi realizada por conveniência. As pesquisadoras realizaram contato prévio pessoalmente com os participantes. Destes, seis profissionais se recusaram a responder ao questionário, assim, outros seis que não haviam si= do abordados ainda e que trabalhavam na linha pediátrica foram convidados para completar a amostra.

 Esta investigação utilizou dados primários por meio de questionário próprio desenvolvido pelas autoras após a realização da revisão bibliográfica. Além disso, para testar= a adequação do instrumento aos objetivos desta pesquisa, as pesquisadoras aplicaram um pré-teste com um participante no mês de agosto de 2020 e esse questionário faz parte da pesquisa.

A coleta de dados foi realizada de agosto a setembro de 2020 e, para alcançar o cálculo amostral,= os dados foram coletados também na primeira quinzena de janeiro de 2021. Por c= ausa da pandemia pelo Coronavírus, os profissionais da linha pediátrica foram remanejados para a linha do paciente crítico adulto, sendo necessária essa prorrogação no tempo de coleta. Os questionários foram aplicados em horários previamente agendados com os participantes a fim de não prejudicar o desenvolvimento de suas atividades profissionais.  As variáveis quantitativas foram aprese= ntadas de forma descritiva por meio de médias, porcentagens, desvio-padrão e proba= bilidade de significância. Todos os cálculos foram realizados utilizando o programa Microsoft Office Excel.

Este estudo foi subme= tido à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do hospital de en= sino e ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (CEP/UNIDERP). O projeto = foi aprovado pelo CEP/UNIDERP com o protocolo CAAE nº 34288620.8.0000.5161, par= ecer nº 4.179.030 e emenda 18/12/2020 parecer nº 4.476.263. A coleta de dados foi iniciada após a autorização dos participantes, por meio do Termo de Consent= imento Livre e Esclarecido. Para assegurar os direitos dos participantes, foram observados todos os itens presentes na Resolução do Conselho Nacional de Sa= úde 466/12.

 

RESULTADOS

O estudo foi realizado com 98 profissionais da saúde com idade média 42,8±7,8 anos (média ± desvio padrão) e renda média em salários-mínimos de 10,0 ±12,0 (média ± desvio padrão). A maioria foi do sexo feminino (n=3D90; 92%), declarada de cor bra= nca (n=3D55; 56%) e escolaridade de ensino superior com pós-graduação (especial= ização) (n=3D35; 36%). Quanto aos aspectos profissionais, o estudo obteve a predomi= nância de técnicos de enfermagem n=3D40 (40,8%) e tempo de serviço na instituição = de 12,1±5,7 anos (média ± desvio padrão). Quanto ao tipo de vínculo com a instituição, 82 profissionais (84%) são estatutários, com tempo de serviço médio no setor de 11,4 anos; e 52 (53%) atuam na Unidade Neonatal (UCINCa/UCINCo/UTIN). A Tabela 1 apresenta a distribuição dos participantes quanto às características sociodemográficas e formação profissional.


 

Tabela 1 – Distribuição das informações sociodemográficas dos profissionais da linha pediátrica. Campo Grande - MS, 2020/2021.

Variáveis

Média ± DP

          Idade (anos)=

42,8 ± 7,8

          Tempo de serviço = (anos)

12,1 ± 5,7

           Renda (salários mínimos)

10,0±12,0

Variáveis

n(%)=

Raça/Cor

Amarela=

4(4)

Branca

55(56)

Parda

33(34)

Preta

4(4)

Nãoinformada

2(2)

Sexo

Feminino

90(92)

Masculino

8(8)

Profissão

AssistenteSocial

2(2)

AuxiliardeEnfermag= em

6(6)

Enfermeira

12(12)

Fisioterapeuta

10(10)

Fonoaudióloga=

3(3)

Médico<= /span>

17(17)

Nutricionista=

3(3,1)

TécnicodeEnfermage= m

40(40,8)

TécnicodeLactário<= /span>

3(3)

TerapeutaOcupacion= al

2(2)

Escolaridade

MédioCompleto

26(26)

SuperiorIncompleto=

5(6)

SuperiorCompleto

10(10)

Especialização

35(36)

Residência

16(16)

Mestrado

6(6)

Total

98(100)

   = Legenda: n, = número de servidores; DP, desvio padrão.

            Fonte: Elaboração própria.

 


Em relação à realizaç= ão do curso do MC, 69 (70%) profissionais relataram tê-lo feito e 29 (30%), nã= o. Sobre o número de vezes que os profissionais o realizaram, 33 (34%) não souberam ou não responderam; 18 (18%) o fizeram mais de três vezes; cinco (= 5%), três vezes; 22 (22%), duas vezes; e 20 (20%) somente uma vez. 

Quanto à data do últi= mo curso realizado pelos profissionais, 56 (57%) não souberam ou não responder= am; 15 (15%) fizeram o último curso em 2017; oito (8%), antes de 2017; e seis (= 6%), em 2018. Além desses dados, 58 (59%) profissionais responderam que não lhes= foi perguntado pelo hospital do estudo se já tinham o curso de MC quando começa= ram a trabalhar na linha pediátrica; somente nove (9%) afirmaram que foram indagados. Vinte (20%) entraram na instituição antes de 2012, período em que o método não havia sido implementado, e 11 (11%) não se lembram.

Com relação à institu= ição em que os profissionais receberam a capacitação do MC, 53 deles o realizara= m no hospital de estudo, 19 indicaram outras intuições e seis não informaram o local. Quanto ao tipo de curso, 64 participantes realizaram o de MC Hospita= lar; 49, de MC APS; sete, de tutor do MC APS; e somente dois, para tutor do MC Hospitalar.

Quando os profissiona= is foram questionados sobre o conhecimento que tinham sobre o MC, 48 (50%) das respostas estavam relacionadas à assistência humanizada ao RNPTBP e sua fam= ília no ambiente hospitalar, visando os aspectos biopsicossociais e 39 (39%) descreveram-no como sendo contato pele a pele do RN com a mãe e/ou pai. Conforme a opinião dos pesquisados sobre o que é a Posição Canguru (PC), 54 (55%) descreveram-no como: “contato pele a pele do RNPTBP com seus pais, ju= nto ao peito na posição vertical”; 35 (36%), “contato pele a pele do RNPTBP com= sua mãe”; e nove (9%) não responderam ou não sabem.

Nas respostas sobre os cuidados prestados ao RNPTBP e sua família de acordo com o MC, 34 responder= am: “Orientações e acolhimento aos pais sobre os cuidados ao RN”; 22, “Diminuiç= ão dos estímulos ambientais (ruídos, luminosidade, temperatura); dez, “Estim= ular os pais na realização da PC”; nove, “Realização de medidas para controle de estresse e dor (farmacológica e não farmacológica)”; oito, “Orientações qua= nto à prevenção de infecção hospitalar e higienização das mãos”; e 25 não responderam ou não sabem.

Quanto aos benefícios= do MC, os três mais descritos, por ordem, pelos profissionais da saúde foram: “Aumenta o vínculo familiar e bebê” (n=3D70), “Estimula/facilita a amamenta= ção” (n=3D40) e “Favorece o desenvolvimento neuropsicomotor do RN” (n=3D30), sen= do observado que alguns participantes responderam mais de um item. Ademais, o estudo revelou diferença estatística (p=3D0,001) entre os profissionais que realizaram o curso do MC e aqueles que não o realizaram, ao serem questiona= dos sobre quem se beneficiava com o MC.<= /span>

A Tabela 2 apresenta = os resultados relativos às questões sobre o MC, como conhecimento do método e = PC, critérios para o RNPTBP ir para UCINCa e cuidad= os baseados na metodologia canguru, evidenciando que os profissionais que apresentaram tempo médio de serviço mais longo no setor e que declararam te= rem feito o curso sobre o MC foram os que responderam corretamente em quantas etapas se divide o MC 56 (81%), sobre o momento correto de se iniciar o MC = 48 (70%) e o tempo recomendado para a realização da PC 30 (43%). Dos 69 profissionais que fizeram o curso do MC, 56 souberam responder que o método= se divide em três etapas, mas somente 11 (20%) souberam explicar cada uma dela= s.

Com relação ao cuidado singular centrado no RN e sua família, 64 (65%) dos profissionais já oferec= eram assistência baseada no MC, ressaltando que dentre estes, 53 (77%) possuem o curso de MC. No que diz respeito aos critérios para que o RNPTBP participe = da segunda etapa do MC, dentre os participantes que têm curso do método, 59 (8= 6%) responderam que sabem as condições para que o RNPTBP vá para a UCINCa; porém apenas 12,9 (22%) deles elencaram os critérios em sua totalidade.  Por o= utro lado, 13 (45%) dos participantes que declararam ter ciência dos critérios, = mas não ter feito o curso do MC, apenas 5,8 (15%) responderam corretamente às perguntas sobre os critérios necessários para a transferência do bebê e sua família para a segunda etapa.

Tecendo um paralelo e= ntre as respostas do questionário e os setores avaliados, nota-se que os profissionais da unidade neonatal possuem o maior índice de conhecimento relacionado ao MC, podendo estar relacionado com a prática profissional, vi= sto que são os profissionais que mais recepcionam, atende e cuida dos RNPTBP. E= sse dado demonstra a necessidade de capacitações para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), para a enfermaria de pediatria que atende o RNPTBP, e para o banco de leite, que atende a mãe do bebê pré-termo. A Tabe= la 3 apresenta os resultados relativos às questões sobre o MC em função do setor= de atuação.


 

= Tabela 2 – Conhecimentos dos profissionais da linha pediátrica sobre o Método Canguru em função da realização do curso e do tempo médio de serviço. Campo Grande - MS, 2020/2021.

 


Con= hecimentos dos profissionais de saúde da linha pediátrica sobre o Método Canguru

      Recebeu capacitação

 

Tem= po médio de serviço

Tot= al

       Sim (n =3D 69)=

Não= (n =3D 29)

 

(n= =3D 98)

n(%= )

n(%= )

p

n(%= )

 

 

 Tipo de vínculo

 

Celetista

4(6)

5(17)

0,573

2,5

9(9)

Estatutário

64(93)

18(62)

 

9,8

82(84)

Outros

1(1)

5(17)

 

1,8

6(6)

Não respondeu

0(0)

1(3)

 

3,0

1(1)

Tempo de serviço na linha pediátrica

< 1 ano

4(6)

6(21)

0,198

0,3

10(10)

1 < tempo < 3 anos

8(12)

10(34)

 

1,4

18(18)

3 < tempo < 5 anos

8(12)

1(3)

 

2,0

9(9)

5 < tempo < 10 anos

16(23)

6(14)

 

10,3

22(22)

> 10 anos

31(45)

6(21)

 

22,1

37(38)

 

Não respondeu

2(3)

0(0)

 

0,0

2(2)

Set= or em que atua

UTI Pediátrico

13(19)

6(21)

0,301

9,9

19(19)

Unidade Neonatal (UCINCa= /UCINCo/UTI Neonatal)

40(58)

12(41)

 

10,0

52(53)

Pediatria

13(19)

9(31)

 

13,2

22(22)

Banco de Leite

3(4)

2(7)

 

18,3

5(5)

Conhecimento sobre o número de etapas do Méto= do Canguru

Tem conhecimento

56(81)

14(48)

0,506

11,3

70(71)

Não tem conhecimento

7(10)

3(10)

 

5,7

10(10)

Não sabe ou não respondeu

6(9)

12(41)

 

10,1

18(18)

Conhecimento sobre o momento correto de se iniciar o Método Canguru

 

Tem conhecimento

48(70)

10(34)

0,362

11,6

58(59)

Não tem conhecimento

21(30)

19(66)

 

8,0

40(41)

Conhecimento sobre tempo recomendado para a realização da Posição Canguru

Correto

30(43)

10(34)

0,124

11,2

40(41)

Incorreto

27(39)

5(17)

 

8,7

32(33)

Não sabe ou não respondeu

12(17)

14(48)

 

11,0

26(27)

Realização de cuidados ao recém-nascido e sua família baseados no Método Canguru

Já realizou cuidados do MC<= /p>

53(77)

11(38)

0,483

10,5

64(65)

Nunca realizou cuidados do MC

15(22)

14(48)

 

12,4

29(30)

Não sabe ou não respondeu

1(1)

4(14)

 

11,8

5(5)

Conhecimento dos critérios para que o recém-nascido de baixo peso vá para a Unidade de Cuidados Neonatal Intermediário Canguru

Conhece os critérios

59(86)

13(45)

0,564

11,0

72(73)

Não conhece ou não respondeu

10(14)

16(55)

 

11,4

26(27)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração própria

 

Tabela 3 – Conhecimentos dos profissionais da saúde da lin= ha pediátrica sobre o Método Canguru em função do set= or de atuação. Campo Grande-MS, 2020/2021.

Conhecimentos dos profissionais da saúde da linha pediátrica sobre o método canguru

Setores

BLH

UTI NEONATAL

PEDIATRIA

UTI PEDIATRICA

n

(%)

n

(%)

n

(%)

n

(%)

Conhec= imento sobre o número de etapas do Método Canguru<= /o:p>

Tem conhecimento

4

(80)<= /o:p>

47

(90)<= /o:p>

9

(41)<= /o:p>

10

(53)<= /o:p>

Não tem conhecimento

1

(20)<= /o:p>

5

(10)<= /o:p>

3

(14)<= /o:p>

1

(5)

Não sa= be ou não respondeu

0

(0)

0

(0)

10

(45)<= /o:p>

8

(42)<= /o:p>

Conhec= imento sobre o momento correto de se iniciar o Método Canguru

 =

Tem conhecimento

3

(60)<= /o:p>

36

(69)<= /o:p>

11

(50)<= /o:p>

8

(42)<= /o:p>

Não tem conhecimento

2

(40)<= /o:p>

16

(31)<= /o:p>

11

(50)<= /o:p>

11

(58)<= /o:p>

Conhec= imento sobre tempo recomendado para a realização da Posição Canguru

Corret= o

0

(0)

29

(56)<= /o:p>

3

(14)<= /o:p>

8

(42)<= /o:p>

Incorr= eto

5

(100)<= /o:p>

23

(44)<= /o:p>

19

(86)<= /o:p>

11

(58)<= /o:p>

Não sa= be ou não respondeu

0

(0)

0

(0)

0

(0)

0

(0)

Realiz= ação de cuidados ao recém-nascido e sua família baseados no Método Canguru

Já realizou cuidados do MC

0

(0)

46

(88)<= /o:p>

7

(32)<= /o:p>

11

(58)<= /o:p>

Nunca realizou cuidados do MC

5

(100)<= /o:p>

6

(12)<= /o:p>

11

(50)<= /o:p>

7

(37)<= /o:p>

Não sa= be ou não respondeu

0

(0)

0

(0)

4

(18)<= /o:p>

1

(5)

Conhec= imento dos critérios para o recém-nascido de baixo peso ir para a Unidade de Cuidados Neonatal Intermediário Canguru<= /o:p>

Conhec= e os critérios

3

(60)<= /o:p>

49

(94)<= /o:p>

9

(41)<= /o:p>

11

(58)<= /o:p>

Não conhece ou não respondeu

2

(40)<= /o:p>

3

(6)

13

(59)<= /o:p>

8

(42)<= /o:p>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração pró= pria

 


DISCUSSÃO

Os participantes eram= em sua maioria mulheres, técnicas de enfermagem, com mais de 40 anos de idade, pós-graduadas e com tempo de serviço na instituição de aproximadamente 12 a= nos. A pesquisa demonstrou um maior percentual de respostas adequadas sobre o método, a PC e sobre os seus benefícios nas respostas dos profissionais da saúde que tinham o curso do MC, mais tempo de serviço na linha pediátrica e= que atuavam na unidade neonatal. Além disso, a maioria dos participantes tem conhecimento sobre o método e em quantas etapas se divide. Entretanto, algu= ns participantes têm a opinião equivocada de que o MC se restringe ao contato = pele a pele da mãe/pai com o bebê.

O MC é uma mudança de paradigma da atenção perinatal, na qual a humanização e a qualidade do atendimento e do cuidado oferecido constituem objetivos fundamentais, além = de, um compromisso de todo o profissional de saúde com o RNPTBP e sua família <= sup>(3). Ou seja, o método envolve a diminuição de estímulos ambientais, o controle = da dor, facilita a interação do RN com a família, orientação e o suporte ao aleitamento materno e a PC. Desta maneira, o contato pele a pele, que consi= ste em manter o RN, somente de fraldas, na posição vertical junto ao peito dos = pais com o apoio, orientação e acompanhamento do profissional da saúde é um dos cuidados do MC (5,9). No entanto, neste estudo, muitos profissio= nais de saúde relacionaram o MC apenas ao contato pele a pele e desconhecem a abrangência do método.

Estudo realizado com = 37 profissionais de enfermagem da UTIN de um hospital paranaense revelou que os participantes não relacionavam a assistência de saúde prestada aos RN com a prática do MC, pois o entendiam como rotina de trabalho, o que demonstra a necessidade de apropriação do MC com sua aplicabilidade diária (10). Já, pesquisa com abordagem qualitativa envolvendo oito enfermeiras da linha materno-infantil de um hospital de Minas Gerais (MG), Brasil, demonstrou que três delas conheciam o MC na teoria, mas não tiveram a oportunidade de trabalhar com ele na prática (11). Outro estudo, também qualitat= ivo, com 15 profissionais da enfermagem que atuavam em uma UTIN de Porto Alegre (RS), apontou que os profissionais apresentam o MC como uma prática para garantir a humanização do RN e fortalecer o vínculo com seus familiares (12). Assim como, nesta investigação, que demonstrou o desconhecimento de alguns participantes em relação ao MC, as suas etapas, que abrange o pré-natal, o nascimento, a hospitalização do RNPTBP na UTIN e UCINC= o e não apenas na UCINCa e as consultas de retorn= o até o peso de 2.500 gramas.

A PC traz inúmeros benefícios tanto para o RNPTBP quanto para os pais. Um trabalho realizado c= om 86 neonatos de um hospital em Rondônia (RO) mostrou que aqueles submetidos = ao contato pele a pele com seus pais apresentaram maior ganho de peso e menor = tempo de internação quando comparados aos RN nos quais a PC não foi aplicada (13). Os benefícios do contato pele a pele ao RNPTBP são os mesmos, seja realizado pela mãe, seja  pelo pai (14)<= /sup>. Fato que corrobora com os achados nesta investigação que apontou que a maioria  dos participantes responde= ram que a PC é o “Contato pele a pele do RNPTBP com seus pais, junto ao peito na posição vertical”.

Vários benefícios do = MC são apontados pelos profissionais da saúde da atual pesquisa e todos aprova= m o método. Os três benefícios mais mencionados foram: “Aumenta o vínculo famil= iar e bebê”, “Estimula/facilita a amamentação” e “Favorece o desenvolvimento neuropsicomotor do RN”. Estudo observacional desenvolvido por meio de filma= gens evidenciou que o maior tempo de PC beneficia as trocas iniciais de contato entre o filho pré-termo e a mãe, o que sugere maior estado de alerta e melh= or disponibilidade do RN para interações com a mãe durante a amamentação = (15). Pesquisa realizada com 37 profissionais da enfermagem demostrou que 33,8% d= os profissionais associam o MC a uma melhora no crescimento e desenvolvimento = do RN (16).

Investigação quase experimental realizada em dois hospitais da Turquia, cujo objetivo era investigar o efeito do MC na taxa de amamentação e no desenvolvimento de RN= PTBP nos primeiros seis meses de vida evidenciou que o grupo que realizou a PC t= eve uma média de peso corporal significativamente maior do que o grupo controle= no terceiro e sexto mês pós-natal (p <0,05). Além disso, o grupo experiment= al teve ingestão de leite materno e taxas de amamentação maiores do que o grupo controle durante a transição para a amamentação exclusiva e na alta, e no primeiro, terceiro e sexto mês pós-natal (p <0,05) (17).

Ademais, 66 profissio= nais argumentaram que o MC beneficia o RN e 52 disseram que o método beneficia a mãe. No entanto, o MC não beneficia somente o RN, mas também seus pais, familiares, irmãos e os profissionais da saúde, uma vez que reduz o tempo de separação mãe/pai-filho e facilita o vínculo. O RN se beneficia com a reduç= ão de infecção hospitalar, estresse e dor, a melhora do controle térmico e neuropsicomotor, e um melhor relacionamento e comunicação entre a família e= os profissionais da saúde. Outra vantagem é que os irmãos podem vir às unidade= s de saúde para ver o bebê.(5) Além de que, quando a equipe multiprofissional percebe a melhora clínica e a evolução do RNPTBP após a realização da PC, os mesmos passam a ter credibilidade no método,  notam que não é dogma e sim ciência,  e assim,  esta prática continua sendo adotada nas unidades neonatais (18)= .

Pesquisa internacional realizada com 27 profissionais de um hospital terciário e três hospitais distritais do Malawi evidenciou que na percepção dos participantes os bebês= do alojamento canguru por serem mais estáveis possuem uma baixa priorização de atendimento e práticas inadequadas de monitoramento (19). Outra investigação também desenvolvida no Malawi com 123 profissionais de saúde revelou reações positivas destes em relação aos cuidados desenvolvidos pelo= s familiares aos bebês pré-termo durante a hospitalização, assim como, ao contato pele a pele (20). Fato que corrobora com os achados deste estudo no qua= l, os profissionais disseram prestar os cuidados centrados no RN e sua família= . No entanto, deve-se ressaltar que a participação dos pais não deve interferir = na qualidade do atendimento prestado pelos profissionais de saúde ao RN, pelo contrário a inclusão dos pais só tem a contribuir.

No tocante aos cuidad= os relacionados ao MC aplicados pelos profissionais em ambiente hospitalar, o apontado com mais frequência pelos participantes foi: “Orientações e acolhimento aos pais sobre os cuidados ao RN”. Em concordância com= o resultado desta pesquisa, um estudo qualitativo com profissionais da enferm= agem de uma UCINCa no Nordeste brasileiro destacou a importância das orientações sobre o MC aos pais/familiares, o que favorece a adesão deles ao método (21). Além disso, ao acolherem as família= s de RNPTBP mediando o primeiro contato dos pais com seus filhos, os profissiona= is de saúde estão proporcionando a formação do vínculo entre eles interrompida= por causa de um parto prematuro e a necessidade de hospitalização do filho na unidade neonatal (5).  

Além do mais, o conta= to pele a pele deve ser iniciado o quanto antes e durante a hospitalização do RNPTBP na UTIN e UCINCo. Assim, investigação realizada em um hospital universitário em Gâmbia, cujo objetivo era compree= nder os efeitos dos cuidados iniciais com o MC na sobrevivência de RN instáveis e com menos de 2.000 g evidenciou redução da mortalidade pela metade durante o período de implementação do estudo e a importância de intervenções relacion= adas ao MC em neonatos instáveis ​​em unidades neonatais (22).

Neste estudo, somente dois profissionais de saúde relataram ter o curso de tutor do MC hospitalar= , ou seja, com licença para ser um replicador e realizar as capacitações. Tal fa= to demostra a necessidade de formação de novos tutores visto que o hospital é a referência do Estado e o responsável pelas capacitações internas e externas, além de promover a sensibilização da equipe de saúde para o MC.<= /span>

Dessa maneira, a aquisição de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e a implementação de boas práticas do método nas unidades de saúde. O conhecime= nto teórico precisa estar articulado com a mudança comportamental da equipe, trabalhando na elaboração de estratégias gerenciais que facilitem a adesão = ao MC na prática assistencial (23). Assim, os cursos do = MC habilitam os profissionais para que eles adquiram base científica para as s= uas condutas e melhorem a assistência prestada ao RNPTBP e suas famílias.<= /o:p>

Estudo qualitativo realizado no Quênia, cujo objetivo era compreender do ponto de vista dos familiares e do profissional de saúde, as barreiras e os facilitadores para= os cuidados essenciais ao RN, demonstrou que o MC é amplamente aceito como uma intervenção padrão ouro para aumentar a sobrevivência de RNPTBP. Além disso, esta pesquisa incluiu os pontos de vista e opiniões dos pais, familiares, profissionais de saúde, legisladores e representantes não governamentais no contexto da prestação de cuidados ao RN e o desenvolvimento de um programa = de trabalho mais amplo de desenvolvimento de uma pontuação de alerta precoce. Demonstrando a importância do envolvimento de todos para que ocorra a implementação efetiva do MC (24).

Alguns fatores podem = ser mencionados como limitações para a efetivação de outras análises, reflexões= e apontamentos. Um deles se refere ao questionário, considerado longo e compl= exo por alguns profissionais, o que não permitiu as suas adesões à pesquisa; o outro é que o hospital em pauta é o único do estado com os títulos de MC e IHAC, o que não reflete a realidade de todos os hospitais. Ainda mais importante, trata-se de um momento atípico vivenciado por todo o mundo, que= são as limitações trazidas pela pandemia, o que fez com que diversos profission= ais fossem realocados da linha pediátrica para outros setores a fim de prestarem cuidados para pacientes de diversas faixas etárias.

 

CONCLUSÕES=

 

Este estudo demonstrou que alguns participantes tem o conhecimento teórico sobre o MC, sabe em qua= ntas etapas se divide e seus principais benefícios. Além de que, a maioria dos profissionais realizara o curso de MC pelo hospital do estudo.  Entretanto, as questões abertas revelar= am que alguns participantes têm a opinião equivocada de que o MC é somente o conta= to pele a pele da mãe/pai com o bebê, ao passo que a metodologia canguru é amp= la e envolve uma mudança de paradigma como a importância do aleitamento materno exclusivo (AME), a assistência humanizada e a inserção da família nos cuida= dos. Por outro lado, os profissionais souberam descrever vários benefícios do mé= todo condizentes com as diretrizes e estudos científicos sobre tal, principalmen= te os participantes que tinham capacitação, isto é, a pesquisa mostrou que exi= ste diferença estatística entre os profissionais que realizaram o curso e os que não o realizaram, ao serem questionados sobre quem se beneficiava com o MC.=

A investigação possibilitou a reflexão sobre o entendimento do MC pelos profissionais da s= aúde que realizam assistência aos RNPTBP e seus familiares. Tal fato pode contri= buir para o aperfeiçoamento assistencial, além de incentivar os gestores de saúd= e na inserção da educação permanente e continuada dos profissionais da saúde sob= re o MC. Este estudo é importante para a enfermagem também, visto que o enfermei= ro favorece a formação do vínculo bebê-pais-profissionais e deve ter uma escuta qualificada, incluindo os pais nos cuidados aos neonatos e proporcionando atendimento interdisciplinar e humanizado. A partir dos dados desta pesquis= a, fica clara a necessidade da realização de novos estudos sobre a percepção e aplicação do MC aos RNPT e sua família pela equipe multiprofissional de saú= de, tanto em hospitais públicos quanto em privados.

 

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Autor correspondente

 Mayara Carolina Cañedo, Rua: Casimiro de Abreu n. 135. Jardim dos Cristhais, Dourados – MS, CEP 798210= 26, +55 (67) 99177-2636. E-mail: maycarolina@hotmail.com

 

Submissão: 2021-09-19
Aprovado: 2021-12-05



[1] Pós-graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Materno Infantil pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul/Anhanguera Uniderp. Enfermeira na unidade neonatal da Associação de Amparo a maternidade e a infância, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. ORCID:<= /span> https://orcid.org/0000-0001-= 6499-1278

[2]= Mestre em enferma= gem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Enfermeira do Núcleo Regio= nal de Saúde de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-72= 32-1431

[3]= Doutora em Ciênci= as pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Associada (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-24= 11-0717

[4]= Doutor em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. ORCID: = https://orcid.org/0000-0002-= 5913-1289

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