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ACOLHIMENTO DE FAMILIARES DE PACIENTE= S COM COVID-19 EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

 

ACCOMMODATION OF FAMILIES OF PATIENTS WITH COVID-19 IN INTENSIVE CARE UNITS

 

Sarah Maria Osório de Carvalho= [1] * Larissa de Lima Machado Bandeira[2] * Bruno Abílio da Silva Machado[3] * Wesley Caio Ferreira Barbosa[4] * Angeline Cristina de Andrade Gomes[5] * Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira[6]

 

RESUMO

Objetivo: Relatar e refletir a experiência de discen= tes de enfermagem sobre a prática do acolhimento de familiares de pacientes= com COVID-19 em uma Unidades de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de um relato de experiência com subsídio teórico-reflexivo, desenvolvido em um hospital priva= do de Teresina-PI, no período entre abril e maio de 2021. Adotou-se os pressupostos de Peplau na Teoria das Relações Interpessoais como arcabouço teórico. Resultados: Foi possível a identificação das quatro fases preconizadas= por Pepalu no acolhimento realizado pelas discentes, visto que a teoria prioriza a melhorias terapêuticas do ser cuidado, ressaltando assim que um acolhimento de forma humanizada potencializ= a o fortalecimento dos fatores de enfrentamento do processo de adoecimento. Conclusão: Foi percebido os frutos positivos do vínculo terapêutico entre a família= e a equipe assistencial. O que sugere o impacto deste estudo, no sentido de direcionar boas práticas em saúde, endossadas pelas de Humanização.

Palavras-chave: Acolhimento; Infecções por Coronav= irus; Família; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem.

 

ABSTRACT

Objective: To report and reflect the experience of nursing students on the practice = of welcoming family members = of patients with COVID-19 in an Intensive Care Unit. Method: This is an experience repor= t with theoretical-reflective sub= sidy, developed in a private hospital in Teresina-PI,= in the period between April and May 2021. Peplau's assumptions in t= he Theory of Interpersonal <= span class=3DSpellE>Relations were adopted as= a theoretical framework . Results: It was possible to identif= y the four phases recommended by Pepalu in the embracement= performed by the students= , as the theory prioritizes = therapeutic improvements = of the person being cared for, thus emphasizing that a humanized embracement enhances the strengthening of the factors for coping = with the illness process. Conclusion: The positive results of the therapeutic bond between the family and the care team were perceived. Which suggests the impact of this study, in the sense = of directing good practices = in health, endorsed by those of Humanization.

Keywords: Reception; Coronavi= rus Infections; Family; Intensive Care Units; Nursing.

 


INTRODUÇÃO

 

Unidades= de Terapia Intensiva (UTI) são ambientes de alta complexidade, e logo, = incidência de procedimentos invasivos, o que conduz pacientes e familiares ao estigma = da percepção de medo e agressividade(1). A restrição de acesso tamb&eac= ute;m aflora a sensibilidade e requer o fortalecimento das relações terapêuticas entre a equipe multidisciplinar e o binômio paciente-família.(2).

No conte= xto covid-19, a UTI é um dos ambientes mais difíceis e estressantes, preval= ecendo os sentimentos ansiosos e depressivos(3). A infecçã= ;o supracitada está em fase de desvelamento, caracteriza-se por clínica de distúrbios respiratórios com transmissibili= dade alta o que demanda isolamento e distanciamento social(4).

 O acolhimento das famílias n= os momentos de visita devem se dar com atenção e cautela, nortea= do pelos princípios de integralidade e humanização(5= ). Nesta compreensão, resgata-se a= Teoria das Relações Interpessoais de Peplau que versa sobre os quatro estágios de relacionamento entre enfermeir= o, paciente e familiares/visitantes: orientação, identificação, exploração e resolução. A teoria é um subsídio para o cuidad= o e traz a reflexão sobre a relação entre enfermeiro e visitante(7).

O tema em estudo demonstra relevância, consideradas as fragilid= ades vivenciadas pelos familiares mediante o adoecimento de entes queridos, dian= te de uma doença ainda em descoberta e com altos índices de mortalidade. Outra questão, é a demanda de distanciamento soc= ial que suscita o fortalecimento do vínculo terapêutico enfermeiro= e paciente, trazendo à tona a necessidade de instrumentalizar esta relação, basilada por aspectos teóricos.

            Nesta intenção, é objetivo deste estudo relatar e refletir a experiência de discentes de enfermagem sobre a prática do acol= himento de familiares de pacientes com COVID-19 em uma Unidades de Terapia Intensiv= a.

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MÉTODOLOGIA

 

Trata-se= de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, com subsídio teórico-reflexivo. O estudo do tipo relato de experiência é um instrumento que estimula a reflexão ac= erca de ações durante o contexto profissional(8). O aspecto reflexivo, interpreta e a= nalisa elementos teóricos obtidos(9).

O relato= se deu a partir da experiência de discentes da graduação em enfermagem na cidade de Teresina-PI, no estágio extracurricular. A experiência aconteceu nos meses de abril e maio do ano de 2021, momen= to em que o país enfrentava a segunda onda de pandemia por COVID-19, com índice de ocupação dos leitos de UTI acima de 90%= (10). O hospital em questão é referência estadual e regional = no atendimento a síndromes gripais, com vistas a detecção= e tratamento exclusivo de pacientes com COVID-19, contando com mais de 140 le= itos para este fim, além de recursos terapêuticos de alta complexid= ade(11).

Com o intuito de facilitar a compreensão e reflexão sob= re o tema, adotou-se os pressupostos de Peplau na Te= oria das Relações Interpessoais como arcabouço teóri= co, por refletir a relação do enfermeiro junto ao paciente e seus familiares(7).

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir= do dia 6 de abril de 2021, entre os horários de 16 e 17:30h, iniciou-se o projeto de acolhimento dos familiares com COVID-19 nas UTIs de um hospital privado na cidade de Teresina-PI.  As visitas estavam suspensas por meses, tendo em vista as recomenda&= ccedil;ões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sob= re prevenção da infecção e distanciamento social(12). Contudo, mediante as necessidades afetivas dos pacientes e tomadas as precauções cabíveis de uso de equipamentos de proteção individual, a prática retornou.

            Devido a demandas assistenciais, os leitos de UTI no referido hospital aumentou de= 30 para 47, quando aumentou o número de pacientes com necessidades de a= proximação da família. E assim, a equipe multiprofissional passou a perceber o = momento da visita como instrumento de melhora terapêutica, que acontecia regularmente, uma vez a cada dois dias.

O acolhi= mento humanizado a família iniciava-se posterior a admissão do paci= ente em uma das unidades de terapia intensiva, via remota, ligação= por telefone, quando o familiar era informado pelo(a) enfermeiro(a) sobre horários, dias da visita, e outras orientações.  Além disso, quando o visitan= te entrava no hospital, era acolhido pelos discentes de enfermagem, que fornec= iam orientações, e auxilio na paramentação.

A viv&ec= irc;ncia de acadêmicos nos serviços de saúde permite o aprofundamento na rotina, estrutura e organização, alé= m do desenvolvimento de relações interpessoais com os pacientes e a família. Isso fomenta a reflexão para atuação no serviço, acrescentando substancialmente na vida acadêmica e profissional(13). Assim, o ato vivenciado pelos discentes de aco= lher os familiares, foi relevante na execução da prática crítico-reflexiva da profissão, pois, aflorou a sensibilidade= e a empatia, aumentando a receptividade e disponibilidade para o diálogo= .

Manifest= ou-se o desejo dos discentes em utilizar a Teoria Interpessoal de Peplau como base para compreensão e subsídio do acolhimento dos visitantes, que realizavam diariamente, bem interpretar as experiênci= as de vínculo terapêutico entre profissionais de saúde, pacie= ntes e familiares. A teoria prioriza o estabelecimento de relação interpessoal voltada a melhorias terapêuticas do ser cuidado(7)<= /sup>. Logo, o Enfermeiro é instrumento eficaz neste acolhimento.

Foi poss= ível a identificação das quatro fases preconizadas por Pepalu. A fase da orientação, qu= ando na identificação da primeira interação, que levanta as necessidades e informações dos pacientes/família sobre o problema que estão a vivenciar(7). A orientação i= niciava com a chegada dos visitantes, na recepção e acompanhamento até a porta das unidades. Os discentes deixavam os familiares &agrav= e; vontade, transmitiam orientações como: horários, norma= s de segurança do hospital, paramentação e cuidados na entr= ada e saída da UTI.

Estudo com enfermeiros intensivistas no contexto = de acolhimento de familiares revisita a teoria das relações interpessoais, centralizando o receber bem e a importância do ouvir n= este cenário. Além disso, a fase de Orientação foi destaque e apontada como base para o início de todas as relações(14).

Na fase = de identificação, o visitante lida com os problemas ocasionados pela internação= de seu familiar, percebendo-se uma aproximação com os profission= ais(7). Assim, os discentes realizavam escuta inicial que contemplavam anseios e dúvidas dos familiares. O feedback foi positivo, quando houve demonstração de afeto e agradecimento dos familiares pelo auxílio no enfrentamento da ansiedade.  

            A fase de exploração &e= acute; o momento em que a relação enfermeiro-paciente-família deve ser fortalecida e explorada para alcançar os melhores resultado= s(7). O visitante demonstrou se sentir ma= is à vontade, apoiado na relação interpessoal desenvolvida com a equipe da UTI e com as discentes de enfermagem, quando referiram aspe= ctos que auxiliaram no norteamento terapêutico, bem como demonstraram apoi= o ao seu ente querido.

            Um fator de destaque na relação mencionada, é o fortalecimento da espiritualidade. Os discentes em algumas ocasiões sentiram a necessidade de confortar as visitas através de orações e canções, além de palavras positivas, observando boa receptividade. É nesse mom= ento que se verifica a efetividade da comunicação equipe-família-paciente, considerando os aspectos biopsicossocioculturais e espirituais, conforme preconiza a política nacional de humanização(6).

Na fase de resolução a pessoa começa, gradualmente, a adotar novos objetivos e a libertar-se da sua identificação com o enfermeiro(7). A vivênci= a dos discentes destaca a fase de resolução quando percebida a auto= nomia do familiar em lidar com emoções e desenvolver apoio mú= ;tuo a outros familiares, o    = que destaca o aprendizado da resiliência.

Vale des= tacar que na relação em questão, todos são protagonis= tas, e possuem objetivos comuns: a recuperação, qualidade de vida e bem-estar do doente que repercutem positivamente no cotidiano dos familiare= s e no trabalho do enfermeiro(15).

Logo, a visualização destas experiências da ótica da teo= ria, comungam com a proposta de Humanização da assistência em saúde, uma tendência universal a partir da ascensão da = Política Nacional de Humanização (PNH)(16). Assim, os eleme= ntos estruturantes do cuidado de enfermagem deve estar focados nas necessidades dos usuários, e possuir portanto, for= te potencial transformador das práticas de saúde(17).= Além disso, as relações interpessoais são essenciais para q= ue pacientes e enfermeiros cresçam e se desenvolvam juntos, por isso é um processo dinâmico que deve ocorrer durante a assistê= ;ncia de enfermagem(7).

Ressalta= -se a relevância da experiência vivida pelos discentes na concretização do projeto de acolhimento dentro do ambiente hospitalar, pois a partir do processo de acolhida dos familiares pôde= -se desenvolver conhecimentos e aprendizados importantes na formaç&atild= e;o de enfermeiros qualificados e preparados para a prática do cuidado, além de treiná-los para uma assistência humanizada de excelência.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo= relatou e refletiu, sobre as vivências e impactos trazidos pela experiê= ncia de discentes de enfermagem, no acolhimento de familiares em visita a pacien= tes com COVID-19 em UTIs. A partir dos achados subjetivos, as discentes identificaram as etapas da Teoria das Relações Interpessoais = de Peplau no cenário em que atuaram acolhendo familiares, conduzindo as visitas e ainda recebendo destes as impress&otild= e;es sobre a caminhada terapêutica.

Menciona= -se a contribuição da Teoria para a atuação dos enfermeiros, já que estuda e instiga a interação paciente/família e profissional. Além disso, foi percebido os frutos positivos do vínculo terapêutico entre a família= e a equipe assistencial. O que sugere o impacto deste estudo, no sentido de direcionar boas práticas em saúde, endossadas pelas de Humanização.

Al&eacut= e;m disso, houveram ganhos aos próprios discentes pesquisadores, no proc= esso de construção acadêmica de futuros profissionais de enfermagem preocupados com a inserção da humanização da assistência. Isto porque a saúde = vem atingindo um aspecto mais global, bem além da ausência de doen= ça e considerando determinantes de bem-estar e qualidade de vida.

REFERÊNCIAS

1.&n= bsp;     Aires RDKD, Rodrigues ACD, Pinheiro SJP, Santos NCC, Rego NS, Fonseca LCMM, et al. Assistência de enfermagem às manifestações emocionais ao familiar do paciente de uma unidade de terapia intensiva.&nbs= p;Brazilian Journal of Development [Internet]. 2020 [cited = 2021 Mai 09]; 6(3):16267-79. Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8290

 

2.&n= bsp;     Reis LC, Gabarra LM, More CLOO. As repercussõ= ;es do processo de internação em UTI adulto na perspectiva de familiares. Temas psicol. [Int= ernet]. 2016 [cited 2021 Mai 09]; 24(3):815-28. Available from: http://pepsic.bvsalu= d.org/scielo.php?script=3Dsci_arttext&pid=3DS1413-389X2016000300003&= ;lng=3Dpt&nrm=3Diso

 

3.      Appel AP, Carvalho ARS, Santos RP. Prevalência e fatores associados à ansiedade, depressão= e estresse numa equipe de enfermagem COVID-19. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2021 [cited 2021 Mai 09]; 42(1). Availabre from: https://www.seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/1139= 43

 

4.&n= bsp;     Schuchmann AZ, Schonorrenberger BL, = Chiquetti ME, Gaiki RS, <= span class=3DSpellE>Raimann BW, Maeyama MA. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. = Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2020 [cited 2021 Mai 09];3(2):3556-76.= Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9128

 

5.&n= bsp;     Comaru NRC, Ramos IC, Silveira LC, Monteiro ARM. Teoria do relacionamento interpessoal em enfermagem e Fenomenologia Social de Alfred Schütz: propondo um diálogo. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2020 [cited 2021 Mai 09]; 6(9= ):70132-42. Available from: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16968

 

6.&n= bsp;     Carrias FMS, Sousa GM, Pinheiro JDS, Lustosa MA, Pereira MDCC, Guimarães AEV, et al. Visita humanizada em uma unidade de terapia intensiva: um olhar interdisciplinar. Tempus Ac= tas de Saúde Coletiva [Internet]. 2017 [cited 2021 Mai 09]; 1(2):103-12. Available from: http= s://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1966

 

7.&n= bsp;     Peplau HE. Relaciones <= span class=3DSpellE>interpersonales en enfermer&iacu= te;a: un marco de referência conceptual para la enferm= ería psicodinámica. Barcelona: Ediciones Científicas y Técnicas; 1990.

 

8.&n= bsp;     Pinheiro ES, Neves VLS, Araújo SNM. Liga Acadêmica de busca ativa de órgãos e tecidos: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem. Rev. Facema [Internet]. 2015 [cited 2021 Mai 10]; 1(2): 157-60. Available from: http://www.facema.edu.br/ojs/index.php/ReOnFacema/article/view/43/39=

 

9.&n= bsp;     Ibiapina ARS, Monteiro CFS, Silva Júnior FJG= , Costa APC, Campos LRB, Brito VS.  Of= icinas terapêuticas em Centro de Atenção Psicossocial: para além dos muros da loucura. Rev. Enferm. UFPI [Internet].  2019 [cited 2021 Mai 11]; 8(3):92-5= . Available from: ht= tps://ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/9420

 

10.&= nbsp; Brasil. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Brasil: Ministério da Saúde [Internet]. 2= 021 [cited 2021 Mai 11]. Available from: https://covid.saude.gov.br 

 

11.&= nbsp; Unimed. HUP agora é exclusivo para atendimento Covid-19. Unimed [Internet]. = 2021 [cited 2021 Mai 12]. Available from: https://www.unimedteresina.com.br/portalunimed/Index/ultimasno= ticiasview/11307

 

12.  Anvisa. Agência Nacional de Vigilânc= ia Sanitária. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 07/2020. O= rientações para a Prevenção da Transmissão de Covid-19 dentro dos Serviços de Saúde. 2020 [cited 2021 Mai 11]. Available from: = https://www.gov.br/a= nvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/n= ota-tecnica-no-07-de-2020

 

13.&= nbsp; Ghezzi JFSA. Vivenciando a prática: aprendizage= m de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciais. Reposit&oacu= te;rio Institucional UNESP [Internet]. 2021 [cited 2021 Mai 11]. Available from: https://repositor= io.unesp.br/handle/11449/204138

 

14.&= nbsp; Oliveira CN, Nunes EDCA. Cuidando da famí= lia na UTI: desafio de enfermeiros na práxis interpessoal do acolhimento.&n= bsp;Texto & Contexto-Enfermagem [Internet]. 2014 [cited 2021 Mai 12];23(4):954-63. Available from: h= ttps://www.scielo.br/j/tce/a/p8dyBXGjwH4yVhRVh86pFXz/?lang=3Dpt

 

15.  Franzoi MAH, Lemos KC, Jesus CACD, Pinho DLM, Kamada I, Reis PEDD. Teoria das relações interpessoais de Peplau: uma avaliaç&ati= lde;o baseada nos critérios de Fawcett. Rev. enferm. UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2021 Mai 12]; 3653-61. Available from: htt= ps://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1031628

 

16.  Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produçã= o de saúde. Brasil: Ministério da Saúde [Internet]. 20= 08 [cited 2021 Mai 12]; 2ª ed. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_p= raticas_producao_saude_2ed.pdf

 

17.&= nbsp; Medeiros ACD, Siqueira HCHD, Zamberlan C, Cecagno D, Nunes SDS, T= hurow MRB. Integralidade e humanização na gestão do cuidado = de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2016 [cit= ed 2021 Mai 12]; 50(5), 816-822. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/rNrN8QYGBq65CLXrnQvcSPD/?lang=3Dpt

 

Submissão: 2021-09-23

Apro= vado: 2021-11-17


 

 

 

 

 



[1] Graduada em Enf= ermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Pós-graduanda em Terapia Intensiva pela Faculdade Ademar Rosado-FAR (2020-2022); Pós-graduanda em Urgência e Emergência pela Faculdade Ad= emar Rosado-FAR (2020-2022); Enfermeira preceptora do curso técnico em Enfermagem.

[2] Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Teresina.

[3] Graduado em Rad= iologia pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau Teresina- UNINASSAU, Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Elesbão Veloso- FAEVE e MBA em Liderança, Inovaç&atild= e;o e Gestão pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Fundador e Presidente na gestão 2019/2020 da Liga Acadêmica de Radiologia= e Diagnóstico por Imagem- LARDI PI na UNINASSAU Teresina. Professor Orientador na Gestão 2021-2022 da Liga Acadêmica de Radiologia= e Diagnóstico por Imagem- LARDI PI. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos mesmos eixos temáticos com ênfase em oncologi= a e diagnóstico por imagem. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa= em Ciências Biológicas-NEPEA. Professor de cursos técnicos= na área da saúde. ORCID sob o nº 0000.0003.1759.0206.

[4] Graduando do curso de Enfermagem da Faculdade Ma= uricio de Nassau.

[5] Graduada em Enf= ermagem pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológica= s do Piauí (NOVAFAPI), Especialização em Terapia Intensiva = pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) e Pós-Graduanda = em Urgência e Emergência pela UNINOVAFAPI. Atualmente é Enfermeira do Hospital São Paulo e Hospital São Marcos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enferma= gem Saúde do Adulto.

[6] Doutora e Mestr= e em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermage= m PPGEnf/UFPI. Especialista em Terapia Intensiva pela UNINOVAFAPI/UCM. Especialista em Enfermagem e Psiquatr= ia pela Faculdade UNYLEYA. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é docente do magistério super= ior do Centro Universitário Santo Agostinho, em Teresina, PI.

 

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