MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D7E541.8E729D70" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

E= DUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA  <= /p>

PERMANENT HEALTH EDUCATION FOR INFECTIONS PREVENTION AND CONTROL IN AN EMERGENCY UNIT<= o:p>

Juliana Vila Chã Bueno[1] * Danielle Abdel Massih Pio[2] * Ana Carolina Nonato[3]  * Mara Quagli= o Chirelli[4]

RESUMO

Objetivos: Analisar os resultados de um processo de Educação Permanente em Saúde para controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde a partir do levantamento de necessidades formativas de trabalhadores de uma Unidade de Urgência e Emergência hospitalar. Método: Estudo qualitativo realiza= do com oito profissionais desta unidade e que foi composto por três momentos: = 1. Grupo Focal para identificação da experiência teórico-prática com as infecç= ões e das necessidades de formação; 2. Oficinas de Educação Permanente em Saúde p= ara construir o conhecimento acerca das necessidades levantadas; e 3. Avaliação= do processo educativo com novo Grupo Focal. Os áudios foram transcritos e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultad= os: Os participantes possuem conhecimento sobre estas infecções e tentam aplicar a= ções de prevenção diariamente, porém diversos fatores apresentam-se como obstácu= los para concretizá-las, como falta de informações, de comunicação e de cuidado, além da grande sobrecarga de trabalho. Considerações finais: As ofic= inas demonstraram-se uma importante ferramenta problematizadora para a reflexão sobre as Infecções e sua prevenção. Deste modo, é possível desenvolver a mudança da prática por meio da Educação Permanente em Saúde, com promoção de aprendizagem significativa e cogestão de processos de trabalho grupais.<= o:p>

Palavra-chave: Educação Continuada; Educação em Saúde; Gestão = em Saúde; Infecção Hospitalar; Serviço Hospitalar de Emergência.

 

ABSTRACT

Objectives:= Analyze the results of a Permanent Health Educa= tion process for the control of Healthcare Associated Infections from the survey= of training needs of workers in a hospital Emergency and Emergency Unit. Me= thod: Qualitative study carried out with eight professionals from this unit, which consisted of three moments: 1. Focus Group to identify theoretical-pr= actical experiences of workers with infections and training needs related to the subject; 2. Workshops on Permanent Education in Health to build knowledge a= bout the needs raised; and 3. Evaluation of the educational process with a new F= ocus Group. The audios were transcribed and analyzed using the Discourse of the Collective Subject technique. Results: Participants are aware of the= se infections and try to implement preventive actions daily, but several facto= rs present themselves as obstacles to carrying out these actions, such as lack= of information, communication, and care, in addition to the heavy workload. Final Considerations: The workshops proved to be an important problem-solving tool for reflection on Infections and their prevention. As such, it is poss= ible to change practice through professionals’ reflective process stimulated by Permanent Education in Health, with the promotion of significant learning a= nd co-management of group work processes.

Keywords: <= /span>Cross Infection;  Education, Continuing;  Emer= gency Service, Hospital;  Health Education;  Health Management.

 


INTRODUÇÃO=

O Centers for Di= sease Control and Prevention (CDC) define as IRAS como aquelas decorrentes de processos e procedimentos em qualquer instituição de saúde, desde que não estejam em fase de incubação ou fase clínica durante a admissão do usuário,= abrangendo as infecções ocupacionais dos profissionais envolvidos no cuidadoADDIN CSL_CITATION {"citationItems":[{"id":"ITEM-1","itemDa= ta":{"author":[{"dropping-particle":"",&= quot;family":"Christensen","given":"Bryan E.","non-dropping-particle":"","parse-names&q= uot;:false,"suffix":""},{"dropping-particle":= "","family":"Fagan","given":"R= yan P.","non-dropping-particle":"","parse-names&q= uot;:false,"suffix":""}],"container-title":&q= uot;The CDC Field Epidemiology Manual","edition":"4","editor":[{"d= ropping-particle":"","family":"Rasmussen"= ;,"given":"Sonja A.","non-dropping-particle":"","parse-names&q= uot;:false,"suffix":""},{"dropping-particle":= "","family":"Goodman","given":"= ;Richard A;","non-dropping-particle":"","parse-names&q= uot;:false,"suffix":""}],"id":"ITEM-1&qu= ot;,"issued":{"date-parts":[["2019"]]},"= publisher":"Oxford University Press","publisher-place":"New York","title":"Healthcare Settings","type":"chapter"},"uris":[&quo= t;http://www.mendeley.com/documents/?uuid=3D40640506-33bc-460b-9bec-8db94fd= 58d54"]}],"mendeley":{"formattedCitation":"&l= t;sup>[1]</sup>","plainTextFormattedCitation":"= ;[1]","previouslyFormattedCitation":"<sup>[1]<= /sup>"},"properties":{"noteIndex":0},"sche= ma":"https://github.com/citation-style-language/schema/raw/master= /csl-citation.json"}[1]. A IRAS são consideradas os eve= ntos adversos mais frequentes nos cuidados prestados em saúde em todo o mundo; segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada 100 pacientes hospitalizados em países subdesenvolvidos, dez adquiriram ao menos uma infe= cção relacionada à saúde, e sete nos países desenvolvidos. Considera-se que 20 a= 30% dos casos são evitáveis, com grande peso destas infecções nos índices de morbimortalidade e em gastos públicos e privados[2].

Considerando o panorama acima, em 1997 é aprovada a Lei = n. 9431, instituindo a obrigatoriedade de manutenção do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) nos hospitais brasileiros, com vinculação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ao PCIH em 2000, incorpor= ando a responsabilidade por ações de prevenção e controle das IRAS e pela uniformização dos indicadores acerca destas para correta interpretação dos = dados nos diferentes níveis administrativos territoriais[3,4]. Por sua vez, em 1998 é institu= ída a Portaria 2.616, que estrutura programas de controle de infecções hospital= ares nos níveis municipais, estaduais e federais[5]. Estas políticas públicas representam um grande marco no controle das IRAS; todavia, a realidade naci= onal de escassez de recursos, inadequação de espaço físico e subfinanciamento do SUS, além das dificuldades específicas de cada localidade, favorecem a continuidade do aumento da taxa destas infecções= [6,7]. 

Apesar de os princípios e diretrizes do SUS e das Diretr= izes Curriculares Nacionais dos Cursos de Saúde[8] proporem a integralidade como e= ixo estruturante do cuidado as necessidades de saúde das pessoas, considerando a Atenção à Saúde, a Gestão em Saúde e o Ensino em Saúde, há distanciamento e= ntre a formação e a prática nos serviços, pois por muitos anos o ensino em saúde= foi pautado em currículos com divisão em disciplinas, com fragmentação da práti= ca e descontextualização do cuidado[9]. Além disso, o alto nível de especialização favorece um processo de trabalho automático e voltado à produção, sem reflexão sobre a realidade, tornando o profissional sujeito passivo e mecânico no processo de cuidar[7]. Há, também, resistência dos trabalhadores à mudança de comportamento dentro das instituições devido à insatisfação destes por consequência de longas jornadas, excesso de horas extras e falta de preparo técnico[7].

Por atuarem em cenários distintos, que muitas vezes exig= em além de suas capacidades cognitivas, faz-se necessário trabalhar com estes profissionais e gestores institucionais algo além da graduação, para que po= ssam colaborar e garantir a integralidade do cuidado[10]. Deste modo, as metodologias at= ivas de ensino-aprendizagem surgem como as principais ferramentas para capacitar= os trabalhadores a lidar com a realidade crítica e reflexivamente[7,11].

Neste contexto, estratégias como a Educação Continuada e, principalmente, a EPS, inserida na Política Nacional de Educação Permanente= em Saúde (PNEPS)[12], são fundamentadas na aprendiza= gem significativa, caracterizada pelo novo conhecimento que se relaciona de for= ma substantiva e não arbitrária a outro já existente, favorecendo as mudanças e fortalecendo o ensino voltado aos profissionais a partir da problematização= das vivências e considerando-se os conhecimentos prévios ao processo de constru= ção, com objetivo de transformação da realidade[7,11]. Neste sentido, demonstra-se a importância da EPS para transformação dos processos de trabalho, promovendo espaços de reflexão das práticas profissionais relacionadas às IRAS. É necessário que os serviços de controle de infecções reconheçam esta relação para aprofundar os conhecimentos de educação em saúde nos ambientes de trab= alho, instituindo programas pautados na PNEPS que envolvam os diversos profission= ais da instituição[7].

Embora a literatura disponha de publicações relatando o = uso de processos educativos para redução das IRAS, predominam estudos em cenári= os de UTI. Devido à semelhança em complexidade, ambientes como o serviço hospitalar de emergência também podem ser cenários privilegiados para tais intervenções educativas; porém, são negligenciados quanto a estas pesquisas= .

 

MÉTODO 

 

Trata-se  de  um estudo qualitativo, recorte  de  dissertação  de  mestrado  com  intervenção  no  campo  de  pesquisa, composto  por  três  etapas:  identificação,  intervenção  e  avaliação,  considerando-se  a  importância  de primeiro  ter  o  conhecimento  sobre  a  realidade,  por  meio  da  interação  dos  sujeitos  envolvidos  no processo;  por  conseguinte,  realizar  ação  com  o  intuito  de  produzir  mudanças  e,  por  fim,  avaliar  o processo de acordo com a intervenção sobre o processo de trabalho.=

O cenário selecionado para realização do presente estudo= foi o Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade de uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Saúde com sede em uma cidade do centro-o= este paulista[13], constituído por uma Unidade Hospitalar de assistência e ensino que integram a Rede de Atenção à Saúde da área de abrangência de um Departamento Regional de Saúde (DRS) de 62 municípios, atendendo a, aproximadamente, 1.200.000 habitantes[13], e que é referência para a aten= ção especializada em diferentes níveis. A Unidade de Urgência e Emergência encontra-se devidamente equipada e funciona como "vaga zero" para= o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU-192, para a Central de Regula= ção Médica do DRS e a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROS= S),  referência regional para os médicos reguladores de urgência e emergência, trabalhando com a disponibilidade de leitos virtuais para garan= tia de acesso na instituição de casos em que há grande potencial de gravidade, = com recursos mínimos de sobrevivência[14]<= /span>. Possui Serviço de Acolhimento e Triagem para Urgências, utilizando o Protocolo de Classificação de Risco de Manchester Modificado p= ara melhor qualidade de recepção, cuidado e direcionamento destes pacientes. De= ste modo, consolida-se como referência do SUS para atendimento de Urgência e Emergência e como polo formador de recursos humanos na área[15].

A Unidade Hospitalar apresenta um PCIH instituído, com Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que foram criados em 1982 e desde então vêm desenvolvendo ações locais voltadas à prevenção e ao controle das IRAS[13]. Atualmente, o serviço realiza notificações ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) das principais infecções nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Todavia, mesmo sendo um local considerado crítico e de inúmeros riscos para IRAS, a Unidade de Urgê= ncia e Emergência não apresenta uma sistematização do processo de trabalho do SC= IH, sem busca ativa de casos e problemas relacionados ao controle e prevenção d= as IRAS[16].

A amostra de participantes foi intencional, constituída = por trabalhadores da Unidade de Urgência e Emergência, sendo selecionado um profissional de cada área envolvida no cuidado para integrar o grupo: enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional de higiene hospitalar e médico, totalizando nove participantes. Este último profissional foi impossibilitad= o de participar devido à dinâmica da atividade assistencial; assim, o grupo foi composto por oito profissionais. A coleta de dados ocorreu de agosto de 201= 8 a outubro de 2018. Como critério de inclusão, foram considerados os profissio= nais com pelo menos seis meses de serviço na Unidade de Urgência e Emergência; c= omo exclusão, profissionais de férias ou que estivessem impossibilitados de participar em função de tarefas assistenciais que inviabilizassem a presenç= a. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob parecer de = nº 2.778.455 e os participantes receberam informações acerca do objetivo das atividades a serem desenvolvidas e assinaram o Termo de Consentimento Livre= e Esclarecido (TCLE).

A atividade foi conduzida por facilitador capacitado em = EPS, com participação da primeira autora como observadora. Nenhum dos autores ti= nha relação direta com os participantes da pesquisa.

O estudo foi composto por três momentos. No primeiro, os participantes apresentaram-se e apontaram sua função profissional e seu tem= po de atuação na Unidade de Urgência e Emergência. Depois, foi realizada a identificação da prática e das necessidades de aprendizagem dos trabalhador= es relacionados às IRAS na Unidade de Urgência através da técnica de Grupo Foc= al[17] para a coleta de dados, com estímulo ao debate e à reflexão dos participantes para construção coletiva e compartilhada[18]. Os disparadores foram uma vinh= eta de contexto geral sobre infecções decorrentes da assistência, podendo ser abordado por todos os participantes, e um roteiro semi= dirigido para compreensão da experiência dos atores acerca da vivência relacionada às IRAS no Pronto-Socorro (PS), sem ter a intenção de comparar as experiências, mas explorar como cada trabalhador apreende as IRAS. Um moderador realizou questionamentos a fim de facilitar o processo de discussão e estimular e co= nduzir o grupo. Nas atividades, esteve presente também um observador; no caso, a primeira autora da pesquisa.

O segundo momento caracterizou-se com a realização de oficinas em que houve diferentes abordagens educativas, considerando suas formas e seus conteúdos.

A primeira oficina teve como objetivo trabalhar o tema “Infecção Hospitalar”. Para as atividades, foram providenciadas cartolinas e canetas-piloto e os participantes foram organizados em três novos subgrupos, com entrega dos materiais e explicação da atividade.  Cada subgrupo iniciou o trabalho escrev= endo na parte superior central de seu material um dos temas: “1- O que é Infecção Hospitalar?”, “2- Formas de transmissão das infecções” e “3- Formas de prevenção e tratamento”. Depois, desenharam três colunas relacionadas ao seu tema: na primeira, os dizeres “O QUE SEI”; na segunda, os dizeres “O QUE NÃO SEI”; e na terceira, “POR QUE NÃO SEI?”, para orientar o preenchimento (Qua= dro 1).

 


Quadro 1- Exemplo da construção - Tema 2 - “Formas de transmissão das infecções”, 202= 0

Como se transmite as Infecções?<= /p>

O QUE SEI?

O QUE NÃO SEI?

POR QUE NÃO SEI?

Falta de higiene das mãos/ equipamentos

Higienizando o leito com álcoo= l a 70% é suficiente

Não houve leitura antes

Falta de conhecimento

É possível prevenir 100% das infecções mesmo realizando todos os procedimentos de forma correta?<= /o:p>

Falta de colocar na prática os conhecimentos pré-existentes

Falta de materiais/ equipament= os

 

Falta de conhecimento das técn= icas e das indicações e das contraindicações destas

Má higiene

 

 

Fonte: elaborado pelas autoras

 


Depois de transcorridos 10 minutos, as cartolinas eram trocadas em sentido horário para que o próximo subgrupo acrescentasse conte= údo. Este processo ocorreu até cada cartolina retornar ao subgrupo inicial. Ao f= inal, os três materiais foram colados na frente da sala de forma visível a todos = e um representante de cada subgrupo apresentou os dados e deu início à discussão= .

Deste modo, há troca de conhecimentos pessoais e profissionais entre os sujeitos, que aprendem e ensinam através da ação-ref= lexão-ação[19].

Na segunda oficina, foi realizada uma apresentação de sl= ides de autoria da primeira pesquisadora com o título “Infecção Hospitalar: fundamentando conceitos para reflexão da prática”, com explicação aos participantes das principais problemáticas e necessidades de aprendizagem apontadas por eles, tanto no Grupo Focal, quanto na primeira oficina, com discussão e elucidação de dúvidas acerca dos conceitos de “infecção”, “germ= es multirresistentes”, “precaução padrão”, “culturas microbiológicas”, “vigilância” e “prevenção”, além de apresentação de indicadores institucion= ais, técnicas de desinfecção e orientações gerais a usuários e acompanhantes. Ne= ste momento, o objetivo foi fortalecer o grupo com informações em uma nova sínt= ese conhecimento para tornarem-se disseminadores de informações.

A terceira oficina caracterizou-se por capacitação sobre= os conceitos, com fundamentação na realidade. Neste dia, propôs-se a reflexão acerca de estratégias e propostas institucionais para melhoria do ambiente = de trabalho no que tange às IRAS. Cada problema foi colocado em uma folha de sulfite branca; em folhas coloridas, foram colocadas as propostas de ação.<= o:p>

No último encontro com os participantes, realizou-se um = novo Grupo Focal em que foram utilizadas novas questões disparadoras a fim de avaliar o processo educacional e a percepção dos profissionais acerca da atividade realizada.

Considerando essencial o apoio da gestão para desenvolvimento da atividade educacional, bem como liberação dos participan= tes no horário de serviço, a presente pesquisa foi autorizada pelos diretores clínico e técnico e pela superintendência da instituição. Os encontros tive= ram em torno de 01:30h de duração, ficando estabelecido horário de início às 14:00h. O grupo se reuniu em uma sala de reunião do próprio PS, local estratégico para facilitar a participação de todos. Os encontros foram realizados quinzenalmente, totalizando seis: no 1° encontro, houve apresent= ação do grupo, explicação da proposta, assinatura do termo de consentimento e aplicação de disparador para discussão e levantamento das necessidades; nos quatro encontros subsequentes, foram realizadas as três oficinas (a última = foi dividida em dois encontros devido ao tempo); no último encontro, houve a avaliação final da proposta.

Todas as atividades foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)[20,21], com o seguinte percurso metodológico: 1- transcrição das gravações; 2- levantamento das Expressões-Chave (EC), que representam o conteúdo das falas; 3- identificaç= ão das Ideias Centrais (IC), que sinalizam o sentido dos depoimentos; 4- junção dos fragmentos de discursos similares; e 5- construção dos discursos.    

 

RESULTADOS

 

Dos oito participantes, seis eram mulheres (75%) e dois homens (25%). Quanto à faixa de idade dos trabalhadores, 12,5% tinham entre 20-29 anos; 50%, entre 30-39 anos; 12,5%, entre 40-49 anos; e 25% eram maio= res de 50 anos. O tempo médio de atuação na instituição foi de 9,75 anos; já o tempo médio de serviço na Unidade de Urgência e Emergência era de 7,1 anos,= o que demonstra uma amostra de profissionais experientes. <= /p>

 

1 Momento 1: grupo focal e levantamento das lacunas

 

Durante toda a atividade de discussão do Grupo Focal, os participantes trouxeram importantes situações vivenciadas no ambiente do PS= que consideravam interferir no processo de transmissão das IRAS. Para a análise, foram separados os depoimentos obtidos pelos profissionais de acordo com as perguntas norteadoras, em que se caracterizaram as Ideias Centrais (IC) relacionadas às questões e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (Quadro 2).=


 

Quadro 2- Ideias Centrais (IC) sobre as perguntas disparadoras do grupo focal, 2020

Pergunta-disparadora 1

Pergunta-disparadora 2

Pergunta-disparadora 3

O que sabem sobre IRAS no ambi= ente hospitalar? Como a enxergam no ambiente do PS, a partir do cenário em que atuam?

Diante da prática e processo de trabalho, o que identificam como prevenção e controle das IRAS? Quais estratégias de ação pensam ser necessárias?

Quais as necessidades de conhecimento identificam para acrescentar à experiência com relação as IR= AS?

IC1: Concepção de Infecção Rel= acionada à Assistência à Saúde.

IC5: Comunicação como estratég= ia a ser criada e sistematizada na prevenção das IRAS entre profissionais e ge= stores

IC7- Levantamento de necessida= des formativas a serem trabalhadas durante o processo de Educação Permanente.=

IC2: Fragilidades na Infraestrutura e na organização do processo de trabalho como fator de predisposição das IRAS no Ambiente do Pronto Socorro.

IC6: Incorporação da equipe multiprofissional no processo educacional e na disseminação de informaçõe= s

 

IC3: Livre acesso da população= ao ambiente e dificuldades na educação/orientação, trazendo como consequênci= a um desuso do espaço do Pronto Socorro.

 

 

IC4- Falta de informação, comunicação e de cuidado do profissional acerca da prevenção das IRAS.

 

 

Fonte: elaborado pelas autoras


Ao serem questionados sobre o que sabiam e como enxergav= am as IRAS, os participantes as definiram do seguinte modo:<= /p>

 

Infecção= é um germe que o paciente adquiriu no ambiente hospitalar, por inúmeros motiv= os [...]desde falta de recurso de material, de insumos até falta de recursos humanos [...] falta de conhecimento do que é infecção e algumas coisas que podem trazer do próprio manejo... (IC1, DSC1)

&nb= sp;

Acerca d= os motivos para que as IRAS acontecessem, as peculiaridades da Unidade de Urgê= ncia e Emergência como superlotação, carga de trabalho, falta de tempo e déficit= de funcionários foram amplamente citadas, caracterizando este ambiente como crítico para o aparecimento das IRAS.

 

[...] não tem condições, tem dia que não tem.... falta muita coisa.... Falta educação, falta material, falta profissional [...]aí entra na sobrecarga de trabalho. (IC2, DSC3)

 

Os improvisos citados pelos participantes na IC2 indicam a realização de técni= cas e procedimentos de forma inadequada, o que pode favorecer as IRAS, colocand= o em risco a segurança de usuários e dos profissionais que atuam no local. =

&nb= sp;

É muito improviso assim, desde a quantidade de trabalhadores, até a quantidade de agulhas. É muito improviso. Não tem como você trabalhar risco de infecção e= m um local onde você não tem espaço físico, para você organizar estas pessoas. (= IC2, DSC1)

 

Os participantes relatam que os motivos para que a prevenção das IRAS seja insuficiente são a falta de informação, de comunicação e de cuidado do profissional:

&nb= sp;

É falta = de comunicação e organização também, que muitos profissionais não se comunicam [...]Tem profissionais que se acham imunes, mesmo a gente falando, aí ele e= ntra se sentindo um Deus e sai sem lavar a mão, sem fazer nada... e aí você falou com a parede [...]. (IC4, DSC2)

&nb= sp;

Sinalizam que um fortalecimento para a prevenção das IRAS para a equipe diz respeito = às orientações familiares ou “educação da população”.

&nb= sp;

Eu acred= ito que muito das condições do PS tem a ver com a educação da população, porque= ali você está aberto à população, ali a população entra... mesmo e ela faz um desuso do espaço que ela tem ali [...] é bem complicado isso. A higiene e a saúde “tão” bem distantes da educação. (IC3, DSC1)

 

Em contrapartida, a gestão, com participação de diversos departamentos envolvi= dos no cuidado, foi citada como fundamental no processo de gerenciamento das unidades e implementação de práticas seguras.

&nb= sp;

Então, o primeiro passo para começar é criar a comunicação [...] se houvesse uma peq= uena melhora na comunicação e melhora na questão de gestão, poderia pelo menos melhorar uma leve questão. (IC5, DSC1)

 

Os dados relacionados à segunda questão disparadora do Grupo Focal indicam como a fa= lta de comunicação e orientação institucional afetam diretamente a taxa de IRAS, apontando o tema como estratégia de prevenção, no sentido de trabalhar a comunicação entre os diferentes profissionais envolvidos no processo, fortalecendo as equipes no controle de Infecções.

 

[...] an= tes de começar a fazer capacitação, começar a entender onde estão as falhas, po= rque às vezes eu faço uma comunicação, uma capacitação que a pessoa também não e= stá nem a fim de ver [...]. (IC6, DSC1)

 

A comunicação ineficaz entre os profissionais e a dificuldade de mantê-la, conforme demonstrado pelas IC4 e IC6, comprometem o trabalho em equipe e, consequentemente, a segurança do paciente.

A terceira questão disparadora do Grupo Focal refere-se à necessidade de compreender como ocorrem as infecções e as dúvidas relaciona= das aos cuidados específicos com cada uma delas, englobando, também, como os fatores relacionados às IRAS envolvem as diferentes pessoas que passam pela Unidade de Urgência e Emergência.

&nb= sp;

 [...] eu vejo sobre o contágio, interaçã= o com essas infecções[...] informações de termos assim [...] dentro de cada GMR, = de cada um o que que a gente tem que fazer[...]eu não me lembro direito da orientação, mas assim, o acompanhante tem que ficar com avental descartável= ... não? O acompanhante não precisa? [...] (IC7, DSC1)


= 2  Momento 2 - intervenção         =     

 


Ao construir os materiais, o grupo demonstrou ter conhecimento de alguns aspectos relacionados às IRAS e seu impacto no cuida= do. Neste momento, apresentaram suas dúvidas, com foco nos profissionais de saú= de; ao mesmo tempo, relacionando suas falhas de conhecimento à falta de informa= ção.

Ao responderem sobre a transmissão das IRAS deixaram cla= ro ter conhecimento sobre a principal forma de prevenção de infecções, a higie= nização das mãos. O aspecto de desinfecção ambiental foi abordado, demonstrando a importância que os profissionais dispensam à higiene no ambiente hospitalar; todavia, apontam dúvidas e fragilidades de conhecimento em relação à segura= nça e eficácia de diversos materiais, como o álcool a 70%. Sobre o que não sabe= m, deixam claro novamente a falta de conhecimento acerca de alguns temas e a dificuldade em colocar em prática o que foi orientado, demonstrando a importância da aprendizagem significativa.

A terceira oficina caracterizou-se por capacitação sobre= os conceitos. Este momento foi nomeado “Planeja-ação”, com desenvolvimento de quatro grandes frentes construídas pelos participantes: “Comunicação institucional/Gestão”, “Saúde do trabalhador” e “Comunicação e Orientação - “Equipe, família e pacientes” (Quadro 3).


 

Quadro 3 – Temas, problemas encontrados e propostas de solução, 202= 0

TEMAS

PROBLEMAS ENCONTRADOS

PROPOSTAS DE SOLUÇÃO

Comunicação Institucional/ Ges= tão

Problema 1-Dificuldade em saber quais pacientes são GMR

       Verificar com o Departamento Técnico de Informações (DTI) a possibilidade de abrir = uma tela no prontuário com a notificação do Germe Multirresistente (GMR) e fo= co;

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Constar na identificação do paciente o tipo de precaução para todos terem acesso a esta informação.

Problema 2- Dificuldade na comunicação institucional

       Divulgar no site institucional, no campo do funcionário, na página do holerite, informações da CCIH;

       Criar espaços para reunião de equipe multiprofissional;

       Criar espaços de EPS;

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Estabelecer um fluxo de comunicação com as chefias. Cobrar dos gestores assinaturas em ata sobre as informações passadas.

Problema 3- Fragilidades na admissão de funcionários novos e estudantes

       Acolher todos os trabalhadores de diferentes categorias profissionais e de centro= de custo hospitalar;

       Acolher os estudantes quando iniciam as atividades no cenário de prática  hospitalar na 1º a 3º anos de graduaç= ão;

       Elaborar manual de orientações para funcionários novos e estudantes, sobre medidas= de biossegurança;

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Integrar Ensino e Serviço- biossegurança como proposta curricular, de acordo com o grau de autonomia e domínio.

Saúde do Trabalhador

Problema 1- Dificuldade da comunicação sobre assuntos relacionados a biossegurança.

       Construir fluxos de comunicação com os diferentes s setores envolvidos na saúde do trabalhador: SESMET, CCIH, Engenheiro do trabalho e Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador (SASC); envolver os empregadores Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (FAMAR) e Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (FUMES)

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Fortalecer o diálogo entre SESMET e CCIH- corresponsabilização.

Problema 2- Falta de insumos e EPIs.

       Realizar estimativa de insumo EPIs por profissão;

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Compreender melhor a complexidade da instituição-Epidemiológica/ tempo de internação.=

Comunicação/ Orientação-equipe, família e pacientes

Problema 1- Dificuldade de comunicação

       Elaborar modelo da CCIH explicativo de cuidados para pacientes em isolamento;=

       Implementar modelo de orientações gerais do acompanhante/ visitantes- plastificar por leito;

       Criar grupo de acompanhantes;

       Capacitar os profissionais da portaria e Enfermagem das unidades para abordar acompanhantes e visitantes;

<= span style=3D'font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Noto Sans Symbols= "; mso-fareast-font-family:"Noto Sans Symbols";mso-bidi-font-family:"Noto Sa= ns Symbols"'>       Orientar a visita religiosa específica, conversar com responsáveis pelos grupos.

Fonte: elaborado pelas autoras

 

3 Momento 3 – avaliação do proce= sso educacional

 


A primeira ideia central emergente a partir do Grupo Foc= al relaciona-se à valorização grupal e ao espaço de construção coletiva, com movimento de pactuação do que seria abordado, o que proporcionou identifica= ção com o produto gerado.

&nb= sp;

 [...] que foi legal aqui foi a construçã= o do grupo, acompanhada, e não foi nada imposto assim... um roteiro. Na verdade,= foi uma construção em conjunto, gostei bastante ficou a cara do grupo, da equipe [...] até agradeço o convite que foi feito, porque eu só aprendi. (IC8, DSC= 3)

 

A propos= ta metodológica utilizada nas atividades foi definida como interessante pelos participantes, valorizando a EPS por utilizar metodologias ativas e reflexã= o da prática.

Na segun= da IC (IC 9) destaca-se a importância da aproximação das equipes de Controle de Infecção com os trabalhadores e as suas realidades para a adoção de medidas= de prevenção das IRAS. Deste modo, a proposta educacional apresentada neste estudo, como citado pelos participantes, representa uma importante ferramen= ta para efetiva melhoria da qualidade dos serviços em relação às Infecções Hospitalares.

&nb= sp;

Foi o qu= e eu senti, assim, uma aproximação da equipe (de controle de infecção hospitalar)[...] no sentido de construção de informações [...] isso favorece também, esse acesso eu imagino que favorece o aprendizado e o conhecimento. (IC9, DSC2)

 

Destaca-se na terceira IC (IC10) que os profissionais re= forçaram a ideia de que o processo foi valioso para a construção do saber ao propici= ar que os atores trocassem experiências, criando um ambiente favorável para qualificação nos espaços de formação.

São pra qualificar nossa prática,  pra levar conhecimento,[...] que muitas vezes a gente vê que entra no automático da assistência por conta de demanda, de uma série de coisas e a gente fica sem= um espaço de reflexão [...], então acho que esses espaços dá pra gente convers= ar, expor o que tem de dúvida e qualificar nossa prática[...]. (IC10, DSC3)

 

Outro apontamento, na quarta IC (IC 11),  foi a importância de se adotar e manter estratégias de orientação para as famílias e as equipes.<= /p>

&nb= sp;

 [...] então eu acho que também é importa= nte a gente sei lá... pensar nisso, pra retomar grupo de orientações pras famílias, ou a cartilha mesmo, que eu acho que e= stá meio perdido. [...] até pra que eles entendam o risco que eles estão corren= do e que está levando pro outro também (não, eles não têm noção) [...]. (IC11, D= SC1)

 

DISCUSSÃO 

Na avaliação dos participantes da pesquisa, o movimento empreendido na interve= nção por meio da investigação sinaliza que constituir espaço de formação por mei= o da EPS produz capacitação dos profissionais com potencial de construção coleti= va e pactuada, com promoção de identidade com o processo e produto gerados. Além disso, destaca-se a importância da função de orientação do SCIH por meio da aproximação com as equipes de saúde e com as famílias dos pacientes.

A aplicação da EPS produz significado e sentido para o f= azer dos profissionais. Trabalhou-se com os conhecimentos prévios, a percepção do contexto de trabalho, os problemas decorrentes das práticas de IRAS e suas explicações, quais as estratégias necessárias para a prevenção e controle d= as infecções, as suas fragilidades, bem como quais as necessidades de conhecim= ento para se trabalhar com IRAS. Ao se considerar que o trabalho em saúde é produzido no encontro entre trabalhadores, pacientes/usuários e suas famíli= as, a estratégia da EPS, por meio de oficinas entre os profissionais, proporcio= na o enfoque no sujeito que aprende e transforma sua prática com relações horizontalizadas, proporcionando diálogo no processo grupal[22].

Os resultados captaram que os participantes caracterizar= am as IRAS de forma semelhante à definição da CDC, o que demonstra que eles já tiveram contato com o conceito anteriormente. A percepção sobre os motivos = para que as IRAS acontecessem também coincide com estudo sobre a adesão de profissionais à higienização das mãos em pronto-socorro, identificando como causas a superlotação hospitalar e espaço inadequado, pias mal localizadas,=   falta de conhecimento e a importância q= ue o profissional deposita no risco de não estar em conformidade com as recomendações para a lavagem das mãos, as quais implicam diretamente na ocorrência de eventos adversos, como as IRAS[23].

Em um estudo que objetivou analisar a percepção de trabalhadores de enfermagem sobre a prática de improvisar e adaptar materia= is em um hospital público frente à falta de insumos, foi destacada a dialética entre: a insatisfação devido à quebra da técnica, causando estresse do profissional, que procura realizar procedimentos de forma adequada e não tem condições; e a satisfação, destacando a criatividade e a capacidade de adaptação dos trabalhadores[24].

     Ao abordar aspectos relacionados à qualidade do trabalho= em saúde, destaca-se a tríade estrutura-processo-resultado, fundamentada na te= oria sistêmica. A estrutura diz respeito aos instrumentos e recursos disponíveis, bem como às condições físicas e organizacionais dos serviços; o processo refere-se ao conteúdo e à forma de como o cuidado é realizado e o resultado= relaciona-se ao impacto obtido na melhoria da saúde das pessoas[25].

Na pesquisa identificou-se que os problemas e soluções e= stão articulados à estrutura e o processo, dentre outros: as condições de trabal= ho deficitária, como não terem local no prontuário eletrônico para sinalizar os pacientes com GMR; falta de materiais e equipamentos de EPI; pouco acesso à informação sobre as IRAS; falta de atividades de EPS; pouca comunicação ent= re a gestão, a equipe de controle de infecções e  equipe de saúde, familiares e estudantes.

Sendo a interação e a educação importantes no contexto da ocorrência das IRAS, foi verificado em investigação com familiares em hospital  que os acompanhantes desconheciam a possibilidade de infecção hospitalar. Assim, demonstra-se que com a utilização de linguagem simples e didática, é possível viabilizar o conhecimento e torná-lo acessível, promovendo mudanças no ambiente por meio= da inserção do serviço de controle de infecção no processo educacional. Dessa forma, é perceptível que a prevenção e o controle das IRAS devem fazer part= e da filosofia da instituição, com envolvimento de toda a equipe de saúde e de controle de infecções= [26].

Os profissionais e os serviços de saúde são, muitas veze= s, culpabilizados pela incidência de IRAS. No entanto, o contexto em que os profissionais atuam, as condições de trabalho e carga horária podem interfe= rir e aumentar as chances de ocorrência de eventos adversos infecciosos<= !--[if supportFields]>ADDIN CSL_CITATION {"citationItems":[{"id":"ITEM-1","itemDa= ta":{"DOI":"10.1590/0034-7167-2017-0584","ISS= N":"1984-0446","abstract":"ABSTRACT Objective: To discuss the potentialities of using the concept of vulnerabil= ity to support measures for preventing and controlling healthcare-associated infections (HAIs). Methods: This theoretical study was conducted in steps: = 1) presentation of markers that frame the concept of vulnerability; 2) presentation of the characteristics of the health events to which the conce= pt of vulnerability is intended to be applied; 3) identification of research g= aps that could be potentially filled by using the concept of vulnerability; 4) identification of the potentialities of using the concept of vulnerability = to deal with HAIs. Results: Proposal of a framework for analyzing HAIs from a vulnerability perspective, including the individual and collective dimensio= ns. Conclusion: Using the concept of vulnerability to study and deal with HAIs favors a new approach to an old problem, unlike the dominant studies that highlight the individual aspects of the practices in healthcare services.","author":[{"dropping-particle":"&q= uot;,"family":"Padoveze","given":"Maria Clara","non-dropping-particle":"","parse-name= s":false,"suffix":""},{"dropping-particle&quo= t;:"","family":"Juskevicius","given"= ;:"Luize Fábrega","non-dropping-particle":"","parse-na= mes":false,"suffix":""},{"dropping-particle&q= uot;:"dos","family":"Santos","given"= ;:"Talita Raquel","non-dropping-particle":"","parse-nam= es":false,"suffix":""},{"dropping-particle&qu= ot;:"","family":"Nichiata","given":= "Lúcia Izumi","non-dropping-particle":"","parse-name= s":false,"suffix":""},{"dropping-particle&quo= t;:"","family":"Ciosak","given":&qu= ot;Suely Itsuko","non-dropping-particle":"","parse-nam= es":false,"suffix":""},{"dropping-particle&qu= ot;:"","family":"Bertolozzi","given"= ;:"Maria Rita","non-dropping-particle":"","parse-names= ":false,"suffix":""}],"container-title":= "Revista Brasileira de Enfermagem","id":"ITEM-1","issue":"= 1","issued":{"date-parts":[["2019","= ;2"]]},"page":"299-303","title":"The concept of vulnerability applied to Healthcare-associated Infections","type":"article-journal","volume&= quot;:"72"},"uris":["http://www.mendeley.com/docum= ents/?uuid=3D9f7be53f-d0a1-4254-ade3-bc0c35d790f1"]}],"mendeley&q= uot;:{"formattedCitation":"<sup>[27]</sup>"= ,"plainTextFormattedCitation":"[27]","previouslyFo= rmattedCitation":"<sup>[27]</sup>"},"proper= ties":{"noteIndex":0},"schema":"https://githu= b.com/citation-style-language/schema/raw/master/csl-citation.json"}[27].

A implementação de boas práticas baseadas em evidências nacionais e internacionais interferem na redução de IRAS. Mas nem sempre os hospitais têm adotado protocolos que proporcionam estrutura adequada e processos que sejam diretrizes para práticas seguras, tendo indicadores par= a avaliar essas práticas. Por outro lado, também não basta ter essas diretrizes recomendadas e introduzidas pela instituição hospitalar se não forem incorporadas pelos trabalhadores em suas ações cotidianas, tendo como exemp= lo a prática de higiene das mãos[28]. A construção do significado de= ssas boas práticas interferindo nas ações dos profissionais é central para que ocorra a prevenção e a diminuição das IRAS.

Tendo como perspectiv= a a superação dos problemas e construção de boas práticas para redução da ocorrência de IRAS, o processo educacional com a equipe foi destacado como estratégia importante durante a fase de intervenção nesta pesquisa. O proce= sso de EPS proporcionou reflexão sobre os problemas captados na primeira fase da investigação a partir dos disparadores “O QUE SEI”, “O QUE NÃO SEI” e “POR = QUE NÃO SEI”.

Durante as oficinas, o quadro sobre como prevenir infecções foi o mais rico da atividade, demonstr= ando maior conhecimento dos profissionais acerca deste tema; todavia, as colunas= “o que não sei” e “por que não sei?” foram pouco preenchidas, o que evidenciou= que os participantes têm dificuldade de autorreflexão, o que pode ser consequên= cia de processos educacionais de transmissão e modelos de gestão não participat= ivos, que não são construídos pelos sujeitos no processo, impossibilitando sua corresponsabilização.

Esta atividade representou importante ferramenta disparadora para a troca de informações e= a emergência de conhecimentos prévios dos participantes durante a pesquisa, p= ois enquanto escreviam nas cartolinas, diversas discussões aconteceram, com construção de conceitos.

Num segundo encontro dessa fase, a aproximação com conteúdo que pudessem promover a construção de novos conhecimentos para abordar as lacunas na prática profissional promoveu possibilidades de novas elaborações e propostas para essa prática, o que foi desenvolvido na terceira oficina.

     Neste sentido, no processo de EP= S a utilização do planejamento participativo é uma ferramenta com potencial para estabelecer prioridades e objetivos a fim de modificar determinadas situaçõ= es. Articulado com o referencial da avaliação nos serviços, em sua vertente crítica, o planejamento impulsiona a construção da análise crítica sobre a situação vivenciada na perspectiva da autonomia dos coletivos envolvidos na condução de intervenções[29]. 

Na gestão participativa e nos processos de EPS os profissionais são considerados enquanto sujeitos ativos, exercitando o apre= nder a aprender na aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Es= sas metodologias, que são contrárias às transmissivas, estão ancoradas na pedag= ogia problematizadora, que significa “pensar a prática” em equipe. Baseada na relação dialógica-dialética entre educador e educando, considera os conhecimentos prévios dos envolvidos, construindo a aprendizagem significat= iva a partir da reflexão sobre as práticas, pensando nos problemas dessa prática para sua superação, constituindo corresponsabilização de todos nas ações. O trabalho é categoria central de análise nos processos de EPS, sendo foco de atenção da gestão e estruturação dos serviços. Neste sentido, os espaços de= EPS são considerados estratégias para democratização das relações e ampliação do acesso às informações que envolvem o trabalho. O apoio dos gestores para ta= is atividades é fundamental, com garantia de tempo e espaços necessários para estas ações educativas[30].

Os processos de desconstrução da hierarquização na organ= ização do trabalho, constituída no modelo biomédico, têm sido um desafio ao se pro= por a gestão participativa das informações para a tomada de decisão no cuidado = em serviço de urgência e emergência. Essa nova prática gera conflitos nas rela= ções de poder estabelecidas, pois o processo de comunicação dialógica para uma prática interprofissional torna-se truncado pela resistência em não compartilhar as informações e decisões, buscando a manutenção  dos poderes[31]. A EPS pode fortalecer a reflex= ão e reconstrução do processo de trabalho, caracterizando um movimento na instituição por novas práticas, bem como inclusão de diferentes trabalhador= es de diferentes vínculos, valores e profissões, fomentando o diálogo e o trab= alho em equipe[30].

Deste modo, a EPS pode conscientizar cada profissional de sua importância no processo[7]. Nas atividades educacionais descritas neste estudo, o uso da EPS e a integração da equipe interdiscipli= nar, mesmo que restrita a representação das categorias que atuam no espaço da unidade de urgência e emergência, tiveram impacto decisivo na participação = e na construção da autonomia dos trabalhadores envolvidos ao reconhecerem o seu processo de produção, seus limites e potencialidades, além de poderem propor novas estratégias de resolução dos problemas.

Por fim, os participantes da pesquisa destacaram na terc= eira fase a importância da aproximação da equipe de controle de Infecção com os trabalhadores e a realidade para se adotar medidas de prevenção das IRAS. A etapa de avaliação do processo educativo é fundamental para análise dos resultados obtidos, pois busca o aperfeiçoamento das atividades desenvolvid= as, apresentando seus desafios e fortalezas, possibilitando a construção de nov= as propostas[32]. Além disso, a proposta educaci= onal do estudo demonstra ser uma ferramenta importante para efetiva melhoria da qualidade dos serviços em relação as IRAS. Isso pode ser concretizado com m= aior apropriação da PNEPS  para o desenvolvimento de espaços educativos, com apoio e participação de docentes= e discentes das universidades[32]; caso contrário, os processos educativos serão constituídos por propostas fechadas e verticalizadas, direcionadas apenas ao aperfeiçoamento técnico, distantes da verdadeira proposta.

Destaca-se a importância de que sejam criados espaços reflexivos para tratar da prevenção periódica de infecções[33].  Constituir espaços de educação para os profissionais com feedback sobre as ações realizadas, reflexão sobre a prática e reconstrução de estratégias tornam-se ações-chave para a prevenção de IRAS para implementar boas práticas a partir de evidênc= ias consistentes[34].

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS<= /span>

 

A EPS demonstrou ser uma importante ferramenta para refl= exão sobre os processos relacionados às IRAS em uma Unidade de Urgência e Emergê= ncia, pois as atividades educativas realizadas contribuíram para a significativa construção de conhecimento em grupo. A amostragem intencional dos trabalhad= ores daquele serviço possibilitou a participação de diferentes profissionais envolvidos no cuidado, sendo fundamental para o êxito do estudo devido à diversidade de realidades e, portanto, à riqueza dos temas discutidos.=

A proposta educacional ocorreu conforme o planejamento metodológico e alcançou os objetivos propostos, com reflexão das práticas d= urante todo processo e com apontamentos satisfatórios quanto à realização deste trabalho, contando, ainda, com construção de planejamentos para ação dos participantes em seus contextos de prática, considerando a organização institucional, a gestão e participação de familiares e usuários no processo= . Todavia, a mudança da prática com conscientização e corresponsabilização são resulta= dos a serem conquistados e reavaliados a médio e longo prazo, devendo-se dar continuidade ao movimento de EPS e manter o monitoramento do processo e das ações iniciadas.

A etapa de avaliação do processo educativo foi fundament= al para aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, apresentando dificuldade= s, fortalezas e sugestão de novas propostas. Este espaço garante um maior conh= ecimento da PNEPS para o desenvolvimento de espaços educativos, com apoio e particip= ação de docentes e discentes das universidades, com propostas educativas horizon= tais e participativas.

Embora a seleção dos participantes não tenha contemplado= os gestores, o que pode ser considerado uma fragilidade, mas realizado em pesquisas futuras, os resultados deste estudo foram apresentados para espaç= os de microgestão da própria comissão da instituiç= ão, de modo a estimular transformações na prática e nos processos de trabalho do serviço em questão, com enfoque na prevenção das IRAS.

Deste modo, é possível desenvolver a mudança da prática = por meio do processo reflexivo dos profissionais estimulado pela EPS, com promo= ção de aprendizagem significativa e cogestão de processos de trabalho grupais, = com elaboração de produtos planejados pelas equipe para intervenção na realidad= e.

 

REFERÊNC= IAS

 

1.        Christensen BE, Fagan RP. Healthcare Settings [Internet]. In: Rasmussen SA, Goodman RA, editors. The = CDC Field Epidemiology Manual. New York: Oxford University Press; 2019. Availab= le from: https://www.cdc.gov/eis/field-epi-manual/chapters/Healthcare-Settings= .html

2.        World Health Organization. He= alth care-associated infections FACT SHEET [Internet]. [cited 2021 Jul 31]. Available from: https://www.who.int/gpsc/country_work/gpsc_ccisc_fact_sheet_en.pdf?ua=3D1

3.        Brasil, Ministério da Saúde. = Lei n. 9.431, de 6 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutençã= o de programa de controle de infecções hospitalares pelos hospitais do País. 199= 7;Seção 1:267.

4.        Brasil, Agência Nacional de V= igilância Sanitária, Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA no 02/2021 Critérios Diagnósticos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde-2021 [Internet]. Brasília: 2021 [cited 2021 Jul 31]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesa= ude/notas-tecnicas/nt-022021-revisada-criterios-diagnosticos-de-iras-050521= .pdf

5.        Ministério da Saúde. Portaria= n. 2.616, de 12 de maio de 1998 [expede diretrizes e normas para a prevencP= 7;ão e o controle das infecções hospitalares]. Diário Of. da União19= 98;

6.        Padoveze MC, Fortaleza CMCB. Healthcare-associated infections: challenges to public health in Brazil. Rev Saude Publica [Internet] 2014;48(6):995–1001. Available from: https://doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048004825

7.        Andrade ES, Castro AAP. A imp= ortância da educação em saúde para o controle da infecção hospitalar. J Orofac Inves= tig 2016;3(1):43–52.

8.        Costa DAS, Silva RF da, Lima = VV, Ribeiro ECO. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interfa= ce - Comun Saúde, Educ [Internet] 2018;22(67):1183–95. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0376

9.        Lima VV, Feuerwerker LCM, Pad= ilha R de Q, Gomes R, Hortale VA. Activators of processes of change: a proposal oriented to the transformation of educational practices and the training of health professionals. Cien Saude Colet [Internet] 2015;20(1):279–88. Availa= ble from: https://doi.org/10.1590/1413-81232014201.21992013

10.      Falkenberg MB, Mendes T de PL, = Moraes EP de, Souza EM de. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e impl= icações para a saúde coletiva. Cien Saude Colet [Internet] 2014;19(3):847–52. Avail= able from: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

11.      Campos KFC, Sena RR de, Silva K= L. Permanent professional education in healthcare services. Esc Anna Nery [Internet] 2017;21(4). Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0317

12.      Brasil, Ministério da Saúde. Po= rtaria no 198/GM/MS, de 13 de Fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do SUS para a form= ação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências.= No Title. 2004;

13.      Faculdade de Medicina de Maríli= a, Hospital das Clínicas de Marília. Quem Somos. [Internet]. 2018;Available fr= om: http://hc.famema.br/quem-somos/

14.      Konder M, O’dwyer G. As Unidade= s de Pronto Atendimento como unidades de internação: fenômenos do fluxo assisten= cial na rede de urgências. Physis Rev Saúde Coletiva [Internet] 2019;29(2). Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290203

15.      Faculdade de Medicina de Maríli= a, Hospital das Clínicas de Marília. HCI [Internet]. 2018;Available from: http://www.hc.famema.br/assistencial/hc1/hc1.php

16.      Hospital das Clínicas de Maríli= a. Sistema de Informação Hospitalar. Indicadores de internação por unidade cli= nico cirúrgico por enfermarias - março 2019. Marília/SP: 2019.

17.      Backes DS, Colomé JS, Erdmann R= H, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesqui= sas qualitativas. O Mundo da Saúde [Internet] 2011;35(4):438–42. Available from: https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442

18.      Nóbrega DO, Andrade E dos RG, M= elo ES do N. Pesquisa com Grupo Focal: contribuições ao estudo das Representações Sociais. Psicol Soc [Internet] 2016;28(3):433–41. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n3p433

19.      Batista N, Batista SH, Goldenbe= rg P, Seiffert O, Sonzogno MC. O enfoque problematizador na formação de profissio= nais da saúde. Rev Saude Publica [Internet] 2005;39(2):231–7. Available from: ht= tps://doi.org/10.1590/S0034-89102005000200014

20.      Moscovici S. Representações soc= iais: investigações em psicologia social. Petrópolis (RJ): Vozes; 2010.

21.      Lefevre F, Lefevre AMC. Discour= se of the collective subject: social representations and communication interventi= ons. Texto Context - Enferm [Internet] 2014;23(2):502–7. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072014000000014

22.      Kodjaoglanian VL, Magalhães PM. Reflexões: a construção do plano de Educação Permanente em Saúde em Mato Gr= osso do Sul. Saúde em Debate [Internet] 2019;43(spe1):127–33. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S111

23.      Zottele C, Magnago TSB de S, Du= llius AI dos S, Kolankiewicz ACB, Ongaro JD. Hand hygiene compliance of healthcare professionals in an emergency department. Rev da Esc Enferm da USP [Interne= t] 2017;51. Available from: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016027303242

24.      Cunha LDS, Souza NVD de O, Gonç= alves FGDA, Santos DM dos, Ribeiro LV, Pires ADS. O trabalho hospitalar da enfermagem: dialética presente na prática de adaptar e improvisar [Hospital nursing: the dialectics of adapting and improvising in practice]. Rev Enferm UERJ [Internet] 2016;24(5). Available from: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.18835

25.      Donabedian A. Explorations in Q= uality Assessment and Monitoring, Volume I: The Definition of Quality and Approach= es to Its Assessment. Ann Arbor: Health Administration Press; 1980.

26.      Azevedo AP, Cristino JS, Viana = MF, Medeiros FP, Azevedo LS. Educação em saúde para acompanhantes de pacientes internados. Rev Enferm UFPE line [Internet] 2018;12(4):1168. Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a230649p1168-1173-2018

27.      Padoveze MC, Juskevicius LF, Sa= ntos TR dos, Nichiata LI, Ciosak SI, Bertolozzi MR. The concept of vulnerability applied to Healthcare-associated Infections. Rev Bras Enferm [Internet] 2019;72(1):299–303. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-= 0584

28.      da Silva Gama ZA, Saturno Herná= ndez PJ, Reis de Freitas M, Padoveze MC, Paraguai de Oliveira Saraiva CO, Paulino LG, et al. Good infection prevention practices in three Brazilian hospitals: Implications for patient safety policies. J Infect Public Health [Internet] 2019;12(5):619–24. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jiph.2019.02.0= 16

29.      Furtado JP, Campos GW de S, Oda= WY, Onocko-Campos R. Planejamento e Avaliação em Saúde: entre antagonismo e colaboração. Cad Saude Publica [Internet] 2018;34(7):e00087917. Available f= rom: https://doi.org/10.1590/0102-311X00087917

30.      Cardoso ML de M, Costa PP, Cost= a DM, Xavier C, Souza RMP. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partir da prática. Cien Saude Colet [Internet] 2017;22(5):1489–500. Available from: https://doi.org/10.1590/141= 3-81232017225.33222016

31.      Cecílio LC de O, Reis AAC dos, Andreazza R, Spedo SM, Cruz NL de M, Barros LS de, et al. Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar? Cien Saude Colet [Internet] 2020;25(1):283–92. Availab= le from: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28362019

32.      Silva LAA da, Schmidt SMS, Noal= HC, Signor E, Gomes IEM. Avaliação da educação permanente no processo de trabal= ho em saúde. Trab Educ e Saúde [Internet] 2016;14(3):765–81. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00015

33.      Cavalcante EF de O, Pereira IRB= de O, Leite MJV de F, Santos AMD, Cavalcante CAA. Implementação dos núcleos de segurança do paciente e as infecções relacionadas à assistência à saúde. Re= v Gaúcha Enferm [Internet] 2019;40(spe). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180306

34.      Schreiber PW, Sax H, Wolfensber= ger A, Clack L, Kuster SP. The preventable proportion of healthcare-associated infections 2005–2016: Systematic review and meta-analysis. Infect Control H= osp Epidemiol [Internet] 2018;39(11):1277–95. Available from: https://doi.org/10.1017/ice.2018.183

 

Ana Carolina Nonato

Endereço para correspondência: Avenida Monte Carmelo, 800 – CEP 17519-030 - Marília/SP

E-mail: nonato.anaca= rolina@gmail.com. Telefone: +55 (21)3402-1872

 <= /o:p>

 <= /o:p>

Submissão: 2021-09-25

Aprovado: 2021-11-23



[1] Faculdade de Medi= cina de Marília. Marília, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4781-18= 90

[2] Faculdade de Medi= cina de Marília. Marília, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0738-46= 01

[3] Faculdade de Medi= cina de Marília. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2992-068X

[4] Faculdade de Medi= cina de Marília. Marília, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7417-44= 39

------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/item0009.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/props010.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/themedata.thmx Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: application/vnd.ms-officetheme UEsDBBQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAW0NvbnRlbnRfVHlwZXNdLnhtbKyRy07DMBBF 90j8g+UtSpyyQAgl6YLHjseifMDImSQWydiyp1X790zSVEKoIBZsLNkz954743K9Hwe1w5icp0qv 8kIrJOsbR12l3zdP2a1WiYEaGDxhpQ+Y9Lq+vCg3h4BJiZpSpXvmcGdMsj2OkHIfkKTS+jgCyzV2 JoD9gA7NdVHcGOuJkTjjyUPX5QO2sB1YPe7l+Zgk4pC0uj82TqxKQwiDs8CS1Oyo+UbJFkIuyrkn 9S6kK4mhzVnCVPkZsOheZTXRNajeIPILjBLDsAyJX89nIBkt5r87nons29ZZbLzdjrKOfDZezE7B /xRg9T/oE9PMf1t/AgAA//8DAFBLAwQUAAYACAAAACEApdan58AAAAA2AQAACwAAAF9yZWxzLy5y ZWxzhI/PasMwDIfvhb2D0X1R0sMYJXYvpZBDL6N9AOEof2giG9sb69tPxwYKuwiEpO/3qT3+rov5 4ZTnIBaaqgbD4kM/y2jhdj2/f4LJhaSnJQhbeHCGo3vbtV+8UNGjPM0xG6VItjCVEg+I2U+8Uq5C ZNHJENJKRds0YiR/p5FxX9cfmJ4Z4DZM0/UWUtc3YK6PqMn/s8MwzJ5PwX+vLOVFBG43lExp5GKh qC/jU72QqGWq1B7Qtbj51v0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQBreZYWgwAAAIoAAAAcAAAAdGhl bWUvdGhlbWUvdGhlbWVNYW5hZ2VyLnhtbAzMTQrDIBBA4X2hd5DZN2O7KEVissuuu/YAQ5waQceg 0p/b1+XjgzfO3xTVm0sNWSycBw2KZc0uiLfwfCynG6jaSBzFLGzhxxXm6XgYybSNE99JyHNRfSPV kIWttd0g1rUr1SHvLN1euSRqPYtHV+jT9yniResrJgoCOP0BAAD//wMAUEsDBBQABgAIAAAAIQAt LgC8nAcAAMsgAAAWAAAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbOxZzYsbyRW/B/I/NH2X9dWtj8Hy ok/P2jO2sWSHPdZIpe7yVHeJqtKMxWII3lMugcAm5JCFve0hhCzswi655I8x2CSbPyKvqlvdVVLJ nhkcMGFGMHSXfu/Vr9579d5T1d3PXibUu8BcEJb2/Pqdmu/hdM4WJI16/rPZpNLxPSFRukCUpbjn b7DwP7v361/dRUcyxgn2QD4VR6jnx1KujqpVMYdhJO6wFU7huyXjCZLwyqPqgqNL0JvQaqNWa1UT RFLfS1ECamcg4y2Y93i5JHPs39uqH1OYI5VCDcwpnyrlOJcxsIvzukKIjRhS7l0g2vNhpgW7nOGX 0vcoEhK+6Pk1/edX792toqNciMoDsobcRP/lcrnA4ryh5+TRWTFpEIRBq1/o1wAq93Hj9rg1bhX6 NADN57DSjIuts90YBjnWAGWPDt2j9qhZt/CG/uYe536oPhZegzL9wR5+MhmCFS28BmX4cA8fDrqD ka1fgzJ8aw/frvVHQdvSr0ExJen5HroWtprD7WoLyJLRYye8GwaTdiNXXqIgGoroUlMsWSoPxVqC XjA+AYACUiRJ6snNCi/RHOJ4iCg548Q7IVEMgbdCKRMwXGvUJrUm/FefQD9pj6IjjAxpxQuYiL0h xccTc05Wsuc/AK2+AXn7889vXv/45vVPb7766s3rv+dza1WW3DFKI1Pul+/+8J9vfuv9+4dvf/n6 j9nUu3hh4t/97Xfv/vHP96mHFZemePun79/9+P3bP//+X3/92qG9z9GZCZ+RBAvvEb70nrIEFujg j8/49SRmMSKmRD+NBEqRmsWhfyxjC/1ogyhy4AbYtuNzDqnGBby/fmERnsZ8LYlD48M4sYCnjNEB 404rPFRzGWaerdPIPTlfm7inCF245h6i1PLyeL2CHEtcKocxtmg+oSiVKMIplp76jp1j7FjdF4RY dj0lc84EW0rvC+INEHGaZEbOrGgqhY5JAn7ZuAiCvy3bnD73Boy6Vj3CFzYS9gaiDvIzTC0z3kdr iRKXyhlKqGnwEyRjF8nphs9N3FhI8HSEKfPGCyyES+Yxh/UaTn8Iacbt9lO6SWwkl+TcpfMEMWYi R+x8GKNk5cJOSRqb2M/FOYQo8p4w6YKfMnuHqHfwA0oPuvs5wZa7P5wNnkGGNSmVAaK+WXOHL+9j ZsXvdEOXCLtSTZ8nVortc+KMjsE6skL7BGOKLtECY+/Z5w4GA7aybF6SfhBDVjnGrsB6gOxYVe8p FtjTzc1+njwhwgrZKY7YAT6nm53Es0FpgvghzY/A66bNx1DqElcAPKbzcxP4iEAXCPHiNMpjATqM 4D6o9UmMrAKm3oU7Xjfc8t9V9hjsyxcWjSvsS5DB15aBxG7KvNc2M0StCcqAmSHoMlzpFkQs95ci qrhqsbVTbmlv2tIN0B1ZTU9C0g92QDu9T/i/632gw3j7l28cm+3j9DtuxVayumancyiZHO/0N4dw u13NkPEF+fSbmhFap08w1JH9jHXb09z2NP7/fU9zaD/fdjKH+o3bTsaHDuO2k8kPVz5OJ1M2L9DX qAOP7KBHH/skB099loTSqdxQfCL0wY+A3zOLCQwqOX3miYtTwFUMj6rMwQQWLuJIy3icyd8QGU9j tILTobqvlEQiVx0Jb8UEHBrpYaduhafr5JQtssPOel0dbGaVVSBZjtfCYhwOqmSGbrXLA7xCvWYb 6YPWLQElex0SxmQ2iaaDRHs7qIykj3XBaA4SemUfhUXXwaKj1G9dtccCqBVegR/cHvxM7/lhACIg BOdx0JwvlJ8yV2+9q535MT19yJhWBECDvY2A0tNdxfXg8tTqslC7gqctEka42SS0ZXSDJ2L4GZxH pxq9Co3r+rpbutSip0yh54PQKmm0O+9jcVNfg9xubqCpmSlo6l32/FYzhJCZo1XPX8KhMTwmK4gd oX5zIRrB3ctc8mzD3ySzrLiQIyTizOA66WTZICESc4+SpOer5RduoKnOIZpbvQEJ4ZMl14W08qmR A6fbTsbLJZ5L0+3GiLJ09goZPssVzm+1+M3BSpKtwd3TeHHpndE1f4ogxMJ2XRlwQQTcHdQzay4I XIYViayMv53ClKdd8zZKx1A2jugqRnlFMZN5BtepvKCj3wobGG/5msGghknyQngWqQJrGtWqpkXV yDgcrLofFlKWM5JmWTOtrKKqpjuLWTNsy8COLW9W5A1WWxNDTjMrfJa6d1Nud5vrdvqEokqAwQv7 OaruFQqCQa2czKKmGO+nYZWz81G7dmwX+AFqVykSRtZvbdXu2K2oEc7pYPBGlR/kdqMWhpbbvlJb Wt+bmxfb7OwFJI8RdLlrKoV2JVxbcwQN0VT3JFnagC3yUuZbA568NSc9/8ta2A+GjXBYqXXCcSVo BrVKJ+w3K/0wbNbHYb02GjReQWGRcVIPszv7CVxg0E1+c6/H927vk+0dzZ05S6pM38pXNXF9e19v WLf32U28N1OX875HIOl82WpMus3uoFXpNvuTSjAadCrdYWtQGbWG7dFkNAw73ckr37vQ4KDfHAat cafSqg+HlaBVU/Q73Uo7aDT6QbvfGQf9V3kbAyvP0kduCzCv5nXvvwAAAP//AwBQSwMEFAAGAAgA AAAhAA3RkJ+2AAAAGwEAACcAAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJl bHOEj00KwjAUhPeCdwhvb9O6EJEm3YjQrdQDhOQ1DTY/JFHs7Q2uLAguh2G+mWm7l53JE2My3jFo qhoIOumVcZrBbbjsjkBSFk6J2TtksGCCjm837RVnkUsoTSYkUiguMZhyDidKk5zQilT5gK44o49W 5CKjpkHIu9BI93V9oPGbAXzFJL1iEHvVABmWUJr/s/04GolnLx8WXf5RQXPZhQUoosbM4CObqkwE ylu6usTfAAAA//8DAFBLAQItABQABgAIAAAAIQDp3g+//wAAABwCAAATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AABbQ29udGVudF9UeXBlc10ueG1sUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAKXWp+fAAAAANgEAAAsAAAAAAAAA AAAAAAAAMAEAAF9yZWxzLy5yZWxzUEsBAi0AFAAGAAgAAAAhAGt5lhaDAAAAigAAABwAAAAAAAAA AAAAAAAAGQIAAHRoZW1lL3RoZW1lL3RoZW1lTWFuYWdlci54bWxQSwECLQAUAAYACAAAACEALS4A vJwHAADLIAAAFgAAAAAAAAAAAAAAAADWAgAAdGhlbWUvdGhlbWUvdGhlbWUxLnhtbFBLAQItABQA BgAIAAAAIQAN0ZCftgAAABsBAAAnAAAAAAAAAAAAAAAAAKYKAAB0aGVtZS90aGVtZS9fcmVscy90 aGVtZU1hbmFnZXIueG1sLnJlbHNQSwUGAAAAAAUABQBdAQAAoQsAAAAA ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/colorschememapping.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/header.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"





 =

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1245  Rev Enferm Atual In Derme  v. 95, n. 36, 2021  e-021175         =                     1

 

 

------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image001.jpg Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/jpeg /9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wBDAAMCAgICAgMCAgIDAwMDBAYEBAQEBAgGBgUGCQgKCgkI CQkKDA8MCgsOCwkJDRENDg8QEBEQCgwSExIQEw8QEBD/2wBDAQMDAwQDBAgEBAgQCwkLEBAQEBAQ EBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBAQEBD/wAARCACWAXIDASIA AhEBAxEB/8QAHQABAAIDAQEBAQAAAAAAAAAAAAYHBAUIAwIJAf/EAFIQAAEDBAECAwUEAwkLCgcA AAECAwQABQYRBxIhCBMxFCIyQVEVYXGBFyMzFhgkN0JSV3S0CTU5SGJ2gqGlstMmNHKFkZKVtcTS OGNzdYSxs//EABsBAQACAwEBAAAAAAAAAAAAAAABAgMEBQYH/8QANREAAQMDAgMFBwQCAwEAAAAA AQACEQMEIRIxBUFRImFxgZEGEzKhscHRFBVC8CPxB5Lhsv/aAAwDAQACEQMRAD8A/VOlKURKUpRE pSlESlKxJd1tkBXTOuMaOenq066lB6d+vc+n31IBOAkwsulY0a4QJqUrhzWJCVhRSptwKCtHR1r1 0e1ZNQRG6JSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpXytaGkKccUEpSCpSidAAfM0RfVU7yL4j8WxSPMRj7rFzcgu FiTNUv8AgTD+t+SFDu+96fq2/QbK1IA3VS5dzTlfPGbS8d4yySdjnHWJymzeMjgLLcm6SUnqTFir /wArW+3bp99fZSEL3d3xHjLNoqshy/AmordvdCI5tcpyKh9allxTXkg+USralOLCQo79dkVyKvtL wfh1620v3kEguOkTAGcxtPL/ANE6tVtzcUXVLSIGJPPw/vgv5Lz+68ux7NlN1y/J8JsZ2TYYgQhF 1UhWw8qU10yERyfdUjXv6OjrZMe5stOf37CHpOItWnKrnepYjoW4GApuMghbqemWE7SSG0dIPbYI PapmnHcYy65pbtWRy4kl0BLceZBHQhCR2SlTStJQlI7e6AAPlXnebA7k8llGJXWz3ODEaTHhxos9 vzUtjfdTailXWpRKj29Sa9vwjjvBbvQ+xuGETsYG0GMwScjnkb8lwLineQTVaT0jc9+JHywufeF8 EzW8ci2/jLk3imTYbJeS66qfbWH4hjSmmVrbeZkNLLKF+70kD4gdEHQq+MRazrHssk8UWXO+Q7VJ jmR9jSsqt7Nzgvls9QSmSPLW60tA2EK0pOtJcBGjucdt+UYbjOT3uVDuMSWzFREhtlCwQ46dFxI9 PdHfq+896jtk5z5Bs4S0/cGrk2jt0TGgpX/eTpR/MmuveNq31R7qYaQABvjVvInUNiAR81a3qtoM b7yQTny2jkeRVtYJyjd5TUq28gsWhi4QVFKpNqdcLLwB0olh39ayoH1RtwfMKPoLHjSo01hEqG+2 +y4OpDjagpKh9QR61zpy3dePcezGLGySVcrPPu8Ju5LmMNCRGbcUVJUFIGnE90b2kK9fSrDwLJmT Y4l1sqI+QtyZyIdxlWiUFpQCjaZKmDohY2gOJ0F6PUQQK8/d2dM0216OJ5HbyOx/uF0bW9earqFU gx038xv/AHdWdSvCJLjzmEyYriVoUSNj5EHRB+hBBBH1Fe9cjbBXW3SlKURKUpREpSlESlKURKUp REpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESq+5Jyi5ouFuwn G22X7jc1gvoebDjYYOwUrSe3Sob6v8kH61YNQa2Yc6zmGQ3qZemHLhObCYZR3cjMK7bKD6a6QkH5 9J+pA4XH23tag23sgQXuhzmkAtaASYJOC6NIOwJkkLesDRY91WtB0jAOxOwnuEyfBaSJwlx7Gx9u x4W4zZocFx50R4SuuO284oqcUUqJUNq3rauyQANAAVH8gwa53j2djF59smwITflRozUkJe+qlrSr Q6lHue/0HoBUxvjTWD4qbQw+HJtyWoLcA0Sj5n/s0PzNQe1QHrrcY9vjnS33AkK/mj1KvyAJ/Kvj 3tNxejSvadpUtAbmqG+9DXkHUT2WA9oTEF2CCdPRbVGxbWontQwbYxA7voo7lFvvuCYPOkyLVKau V5Uq3hXlEiLFGi8tShsAr2lA2e4KiKpTe/T512PKvUpiUU22U61HZSGWkhWx0JGgTv1361hPRMau K3rvkeMWeULe2qY5JVEQl4dHvABY1vZHoex9K51rx/g15dN4Xbue2DpaYDmnOXFwIMHedOGxMALQ r8GruGtpHhzUJZm3zB7NZcZiXWUzLgxvOnHzCf4Q775bIOwQgFKdenY/fXsMhYyCU0xkOJ2m7vvO JSl0s+S+pRPYeYjR9furDeyPBshkuzbj9q2iXJWVuL92Uz1E7J/kq/1Gt9iWONquQvdiusG9twG1 yEMsLKHi4lJ8sKQsAp2rXf7q6Flf8ZfxT3nCbkhjnADQ+YaIAlhh3ZaMksW3ccNqW1PTcUjA6iR6 5HzUR5nxDCOUsrkSVZdKsd6t6Ps9PtTAdguhtStAFHvN+8pW1HY9O1aTFsEzHjLAckXcZDCENXO3 zLVcrdMS42+rTrbhbUk9Q0CnfUB6+hr4u9tvFtmLTeoMmNIcUVHz2ykqJOye/r+IqYceTDZMYyi/ PR2JLLbTEdMeQnqaeUtfcKT6Ht/+6+hcA/5L4gLr9FxCmDTEnaHNa0FxnrgRkBeWq8LoPqm4bh+c 8siMj8QtpxRysiTe2oGRSmIzt4dEcK10NyJmtpV9EuLSOkgaCiE679jelcecsYjAzHjbJLpxnCmx bzAZZuZtDSypxC2H0OB6Mv1PT09RT8XYhIOwD0rxPm7PJHG2OZwyoE3e3tPPAa0l4DpdT2+jiVj8 q+l1bix4pas4nw14dTcYPcQJgjlzx3LLZPqMJoVdxkHqP79VLqUpWiuglKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJX5J+IPkzK8y8S2RX /E71cI8xi5/Y1pchSFtOJbZV5SA2pJBHUtJV6+qzX6ZcyZHfcUwxN8x6QlqW1dLc0StAUlTbsptp aVA/IpWR20foRVHyvAThtr5VsfJeFZFKjR7deGrrJtE8ee24ptzzAlt7fWkdQT2WF+p7/KuRxKnU uiKNLlBPnIEeEFe19kb+z4Oal3ebuaWtxIkQSD0mRHnMKmc+8X/KvF/Is/BbZdbdk1nxppiyvpvM UPqlymGkokvKdT0uFS3g56qI0B29d2rx94usLmcdXXlLN+O5GPR4E+PYUP2l4SPapEhK1r8ttfQE 9DaOpWyT0ntv0rmjk/wp+ImwXS45DeMJfvKZch2W/Ls6xLSpS1FSj0J/WDuSe6BWPzTCkYTwtxXx u7Hdiy50abllzZcSUqLslzymCpJ9Clpop7/U1wats2vVc+8pAxMamiROBBIkRPIhfUb3gHs9xCzt 6NjodUcWtL6bs9lpc4kNMEnTHaG7l21inNXBeedCMV5Xs4kOAdMS5KMF7qP8kB0J6j/0d1JeQLXf 4uGmDa7a/LXcH0qkORkeaEsI0oDt395XSfwSa/KLEcWn5pldnxG1p3LvM5mCyddgpxYSCfuG9n7g a6s5h5UyHGeS3LDxtk1xtFow+IxjsFESUpCFNxkhKupI91fvhXqD2Arx9b2L4DY6ry2Y6m4gsGl0 gahDiA6T8Mj4tneC8rfezD7K9p0aFTVguhw2giMiNycY5KxFtraWW3UKQtJ0pKhog/eKtbGm14jx k5ckKUzcMgfCWlpOlpZT6EEdx6K/74qjuJvEFyVyJmVmwTJ7LYcnRcpCWnJEuCG5DLIG3HAtrpA6 UBR+H5VdT/LPC2WSRj1xmTrMi1rXEhSCncdbaToKSR1aB6R8QHbXeuTa+zX7bTrV7W4aaj2llPV2 CCYDjOQCGEgdrcjZaHE23Rc23q0iQCHO09rGY6HJHTkveFyHdzH+z77EjXuGrsWpbYKvyVr1+8g1 PJfGdiuGLLsUNp60IlPpnKQ2vr8t7p10nfxJH02PyrQY5x3BkXWDerVkMC72ltwOqcZWFEkd0j3S UnvrfcfhUf8AETe+RLPeLDLxNFwiw42/4XH7oXIcUEpbWO41oDQUNHrPrXc9nLXiXDuHXFx7RsdV aIY0GHO0n4iHiTpgiO1GCvMXdrbcSu2W9rDSQZJxnkCOvlKgfNmP3fi/hvOJFxeQh2cmDAgPsr/a qVJQtRT80kIQo/iPzqb+DDI15Lw+qZJQlEoXaUXwlQ6VuK6VqcSkfCFqUpRHp1FZHrUy5L45tHKH G8bAeQrm03cpyEFiU1pspuCGyQ42nela9/afmkn07EV94PcWu+EWzKMLvTSW5thmtRZSULC0+ctH mkhQ7EdC2z+Cvyr6LwixZwqmLa2kU8kgnMk6oPeJgd3PdeMqUalK9Dv4kEA+BXRNKUrtLdSlKURK UpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRFD+ XLLMv3HV6gW9gvS0NIlx20jZW4w4l5KR95LYA+81EuGOPsywzOeSr5f5SXrRld2au1nSmSpflIX5 qnEKbV+zWOpAOux16nVWvJjMTIzsOU0lxh9CmnEKHZSVDRB+4g1E+OnlWazx8GuUhxc+yeZBaU4k 7fjNdPkub7ju0tr1O9hX0Na7qLTWFU7/AIn8ldS3va1Oxq2rILXROMxLTI6QWgHuKkca5PSLrNti rVMZbhtsrRLcSkMyCvq2lsg7JR0jq2B8Sdb76pTlfNGV5ZOx694tYMgtcYNpEa6QEPgEtgq0T6d1 VILN4oOH7tlz2Ayr5KtGRM3BVr9guMNxpS5AcLYSlYCmztQ7e93BFYOd8RXG/wCUzbjbcgtpkzNP iG+oocCNBO+29jse+gK8r7Y/ulWwZ+zEl4eCdJExBxHPMYyt7gzaFrdar0aRpxM74yD65Vf4Xivh 8s18k8st8Yt43LwuBKvL0mDLWqOEJbUFaYJ6OrSlFIA9QKplPHfBnJMhU/jjxE2lM+apTpgZM2YT 5cUdkFxWgo7J+FJq5uVeOc8x/wAPnIdtt2OTrlebw3Ehxo9uR7Q44z56S6oJRtWugr323oelfm7c LDfLVOFsutmnQphUECPJjrac6ida6VAGuVYG7q8Opfu9Oah1EyNJGYG0CYE5B3X0Xgtt+5vq16N0 4FpDR2g/sgT/ACkxLjsRzXfvHHBef8VY9mGVS7Mm4XaVBRa7Mu1rEoFp4/wh9PT7w0gBIOge5+Xe qvkxJUJ5UaZHdYdQfebdQUqH4g9xXdXDeCs8Z8XYzgzKNKtVuabfP86QodbyvzcUs/nW4yrH8cvd qknILBCubbLK19EhpKj2BPuq1tJ+8elbvFPY39wYw0amktGxEiSZOceExsAvK2/tkbW4qmszWCfi GDAwMGekxO5KrDwvYMcfw9zKpjREy/KCmwf5MZBIR2/yj1K/Dpq6SkKGiAR9DVCYXzlyfkWCQsux Tw9ofx/yVpjhjKGfN8plamlBLSmQSQW1AD1Ou29itxf/ABGwY/GWLckYji670Mqu7NmYgvzUxFsv rDoIWvpWNhbRT6aIV1b16+z4bwZ3DLWnZsA7ODkb7mc4kycrwvEONU+JXL7t5PayMH4dhGMwI2Ug 5EwK9ZflmMzWpoTarc+VyW0q6FtkHq6wfnvpSnt3Hr8zqVWPFoFhul9u0T9rf5qJ0gdIAC0sNtfn 7rQqI2TNeaJt3hw71wjEtsB55KJExOVMvlhsnusNhoFeh8gRuszBeUP3X5nmODzrILXccSlttdJk +b7VHcBU0+B0J6dpAJT72uodzsValw5tvUqV25LoJyDtAH971WpxD9QylRfgNkNwRvJO43/CnlKr 25crmNyqrjG3Y+ZhiWNy93Cd7V0CKkEhDfR0HqUo9HfqGgrejoitdYue7JM4Nb5wyG0u2yEpt5So TTwkOdaJK2EISopQFFakj1AA6u/YE1t+4qQDG8fPb6LX/U0pInaZ8on0kK06VU1u5syGFklksfJH F83E4+TPCLaZqri1LSuQRtLLyUAFlatgAHfc6+RIwuS+aOTuNLbeckuXC0d/H7VI8tM9OTtJU80p 4NNOeSGSpPUVIPT36d9z23Ui2qFwaIk7ZGfmqm7pBpeSYG+DjnnEhXNSoHg2Ycm5DcEJyviqPj1t djl5uajIGppKjrpR5aW0kbBJ3vtr071Gsb8Q8LIeXJHGqcZXHgGVOt8C8mZ1ImS4iELfaS30DWgs 9+s+g7d+0ChUMwJgScgqTc0gASYkwJBH1CuGlKVhWwlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiU pSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJUY5BvGRYri1xyjEMR/dJc4TaXl2xp7yX5jKDtaGlEEF0 JKihJ7KPu7G91J6USYXBTPHVg8VWVK8R3A2eQ7TKN2YRJsGQRFRpEa6RkoUUKUhS9FQQlegkj4jv sQJl42+GeUc4yDGc54/xmXc3YduXDnIgPJ86OpK+tBSCUqWD1rG0gn3fQbFZXiO8G8PILhkGccd2 1t6Lk6Q9luNtrLS5b7W1NXO3LAIZuDaiohJHlvBS0q11qK/H+5+p5MxzHLxhF7yq25xiMaY8u23u POcE21yEqCXbfOhyUokR3O3WEKSeglQ2pKkqrE6gx4II3WzTuqtJzXtdkbK0/B+/k/6FYVqzKJeI 15tU6XEkt3ZDqZCf1hWnYd97p6VpA+XbQ9Kt652az3ptDN5tMOe22oOIRJYS6lKgdggKB0QQDus6 lXawNaGrE+q59Q1dicpWFev7zT/6q7/uGs2vGVHRLjPRXCoIeQptRT6gEaOquMFYiJELkviC6+IK zeGuHc8Bg4a7aYcO4PRlPuSTcelMl4uENgBorCuspHVogJ3s9qZra7Va/Dnw8xx65tt7LbXJiLuK d7lOJkrUXgg+gdJBCT6DQPoauzGXuGuHcUZ4kk8i2Zhm2IdbcjXm8Rm5XS+tTxDido1sO9vdHuke vqYaMN8P9+wTGuIbfzay4zZbs3OtDkPIoBnqklTnltpISQr3nz0gI6thIB7V1RXDnl+mBqnbcZ3/ ALzK4hty2mKeoE6Y3GDjA9PkFYGLt8+JvsY5rMwBdm9/2lNrjTUyj7iujoLiyge/072Ph3rvUQzF IwHxJ4pmIX5Vuza3vY9PV1AIElvTjClb+avdQD9En8/WLi+F4zl8K23LxN5U5dokyOr7GuOVQ+p9 ZUlSGXGPLC1BwFI6RoqCu3qKl3MuF4Pm2HeyZ/f12O2W+YxOTc0y2oqoryVdKFB10FKdlfT3Hfq0 O+q1g4NqCdiIwI3+q2y1z6Rj4mkHJnbv5dFA+D2jlLHI3M0lPUcsnyI9tcUDv7NipU0zr6bIOwP5 g/KOcW27BL54ObDjvIt3Ra7VdnJUVMpSuktyPtB9TRSSCArqRvv2OiD61dGNNcfYpxfBh2jJICcU gQBFbui5zRZU38BcU+P1ZUVE7I0OonsPSoHao/hntvFbfDsvk7Gbpj7SXUj23IYhfJW8p7q621JA Ula9ggD0Hr33f3uomAfiERyABHqMLH7nQGyR8Lpk4JcQfQ5WnmXXlTha+4nbOQr5as6xO63ePaIk 56EGbjBkr2GVkdwvQBJVtSj0nuCRuTeLv/4eMs//AAf7cxWJivH/AA1GVGzx7lmXlltxV0GI/dsl ZmQLU7pISQU6QlYBTorJI93XfVbbkbKOCOTsNuGD3/l7G48C5eT5rkO/w0vDy3UOp6SoqA95A3tJ 7b/Gmoe9Y8DY5gRz6JpPuKjC4doGATPKN+krfZzmjHHvEdwzF1aUqttpStjq1pT6kBLSe/1cUgfn XLVxtvJ+CcT4Xf5HE82ErCbsjIpN8Xd4rypKH3NupUylXmAL62kn1ICPeHqR0bmlt4l5WwFuHcOQ YLmMWWZHemSoN1ilhSmgOlqQ6QpASSpJI90k9PcfPPyDkHhPMLFcMUuXJ2JPRbvGchOobvkUrKXE lJ6ffPvDewdHRApQqe5EBs5zvt/SVNzS9+6S+OzjI33594GynFtuES7W6LdYDodizGUSGXB6LbWk KSR+IINZNR7AMftOK4ZaMcsN4kXS22+MliJLfeQ6txob6ffbSlJAGkjQHYCvOz8l8c5BcGrRYM/x u5zn+otRYd1Yeec6UlSulCFFR0ASdD0BrSLMnTkBdBrwANZglSWlYN4vVnx63u3e/wB2hWyAx0h2 VMkIZab6lBI6lqIA2SANn1IFYuP5fieWoecxXKLTeURilLyrfNakBoq3oKLajrejrf0qukxMYVtT QdM5W4pWov8AluKYm0y/lOT2mzNyFFLK7hNbjhxQ7kJLihsj6Cs6DPgXSExcrZNYlw5LYdYfYcDj bqCNhSVJJCgR6EGkGJ5KdQJ0zlZNKxLndrXZYi7jeblFgRW/jflPJabT+KlEAVgWHNcNypa28Xy2 zXhTY2tMCe1IKR9T0KOqBpImMKC9oOknK3VK1l+ybHMVhouGUZBbbPFcdDKH58tuO2pwgkIClkAq 0lR166B+laH9MvEH9KuH/wDjkX/31IY52QFDqrGmHEBTGlaF3O8HYsLOUv5nYm7LJWWmbku4siK4 sFQKUulXQo7SoaB9Un6GsmwZRjOVxnJuLZFa7xHac8px6BLbkIQvQPSVIJAOiDr7xQtcBJCB7SYB ytrStDf89wbFZLcLKMzsVmkOt+a21PuLMda0bI6glagSNgjf3GttCmw7lEYuNulsyokptLzD7LgW 262oApWlQ2FJIIII7EGoLSBJCkPaTAOVkUrykSGIjDkqS82yyyguOOOKCUoSBsqJPYADvs1qcfzX DctU+3iuW2W8qihJfTb57UktBW+kq8tR6d6Ot/Q0AJEoXNBgnK3dKis/lTi+1TX7ZdOSMWhzIyy0 9HkXiO240sdilSVLBSR9CK8P0y8Qf0q4f/45F/8AfVhSef4n0VTWpjBcPVTGlaFWd4OibbravM7E mZd2WpFvjm4shyY05sNraT1bcSrR6SkEHXbdbK63a1WO3vXa93OLb4MYBT0mU8lppsEgAqWogDuQ O59TVdJ6Kwe0yQdlmUrCtF5s+Q29q72G7Q7lAkdXlSob6XmXOlRSrpWglJ0oEHR7EEVrrhnmDWm8 N47dczsUK6uqQluDIuLLchalkBADalBRKiRoa777UDXEwAhe0CScLfUpWnx/L8Ty1DzmK5RabyiM UpeVb5rUgNFW9BRbUdb0db+lIJEqS4AwVuKUpUKUpSlESlKURKUpREqu884PxDNrlIyWK7Ox3JZM b2R682d72d+UwB2ZkpHuSWx20lwEp/kFB71YlKIqmxC3c18aWxvH7m1G5EtzDnTGuCZ/stzbZ/mu of2h3XyV5wVrsd+tTm0Xl3IJjS3rNf7O5E6lKaltJQ27tOtEoUpKtb2NH1FSClESlKURcT5fZsIv /jbvVs5DTBVZHGWS+JsnyGuoWxoo2vqTo9QGu/rV5Y1xV4XGMgt0vFoWMOXeLJbkwhGvBddDzZC0 qSgOnqIKd60fSqKzbH8FyfxsXuz8j+ymxOssqf8AaZiorfUm2MlG3EqSR7wHz71d2H8YeFbFMmt9 /wAQex9i8xXf4GtGSOPKDigUaCFPqCiQojRB9a7Fw6KbBqcOwNttvFcC1Zqq1CWsPbOTvvyx91zR 4hMWuuXeJrNLfY1OfaMWExcIyW/iWpi3sOqAO9hXQlXTrv1AD51cfIvJbHK3gvu+UeYn25KIES5I B+CU3Njhfb5BXZY+5YrVwP8ACBXL+qp/8pbquec7fK4UvOf8aR2loxfPY8a6WxISehh5uU26Uj6A dDrevXRaJ9K2ABVNGnzaGuH3/K1XE0BXq/xcXtPj/E+uPNWl/iDf9V/+vrWeH7jzw3X3iKw3TPmc bVfn/avazMu3kvdpTqUdSPNTr3AjXYdtH51s/wDEG/6r/wDX18+HTw6cNZ3w1j2V5Xh3t10ne1+f I+0ZTXX0Snm0+626lI0lCR2A9PrWFzwyk8ucR2ztv9Qs7abqlakGtDv8Y+LbfwKlPLeI8c4n4ac0 b4yiQGbXNQ28tcKSX2nHQ+0knqKldwEgdj8qgvh+488N194isN0z5nG1X5/2r2szLt5L3aU6lHUj zU69wI12HbR+dWXzjhWM8feGTKcYxG2ewWyMwhbbHnOO9JXJbUr3nFKUdkn1NVXwLxX4Zsk4nsd6 5BTZDf5PtXtftGQOxnPdkupRttLyQn9WlH8kbGj891Wk8fpnO1O+Lcb7c8/dZK1Mi7a3S34Njtvy x9lYXLWKcbYr4as2a4wjW5u2SktOuqgyjIbW6HmUk9XUruAANbqJ8E8EcL5h4f7RlWbY9HRLktTV S7oqY4wptLcp5KV9XWEJ6UoT6jXbvvvUs5Xs3G+N+GPMLBxfIt6rVFbQtTcO4GWG3FyGydrUtagT 66JqquKvCthHI/A0TODMu7GRzos5bRbeSWPNafeQ2PLKdkENpBHVvudaqabgLckvLe3vz255VarC boBtNruxty35Y/CmHgMkXpWO5dDckPPWKNPYFuUvYR5pS553SD6bT5JI+p++uYeJpsrDMjx7lBL3 RDtOQRokxR7ANuJUVDf3tpeH5V2P4K8xeybiI2qUxGadx+cuCnyWkNhbRQlaFKCQB1bUoE62enZJ JNc38R4f+7Lw8cqR2WuuTanoF2j6GyFMJdUvQ+pa8wdvr+VbNN+mrW1jBLQfPH/q1KtPVRtxTMkB xHiIMfZdBeMme/ebNhvFtscPteXX1pGk9z5SCE+n063mz/omov8A3P3+8uZ/1mF/uO1ruHMid505 wwq8yApyNgmJtGUTvpVOCSgq39StxKgP/l/PR3/fA7eoON4TyJkVzX0RLYI8x9X0bbaeUr/UKwPY aVo6hzET4k/gBbFOoK18y55HUB4Bo+5K+ueYMjnjxERuJ7dIPsmN2eUtakq2Ey1sFzf0+P2ZB/A/ hU88Euarv/Fj+KTHFe2YvMVH6VfEI7pLje/n8Xmp7/JA/AU3wNhnOvId3yXmbAcvteOy7tOfiyH5 sYPqe61IeWhAW0sBAJbGxr4dfKtvwhHyTg/xPS8CzOfFkOZTGIckx09LDzzg85txI6U698ON60AC ojWtGrVqbTRdbggloBjnI3+qpb1XC4bdOaQHkieUGNPpHRZ9gtJ8VnPeRv5dKlOYbh6yzFtzbykI c99Tbe9H3SvoWtSh73YJB1rUi5k8LbtkVZ8z8OdlftuR2+YnzI8e4BtKm+knzQp9egQQlJSFAKSo 7B+cY4DyS08Cc2Z3x7yBMbtDN3fQqHNlK6GVhtxxTJKzoJStt4kKPbY0SD2rXeJjJJ2P3iVfsB8Q +Q3GVcJHtC7PZ7m6Ylti9k9SltPFKNrKAE6G+vfbtuYq/qGspGGwIwYOOcJNH9K6pWbL5M5AcDOI ny2U88bD9zlcD4xJvcIQ7i7eoS5cYLSoMvGFJK0bSSDpRI2CR29TWdhnF3hQmYfYpd5YxMz37bFc lF299K/OLSSvqT5w0eonY0KifibmTLl4TeNbhcZb0qVKcs7z77zhW464q2vFS1KPdSiSSSe5JqQY dwz4Rp2I2Odek4/9oSLbGdl9eTvNq85TSSvaRIASeonY0NVhB0WzQSRk/D/sLM4e8u3ENaey34v9 FfHiwsWK434b7XZsIjxmbG1eGFw0xnS610uB9ZKVknqBUpR3s+tR3wTT5GK5dkHHlweI+1LPbsgi pV231strV0/UlElv8kfcakfizj4tB8ONptuFPxXbLBusSLDMaT7Q2lCG3UhIc6lFWta7kmoZep7X EeR8H8yLbULdPxGFbLkEg6V0Q0p2rQ/mvJI/+l91Xpf5LU0ty4u33kQfsqVyKV4K2waGzG0GQfLK gHikmyM35TzLIWVqNvxV2HY0n1057+07+XvokH8vxruDhr+KDBv827Z/ZW64svNilo8KM3PLqndw zHMUz3HNa6m0h5A9e/7Tzj/pV2nw1/FBg3+bds/srdUvyBQawbNMegH3WXhYJuX1HbuGr1Jj5KC+ LrOv3F8M3KLHe6JmQrFpZAPfocBLp7fLy0rH+kPwqiuHbXL4B5+xOxXF5aImbY9ES+FHsl99AIT3 9SJDfT9dL+/R3HicTe+Zuese4YxWQwldpjqcdW/sstvuI81anAAdhLSG/UHuoj51HvEZxvz3YbXa +TuQs7tV/cssttiO5CipZdjFautKz0tIBT1pSO+yCofU1ltqbW0W0XEDWDI552WC8qufXdXY0kUy ADyxl0+q6F5V4E4inY/lmZS8KiuXlcCbPVLLz3UZAaWoL0F9O+ob9NVTnhA4Z4y5E41uV7zTE490 nMXx6K26466kpaTHjqCdIUBra1H866FuGVRc44HuGXQ+kN3bF5MrpH8haoyutH+irafyqsPAZ/FB eP8AOSR/ZYtarKtVtq+XGQQN1uVKNB95TIaILSdhnZQ/mK1wLH4tOJrJaYyY8G3220xYzKSSG2m5 chKEgnZ7JAHfvV2eKT+IPL/6qz/aG6prxQPpxDxH8b8h3htxuysNxGnXwgkJLMtxbnf5kJeSdetT bxQctcdSuErzarVmFoucy9NstQ48KY28tf61CyohJJCQlJOz9w9TWQtdUdbuAnb6rGHspNuWuMb/ APzhb/wlutR/Dni8h9xLbbSbgtalHQSkTZBJJ+Q1XI+W2668sweRvEAy882m1XuEIhSTsR1KU2B9 QUJ9m/1+lXZJyGfxP4H7XDlBca6XuM7BipUClQTMfedJ+oPkKWQfrqtBx34e/EFL4jRYbLntgtWO ZVHE+Ra5MMKcV5yEfGssqWlRSlv0V20PTVZqJFF9SuSBLoE9Jk+q17gOr06VuGk6WSY6kQOmy6m4 uzFvkDjywZi2oFVzgtuPAa0l8e66nt9HErH5Vzp/c/f7y5n/AFmF/uO1s/A3lUlNhyTjC77bm49O MhtpXxJQ4ShxA/6LiCT97n/ZEfA9m2GYlactbyrLrLZlyZERTKbhPajFwJS5spC1Dq1sb19RWB1E 0qdem0c2x4TK2G3ArVLaq48nT4wAfmu0KVHrHyFgOUTjbMazjH7tLDZdMeDc2JDgQCAVdKFE6Gx3 186kNcotLTBC7bXNeJaZSlKVCslKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiKtcv8OnDWd5FLyvK8O9uus7y/aH /tGU119CEtp91t1KRpKEjsPl9awLZ4VuBbPcYt2t2CeVLhPtyWHPtSarocQoKSrReIOiB2IIq2aV mFxWA0h5jxK1zaUC7UWCfAKIN8UYA1yA7ym3YNZQ8kIXO9qf7jyg1ry+vy/2aQn4flv1705A4o4/ 5SZhsZ5jqLom3rWuMS+6ypsqACtKaUk6Oh2J12H0qX0qgqvBDg4yNsrIaNMtLS0QcnG571FP0XYL +4H9GH2H/wAmfK8n2H2p74PM8zXmdfmfH3+Lf5dq2OI4jj2B49ExTFLd7Da4PmeQx5y3ejrcU4r3 nFKUdqWo9z8/pW6pUF73CCcb+fVSKTGkOAEgR5dPBanKcWsWa2CZi+TQfbLZPSESGPNW31gKCgOp BCh3SD2IqtP3onh4/o9/2tO/41XDSrMrVKYhjiPAqlS3o1TNRgJ7wCq/tHA3FFjxO7YPasV8iyXx SFz4vt0lXnKSQUnrU4Vp10j4SPSpNiOI49gePRMUxS3ew2uD5nkMect3o63FOK95xSlHalqPc/P6 VuqVDqr3iHOJ57qzKNOmQWNAjG3LoojgvFeB8au3F3CbGq2G6rS5LSmW+6hxSSrRCHFqSn4j8IH0 +Qrywnh7jnjq33O14djaYES8AJmtqlPvh4BKkgHzVqI7KUO2vWpnShq1DMuOd87xsoFCm2IaMbY2 nePFQvj7h3jjixyc9geNpti7kG0yVe1PvlYR1FIBdWrpHvq9Nb7b3oawbLwFxNj2N3nELNiqotpy ANi4x03CUS+EElI6y4VJHc/CRvejurCpUmtUJJLjnv6beigW9IAANECYwOe/rzWjw7C8Z4/sDGL4 ha02+2RlLW2yHVuEKWoqUSpalKUSSfUntoDsAK1WU8ScfZnk1rzLI8fMm9WUt+wzES32Vs+W4XEd m1pCtLJI2D6mpjSoFR4dqBM9VY0qZaGFogcowopnPFfHvJTTbWb4pCuhZSUtOrCkPNpPcpS6gpWB vvoHW6j0Lw38JW6w3DG4eBRW4N0QhuX/AAh8vOIQ4lxKfOK/NCetCDoKAPSN7FWZSpbWqNGlriB4 qrrei92pzAT4BQ3I+IuPMtxC14HkOPe12Ky+R7DE9rfb8ryWi0376FhatIUR7yjvezs96iH70Tw8 f0e/7Wnf8arhpUtuKrBDXEeZUPtaFQy9gPiAoC/wXxXIwaPxq9i3VjkWSZjML26SOl4lR6vMDnmH utXYq139PSsrJOHuOMvxS04RkWNpmWWxpZTb4/tT6CwGmi0gBxCwsgIOu6jvsTsgGppSo99UmdR6 781P6elEaRtGw26eChl34f45v2EweOrpjaXsdtpbVFhCU+jyygEJPWlYWfiV6qO97O6ktmtFux6z wbDaI/s8C2xmokVrrUvy2W0hCE9SiVHSQBskn61nVxhA/wAH5cv6yn/zVus1Km64EF38gP8AtOfk sFeqy1MtaJ0k9MNjHz8l0/ZuJeP7Dms/kW14/wCVkNzDiZM1ct90rCyCrSFrKE/CB7qRodhoEitz lWLWDNrBMxfKLcmda56UpkR1LUgLCVBQ95JCgQpIOwQe1c943c52M8Rcm8JX6QtyVjWM3CdaHXD7 0m0vxXFNn7y2pRQr5DaQPSre4E/iWwr/AOyRf/5iprU3s7ZdMEAeESCot6tOp/jDAAQSR3zBB/PN bmxce4hjOHKwCy2pTFhWy+wYipTzmm3iouJC1rKwCVq9FdtnWq+cC45w3jGzvWDB7P8AZsCRJVMc a9ode28pKUlXU6pSh7qEjW9dvxqhOIuHuNuR8n5TueaYszc5UbObnHZdW862pDfmFWh0KHzJO/Wp Hgarnx/ybmXCqb1NuVgGPnILOia6p52C2VBtxgOKOyjqVsA+gA+ZUTZ9I9pgeSdz3/Myc81SnWHY eaYAyARy7thAMclc+TYnjeZ2pdjyuyRLpBcIUWZLYWkKHoofNKh9Ro1BbL4ZOCrBckXW3cdwvaEL C0mS+/JQlQOwQh1akDv91c4cLfvRf0Z2f9KH2Z+6b+Ee3ed7X1/84c8vfl+7+z8v0+WvnupxzxF4 qg8jcQQcwajtYLHtU9ooc83y0x0x0iOPd/WaCg1r5/X51mFvUpvNFrnAZ5RMDlnMrAbmlWpiu9jC cc5Ikjfs4hX1n/FWB8oxocPOrGq5MW9anI7YlvsJQpQAJ00tOzoD13rvrWzUqZZajsojsNpbbaSE ISkaCUgaAA+Q1XM3FsXApHONuf8ADxJeTi0O2yDlLbTz4iKcWkiMEoeOy51gElI1pJ7/ABVEeAZU jFOdLpe3XVC3Zbkt+x13Y9xEhgtSGSfoVda0j8T+NYzauLSNR7IkAj5RONp71kbeNa8O0DtGCQek QZjIzHdldN2LiTj7GszuPINix/2S/XbzfbZSJb5D3mKC17bKy33UkK7J9Ruod+9E8PH9Hv8Atad/ xqprl2VIyvxH47kiXFG343mVhxiLo+6t7zDIkHX1SpSE7/CsnKP0GfvlOSf03ex+R5Vp+zvafP8A j9jb8zXlfd0+v5VlZRrAAio6S2cTO4Eb9/ksL69B0tNNsB0ZgDIJJ2O8eavzBuBeJ+Nr0rIsKxT7 OuCmFRi97dJe/VqIJHS44pPqkd9b7VYNV/wxE4iZxmRK4aaips0iYrzlRy90qfSlIP7XvsJ6fuqw K0KxcXnWST37/ddS3axtMaAAD02+gSlKViWZKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlK URKUpREpSlESlKURKUpREpSlESlKURKUpRErmOJw5yO14PZvFi8c1lDz4WiD7Yx3H2gh3fmdfl/s 0lXxfd69q6cpWalWdS+HqD6f7WvWt21/i6EeRifoqK5/4ly7K8Ytt+wCKleU2+2vWZ+MXUNiZBlM ll5oqWpKNo6itOzrYVrZ1VjcR2K64vxhi+O32J7NcLda48aSz5iV+W4lACk9SSUnR+YJFS+lHV3P pimdgjLZlOqaw3IjuXPWDROZ+Msiz1MHhl6+w8iyqdd4kpN/hRkllxw9G0qUVDYAPcbG9a3UqwHj nME3vKeTc/VDTkuSQxAjW6G51s2+Ige4z5h11rKtFR9NjY9e1t0qz7lzpwATuc/n6KjLRrIlxIGw MYnwA681ztw4/wA58WccWjA5HAkq4uWz2jclGS29sOeY+478JWda8zXr8qlF7xXN8m5h4s5AexZU CJZ4Vy+2G1TWXDBdfjFCGyQrbnvHW0Aj59hVw0qXXJc4vDQCZnfnvzRloGsFMuJAiNv4kEcu5Vbd MIv0TxCWTkKy2gKtUyxSbVeZDTzaOhaVBxlS0FQU5sgJ2kKI0N6AquYvDPIcfjnKgzYktZNF5Ddy 7HmVSmdSEpUz0HrCylHUgOjSiD2GwK6YpRt09kRGI+X99EfZU3kkk5n5gfifFc2p4az9GJ8al6yJ dvkfO2sryfpksjySt9S3V7K9LKU9CdIKientutwq2cs4Rzlnma4/xU9ktqyVq2txnm7zDia8iMhC yUuL6vi6h3A+HfcEVfVKk3bzOoAzPXmZ69yqLFjY0uIIg8uQI5joVGcIv+X3+JJey/AXcWeacCWW XLkxMLydbKtskhOj20e9SalK1nEEyBC22gtEEz/e6EpSlQrJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJ SlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlKUoiUpSiJSlKIlK UoiUpSiL/9m= ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/image002.png Content-Transfer-Encoding: base64 Content-Type: image/png iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAKcAAAA7CAMAAAFea1pwAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAARnQU1BAACx jwv8YQUAAAJhUExURQAAADAyMOzs7JuinMbGxoaMh0ZJRgYGBlNTU+3t7YeNhwAAAAcHB1RUVO7u 7p2knnt7e8jIyEhLSAgICAkJCfDw8J+mn5+moDAwMIqQigoKCvHx8aCnoTExMX5+fsvLy4uRjEtO SwAAADo+OwsLC6WlpfLy8jIyMjs/PAwMDFlZWTc5NzMzMw0NDaenpzg6OFJXUw4ODjk7OaSrpQ8P D/b29jo8OoODgz9DQBAQEPf396atp5Wdljc3N9HR0REREaurq/j4+IWFhQECAVNWUxMTE62trfr6 +tTU1IOKhBQUFGFhYQMEAwMEBPv7+xkbGURIRfz8/FpfWzw8PNbW1v39/TAzMIaNh2RkZLGxsf7+ /tjY2IeOiBgYGAcIB7Kysv///52lnj8/PxkZGV5jXi8wLxoaGmdnZ7S0tNvb24qRixsbG6Coodzc 3BwcHIeMh2lpaQsMC7a2tqGpopCQkN3d3WpqagwNDDc6OJGRkSIkInh+eTg7OaOrpJKSko6VjwAA AA4PDg4PD3l/eqSspY+WkCAgIA8QD3qAe6WtpkdHR2VqZuHh4VBUUCEhIRAREHuBfKaup0hISJWV lSIiIm9vbxESEaevqOPj4xITEqiwqeTk5JOalCQkJH6Efr6+vj5BPqmxqktLSykrKeXl5SUlJXJy cr+/vxQVFaqyqz9CQExMTObm5pWclgAAAJadlycnJxYXFnR0dIGHggEBAWxxbU5OTpubm+jo6Cgo KHV1dYKIgkJFQgICAunp6SkpKQMDA+rq6pmgmioqKhkaGURHROvr61peWysrK8XFxQUFBZX3m20A AACBdFJOUwD/////////////nf////////////////////////////+a//////////////////// //////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////////////////////////nuPGtPAAAAAJcEhZcwAAIdUAACHVAQSctJ0AAAYtSURBVFhH 1ZmHfxRFFMfPLjFiiR2xIIqoqFHsBRHFXlCxYBt7x46KYscuGisqlthP47NFBTUYxf5X+cpv9nZn Zy+zl5APfuHm3rz5zW/ezu5ecptGgyI0qNkkfinkEHHWMdZxPs0GLusUsvJfO+Rm67s4vJw5ZLBW VsPabKZEC6vKSrmoklfb3YIGh+ymMZeCZRtSJGoIsr7jJxUcWjRouEnNF23pNSi3sl5MGhmVynq8 4iOWUt7g/p+uBz2FpSYUcitwUjcQXUGlr4gsKr0GXUEKEJWQ7aayc7ErUj1hJpxhh1qB7YvO0qhF tnWe+BbGaPAZT0QuDr+0JjK4/GMLKZXqUbkbigO6ffmUXnJTRcnkBjaSHXFuNbqCSqEsnYHLC3eD SfmfNkgygzKTX+gKXqr5LTdAlrFUqVbZ61vEF0lF5hYTFbUy4faJ1GtpheUqkBPL7TLn3qV9w6sg QK+s5gvaasIzgPcWrSvrMo0yWBpcWulXFku15jGlYHqWrYNeFUtN1UbWMmXZQj0PG3J0PpJl7Mr+ hF9T6Q/kQrwp0cci9hDdrOkSNFOGz7ProKpamNr6OYi6dTzAdHLwfHdwgHSAmapWpOTO1Laqirqm v6ieJ+ib+5G2MEURL4I5sgGFSvll7UTnhqommNRa5EJyps6tr+0CbasvGTn4U6VBv0x2onrVyrOg zZSRYVNbk1sYOrc/0aNWUYfgjjZbD/eWICwzwMvq3qMfIfuYkLozkIvCpvPZ8mJ0YwSfPWfMQVCN VtquzlofaOk0HkYwdmzW2Bu7OHbs0bgA0djRlfN83Uq/BN0qTEXvoVum5fkQtMx0pGLwwofJzcEy ZEpknuI1X8R6mVguht5zk0yHVIj3ZB/RGW1MTeZbJAPgWbBsYzpkMppsb8gGZJ4qyiB6TYdDfIF4 n4N0EfMkOkQ0OSoKRZneMy7ynqrNMWrPc+gIKHfVVibE9emeMOHXP4voGfdgT6WethWv1WaZ5ulb DaAoYMOZ5ylIF6npaQcPzwpJeOwLp9Fpbp51oSiiUvM8l45CMkA9D6Rp6kJ0t7ZtPNl0Lo+q4Guk QtQT2+RO0vZXaYi2N0EJWXOWNFWComeOqjIFMaSl6EQwz5IpVdx2SWSeBVPu6mhndMkPzicDU7V8 k9sO0R/GbC5vmaNPdIj9gGePfg2UwbaWsiwvrGvHwS8N7OJ9HmuFURx1TyS3w8iedLW6epCMottj W1SB9yS6FX4jbaUdd5qnMHw6gjZwnd11PMeGteI5he79dl3nAJrSIL3h13G6+BxV1nnnlyu+uALx 6Ogbxtkj+g2pesTr/A6eLTbBSCfAIkfFc4I2ROr8F2bM94tuW4WQeRqCesjMPeVj2TNbMosxmkqp TjEhehWeHv46KNwDUToyCx5y6hG+zSEEiQR1ii19BLcAHTsbwkR4BmbbfITaORyaJAp1Pi9Wm8Mp ggzX2geWY2oJHjoaqhTydW4jZcAmzlaigDoBvtJXY6YdI6MPqASOIUshV+cHYgOTKuaJxuQJ5P1k ojD6OsUFHsdJTOSfYQlPaOyul9j0I8NSm8XIPGHUdYqJOXwl4YxLLSEtLdNWByVQfQJ+jtBrf0Dp vQP90dc5l4N9JNiLX1nWcyUnVJ/AO0RDmKbff/Jek2r4MJE6p+ftsqznLk7sqBMSYG32IRfUyTFE SUTqvI+DCzVisuwEbZ17iROqT+J2Pz2o88RaLkzs+uyRcPBaS0hLf2urgxKoPpFs4oT9BA3ljK2H 8URadeYKdZMlLt7vqzR2J0ts+kTsgd0PNt25D7X7MwaTydW5mOcPw60SWcTkNbhRZrU4FOk65Ops 6tcY1BPnOVH0Q16X/r6+TqcW62x+JmXsgpoiyHD93RwTpM4Htha0q5W8j7ICdEwvf9WPLwdxneBx KQEPBrLPJYDfP2eKxA5m3Ml9h9UqmkPoEc36/Phvbmr9er9Eh59Cb7zJf9eWZyvCs+i36MHIdujX YsCtXL7SuYvoLXek3KnHIF+L4JkA6lF++mvjE+5HrPwOUU0G3Bqi5W4nok3l74jI1qT87OJgVBXQ jeH6aJ1XWYGdlhmpUxjeDdUpnyLbIVrndWulznWP/0edRP8BH8adHGjCDpYAAAAASUVORK5CYIJ= ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1245-Textodoartigo-PTHTML_arquivos/filelist.xml Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/xml; charset="utf-8" ------=_NextPart_01D7E541.8E729D70--