SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE PERCEBIDAS PELA FAMÍLIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM CONDIÇÃO CRÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1205

Palavras-chave:

Família, Criança, Doença crônica, Enfermagem pediátrica, Inclusão escolar

Resumo

Objetivo: Conhecer as situações de vulnerabilidade percebidas pelo cuidador/familiar na inclusão escolar da criança com condição crônica. Métodos: Estudo qualitativo realizado por meio de entrevista com 10 familiares/cuidadores de crianças com condição crônica, nos meses de junho a agosto de 2018 em um município do sul do Brasil. Para analisar as informações utilizou-se a análise temática. Resultados: Constataram-se diversas situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias, ao inserirem a criança na escola, tais como a realização de procedimentos e medicações à criança pelos profissionais da educação, a merenda oferecida na escola, as dificuldades vivenciadas pela criança frente às condições crônicas de saúde. Considerações finais: É necessário que os profissionais de saúde e de educação tenham um olhar atento às famílias/cuidadores e às crianças com condição crônica, visando conhecer as situações de vulnerabilidade vivenciadas e favorecendo a constituição de redes de apoio para suporte na melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-05-2022

Como Citar

1.
Vaz JC, Milbrath VM, Bärtschi Gabatz RI, da Motta M da GC, Nunes NJ da S, Bório T da C. SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE PERCEBIDAS PELA FAMÍLIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM CONDIÇÃO CRÔNICA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de maio de 2022 [citado 18º de novembro de 2024];96(38):e-021232. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1205

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL