CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA: ASSISTÊNCIA, CUIDADO E EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1230Palavras-chave:
Crianças com Deficiência; Saúde dos Adolescentes; Atenção à Saúde; COVID-19; Educação Especial.Resumo
Objetivo: conhecer o cotidiano de profissionais que atuam na assistência social, cuidados de saúde e na educação de crianças e adolescentes com deficiência no contexto da pandemia de COVID-19. Método: Pesquisa descritiva, qualitativa, com 19 profissionais que atuam em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de um município do sul do Brasil. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas na Plataforma Google Meet entre junho e julho de 2021, as enunciações foram submetidas à análise temática de conteúdo. Resultados: A pandemia trouxe diversas mudanças no cotidiano de trabalho dos profissionais que atuam na Associação, novos cuidados foram adotados, adaptações na rotina e estratégias para a continuidade do trabalho com crianças e adolescentes que apresentam deficiência. Os achados revelam a presença do medo, insegurança, dificuldade de adaptação ao meio virtual, ausência do contato e reflexões sobre a morte. Considerações finais: O cotidiano de trabalho dos participantes foi desafiador durante a pandemia. Os participantes destacaram os cuidados a fim de evitar a contaminação entre usuários e equipe, e que a nova rotina de trabalho tem requerido esforços físicos e emocionais.