ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SURDA HOSPITALIZADA: RELATO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1349Palavras-chave:
Pessoas com Deficiência Auditiva, Barreiras de Comunicação, Comunicação não Verbal, Línguas de Sinais, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Relatar, numa perspectiva reflexiva, a experiência vivenciada por internos de enfermagem no seu processo prático de formação a assistência de enfermagem a uma paciente surda hospitalizada. Método: Tratou-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A experiência foi vivenciada em um hospital de referência em cuidados intensivos cardiopulmonares do Estado do Ceará, durante o internato hospitalar de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior federal, no ano de 2018. Essa experiência versa sobre as reflexões obtidas a partir da assistência em saúde prestada a uma paciente de 50 anos, surda, admitida em uma Unidade de Terapia Intensiva. Foi possível acompanhá-la por dez dias. Resultados: Os discentes se depararam com dois grandes desafios: implementar os conhecimentos técnicos-teóricos baseados em evidência científica estudados durante a graduação; e prestar uma assistência de alta complexidade para uma paciente surda. Ambos os desafios foram importantes para processo de aprendizagem dos internos. Contudo, pode-se considerar que o mais complexo foi estabelecer uma comunicação eficaz na assistência. Considerações Finais: A equipe da unidade de saúde prestou, mesmo com suas limitações, uma assistência de qualidade à paciente, pautada nos princípios éticos, morais e bioéticos. A experiência e reflexões descritas foram importantes para a aquisição e consolidação de conhecimentos técnicos-teóricos e o aprimoramento do julgamento clínico e crítico dos internos de enfermagem e de seus supervisores.