Ansiedade, depressão e estresse entre profissionais de enfermagem frente à pandemia de Coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1401

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, ESTRESSE, Enfermagem, Covid-19

Resumo

Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico e laboral dos profissionais de enfermagem atuantes na unidade de internação COVID-19, que apresentaram, concomitantemente, ansiedade, depressão e estresse. Método: estudo descritivo, transversal realizado de maio a julho de 2020, via formulário eletrônico, contendo um instrumento de caracterização sociodemográfico e laboral, bem como uma escala para avaliar ansiedade, depressão e estresse - Depression Anxiety and Stress Scale-21. Aplicou-se análise descritiva e inferencial. Resultados: A média de ansiedade foi de 19,5; 20,0 para depressão; e 26,2 para estresse. Observou-se alta correlação entre a subescalas depressão e ansiedade (p=0,004). Considerações finais: Os profissionais apresentaram níveis elevados de ansiedade, depressão e estresse. Não foram identificadas variáveis independentes com valores estatisticamente significantes que pudessem esclarecer os fatores associados à ansiedade, depressão e estresse entres os profissionais da enfermagem. Foi possível observar correlação estatisticamente significante entre as subescalas depressão e ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pouso Alegre, MG (1998), atual Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Especialização em Enfermagem em Cardiologia pelo InCor-HC-FMUSP (1999-2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental pela EERP/USP (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) atuando na graduação e pós-graduação, junto ao Programa de Residência de Enfermagem em Gerenciamento em Clínica Médica e Cirúrgica e do Programa de Residência de Enfermagem em Vigilância em Saúde e Controle de infecções). Docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (Mestrado/Doutorado), na linha de pesquisa denominada "Práticas e Políticas de Saúde". É líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos para o cuidado em saúde (Unioeste). Participa do Grupo de Pesquisa Ciências Cardiovasculares Básicas e Aplicadas (UNIOESTE), bem como do Grupo de Investigação em Reabilitação e Qualidade de vida (GIRQ - EERP/USP). Atua na área da Enfermagem Fundamental (graduação). As principais investigações de pesquisa envolvem a temática da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e suas vertentes (ansiedade, depressão estresse, autoestima, etc) voltadas as mais variadas populações adultas em condições de saúde e doença. Colabora também em Estudos metodológicos (como a validação de instrumentos) e Método Misto.

Reginaldo Passoni dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014), Especialização em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica (Modalidade Residência) (2016) e Mestrado em Biociências em Saúde (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atualmente é Enfermeiro Coordenador no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP/UNIOESTE) e Enfermeiro Assistencial no Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete. Tem experiência assistencial na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Fundamentos para o Cuidado em Saúde (UNIOESTE). Experiência acadêmica e especial interesse no desenvolvimento de estudos científicos sobre os seguintes temas: Injúria Renal Aguda; Doença Renal Crônica; Terapia de Substituição Renal (Hemodiálise e Transplante Renal); Processo de Doação-Transplante de Órgãos e Tecidos.

Nelsi Salete Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1984), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: sofrimento psiquico, saúde mental, família, enfermeiro e ESF, organização de serviços e Planejamento estratégico em serviços de saúde. Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade.

Publicado

26-09-2022

Como Citar

1.
Appel AP, Rodrigues da Silva Carvalho A, Passoni dos Santos R, Tonini NS. Ansiedade, depressão e estresse entre profissionais de enfermagem frente à pandemia de Coronavírus. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de setembro de 2022 [citado 22º de janeiro de 2025];96(39):e-021303. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1401

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL