AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE SÍFILIS PARA GESTANTES: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1403

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Sífilis, Gravidez, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar evidências científicas disponíveis na literatura acerca de intervenções educativas sobre sífilis para as gestantes. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, sendo realizada através da busca de artigos nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, CINAHL, LILACS, BDENF, SCOPUS, Web of Science, IBECS, e nas seguintes bibliotecas: Biblioteca COCHRANE e SciELO. Resultados: A amostra foi composta por quatro estudos. Das ações educativas, duas eram dirigidas às gestantes e as outras duas às gestantes e seus parceiros. Em relação à estratégia de abordagem, duas tinham o diálogo como método para a educação em saúde, uma fazia uso de mensagens de texto e outra analisava os materiais educativos utilizados para transmitir informação. Conclusões: As ações educativas são importantes e contribuem para a prevenção e controle da sífilis em gestantes. Porém, há uma carência de trabalhos com tecnologias educativas sobre sífilis voltadas para gestantes, sendo de suma importância a realização de novos estudos.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

1.
Pires Moura Barbosa K, Maria Ribeiro de Vasconcelos E, Wildes da Silva Moura J, Ferreira da Silva T, de Vasconcelos Veloso da Silveira J, Silva de Oliveira A. AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE SÍFILIS PARA GESTANTES: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 10º de novembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40):e-021302. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1403

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO