Promoção da saúde mental entre universitários: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1428Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde Mental, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na prática de educação em saúde por meio da dramatização para acadêmicos de uma instituição de ensino superior no interior cearense. Métodos: Trata-se de um relato de experiência da prática de promoção da saúde mental de estudantes universitários, através da prática ilustrativa e reflexão das reações dos estudantes acerca da temática em estudo. Resultados: Utilizou-se do teatro para abordar temáticas como: estresse, ansiedade e depressão como problemas gerados no ambiente universitário e da literatura atual para a seguinte reflexão. A atividade promoveu um momento de descontração e encontro com a temática acerca do estresse, ansiedade e depressão, repercutindo positivamente no conhecimento e percepção dos participantes sobre a influência da rotina universitária no surgimento de transtornos mentais, assim como para os acadêmicos de enfermagem que experienciaram de forma genuína o planejamento e a prática de educação em saúde. Considerações Finais: observou-se o feedback positivo daqueles que participaram da atividade, compreendendo os principais fatores, sintomas e alternativas para cuidado do estresse mental.
Downloads
Referências
Graner KM, Cerqueira AT. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciênc Saúde coletiva [Internet]. abr 2019;24(4):1327-46. Disponível em: 10.1590/1413-81232018244.09692017
Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS, Avelino FVSD, Santos JDM. Prevalência de Sintomas Ansiosos e Depressivos em Universitários de Uma Instituição Pública. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018[citado 2022 Dez 21];71(5):2298-304. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0752
Neponuceno HJ, Carvalho BDN, Neves NMBC. Transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Rev Bioét [Internet]. 2019;27(3):465-470. Disponível em: 10.1590/1983-80422019273330
Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LPG. Prevalência e Fatores Associados Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Rev bras educação médica [Internet]. 2018;42(4):55-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092
Ferreira FMPB, Brito IS, Santos MR. Health promotion programs in higher education: integrative review of the literature. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1714-23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0693
Souza DC, Favarin DB, Scorsolini-Comin F. Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários. Educação [Internet]. 2021;46(1):1–24. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644442800
Lopes FM, Lessa RT, Carvalho RA, Reichert RA, Andrade ALM Micheli D. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Psicol Pesqui [Internet]. 2022;16(e31105):1-23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31105
Carvalho PO, Andrade LS, Oliveira WA, Masson L, Silva JL, Silva MAI. Competências essenciais de promoção da saúde na formação do enfermeiro: revisão integrativa. Acta Paulist Enferm [Internet]. 2021;34(eape02753): 1-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AR02753
Lima GCBB, Guimarães AMDN, Silva JRS, Otero LM, Gois CFL. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Saúde debate [Internet]. 2019;43(120):150-158. Disponível em: 10.1590/0103-1104201912011
Jardim MGL, Castro TS, Rodrigues CFF. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, Bragança Paulista [Internet]. 2020; 25(4):645-657. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413/82712020250405
Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Cardoso JV, Silva DA. Common mental disorders in university students: epidemiological approach about vulnerabilities. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 2020;16(1):1-8. Disponível em: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.157317
Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):976-980. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150
Gaiotto EMG et al. Response to college students mental health needs: a rapid review. Rev Saúde Pública [Internet]. 2021;55(114):1-18. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363
Ariño DO, Bardagi MP. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol Pesq [Internet]. 2018;12(3):44-52. Disponível em: 10.24879/2018001200300544
Cardoso JV, Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Silva DA. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2019;13(1):1-7. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241547
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.