VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA RAÇA/COR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA DE ENFERMAGEM

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA RAÇA/COR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1448

Palavras-chave:

Fatores raciais, Origem étnica e saúde, Delitos sexuais, Adolescente, Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as evidências científicas na literatura de Enfermagem sobre violência sexual contra adolescentes na perspectiva da raça/cor. Método: revisão integrativa cujas buscas ocorreram em fevereiro de 2022 nas bases de dados PubMed/MEDLINE, CINAHL, Scopus e Web of Science e, no portal da Biblioteca Virtual em Saúde. A seleção se deu em duas etapas e para extração das informações utilizou-se formulário elaborado pelos autores. Resultados: a análise dos oito estudos incluídos evidenciou que delitos sexuais contra adolescentes ainda se revelam preponderantemente como uma violência de gênero e perpetrada no campo das relações familiares, com predomínio da faixa etária entre 10 a 14 anos, tendo como consequências infecções sexualmente transmissíveis e gravidez. Foi verificada a escassez de dados sobre o quesito raça/cor e do debate acerca da (in)visibilidade desta questão em estudos produzidos pela enfermagem. Um estudo aprofunda a discussão sobre essa problemática, expondo a interseccionalidade entre raça e gênero. Observou-se que a maioria dos autores possui pós-graduação stricto sensu. Considerações finais: evidencia-se a necessidade de incluir a análise do quesito raça/cor nas publicações para fomento do avanço científico da enfermagem, dada a visibilidade da problemática em uma população historicamente vulnerabilizada torna-se fundamental ao enfrentamento da violência sexual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco

Doutoranda em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Enfermeira do Trabalho e epidemiologista. Atualmente é professora dos cursos superiores e técnicos (integrado e subsequente) do Instituto Federal de Pernambuco, campus Ipojuca. Apresenta pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: saúde do adolescente, saúde do trabalhador, revisões sistemática e ergonomia.

Taciana Lima de Paula Black, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Hebiatria; especialista em Enfermagem Cardiológica, modalidade residência, ambos pela Universidade de Pernambuco. Atualmente enfermeira do Departamento de Qualidade de Vida da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando em promoção da saúde na comunidade universitária e pesquisa saúde na adolescência.

Gerbson da Silva Lima, Universidade de Pernambuco

Assistente social. Especialista em saúde mental. Mestrando em Hebiatria. Pesquisa sobre representações de identidade e gênero de adolescentes da Região Metropolitana do Recife.

Lygia Maria Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Cirúrgica pela UFC. Doutora em Ciências da Saúde pela USP. Professora associada da Universidade de Pernambuco, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Hebiatria da Faculdade de Odontologia de Pernambuco.  Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, violência, assistência integral, proteção integral, interdisciplinaridade, colaboração intersetorial.

Kalina Vanderlei Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora, mestre e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutora pela Universidade de Salamanca/Espanha e Livre-Docente pela Universidade de Pernambuco. É Professora Associada da Universidade de Pernambuco, onde leciona História da América no Curso de História (Campus Mata Norte) e História Social da Adolescência no Mestrado em Hebiatria, além de integrar o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).

Publicado

26-12-2022

Como Citar

1.
Santos IN dos, Black TL de P, Lima G da S, Silva LMP da, Silva KV. VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA RAÇA/COR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA DE ENFERMAGEM : VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA RAÇA/COR. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de dezembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40):e-021332. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1448

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO