APLICAÇÃO DE ENTREVISTA MOTIVACIONAL NO ÂMBITO DA SAÚDE

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1452

Palavras-chave:

Enfermagem, Entrevista motivacional, Educação em saúde

Resumo

A Entrevista Motivacional (EM) é considerada uma importante tecnologia educacional implementada na prática assistencial de profissionais da saúde, com intuito de auxiliar no empoderamento da população, além de contribuir para melhor vínculo entre profissional e paciente. Diante disso, objetiva-se identificar na literatura científica o modo como a EM é utilizada no contexto da Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, elaborada a partir do questionamento “Quais evidências científicas existem acerca da implementação da EM no Contexto da Enfermagem?”. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, Pubmed, Web of Sciene e Cinahl, com a utilização dos descritores Enfermagem/ Nursing e Entrevista motivacional/Motivational Interviewing, com estudos no período de 2016 a 2021. A coleta e análise dos dados foi feita a partir da leitura de títulos, resumos e textos completos dos artigos científicos. A amostra final do estudo foi de 19 artigos. Observou-se que a EM é uma tecnologia utilizada em diversos contextos que englobam a saúde, em que se destaca o acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas. Em relação ao modo de aplicação da tecnologia observou-se preferência pela abordagem presencial, sendo realizada na maioria dos estudos em ambiente hospitalar. Os resultados apontaram também que a EM é uma tecnologia eficaz na promoção da autonomia do indivíduo e na melhora dos padrões de saúde. Conclui-se que a EM é importante e necessária para uma assistência em saúde holística e integral, objetivando, sobretudo, garantir a autonomia da comunidade sobre o processo de saúde-doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Germano Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduanda em Enfermagem, pela Universidade da integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com ingresso em 2017. Participante do grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Para processo da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER), cadastrado no Diretório do CNPq. Atua nos seguintes temas: Saúde Sexual e Reprodutiva na atenção primária E promoção da saúde. Atualmente bolsista voluntária PIBEAC do projeto de extensão intitulado, Aplicação de entrevista motivacional para gestantes adolescentes em situação de risco para condições psicológicas prejudicadas. 

Deborah da Silva Jardilino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Residente Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeira pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE). Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão para Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER) (2018-Atual) e do grupo de pesquisa Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (GPPCESCA) (2021-Atual) da referida universidade e cadastrados no Diretório do CNPq e em atividade na UNILAB. Durante a graduação atuou como bolsista pelo Programa de Bolsas de Extensão e Ação Comunitária (PIBEAC) (2019-2022).

Ludmila Alves do Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira da Saúde Integral na Unimed Fortaleza. Bolsista de Desenvolvimento Educacional na Escola de Saúde Pública (ESP/CE). Consultora Acadêmica aprovada em 10 seleções/concursos públicos. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital São Carlos. Professora Universitária. Doutorado em Enfermagem pela UFC (2018). Integrante do grupo de pesquisa Promoção e educação em saúde da criança e da família (UFC). Área de atuação: Saúde Coletiva. Promoção da Saúde. Saúde da Criança e da Família. Tecnologias Educativas. Saúde Materno-Infantil. Educação em Saúde. Metodologia da Pesquisa. Saúde Mental.

Leidiane Minervina Moraes de Sabino, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Doutora e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização concluída em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Graduação em Enfermagem pela UFC. Integrante do Projeto de Pesquisa Processo de cuidar em enfermagem na saúde da criança e do adolescente (UNILAB), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa-CNPq. 

Publicado

27-10-2022

Como Citar

1.
Silva AS, Germano Ferreira N, da Silva Jardilino D, Alves do Nascimento L, Minervina Moraes de Sabino L. APLICAÇÃO DE ENTREVISTA MOTIVACIONAL NO ÂMBITO DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de outubro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1452

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO