ENFERMAGEM E O MANEJO CLÍNICO EM PACIENTES COM SEPSE EM UTI COVID: SCOPING REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1493

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Assistência ao paciente, Sepse, Covid-19

Resumo

Objetivo: Examinar e mapear as evidências científicas sobre o manejo clínico em pacientes sépticos em UTI covid-19. Métodos: Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Quais são as evidências científicas sobre o manejo clínico de enfermagem em pacientes com sepse na UTI covid?”. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, Lilacs e Portal da Capes, sobre trabalhos publicados até agosto de 2022. Dos 118 estudos encontrados, 06 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de 05 estudos analisados. Resultados: As cinco publicações analisadas foram publicadas no ano de 2021. Os estudos selecionados sobre a temática são de âmbito nacional e internacional e de abordagens quantitativa, qualitativa e qualiquantitativa. Os objetos dos estudos foram semelhantes, uma vez que a maioria retratava sobre cuidados de enfermagem em pacientes sépticos acometidos pela covid-19. Conclusões: Os resultados desta revisão mostraram uma escassez de estudos nacionais e internacionais sobre a identificação precoce e manejo clínico do paciente séptico acometido pela covid-19. A relevância do tema e sua complexidade evidenciam a necessidade de pesquisas sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabele Cristina do Nascimento

Graduanda em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ)

Rafael Donini

Graduando em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ)

Michele dos Santos Hortelan

Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015), mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com ênfase em gerenciamento (2019). Atua como Supervisora da Gestão de Qualidade do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (2018) e como professora do curso de enfermagem no Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (2019). Atuou como instrutora da saúde no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (2019), professora do curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelfeng (2017) e no Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu - CEPFI (2017), como enfermeira bolsista do projeto " Prevenção e detecção precoce de violência doméstica- Atividade educativa aos profissionais de saúde da atenção primária em tríplice fronteira, Foz do Iguaçu-Pr", do Núcleo de ensino, pesquisa em saúde da mulher, criança e adolescente- NESMAC (2015-2016). Tem experiência com pesquisas de análise espacial; saúde da mulher; gestão em saúde pública; saúde na fronteira; mapeamento de competências e gerenciamento.

Sandonaid Andrei Geisler

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando na Universidad Nacional de Misiones em Biotecnologia desde fevereiro de 2015. Atua desde 2008 como professor universitário nas áreas de: Bioquímica, Biologia Celular , Biologia Molecular, Genética Fiologia Humana.

Publicado

04-11-2022

Como Citar

1.
do Nascimento IC, Donini R, Hortelan M dos S, Geisler SA. ENFERMAGEM E O MANEJO CLÍNICO EM PACIENTES COM SEPSE EM UTI COVID: SCOPING REVIEW. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 4º de novembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40):e-021323. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1493

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO