TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA ADESÃO NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1524

Palavras-chave:

Hipertensão, Tecnologias Educativas, Tratamento, Adesão, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar as principais tecnologias utilizadas para adesão no tratamento de hipertensão descritas na literatura. Metodologia: Revisão integrativa realizada em 2022, com a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas já publicados. Desenvolvido a partir das seguintes etapas: Formulação da questão de pesquisa; Busca na literatura; Estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; Avaliação dos dados; Análise dos dados e Apresentação dos dados. Resultados: Foram selecionados 09 artigos que atenderam aos critérios de inclusão desta revisão, analisando as tecnologias educativas em saúde apresentadas pelos estudos. Evidenciou-se a criação de um vínculo efetivo entre os profissionais e usuários do serviço de saúde, com o estabelecimento da relação de troca e confiança, partindo de uma escuta sensível aliada ao acolhimento. Conclusão: Os estudos evidenciaram que as tecnologias educacionais em saúde são ferramentas importantes para a adesão no tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Dessa forma, estas corroboram no incentivo da mudança no estilo de vida do indivíduo incorporando hábitos saudáveis promovendo a prevenção de agravos, além de contribuir para qualidade de vida.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Texeira dos Santos MI, da Silva Nunes R, Sousa Braga FL, Menezes Gonçalves I, Vicente Ferreira L, Frota Lima Rodrigues AB, Mayron Morais Soares F. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA ADESÃO NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(39):e-021305. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1524

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO