TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM NO DISTANCIAMENTO SOCIAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Déborah Hevelly de Sousa Maia Universidade Federal de Campina Grande
  • joselane izaquiel marinho Universidade federal de campina grande
  • Jaciely Gondim Sidrônio Nicácio Universidade Federal de Campina Grande
  • Jucicleia Maiara da Silva Freitas Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0001-5322-9624
  • Edlene Régis Silva Pimentel Universidade Federal de Campina Grande
  • Luana Carla Santana Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-3485-3100
  • Lidiane Lima de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1548

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Distanciamento Físico, Educação à Distância, Educação em Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: mapear as tecnologias educacionais utilizadas para apoiar o ensino de semiologia e semiotécnica em enfermagem durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19. Métodos: realizou-se revisão integrativa da literatura por meio de busca nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, Scopus e Library, information Science & Technology Abstract, com a questão norteadora: quais as tecnologias educacionais utilizadas para apoiar o ensino de semiologia e semiotécnica durante o distanciamento social? Resultados: a amostra foi composta por sete artigos, quanto ao tipo de tecnologia, vídeos educativos foram predominantes, acerca dos conteúdos abordados, encontrou-se cuidado de feridas, aplicação de injeção intramuscular ventroglútea, medida indireta da pressão arterial, banho no leito, estratégias efetivas de prevenção, manejo, tratamento e controle da hipertensão arterial, pensamento crítico por meio da aplicação do processo de enfermagem, habilidades de segurança do paciente. Considerações finais: as tecnologias educacionais utilizadas para apoiar o ensino de Semiologia e Semiotécnica durante o distanciamento social foram imprescindíveis para continuidade do processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a continuidade do ensino para formação de futuros profissionais de enfermagem através da ampliação do acesso e das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Hevelly de Sousa Maia, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

joselane izaquiel marinho, Universidade federal de campina grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Jaciely Gondim Sidrônio Nicácio, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Jucicleia Maiara da Silva Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Edlene Régis Silva Pimentel, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre na Universidade Federal de Campina Grande

Luana Carla Santana Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande

Lidiane Lima de Andrade

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande

Publicado

21-12-2022

Como Citar

1.
Sousa Maia DH de, marinho joselane izaquiel, Nicácio JGS, Silva Freitas JM da, Pimentel ERS, Ribeiro LCS, Andrade LL de. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM NO DISTANCIAMENTO SOCIAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 21º de dezembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40):e-021335. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1548

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO