AÇÕES DE ENFERMAGEM NO APOIO-EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.(esp)-art.1651

Palavras-chave:

Estilo de vida, Cuidados de enfermagem, Qualidade de vida, Teoria de enfermagem, Autocuidado

Resumo

Objetivo: descrever as ações de enfermagem no apoio-educação para mudanças no estilo de vida de docentes universitários à luz da Teoria de Orem. Método: É um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência. Coletou-se dados secundários da utilização do polígono da saúde e das intervenções de enfermagem registradas em prontuário dos docentes, os quais foram submetidos à análise à luz da Teoria dos Sistemas de Enfermagem de Orem, no eixo apoio-educação. Resultados: As dimensões do estilo de vida mais afetadas foram alimentação, atividade física, autoimagem, relacionamentos, finanças e sono restaurador. As principais intervenções foram com ações educativas, mediante prestação de informações sobre como realizar as metas construídas, estas avaliadas mediante a percepção de melhoria por meio do diálogo durante as consultas. A interação enfermeiro-paciente para coordenação do autocuidado, apoio ao servidor, com vistas a estimulá-lo e engajá-lo nas discussões sobre suas necessidades de saúde e monitoramento das medidas de autocuidado, também foram importantes. Considerações finais: A promoção do autocuidado demonstrou benefícios na realização e manutenção de um estilo de vida saudável, bem como, gerou confiança, satisfação, autonomia e bem estar físico, mental e social aos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D’Oliveira CAFB, Souza NVDO, Varella TCMML, Vargens OMC, Noronha IR, Noronha IR. Teaching work routine: challenges to nursing professors in contemporary times. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2020 [cited 2022 Nov 10]; 54:e03577. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/H5w4mWYxRrZCbnnhSjXtDSk/?format=pdf&lang=en doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018038603577.

Souza KR, Rodrigues MAS, Santos MBM, Felix AG, Barbosa RHS, Fernandez VS, et al. Workshops on worker’s healrth: educational action and dialogical production of knowledge on teaching work at a public universit. RBSO [online] [Internet]. 2020 [cited 2022 Nov 10]; 45e4. Available from: https://www.scielo.br/j/rbso/a/PLHTsn77WQmvJbKmStLmWPv/?format=pdf&lang=pt doi: https://doi.org/10.1590/2317-6369000015818

Sanchez HM, Sanchez EGM, Barbosa MA, Guimarães EC, Porto CC. Impacto f health on quality of life and quality of working life on university teachers from diferente areas of knowledge. Ciênc saúde coletiva [online] [Internet]. 2019 [cited 2022 Nov 10]; 24(11):4111-23. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/y67sbpNhVfFF4BmWLFf4ZHt/?format=pdf&lang=en doi: https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017.

Almeida CB, Casotti CA, Sena ELS. Reflections on the complexity of a healthy lifestyle. Av Enferm [Internet]. 2018 [cited 2022 Nov 10]; 36(2):220-29. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v36n2/0121-4500-aven-36-02-220.pdf doi: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v36n2.67244

Castro JBP, Vale RGS, Aguiar RS, Mattos RS. Lifestyle profile of Phisical Education students in the city of Rio de Janeiro. Rev bras Ci e Mov [Internet]. 2017 [cited 2022 Nov 10]; 25(2):73-83. Available from: file:///C:/Users/steff/Downloads/6234-Article%20Text-38235-1-10-20170816.pdf doi: https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i2.6234.

Cavalcante JL, Pinto AGA, Júnior FEB, Moreira MRC, Lopes MSV, Cavalcante EGR. Estresse ocupacional dos funcionários de uma universidade pública. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2022 Nov 10]; 10(4):108-15. Available from: file:///C:/Users/steff/Downloads/2310-15377-1-PB.pdf doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2310.

Orem DE, Taylor SG, Renpenning, M. Nursing: concepts of practice. 6. ed. St. Louis, Missouri: Mosby editora; 2001.

Souza AO, Hammerschmidt KSA, Betiolli SE, Paula AS, Paes RG, Fugaça NPA. Teoria do autocuidado de Orem nas teses de enfermagem brasileira: Estudo bibliométrico. Rev Nursing [Internet]. 2022 [cited 2022 Nov 10]; 25(288):7731-42. Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/2470/3014. doi: https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7731-7754.

Leone DRR, Oliveira AC, Neves J, Prado RT, Castro EAB. Nursing assistance in peritoneal dialysis: applicability of orem theory–mixed method study. Esc Anna Nery [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 10]; 25(3): e20200334. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/bhNNF3NKfRkdPrKLXz3pMVD/?format=pdf&lang=en doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0334

Santos EC, Espinosa MM, Marcon SR. Quality of life, health and work of elementary school teachers. Acta Paul Enferm [online] [Internet]. 2020 [cited 2022 Nov 10]; 33 eAPE20180286. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/zx5RMBbTgSyNFhcyG4PZ3mD/?format=pdf&lang=en doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0286.

Baptista MN, Soares TFP, Raad AJ, Santo LM. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev Psicol, Organ Trab [Internet]. 2019 [cited 2022 Nov 10]; 19(1):564-70. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v19n1/v19n1a08.pdf doi: https://doi: 10.17652/rpot/2019.1.15417.

Broch C, Both J, Teixeira FC, Pizani J, Barbosa-Rinaldi IP. Satisfaction in the teaching work in phisical education: a diagnosis of the profile of university teachers. J Phys Educ [Internet]. 2020 [cited 2022 Nov 10];31: e3179 Available from: https://www.scielo.br/j/jpe/a/XQgv35Ds6jJLFL59rPqvHhh/?format=pdf&lang=pt doi: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3179.

Oliveira MAA, Carvalho RF, Faria MGA, Neto M, Eleuterio TRA, Daher DV. Occupation health and university professor’s lifestily: integrative çliterature review. Rev enferm UERJ [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 10]; 29. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/60812/41198 doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.60812.

Sampaio FRR, Jorge IMP, Simões MC. Quality of food of federal libraries servant: relationship with sociodemographic and life factors. Braz J Develop [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 10]; 7(6): 58868-84. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31367/pdf doi: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-332.

Gomes AP, Lopes GHB, Alvim HGO. Tha importance of healthy and proper habits in the prevetion of non-communicable chronic diseases. Rev JRG estudos acadêmicos [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 10]; 5(9). Available from: file:///C:/Users/steff/Downloads/39295-Article-426538-1-10-20230107.pdf doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.5083422.

Publicado

09-02-2023

Como Citar

1.
Lima da Silva M, Costa Mendes S, Karine Lima Martins Álissan, Vieira Lopes M do S, Rodrigues Pinheiro W, Gomes Rocha Cavalcante E. AÇÕES DE ENFERMAGEM NO APOIO-EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DOCENTES. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de fevereiro de 2023 [citado 30º de dezembro de 2024];97((ed. esp):e023019. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1651