AS PROPOSTAS AVALIATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO EM ENFERMAGEM: FACILIDADES E APROVEITAMENTO NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1704Palavras-chave:
Pesquisa em Educação de Enfermagem; Educação à Distância; EnfermagemResumo
Objetivo: Elucidar as percepções dos discentes sobre os processos avaliativos no ensino remoto em enfermagem. Metodologia: Pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-exploratório desenvolvida entre os meses de março e julho de 2022 com 13 acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do estado do Ceará. Para a coleta, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada, e analisaram-se os dados por meio da análise categorial temática. O Comitê de Ética e Pesquisa aprovou esse estudo sob número 5.256.874. Resultados: Salientou-se que, nesse ensino, as propostas avaliativas desenvolvidas expressaram-se enquanto uma problemática para o processo formativo profissional e dos estudantes, pois não suficientemente engajaram ou cativaram os estudantes a se programarem para prováveis avaliações. Assim, consideram-se ausência da estrutura de vigilância dos ambientes de sala de aula, pleno acesso a fontes de consultas e grupos de respostas, além de necessidade de autonomia estudantil como entraves para o método avaliativo proposto. Considerações finais: Infere-se que os processos avaliativos, no ensino remoto, foram contrastados pelo descomprometimento educacional e a necessidade de autonomia por parte dos discentes. Destarte, conquanto tenham apresentado problemáticas, os desdobramentos paradigmáticos e atitudinais destacados podem instigar construção de um novo horizonte educacional no futuro.
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