PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DO CURSO DE FÉRIAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1726Palavras-chave:
Hospitais Universitários, Pediatria, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: Apontar a relevância dos estágios na área da pediatria para os universitários da área da saúde e relatar as experiências vivenciadas nesse setor. Método: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva sobre a vivência de cinco graduandos de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, no Hospital Universitário Júlio Bandeira no setor da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, onde foi realizado o VII Curso de Férias 2022, no período de setembro de 2022. Resultados: De acordo com os universitários, participar dessa extensão é caracterizada como uma experiência única, onde o estudante sai com um saldo de conhecimento prático do dia a dia de uma unidade hospitalar, associação da teoria, experiência profissional, carga horária no currículo acadêmico e oportunidade de conhecer novas técnicas, bem como praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, as inserções precoces dos universitários no cotidiano dos serviços favorecem a aprendizagem significativa, a construção de conhecimentos, além de desenvolver habilidades e atitudes, com autonomia e responsabilidade. Considerações finais: Durante a formação acadêmica acabamos não tendo oportunidade de dispor um tempo mais prolongado nos setores que possuímos um maior interesse, resultando em déficits no ensino-aprendizagem. O curso de férias faz com que tenhamos a construção de uma identidade profissional, devido ser um campo de conhecimentos enriquecedor pelo qual aproxima o estagiário da futura profissão que irá exercer, com as pessoas e com as práticas que irá trabalhar para que assim diminua as dificuldades a serem enfrentadas.
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