ATUAÇÃO DAS ENFERMEIRAS NA PROMOÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PRÉ-NATAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1774

Palavras-chave:

Enfermagem; Educação em saúde; Cuidado de pré-natal; Aleitamento materno; Gestantes.

Resumo

Objetivo: discutir, com base na literatura científica, a atuação das enfermeiras na promoção e apoio ao aleitamento materno no pré-natal. Método: revisão integrativa de literatura, desenvolvida em junho de 2021, com os descritores: gestantes, enfermagem, educação em saúde, cuidado de pré-natal, educação pré-natal e aleitamento materno. Resultados: das 749 publicações identificadas, nove atendiam aos critérios de elegibilidade. As enfermeiras utilizam diversas estratégias nas práticas educativas de promoção e apoio ao aleitamento, apresentando repercussões positivas, o que facilita a adesão ao ato de amamentar. Todavia, existem lacunas nas práticas educativas durante o pré-natal, podendo levar ao desmame precoce. Conclusão: estratégias educacionais são utilizadas pelas enfermeiras, que orientam as gestantes acerca do aleitamento materno, porém novas abordagens educativas e temáticas precisam ser discutidas visando a integralidade que a amamentação representa para a mulher, o bebê e a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Marques Costa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Obstétrica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elaine Lutz Martins , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tarciso Feijó da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliana Amaral Prata, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo José Oliveira Mouta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro Obstétrico. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Organização Pan-Americana da Saúde (BR). Aleitamento materno nos primeiros anos de vida. Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde [Internet], 2018. [cited 2022 Ago 23]. Available from: https://www.paho.org/pt/noticias/1-8-2018-aleitamento-materno-nos-primeiros-anos-vida-salvaria-mais-820-mil-criancas

Ministério da Saúde (BR). Estratégia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde. Brasília (DF): Ministério de Saúde [Internet], 2015. [cited 2022 Out 12]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_nacional_promocao_aleitamento_materno.pdf

Bortoli CFC, Prates LA, Perez RV, Champe TS, Wilhelm LA, Ressel LB. The nursing consultation: contributions in prenatal care. Research, Society and Development. [Internet]. 2020 [cited 2022 jul 14]; 9(8):e458985236. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5236/5041 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5236

Souza THS, Silva AB, Carvalho MCMP, Queiroz ABA. Health education as a tool to promote exclusive breastfeeding. Research, Society and Development. [Internet]. 2021 [cited 2022 nov 18]; 10(6):e1310615187. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15187/13788 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15187

Szalbot JE, Tonin L, Makuch DMV. Research-care in the breastfeeding process of babies with cleft lip and palate in light of Kolcaba’s theory. Advances in Nursing and Health [Internet]. 2021 [cited 2022 nov 10]; 3: 01-13. Available from: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/anh/article/view/40877/29193. DOI: https://doi.org/10.5433/anh.2021v3.id40877

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (BR). Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada. Brasília (DF): Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão [Internet]. 2018 [cited 2022 Ago 21]. Available from: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8855/1/Agenda_2030_ods_metas_nac_dos_obj_de_desenv_susten_propos_de_adequa.pdf

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 [cited 2022 Ago 27]; 17(4): 758-64. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/abstract/?lang=en DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Fineout-Overholt E, Stillwell SB. Asking compelling, clinical questions. In: Melkyn BM, Fineout-Overholt. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Klumer, Lippincott Williams & Wilkins [Internet]. 2011 [cited 2022 Set 17]; 25-39. Available from: https://www1.cgmh.org.tw/library_s/2012EBN/Evidence_Based_Practice,_Step_by_Step__Asking_the.28.pdf

Souza EVA, Bassler TC, Taveira AG. Health education in the empowerment of the pregnant woman. Rev. enferm. UFPE [Internet]. 2019 [cited 2022 Ago 11]; 13(5):1527-31. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238437 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i5a238437p1527-1531-2019

Maia AK, Silva BYC, Moreira LCJ. Effectiveness of educational interventions with pregnant women on the level of knowledge about breastfeeding. Rev. Bras. Promoç. Saúde [Internet]. 2019 [cited 2022 Out 19]; 32:9001. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213398420301287

Silva DD, Schmitt IM, Costa R, Zampieri MFM, Bohn IE, Lima MM. Promotion of breastfeeding in prenatal care: the discourse of pregnant women and health professionals. REME - Rev. Min. Enferm [Internet]. 2018 [cited 2022 Out 22]; 22:e-1103. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1103.pdf DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180031

Barbosa LN, Santos NC, Moraes MAM, Rizzardi SD, Corrêa EC. Prevalence of educational practices about exclusive breastfeeding (EBF) in Cuiabá - MT. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2015 [cited 2022 Nov 20]; 19(1): 147-153. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/6bQxsrzcDQgRByzRKvG6CNP/?format=pdf&lang=en DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150020

Abdulahi M, Fretheim A, Magnus JH. Effect of breastfeeding education and support intervention (BFESI) versus routine care on timely initiation and exclusive breastfeeding in Southwest Ethiopia: study protocol for a cluster randomized controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2018 [cited 2023 Jan 12]; 18(1)313. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30257661/ DOI: https://doi.org/10.1186/s12887-018-1278-5

Nascimento VC, Oliveira MIC, Alves VH, Silva KS. Association between prenatal guidance on breastfeeding and satisfaction with breastfeeding support. Rev. bras. saúde matern. Infant [Internet]. 2013 [cited 2022 Dez 10]; 13(2): 147-159. Available from: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/LdBdhRvWvSy5n7Fxk9rqJkG/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-38292013000200008

Cruz SH, Germano JA, Tomasi E, Facchini LA, Piccini RX, Thumé E. Breast-feeding orientation: the benefits of the Family Health Program in municipalities with more than 100,000 inhabitants in Rio Grande do Sul, Brazil. Rev. bras. epidemiol [Internet]. 2010 [cited 2022 Dez 10]; 13(2): 259-67. Available from: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2010.v13n2/259-267/ DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2010000200008

Shafaei FS, Mirghafourvand M, Havizari S. The effect of prenatal counseling on breastfeeding self-efficacy and frequency of breastfeeding problems in mothers with previous unsuccessful breastfeeding: a randomized controlled clinical trial. BMC Womens Health [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan 10]; 20(1):94. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32370804/ DOI: https://doi.org/10.1186/s12905-020-00947-1

Moimaz SAS, Saliba O, Borges HC, Rocha NB, Saliba NA. Early Weaning: Lack of Knowledge or Lack of Follow Up? Pesq Bras Odontoped Clin Integr [Internet]. 2013 [cited 2022 Nov 10]; 13(1):53-59. Available from: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/75995 DOI: https://doi.org/10.4034/PBOCI.2013.131.08

Galvão DMPG, Silva BEM, Silva DM. Use of new technologies and promotion of breastfeeding: integrative literature review. Rev Paul Pediatr [Internet}. 2022 [cited 2022 Dez 15]; 40:e2020234. Available from: https://www.scielo.br/j/rpp/a/DzNqVNMdS9b8qFN4FRmSmyh/ DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020234

Dellalibera MN, Coelho DF. Breastfeeding: Use of Information Technology as a strategy for the creation of a website. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2021 [cited 2022 Out 18]; 11(55): 1-13. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/64034/html DOI: https://doi.org/10.5902/2179769264034

Silva AC, Freitas LMC, Maia JAF, Granja MMF, Dodt RCM, Chaves EMC. Tecnologias em aleitamento materno: revisão integrativa. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2016 [cited 2022 Out 17]; 29(3):439-46. Available from: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/4812 DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p439

Franco MS, Carvalho JW de, Lira DS, Reis ER dos, Cirino IP, Lima LHO. Educational technology for empowerment in maternal breastfeeding self-efficacy. Rev enferm UFPE [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 17]; 13: e240857. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/240857 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.240857

Rocha ALA, Góes FGB, Pereira FMV, Moraes JRMM, Barcia LLC, Silva LF. The teaching-learning process of puerperal mothers on breastfeeding. Rev Cuid [Internet]. 2018 [cited 2023 Jan 21]; 9(2):2165-76. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/cuid/v9n2/2346-3414-cuid-9-2-2165.pdf

Batista MR, Veleda AA, Coelho DF, Cordova FP. Health professionals’ guidance on breastfeeding: the look of mothers. J Nurs Health [Internet]. 2017 [cited 2022 Set 26]; 7(1):25-37. Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2017/bde-31751/bde-31751-611.pdf DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v7i1.7718

Silva AB, Alves BP, Sá BA, Souza TG, Andrade ME, Fernandes MC. Ações educativas como estratégia de intervenção nas atitudes das gestantes frente ao aleitamento materno. Enferm Foco [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 11];12(5):880-6. Available from: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/acoes-educativas-intervencao-atitudes-gestantes-aleitamento-materno.pdf DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4225

Bortoli CFC, Poplaski JF, Balotin PR. A amamentação na voz de puérperas primíparas. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2022 Dez 17];10(3):99-104. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1843 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n3.1843

Santana SCG, Mendonça ACR, Chaves JNO. Orientação profissional quanto ao aleitamento materno: o olhar das puérperas em uma maternidade de alto risco no estado de Sergipe. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 19];10(1):134-139. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1361 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1361

Publicado

22-09-2023

Como Citar

1.
Marques Costa M, Lutz Martins E, Feijó da Silva T, Antunes Wilhelm L, Amaral Prata J, José Oliveira Mouta R. ATUAÇÃO DAS ENFERMEIRAS NA PROMOÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PRÉ-NATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 22º de setembro de 2023 [citado 19º de novembro de 2024];97(3):e023174. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1774

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO