Bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1814

Palavras-chave:

Bem-estar; Saúde Ocupacional; Docentes; Enfermagem; Educação superior.

Resumo

Objetivo: Analisar o bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo. Amostra de 32 docentes a partir de entrevistas utilizando formulário sócio demográfico e ocupacional; Escala de Bem-Estar no Trabalho e Questionário de alterações de saúde. Os dados foram digitados em planilhas e analisados por estatística descritiva no software Statistical Package for the Social Science 25.0. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino e adulto-jovem, com 40 horas de trabalho semanal, em média. Os escores da referida escala foram 3,17 para afeto positivo; 1,68 para afeto negativo e 4,19 para sentir-se realizado no trabalho, sendo o bem-estar moderado. A saúde ocupacional foi caracterizada por cansaço físico e/ou mental, estresse, frustração, nervosismo, dentre outros. Conclusão: Os docentes demonstraram bem-estar, contudo, foram caracterizados com variáveis de adoecimento psíquico, afetos negativos, o que sugere demandas em saúde importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Leite AF, Nogueira JA. [Health conditioning factors work-related to health professors: an integrative review]. Rev bras saúde ocup. 2017; 42: e6. DOI: 10.1590/2317-6369000010116 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6369000010116

Nery VF, Neiva ER, Mendonça H. [The changing context and the organizational justice impact on the employee well-being]. Paidéia. 2016; 26(65): 317–24. DOI: 10.1590/1982- 43272665201609 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272665201609

Souza WS, Siqueira MMM, Martins MCF. [Analysis of interdependence of psychological capital, perceptions of support and well-being at work]. Revista Administração em Dialogo. 2015; 17 (2): 151-84. DOI: 10.20946/rad.v17i2.18334 Portuguese DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v17i2.18334

Gonçalves A, Pires D. O trabalho de docentes universitários da saúde: situações geradoras de prazer e sofrimento. Rev enferm UERJ. 2015; 23(2), 266-71. DOI: 10.12957/reuerj.2015.6179 DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.6179

Machado L, Souza CTN, Nunes RO, Santana CN, Araujo CF, Cantilino A. [Subjective well-being, religiosity and anxiety: a cross-sectional study applied to a sample of Brazilian medical students]. Trends psychiatry psychother. 2018; 40(3): 185-92. DOI: 10.1590/2237-6089-2017-0070 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0070

Carlotto M, Câmara S. [Psychosocial Risks Associated with Burnout Syndrome Among University Professors]. Av psicol latinoam. 2017; 35,447-57. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4036 DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4036

Traldi MTF, Demo G. [Commitment, well-being and satisfaction of management professors at a federal university]. Rev eletrôn adm. 2012; 18(2): 290-316. DOI: 10.1590/S1413-23112012000200001 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-23112012000200001

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão de ética e Pesquisa (CONEP). Resolução nº 466/2012, sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 22 dec. [internet]. 2012 [cited 2017 Aug 25]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Paschoal T, Tamayo A. Construction and validation of the work well-being scale. Aval psicol. [Internet]. 2008 [cited 2017 Sep. 04]; 7 (1): 11-22. Available from:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v7n1/v7n1a04.pdf

Andrade PS, Cardoso TAO. [Pleasure and pain in the faculty: bibliographical revision on Syndrome of Burnout]. Saúde Soc. 2012; 21(1): 129-40. DOI: 10.1590/S0104-12902012000100013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100013

Areias MEQ, Guimarães LAM. [Gender and stress in workers of a public university of São Paulo state]. Psicol Estud. 2004; 9(2): 255-62. DOI: 10.1590/S1413-73722004000200011. Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000200011

Silvério KCA, Gonçalves CGO, Penteado RZ, Vieira TPG, Libardi A, Rossi D. Actions in vocal health: a proposal for improving the vocal profile of teachers. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2008; 20 (3): 177-82. DOI: 10.1590/S0104-56872008000300007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-56872008000300007

Miranda LCS, Pereira CA, Passos JP. [Stress in nursing professors of a public university]. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). [Internet]. 2009 [cited 2017 Sep. 03]; 1(2):335-44. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/410. Portuguese

Terra FS. Avaliação da ansiedade, depressão e autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2011.

Tellez J, Rodrigues A, Farjado A. Contaminación por monóxido de carbono: um problema de salud ambiental. Revista de Salud Pública. 2006; 8(1): 108-17. DOI: 10.1590/S0124-00642006000100010 DOI: https://doi.org/10.1590/S0124-00642006000100010

Almeida LPBM, Barreto MFC, Martins JT, Haddad MCFL, Galdino MJQ. [Workaholism among stricto sensu graduate nursing professors in Brazil]. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020; 28: e3326. DOI: 10.1590/1518-8345.4071.3326. Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4071.3326

Alexandre KCRS, Werneck AL, Chainça E, Cesarino CB. [Teaching in higher nursing education courses: training and pedagogical practices]. Rev Baiana Enferm. 2018;32: e24975. DOI 10.18471/rbe.v32.24975 Portuguese DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24975

Araújo AL, Fé EM, Araújo DAM, Oliveira ES, Moura IH, Silva ARV. [Evaluation of the life quality in the work of university docents]. Rev enferm Cent-Oeste Min. 2019; 9:e3195. DOI: 10.19175/recom.v9i0.3195. Portuguese DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3195

Sousa KHJF, Lopes DP, Tracera GMP, Abreu AMM, Portela LF, Zeitoune RCG. [Common mental disorders among nursing workers in a psychiatric hospital]. Acta paul. enferm. 2019; 32(1):1-10. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900002. Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900002

Cardoso CGLV, Costa NMSC. [Factors connected with professional satisfaction and dissatisfaction among nutrition teacher]. Ciênc Saúde Colet. 2016; 21(8):2357-64. DOI: 10.1590/1413-8123201521803862016. Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/1413-8123201521803862016

Stapleton P, Garby S, Sabot D. Psychological distress and coping styles in teachers: A preliminary study. Australian Journal of Education. 2020;64(2):127-46. DOI:10.1177/0004944120908960 DOI: https://doi.org/10.1177/0004944120908960

D’Oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, Pires A, Madriaga LCV, Varella TCMYML. [Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process]. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). 2018; 10(1):196-202. DOI: http://dx.doi.org/ 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202 Portuguese DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202

Rana A, Soodan V. Effect of Occupational and Personal Stress on Job Satisfaction, Burnout, and Health: A Cross-Sectional Analysis of College Teachers in Punjab, India. Indian J Occup Environ Med. 2019;23(3):133-40. DOI:10.4103/ijoem.IJOEM_216_19 DOI: https://doi.org/10.4103/ijoem.IJOEM_216_19

Oliveira MGM, Cardoso CL. [Stress and university teaching in the health sector]. Estud Psicol. 2011; 28 (2): 135-141. DOI: 10.1590/S0103-166X2011000200001 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000200001

Provenzano LCFA, Sampaio TMN. [Prevalence of vocal dysfunction in teachers from the state education, licensed from classroom]. Rev. CEFAC. 2010; 12 (1): 97-108. DOI: 10.1590/S1516-18462010000100013 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462010000100013

Tang JJ, Leka S, Maclennan S. The psychosocial work environment and mental health of teachers: a comparative study between the United Kingdom and Hong Kong. Int Arch Occup Environ Health. 2013; 86: 657-66. DOI: 10.1007/s00420-012-0799-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s00420-012-0799-8

Servilha EAM, Arbach MP. Queixas de saúde em professores universitários e sua relação com fatores de risco presentes na organização do trabalho. Distúrb comun. [Internet]. 2011 [cited 2017 Sep. 11]; 23 (2): 181-91. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/8274

Tobin, MF, Taff SD. Self-reported stress and coping strategies of occupational therapy faculty employed at or graduated from a large midwestern United States university. Health Professions Education. 2020; 6(3): 406-10. DOI: 10.1016/j.hpe.2020.05.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2020.05.006

Silva LG, Silva MC. [Working and health conditions of preschool teachers of the public school network of Pelotas, State of Rio Grande do Sul, Brazil]. Ciênc Saúde Colet. 2013; 18 (11): 1213-35. DOI: 10.1590/S1413-81232013001100004 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013001100004

Setto JM, Bonolo PF, Franceschini SCC. Relationship between health behaviors and self-reported diseases by public employees. Fisioter. Mov. 2016; 29 (3): 477-85. DOI: 10.1590/1980-5918.029.003. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5918.029.003.AO05

Borsoi ICF, Pereira FS. Professors of Public Higher Level Education: Productivity, Productivism and Sickness. Universitas Psychologica [Internet]. 2013 [cited 2017 Sep. 14]; 12 (4): 1211-33. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672013000400018 DOI: https://doi.org/10.11144/averiana.upsy12-4.peps

Giannini SPP, Latorre MRDO, Ferreira LP. [Voice disorders related to job stress in teaching: a case-control study]. Cad. Saúde Pública. 2012; 28 (11): 2115-24. DOI: /10.1590/S0102-311X2012001100011 Portuguese DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100011

Pizolato RA, Mialhe FL, Cortellazzi KL, Ambrosano GMB, CornacchioniRehder MIB, Pereira AC. Evaluation of risk factors for voice disorders in teachers and vocal acoustic analysis as an instrument of epidemiological assessment. Rev. CEFAC. 2013;15 (4): 957-66. DOI: 10.1590/S1516-18462013000400025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400025

Robazzi MLCC, Santos SVM, Xavier JJS, Silva LA, Martins JT, Dalri RCMB. et al. Avaliação de um programa de atividade física para promoção da saúde em universidades brasileiras. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória. 2019; 21(3): 103-12. DOI: 10.21722/rbps.v21i3.28214 DOI: https://doi.org/10.21722/rbps.v21i3.28214

Publicado

11-08-2023

Como Citar

1.
Ribeiro da Costa G, Teles de Oliveira Gouveia M, do Carmo Cruz Robazzi ML, Leite Rangel Andrade EM, Astrês Fernandes M. Bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 11º de agosto de 2023 [citado 19º de novembro de 2024];97(3):e023090. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1814

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL