Bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1814

Palavras-chave:

Bem-estar; Saúde Ocupacional; Docentes; Enfermagem; Educação superior.

Resumo

Objetivo: Analisar o bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo. Amostra de 32 docentes a partir de entrevistas utilizando formulário sócio demográfico e ocupacional; Escala de Bem-Estar no Trabalho e Questionário de alterações de saúde. Os dados foram digitados em planilhas e analisados por estatística descritiva no software Statistical Package for the Social Science 25.0. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino e adulto-jovem, com 40 horas de trabalho semanal, em média. Os escores da referida escala foram 3,17 para afeto positivo; 1,68 para afeto negativo e 4,19 para sentir-se realizado no trabalho, sendo o bem-estar moderado. A saúde ocupacional foi caracterizada por cansaço físico e/ou mental, estresse, frustração, nervosismo, dentre outros. Conclusão: Os docentes demonstraram bem-estar, contudo, foram caracterizados com variáveis de adoecimento psíquico, afetos negativos, o que sugere demandas em saúde importantes.

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Publicado

11-08-2023

Como Citar

1.
Ribeiro da Costa G, Teles de Oliveira Gouveia M, do Carmo Cruz Robazzi ML, Leite Rangel Andrade EM, Astrês Fernandes M. Bem-estar e a saúde ocupacional dos docentes de enfermagem no ensino superior. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 11º de agosto de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];97(3):e023090. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1814

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL