CUIDADO DE ENFERMAGEM A PESSOA COM DOENÇA DE PARKINSON: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLOGICO DA TRANSLAÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1879Palavras-chave:
Modelos Teóricos, Pesquisa Médica Translacional, Pesquisa em Enfermagem, Doença de ParkinsonResumo
Objetivo: refletir sobre o uso da translação do conhecimento na pesquisa em enfermagem as pessoas com doença de Parkinson. Método: Trata-se de estudo teórico-reflexivo, guiado pelo modelo do ciclo do conhecimento para ação da translação do conhecimento. Resultados: Apresenta-se a estrutura conceitual do ciclo do conhecimento para ação para alcançar os melhores resultados de translação do conhecimento na enfermagem, programas de pesquisa orientados a partir desta estrutura conceitual tem importante papel em atividades como disseminação deste, vez que envolve os participantes em cada etapa do processo, favorecendo a integração de evidências na ação cotidiana de enfermagem no cuidado as pessoas com doença de Parkinson. Considerações Finais: como implicações para prática, o modelo do ciclo do conhecimento para ação é capaz de orientar e estruturar pesquisas de translação do conhecimento em enfermagem, bem como sustentar o processo de práticas efetivas e inovadoras no cuidado de enfermagem a pessoas com doença de Parkinson.
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