Uso do estudo de caso qualitativo pela enfermagem brasileira: uma revisão integrativa
The use of qualitative case study by brazilian nursing: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2018-v.84-n.22-art.271Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.31011/1519-339X.2018a18n84.9
Objetivou-se analisar criticamente o uso contemporâneo da metodologia do estudo de caso qualitativo em pesquisas
de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, por meio de uma revisão integrativa de teses e dissertações com
busca na base de dados do Centro de Estudo de Pesquisa em Enfermagem (CEPEn). A maioria dos estudos foi realizada
em Cursos de Pós-Graduação da região Sudeste, que objetivou analisar, compreender, descrever e avaliar os contextos
do cuidado, gestão e educação em saúde. Diversos estudos não apresentaram elementos principais dos estudos de caso,
como: tipo do estudo de caso (82,9%), múltiplas fontes de evidências (33,1%), utilização do referencial teórico (66,9%) e
metodológico (97,0%), e questão norteadora (24,8%). A atenção a todos os elementos do estudo de caso é primordial para
promover sua autenticidade, robustez e boa qualidade metodológica desta estratégia abrangente de pesquisa.
Palavras-chave: Estudos de Casos; Metodologia; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem.
ABSTRACT
Aimed to critically analyze the contemporary use of the methodology of the qualitative case study in researches of
Nursing Graduate Programs, through an integrative review of theses and dissertations with search in the database of
the Center for the Study of Nursing Research (CSNR). Most of the studies were carried out in Post-Graduate Courses
in the Southeast region, which aimed to analyze, understand, describe and evaluate the contexts of health care,
management and education. Several studies did not present main elements of the case studies, such as: case study
type (82.9%), multiple sources of evidence (33.1%), use of the theoretical (66.9%) and methodological reference
(97, 0%), and guiding question (24.8%). Attention to all elements of the case study is paramount to promote its
authenticity, robustness and good methodological quality of this comprehensive research strategy.
Keywords: Case Studies; Methodology; Qualitative Research; Nursing