Educação em saúde na Unidade de terapia Intensiva Neonatal

Health education in the neonatal intensive therapy unit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.89-n.27-art.35

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva neonatal; Educação em saúde; Relações mãe-filho; Recém-nascido.

Resumo

O objetivo é identificar na literatura nacional e internacional as ações de educação em saúde desenvolvidas com pais de recém-nascidos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e suas implicações. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE via PUBMED, Web of Science, CINAHL e SCOPUS, tendo como questão norteadora: quais os efeitos das tecnologias educacionais utilizadas pelos profissionais de saúde para os pais de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? A seleção foi realizada mediante leitura minuciosa de títulos, resumos e texto completo. Foram analisados 15 estudos os quais destacaram diferentes estratégias de educação em saúde, tendo como implicação o incentivo à participação dos pais nos cuidados ao filho e sobre as decisões relativas à assistência em saúde ao bebê, além de promover a redução dos sentimentos negativos sobre a hospitalização. Assim, foi possível melhorar o conhecimento dos pais relacionado a ambiência da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.  Ficou evidente o número reduzido de estudos brasileiros com aplicação de educação em saúde para apoiar os pais durante a internação do filho prematuro, apresentando assim uma lacuna de conhecimento que pode ser suprida a partir da sensibilização dos profissionais e pesquisadores a fim de aplicar medidas de apoio aos pais.

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Publicado

28-09-2019

Como Citar

1.
Santos A da S, Rodrigues L do N, da Silva WCP, Brito LLM de S, Viana MCA, Chaves EMC. Educação em saúde na Unidade de terapia Intensiva Neonatal: Health education in the neonatal intensive therapy unit. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 28º de setembro de 2019 [citado 15º de novembro de 2024];89(27). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/35