Perfil da Sífilis na Gestação no Período de 2007/2016 em Caxias-MA

Profile of Syphilis in Gastation in the Period of 2007/2016 in Caxias-MA

  • Francisco das Chagas Araújo Sousa UESPI
  • Denize Silva Da Conceição Lopes UEMA
  • Ana Carla Marques da Costa
  • Eduardo Brito da Silva UniFacema
  • Wenderson Costa da Silva
  • Evaldo Hipólito de Oliveira UFPI
  • Roseane Mara Cardoso Lima Verde Universidade Brasil
  • Renan Paraguassu de Sá Rodrigues UFPI
  • Laecio da Silva Moura UFPI
  • Erika Wanessa Oliveira Furtado Andrade UNIFAPI
Palavras-chave: Palavras-chave: Sífilis; Sífilis Congênita; Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: analisar casos notificados de Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita no município Caxias/MA, no período de 2007 a 2016, através da descrição o perfil sócio demográfico, obstétrico e epidemiológico dessas gestantes e os aspectos clínicos e laboratoriais destes Recém-nascidos. Método: é uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva exploratória e observacional, de coorte retrospectivo, com abordagem quantitativa. Resultados: os dados revelaram uma taxa de incidência de 3,74% nos casos de Sífilis em Gestantes em 2014, nos anos estudados; 55,1% tinham idade entre 21-30 anos; 67,7% da cor parda; 49,1% dona de casa e 22,2% possuíam nível de escolaridade baixo. No que tange aos casos de Sífilis Congênita, os dados revelaram uma taxa de incidência de 3,18 por 1.000 nascidos vivos, 70,3% da cor parda e 67,6% assintomáticos. Quanto as suas genitoras, 67,6% realizaram pré-natal; 37,8% receberam o diagnóstico após o parto; 81,1% apresentaram VDRL reagente no momento do parto e 56,8% realizaram tratamento adequado. Conclusão: A Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita em Caxias persiste como problema de saúde pública, pois os índices destes agravos ainda continuam elevados, acima do limite aceito para o alcance de sua eliminação, revelando desta maneira que as ações de diagnóstico e prevenção precisam ser reforçadas, não somente no pré-natal e parto, como ainda antes de a gravidez ocorrer, assim como serem disponibilizadas a população de forma geral.

Biografia do Autor

Denize Silva Da Conceição Lopes, UEMA

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão. Especializanda em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Seven. 

Ana Carla Marques da Costa

Doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada a Saúde
Coordenadora do curso de enfermagem _FACEMA

Coordenadora da Residência de Enfemagem Obstétrica - UEMA

Docente curso de enfermagem- UEMA

Enfermeira Obstétrica

Eduardo Brito da Silva, UniFacema

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema

Wenderson Costa da Silva

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema

Publicado
2020-04-06
Como Citar
SOUSA, F. DAS C.; DA CONCEIÇÃO LOPES, D.; MARQUES DA COSTA, A.; DA SILVA, E.; DA SILVA, W.; DE OLIVEIRA, E.; LIMA VERDE, R. M.; RODRIGUES, R.; MOURA, L.; ANDRADE, E. W. Perfil da Sífilis na Gestação no Período de 2007/2016 em Caxias-MA. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 91, n. 29, 6 abr. 2020.