Autoconceito, depressão e ansiedade de pessoas em situação de rua

Self-concept, depression and anxiety of street people

  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Caroline Ponte Aragão Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maria Aline Moreira Ximenes Universidade Estadual Vale do Aracajú - UVA
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Depressão; Ansiedade; Saúde mental; Pessoas em situação de rua.

Resumo

Introdução: Pessoas em situação de rua sofrem a fragilidade dos vínculos sociais, violências, preconceitos, descriminações, carências de educação e de infraestrutura que colaboram para o aparecimento de transtornos mentais e distúrbios no autoconceito. Objetivo: Avaliar o autoconceito e nível de depressão e ansiedade de pessoas em situação de rua. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado com pessoas em situação de rua de Centro POP no interior do Ceará, Brasil. Das pessoas atendidas pelo Centro POP, 33 apresentaram disponibilidade. Foram utilizados quatro instrumentos para coleta de dados (Questionário sociodemográfico, Inventário Clínico de Autoconceito, Inventário de depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck). Resultados: As maiores médias nos domínios de autoconceito foram relacionados à autoeficácia e aceitação social. Com relação às facetas de autoconceito verificou-se como fatores positivos ser competente (3,97 ±0,68), enfrentador (3,85 ±0,83) e verdadeiro (3,85±0,83). Como facetas negativas: bem-estar diminuído (2,42 ±0,96), pouco falador (2,70 ±1,18) e embirrento (3,18 ±0,80). Quando ponderados os pontos obtidos no Inventário de depressão, verificou-se grau severo de depressão na maioria dos participantes (39,4%). Na avaliação dos pontos obtidos no Inventário de ansiedade, verificou-se grau moderado de ansiedade em 39,4% dos participantes. Conclusão: É fundamental identificar o autoconceito e os níveis de depressão e ansiedade dessa clientela, além de refletir sobre suas problemáticas e necessidade de apoio integral, diferenciado e livre de preconceitos.

Publicado
2019-12-22
Como Citar
BRANDÃO, M. G. S.; ARAGÃO, C.; XIMENES, M. A.; CAETANO, J. Autoconceito, depressão e ansiedade de pessoas em situação de rua. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 90, n. 28, 22 dez. 2019.