Conhecimentos e atitudes de gestantes acerca da infecção por zika vírus na gestação

Knowledge and attitudes of pregnant women about zika virus infection in gestation

  • Graziele Paiva Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Jessika Lopes Figueiredo Pereira Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Inacia Sátiro Xavier de França UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
  • Mágna Leite Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Cecília Danielle Bezerra Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Palavras-chave: Infecção pelo Zika vírus; Gestantes; Educação em saúde, Zika virus infection; Pregnant women; Heal the education.

Resumo

Objetivou-se com o estudo analisar o conhecimento e atitudes de gestantes frente à infecção pelo Zika vírus. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, que teve como amostra 62 gestantes do município de Cajazeiras-PB. A coleta de dados foi realizada através de um questionário adaptado com base no Guia de Manejo da Infecção pelo Zika vírus. As informações estatísticas foram obtidas através do programa SPSS (versão 22), e apresentadas por meio de tabelas. Foi realizada uma análise descritiva de frequência relativa e absoluta, e nas análises utilizou-se o nível de amostragem aleatória por conveniência. De acordo com os resultados as gestantes afirmaram que o profissional enfermeiro e o agente comunitário são os que mais orientaram sobre o assunto, e a televisão foi o meio principal de informação; no entendimento sobre o Zika vírus foi relatado que é um vírus transmitido pelo mosquito que causa doença e danos maiores para gestantes e recém-nascido; as medidas de prevenção mais utilizadas pelas gestantes foram o uso do repelente; os meios de transmissão mais abordados foram a picada do mosquito, e de mãe para filho; com relação aos danos/repercussões para o recém-nascido, a malformação fetal foi o destaque, seguido da microcefalia; o período gestacional considerado pelas gestantes como mais crítico para infecção foi o primeiro trimestre. Entende-se que  identificar dificuldades na população-alvo permite desenvolver estratégias de educação em saúde, a fim de torná-las conhecedoras do assunto, e assim, mais protegidas contra a infecção.

Publicado
2019-09-26
Como Citar
DANTAS, G.; BATISTA, J.; FRANÇA, I. S. X. DE; PEREIRA, M.; OLIVEIRA, C. D. Conhecimentos e atitudes de gestantes acerca da infecção por zika vírus na gestação. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 26 set. 2019.