Estudo Etnobotânico das plantas medicinais comercializadas na principal feira livre num município do interior do Sudoeste Baiano

Ethnobotanical study of medicinal plants marketed in a free fair in a municipality in the interior of Bahia

  • Anne Argolo Sacramento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ismar Eduardo Martins Filho
  • Luana Araújo dos Reis
Palavras-chave: Palavras-chave: Plantas medicinais, estudo etnobotânico, comércio de plantas medicinais.

Resumo

O comércio informal das plantas medicinais em feiras livre a cada dia que passa vem aumentando, devido à dificuldade de acesso da população à assistência médica e a escassez de recursos dos órgãos públicos de saúde. Muitos comerciantes não provêm de um estudo suficiente para a comercialização ficando desconsideradas as contraindicações, interações com outros medicamentos e reação adversa. Objetivou-se com essa pesquisa o estudo etnobotânico das plantas medicinais comercializadas na principal feira livre de um município do interior da Bahia. A metodologia foi através de uma abordagem exploratória, realizada por uma pesquisa de campo, onde através da observação foi possível catalogar no programa Microsoft office excel 2016, 26 famílias dentre elas foram encontradas 46 espécies de plantas medicinais, em distintas formas de utilização: folha secas, raízes, cascas e sementes.

Palavras-chave: Plantas medicinais, estudo etnobotânico, comércio de plantas medicinais.

Publicado
2019-09-26
Como Citar
SACRAMENTO, A. A.; MARTINS FILHO, I. E.; DOS REIS, L. Estudo Etnobotânico das plantas medicinais comercializadas na principal feira livre num município do interior do Sudoeste Baiano. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 26 set. 2019.