Espiritualidade no cuidado em saúde e enfermagem: Revisão integrativa da literatura

Spirituality in health and nursing care: integrating review of the literature

Palavras-chave: Espiritualidade. Assistência ao paciente. Cuidados de enfermagem. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar evidências científicas sobre a espiritualidade no cuidado em saúde e enfermagem. Método: revisão integrativa de literatura que respeitou as seis etapas metodológicas do referencial metodológico eleito. Resultados: foram recrutados 869 relatórios científicos. Por elegibilidade, 22 artigos foram incluídos, sendo 15 no idioma português e sete em inglês. O nível de evidência 6 foi o mais predominante (81,8%). Com a leitura dos estudos selecionados, foi possível estabelecer temáticas conforme o agrupamento das informações, a saber: Espiritualidade no cuidado ao paciente oncológico; Espiritualidade no contexto de pacientes renais; A influência da espiritualidade em pacientes com lesão medular e ao paciente cirúrgico; e Espiritualidade no contexto hospitalar vivenciado pelo enfermeiro. Conclusão: o cuidado permeando a espiritualidade na assistência de enfermagem e saúde parece tender a algumas especificidades. Porém, de alguma forma, já abarca o trabalho do enfermeiro, o que sinaliza a importância desses trabalhadores considerarem a dimensão espiritual no cuidado.

Biografia do Autor

Letícia da Silva Schran Didomênico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil

Enfermeira. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Cascavel, Paraná, Brasil.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Letícia Katiane Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Enfermeira. Residente em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Tarcisio Vitor Augusto Lordani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil

Enfermeiro. Doutor em Biociências e Fisiopatologia. Professor adjunto ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

5Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Departamento de Assistência e Orientação Profissional. Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Margani Cadore Weis Maia, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Publicado
2019-09-26
Como Citar
DA SILVA SCHRAN DIDOMÊNICO, L.; RODRIGUES DA SILVA CARVALHO, A.; MARTINS, L.; AUGUSTO LORDANI, T.; CAMPOS DE OLIVEIRA, J.; CADORE WEIS MAIA, M. Espiritualidade no cuidado em saúde e enfermagem: Revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 89, n. 27, 26 set. 2019.