Práxis Do Ensino Na Educação Básica Diante De Adolescentes Usuários De Drogas

Practices Of Teaching In Basic Education Before Adolescents Drug Users

Autores

  • Daiana Foggiato De Siqueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Pasche da Silveira Prefeitura Municipal de Santa Maria
  • Janice Sarubbi de Moraes Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Valquiria Toledo Souto Universidade Federal de Santa Maria
  • Adão Ademir da Silva Hospital Universitário de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.90-n.28-art.458

Palavras-chave:

Adolescente; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Ensino; Docentes; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Compreender a práxis de educadores que vivenciam o processo de ensino-aprendizagem diante de adolescentes usuários de drogas. Método: Pesquisa qualitativa realizada educadores de uma Escola de Ensino Fundamental de um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados de abril a junho de 2014, por meio de rodas de conversas, inspiradas no círculo de cultura de Paulo Freire, e analisados simultaneamente, mediante análise temática. Resultados: Emergiram duas categorias: Uso de drogas e suas consequências na realidade de educadores e educandos; e, Práxis dos educadores diante de adolescentes usuários de drogas. Conclusão: No cotidiano de ensino, o educador reconhece-se como um sujeito vulnerável e em sofrimento, necessitando de apoio e valorização. Isto porque o ambiente escolar está envolto por mudanças no tipo e padrão de uso de drogas pelos adolescentes, o que foi relacionado ao desinteresse para aprender e aumento da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Foggiato De Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Rafael Pasche da Silveira, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Enfermeiro. Especialista em Saúde Mental. Funcionário da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Santa Maria - RS - Brasil.

Janice Sarubbi de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS - Brasil.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS - Brasil.

Valquiria Toledo Souto, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Dom Alberto. 

Adão Ademir da Silva, Hospital Universitário de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro Assistencial no Hospital Universitário de Santa Maria. Santa Maria - RS - Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2019

Como Citar

1.
De Siqueira DF, Pasche da Silveira R, Sarubbi de Moraes J, Gomes Terra M, Toledo Souto V, Ademir da Silva A. Práxis Do Ensino Na Educação Básica Diante De Adolescentes Usuários De Drogas: Practices Of Teaching In Basic Education Before Adolescents Drug Users. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 22º de dezembro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];90(28). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/458

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL