Vivências da família do neonato internado em unidade de terapia intensiva

Family experiences of the neonate hospitalized in a intensive therapy unit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.89-n.27-art.466

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Recém Nascido, Família, Enfermagem Pediátrica, Revisão

Resumo

Conhecer a produção científica acerca da vivência das mães e dos familiares frente à internação da criança na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e Index Psicologia Periódicos Técnico Científicos e, norteada pela seguinte questão: O que vem sendo produzido sobre a vivência das mães e familiares frente à internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? Resultados: Foram selecionados 24 estudos, os quais foram classificados e analisados de acordo com as seguintes categorias: Sentimentos envolvidos na internação do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Familiarização com a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: o ambiente e o impacto das informações recebidas. Conclusão: Evidenciou-se a importância da rede de apoio e da equipe de enfermagem na garantia de suporte ao neonato e aos pais e familiares com a finalidade de reduzir os sentimentos negativos de tristeza e desemparo relacionados a esta situação, vivenciada por meio do cuidado humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalya Pereira Exequiel, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas / UFPel. Pelotas (RS), Brasil.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas/ PPGEnf/ UFPel.

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Saúde, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas / UFPel. Pelotas (RS), Brasil

Jéssica Cardoso Vaz, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas/ PPGEnf/ UFPel. Pelotas (RS), Brasil

Bárbara Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas / UFPel. Pelotas (RS), Brasil.

Roberta Hirschmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas / PPGE / UFPel. Pelotas (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

27-09-2019

Como Citar

1.
Exequiel NP, Milbrath VM, Gabatz RIB, Vaz JC, Hirschmann B, Hirschmann R. Vivências da família do neonato internado em unidade de terapia intensiva: Family experiences of the neonate hospitalized in a intensive therapy unit. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de setembro de 2019 [citado 15º de novembro de 2024];89(27). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/466